segunda-feira, 6 de agosto de 2018

4ª. Feira dia 8 não fique indiferente, faça a sua dádiva de sangue antes de ir de férias



Nesta época do ano milhares de doentes necessitados de componentes sanguíneos, dependem do nosso gesto solidário.

COIMBRA · REGIÃO | Mesa da Bairrada ao Mondego na final das 7 Maravilhas à Mesa

A Mesa da Bairrada ao Mondego assegurou esta noite a presença na final das 7 Maravilhas à Mesa que vai decorrer no dia 16 de setembro em Albufeira.
A Mesa das Lajes do Pico foi a outra apurada na eliminatória que decorreu no Solar do Vinho do Dão, em Viseu.
As mesa da anfitriã Viseu, bem como as de Tavira, Porto Moniz, Palmela e Motalegre ficaram pelo caminho do concurso que Catarina Furtado e José Carlos Malato apresentam na RTP 1.
Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira, Montemor-o-Velho e Penacova sentaram-se à mesa com a AD ELO para apresentar esta Mesa da Bairrada ao Mondego, onde estão presentes sete patrimónios.
A Mesa da Bairrada ao Mondego tem Sardinha na Telha (petiscos), Arroz (Carolino do Baixo Mondego) de Lampreia (peixe e mariscos), Leitão à Bairrada (carne e caça), Espumante Branco Bruto Marquês de Marialva Baga Blanc de Noir 2015 (espumantes), Vinho Tinto Marquês de Marialva Baga Reserva 2014 (tintos), Castelo de Montemor-o-Velho (património histórico, cultural e natural) e o Bussaco/Luso (experiências únicas).
Luís Lavrador é o chef convidado da Mesa da Bairrada ao Mondego na corrida pelas “7 Maravilhas à Mesa”.
André Sardet é o padrinho da Mesa da Bairrada ao Mondego, mas, “por motivos profissionais”, não esteve em Viseu a defender a candidatura.
A Região de Coimbra, que é candidata  a “Região Europeia da Gastronomia 2021”,  tem “apenas” 3 mesas entre as 49 candidatas às 7 Maravilhas à Mesa.
Os concorrentes da Região de Coimbra são a Mesa Beira Serra, que vai a votos no dia 12 de agosto,  esta Mesa da Bairrada ao Mondego e a  Mesa das Terras da Chanfana, que também assegurou lugar na final em Albufeira.
Rui Marqueiro, presidente da AD ELO e da Câmara Municipal da Mealhada, já comentou a passagem da “Mesa da Bairrada ao Mondego” à final do concurso “7 Maravilhas à Mesa”.


A autarquia de Montemor-o-Velho já disse no Facebook; “Obrigado por acreditar e por votar no nosso território, na nossa gastronomia, na nossa história, nos nossos concelhos”.
“Dia 16 de setembro, em Albufeira, vamos voltar a revelar a riqueza da nossa História e os segredos da nossa mesa e, com a sua ajuda, conquistar o ambicionado título de 7 Maravilhas!”, acrescentou o município liderado por Emílio Torrão.
Fonte: noticiasdecoimbra