domingo, 15 de dezembro de 2019

Solidariedade | ADASCA lança campanha para angariação de fundos


Não é por ser época de Natal, mas, pela força da necessidade de angariar meios financeiros para fazer face às despesas diárias, de forma a manter as actividades da Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro num ritmo normal, que esta campanha foi lançada http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/2019/12/15/solidariedade-activa-constroi-se-2/ cujos resultados até à presente data são igual a zero, o que nos deixa profundamente preocupados. Como é possível tanta indiferença, quando se gasta tanto dinheiro em coisas fúteis, ainda que nada tenhamos a ver com a decisão de cada um.
A ADASCA apesar de reunir perto de 4.000 dadores de sangue associados, não se justifica que paguem qualquer valor no que diz respeito a quotas, já basta de suportarem as despesas com as deslocações para efectuar a sua dádiva de sangue. 
Na verdade, as pessoas só se lembram de Santa Bárbara quando faz trovão, ou quando uma situação de doença as atinge, tudo o resto é secundário, não é com elas...
Uma associação de dadores de sangue com 13 anos de existência, com créditos firmados, com provas evidentes da necessidade que faz nesta cidade, nem sequer devia de fazer "apelos" desta natureza.
Gasta-se milhares de euros em luzes de Natal, em espectáculos diversos, mas, quando pedimos ajuda a resposta está fabricada à muito: não temos dinheiro para essas coisas, aliás, na opinião do presidente da União de Juntas da Glória e Vera Cruz, a ADASCA deve encerrar a Sede, esta foi a resposta que nos deu no decorrer duma reunião a nosso pedido.
Nesta época do ano em que todos enchem a boca com frases semlehantes: votos de boas festas, sejam felizes, vamos ser mais solidários, mais próximos uns dos outros, não passam de expressões ocas, ou para encher ouvidos.
Existe uma passagem na Bíblica Sagrada que diz: “a boca fala do que está cheio o coração”  ler em  Mateus 12:34. Mais: "Raça de víboras! Como podeis falar coisas boas, sendo maus?" . Jesus não estava com rodeios para dizer as verdades que perfuravam os ouvidos dos seus ouvintes.
A ADASCA assume-se como associação independente, e por isso paga a dolorosa factura, porque se estivesse próxima de um dos partidos que ocupam a Câmara Municipal ou Junta de Freguesia, a situação seria diferente.
Aqui fica um nosso Apelo: Ajudem-nos para podermos continuar a sensibilizar para a máxima importância da dádiva de sangue nos tempos que correm, onde a indiferença se instalou.
Visitem o site www.adasca.pt e http://www.adasca.pt/como-ajudar caso surjam dúvidas não hesite em contactar-nos.
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Sismo de magnitude 3,7 sentido nas ilhas do Faial e do Pico

Resultado de imagem para Sismo de magnitude 3,7 sentido nas ilhas do Faial e do Pico
RTP
Um sismo de magnitude 3,7 na escala de Richter foi sentido na noite de sábado nas ilhas do Faial e do Pico, informou hoje o centro de vigilância sismovulcância dos Açores.

De acordo com informações avançadas pelo Centro de Informação e Vigilância Sismovulcânica dos Açores (CIVISA), o sismo foi registado às 20:13 (21:13 em Lisboa), com epicentro a cerca de 33 quilómetros a oeste de Capelo, na ilha do Faial, que desde novembro tem registado um aumento da atividade sísmica.

O comunicado do CIVISA refere que o sismo foi sentido "com intensidade máxima IV da escala de Mercalli Modificada" nas freguesias do Capelo, Castelo Branco e Feteira, no concelho de Horta, ilha do Faial.
Na mesma ilha, o sismo foi ainda sentido "com intensidade III/IV nas freguesias de Praia do Norte, Flamengos, Angústias, Matriz, Conceição e Pedro Miguel, no concelho da Horta", indicou o CIVISA.
Já na ilha do Pico, o evento teve intensidade III nas freguesias de Madalena, Criação Velha e São Mateus, no concelho de Madalena e com a mesma intensidade nas freguesias de Santo António e São Roque do Pico, no concelho de São Roque do Pico.
Desde o início do mês passado têm-se registado inúmeros sismos na ilha do Faial: Entre quinta e sexta-feira, em apenas 12 horas, foram identificados oito terramotos de magnitude superior a 3.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), os sismos são classificados segundo a sua magnitude como micro (menos de 2,0), muito pequeno (2,0-2,9), pequeno (3,0-3,9), ligeiro (4,0-4,9), moderado (5,0-5,9), forte (6,0-6,9), grande (7,0-7,9), importante (8,0-8,9), excecional (9,0-9,9) e extremo (superior a 10).
O Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores recomenda várias medidas de autoproteção tais como não utilizar elevadores e abandonar os edifícios sempre que se suspeite que não oferecem condições de segurança.
Lusa

Obituário | Morreu a atriz Anna Karina, ícone da Nouvelle Vague francesa

Resultado de imagem para Morreu a atriz Anna Karina, ícone da Nouvelle Vague francesa
RTP

A atriz franco-dinamarquesa, conhecida por ter sido uma das caras da "Nouvelle Vague" do cinema francês dos anos 60, morreu este sábado aos 79 anos, avança a Agência France-Press (AFP).

Segundo declarações do seu agente à AFP, Anna Karina morreu ontem, vítima de cancro, acompanhada do seu marido, o realizador norte-americano Dennis Berry.
Conhecida por ser uma das figuras da "Nouvelle Vague" do cinema francês, Hanna Karin Barke Bayer, batizada Anna Karina em Paris por Coco Chanel, notabilizou-se principalmente pelos papéis que representou nos filmes do realizador Jean-Luc Godard, incluindo "Pedro, o Louco", de 1965.
Nascida na Dinamarca, Karina foi para Paris ainda na adolescência para tentar ser atriz, apanhando boleias até chegar à capital francesa. Lá, começou uma carreia bem sucedida de modelo, até Godard reparar num anúncio onde a futura atriz figurava enquanto passeava nos Campos Elísios.
Juntamente com Godard, com quem também viria a ter uma relação amorosa, rodou sete filmes, incluindo "Uma Mulher é uma Mulher", de 1961, que lhe valeu um Urso de Prata por melhor atriz no festival de cinema de Berlim.
Karina entrou também em filmes de Valerio Zurlini, Jacques Rivette, Luchino Visconti, George Cukor, Volker Schlöndorff e Rainer Werner Fassbinder.
Para além da sua carreira como atriz, Karina experimentou também a escrita, publicando quatro livros, a realização, sendo responsável por "Vivre ensemble" de 1973, e a música, gravando sucessos como "Sous Le Soleil Exactement" e "Roller Girl", com Serge Gainsbourg.
Em 2018, a atriz dinamarquesa foi homenageada pela 71ª edição do festival de cinema de Cannes, figurando no poster oficial do certame com uma fotografia sua tirada durante a rodagem de "Pedro, o Louco".
Karina foi convidada para participar na edição deste ano do festival IndieLisboa no âmbito de uma retrospetiva a si dedicada, mas a atriz acabou por cancelar a vinda por razões de saúde.
"O cancelamento da presença da atriz dá-se por indicação médica, inesperadas razões de saúde que, à última da hora, a proíbem de viajar", justificou o festival.
"Hoje, o cinema francês ficou órfão. Perdeu uma das suas lendas", reagiu o ministro da cultura francês Franck Riester, na rede social Twitter.
Madremedia
Foto: THOMAS SAMSON / AFP

De guarda-chuva e longe do mar. Mau tempo deixa sete distritos sob aviso laranja

Resultado de imagem para guarda-chuva e longe do mar
Sete distritos do continente estão hoje sob aviso laranja devido à previsão de agitação marítima, com ondas até sete metros, e outros sete distritos com aviso amarelo por causa da chuva, segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
De acordo com o instituto, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Leiria, Lisboa, Porto e Viana do Castelo vão estar sob aviso laranja entre as 15:00 de hoje e as 06:00 de segunda-feira por causa da agitação marítima.
Por causa da previsão de chuva persistente, e por vezes forte, os distritos de Aveiro, Braga, Coimbra, Porto, Viana do Castelo, Vila Real e Viseu vão estar sujeitos ao aviso amarelo devido à chuva prevista até as 16:00 de segunda-feira.
O aviso laranja é o terceiro, de uma escala de quatro, usado para uma situação meteorológica de risco moderado a elevado, enquanto o aviso amarelo é o segundo menos grave e é emitido quando as condições meteorológicas representam risco para determinadas atividades.
Lusa

PAÍS | Chuvas intensas causam inundações na Póvoa de Varzim

Os bombeiros da Póvoa de Varzim, no distrito do Porto, acorreram hoje a 21 inundações, mobilizando 50 efetivos, devido a chuvas intensas que provocaram “prejuízos avultados” sobretudo em garagens e automóveis, disse fonte daquela corporação.

A pluviosidade mais intensa ocorreu entre as 08:30 e as 09:00 na cidade da Póvoa de Varzim e em freguesias periféricas como Argivai, Rates e Balazar.
Algumas artérias ficaram intransitáveis, mas os maiores prejuízos, de acordo com a fonte, registaram-se em garagens coletivas, que ficaram inundadas e nos veículos aí estacionados.
O distrito do Porto é um dos sete que estão sob ‘Aviso Amarelo’ devido à chuva e vento fortes e a queda de neve, acima dos 1.400 metros, segundo previsão do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).

Portimão celebra o seu Dia e inaugura Pavilhão

Portimão inaugurou o Pavilhão Desportivo da Boavista no decorrer das cerimónias do seu Dia da Cidade, que tiveram lugar na quarta-feira, 11 de dezembro.
A autarquia gastou cerca de 1,4 milhões de euros nas obras que permitiram concluir aquele imóvel, que se encontrava em tosco, inacabado e sem uso há cerca de uma década.
Para além da nave principal, que conta com um campo de jogos com dimensão de 40 por 20 metros e de uma bancada que poderá albergar um máximo de 480 pessoas, o equipamento conta um segundo espaço especialmente concebido para receber treinos e competições de ginástica rítmica e diversos outros mais pequenos também destinados à prática desportiva.
Na abertura da sessão solene do 95º aniversário de elevação de Portimão a cidade foram homenageados com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata o chefe regional do Corpo Nacional de Escutas, José João Cercas (na categoria Social), e a professora e dirigente escolar Fernanda Rosa (na categoria de Serviço Público), “dois formadores de gerações que ao longo das suas vidas se distinguiram pela sua relevante atividade profissional e cívica”, segundo a presidente da Câmara de Portimão, Isilda Gomes.
Na sua intervenção, a presidente da Câmara, Isilda Gomes, destacou o facto de Portimão ter obtido o título de melhor Cidade Europeia do Desporto, o que significa que o concelho está “ao nível do que de melhor se faz na Europa, no desporto”.
Ao longo do ano,  Portimão recebeu “mais de 700 eventos, que reuniram mais de 100 mil praticantes, com audiências superiores a 400 mil espectadores. Dinamizámos uma centena de formações e ações de sensibilização e promovemos mais de 20 atividades desportivas inclusivas, tudo isto com um impacto mediático que até final do ano irá superar os 5 milhões de euros”.
Pelas contas da autarca, o retorno mediático da CED deverá ascender a 5 milhões de euros enquanto que os os custos terão chegado a 3,8 milhões de euros – verba que inclui a que foi investida no Pavilhão da Boavista – conclui que este “foi um bom negócio para Portimão”.
A tarde encerrou com a Gala do Desporto – Homenagem aos Campeões Portimonenses da época 2018/2019, com a entrega de um total de 650 prémios.

Obras levam a corte de trânsito em via de comunicação

A Câmara de Faro informa que estão a decorrer os trabalhos de requalificação do Caminho Municipal 1308, em Santa Bárbara de Nexe, o que obriga ao corte do trânsito naquele itinerário também designado por “Estrada da Relva”.
A intervenção resulta do contrato assinado com a empresa Eduardo Pinto Viegas Construções, Lda., pelo valor de, praticamente, 197 mil euros, para execução da empreitada de “repavimentação parcial do CM 1308”, no troço Santa Bárbara de Nexe / Agostos.
A obra, que deverá estar pronta no primeiro trimestre de 2020, tem como principal objetivo a requalificação e repavimentação da via, a execução de valetas em betão para a drenagem das águas, bem como a execução de sinalização vertical e horizontal e respetivas passadeiras, entre outros trabalhos.

Mundo | Mulher apanha marido a violar a filha e tira-lhe a vida com 185 facadas

Fotografia: Google Maps
Homem aproveitou o facto da mulher estar ausente de casa para abusar da filha menor, na Argentina.

Uma mulher, de 38 anos de idade, apanhou o marido em flagrante delito a abusar da filha menor e deferiu-lhe 185 facadas. Alberto Elvio Naiaretti aproveitou a ausência da mulher para abusar da menor.

Os resultados da autópsia revelam que o homem sofreu 185 golpes deferidos com uma faca de cozinha. Quatro dos golpes eram profundos e os outros 181 superficiais. Outra filha do casal, de 18 anos, também foi detida pelas autoridades por suspeitas de ter ajudado a mãe.

Paola Naiaretti, a mãe da menor, esperou pelos serviços de emergência e confessou que tinha esfaqueado o marido no peito, cabeça e costas, depois de se ter deparado com os abusos à filha.

Alberto tinha cadastro e várias queixas de violência doméstica contra si, sendo conhecido no bairro por assediar mulheres e ser um vigarista. No país as opiniões dividem-se, havendo quem defenda que a mulher não deve ser condenada.

bombeiros24

Parlamento aprova proposta do Bloco para controlo de jacintos-de-água

O proposta do Bloco de Esquerda que recomenda ao governo “a criação de um plano nacional de controlo da espécie invasora Jacinto-de-água” foi aprovada. Foi a primeira proposta sobre esta temática apresentada na Assembleia da República

A espécie invasora jacinto-de-água está presente em todo o território nacional, ameaçando as massas de água e a biodiversidade. Esta planta, importada nos anos 30 da América do Sul, não tem predadores em Portugal e é um risco para o território. Também no distrito tem enorme prevalência, nomeadamente na Pateira de Fermentelos, Requeixo e Carregal e em vários rios. O Bloco considera que a proposta aprovada pode ser decisiva para a proteção destas áreas e para uma resposta nacional e integrada ao problema.

A proposta agora aprovada recomenda ainda ao governo “a definição de áreas de intervenção prioritária, nomeadamente por motivos de conservação da natureza e por áreas onde a espécie coloca em risco a integridade do ecossistema”.

A proposta recomendou também “uma campanha de sensibilização para difundir o carácter invasor da espécie, os riscos que apresenta para os ecossistemas e para a necessidade de não a reproduzir ou utilizar como planta ornamental”. Recomenda igualmente “a aquisição de maquinaria adaptada para o controlo e remoção da espécie de massas de água”.

Fonte; Notícias de Aveiro

Frente fria aproxima-se e traz consigo o inverno


Uma superfície frontal fria está a aproximar-se do país e vai condicionar o estado do tempo a partir deste domingo, o que deverá aumentar a intensidade da chuva e do vento.
Embora hoje se comece a sentir já um agravamento das condições meteorológicas, será sobretudo a partir de segunda-feira que haverá mais chuva, vento mais forte e agitação marítima.
O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) deverá, na sequência destas previsões, colocar vários distritos sob aviso
Para segunda-feira, está prevista chuva forte em todo o território de Portugal Continental, bem como trovoada nas regiões Centro e Sul.
O vento deverá soprar forte, com rajadas que podem atingir os 90 quilómetros por hora, nas terras altas, vento pode mesmo chegar aos 130 km/hora.

Fonte: Jornal i