sexta-feira, 4 de agosto de 2023

Conselho Intermunicipal reuniu em Cantanhede. Autarcas da Região de Coimbra rendidos ao sucesso da Expofacic

 
Os autarcas dos 19 municípios que integram a Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra deixaram esta quinta-feira, 3 de agosto, rasgados elogios à Expofacic, sendo unânime a convicção de que se trata de um dos melhores cartões de visita da região.
Reunidos no salão nobre dos Paços do Concelho, por ocasião de mais uma reunião ordinária do Conselho Intermunicipal, os autarcas salientaram não só o forte impacto turístico e económico do evento, mas igualmente a capacidade da comissão organizadora em reinventá-lo, tornando-o melhor a cada edição que passa. E essa não é uma tarefa fácil, pela dimensão nacional que a Expofacic já adquiriu.
A reunião do Conselho Intermunicipal ficou ainda marcada pela despedida do autarca de Mira, Raul Almeida, recentemente eleito presidente da entidade regional Turismo Centro de Portugal.
Depois da reunião do Conselho Intermunicipal, seguiu-se a tradicional visita à Expofacic. Os autarcas visitaram os expositores presentes, com especial destaque para os stands institucionais do Município de Cantanhede e da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, e o Mercado dos Produtores, uma das novidades na edição deste ano do evento e que reúne no Mercado Municipal espaços dos 19 municípios da região, onde estes dão a conhecer os respetivos produtos endógenos e tradições locais.
De referir que também na véspera, os presidentes de Câmara da região que cessaram funções em 2021 estiveram na Expofacic, a convite de Helena Teodósio.

Paulo Cardantas

ALERTA: Comunicado sobre o calor para os próximos dias!

 "O IPMA prevê, para os próximos dias, um aumento da temperatura em todo o continente, esperando-se que na Região Centro os valores máximos oscilem entre os 33º e os 40ºC, sendo que os distritos de Leiria e Castelo Branco apresentam já hoje, dia 4 de agosto, aviso amarelo. 
Neste contexto, recomenda-se a adoção de um conjunto de medidas e procedimentos que favoreçam a hidratação e o conforto térmico. Especial atenção deve ser dada ao efeito do calor em pessoas vulneráveis, tais como doentes crónicos, grávidas, doentes internados, pessoas acamadas ou com mobilidade reduzida.
As pessoas que praticam atividade física no exterior, nomeadamente os participantes dos eventos da JMJ 2023, deverão também:

  • Sempre que possível, procurar ambientes frescos e arejados ou climatizados;
  • Beber água, pelo menos 1,5 litros por dia, sendo que em dias de maior calor deverá reforçar o consumo. Beber sumos de fruta natural sem adição de açúcar e evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Optar por refeições leves e frescas;
  • Utilizar protetor solar com fator igual ou superior a 30 e renovar a sua aplicação de duas em duas horas;
  • Utilizar roupa solta, opaca e que cubra a maior parte do corpo, chapéu de abas largas e óculos de sol com proteção ultravioleta;
  • Escolher as horas de menor calor para grandes deslocações;
  • Fazer pausas frequentes durante o dia, descansando e dormindo;
  • Dar atenção especial a grupos mais vulneráveis ao calor, tais como doentes crónicos, grávidas e pessoas com mobilidade reduzida;
  • Arrefecer as habitações, abrindo as janelas durante a noite, após prévio encerramento de portadas e persianas durante o dia;
  • Os doentes crónicos ou sujeitos a medicação e/ou dietas específicas devem seguir as recomendações do médico assistente ou do centro de contacto SNS 24: 808 24 24 24.
Para informações adicionais, o Departamento de Saúde Pública da ARSC recomenda as seguintes fontes:
Direção-Geral da Saúde – este serviço de saúde pública de âmbito nacional disponibiliza material informativo, destinado à população em geral, no âmbito do Plano de Saúde Sazonal – Verão.
Centro de Atendimento do SNS 24 (808 24 24 24) – esta linha de apoio (custo de chamada local) fornece aconselhamento e orientação em saúde.
Instituto Português do Mar e da Atmosfera – disponibiliza, no seu sítio institucional, informação relativa a temperaturas observadas e previstas no nosso país, bem como ao índice de raios ultraviolentas e à qualidade do ar.

Departamento de Saúde Pública da ARSC"

Festival das Artes e da Música em Agosto. CM de CASTELO DE PAIVA PROMOVE 3ª EDIÇÃO DA BIENAL DA CULTURA

 
De 20 a 25 de Agosto, Castelo de Paiva apresenta mais uma edição da Bienal de Cultura, uma iniciativa municipal que, sob o tema “ Da minha língua vê-se o mar vai decorrer no território paivense, mantendo uma relação saudável e equilibrada entre as várias áreas da cultura, da música à literatura, da dança à arte urbana. A terceira edição do evento pretende, uma vez mais, ser uma celebração com apresentações e espectáculos livres e abertos a toda a população, em locais icónicos do território concelhio.
Trata-se de uma aposta forte da Câmara Municipal, presidida por José Rocha, nas áreas da cultura, música e criatividade enquanto elementos distintivos, evidenciando neste evento, um programa multi-cultural e diferenciado, pretendendo uma vez mais, celebrar a cultura e a criatividade na relação saudável e equilibrada entre pessoas e as tradições locais, com espectáculos livres e direccionados para toda a comunidade.
Da minha língua vê-se o mar”, é o tema transportado para a Bienal da Cultura deste ano, que reflecte uma viagem pela Língua Portuguesa, aquém e além-mar, uma viagem pela poesia, música, teatro, arte urbana, pelas artes plásticas, pelo Brasil, e naturalmente, pela nação portuguesa. Uma declaração de amor à língua portuguesa enquanto factor de unidade e comunicação entre culturas e comunidades distantes.
A Bienal da Cultura arranca no Domingo dia 20, com abertura oficial agendada para as 17h00, no Centro da Interpretação da Cultura Local. Pelas 19H, o Largo do Conde vai acolher uma apresentação de Estátuas Vivas e uma representação “ Os Lusíadas como nunca ouviu “, às 21h30, com a participação do actor António Fonseca.
No dia 21, em Pedorido, no Parque de Lazer do Choupal, às 21h30 há um espectáculo musical com os “ Tanto bate que até que samba “, com a participação do PT Dance Academy.
Na Terça-feira, dia 22, no Cavalete do Fojo, o actor Pedro Lamares convida o músico Rui David para uma noite de poemas, canções e histórias partilhadas por dois amigos de há 25 anos, a desenhar uma casa num tempo em que os abraços são feitos de olhos, cotovelos e palavras, longe dos braços.
A noite do dia 23 será dedicada ao fado, com o Largo do Adro, em Real, a acolher um espectáculo da fadista Helena Sarmento.
Para dia 24, regista-se a realização de uma “ conversa concerto “ com o cantor Miguel Ângelo, dos Delfins, moderada por Artur Silva, com a participação da Academia de Musica de Castelo de Paiva, no espaço do Auditório Municipal, às 21h30.

O encerramento desta 3ª edição da Bienal da Cultura acontece no dia 25, às 21h30, com o grande espectáculo musical no Largo do Conde, com a presença da banda Quinta do Bill e a participação das três filarmónicas paivenses, Bairros, Fornos e Mineiros do Pejão.
No espaço do Centro de Interpretação da Cultura Local vai decorrer a exposição de serigrafias “ Escura Flama “ e “ O ritmo desumano do mar “, baseada nas obras de Agustina Bessa Luís e Alexandre Pinheiro Torres, respectivamente.
A arte urbana também vai marcar presença com o street artist Guel a pintar durante todos os dias, um mural que vai ficar como marca deste evento.
Porque a cultura tem um papel importante para a população, para a valorização do município, e porque envolve arte, crenças, hábitos e costumes, porque potencia conhecimento à comunidade, evidencia ainda momentos de lazer e prazer artístico, o presidente da Câmara Municipal, José Rocha, espera sucesso nesta edição, que se apresenta num formato diferente e também descentralizada, manifestando o entusiasmo de se protagonizar um grande evento em Castelo de Paiva, uma bienal fantástica que marque a região e que ajude a projectar ainda mais território e a consolidar a desejada atractividade.

Carlos Oliveira