domingo, 24 de dezembro de 2017

Ipma | O tempo que vamos ter no Natal e Ano Novo


O mau tempo regressa a partir de 25 de dezembro e irá manter-se até ao último dia de 2017

Vai ser um Natal chuvoso e de pouco frio, de acordo com as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA). O mesmo cenário irá repetir-se no dia 31 de dezembro.

O tempo deverá manter-se seco até ao próximo domingo, véspera de Natal, com céu pouco nublado ou limpo, no qual a probabilidade de ocorrência de precipitação é inferior a 10%, mas com períodos de chuva fraca ou chuvisco no Algarve, estendendo-se a toda a região sul a partir do início da tarde, segundo a previsão meteorológica divulgada pelo IPMA.

Para o dia de Natal, 25 de dezembro, prevê-se céu geralmente muito nublado, com períodos de chuva fraca ou aguaceiros fracos, aumentando de intensidade e frequência a partir do final da tarde, em especial no litoral norte e centro.

Haverá queda de neve acima dos 1400 metros a partir do final da tarde e uma pequena subida da temperatura mínima (para 9º). A temperatura máxima rondará os 15º.

A chuva irá manter-se durante a semana em todo o país e o último dia do ano 2017 será igualmente chuvoso, com as temperaturas mínimas a rondarem os 9 graus, no Porto, e os 10, em Lisboa, e as máximas a chegarem os 16 nos dois distritos.

Fonte: DN

Sindicato são-tomense acusa Governo de transformar fundo da segurança social em saco azul


São Tomé 24 dez (Lusa) - O secretário-geral da Organização Nacional dos Trabalhadores de São Tomé e Príncipe (ONTESP-CS), maior central sindical do país, acusou hoje o primeiro-ministro, Patrice Trovoada, de transformar o fundo de segurança social em saco azul do Governo.

"A segurança social é um órgão tripartido, financiado pelo empregador e pelo trabalhador. O fundo de segurança social é um fundo dos trabalhadores e não pode ser o Governo unilateralmente a geri-lo. Entendemos que neste momento esse fundo deve ser um saco azul do governo", disse João Tavares.

João Tavares acusou ainda o executivo de "acabar" com um Conselho de Administração que geria os fundos, para "fazer sozinho a sua gestão, contrariando as normas e convenções da Organização Internacional do Trabalho (OIT)".

O sindicalista alerta os trabalhadores de que "as suas contribuições estão em risco se não houver mudança de comportamento do Governo".

João Tavares disse que atualmente, quando um trabalhador entra para reforma, "por vezes ele espera até seis meses para receber a sua pensão quando isso deveria ser automático".

Em declaração a jornalistas o secretário-geral da ONTESP-CS referiu que a situação sociolaboral dos trabalhadores são-tomenses é "extremamente difícil", sublinhando que o governo cortou "toda a possibilidade de diálogo" com os sindicatos.

"Nós temos uma situação sociolaboral extremamente difícil, as condições de vida das pessoas estão degradando cada vez mais, nota-se a pobreza nas pessoas, sobretudo na função pública. Está-se a perder o poder de compra: o custo de vida encareceu, enquanto o salário mantém-se estagnado", explicou João Tavares.

Lamentou que "não haja um espaço de diálogo entre as organizações sindicais e o governo como entidade empregadora" e sublinhou que o Conselho de Concertação Social (CCS), que é um órgão tripartido, "deixou de funcionar".

"Não temos como negociar com o governo sobre a questão salarial e outros assuntos", afirmou.

O secretário-geral da ONTESP-CS disse não ter esperanças que o Orçamento Geral do Estado (OGE) para 2018 traga melhorias salariais para os trabalhadores e sublinhou que os trabalhadores "não se reveem neste orçamento".

João Tavares acusou ainda o executivo de Patrice Trovoada de "banalizar" o papel dos sindicatos e de introduzir o medo nos seus filiados.

"O governo introduzi
u o medo nas pessoas, as pessoas têm medo de falar, têm receio de participar na vida sindical. Não podemos ter um país livre, independente, num regime democrático em que a pessoa não tem o direito de se exprimir, não pode reivindicar os seus direitos", explicou João Tavares.
Fonte: Lusa/DN

A Global Traders deseja-lhe um Feliz Natal cheio de Amor e Alegria!

We wish you a Merry Christmas full of Love and Happiness!


Hora de Fecho: A história de Gungunhana e o livro que fica aquém

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O Império de Gungunhana e a campanha de Mouzinho de Albuquerque são o tema da trilogia que Mia Couto finda agora. A história da insólita captura do “Leão de Gaza” num livro que não faz jus ao tema.
Edu Ferreira, jogador do Boavista, de 20 anos, morreu este domingo. Tinha-lhe sido diagnosticado um tumor no fémur em novembro de 2016. "Edu partiu, mas nunca nos vai deixar", escreveu o clube.
Dois homens heterossexuais irlandeses decidiram casar-se. Dizem que se amam, como amigos, mas o objetivo principal foi o de evitar pagar 50 mil euros em imposto sobre sucessões.
Três responsáveis de topo da organização dos concursos Miss América demitiram-se depois de terem sido revelados e-mails onde ridicularizavam concorrentes.
O primeiro é um clássico - desta época e de todas as outras. Mas há filmes que evocam o Natal que e que nem sempre são os mais vistos por estes dias. Miguel Freitas da Costa deixa sugestões.
A greve dos guardas prisionais em seis cadeias do país está a ter uma adesão de 90%, segundo o presidente do Sindicato Nacional do Corpo da Guarda Prisional.
GNR registou quatro vítimas mortais nas estradas nos primeiros dois dias da operação "Natal Tranquilo", mais três do que no mesmo período do ano passado.
A britânica-iraniana condenada e presa em 2016 no Irão poderá ser elegível à obter a liberdade condicional no próximo mês, após cumprir um terço da pena.
Um palestiniano morreu nove dias depois de ter sido ferido durante uma manifestação na Faixa de Gaza contra o reconhecimento norte-americano de Jerusalém como a capital de Israel.
Opositor Alexei Navalny convocou os apoiantes para que exerçam o seu direito e o proponham como candidato independente às eleições presidenciais de março de 2018 na Rússia.
Confesse lá: sempre quis saber o que aconteceria ao pinheiro de Natal se, ao transportá-lo no tejadilho do seu carro, decidisse acelerar a fundo. Pois bem, nós mostramos-lhe - e a 280 km/h… 
Opinião

Helena Matos
A “coisa” calha a todos. Não adianta acreditar que sobre nós ela não cairá. Vai cair. Agora. Ali à frente. E todos os dias esta coisa viscosa cai sobre alguém. Hoje foi o dia do alfinete racista.

Manuel Villaverde Cabral
A única alternativa às linhas contrárias do legalismo e da ilegalidade está numa iniciativa parlamentar em Madrid a promover pelo Ciudadanos, o PSOE e o próprio Podemos visando rever a Constituição.

Alberto Gonçalves
Houve um tempo, não muito remoto, em que os broncos disfarçavam. Pelo menos tentavam. Agora os senhores no poder desistiram de mascarar o primitivismo. A brutalidade é servida sem filtros nem vergonha

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Natal, na sua versão comercial, é uma história muito sentimental, cheia de paz, de amor e de anjinhos rechonchudos, tocando harpa e cantando hossanas. Mas não foi assim há 2017 anos…

Ruth Manus
O natal acabou por virar uma data muito mais de organização e de planejamento do que de afeto. Sim, é bom estar com a família. Mas prefiro fazer isso num domingo normal, sem prazos nem presentes.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Salvador Sobral já saiu dos Cuidados Intensivos


Informação foi dada através de uma publicação feita no Facebook de Salvador.

“O Salvador Sobral já abandonou a Unidade de Cuidados Intensivos, encontrando-se agora nos Cuidados Intermédios”, pode ler-se na publicação feita nas redes sociais.

Na mesma publicação ainda é possível ler-se que a recuperação do cantor vai ser longa, mas que "continua a evoluir de forma muito positiva".

Recorde-se que Salvador Sobral foi submetido a um transplante de coração no passado dia 8 deste mês.


Fonte: Jornal i

COMUNICADO
Nesta época festiva partilhamos convosco notícias que nos alegram a todos: o Salvador Sobral já abandonou a Unidade de Cuidados Intensivos, encontrando-se agora nos Cuidados Intermédios. A sua recuperação, que será longa, continua a evoluir de forma muito positiva.
Agradecemos mais uma vez, todo o carinho, preocupação, boa energia e respeito que têm manifestado pelo Salvador e todos os que lhe são próximos.
O Salvador deseja-vos um Feliz Natal!
Até breve!
________________________________________
In this Christmas we want to share with you some news that make us all very happy: Salvador Sobral has already left the Intensive Care Unit, and is now in the Intermediate Care. His recovery, which will be long, continues to evolve very positively.
We thank you once again for all your love, worries, good energy and respect that you have manifested with Salvador and all those who are close to him.
Salvador wishes a Merry Christmas to all of you!
See you soon!

Kiss Fm | Merry Christmas!



Kiss Fm
(+351) 289 587 705
geral@kissfm.pt

Monte de Salicos prepara aposta mais forte no vinho e no enoturismo

A produção de vinho é uma actividade em forte expansão no Algarve. A forte aposta que os produtores têm vindo a fazer já se reflecte na qualidade, com um número crescente de prémios conquistados em concursos e também na quantidade que, este ano, deverá crescer cerca de 50%.
A tendência tem sido a criação de marcas próprias, com os produtores de uva a tratarem de todo o processo em vez de, como acontecia até há uns anos, a entregarem nas adegas cooperativas.
Essa foi, por exemplo, a tendência seguida pela Monte de Salicos, que iniciou a aposta na vinha e no vinho a partir do ano 2.000. Como explicou o seu proprietário, Pedro Cabrita, no decorrer das II Jornadas de Enoturismo, promovidas pela Câmara de Lagoa, numa primeira fase, as uvas eram entregues na Adega Cooperativa local, mas “a partir de 2011 decidimos avançar com a produção própria”.
De toda a uva produzida “cerca de 20% da produção vinificamos e 80% vendemos a outros produtores da região”. Aos poucos, o negócio tem progredido e ao vinho rosé e tinto da marca MDS, que já produzia, juntou, recentemente, o branco que “tem tido muita aceitação no mercado e foi premiado este ano num concurso nacional”.
Nesta altura, “a produção andará à volta dos 15 mil litros ano, mas a tendência é para crescer”, até porque há “o projecto de avançarmos com uma adega nova”, mais moderna e funcional, que vai permitir aumentar a produção.
Pedro Cabrita tenciona complementar este investimento com uma aposta no enoturismo, através do aumento da capacidade de alojamento da propriedade e de iniciativas, como provas de vinho, que atraiam residentes e visitantes, tirando partido do facto da herdade se encontrar situada perto de Carvoeiro, uma zona turística por excelência.
Quanto à distribuição do vinho aí produzido, “cerca de 90% é distribuído na região algarvia”, indo o restante para diversos outros pontos do país, sobretudo para o Norte e a Madeira.
Fonte: O Algarve Económico

Morreu o jogador do Boavista Edu Ferreira

Foto: Facebook Boavista Futebol Clube
O ponta de lança do Boavista Edu Ferreira morreu, esta domingo, vítima de cancro.
Eduardo Ferreira (conhecido por Edu), jovem de 20 anos que fez a formação no Boavista e foi promovido esta época ao escalão principal, sofria de doença oncológica.
O Facebook do atleta, que gerou uma grande onda de solidariedade na família boavisteira, está a ser inundado com mensagens de dor e pesar.
No início de dezembro, o Boavista tinha renovado contrato com Edu Ferreira, deixando uma mensagem de esperança na recuperação do atleta. "Edu é um dos jovens valores formado no Boavista e, apesar da infelicidade que presentemente o assola, o clube mantém renovada a vontade de prolongar a ligação contratual", escreveu o clube na nota que dava conta da renovação.
JN
Foto: DR

Despiste na Praia de Mira

Aconteceu pelas 08:00 horas da manhã desta véspera de Natal: um veículo ligeiro despistou-se na estrada onde se localiza o cemitério da Praia de Mira e vai até ao Mira Villas, causando uma vítima com ferimentos ligeiros.
Trata-se de um homem de 29 anos de idade (não residente na localidade) que, após ter recebido os primeiros socorros no local do acidente, foi conduzido para os HUC pelos Bombeiros Voluntários de Mira, para posteriores análises.
Estiveram no local 1 viatura da GNR com 2 homens para tomarem conta da ocorrência, para além dos Bombeiros de Mira, com 1 ambulância e 2 elementos.
Mira Online

Aveiro: Aumento do número de ações de vigilância e fiscalização por parte da Polícia Marítima em 2017

Até Dezembro registaram-se cerca de 2142 acções na área portuária.
Resultado de imagem para Aveiro: Aumento do número de ações de vigilância e fiscalização por parte da Polícia Marítima em 2017
Aumentou o número de ações de vigilância e fiscalização por parte da Polícia Marítima este ano. Até Dezembro registaram-se cerca de 2142 acções na área portuária.
O aumento destas ações de vigilância e fiscalização deve-se ao aumento do movimento de mercadorias, que ultrapassou os cinco milhões de toneladas, um recorde atingido este ano no Porto de Aveiro.
Por uma questão de segurança, todos os navios designados como especiais ou aqueles cujas características náuticas excedam os limites técnicos, durante o seu trânsito no interior do Porto de Aveiro, foram sujeitos ao acompanhamento pela Polícia Marítima.

Bicicletas solidárias ajudam sem-abrigo em Berlim

Resultado de imagem para Bicicletas solidárias ajudam sem-abrigo em Berlim
Dois estudantes distribuem roupas, sacos-cama, comida e bebidas quentes pela cidade, para ajudar quem vive na rua a enfrentar o inverno alemão.
Pedalar aquece. O lema levou dois estudantes em Berlim a usarem a bicicleta para ajudar quem vive na rua a passar menos frio. Pelas contas da ""Bahnhofsmission", uma instituição de caridade alemã, há cerca de dez mil pessoas sem-abrigo que têm de enfrentar o inverno nas ruas da capital germânica, com neve e temperaturas negativas.
Elias Dege e Frederyk Bieseke conseguiram bicicletas emprestadas de uma empresa e distribuem roupas, sacos-cama, comida e bebidas quentes em toda a cidade.
Elias Dege, co-fundador da organização "Warmgefahren", destaca as vantagens da bicicleta: "conseguimos chegar a lugares onde os carros não vão e falamos directamente com as pessoas. Não precisamos de estar a sair do carro, dizer olá e a tirar as coisas. Temos tudo de que precisamos na caixa".
As residências para pessoas sem-abrigo estão muitas vezes cheias e além disso há algumas que proíbem álcool e drogas, o que afasta muitas pessoas que vivem nas ruas.
Os dois estudantes começaram em Novembro. Fazem três a quatro viagens por semana e o objectivo é continuar a pedalar até Março.
"Smiley" (nome fictício), viva na rua há cinco anos e sorri perante a iniciativa: "o café ajuda a aquecer um pouco o corpo e a mente. E faz-nos perceber que há pessoas que se preocupam connosco".
Os dois amigos querem que a organização cresça e esperam conseguir mais bicicletas e mais voluntários no próximo ano. Também acreditam que o conceito por ser replicado noutras cidades.
Euronews

Litoral Centro | Campanha para 1 milhão de visualizações.


Litoral Centro – Comunicação e Imagem Online

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Faça a sua subscrição gratuita
Campanha para 1 milhão de visualizações.
Consigo é possível! Siga a Edição Online
Litoral Centro – Comunicação e Imagem http://aveiro123.blogspot.pt/

editorlitoralcentro@gmail.com

Reveillon no Alpendre: Uma forma deliciosa de esperar a chegada de 2018

Alpendre Tapas & Bar vai fazer a chagada do ano novo ser algo que dá água na boca!
Ricardo Madaleno e seus colaboradores prepararam uma ementa especial onde cada um poderá escolher a sua comida especial.
Com a exigente qualidade do serviço prestado, o Alpendre é, também ele, uma boa opção para a sua passagem de ano. Basta ir, divertir-se, comer... e depois, ir até a Praia de Mira para ver 2018 entrar em grande!
Mira Online

CM de Ílhavo angariou 635 euros para os seus Bombeiros Voluntários


Resultado de imagem para Câmara Municipal de Ílhavo
O presidente da Câmara Municipal de Ílhavo entregou no dia 16 de Dezembro, o valor de 635 euros à Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ílhavo.

Esta oferta é o resultado de uma campanha a solidariedade que teve lugar no tradicional Jantar de Natal da Câmara Municipal, ocorrido no passado dia 15, através da venda de rifas dos cabazes de Natal.

O valor entregue irá ajudar na compra de um Auto Tanque, cuja angariação de fundos se encontra a decorrer.

Vagos FM

Ucrânia | EUA vão vender armas a Kiev. Rússia fala em banho de sangue

Departamento de Estado norte-americano anunciou decisão de vender armas ao regime ucraniano para que o país defenda a sua soberania face aos separatistas pró-russos.

A Rússia acusou ontem os EUA de estarem a promover um banho de sangue ao terem decidido vender armas ao regime ucraniano. A decisão foi anunciada pela Administração de Donald Trump (na madrugada de ontem em Portugal) e, segundo os norte-americanos, visa ajudar a Ucrânia a defender "a sua soberania e integridade territorial". Num comunicado divulgado pelo Departamento de Estado dos EUA lê-se que a assistência "é de natureza inteiramente defensiva".

Citada pelas agências, a porta-voz do Departamento de Estado dos EUA, Heather Nauert, não esclareceu que tipo de armas são, mas a ABC News avançou tratar-se de lançadores de mísseis antitanque portáteis Javelin. A porta-voz indicou ainda que o armamento tem também como objetivo "dissuadir futuras agressões". A venda, no valor de 47 milhões de dólares, terá que ser aprovada pelo Congresso norte-americana, mesmo após o aval presidencial.

"Os Estados Unidos estão a treinar [as autoridades ucranianas] para um novo banho de sangue", disse o vice-ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Sergei Riabkov, num comunicado. "As armas dos Estados Unidos podem provocar novas vítimas no nosso vizinho", sublinhou o vice-ministro. "Os revanchistas de Kiev estão a atirar todos os dias em Donbass, não querem negociações de paz, sonham em fazer desaparecer a população e os Estados Unidos decidiram dar-lhes armas para o fazer", acrescentou o mesmo responsável.

Outro vice-ministro, o dos Negócios Estrangeiros russo, disse que a decisão dos EUA prejudica os esforços de uma solução política para a Ucrânia. "Esta decisão prejudica o trabalho de implementação os acordos de Minsk de 2015", afirmou Grigori Karassine, à agência de notícias russa TASS, referindo-se ao acordo de paz negociado pelos países ocidentais. Karassine reiterou a posição da Rússia de que as autoridades ucranianas deveriam negociar com os rebeldes através de um "diálogo direto e honesto" pois "não há outra maneira de resolver o conflito ucraniano".

As forças do governo ucraniano combatem desde 2014 os separatistas de Donetsk e Lugansk, uma região conhecida como Donbass, num conflito que já fez mais de 10 mil mortos até agora. O Ocidente acusou o regime de Vladimir Putin de fornecer ajuda militar aos rebeldes separatistas daquela região do leste da Ucrânia, algo que Moscovo sempre negou. 2014 foi o ano em que a Rússia anexou a Crimeia, sem que EUA e UE tenham conseguido influenciar uma reversão dessa situação. Em julho desse ano um avião civil da Malaysia Airlines, que ia de Amesterdão para Kuala Lumpur, caiu, depois de ter sido atingido com um míssil de fabrico russo lançado por rebeldes, segundo concluiu a acusação da procuradoria-geral holandesa. Todas as 283 pessoas a bordo morreram.

Apesar de a decisão dos EUA poder danificar - ainda mais - as relações com a Rússia, a porta-voz do Departamento de Estado garantiu que o seu país permanece comprometido com os acordos de cessar-fogo e que a ajuda norte-americana não tem a intenção de minar os acordos de paz de Minsk. Kiev vem há muito pedindo ajuda, mas, no passado, a Administração de Barack Obama resistiu à ideia por considerar que munir os militares ucranianos com armas norte-americanas iria contribuir para uma escalada do conflito.

Numa reação a estes desenvolvimentos o presidente de França e a chanceler da Alemanha, Emmanuel Macron e Angela Merkel, pediram o fim das violações do cessar-fogo e apelaram às partes que "assumam as suas responsabilidades".

Fonte: DN

Concelho da Mealhada vai ter casa da criatividade e da juventude

Resultado de imagem para Concelho da Mealhada vai ter casa da criatividade e da juventude
A Câmara da Mealhada aprovou, na última reunião do Executivo Municipal, por maioria, a aquisição de um imóvel, em Ventosa do Bairro, onde será instalada a Casa Municipal da Criatividade e da Juventude.
A Câmara Municipal da Mealhada aprovou, com os votos contra da coligação "Juntos pelo Concelho da Mealhada", a aquisição de um imóvel em Ventosa do Bairro, onde será instalado este equipamento há muito reivindicado pela população jovem.
Rui Marqueiro, presidente da Câmara Municipal da Mealhada, explicou que o modelo a seguir neste equipamento será ainda objeto de estudo e de auscultação da população jovem, já que o mesmo pretende, essencialmente, servir as necessidades lúdico-recreativas e de cidadania dos jovens.

EXPOZOO – 12ª Exposição do Mundo Animal adota como tema “O animal é um bom companheiro”

Na Exponor, a 13 e 14 de Janeiro de 2018
Resultado de imagem para Exponor – Feira Internacional do Porto, em Leça da Palmeira, Matosinhos
A EXPOZOO 2018 - 12ª Exposição do Mundo Animal está a chegar à Exponor – Feira Internacional do Porto, em Leça da Palmeira, Matosinhos, e este ano vai ter como tema “O animal é um bom companheiro”.
Gentis, brincalhões e bons companheiros, os animais de companhia conseguem criar um vínculo afetivo e retribuir, muitas vezes através de um amor incondicional, o que o dono lhe dá.
Para além de fazerem companhia, os animais podem ensinar as crianças a terem responsabilidade, ajudar a estimular o desenvolvimento emocional, cognitivo, social e físico dos mais jovens e promover a união da família.
Assim, entre os dias 13 e 14 de janeiro, a EXPOZOO vai estar de portas abertas para mostrar ao público em geral, e em especial às famílias, animais de companhia das mais diversas espécies.
Como já vem sendo habitual, à EXPOZOO juntam-se a 86ª e 87ª Exposição Canina Internacional do Norte, organizada pelo Clube Português de Canicultura, que irá promover um campeonato internacional com cerca de 4 mil cães de 200 raças oficialmente reconhecidas, e a Exposição Internacional de Gatos, da responsabilidade do Clube Português de Felinicultura, que irá envolver num concurso mais de meia centena de felinos.
Para além das competições e das muitas atividades de caráter lúdico e didático, para a edição de 2018, a EXPOZOO irá contar com a participação do setor, oferecendo, ao público profissional (Veterinários, distribuidores, produtores e Pet Grooming) e ao público em geral, uma exposição de largas dezenas de empresas que se dedicam à produção, exportação e importação de produtos, bens e serviços relacionados com animais de companhia.
Nos últimos dez anos, de acordo com a Associação Americana de Produtos Manufaturados para Pet, o investimento na aquisição de produtos e serviços para os animais de companhia praticamente dobrou, chegando aos 38 bilhões de dólares. Um número que supera o setor dos brinquedos e a indústria de doces dos Estados Unidos. Um estudo, elaborado pela Universidade de Purdue, calcula que quatro entre dez crianças começam sua vida numa família com animais e mais de 90% das crianças vivem com um animal de companhia em algum momento da sua infância.
Apesar de em Portugal não serem conhecidos dados oficiais sobre o negócio Pet, os profissionais apontam para um crescimento, num país em que existem cada vez mais animais de companhia nos lares dos portugueses.
Na edição do ano passado, a Exponor recebeu cerca de 30 mil visitantes, 60 expositores (indústria de pet food e pet care), 600 animais exóticos, 436 animais de companhia, 457 criadores de cães nacionais e 572 internacionais (dos quais 451 espanhóis) e 4000 cães.

Manhã de domingo: Dragões e rainhas. As melhores e piores séries

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
Uma lista de utilidade pública. Em dias de banda larga e streaming em barda é possível recuperar o que não vimos. E o que se segue é o melhor que a televisão nos deu neste ano que termina.
Em entrevista ao JN, Santana Lopes diz que se candidata para ir buscar a "legitimidade" com que sonha "há muito tempo". Critica exageros de Rio e admite que situação de 2004 foi má para si e para PSD.
Presidente da República sublinhou a necessidade de lembrar, neste Natal, aqueles que "viram as suas vidas paradas, adiadas, desfeitas pelas tragédias de junho e de outubro".
De acordo com o Expresso, familiares do ex-deputado do PSD e ex-quadro do BES receberam pagamentos da ES Enterprises . Frasquilho diz que foi para pagar dívidas suas e que os rendimentos eram seus.
A empresa gestora dos aeroportos nacionais, a ANA, informou não haver perturbação devido ao primeiro de dois dias de greve dos trabalhadores das empresas de segurança privada.
Duas versões sobre greve nas lojas, super e hipermercados: Patrões (APED) falam em "impacto residual" e em "normalidade", enquanto sindicato (CESP) fala em "grande adesão" dos trabalhadores.
Ricardo Araújo Pereira foi o convidado mistério da festa de Natal da Acreditar e acabou por emocionar-se ao reencontrar a criança que um dia, mesmo doente, o definiu com precisão como "o mais parvo"
Portugueses na Venezuela queixam-se de que a crise político-económica "apagou o Natal" no país, onde está tudo tão caro que é impossível uma consoada como dantes.
Três presos políticos luso-venezuelanos vão passar o Natal com familiares em liberdade condicional na sequência de uma recomendação feita no sábado pela Assembleia Constituinte.
Coreia do Norte qualificou como "ato de guerra" as novas sanções aplicadas na sexta-feira pelo Conselho de Segurança das Nações Unidas contra Pyongyang.
O maior avião anfíbio do mundo, o AG600, realizou neste domingo o seu voo inaugural na China, um ano e meio depois de ter sido construído. 
Opinião

Helena Matos
A “coisa” calha a todos. Não adianta acreditar que sobre nós ela não cairá. Vai cair. Agora. Ali à frente. E todos os dias esta coisa viscosa cai sobre alguém. Hoje foi o dia do alfinete racista.

Manuel Villaverde Cabral
A única alternativa às linhas contrárias do legalismo e da ilegalidade está numa iniciativa parlamentar em Madrid a promover pelo Ciudadanos, o PSOE e o próprio Podemos visando rever a Constituição.

Alberto Gonçalves
Houve um tempo, não muito remoto, em que os broncos disfarçavam. Pelo menos tentavam. Agora os senhores no poder desistiram de mascarar o primitivismo. A brutalidade é servida sem filtros nem vergonha

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
O Natal, na sua versão comercial, é uma história muito sentimental, cheia de paz, de amor e de anjinhos rechonchudos, tocando harpa e cantando hossanas. Mas não foi assim há 2017 anos…

Ruth Manus
O natal acabou por virar uma data muito mais de organização e de planejamento do que de afeto. Sim, é bom estar com a família. Mas prefiro fazer isso num domingo normal, sem prazos nem presentes.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Um morto e um ferido grave após inalação de gás em Beja

Uma pessoa morreu e outra ficou ferida com gravidade, na sequência de inalação de gás, esta manhã, numa casa junto ao Instituto Politécnico de Beja.
Outras quatro pessoas foram transportadas para o hospital, mas o seu estado não inspira cuidados especiais.
Segundo o que o JN conseguiu apurar, as vítimas são todas trabalhadores da agricultura de nacionalidade nigeriana, que viviam juntos numa casa em Beja.
O acidente terá ocorrido depois de um aquecedor se ter apagado e continuado a expelir gás, sem que as vítimas se apercebessem.
O Bombeiros de Beja receberam o alerta para a situação cerca das 9.50 horas, depois de uma vizinha ter sentido um cheiro intenso a gás.
JN