quinta-feira, 11 de fevereiro de 2016

Paróquia multada por ajudar e alimentar os mais pobres


Pode parecer mentira, mas não é. O Centro Paroquial de São Martinho das Moitas, em São Pedro do Sul, no distrito de Viseu, foi multado pela Segurança Social por ter ajudado mais seis pessoas do que o previsto.
A informação é avançada pela rádio local VFM que conversou com o padre. ONotícias ao Minuto entrou em contacto com o Centro Paroquial que não quis comentar o sucedido, garantindo que “não há mais nada para ser dito”.
Tudo começou no passado mês de dezembro quando foi realizada uma inspeção às atividades da paróquia, na sequência de uma denúncia.
O Centro Paroquial tinha acordado com a Segurança Social que prestaria ajuda diária a 30 pessoas carenciadas. Contudo, os serviços paroquiais decidiram ajudar mais seis pessoas, não tendo avisado a Segurança Social.
Conclusão: a Instituição Particular de Solidariedade Social acabou por ser multada pela tutela em 6.300 euros.
“O acordo que a Segurança Social tem connosco é para 30 utentes. Julgámos que poderíamos servir mais pessoas. Era a nossa instituição que as alimentava, éramos nós que suportávamos as despesas”, disse à VFM o padre Ricardo Correia.
Quando recebeu a notificação para pagar a coima, o presidente do Centro Paroquial considerou que o valor era “desproporcionado”, razão pela qual decidiu recorrer da decisão.
“Não estou contra as coimas, só não concordo com os valores aplicados. Recorremos da decisão por achar que não é correto estar a pagar uma coima por estar a dar de comer a pessoas no meio de tanta pobreza”, explicou.
O Tribunal do Trabalho de Viseu acabou por reduzir o valor a pagar para os 2.500 euros. Apesar de ser um valor substancialmente mais reduzido, o padre Ricardo Correia mostra-se indignado: “Parece que somos multados por estarmos a alimentar os nossos pobres, que são mesmo muito pobres. Há pessoas que não têm ninguém, que não sabem ler nem escrever e nós somos as únicas pessoas que eles vêem diariamente”
Fonte: noticiasaominuto

Crianças e jovens de Montemor-o-Velho estiveram em Mira


by Mira Online
Num ato simbólico que esteve a promover os 20 anos da eco-escola, 27 crianças e jovens vieram do Concelho de Montemor-o-Velho para entregar a bandeira referente a esta importante efeméride.
Esta bandeira ficará no Concelho de Mira até ao próximo dia 29, quando Mira entregará a Cantanhede, este símbolo.
Em rápidas palavras, algumas autoridades escolares e políticas deixaram claro (como disse o Vereador Nelson Maltez), "está em causa o futuro, onde estes jovens têm o direito de ter um ambiente são, igual ou melhor" do que na sua geração.
DSC_0020DSC_0021DSC_0023DSC_0028DSC_0031DSC_0032DSC_0033DSC_0034
Mira Online | Fevereiro 11, 2016 às 10:18 pm | Categorias: Locais | URL: http://wp.me/p5tucu-bZv

Macroscópio – Uma para celebrar e recordar. Em nome de Einstein

Macroscópio

Por José Manuel Fernandes, Publisher
Boa noite!


O Macroscópio de hoje é um pouco diferente do habitual porque hoje também foi um dia diferente. Mais: hoje foi um daqueles dias que recordaremos como o do anúncio de um avanço científico de importância capital: 100 anos depois de Albert Einstein ter formulado a sua Teoria da Relatividade Geral, foi finalmente possível detectar as ondas gravitacionais cuja existência estava prevista nas suas fórmulas. E isso foi possível porque ouvimos o som de buracos negros a colidirem.

Muitos leitores interrogar-se-ão sobre a importância de ter detectado algo que se passou nos confins do Universo há mil milhões de anos, mas a verdade é que a partir de agora vamos poder compreender melhor de onde vimos e para onde vamos. Por isso, e como imagino que a maioria dos que lêem o Macroscópio não seja astrofísico, resolvi dedicar esta newsletter a textos, vídeos e infografias que ajudem os meus leitores a perceberem o que está em causa. Começando por saber com mais exactidão o que foi descoberto.

Dos textos informativos da imprensa portuguesa, deixem-me destacar o do Observador, de Marta Leite Ferreira – Oiça: som de buracos negros a colidirem prova Teoria da Relatividade Geral –, onde pode ouvir o som dessa remota colisão, o do Público,da autoria de Ana Gerschenfeld – Previstas por Einstein há 100 anos, ondas gravitacionais detectadas pela primeira vez –, e o do Expresso, de Virgílio Azevedo - Agora já podemos saber mais sobre os 96% que desconhecemos do Universo. Refiro estes três textos porque me pareceram ser os mais completos e interessantes de todos os editados em Portugal.

Mas se por aqui ficamos a saber o que se passou hoje, é importante começarmos por compreender o que são ondas gravitacionais e qual a sua importância, e, também, olharmos para trás, mais exactamente para 25 de Novembro de 1915, o dia em que, falando na Academia Prussiana de Ciências, em Berlim, Einstein apresentou pela primeira vez a sua Teoria da Relatividade Geral, introduzindo o misterioso conceito da curvatura espaço-tempo.

Para estas duas matérias fico-me por sugestões do Observador. Primeiro um Explicador que publicámos ao fim da tarde de hoje,Ondas gravitacionais: o que são e para que servem, no qual se procura, de forma bastante sintética, responder a sete questões: O que são ondas gravitacionais?Porque é que as ondas são tão importantes?Como funcionam as ondas gravitacionais?Que materiais é que os cientistas utilizaram para encontrar as ondas gravitacionais?Como é que as ondas foram encontradas?Como eram estes buracos negros? e Há quanto tempo estávamos à procura das ondas gravitacionais?

Continuando no Observador, recupero dois textos publicados no passado dia 25 de Novembro, ambos para assinalar o centenário da conferência seminal do grande físico. Em A Teoria da Relatividade de Einstein aplicada no dia a dia fomos ver como essa descoberta que revolucionou a ciência e mudou as bases da física também explica o GPS, as televisões, a energia nuclear e muito mais coisas do nosso quotidiano. Já em As 10 perguntas para entender a teoria da relatividade de Einstein socorremo-nos da ajuda do professor e físico da Universidade de Barcelona (ICREA), Roberto Emparan, para encontrar as melhores respostas.

Finalmente, para concluir a ronda pela imprensa portuguesa, uma referência ainda à interessante entrevista de Teresa Firmino a Vítor Cardoso, investigador do Centro Multidisciplinar de Astrofísica e Gravitação (Centra) do Instituto Superior Técnico, em Lisboa: “Vai ser uma forma completamente nova de olhar para o Universo”. Como ele explica, agora sabemos que “Estas ondas [gravitacionais] viajam quase livremente desde o local onde são produzidas até nós, portanto vamos ter acesso ao que se passa na vizinhança de buracos negros, estrelas de neutrões e até ao início do Universo!”



Saindo de Portugal, a minha primeira sugestão vai para um pequeno vídeo de New York Times que me pareceu especialmente bem conseguido. Nele, em cerca de quatro minutos e meio, podemos apreender o essencial da descoberta hoje anunciada. Num regista também muito didático e gráfico, vale a pena ver, no mesmo New York Times, a infografia What Is General Relativity?, um trabalho realizado para assinalar o centenário da conferência de Einstein e que então acompanhava o artigo A Century Ago, Einstein’s Theory of Relativity Changed Everything.

Para quem quiser uma explicação um pouco mais densa sobre a descoberta de hoje, uma boa hipótese de leitura é o artigo da Scientific American Gravitational Waves Discovered from Colliding Black Holes. Ou então o da New Scientist, Revolution in physics as gravitational waves seen for first time.

(Nesta revista há um outro artigo tão interessante como divertido, uma entrevista exclusiva como Einstein, ele mesmo, a reagir a esta descoberta – uma entrevista naturalmente fictícia mas que utiliza frases autênticas do grande cientista, como esta:
I heard you actually found an error in your original 1916 paper on relativity that dealt with gravitational waves, and had to revisit the matter in 1918?
The important question of how gravitational fields propagate was treated by me in an academy paper one and a half years ago. However, I have to return to the subject matter since my former presentation is not sufficiently transparent and, furthermore, is marred by a regrettable error in calculation.)

Sigo agora para alguns textos de cientistas que celebram este feito, começando pelo Guardian (onde há também um vídeo interessante, mas mais básico, Why discovering gravitational waves changes everything). Aqui quem escreve é Jon Butterworth, professor de Física no University College London, e que não esconde o seu entusiasmo em It's impossible not to be thrilled by this discovery. Eis uma passagem desse texto:
Firstly, we have seen ripples in space-time! And the fact that we expected them makes that even more amazing in some ways. The understanding of the fabric of the universe which is contained in Einstein’s general relativity has made yet another valid prediction. In fact, the beautiful elegance of that theory is a little deceptive – actually solving those equations to get a real prediction, which tells you what kind of experiment you need to build to test the prediction, is a major mathematical challenge and a towering achievement in itself.

Já no também britânico Telegraph as honras da casa ficaram a cargo de Sir Martin John Rees, um cosmologista e astrofísico britânico que foi o presidente da Royal Society entre 2005 e 2010:Einstein was right - and this announcement is the scientific highlight of the decade. E explica porque pensa assim: “Peter Higgs predicted his particle 50 years ago, but its detection - and pinning down of its properties - had to await the march of technology. It required a huge machine, the Large Hadron Collider in Geneva. Gravitational waves were predicted even earlier, but detection has been delayed because the quest involves detecting a very elusive effect and again requires large-scale and expensive instruments - a challenge to the many hundreds of engineers and scientists involved in this international collaboration.” Um desafio que agora foi finalmente vencido.

Claro que um dia como este não poderia passar sem que se ouvisse Stephen Hawking, o mais conhecido físico da actualidade (é sobre ele o belo filme A Teoria de Tudo, como escreveu Eurico de Barros). Encontrámos declarações suas no El País, em “Se ha descubierto una nueva forma de mirar al universo”. Para ele, "Además de probar la Teoría de la Relatividad General, podemos esperar ver agujeros negros a lo largo de la historia del Universo. Podríamos incluso ver los vestigios del Universo primordial, durante el Big Bang".



Vou terminar por hoje com um pequeno brinde, uma brinde com que nem Einstein poderia sonhar: a possibilidade de terem no vosso telemóvel três toques de chamada construídos a partir dos sons de dois buracos negros a chocarem. Podem encontrar (e descarregar) esses toques aqui, todos disponibilizados pelo LIGO, o laboratório responsável pela descoberta.

E assim termino por hoje, e faço-o com o gosto especial de também no Macroscópio se ter assinalado a grande descoberta. Espero que possam ter aprendido alguma coisa, até porque eu aprendi ao preparar esta newsletter. Tenham bom descanso e até amanhã.
 
Mais pessoas vão gostar da Macroscópio. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

UPS TRAE EL PODER DE LA LOGÍSTICA ESTE DÍA DE SAN VALENTÍN


por Yesica Flores 
     La Compania trasportará 100 millones de flores a través su Red Logística Globais
Ciudad de México, a 11 de febrero de 2016 -Cupido recibirá la ayuda de UPS® (NYSE: UPS) esta temporada de San Valentín, Transportando más de 100 millones de flores o más de 4 millones de kilogramos, a los enamorados en los Estados Unidos. This cantidad es Suficiente parágrafo llenar Approximatif 70 aviones Boeing 767. Muchas de las Rosas y flores tropicales filho transportadas de Países de América Latina. Más del 90 por ciento de las flores importadas llegan a través del Aeropuerto Internacional de Miami (MIA), en donde UPS es la empresa más grande de carga aérea. De las fincas floricultoras al Importador, el viaje de estas flores dura Menos de dos días.
Según datos de la Federación Nacional de Venta minorista (NRF por sus siglas en inglés), se proyecta que los Consumidores en los Estados Unidos gastarán casi USD $ 19.700 millones en regalos para el día de San Valentín, de los cuales USD $ 1.900 millones serán gastados en flores. 
"Cada año, UPS incrementa sus Recursos operacionales, agregando más pessoal y equipo parágrafo Acelerar los cargamentos de flores that van llegando", comentó Domingo Méndez, Gerente de Mercadeo de Carga Área de UPS para la Región de las Américas. "Este año UPS transportará 560.000 cajas de flores; lo que equivale a Mas de Millones Ocho de ramos (docena POR) de rosas ".

Para manejar Todas estas flores, UPS ha agregado 40 vuelos con temperatura Controlada. Las Flores si mantienen Frescas en un Almacén refrigerado de 27.000 tortas cuadrados (MAS DE 2.500 METROS cuadrados) ao tamaño de 5 canchas de básquetbol. El refrigerador SE encuentra en las instalaciones de carga aérea de UPS en Miami en donde filho inspeccionadas y clasificadas Para viajar hum destino final, su. 
### 
Acerca de UPS 
A UPS (NYSE: UPS) es una compañía Líder mundial en logística, ofreciendo amplia una Gama de soluciones that incluyen el transporte de encomendas em y carga; la facilitación del Comercio Internacional, y el empleo de Tecnologia Avanzada de para administrar de Manera Eficiente El Mundo de los Negócios. Con sede en Atlanta, a UPS opera en más de 220 ​​Países y Territorios en todo el mundo. La información de la empresa puede ser consultada en el sitio web http://www.ups.com y su blogue corporativo puede Encontrarse en http://www.blog.ups.com . Para tener acceso directo a las noticias Sobre UPS, visite pressroom.ups.com/RSS.   

La Conagua y Telefónica Movistar firman convenio para envío de mensajes de texto que fortalecerán los sistemas de alerta temprana


por Yesica Flores 
Se ha implementado una estrategia de Avisos Para Fortalecer los Sistemas de alerta temprana that emite Protección Civil: Roberto Ramírez de la Parra.
Durante el desarrollo de Patricia, SE enviaron Mas de 726 mil mensajes con 5 Textos Distintos uma usuarios de Jalisco y Colima: Francisco Gil Díaz
Como parte de la estrategia de la Comisión Nacional del Agua (Conagua) Para Fortalecer las Capacidades Técnicas y de pronóstico, asi como Pará emitir Avisos meteorológicos más puntuales y precisos, la dependencia Firmo hoy un convenio con la empresa Telefónica, que en México ópera la marca Movistar, that permitirá desarrollar un Programa para emitir mensajes de texto SMS a la red de usuarios de la Empresa, registrados en una zona determinada de México con efectos significativos de algún fenómeno hidrometeorológico extremo.
Durante el Evento -al that acudieron el Secretario de Medio Ambiente y Recursos Naturales, Rafael Pacchiano Alamán y el Director General de Protección Civil de la Secretaría de Gobernación, Ricardo de la Cruz Musalem-, el Director General de la Conagua, Roberto Ramírez de la Parra, explico Que se trabaja intensamente parágrafo afrontar de mejor manera y coordinadamente los retos that representação el Impacto del cambio climático en el hídrico sector.
Refirió that desde el inicio de esta administración se ha implementado una estrategia de Avisos Para Fortalecer los Sistemas de alerta temprana that emite Protección Civil, Mediante la mejora del portal web del Servicio Meteorológico Nacional (SMN), el desarrollo del portal interactivo meteorológico ubicado en el sitio web del SMN, la creación de una Ferramenta that informa Sobre riesgos meteorológicos a los Usuarios de Google ubicados en Zonas de riesgo, la apertura de un canal en el sitio oficial de Youtube pronósticos vídeo parágrafo Realizar, y la emisión de tuits Mediante los perfiles conagua_mx yconagua_clima.
Para reforzar estas acciones, detalló, se imple- un Programa, en coordinación con la empresa Telefónica Movistar, that permitirá that los 26 millones de usuarios de la empresa puedan recibir un mensaje Específico para la zona donde habitan con detalles sobre el desarrollo de algún ciclón. Así, podran Tomar Decisiones más acertadas parágrafo Proteger su vida y su patrimonio, aseveró.
Francisco Gil Díaz, presidente de Telefónica México comentó Que se firma este convenio como una Iniciativa Conjunta en beneficio de los mexicanos, que ya fue Utilizado Durante el paso del huracán Patricia, Como parte de su estrategia Como negocio responsable y siendo la primera Operadora en México en poner uma Disposição de Conagua este servicio.
Previo al convenio, se realizo un ejercicio primário el 23 y el 24 de octubre de 2015, Durante el paso del huracán Patricia, cuando la empresa Frete más de 726 mensajes mil con 5 Textos Distintos de usuarios de Jalisco y Colima, principalmente, con Recomendaciones Para Proteger su vida.
En su momento, Rafael Pacchiano Alamán subrayó la importancia de la firma de este convenio debido um that permite Fortalecer los Sistemas de alerta temprana con el Uso de una herramienta acorde uma pública preventiva la Política y de adaptación al cambio climático, la cual se desarrolla en México y se impulsa en el mundo parágrafo brindar a la población, más seguridad ante los fenómenos hidrometeorológicos agravados por el cambio climático.
Yesica Flores  | febrero 11, 2016 en 11:55 | Etiquetas: Convênio para envío de mensajes | Categorias: Noticias | URL: http://wp.me/p5cUp9-TD    

Dassault Systèmes reporta fuerte crecimiento durante cuarto trimestre


por Yesica Flores 
México, DF, 11 de febrero, 2016- Dassault Systèmes (Euronext Paris: # 13065, DSY.PA), la Compañía 3DEXPERIENCE, Líder mundial en diseño 3D, Maquetas digitales tridimensionales y Soluciones de Administración del Ciclo de Vida do Produto (PLM, por sus siglas en inglés), dio a conocer sus Resultados financieros não auditados de acuerdo a Las Normas Internacionais de Información Financiera (IFRS, por sus siglas en inglés) para el cuarto Trimestre fiscal y el año Terminado el 31 de diciembre de 2015. Estos Resultados fueron revisados ​​por el Consejo de Administración de la Sociedad el 3 de febrero de 2016.
Resumen de logros destacados
(Não auditados)

• Sin Tomar en cuenta las Normas Internacionais de Información Financiera los ingresos orgánicos POR nuevas licencias incrementaron en un 11% en el último Trimestre del año ante fiscal el mercado de divisas.
• Sin Tomar en cuenta las Normas Internacionais de Información Financiera, Dassault Systèmes tuvo un crecimiento orgánico del margen operativo de base de 120 puntos en el año fiscal de 2015.
• software por los ingresos 3DEXPERIENCE aumentaron en un 45% ante el Mercado de divisas en el cuarto Trimestre del año.
• Sin Tomar en cuenta las Normas Internacionais de Información Financiera, las ganancias POR acción aumentaron un 24%, a 2,25 euros, con un margen de Operação del 30,8%.
• El flujo de efectivo neto aumentó un 27%, a 633 millones de euros Durante 2015.
• El 70% del ingreso POR software pecado Tomar en cuenta las Normas Internacionais de Información Financiera fue recurrente en 2015.
• Se iniciaron los Objetivos financieros parágrafo 2016: Crecimiento de dos Dígitos en los ingresos POR nuevas licencias en un entorno macroeconómico más volátil.

###
Acerca de Dassault Systèmes
Dassault Systèmes, la compañía 3DEXPERIENCE, provee um Compañías y personas de Universos virtuales que les permiten Imaginar innovaciones sustentables. Su Conjunto de soluciones Líderes en el mercado transforman la manera en que los productos se diseñan, se Fabrican y se les da mantenimiento. Las soluciones colaborativas de Dassault Systèmes fomentan la Innovación sociais, expandiendo las posibilidades en el mundo virtual Para mejorar el mundo real. La empresa provee valor de más de 150 mil Compañías de todos tamaños y en todas las industrias en más de 140 Países. Para más información visite http://www.3ds.com 
CATIA, SolidWorks, SIMULIA, DELMIA, ENOVIA, GEOVIA, Exalead, Netvibes, 3DSWYM y 3D VIA filho marcas registradas de Dassault Systèmes o sus Subsidiárias en Estados Unidos y / o otros Países.
Yesica Flores  | febrero 11, 2016 en 11:23 | Etiquetas: Dassault Systèmes | Categorias: Noticias | URL: http://wp.me/p5cUp9-Ty    

Hora de Fecho: Schäuble: Mercados já estão a ficar nervosos

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ORÇAMENTO 2016 
Ministro das Finanças da Alemanha diz que Portugal tem de continuar a trajetória de ajustamento e que pode ser muito perigoso para o país se der a impressão que quer recuar nesse caminho.
FÍSICA 
Um grupo de cientistas conseguiu ouvir a colisão entre dois buracos negros, provando que as ondas gravitacionais existem. A Teoria da Relatividade Geral de Einstein foi finalmente comprovada.
ORÇAMENTO 2016 
À entrada da reunião dos ministros das Finanças do euro, o presidente do Eurogrupo disse que Portugal tem de estar pronto a fazer mais, mas desdramatizou e lembra que há mais países na mesma situação.
ORÇAMENTO 2016 
O primeiro-ministro está confiante no resultado da reunião desta tarde do Eurogrupo e acredita que a posição dos parceiros será importante para baixar a pressão nos juros da dívida pública.
MERCADOS 
Dívida portuguesa está vulnerável a uma vaga de aversão ao risco que está a assolar os mercados. A taxa de juro está a disparar mais de 70 pontos para quase 4,5%. Até Rajoy já comentou.
MERCADOS 
Orçamento aprovado por Bruxelas? Analista prefere falar em "cartão laranja" que reforça o "ceticismo" em relação ao Orçamento – por parte dos analistas e, "provavelmente, das agências de rating".
UNIVERSO GES 
Ricardo Salgado conta todos os episódios que levaram à resolução do BES e à criação do Novo Banco. Uma conversa tida com uma jornalista enquanto estava preso em casa.
PRIVATIZAÇÃO DA TAP 
Pedro Marques revela que o Estado vai participar na negociação com a banca, mas diz que não haverá compromissos públicos adicionais. Investimento de 31,9 milhões feito em "condições de mercado".
CONSELHO DE MINISTROS 
Homenagem ao fundador da TAP que, antes de ser o General sem Medo, teve um papel determinante na aviação civil em Portugal: criando várias rotas e desenvolvendo os aeroportos.
CELEBRIDADES 
Estas foram as últimas imagens públicas de 23 das pessoas mais influentes do mundo. De Lenine a Bowie, veja as derradeiras fotografias dos famosos que já partiram.
DIA DOS NAMORADOS 
Antes de haver namoros, há conquistas. Ou pelo menos, tentativas. Nas vésperas de mais um Dia de São Valentim, reunimos as piores dicas de engate já ouvidas. Se está solteiro, pode riscá-las da lista.
Opinião

Paulo Tunhas
Soube no outro dia, pelo ministro Mário Centeno, que sou rico. A coisa nunca me tinha passado pela cabeça, diria mesmo que possuía até várias provas do contrário, e ainda não estou em mim.

P. Miguel Almeida, sj
Jesus não nos manda gostar - manda amar. Mesmo que não gostes, ama! Tão contrário é o discurso do mundo. Amor agora significa um sentimento lamechas que faz crescer o umbigo e dura enquanto eu gosto.

Luís Aguiar-Conraria
Enquanto se prejudica os mais pobres, insiste-se em subsidiar um sector em forte expansão, o do turismo e restauração. Querem melhor exemplo de captura do interesse público por interesses privados?

Maria João Marques
A maioria das críticas a Hillary ganham tração por ser mulher. Dizem-na, por exemplo, muito apegada ao dinheiro. As fasquias diferentes que colocam aos homens e às mulheres são muito pouco século XXI.

Rita I. Carreira
Ao poluirmos um pouco mais poderíamos diminuir o desemprego e aumentar o rendimento mais depressa, sem por isso sacrificarmos grandemente nem a saúde dos portugueses, nem a qualidade ambiental.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Alerta, tempo vai piorar e há risco de cheias e inundações rápidas

A Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou hoje para a possibilidade de inundações rápidas e cheias, especialmente nas regiões do Norte e Centro, devido ao agravamento das condições meteorológicas para os próximos dias.

Lusa
Em comunicado, a ANPC dá conta de um "agravamento das condições meteorológicas" para os próximos dias, em especial nas regiões a norte do rio Tejo e nas regiões do Minho e do Douro Litoral.

A ANPC chama a atenção para a "possibilidade de inundações rápidas em zonas historicamente vulneráveis, mais prováveis nas bacias dos rios Minho, Lima, Cávado, Ave, Vouga, Douro e Mondego, não sendo de excluir situações de cheias provocadas pelo aumento de caudal das principais linhas de água".
A Proteção Civil adianta também que as condições de saturação dos solos favorecerem a possibilidade de ocorrência de deslizamentos em zonas de declive mais acentuado.
O alerta da Proteção Civil surge após o contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), que prevê precipitação persistente para sexta-feira e sábado, que por vezes será forte, e agitação marítima na costa ocidental com ondas entre quatro e cinco metros, que vão aumentar a partir da madrugada de domingo.
Para os próximos dias, está também previsto vento forte, chegando aos 70 quilómetros por hora no litoral e terras altas, e queda de neve acima de 1000 metros de altitude nas regiões do norte e centro, podendo ocorrer abaixo da cota de 800 metros no domingo.
Tendo em conta as condições meteorológicas, a ANPC alerta para o piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água e gelo, além da possibilidade de cheias rápidas em meio urbano, inundações e queda de ramos ou de árvores devido ao vento mais forte.
Como medidas preventivas, a Proteção Civil recomenda à população para adotar uma condução defensiva e reduzir a velocidade, desobstruir os sistemas de escoamento das águas pluviais, colocar correntes de neve nas viaturas e não atravessar zonas inundadas.
Garantir uma adequada fixação de estruturas soltas, não praticar atividade relacionada com o mar e ter especial cuidado na circulação junto da orla costeira, zonas ribeirinhas e áreas com árvores são outras das recomendações da ANPC.

Cartaz ​Dia Mundial do Doente na ULSNA




Transplantes em Portugal são insuficientes apesar de ligeira melhoria


Nacional / 
médico saúde
A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) alerta para o défice de transplantações em Portugal, pois apesar de no ano passado ter havido um aumento no número de transplantes, ainda não se recuperou a quebra registada entre 2011 e 2012.

As causas para esta insuficiência são diversas, desde a falta de meios do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) para coordenar esta atividade, até ao atraso no arranque do transplante em paragem cardiocirculatória, passando pelas discrepâncias regionais e pelo pouco aproveitamento que é feito dos rins recolhidos.

A SPT considera que os números mais recentes das transplantações dão “positivos”, mas que “Portugal continua aquém do seu potencial de colheita e transplantação”.

Segundo dados do IPST, em 2015 o número de transplantes aumentou 11% e número de dadores aumentou 9,5%, tendo-se realizado 830 transplantes de um total de 381 dadores.

“Se se tivesse mantido a tendência crescente de 2009 e 2010 seguramente estaríamos melhor, mas uma discutível reformulação das responsabilidades da tutela na transplantação e algum desinvestimento em 2011 e 2012 fizeram parar e perder muito do trabalho que já estava feito pela antiga Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST)”, afirma em comunicado Fernando Macário, presidente da SPT.

Segundo o responsável “ainda hoje não são completamente claras as fronteiras entre as responsabilidades da Direção Geral de Saúde (DGS) e do IPST”, sendo que o instituto “reconhece que não tem os meios adequados para coordenar efetivamente este campo de atividade”.

Na opinião de Fernando Macário, os números poderiam ser melhores “se o transplante em paragem cardiocirculatória não tivesse demorado tantos anos a arrancar”.

Fernando Macário refere também as discrepâncias regionais existentes no que se refere ao transplante de cadáver, pois há unidades hospitalares que não detetam todos os potenciais dadores e colhem órgãos muito aquém do que deveriam.

O presidente do SPT defende também a necessidade de repensar a rede de coordenação da colheita, considerando que as estruturas oficiais não têm capacidade para auditar e vigiar esta atividade, os registos da atividade ainda são arcaicos e a informação não circula entre os profissionais da área.

O desaproveitamento de órgãos é outro dos problemas identificados, já que continua a haver uma média de 130 órgãos, principalmente rins, que são colhidos mas não são aproveitados, devido sobretudo à elevada idade média e morbilidade dos dadores.

Acresce a isto que a zona de Lisboa, onde está a maioria das unidades de transplantação, não tem capacidade de resposta para a realização de biópsias do enxerto renal sempre que necessário, sublinhou.

“Assim, alguns dos rins de dadores mais idosos ou com patologias que poderiam ser aproveitados são rejeitados”, explica Fernando Macário.

O responsável aponta ainda a necessidade de apostar na formação de recursos humanos na área da transplantação e na melhoria das condições de algumas unidades de transplantação.

http://www.acorianooriental.pt/noticia/transplantes-em-portugal-sao-insuficientes-apesar-de-ligeira-melhoria

Transplantes em Portugal apresentam melhoria, mas continuam insuficientes

Apesar da ligeira melhoria no número de transplantes efectuados, há muitas melhorias a fazer. O desinvestimento de 2011 e 2012 provocou abrandamento e perdas no trabalho já desenvolvido nesta área.
Há uma média de 130 órgãos que são colhidos mas não são aproveitados. PAULO PIMENTA
A Sociedade Portuguesa de Transplantação (SPT) alerta para o défice de transplantações em Portugal, pois apesar de no ano passado ter havido um aumento no número de transplantes, ainda não se recuperou a quebra registada entre 2011 e 2012.

As causas para esta insuficiência são diversas, desde a falta de meios do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) para coordenar esta actividade, até ao atraso no arranque do transplante em paragem cardiocirculatória, passando pelas discrepâncias regionais e pelo pouco aproveitamento que é feito dos rins recolhidos.

A SPT considera que os números mais recentes das transplantações são "positivos", mas que "Portugal continua aquém do seu potencial de colheita e transplantação".

Segundo dados do IPST, em 2015 o número de transplantes aumentou 11% e número de dadores aumentou 9,5%. Realizaram-se 830 transplantes de um total de 381 dadores.
"Se se tivesse mantido a tendência crescente de 2009 e 2010 seguramente estaríamos melhor, mas uma discutível reformulação das responsabilidades da tutela na transplantação e algum desinvestimento em 2011 e 2012 fizeram parar e perder muito do trabalho que já estava feito pela antiga Autoridade para os Serviços de Sangue e da Transplantação (ASST)", afirma em comunicado Fernando Macário, presidente da SPT.

Segundo o responsável "ainda hoje não são completamente claras as fronteiras entre as responsabilidades da Direcção Geral de Saúde (DGS) e do IPST", sendo que o instituto "reconhece que não tem os meios adequados para coordenar efectivamente este campo de actividade".

Na opinião de Fernando Macário, os números poderiam ser melhores "se o transplante em paragem cardiocirculatória não tivesse demorado tantos anos a arrancar". O responsável pela SPT refere também as discrepâncias regionais existentes no que se refere ao transplante de cadáver, pois há unidades hospitalares que não detectam todos os potenciais dadores e colhem órgãos muito aquém do que deveriam.

O presidente do SPT defende também a necessidade de repensar a rede de coordenação da colheita, considerando que as estruturas oficiais não têm capacidade para auditar e vigiar esta actividade, os registos ainda são arcaicos e a informação não circula entre os profissionais da área.

O desaproveitamento de órgãos é outro dos problemas identificados, já que continua a haver uma média de 130 órgãos, principalmente rins, que são colhidos mas não são aproveitados, devido sobretudo à elevada idade média e morbilidade dos dadores.

Acresce a isto que a zona de Lisboa, onde está a maioria das unidades de transplantação, não tem capacidade de resposta para a realização de biópsias do enxerto renal sempre que necessário, sublinhou.

"Assim, alguns dos rins de dadores mais idosos ou com patologias que poderiam ser aproveitados são rejeitados", explica Fernando Macário.

O responsável aponta ainda a necessidade de apostar na formação de recursos humanos na área da transplantação e na melhoria das condições de algumas unidades de transplantação.