sexta-feira, 13 de janeiro de 2023

Mais de 200 quilos de polvo e lula apreendidos na Gafanha da Nazaré

O Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 10 de janeiro, apreendeu 204 quilos de polvo e lula, na localidade da Gafanha da Nazaré.
Numa ação de fiscalização com o objetivo de controlar o cumprimento das regras de captura e transporte, os militares da Guarda fiscalizaram um armazém de venda de pescado, encontrando no seu interior os moluscos cefalópodes sem qualquer documento de aquisição. Após análise, foi possível apurar que 192 quilos de polvo não tinham o peso regulamentar para ser comercializado e que a lula não tinha sido sujeita ao regime de primeira venda em lota.
Foi identificada uma mulher de 52 ano e elaborado o respetivo auto de contraordenação cuja coima pode ascender aos 37 500 euros.
Os moluscos foram entregues à lota de Aveiro, onde a lula foi vendida em regime de leilão, ficando o valor do seu custo à ordem do processo e o polvo após submetido a uma inspeção higiossanitária será doado a instituições de solidariedade social.
A GNR salienta que a prática de uma pesca sustentável, que respeite a natureza e a integridade dos ecossistemas, contribui para a conservação das unidades populacionais de peixes e, ao mesmo tempo, para a criação de condições de prosperidade e emprego no setor das pescas.

BRASIL | Ex-ministro da Justiça Anderson Torres compromete Jair Bolsonaro

 A sombra de Anderson Torres começa a ser demasiado pesada para Jair Bolsonaro, depois da justiça brasileira ter encontrado em sua casa uma proposta escrita para o antigo Presidente decretar estado de defesa e anular a vitória de Lula da Silva nas eleições.
O antigo ministro da Justiça, que recebeu ordem de detenção na sequência da invasão das sedes dos três poderes, em Brasília, alega que o documento foi divulgado fora de contexto, mas a margem de manobra de Bolsonaro é cada vez mais reduzida.
O analista político Magno Karl sublinha que "pela primeira vez, a polícia conseguiu ligar um ministro da Justiça do governo Bolsonaro a uma ação que de facto visasse a contestar o resultado das eleições".
No meio dos estilhaços da invasão de Brasília, o novo governo de Lula da Silva tenta regressar à normalidade o mais rapidamente possível mas a população ainda está profundamente dividida.
De acordo com Magno Karl, "continuaremos a ter manifestações, Bolsonaro ainda é muito popular no Brasil, as suas ideias permanecem muito populares no Brasil, mas acredito que as forças de segurança, a polícia e a justiça serão mais rigorosas para coibir certas ações."
A prova de que o Bolsonarismo segue bem vivo surge da Florida, onde cerca de duas dezenas de pessoas se juntaram em frente à casa que o antigo Presidente brasileiro arrendou para passar férias, para cantar e rezar pela sua saúde.

Fonte: Euronews

Barcelos | Soraia Gonçalves empossada como Pró-Presidente do IPCA

 Soraia Gonçalves, docente da Escola Superior de Gestão, tomou hoje posse como Pró-Presidente nas áreas da Gestão Académica e Qualidade.

Na cerimónia de tomada de posse da nova Pró-Presidente, a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, começou por felicitar a empossada e desejar sucesso no desempenho do cargo que agora assume. Para a Presidente do IPCA, a escolha de uma Pró-Presidente para esta área reveste-se de particular importância, tendo em conta o objetivo do IPCA de continuar a crescer de forma sustentada, desmaterializando e reorganizando os serviços.
A Presidente do IPCA enalteceu ainda as qualidades da recém-empossada, que, com 23 anos de serviço na instituição deu já inúmeras provas da qualidade do trabalho, destacando-se pelo forte sentido institucional e pela experiência a nível de gestão.
Para a nova Pró-Presidente para as áreas da Gestão Académica e Qualidade, estas são áreas desafiantes e que exigem muita dedicação. Soraia Gonçalves lembrou que, nos últimos 5 anos, o IPCA cresceu mais de 50% em número de alunos, pelo que é necessário prestar os melhores serviços reforçando a proximidade aos estudantes e docentes. Para o futuro, “a estratégia deverá considerar a valorização dos trabalhadores, da gestão pública e a utilização estratégica da tecnologia”, referiu a nova Pró-Presidente do IPCA.
 
Soraia Gonçalves é licenciada em Administração Pública pela Universidade do Minho e doutorada em Ciência Política, pela Universidade de Santiago de Compostela, desde 2008.
 
É professora Coordenadora do Departamento de Gestão da Escola Superior de Gestão do IPCA, tendo sido diretora dessa mesma escola entre 2011 e 2017.
 
Exerceu já vários cargos no IPCA, sendo atualmente membro eleito do Conselho Técnico Científico da ESG e do Conselho Geral do IPCA e Presidente do Conselho Coordenador de Avaliação do Pessoal Docente do IPCA. É, ainda, membro do WP3 da Regional University Network – European University (RUN-EU) – Future and Advanced Skills Academy (FASA).
 
Coordena, desde 2019, a implementação do Orçamento Participativo para os Estudantes no IPCA, iniciativa pioneira no universo das IES portuguesas.
 
Ana Reis

Silves | CASA MUSEU JOÃO DE DEUS ESTARÁ ENCERRADA NO DIA 16 DE JANEIRO

 O Município de Silves informa que a Casa Museu João de Deus em São Bartolomeu de Messines, estará encerrada no dia 16 de janeiro, por motivos de ação de desinfestação periódica.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelo transtorno causado.

Sessão Informativa “Medida Compromisso de Emprego Sustentável e Medida Interior +” em Figueiró dos Vinhos


No próximo dia dia 26 de janeiro de 2023, pelas 10h30, o Serviço de Emprego de Figueiró dos Vinhos e o Município de Figueiró dos Vinhos promovem uma Sessão Informativa sobre a “Medida Compromisso de Emprego Sustentável e Medida Interior +”.
Estes dois importantes programas de apoio à contratação possibilitam às entidades empregadoras a obtenção de benefícios relevantes e são também um forte contributo para o aumento da empregabilidade de pessoas que se encontrem em situação de desemprego.

Esta sessão terá lugar no Auditório da Biblioteca Municipal de Figueiró dos Vinhos, e não carece de inscrição, sendo de todo o interesse a participação das entidades empregadoras, sejam empresas, IPSS´s ou outras.

PARCEIROS DO PROJETO “À DESCOBERTA DAS 4 CIDADES” REUNIDOS NA MARINHA GRANDE

Os parceiros do projeto “À Descoberta das 4 Cidades” estiveram reunidos no dia 13 de janeiro, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, para preparar as próximas iniciativas, no âmbito desta iniciativa educativa e da geminação entre Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António.
A sessão de abertura contou com a presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; da vereadora da educação, Ana Alves Monteiro; e do coordenador do projeto, Joaquim Gouveia.

A reunião contou com técnicos e professores participantes no projeto, tendo sido abordados vários assuntos, como as comemorações do aniversário das 4 cidades, recolha de materiais para a edição do boletim “O Caracol”, análise da ação educativa e monitorização, entre outros.
O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” nasceu da geminação das cidades do Fundão, Marinha Grande, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, pelo facto de terem sido elevadas a esta categoria no dia 11 de março de 1988.

Desde então, tem sido feito um percurso alicerçado no conhecimento e intercâmbio destas cidades, na área comercial, social, cultural, desportiva e de lazer. Dirigido às crianças do 1.º ciclo do ensino básico, este projeto introduziu um novo paradigma de escola, alavancada em novas formas de desenvolver as aprendizagens, abrindo as suas portas aos pais, à comunidade e na valorização de outros agentes do saber.

Campanha de esterilização de animais de companhia arranca a 16 de janeiro

 A nova campanha de esterilização e de identificação de animais de companhia vai arrancar na próxima segunda-feira, dia 16 de janeiro, decorrendo até 30 de abril. Neste sentido, o Município de Anadia celebrou, esta quinta-feira, dia 12, os respetivos protocolos de colaboração com as clínicas veterinárias do concelho que aderiram à campanha, designadamente Centro Veterinário de Vilarinho do Bairro Unipessoal Lda, Rita Soraia Campos Serviços Veterinários Lda (Vetanadia - Centro Veterinário de Anadia), José Rafael Correia Pires (Clínica Veterinária de Sangalhos), CuriVet – Serviços e Produtos Veterinários, Unipessoal Lda (Curia) e o médico Veterinário Carlos Gonçalves (Vilarinho do Bairro).
De sublinhar que a campanha é dirigida aos titulares de animais de companhia, cães e gatos, que residam no concelho de Anadia. A comparticipação municipal aplica-se a atos cirúrgicos até três canídeos e três gatídeos felídeos, não podendo no total ser excedido o número de seis animais por agregado familiar. O valor do apoio será pago à clinica veterinária onde for realizada a esterilização. O restante valor será pago pelo titular do animal diretamente à clinica. De sublinhar que os agregados familiares carenciados terão um apoio de 100%.
Os candidatos que pretendam beneficiar desta campanha devem submeter o formulário, entre 16 de janeiro e 30 de abril, juntamente com o comprovativo da identificação eletrónica e registo atualizado no sistema de informação de animais de companhia, caso exista. Os agregados familiares carenciados deverão ainda, adicionalmente, apresentar a declaração de IRS para que possam usufruir da comparticipação a 100%. Os formulários podem ser descarregados da página eletrónica do Município em http://www.cm-anadia.pt ou ser levantados, pessoalmente, no edifício da Câmara Municipal ou nas instalações do CROAC de Anadia.
De sublinhar que a campanha se insere numa estratégia municipal de sensibilização e incentivo, junto dos munícipes, destinada a promover o controlo da população de animais de companhia e do combate ao abandono.


Lançado concurso para requalificar antiga Escola Secundária de Anadia

O Município de Anadia aprovou a 12 de janeiro, em reunião de executivo, o lançamento do concurso público para a requalificação do edifício do Colégio Nacional (antiga Escola Secundária de Anadia), com um valor base de 1.755.353,19€, acrescido de IVA, e um prazo de execução de 10 meses.
A empreitada visa adaptar o edificio em alojamento estudantil. O projeto prevê a criação de 36 quartos, dos quais quatro são adaptados a utilizadores com mobilidade condicionada, com o objetivo de dar resposta às necessidades de alunos integrados em licenciaturas, mestrados e doutoramentos, possibilitando alojar 56 pessoas.
As obras de adaptação têm em conta questões relativas à eficiência energética e à sustentabilidade ambiental, inclui ainda espaços para refeições, estudo, lazer, lavandaria, área para coworking e zonas exteriores de convívio. Junto ao alojamento, haverá um ponto de carregamento rápido de veículos elétricos e uma estação de parqueamento de bicicletas b-AND.
A oferta de quartos a custos acessíveis visa dar resposta às necessidades de alojamento a alunos bolseiros deslocados, a estudantes deslocados, a estudantes estrageiros e também a investigadores, docentes e não docentes de instituições de ensino superior, em mobilidade nacional ou internacional, das universidades e dos politécnicos de Aveiro e Coimbra, resultado de um diálogo iniciado entre o Município de Anadia e estas instituições, com vista a mais projetos futuros.
Alargar a oferta de transportes entre Anadia e as referidas instituições de ensino superior é outra das medidas associadas a este projeto, que está já em estudo.
A intervenção realiza-se ao abrigo do Plano Nacional para o Alojamento no Ensino Superior (PNAES) e financiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Cantanhede recebe mostra de Biotecnologia “BIO’NEQ

 
O BIOCANT – Associação de Transferência de Tecnologia e a AEMITEQ - Associação para a Inovação Tecnológica e Qualidade promovem a BIO’n’TEQ: Mostra Tecnológica de Biotecnologia, que terá lugar no dia 1 de fevereiro de 2023, pelas 9h00, no Edifício Sede do Biocant Park, em Cantanhede. As inscrições encontram-se abertas e podem ser realizadas  aqui.
Esta Mostra pretende dinamizar a troca de boas práticas entre investigadores e o tecido empresarial da Região Centro, promover tecnologias da área de Biotecnologia e estabelecer parcerias estratégicas.
Para além da exposição tecnológica, o evento incluirá diversas talks temáticas e duas mesas redondas sobre “Impacto da Biotecnologia na Sociedade. Quais os próximos passos?” e “Os Plásticos e a Economia Circular. Qual o lugar dos Bioplásticos?” e contará, ainda, com momentos de Networking.
sessão de abertura está marcada para as 9h30. Seguindo-se a primeira comunicação, pelas 10h00“PBIO: Estudo de Caracterização do Setor Nacional. Que perspetivas futuras?”. Após uma pausa para um momento dinâmico de Coffee Networking, que acontece pelas 10h30, segue-se uma visita à Mostra Tecnológica de Biotecnologia.
Pelas 11h30, o tema abordado são “Soluções Biotecnológicas no Quotidiano”. De seguida, pelas 12h00, acontece a primeira Mesa Redonda do evento, dedicada ao tema “Impacto da Biotecnologia na Sociedade. Quais os próximos passos?”.
Posteriormente, pelas 13h00, segue-se a pausa para almoço, seguida de uma visita à Mostra.
No período da tarde, pelas 14h00“Utilização da pasta celulósica da bananeira para a remoção de microplásticos em águas contaminadas” é o tema abordado. Seguindo-se a comunicação sobre “Bioeconomia e o Papel da Biotecnologia”, pelas 14h05.
A Mesa Redonda “Os Plásticos e a Economia Circular. Qual o lugar dos Bioplásticos?” tem lugar pelas 14h35.
Sessão de Encerramento acontece pelas 15h35. O evento termina pelas 16h00, com um Networking Coffee e visita à Mostra.
Para mais informações, atualização de programa e inscrições consultar o website www.uc.pt/inovc.
 A Mostra Tecnológica de Biotecnologia “BIO’n’TEQ” enquadra-se nas atividades do projeto INOVC+: Ecossistema de Inovação Inteligente da Região Centro, cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

PROGRAMA
9h00 | Credenciação
9h30 | Sessão de Abertura
10h00 | PBIO: Estudo de Caracterização do Setor Nacional. Que perspetivas futuras?
10h30 | Coffee Networking e Visita à Mostra
11h30 | Soluções Biotecnológicas no Quotidiano
12h00 | Mesa Redonda: Impacto da Biotecnologia na Sociedade. Quais os próximos passos?
13h00 | Almoço e visita à Mostra
14h00 | Remoção de microplásticos em águas contaminadas (TBC)
14h05 | Bioeconomia e o Papel da Biotecnologia
14h35 | Mesa Redonda: Os Plásticos e a Economia Circular. Qual o lugar dos Bioplásticos?
15h35 | Sessão de Encerramento
16h00 | Coffee Networking e Visita à Mostra

O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um Programa Estratégico Especial de criação de novos produtos e serviços resultantes de atividades de I&D e Inovação para a Região Centro.
Trata-se um programa de valorização do conhecimento científico e tecnológico que consiste na implementação de um projeto-piloto de âmbito regional, que, num contexto de trabalho em rede entre todas as Universidades, Politécnicos e Centros de Interface Tecnológica da Região Centro, potencie a valorização e a transferência de conhecimento e de resultados de atividades de I&D e Inovação para a economia regional, promovendo assim a inovação e o desenvolvimento sustentável da Região Centro.
O INOVC+: ECOSSISTEMA DE INOVAÇÃO INTELIGENTE DA REGIÃO CENTRO é um projeto liderado pela Universidade de Coimbra, cofinanciado pelo CENTRO 2020 - Programa Operacional Regional do Centro, Portugal 2020 e União Europeia, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.

IPST apela à dádiva de sangue

 O Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST) apela a todos os potenciais dadores que façam a sua dádiva de sangue e lembra que janeiro e fevereiro são meses críticos, habitualmente marcados pela instabilidade das reservas de sangue.
Em comunicado, o IPST explica que o agravamento das infeções respiratórias sazonais e as condições atmosféricas adversas têm contribuído, tal como em anos anteriores, para uma menor afluência aos locais de colheita e uma maior suspensão para a dádiva de sangue.
Dados do IPST revelam que, a 10 de janeiro, as reservas de sangue e componentes sanguíneos situam-se entre os 4 dias para O positivo e O negativo, 5 dias para A negativo e 45 dias para AB positivo. Os dias de reserva considerando as existências nos hospitais situam-se entre os 18 dias para O positivo, os 20 dias para A positivo e os 57 dias para AB positivo.
Para fazer face a esta carência sazonal, o IPST deslocalizou algumas sessões de colheita de sangue do mês de dezembro para o mês de janeiro, iniciou a emissão de spots de apelo à dádiva nas rádios e televisões.
O IPST relembra que, embora a maioria das colheitas nos serviços de sangue hospitalares sejam realizadas em horário laboral, os três Centros de Sangue e da Transplantação do IPST estão disponíveis para receber todos os dadores de segunda a sábado das 8h00 às 19h30. O IPST realiza ainda todos os dias, de segunda a domingo, uma média de quatro sessões móveis de colheita de sangue.
Para ser dador de sangue é necessário ter entre 18 e 65 anos (idade limite para a primeira dádiva é 60 anos), ter peso igual ou superior a 50 Kg e estar saudável.
Uma única dádiva pode ajudar a salvar até três vidas! Ajude-nos a ajudar!
Fonte: SNS
https://www.inem.pt/2023/01/12/ipst-apela-a-dadiva-de-sangue/ 

A carta de Bruges

 BOAS FALAS do Duque de Coimbra (filho de D. João I e mano do  eloquente D. Duarte):
A famosa carta de Bruges, escrita pelo infante D. Pedro ao seu irmão D. Duarte, em 1426, devia ser dada nas escolas.
    É um documento notável sobre os problemas de Portugal e dos portugueses. É quase um programa de governo, extenso, minucioso e certeiro, de uma visão extraordinária, com muita actualidade, em que o infante das Sete Partidas  dá conselhos ao futuro rei sobre tudo. Há 600 anos!
    Deixo-vos algumas frases. É tão difícil de escolher, mas aqui têm um apanhado. Leiam, vale a pena!
 
   IGREJA
  “Há excesso de prelados com escassa preparação, e em quem a vocação é ausente. Clérigos sem cultura, em quem floresce a preguiça e a gula(...).
   Quanto aos bispos, entendo que é nefasto o hábito de serem nomeados sem que se acautele que sejam homens livres de escândalos.”
 
   ESTUDOS SUPERIORES
    “Saliento a importância da educação de todos os que dão mostras de aptidão e inteligência, e não apenas dos filhos dos privilegiados(...)
    Ricos e pobres devem conviver durante a vida de estudos, em igualdade de tratamento. Defendo a criação de dotações para os   estudantes sem recursos.”
 
   IMPOSTOS E POVOAMENTO
  “A força reside, em parte, na população. É preciso evitar o despovoamento dos campos e diminuir os tributos que pesam sobre o povo.”
 
   JUSTIÇA.  
    "A justiça parece só existir em Portugal na cabeça do rei e do seu herdeiro; e dá ideia de que lá não sai, porque, se assim não fosse,  aqueles que têm por encargo administrá-la comportar-se-iam mais honestamente. A justiça deve dar a cada um aquilo que lhe é  devido e deve dar-lho sem delongas(...). O grande mal está na lentidão da justiça”.
 
    DEFEITOS DOS PORTUGUESES
    "Dos muitos vícios que encontro no nosso povo, falar-vos-ei do gosto pela ostentação vazia, que leva a que todos queiram viver  na corte, enjeitando as nobres profissões de seus pais, para se verem afidalgados, entregues ao ócio e ao dinheiro fácil. Enche-se  de ociosos a corte e os lugares que deveriam administrar o reino. Vejo nesta situação um dos entraves de Portugal, onde não se cumpre a lei nem se resolvem os entraves.”
 
Nota: Até parece actual...
Texto por José Rui M. Rabaça

V Festival dos Grous - Ouguela, Campo Maior

 O Festival dos Grous, em Ouguela – Campo Maior, está de volta para a sua 5ª edição neste ano de 2023 que agora começa.
O Festival teve, pela segunda vez desde a sua existência, uma primeira parte introdutória, que aconteceu no passado dia 17 de dezembro de 2022, no qual se desenvolveu o Censo Ibérico de Grou comum  – 1º Censo Regional de Grou comum, com uma contagem de 3587 indivíduos nesta região.

Na sua continuação, a segunda fase, já nos próximos dias 20, 21 e 22 de Janeiro, destina-se à observação de aves, caminhada por entre o montado, saborear a nossa gastronomia, saber mais sobre a nossa Avifauna, seja através das atividades direcionadas à Comunidade Escolar quer pelas Jornadas Técnicas.

Trazemos assim ao conhecimento este evento, convidando à participação, devendo para o efeito utilizar o seguinte endereço para inscrição:


O V Festival dos Grous é uma iniciativa do GEDA em parceria com o Município de Campo Maior, enquadrado no projeto Eurobird, apoiado pelo Interreg através do FEDER.

Esta parceria conta ainda com a colaboração do Agrupamento de Escolas de Campo Maior, do CIBIO – Centro de Investigação em Biodiversidade e Recursos Genéticos, CIMAA – Comunidade Intermunicipal do Alto Alentejo, SPEA – Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves, Turismo do Alentejo e Ribatejo, Guarda Nacional Republicana -  Serviço de Proteção da Natureza e do Ambiente, E-Redes, Centro Educativo Alice Nabeiro e Gin Atalaya.

GEDA | Grupo de Ecologia e Desportos de Aventura
Largo do Barata'9H | Apartado 105
7370 999 | Campo Maior - PORTUGAL

Menina de três anos encontrada morta dentro de uma máquina de lavar em Paris

A procuradoria de Paris está a investigar as causas da morte da criança.
Uma menina de três anos foi encontrada morta dentro de uma máquina de lavar roupa, na noite desta quinta-feira, em Paris. O pai e um irmão da criança encontraram a menina no interior da máquina, com a porta fechada.
Quando foi socorrida, a criança estava já em estado crítico. A morte foi declarada pelas 23:30, avança o Le Parisien. Numa primeira análise, pensa-se que a criança poderá ter asfixiado dentro do eletrodoméstico.
O jornal francês avança que as autoridades ainda não sabem o que aconteceu. A menina não aparenta ter sinais de espancamento, mas só a autópsia irá revelar mais informações sobre o que provocou a morte à criança.
Tanto o pai como a mãe estariam em casa quando a tragédia aconteceu. Segundo fonte citada pelo Le Parisien, o casal jantou com um dos cinco filhos, tendo apenas apercebido da ausência da menina no final da refeição. A família tentou procurar a criança, tanto dentro como fora de casa. Quando foi localizada, o pai ligou de imediato para o serviço de urgência.
A investigação às causas da morte, aberta pela Procuradoria de Paris, deverá ser entregue à Unidade de Proteção de Menores.

SIC Notícias
Imagem: Jornal i

Ministro da Saúde visita Portalegre

 O Ministro da Saúde, Manuel Pizarro, fez esta terça-feira, 10 de janeiro, uma visita ao distrito de Portalegre para conhecer de perto as novas infraestruturas da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano (ULSNA) que entraram em funcionamento durante a pandemia e assinalar o lançamento e concretização de novos investimentos, tanto ao nível dos cuidados primários como no Hospital de Portalegre.
Acompanhado pelo conselho de administração da ULSNA e por autarcas dos concelhos servidos por esta Unidade Local de Saúde, o ministro visitou o novo edifício do centro de saúde de Nisa e também o novo edifício do centro de saúde do Crato, ambos ao serviço da população desde 2021. Já em Alpalhão e em Gáfete foram simbolicamente assinalados os locais onde vão nascer novas extensões de saúde, quer num edifício construído de raiz quer através da adaptação de uma antiga escola primária sem aulas há mais de 20 anos.
No Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre, o Ministro da Saúde inaugurou as novas instalações do Serviço de Imunohemoterapia e fez uma visita às obras que vão remodelar, ainda este ano, as zonas de internamento e consulta de diferentes especialidades, nomeadamente toda a ala de pediatria. Trata-se da maior intervenção estrutural no hospital desde a década de 1970, tendo sido também uma ocasião para a tutela conhecer de perto os planos da unidade para o futuro.
Após contactar com profissionais e utentes, o Ministro da Saúde destacou a importância da resposta de proximidade do Serviço Nacional de Saúde, em particular em locais de baixa densidade populacional. Manuel Pizarro reiterou também o compromisso de encontrar soluções, em parceria com as autarquias, que permitam fixar profissionais de saúde nestes territórios. “É bom termos bons edifícios e os equipamentos adequados, mas é sempre preciso termos profissionais de saúde. Em locais mais pequenos, com equipas menores, se por um qualquer motivo sai algum profissional, o desequilíbrio é logo maior”, reconheceu o governante.
“Não há serviço que substitua o Serviço Nacional de Saúde”
Manuel Pizarro aproveitou ainda esta visita para agradecer o “esforço redobrado” das equipas da saúde para dar resposta às necessidades da população, em particular nestes territórios, defendendo que a pandemia tornou mais visível a importância do Serviço Nacional de Saúde e das sinergias entre o setor da saúde e a comunidade.
“Toda a gente percebeu que sem saúde não há mesmo economia, mas toda a gente percebeu também a importância de ligar a saúde às respostas sociais e às autarquias. Precisamos desta combinação harmoniosa para facilitar a vida das pessoas”, sublinhou o Ministro da Saúde, deixando a intenção de regressar a esta zona do país para ver a concretização de futuros investimentos no âmbito do PRR, um novo ciclo de requalificação que tem estado a ser iniciado em todo o país depois do investimento feito já no SNS com verbas do PT2020. “Depois destes investimentos que hoje visitámos, com as verbas do PRR vai ser instalado em Nisa um gabinete de saúde oral. São fundos europeus que são aplicados pelo Governo com um objetivo: prestar melhores serviços às pessoas”, exemplificou. “Há uma coisa de que podem ter a certeza: não há nenhum serviço que substitua o Serviço Nacional de Saúde. Nenhum serviço estaria em Nisa, depois em Alpalhão, depois em Gáfete, depois no Crato. Tenho de aceitar que se façam muitas críticas ao SNS, mas a verdade é que não há nenhum serviço em que eu possa dizer que a esta hora, em que estamos aqui em Nisa, estão 3 mil sítios abertos a atender pessoas no SNS. Temos problemas, temos dificuldades, mas somos uma força a favor da saúde dos portugueses”.

Fonte: ULSNA

Cerca de 700 mil portugueses têm sintomas depressivos

No Dia Mundial de Combate à Depressão, as atenções viram-se para a subida do custo de vida dos portugueses, que pode elevar o número de casos, especialmente entre os mais desfavorecidos.
Esta sexta-feira assinala-se o Dia Mundial de Combate à Depressão e Portugal é o segundo país da Europa com a prevalência mais elevada de doenças psiquiátricas.
Estima-se que haja cerca de 700 mil portugueses com sintomas depressivos e a crise económica que o país atravessa potencia o aumento do número de casos.
A depressão é uma doença do cérebro que traz sofrimento e ansiedade. Tem uma forte componente biológica e hereditária, mas é também muito sensível
às condições de vida e por isso, os especialistas veem com preocupação a subida do custo de vida dos portugueses.
Segundo Pedro Morgado, coordenador regional de saúde mental, “é nas pessoas com maior desfavorecimento que se encontra mais situações de depressão e maior dificuldade de acesso a tratamentos".
O coordenador informa que "nesta crise económica vamos ter mais pessoas em risco e pessoas mais desfavorecidas em risco a desenvolver quadros depressivos”.
De acordo com um último estudo feito durante a pandemia, haverá cerca de 700 mil portugueses com sintomas depressivos.
Ainda assim, a maior parte dos casos não é grave.
São quadros podem devem e estão ser diagnosticados nos cuidados saúde primários onde podemos iniciar tratamento aí. São problemas com resposta em tratamentos psicoterapêuticos, mas que ainda não têm cobertura nacional, está-se a trabalhar para isso, mas ainda estamos longe para que chegue todas pessoas", explica Pedro Morgado.
Da mesma forma, o tempo de espera para uma consulta da especialidade no serviço nacional de saúde precisa também de ser melhorado em alguns hospitais
Uma situação urgente é atendida no próprio dia, onde estão dificuldades? Nos menos urgentes, a consulta em algumas instituições tempo espera está acima do que esperaríamos, estamos trabalhar para que seja mais rápido”, esclarece o coordenador.
Portugal, a par com a Irlanda, são os países da Europa com níveis mais elevados de doença psiquiátrica.
No Dia Mundial de Combate à Depressão, é feito o alerta para o papel da sociedade na prevenção da doença que passa por criar melhores condições de emprego e de vida.

SIC Notícias

Congressistas democratas americanos querem revogação do visto de Bolsonaro

Os membros democratas do Congresso norte-americano consideram que o país não deve permitir que Bolsonaro "encontre refúgio nos EUA para escapar à justiça".
Congressistas democratas defenderam na quinta-feira junto do presidente Joe Biden a revogação do visto do ex-presidente brasileiro Jair Bolsonaro, que está no Estado da Florida, por recusarem que os EUA lhe sirvam de refúgio.
"Não devemos permitir que Bolsonaro ou qualquer outro antigo dirigente brasileiro encontre refúgio nos EUA, para escapar à justiça, por qualquer eventual crime cometido durante o seu mandato", escreveram os 41 eleitos, todos do Partido Democrata, em carta aberta dirigida a Biden, divulgada na quinta-feira.
Apelaram também a que a Casa Branca "cooperasse plenamente com qualquer inquérito do governo brasileiro, se tal for solicitado" e verificasse o estatuto legal nos EUA de Bolsonaro, que chegou ao território norte-americano enquanto chefe de Estado.
Os eleitos pretendem também que o Departamento de Justiça investigue eventuais "apoios ou financiamentos" provenientes dos EUA aos crimes violentos de 8 de janeiro, referindo-se à invasão e ao saque nesse dia de três locais de poder emblemáticos de Brasília por apoiantes do antigo presidente Bolsonaro.

TSF

Estudo revela que o consumo de café está associado a menor gravidade da doença de fígado gordo não alcoólico em pessoas com diabetes tipo 2

Um estudo liderado por investigadores do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra revela que a cafeína, os polifenóis (substâncias com função antioxidante) e outros produtos naturais encontrados no café podem contribuir para reduzir a gravidade da doença de fígado gordo não alcoólico em pessoas com excesso de peso e diabetes tipo 2. A conclusão deste estudo abre caminho para a utilização dos metabolitos do café (como a teofilina) como marcadores não invasivos da progressão da doença de fígado gordo não alcoólico.
A doença de fígado gordo não alcoólico caracteriza-se pela acumulação de gordura no fígado, que pode levar à fibrose hepática, que, por sua vez, pode progredir para cirrose (cicatrização do fígado) e cancro hepático. A patologia não resulta do consumo excessivo de álcool, mas de um estilo de vida pouco saudável, com pouco exercício físico e uma dieta rica em calorias. É também uma complicação frequente em doentes com diabetes tipo 2.  A diabetes tipo 2, a forma mais frequente da diabetes, é caracterizada por valores elevados de glicose no sangue, a hiperglicemia, devido à produção insuficiente de insulina (hormona que controla a entrada de glicose nas células do corpo) ou pela incapacidade do corpo em utilizá-la.
Neste estudo, publicado na revista científica Nutrients e liderado por John Griffith Jones, investigador do CNC-UC, participaram voluntários recrutados pela Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP). A equipa de investigação entrevistou 156 participantes obesos de meia-idade, dos quais 98 apresentavam diabetes tipo 2. Além da entrevista sobre os hábitos de consumo de café, foram ainda recolhidas amostras de urina para analisar os metabolitos da cafeína e outros – os produtos naturais que resultam da degradação do café no organismo. Esta análise permitiu obter dados quantitativos mais definidos sobre a ingestão de café, algo que tem particular importância para explicar a relação entre ingestão de café e a doença de fígado gordo não alcoólico.
Margarida Coelho, investigadora do CNC-UC e uma das primeiras autoras do estudo explica que «os participantes que apresentaram maior consumo de café revelaram ter fígados mais saudáveis. Por sua vez, os indivíduos com valores elevados de cafeína mostraram ser menos propensos a ter fibrose hepática, enquanto que níveis mais altos de outros componentes do café foram significativamente associados a um baixo índice de fígado gordo, sugerindo que, para doentes com diabetes tipo 2 com excesso de peso, uma maior ingestão de café está associada a doença de fígado gordo não alcoólico menos grave».
A investigadora da Universidade de Coimbra sublinha ainda que «mudanças na dieta e no estilo de vida atuais têm contribuído para o aumento da obesidade e da doença de fígado gordo não alcoólica em doentes com diabetes tipo 2. Estas condições podem evoluir para outras mais graves e irreversíveis, sobrecarregando os sistemas de saúde».
O estudo contou também com a colaboração de investigadores da NOVA Medical School (NMS) de Lisboa e com o apoio do Instituto de Informação Científica sobre o Café (ISIC).
O artigo científico “Increased Intake of Both Caffeine and Non-Caffeine Coffee Components Is Associated with Reduced NAFLD Severity in Subjects with Type 2 Diabetes” está disponível em https://doi.org/10.3390/nu15010004.

Conheça as 36 perguntas que vão servir para avaliar futuros governantes

Questionário a futuros governantes também escrutina processos judiciais dos familiares. Chega critica questionário.

O questionário a futuros governantes também escrutina processos judiciais dos familiares. Informação não será tornada pública e incide sobre cargos atuais e anteriores, impedimentos, situação patrimonial, fiscal e judicial – incluindo processos criminais de familiares.
Mariana Vieira da Silva defendeu que as respostas serão apenas um documento interno, sem qualquer publicitação, e por isso não é necessária qualquer autorização da Proteção de Dados.
Terá a classificação de “nacional secreto” e será destruído se o convidado não for nomeado para o Governo ou quando cessar funções: o questionário que, afinal, tem 36 perguntas a que os futuros secretários de Estado e ministros terão que responder quando forem convidados para o executivo escrutina a vida empresarial, os rendimentos e os processos judiciais da própria pessoa e do respetivo agregado familiar.
O mecanismo proposto por Costa divide os partidos, mas maioria opõe-se. PSD, IL, PCP, Bloco e PAN insistem que a “responsabilidade” na escolha dos membros do Executivo é do primeiro-ministro, embora há quem abra a porta a audições prévias no Parlamento. O Chega e o Livre terão propostas nesse sentido
Estas são as 36 perguntas que vão servir para avaliar futuros governantes
O instrumento de “verificação prévia” e de “avaliação política” inclui também uma declaração de compromisso de honra em que a pessoa assume que a informação prestada é verdadeira.
Quem for convidado para os cargos de ministro ou secretário de Estado terá que responder a um questionário. São 36 perguntas que procuram saber qual a origem dos rendimentos do potencial governante, mas não só. "Está insolvente?" — é apenas uma das que vão ser feitas. Por vezes não bastará responder "sim" ou "não", e são pedidas mais explicações. Fica aqui o essencial do instrumento de "verificação prévia" e de "avaliação política", como o designou a ministra da Presidência, Mariana Vieira da Silva.
1. Exerce atualmente atividades profissionais e/ou integra corpos sociais de quaisquer pessoas coletivas?
2. Integrou, nos últimos três anos, corpos sociais de quaisquer pessoas coletivas?
3. Presta, ou desenvolveu nos últimos três anos, atividade de qualquer natureza, com ou sem carácter remunerado ou de permanência, suscetível de gerar conflitos de interesses, reais, aparentes ou meramente potenciais com o cargo a que é proposta/o?
4. Detém, ou deteve nos últimos três anos, por si, ou conjuntamente com um membro do seu agregado familiar, capital, ou participação em capital, em sociedades ou empresas?
5. Detém, ou deteve nos últimos três anos, por si, ou conjuntamente com um membro do seu agregado familiar, capital, ou participação em capital, em sociedades ou empresas que prosseguem atividades no sector diretamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?
6. Algum membro do seu agregado familiar detém capital, ou participação em capital, em sociedades ou empresas que prosseguem atividades no sector diretamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?
7. Detém, ou deteve, nos últimos três anos, por si, ou conjuntamente com um membro do seu agregado familiar, alguma empresa, ou participação em alguma empresa, que tenha celebrado contratos públicos com entidades abrangidas pelo Código dos Contratos Públicos e que vão ser diretamente tuteladas pela área governativa do cargo a que é proposta/o?
8. Algum membro do seu agregado familiar, detém alguma empresa, ou participação em alguma empresa, que tenha celebrado contratos públicos com entidades abrangidas pelo Código dos Contratos Públicos e que vão ser diretamente tuteladas pela área governativa do cargo a que é proposta/o?
9. Exerce, ou exerceu nos últimos três anos, funções de gestão em sociedades e/ou em empresas que prosseguem atividades no sector diretamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?
10. Algum membro do seu agregado familiar, exerce(m) funções de gestão em sociedades e/ou e empresas que prosseguem atividades no sector diretamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?
11. Exerce, ou exerceu nos últimos três anos, atividades públicas ou privadas no sector diretamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?
12. Algum membro do seu agregado familiar exerce(m) atividades públicas ou privadas no sector diretamente tutelado pela área governativa do cargo a que é proposta/o?
13. Exerceu, nos últimos três anos, funções em entidades públicas ou em que o Estado tenha posição relevante?
14. Nos últimos três anos foi beneficiário de qualquer tipo de incentivo financeiro ou incentivo fiscal, de natureza contratual, concedido por entidade pública nacional ou da União Europeia?
15. Algum membro do seu agregado familiar exerce, ou exerceu, nos últimos três anos, funções em entidades públicas ou em que o Estado tenha posição relevante?
16. Algum membro do seu agregado familiar foi, nos últimos três anos, beneficiário de qualquer tipo de incentivo financeiro ou fiscal, de natureza contratual, concedido por entidade pública nacional ou da União Europeia?
17. Alguma empresa detida por si, ou conjuntamente com algum membro do seu agregado familiar, ou em que exerce cargos sociais, foi beneficiária de qualquer tipo de incentivo financeiro ou incentivo fiscal, de natureza contratual, concedido por entidade pública nacional ou da União Europeia?
18. Alguma empresa detida por algum membro do seu agregado familiar, ou em que estes exerçam cargos sociais, foi beneficiária de qualquer tipo de incentivo financeiro ou incentivo fiscal, de natureza contratual, concedido por entidade pública nacional ou da União Europeia?
19. Atenta a função para que foi convidada/o, existe qualquer situação particular de conflito de interesses e/ou impedimento que recomende a avocação, pelo primeiro-ministro, de alguma das competências inerentes à função do cargo que irá ocupar, e respetiva delegação em outro membro do Governo?
20. Rendimentos de origem nacional [pedido para indicar de que tipo]: Rendimento do trabalho dependente; Rendimento do trabalho independente; Rendimentos comerciais e industriais; Rendimentos agrícolas; Rendimentos de capitais; Rendimentos prediais; Mais-valias; Pensões; Outros rendimentos? (no caso de resposta afirmativa à última questão, indicar quais)
21. Tem rendimentos de origem estrangeira?
22. É titular de património e/ou contas bancárias sediadas no estrangeiro?
23. Tem a situação fiscal regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)?
24. A sociedade ou empresa detida, por si, ou conjuntamente com algum membro do seu agregado familiar, ou em que detém capital, ou participação em capital, ou em que, ainda, exerça cargo social, tem a situação fiscal regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)?
25. A sociedade ou empresa detida por algum membro do seu agregado familiar, ou em que estes detenham capital, ou participação em capital, ou em que, ainda, exerçam cargo social, tem a situação fiscal regularizada junto da Autoridade Tributária e Aduaneira (AT)?
26. Tem a situação contributiva regularizada junto da Segurança Social?
27. A sociedade ou empresa detida, por si, ou conjuntamente com algum membro do seu agregado familiar, ou em que detém capital, ou participação em capital, ou em que, ainda, exerça cargo social, tem a situação contributiva regularizada junto da Segurança Social?
28. A sociedade ou empresa detida por algum membro do seu agregado familiar, ou em que estes detenham capital, ou participação em capital, ou em que, ainda, exerçam cargo social, tem a situação fiscal regularizada junto da Segurança Social?
29. Alguma vez foi condenado por qualquer infração penal ou contraordenacional?
30. Alguma vez a pessoa coletiva, cujos corpos sociais integra ou integrou, foi condenada por qualquer infração penal ou contraordenacional?
31. Alguma vez a sociedade e/ou empresa de que é gestor, ou cujo capital é detido por si, ou em que detém participação em capital, conjuntamente com algum membro do seu agregado familiar, foi condenada por qualquer infração penal ou contraordenacional?
32. Tem qualquer tipo de processo judicial, contraordenacional ou disciplinar pendente em que esteja direta ou indiretamente (envolvendo algum dos membros do seu agregado familiar) envolvida/o?
33. Tem conhecimento de que seja objeto de investigação criminal qualquer situação em que, direta ou indiretamente, tenha estado envolvido?
34. Está insolvente?
35. Alguma empresa na qual deteve capital social e/ou foi administrador nos últimos três anos está insolvente?
36. Tem conhecimento de qualquer outro facto não identificado em cima e que seja suscetível de afetar as condições isenção, imparcialidade e probidade para o exercício do cargo para que está proposto, ainda que ocorrido há mais de três anos?
Nomeação de membros do Governo. Chega critica questionário que classifica como "cortina de fumo inútil"
O Chega criticou a solução do Governo de estabelecer um questionário de verificação prévia à proposta de nomeação de membros do executivo ao Presidente da República, classificando-o como uma "cortina de fumo inútil" sem "força legal".
"Este questionário apresentado em Conselho de Ministros longamente é uma absoluta cortina de fumo inútil, defendeu André Ventura, em declarações aos jornalistas na Assembleia da República.
Para o líder do Chega, este questionário "significa que na prática o governo vai fazer o escrutínio que está a fazer até agora que é, em círculo fechado, interno, com única responsabilidade do primeiro-ministro ou de alguém que ele designe".
"Não é uma obrigação legal, é um mero mecanismo interno e, portanto, não resolverá nenhum problema. Não se definem quais são as sanções em caso de ser apanhada uma mentira ou uma omissão ou uma falsidade e, portanto, corremos o risco de tornar apenas este mecanismo em mais uma declaração", considerou.
Defendendo que este questionário "não vai ter força jurídica" e "não vai ter nenhuma força legal", Ventura disse não entender "qual vai ser o papel do Presidente da República" e salientou que "nem a ministra da Presidência conseguiu explicar isso".
A resolução foi anunciada por Mariana Vieira da Silva no final da reunião do Conselho de Ministros, adiantando que este questionário deve ser preenchido "pelas personalidades convidadas pelo primeiro-ministro", tendo em vista a sua indigitação para o Governo.
Este diploma, segundo a ministra da Presidência, contém um questionário com 34 perguntas - documento que pretende ser "uma ferramenta de avaliação política no âmbito do processo de designação e que inclui uma declaração de compromisso de honra".
A existência de um mecanismo de escrutínio prévio relativa a governantes foi lançada por António Costa na passada quinta-feira, durante o debate da moção de censura ao Governo apresentada pela Iniciativa Liberal e na sequência das demissões das secretárias de Estado do Tesouro, Alexandra Reis, e da Agricultura, Carla Alves.

Revista Comunidades

Plogging na Escola Superior Agrária de Coimbra

Realiza-se no próximo dia 17 de janeiro, das 9h00 às 12h00, na Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC), uma ação de plogging.
A ação é organizada pelos alunos do 1º ano da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental, no âmbito da disciplina de Introdução à Proteção Ambiental, apoiada pela Associação de Estudantes da ESAC e seu Núcleo de Ambiente, e enquadra-se nas atividades desenvolvidas no contexto do programa EcoCampus.
A atividade consistirá na recolha de resíduos em várias áreas do campus e está aberta ao público em geral, sendo que para participar apenas é necessário inscrever-se em https://bit.ly/PloggingESAC2023 ou enviar e-mail para acaoplogging2023@gmail.com.
Os responsáveis pela ação disponibilizarão aos participantes sacos de lixo e luvas de laboratório.

Ciclaveiro: Retrocesso Civilizacional

 Foi com apreensão e preocupação, mas sem surpresa, que a Ciclaveiro recebeu a notícia do Jornal Público sobre os dados do Censos 2021 relativos à utilização da bicicleta nas deslocações diárias, em contraponto com a utilização do automóvel privado.

O que estes dados nos mostram é o resultado de uma ausência total de políticas públicas integradas que promovam os modos de deslocação mais eficientes e sustentáveis (andar a pé, de bicicleta e de transporte público) e uma aposta clara na promoção e incentivo ao uso do automóvel privado.
Esta tem sido uma grave omissão nacional (apesar das metas de descarbonização a que o país se vinculou internacionalmente, das estratégias nacionais definidas, dos estudos, das intenções e promessas e da imensa propaganda política à boleia da necessidade de combate às alterações climáticas e da tão verbalizada sustentabilidade) e uma clara opção política local (ainda que as autarquias façam de conta que apostam na mobilidade ativa com criação de zonas de coexistência onde em muitos casos percepção de insegurança rodoviária até aumenta, apelos tímidos ao uso do transporte público que não existe ou funciona mal, construção deficiente, insegura e retalhada de ciclovias e oferta de bicicletas para as crianças dentro das escolas sem que nos percursos para a escola tenham sido criadas condições de segurança para pedalar ou adoção de medidas reais de desincentivo ao uso do automóvel).

No distrito de Aveiro, com uma longa tradição e cultura associadas ao uso da bicicleta, perderam-se mais de 1/3 dos utilizadores nas deslocações diárias e o uso do automóvel privado aumentou entre 65% a 75%.

Estes números são preocupantes do ponto de vista da vida coletiva e, em particular, nos centros urbanos. Continuamos a assistir impávidos aos problemas de congestionamento, insegurança, poluição, ruído, espaço público ocupado por automóveis privados e contínua insuficiência do espaço disponível para acomodar o número de carros que entram e estacionam desordenadamente na cidade, com prejuízo para os peões, as crianças, os idosos e os cidadãos com mobilidade reduzida.

Estes dados devem servir para questionar que futuro queremos e o que devemos exigir de quem tem o poder de decidir.

Aveiro, conhecida pela cidade das bicicletas, em grande parte devido ao sistema inovador em Portugal de bicicletas partilhadas – a tão famosa BUGA -, mantém hoje apenas a fama e o discurso panfletário de marketing turístico, numa vertente de uso da bicicleta em tempos de lazer, para o que foram investidos fundos em infraestrutura segura e dedicada (ciclovia da Rua da Pega e vias cicláveis da Grande Rota da Ria de Aveiro).
Já não tem sido assim no que se refere a investir em infraestrutura adequada a incentivar o uso da bicicleta para deslocações diárias no centro de uma cidade com cerca de 3km de diâmetro, onde a maioria das deslocações são curtas e podem ser feitas a pé ou de bicicleta.
Nem tem sido assim nas ligações entre o centro da cidade e as freguesias limítrofes, separadas por uma via rápida, insegura e congestionada de carros, que batizaram de Avenida Europa.
E não tem sido assim nas ligações entre as zonas habitacionais e as zonas industriais, onde ocorreram intervenções recentes e que foram uma oportunidade perdida para criar excelentes condições de segurança, conforto e incentivo para os modos suaves, optando-se por erros de infraestrutura que comprometem os próximos anos com execuções pontuais de pintura de passeios e colocação de sinalização vertical.

A Ciclaveiro tem, ao longo dos últimos anos, apresentado propostas, contributos, sugestões, medidas concretas, como, por exemplo, a proposta alternativa ao perfil da Avenida Dr. Lourenço Peixinho, a requalificação do Rossio, a via ciclável UA-Estação de Comboios, medidas para o PDM, medidas como a criação de ciclovias popUp, entre outras, em tempo de pandemia, contributos para o Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, convite à autarquia para um percurso em bicicleta pelo concelho para identificação de problemas e propostas de trabalho colaborativo com a associação, tem também apoiado vários projetos propostos por cidadãos ao Município de Aveiro para ajudar na alteração de hábitos de mobilidade (“Calhas para Bicicletas nas Escadas de Aveiro”, “Ciclo Compost”, “Bicibox- Estacionamento para Bicicletas” e a “Rota Segura para a Escola” que ganhou o OPAD 2020 como o projeto mais votado, mas que não consegue avançar e sair do papel, bloqueado por decisão política).

Sabemos há muito que desafios teremos de enfrentar (fenómenos meteorológicos extremos, crise energética com aumento do preço dos combustíveis, agravamento de doenças respiratórias causadas pela poluição, sedentarismo e obesidade, doenças do foro mental, aumento do número de feridos e mortos por insegurança rodoviária), mas não estamos a implementar as soluções que teimam em não sair do papel nem do discurso político.
Sabemos também, e conseguimos imaginar, a cidade onde gostaríamos de viver, de sociabilizar e conhecemos modelos de cidades que nos inspiram e a que nos gostaríamos de comparar.
Sabemos quais são essas soluções porque estão estudadas, implementadas em vários países europeus, legisladas e planeadas em Portugal e, mais concretamente, na nossa região.

Falta às entidades públicas competentes ação urgente na implementação das Estratégias Nacionais de Mobilidade Ativa Ciclável e Pedonal (República Portuguesa - XXIII Governo), do Plano Intermunicipal de Mobilidade e Transportes da Região de Aveiro (Região de Aveiro), do Plano Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas, do Plano Municipal de Mobilidade, do sistema de bicicletas partilhadas BUGA 2 e de tantas outras propostas que no âmbito de projetos participativos da autarquia foram ficando pelo caminho (Município de Aveiro).

Nesta ação é também fundamental a participação e envolvimento da Universidade de Aveiro que desperdiça a oportunidade do projeto uaubike.pt e dos contributos do Núcleo da Bicicleta - AAUAv para a melhoria da infraestrutura ciclável do campus universitário em articulação com o Município de Aveiro para integração das vias dedicadas já existentes e herdadas do tempo da BUGA (1).
Devem ser ouvidas e envolvidas verdadeiramente (e não apenas no papel ou apenas com sessões que cumprem requisitos legais) as organizações que dão voz aos cidadãos, as necessidades dos comerciantes, dos operários e empresários, das comunidades escolares que pedem mais e melhores condições, conforto e segurança nos percursos e envolventes escolares.

Devem também ser chamados à responsabilidade política e cívica todos os eleitos pelos partidos com representação no executivo camarário e na assembleia municipal (Partido Socialista - Concelhia de AveiroCDS AveiroPAN AveiroBloco de Esquerda Aveiro / Concelho) para que questionem, forcem o debate e se posicionem relativamente a esta matéria que determinará o nosso futuro coletivo e a qualidade de vida, saúde e bem estar da nossa e das próximas gerações.

Este terá de ser um desígnio nacional e municipal, com o envolvimento de todos, numa visão alinhada por uma estratégia e um plano real como o que tem sido feito em vários países europeus que estão a implementar medidas que vão permitir, de forma mais resistente e preventiva, enfrentar os problemas urbanos há muito identificados: inundações severas e secas extremas com avultados prejuízos sociais e económicos, desumanização dos centros históricos e definhamento do comércio local, desigualdades sociais no acesso à habitação, transporte, serviços e emprego, ocupação desequilibrada do espaço público e da sua desnaturalização, aumento de conflitualidade social, bem como os graves e variadíssimos problemas de saúde mental e física associados a um estilo de vida urbano altamente sedentário e fortemente dependente do uso do automóvel.

Apenas com políticas públicas claras, apoiadas em estratégias, planos definidos e objetivos traçados de reorganização do território, redistribuição do espaço, uma aposta e investimento forte na mobilidade ativa e sustentável e, simultaneamente, com uma clara adoção de medidas de desincentivo ao uso do automóvel privado compensadas por alternativas, se conseguirá uma mudança efetiva de hábitos de mobilidade, invertendo a tendência que os dados nos indicam, à semelhança do que já se começa a ver a acontecer em Lisboa e no Porto.