domingo, 6 de novembro de 2016

Um agradecimento público às entidades oficiais e associações que participaram na homenagem ao Zé Manel em Aveiro

Presidente da Direcção da Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea

A Plataforma Nacional Independente dos Dadores de Sangue e Medula Óssea vem agradecer ás Entidades Oficiais,a todos os amigos e associações de dadores de sangue que participaram ontem dia 05 de Novembro á simples mas grande homenagem de reconhecimento ao Zé Manel, da Sangfer, por todo o seu trabalho na dádiva de sangue.
Á ADASCA através dos seus Órgãos Sociais que se empenharam ao máximo para que este evento fosse um êxito.
Ao grupo de Amigos que aceitaram o desafio do Amigo Mário de Freitas para que esta homenagem se realizasse.
À D. Marília por toda a sua colaboração e que foi importante na concretização deste evento.
Bem hajam todos.
Zé Manel recebeu aquele abraço a nível nacional que solicitamos e que todos corresponderam.
Zé Manel merece todo o calor humano que teve á sua volta.
Uma palavra de gratidão aquele grupo de teimosos que acreditam na solidariedade humana, Mário de Freitas, Alves Ribeiro, Aires de Oliveira, Joaquim Carlos e J. Passos.
Zé Manel com a sua vontade de fazer mais e melhor, mereceu esta grande prova de amizade de todos nós










Obrigado a todos

A Hillary já ganhou! Podem ir dormir descansados


Comendador Marques de Correia
COMENDADOR MARQUES DE CORREIA
Coluna vertebral e vertebrada, esta que se apresenta semanalmente no Dia do Senhor, já tomou as providências necessárias (não necessariamente divinas providências) para que Hillary ganhasse as eleições. Depois de comer, orar e amar, sem resultados aparentes na mudança de rumo nas sondagens, decidimos fazer o que deveríamos fazer, na base da célebre frase de John Wayne “ a man’s gotta do what a man’s gotta do”, ou uma coisa do estilo

A comida mostrou não ter qualquer influência no resultado, porque apesar de mandar coisas estragadas a ver se Trump comia, ele parece já ter dentro dele tanta coisa estragada que mais uma menos uma não lhe faz diferença. Optei, então, por orar e os resultados não foram melhores. O tipo continuou a subir nas sondagens e até apareceram uns especialistas a dizer que ele podia estar subavaliado. Por último, fartei-me de amar, e embora não pudesse sequer explicar que raio teria aquilo a ver com as eleições americanas, o certo é que um livro e um filme, ambos muito populares, recomendam que se faça isto por esta ordem para obter bons resultados pessoais. Mas, ou o método não é bom ou eu fiz qualquer coisa mal, a verdade é que não deu em nada.
Foi então que me lembrei de outro filme em que o John Wayne diz “a man’s gotta do what a man’s gotta do”, ou seja, um homem tem de fazer aquilo que um homem tem de fazer. Por isso telefonei ao Obama.
- Barack – disse-lhe eu – já cacicaste as eleições devidamente?
- Senhor doutor, professor, comendador – respondeu ele – aqui nos Estados Unidos da América não há dessas coisas a que vocês chamam chapeladas. As eleições aqui são limpinhas, limpinhas, limpinhas, como disse uma vez o Jorge Sampaio.
- Jesus – corrigi eu.
- Amen! – respondeu ele.
- Não é isso – referi eu – eu queria afirmar que foi Jorge Jesus ex-treinador do Benfica e agora responsável pelo Sporting que disse isso e não o nosso ex-Presidente Jorge Sampaio.
- O ex-Presidente – referiu ele um pouco enfastiado – é George Bush!
- Não nos entendemos – respondi-lhe eu – mas vamos ao ponto: está tudo assegurado para que a Hillary ganhe as eleições.
- Sim – disse Obama – aí temos tudo controlado.
- Fizeste o que eu te disse? – Interroguei-o.
- Claro e vai resultar. Ela vai ganhar por três por cento, pelo menos…
- Isso é bom, Barack. Deixas-me sossegado!
- Bem pode ficar. O seu método, senhor professor, doutor, comendador, é infalível.
- Claro que é, aprendi com os melhores, os angolanos.
- Certo. Vamos todos dormir descansados…
E assim foi a nossa conversa. Se estão à espera de saber qual é o método, esperem sentados. No entanto, às primeiras mil pessoas que enviem mil euros para o meu NIB eu, sem encargos, envio o método secreto para ganhar eleições nos EUA ou outro ponto qualquer do planeta. Mesmo que elas nem se realizem, como na China ou na Coreia do Norte. É infalível! E está atestado por Barack Obama e mais 35 líderes democráticos de todo o mundo, incluindo o Teodoro Obiang.
Oferta limitada ao stock existente.
Não percais tempo.


Fonte:expresso.sapo.pt/

É a fé católica que sustenta muitos policiais norte-americanos nos perigos

Plinio Maria Solimeo
Estados Unidos
Hoje é politicamente correto criticar instituições que não afinam com a orientação da esquerda e não fazem seu jogo. Assim, enquanto certa mídia tem toda complacência com os chamados “Movimentos Sociais” e os marginais, demonstra ao mesmo tempo profunda antipatia em relação às forças de segurança quando estas combatem a violência e a desordem.
Isso ocorre não somente no Brasil, mas em todo mundo. Vamos analisar aqui a violência contra a polícia nos Estados Unidos, que atinge níveis impressionantes.
Segundo estatísticas do Federal Bureau of Investigation (FBI), neste ano já foram mortos 12 policiais em emboscadas premeditadas, mais do que nos últimos dois anos.
A maior parte desses atentados ocorre em paradas de trânsito, perseguições, buscas, ou quando os policiais respondem a chamados e investigam atividades suspeitas[1].
Ainda de acordo com o FBI, 50.212 policiais em serviço foram agredidos em 2015, dos quais 28% ficaram feridos. Segundo outras fontes, 48.315 policiais foram agredidos em 2014.
Desde o início de 2016, foram mortos a tiro 45 policiais, e 10 outros atropelados[2].
É evidente que esse clima de insegurança abala os policiais. E leva o chefe de polícia de Bardstown a dizer que não deixa sua arma nem quando vai ao mercado ou corta a grama de seu jardim. Mesmo quando toma uma ducha, tranca todas as portas de sua residência[3].

Como o policial católico deve agir

Nesse clima de tensão e risco, a religiosidade dos policiais tem sido de muita ajuda. Como comentamos recentemente, boa parte dos católicos nos Estados Unidos não tem respeito humano de manifestar sua fé. Apresentamos nesse sentido declarações de esportistas famosos. O mesmo pode-se dizer de policiais[4].
Por isso há os que, além da arma material, não saem em missão sem uma arma espiritual. Esse é o caso do policial Sharif Said, católico da cidade de Milwaukee, em Wisconsin. Ele sempre leva presa à sua farda uma medalha São Miguel Arcanjo, protetor dos agentes de polícia. Essa medalha tem no reverso a imagem de São Judas Tadeu, patrono da esperança e dos casos impossíveis.
Sharif declarou ao National Catholic Register que “sua fé é a única coisa que o mantém de pé para servir sua comunidade em meio ao perigo”. Ele deve lidar todos os dias com casos de abusos domésticos, drogas, quadrilhas, entre outras coisas. Por isso, diz que “muito do que fazemos são obras de misericórdia corporais e espirituais, como dar bom conselho a pessoas com lares desfeitos, consolar os acometidos pelo crime, e mesmo enterrar os mortos”.

Confissão frequente e adoração ao Santíssimo Sacramento

O capitão Rhett Brotherton, da polícia de Oklahoma, também católico, ressalta que seus agentes necessitam do apoio espiritual dos Sacramentos e do ministério da Igreja Católica.
Ele esclarece que “os policiais que praticam sua fé e confiam na ajuda da Igreja, em geral são pessoas com melhor critério, mais compassivos e com que vida familiar melhor. Viver sua fé lhes dá uma força em face das tentações de cinismo e de niilismo que se infiltram na vida pessoal e em suas relações, o que pode afastá-los de seus filhos”.
Brotherton fala de sua própria experiência: “Tenho notado que a confissão frequente e a adoração ao Santíssimo Sacramento são pontos fundamentais para mim, para eu não me contaminar com o mal no qual estou muitas vezes imerso devido à minha profissão. Definitivamente, não quero viver em pecado mortal”.
Uma coisa muito importante para ele na vida policial é que a população reconheça o sacrifício que fazem. E, sobretudo, lhes agradeça pelo risco que correm. Isso constitui para eles “pequenos raios de luz num mundo tenebroso”.
Evidentemente, os policiais católicos recebem grande apoio de seus capelães militares, o que explica o fato de haver uma crescente demanda de capelães na polícia. Na de Nova York, por exemplo, os capelães instituíram um especial programa de ajuda aos policiais católicos em dificuldades.
Estados Unidos
O ex-policial, Charlie Carroll [foto], que trabalhou durante dez anos no Departamento de Polícia de Nova York, diz que em sua carreira viu muitos crimes “difíceis de imaginar”, mas constatou também muita bondade. Ele procurava atender os sem teto, dentro ou fora do serviço. “Sou católico, por isso só os trato como Jesus o faria. Isso é o que Ele me legou através de minha carreira”.

O também ex-policial Mark Byington, professor de criminologia na Universidade de Jefferson, em Hillsboro, com duas décadas de experiência no serviço ativo, diz que a Igreja necessita de um forte ministério para as famílias dos policiais, entre os quais há altas taxas de divórcio e separação, além de muitos experimentarem transtorno de estresse pós-traumático do trabalho.
Para combater essa situação, ele organizou numa casa de jesuítas o primeiro “Retiro de São Miguel” para policiais das costas leste e oeste. Um aspecto importante nesse retiro foi levar os policiais a comprovarem que a fé católica ajuda-os a cumprir seu dever de servidores públicos e a constatar em seu trabalho uma forma de vivê-la.
Ele conclui: “Jesus é o Pastor. Mas não somos as ovelhas. Somos os cães pastores. Somos chamados a proteger suas ovelhas”.

____________

CRISTANDADE

Péricles Capanema
Paço dos Duques de Bragança [Foto PRC]
Cristandade, realidade esquecida, até vilipendiada. O progressismo a abomina, tantos católicos, mesmo de boa orientação, substituem o termo por outros, pelo temor de empregar anacronismo não mais aceito, nem sequer tolerado em certos círculos. Na Grécia antiga, pela pena do ostracismo, o cidadão era expulso do convívio de seus pares. A Cristandade parece tê-la sofrido. Fale dela em seus círculos, qualquer que seja, vão torcer o nariz. Deveria ser o contrário.

No paganismo, as ordens espiritual e temporal se confundiam. Na Cristandade, realidade luminosa, elas eram distintas e harmônicas. Duas passagens do Evangelho de São João expressam tal realidade: “Meu reino não é desse mundo; se o meu reino fosse desse mundo, certamente que os meus ministros haviam de se esforçar para que eu não fosse entregue aos judeus”. Logo a seguir: “Tu o dizes, sou rei. Nasci e vim ao mundo para dar testemunho da verdade, todo o que está pela verdade, ouve a minha voz”.
A Cristandade ia imprimindo ao Velho Continente (excluo a Rússia cismática) um rumo de autêntica civilização, de liberdade e progresso, em que pese carências, erros e até crimes em muitos de seus propugnadores. A Europa tudo lhe deve. Mas dinamitaram-na e reduziram-na a cacos a Revolução Protestante, a Revolução Francesa e, finalmente, a Revolução Comunista. Dela ficou um imorredouro rastro de luz, de saudades em toda parte da doçura de vida, respeito e elevação que, tantas vezes apenas de modo germinativo, começavam a reger a Europa inteira.
Paço dos Duques de Bragança [Foto PRC]
Vitorioso, o laicismo proclamou a ruptura entre a ordem espiritual e a ordem temporal. No começo, blasonou liberdade, isenção, Igreja livre num Estado livre. Hoje, cada vez mais, revela a face intolerante, fundamentalista e totalitária. Quer encantoar as manifestações religiosas ao interior dos lares ou aos templos e às sacristias. À espera de sufocá-las por completo. Nada na vida do Estado, das empresas e das escolas poderia manifestar convicções cristãs. Nem um singelo crucifixo nas paredes.

Por que digo tudo isso? Porque me encantei com inesperados ecos de Cristandade. Pedro Pablo Kuczynski [foto acima], presidente do Peru, em 21 de outubro, diante de deputados, senadores, da Presidente do Congresso, de figuras representativas da economia e da educação, consagrou o País ao Sagrado Coração de Jesus e ao Imaculado Coração de Maria:
Vitrais Igreja da Consolação [Foto PRC]
“Eu, Pedro Pablo Kuczynski, presidente da República do Peru, com a autoridade que me foi outorgada, faço um ato de consagração da minha pessoa, minha família, aqui presente minha esposa, da República do Peru ao amor e proteção de Deus Todo Poderoso pela intercessão do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria. Coloco em suas mãos amorosas meu governo com todos seus trabalhadores e cidadãos que estão sob minha responsabilidade. Ofereço a Deus Todo-poderoso meus pensamentos e decisões como presidente, para que os utilize para o bem de nosso País e quero sempre estar consciente dos Dez Mandamentos ao governá-lo. Pela intercessão do Sagrado Coração de Jesus e do Imaculado Coração de Maria peço a Deus que escute e aceite meu ato de consagração e cubra nosso País com sua proteção especial. Ao fazer esta oração, peço a Deus perdão por todas as transgressões que cometi no passado, todas que foram feitas no passado da República e por todas as decisões que foram tomadas contra seus mandamentos e Lhe peço ajuda para mudar tudo o que nos separa d’Ele. Eu, Pedro Pablo Kuczynski como presidente da República do Peru declaro este juramento solene diante de Deus e os cidadãos de nosso país hoje, 21 de outubro de 2016.”
Orden al Mérito
Poucos dias antes, em 2 de outubro, Pedro Pablo Kuczynski havia condecorado uma freira carmelita de clausura, Madre María Soledad de Nuestra Señora de Guadalupe [foto ao lado], espanhola que vive há mais de 50 anos no Peru, com uma das distinções mais importantes do país, a Orden al Mérito por Servicios Distinguidos. Disse-lhe o Presidente: “Outorgo-lhe esta ordem ao mérito no grau de comendador por seus serviços à Cristandade, ao Peru, e por tudo o que por nós fez”.A freira respondeu: “Agradeço-lhe [...] para que o reino de Cristo avance”. A alta condecoração a uma humilde freira de clausura merece estar no mesmo olhar que analisa a consagração.

Tradición y Acción, valoroso e meritório movimento peruano, em análise bem fundamentada e corajosa, pediu ao Presidente coerência com seu ato. Tem razão, pois a consagração, para ter inteiro valor, precisa expressar a intenção reta do coração e o propósito firme de agir segundo ela. E admito que o Presidente, pelo menos em parte, foi movido em seu ato por uma efetiva exigência de setores da opinião do País, o que no povo revela vigoroso sintoma de fidelidade à Igreja.
Mas hoje eu queria falar de outra coisa. Atos assim, provenientes da mais alta autoridade, nunca aconteceram no Brasil, motivo de tristeza perene para nós. Décadas atrás, e em especial no século XIX, eles ocorreram em numerosos países, mas a pressão do ambiente moderno os eliminou. Por imposição do laicismo sulfúrico com a conivência satisfeita do progressismo católico, hoje inexistem. Sucederam no Peru, ecoaram, lembram Cristandade. Tudo o que lembra Cristandade merece registro.
Fonte: ABIM

_______________________________


Benfica salva-se no Dragão

Os portistas consentiram o empate nos descontos.
Um golo de Diogo Jota, no início da segunda parte e outro de Lizandro López nos descontos deixou tudo na mesma no topo da classificação da I Liga.
O FC Porto foi mais dominador durante quase todo o encontro e teve várias ocasiões de golo. No entanto, só chegaria ao golo pouco depois do intervalo, quando Diogo Jota, bem servido por Corona, ultrapassa Nélson Semedo e remata para a baliza, com Ederson (até esse momento o melhor do Benfica) a não ficar muito bem na fotografia, pois deixa a bola passar entre o corpo e o poste direito da baliza.
A perder, Rui Vitória teve de mexer na equipa, fez entrar André Horta e o encontro passou a ser mais equilibrado. E foi do jovem benfiquista que, após um canto, partiu o cruzamento para a cabeça de Lizandro López, já nos descontos, com o defesa benfiquista a cabecear sem hipóteses para Casillas.
Com o empate, o Benfica mantém os cinco pontos de vantagem sobre o FC Porto, mas pode ver Sp. Braga e Sporting aproximarem-se.

Público
__________________________

Quarenta anos cabem em duas salas de um Museu…

Foi inaugurada na tarde deste sábado uma exposição alusiva aos 40 anos do Movimento Juventude Cristã de Portomar no museu Etnográfico da Praia de Mira. As peças e imagens estarão ali até ao final de Novembro.
A cerimónia foi carregada de simbolismo, tendo sido contado como se iniciou o Movimento há 4 décadas atrás. Foi uma viagem no tempo, onde cada fase foi recordada, demonstrando a força deste grupo que pretende continuar a propagar a palavra do Senhor, seja por que meio for!
Nos tempos atuais, a Internet assume-se como um meio fortíssimo de propagar a mensagem que se pretende. E os jovens de Portomar utilizam-na em força! É uma forma mais de cativar um público cada vez mais moderno, mas também por isso, mais distante da palavra de Deus. Assim, utilizando ferramentas atuais, vão conseguindo propagar as ideias que preconizam.
No Museu Etnográfico estão implícitos os momentos antigos e modernos. As imagens são todas em fotos que não foram tiradas digitalmente. As peças são, na sua generalidade, antigas... como não podiam deixar de ser. Acontece, porém, que o grupo tem utilizado as máquinas dos tempos modernos no seu trabalho atual. Tudo junto, interage de uma forma simples e inteligente. Isto é o que se chama adaptação.
Na simbiose entre o passado e o presente é que reside o futuro das pessoas e das Instituições nas quais são peças atuantes. E, sem dúvida alguma, isto também ajuda na batalha diária de transmitir as mensagens de Deus num mundo cada vez mais egoísta e desumano...

Mira Online
 _____________________________________

Hora de Fecho: Curiosidades e momentos de 61 anos de clássicos

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
É o primeiro de André Silva, não será o último de Luisão. Em 82 jogos entre FC Porto e Benfica para a 1.ª divisão, há todo um mundo de curiosidades e momentos únicos.
Visitante destruiu uma escultura de madeira do Museu de Arte Antiga. Este incidente reacende polémica entre o diretor do museu e o ministro da Cultura, sobre a falta de pessoal e vigilância.
Visitámos a casa onde Escobar morreu e percebemos que a "fama" que ganhou com Narcos não é muito bem vista na Colômbia. Ainda assim, há quem aproveite para fazer negócio: o irmão do patrón, é um deles
A rivalidade sobe de tom e atinge níveis inaceitáveis de indecência nos anos 80 e 90. Eis os cinco casos de convivência saudável em 82 anos de história.
Como o futebol é um jogo de 11 para 11, seguem 11 perguntas sobre o clássico deste domingo à tarde. Se se sentir preparado para o desafio, atire-se ao quiz sem medos.
Lipo Herczka é o único a ganhar o clássico no Porto pelas duas equipas. No pólo oposto, Artur Jorge é o único a perder. Já Bela Guttmann é o único a sagrar-se campeão pelos dois (e em anos seguidos)
Maria Eduarda teve de tomar calmantes, os jogadores vão recebendo propostas para sair e há pais que não gostam de ver os filhos associados à equipa sénior. É assim o Canelas depois do boicote
Djavan tem hoje 67 anos. É músico há mais de quatro décadas. Nesta entrevista de vida, de tudo se conversou: da dura infância aos filhos, do disco novo ("Vidas p'ra contar") ao Brasil político.
"Como Não Morrer de Fome em Portugal" é o título do livro que reúne crónicas de uma inglesa há muito apaixonada pelo nosso país. As perguntas são sobre gostos e hábitos, as respostas também.
Depois de Sacha Baron Cohen e Ben Whishaw, o protagonista da série "Mr. Robot", Rami Malek, é apontado como a última contratação para o papel de Freddie Mercury no filme biográfico do cantor.
Crimes sem solução, imagens por decifrar, códigos que ninguém entende. Embrenhe-se connosco no mistério das sombras e tente desvendar 16 das respostas mais procuradas do mundo. 
Opinião

João Marques de Almeida
A vulnerabilidade de americanos e ingleses ao populismo e à demagogia é muito preocupante. Se aqueles que acreditam na liberdade deixam de contar com os EUA e o Reino Unido, quem nos irá defender?

João Pires da Cruz
Pagamos imposto sobre morrer, sobre trabalhar, sobre ter emprego, sobre estudar, sobre ter e não ter saúde, sobre ter teto, sobre ter sede, sobre defecar, sobre comer, sobre andar e sobre estar parado

André Azevedo Alves
O mais importante para os EUA – e o mundo – é que o resultado das eleições seja aceite por todos independentemente de quem ganhe e que as sólidas instituições do país continuem a funcionar normalmente

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
São Nuno Álvares Pereira é um santo muito original, precisamente porque, como foi tão normal, foi muito diferente da maioria dos outros santos e, por isso mesmo, muito parecido a todos nós.

José Milhazes
A vacina de duas guerras mundiais parece não ter ensinado nada aos dirigentes e aos povos daqueles países que pretendem, hoje, ter uma palavra nos destinos do mundo.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

________________________________________


Associação Cicluturista do Cabeço de Mira apresentou o 9º BTT Lagoas De Mira

A sede da ACCM é um espaço simpático e destinado a servir de palco para os grandes eventos que esta Associação promove e organiza. E, sábado não fugiu a regra!
Será no dia 15 de Janeiro do próximo ano que acontecerá o 9º BTT LAGOAS DE MIRA, prova que já vai fazendo parte do calendário desportivo de muitos atletas que escolhem-na como fase de preparação para as suas pré-épocas.
Com dois circuitos - um de trinta e cinco e outro de cinquenta e cinco quilómetros - esta prova terá início pelas 09:30 horas junto ao Jardim Municipal. Isto se não houver intempérie como este ano, que obrigue a uma nova mudança de toda a logística...
As inscrições estarão abertas já a partir do dia 12 de Novembroem http://www.raidbttlagoasdemira.pt e, segundo os organizadores, "mais importante que aumentar o número de participantes, o que queremos é manter a mesma qualidade aos atletas, da qual não abdicamos!", o que indica que o número de participantes não deverá diferenciar muito em relação aos que estiveram presentes na 8ª edição.
Como novidade, pela primeira vez haverá a possibilidade de adquirir, se assim o atleta optar, de uma jersey alusiva ao 9º Raid. Mas, a novidade mais sonante é o nome da instituição escolhida para ser apoiada e que, como todas as outras escolhidas, também participará na organização: os Amigos dos Animais do Concelho de Mira.
Como nomes convidados a participar temos nomes como António GirãoHugo SanchoVítor Gamito, entre outros.
Como intervenções, tanto Artur Fresco (Presidente da JF de Mira) como o Presidente da Câmara, Raul Almeida, fizeram questão de ressaltar a importância desta prova tanto a nível desportivo como social, assumindo estarem sempre disponíveis a "ajudar dentro das possibilidades"  no que for necessário para que o evento venha ser mais um estrondoso sucesso como foram as edições anteriores.
Já a representante dos Amigos dos Animais, mostrou-se "agradecida em nome da instituição pela lembrança que a organização teve no sentido de ajudar, pois todas as ajudas são preciosas".
De seguida houve a assinatura do Protocolo entre a ACCM e a Amigos dos Animais do Concelho de Mira, que deu formalidade a esta parceria. Por fim, foi servido um almoço aos presentes, dando por encerrada a apresentação.
Jornal Mira Online, bem como todos os que desejam que as coisas boas do Concelho perdurem e cresçam, deseja a toda a Organização e seu staff, mais um excelente Raid BTT Lagoas de Mira, o que acontecerá - certamente - devido ao profissionalismo com que é preparado, fruto de um enorme know-how adquirido ano após ano!
Mira Online
_____________________________

Ana Raquel Azeiteiro: A “cara” do Coro LeGatto e dos “Dias da Música”

dsc_0058
Ela é jovem, simpática, "sonhadora e ambiciosa" - como ela mesmo se define - e,. para além disto, é incansavelmente batalhadora nos projetos que cria ou se insere.
Jornal Mira Online entrevistou esta mirense que reside na Lentisqueira (ou em Leiria, dependendo do dia da semana) e que tem ajudado a aumentar ainda mais a visibilidade da cultura do Concelho muito para além das fronteiras que o delimitam.
O pretexto da conversa foi os "Dias da Música" que aconteceram durante todos os finais de semana de Outubro. E foi com um enorme e inegável orgulho que ela falou da mais recente criação que teve e que saiu da sua imaginação logo em 2015, no primeiro ano do seu Coro LeGatto.
No primeiro ano tudo se resumiu a um final de semana, mas ela viu em 2016, que "havendo uma direção no Grupo, isto também podia, e devia, proporcionar novas possibilidades". E foi nisto que ela e o corpo diretivo apostaram!
Os "Dias da Música" deste ano começaram a ser produzidos e falados "informalmente" em Julho. Tendo se decidido a mudança do formato em Agosto, Ana Raquel e seus pares trataram de ir ao terreno para conseguirem a concretização do objetivo!
Parceiros, patrocinador e entidades convidadas, tudo foi tratado de forma célere, porém "bastante pensada". E ela confessa que, dentre tudo o que fez, o que lhe deu mais prazer "foi ver que a nossa sugestão para que outras associações fizessem "aulas abertas" foi rapidamente acolhida por todos e que funcionou perfeitamente, com estas a mostrarem uma enorme vontade em participar e colaborar, para o bem do projeto!".
Todos os finais de semana foram bastante preenchidos e ricos em atividades e felicidades pelo dever cumprido ao fim de cada etapa. Mas, "o último sábado e o último domingo foram de uma intensidade incrível!". Trazer a Mira um nome importante da música contemporânea nacional e internacional, o Professor Gonçalo Lourenço, um homem que anda pelo mundo há 20 anos a fazer direção de corais, "foi da maior responsabilidade que o Coro LeGatto podia ter, mas ele, com sua simpatia, com sua forma de querer ajudar os seus alunos contribuiu imenso para que tudo corresse lindamente!".
Nem a famosa enxaqueca de Ana Raquel foi impeditivo de que ela pudesse desfrutar os momentos passados naquele final de semana! Imparável, ia fazendo jus a este epíteto, indo de um lado para o outro, tomando conta das situações que apareciam pela frente, numa parceria com os membros do LeGatto que lhe apoiavam, que deixava até ao mais desatento dos homens, a impressão de que aquilo realmente funciona!
Ela confessa, passado alguns dias desde o fim do evento que "se, há um ano me dissessem que chegaríamos a este patamar tão rapidamente, eu não acreditaria!". Mas, chegaram e agora há-de pensar o que deve ser melhorado para o ano. Até lá, porém, já receberam imensos convites para espetáculos na época natalícia, embora ainda não esteja tudo definido.
Ela quer mais (é "ambiciosa", lembram-se?) mas, tem a consciência plena da teoria dos pés assentes na terra. Alguns elementos tiveram de sair por variados motivos, outros estão a entrar e aparecerão ainda outros, que vão desejar fazer parte do Coro LeGatto conforme o nome for se expandindo. Mas, ela quer realmente mais, e vai a luta com os seus, para caminharem rumo ao desconhecido, mas tentador... topo!
Acreditem: se o Coro LeGatto e os Dias da Música podem atingir outros voos, estes certamente acontecerão devido aos sonhos que Ana Raquel Azeiteiro trata de tornar realidade. Ela é mesmo assim. E, parafraseando Fernando Pessoa, é o caso para dizer: "Deus quer. Ana Raquel sonha... e a obra nasce!"
Mira Online

______________________________________