sábado, 2 de março de 2024

EDIÇÃO INFOADASCA Nº. 44 ABRIL 2024


Mais uma edição do nosso Boletim que trazemos até vós. Teimosamente, prosseguimos com este Projecto editorial, quiçá, inédito duma associação de dadores de sangue, sem fins lucrativos.
No espaço editorial, na página 2 damos a conhecer algumas das preocupações não só da direcção, como de todos os restantes órgãos sociais relativamente às conclusões da reunião que decorreu no dia 20 de Fevereiro no Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra (CSTC).

O mais estranho, é que são feitas denuncias a respeito das instalações onde funciona a ADASCA há 16 anos, por pessoas que nunca se preocuparam com as dificuldades que vivemos todos os dias. Sinal dos tempos da maledicência de pessoas ou entidades que deviam preocupar-se com a sua vidas, e deixar-nos em paz, cumprindo assim a nossa missão em prol da dádiva de sangue há 17 anos, sem interrupção.

Por imperativos de consciência não faço referência dos seus nomes pessoais, nem das entidades denunciantes, mas, não posso deixar de lhes dizer: ganhem vergonha, e metam-se nas vossas vidas.

Nunca foi feito tanto trabalho em prol da dádiva de sangue, e dos dadores, desde que surgiu a ADASCA. O que andavam a fazer naqueles tempos os dito maldizentes, em 2006?

As actividades das ADASCA não se sobrepõem às de outras entidades. Cada qual e cada uma, siga o seu caminho, deixando-nos em paz.

Desejo-vos uma boa leitura, e se puderem ajudem-nos a prosseguir na nossa missão, que visa ganhar mais jovens para a dádiva de sangue.

Passem bem!

Joaquim Carlos
Pode ser lido através deste link
http://www.adasca.pt/node/1823
 

Estreia do documentário MEG – Rota do Megalitismo, Templos de Eternidade, em destaque na BTL 2024


O premiado filme que evoca o extraordinário património megalítico de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, referência nacional e internacional, foi apresentado em estreia na BTL e será disponibilizado para o público já no início de março. O dia de sexta-feira na BTL ficou ainda marcado pelo projeto Aldeias do Caramulo, bem como pela restante programação dos municípios.
A estreia do premiado documentário MEG – Rota de Megalitismo, Templos de Eternidade, de Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, foi um dos momentos altos da programação desta sexta-feira da BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa. A apresentação captou atenções, pelas imagens de rara beleza e valiosíssima informação partilhada, lotando o stand da CIM Viseu Dão Lafões e fixando o interesse geral dos muitos visitantes que passavam pelo Pavilhão 2.

Este documentário, que será disponibilizado ao público já em março, foi distinguido no Festival Internacional de Cinema de Turismo, em Outubro, arrecadando o primeiro prémio na categoria de “Melhor Documentário: Investigação em Turismo”. E apresenta-se como uma viagem pelos municípios que compõem Viseu Dão Lafões, num percurso de 500 quilómetros por alguns dos mais extraordinários monumentos megalíticos do Centro de Portugal, muitos deles referência a nível mundial. A saber, o percurso tem um total de 26 dólmens, 13 dos quais monumentos classificados, um deles o Dólmen I de Carapito.

“Este documentário surge como um documento único, de partilha e valorização de um património antigo de extraordinária riqueza, para a região e para o país, como são os monumentos megalíticos existentes em Viseu Dão Lafões. O resultado final orgulha-nos muito. E é uma justa homenagem a esta grande iniciativa que é todo o projeto MEG Rota do Megalitismo da Região Viseu Dão Lafões e Sever do Vouga, parceria das entidades locais com o apoio e chancela do Turismo de Portugal. Podemos confirmar aqui, em plena BTL, que o documentário será disponibilizado para o público já no início de março, através das plataformas digitais da CIM Viseu Dão Lafões”, afirma Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões.

A restante programação desta sexta-feira na BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, ficou marcada ainda pelo projeto Aldeias da Serra do Caramulo, mais uma iniciativa da CIM Viseu Dão Lafões, que visa a valorização desta rede de aldeias enquanto produto turístico, estimulando a economia de montanha e fomentando um turismo responsável e sustentável.

No fecho do ciclo de três dias para profissionais, e num dia em que BTL se abriu igualmente ao público, decorreram também as apresentações e ativações dos municípios de Nelas, Oliveira de Frades, Castro Daire, São Pedro do Sul e Vila Nova de Paiva, integrando sempre os produtos icónicos da região, em particular a Gastronomia e Vinhos, ou destacando outros projetos específicos, como A Última Rota da Transumância — Tradição, Costumes e Sustentabilidade – oportunidade para um fórum de discussão em torno da importância de recuperar as tradições antigas, valorizando o património identitário das comunidades.

A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está a surpreender os visitantes da BTL 2024 – Bolsa de Turismo de Lisboa, que decorre de até a 3 de março, num exemplar stand próprio que, pelo terceiro ano consecutivo, agrega aos 14 municípios da região. A proposta do espaço, tecnologicamente inovador, destaca-se por uma abordagem única que dá a conhecer as diversas experiências sensoriais disponíveis. O foco estratégico deste ano recai sobre o turismo de experiências, abrangendo desde a gastronomia, o enoturismo e as experiências de bem-estar, até ao turismo de natureza e ao turismo ativo e desportivo.

Visitantes ganham experiências
Durante os cinco dias de feira, os visitantes do stand de Viseu Dão Lafões podem participar em jogos e passatempos, que têm como prémio fantásticas experiências sensoriais na região. Desta forma, os vencedores terão a possibilidade de usufruir do melhor do território, seja em experiências de restauração, alojamento, saúde e bem-estar ou espetáculos. No total, serão oferecidas, pelos municípios, mais de 300 experiências aos vencedores.

Programa diversificado
O quarto dia de Viseu Dão Lafões na BTL, sábado, será dedicado à continuação das apresentações – acompanhadas de degustações – dos municípios de Penalva do Castelo, Tondela, Sátão e Carregal do Sal. A participação de Viseu Dão Lafões na BTL termina, no domingo, com um programa integralmente dedicado às confrarias gastronómicas do território, as quais darão a provar ao público as especialidades culinárias que fazem desta região uma referência gastronómica.

Sobre a CIM Viseu Dão Lafões:
A CIM Viseu Dão Lafões é uma associação de municípios, denominada como Comunidade Intermunicipal, sendo constituída pelos municípios de Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu e Vouzela.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões


Lançamento da Volta a Espanha foi o destaque da Turismo do Centro na BTL


Segundo maior evento de ciclismo do mundo vai ser transmitido para 190 países e foi apresentado hoje no stand da Turismo Centro de Portugal
O lançamento de La Vuelta – Volta a Espanha em Bicicleta marcou o terceiro dia de programação do stand da Turismo Centro de Portugal na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. Este evento – o segundo maior do mundo no ciclismo – vai arrancar este ano em Portugal e contempla duas etapas que começam ou terminam no Centro de Portugal, a 17, 18 e 19 agosto.
Os números envolvidos na Volta a Espanha são gigantescos, como foi revelado no lançamento, que contou com a presença dos organizadores e dos autarcas envolvidos.
Anabela Freitas, vice-presidente da Turismo Centro de Portugal, destacou o “privilégio” que constitui para a região receber a prova. “Onze concelhos da região Centro vão ter o privilégio de acolher a Volta a Espanha, em duas etapas, mas os efeitos vão sentir-se em todos os 100 municípios do território e em todo o país. Receber este grande evento consolida o Centro de Portugal como destino de turismo desportivo e aumenta a notoriedade da nossa marca”, salientou.
Também presente, Pedro Machado, presidente da Agência de Promoção Turística Regional do Centro de Portugal, lembrou “um trabalho de dois anos para trazer um dos maiores eventos desportivos do mundo”. “O Centro de Portugal é o melhor destino do mundo para os eventos desportivos e Espanha é o primeiro mercado externo do Centro de Portugal. Que evento seria melhor do que a Volta a Espanha para unir estes dois destinos? É um acontecimento que, sobre rodas, vai unir e promover os territórios”, acrescentou.
Por parte da organização, Luís Castro, da Unipublic, recordou os principais números envolvidos: “É um dos maiores eventos este ano em Portugal e o segundo maior evento de ciclismo do mundo. Vai ser transmitido para 190 países, com 500 milhões de pessoas a poder ver o território do Centro de Portugal”.
Delmino Pereira, presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, sublinhou que “ciclismo é território, é emoção, é espetáculo. É a conjugação do território com o espetáculo que faz a grandeza do ciclismo. Esta prova é uma oportunidade para o interior de Portugal mostrar ao mundo que tem excelentes estradas para o turismo em bicicleta”.
Luís Albuquerque, presidente do município de Ourém (onde termina a segunda etapa), destacou que “a chegada a Ourém será um dia marcante para o concelho. É uma grande satisfação recebermos um evento com esta dimensão e que tem uma projeção mediática tão grande”.
João Santos, vereador do município da Lousã (vila onde começa a terceira etapa), frisou que “todos os municípios olham para este evento como um acontecimento marcante, pelo que é uma oportunidade de ouro para a promoção dos territórios”.
Também presentes na sessão, os autarcas Filipe Daniel (Óbidos), Rui Sampaio (Góis), Luís Paulo Costa (Arganil) e José Francisco Rolo (Oliveira do Hospital) – localidades por onde passa a prova – sublinharam também que esta é uma oportunidade rara para dar visibilidade aos territórios de interior.

Programação do dia
Mas nem só de Volta a Espanha viveu o stand da Turismo do Centro. A apresentação do Congresso Mundial de Turismo do Interior, pela Associação Ibérica de Turismo do Interior, marcou o arranque do terceiro dia. Este evento vai decorrer no final de novembro, em Cáceres, Espanha, e vai analisar a situação atual e as perspetivas futuras do turismo de interior no território ibérico.

Seguiu-se um momento dedicado ao Termas Motorfest, em São Pedro do Sul, um evento de automobilismo que tem por base o cenário único das Termas de São Pedro do Sul e que junta a competição e a cultura automóvel a experiências gastronómicas, culturais e de bem-estar termal.

A manhã terminou com a apresentação do projeto “Turismo com um Propósito Social”. Dinamizado pela Fundação ADFP, uma instituição sem fins lucrativos sediada em Miranda do Corvo, o projeto tem como objetivo central reunir receitas – através das suas valências turísticas – para reinvestimento na missão social desta instituição.

A tarde começou com uma apresentação da Semana Santa na Fundação Mata do Bussaco, pelo município da Mealhada, e prosseguiu com os projetos #Leirianaoexiste e Leiria Sobre Rodas 2024.

Seguiu-se a Agenda de Eventos dos Itinerários Napoleónicos e o portal InvadeMAG, apresentados pela Associação Rota Histórica das Linhas de Torres, e o lançamento oficial do vídeo promocional "Venha conhecer a Lousã".

Em paralelo, o Turismo de Portugal distinguiu, noutro espaço da BTL, as empresas que aderiram ao Programa “Empresas Turismo 360°”, certificando-as com os selos “Sustainability Committed” e “Sustainability Engaged”. Estas distinções são atribuídas às empresas de turismo que assumem compromissos com a sustentabilidade, estando certificadas dezenas de empresas na região Centro. A vice-presidente Anabela Freitas e o vogal Jorge Sampaio representaram a comissão executiva da Turismo do Centro.

As apresentações do evento desportivo Montemuro Vertical Run, em Castro Daire, do Festival do Frango do Campo, em Oliveira de Frades, da iniciativa "Proença-a-Nova, um mundo para explorar na restauração - o caso do Restaurante Pedagógico ‘A República’” e do Carnaval da Bairrada encerraram o dia que, a partir das 17h00, já contou com a entrada do público em geral.

Sobre a Turismo Centro de Portugal:
A Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

*Adriana Rodrigues
Chefe de Núcleo de Comunicação, Imagem & Relações Públicas
Turismo Centro de Portugal

Ciclaveiro promove Pedalada para celebrar o Dia Internacional da Mulher


No dia 8 de março, celebramos o Dia Internacional da Mulher, instituído em 1975 pelas Nações Unidas como um dia de protesto pela conquista de direitos.
A Ciclaveiro quer voltar a reunir Mulheres para um momento de celebração no feminino, mas também de reflexão, da sociedade em geral e dos decisores políticos em particular, para que promovam medidas que favoreçam o uso da bicicleta pelas mulheres, como ferramenta de inclusão e de promoção da sua liberdade.

Através de uma pedalada urbana, pretende-se sensibilizar para a criação de um ambiente urbano mais inclusivo, seguro, confortável e de mobilidade, mais propício ao uso da bicicleta, que pode trazer benefícios no seu dia a dia a nível profissional, pessoal ou familiar.

À semelhança de edições passadas, será uma pedalada de convívio para experimentar utilizar a bicicleta em percursos urbanos, partilhando experiências, sentindo as dificuldades, desmistificando eventuais obstáculos ou, simplesmente, pedalar por percursos mais confortáveis para o uso diário e conhecer outros a evitar.

Uma pedalada também de manifestação/reivindicação, para que cada vez mais mulheres possam utilizar a bicicleta como o seu modo de transporte, promovendo a autonomia e liberdade, de forma cada vez mais confortável, prática, saudável, económica, sustentável e prazerosa.

A partida será às 18h30 da Casa da Bicicleta e o percurso terminará na Alma de Alecrim, para um jantar informal e convívio às 20h00. O jantar está sujeito a inscrição que poderá ser feita até ao dia 7 de março.

Toda a informação sobre este evento e formulário para inscrição no jantar, pode ser consultados aqui: https://fb.me/e/64xS7Vcid
_________________
Ciclaveiro - Associação pela Mobilidade Urbana em Bicicleta, ONG Ambiental
Casa da Bicicleta - Rua Almirante Cândido dos Reis, nº. 12 - 3800-096 Aveiro
https://www.ciclaveiro.pt / https://www.casadabicicleta.pt

SECRETÁRIA DE ESTADO DA PROTEÇÃO CIVIL NA MARINHA GRANDE

Teve lugar esta sexta-feira, 1 de março, na Marinha Grande, o arranque oficial das comemorações da Semana da Proteção Civil, que contou com a presença da Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar; do Presidente da Câmara Municipal, Aurélio Ferreira; do Presidente da Autoridade Nacional de proteção Civil (ANPC), Duarte Costa; do Comandante Sub-Regional, Carlos Guerra; entre outras entidades do distrito de Leiria.
A cerimónia das comemorações regionais ocorreu no Auditório do Edifício da Resinagem, no Dia Mundial da Proteção Civil, e marcou o início de uma semana de eventos organizados pelo Município da Marinha Grande, através do Serviço Municipal de Proteção Civil; e pela ANPC, que tem como objetivos dar a conhecer o trabalho dos agentes de proteção civil do distrito e sensibilizar para o envolvimento da comunidade.
Na sessão solene, foi elogiado o serviço municipal, bem como o trabalho dos restantes agentes, tendo sido salientada a importância de toda a comunidade como agente de proteção civil, tanto a nível local como nacional. A ANPC atribuiu a medalha de proteção e socorro ao segundo comandante dos Bombeiros da Marinha Grande, Mário Silva, pelo seu meritório desempenho.
Durante o dia 1 de março, o Parque da Cerca recebeu exposições, demonstração de meios e equipamentos de agentes de proteção civil e entidades com especial dever de cooperação no sistema nacional de Proteção Civil. Até ao dia 9 de março, irão realizar-se conferências, workshops, entre outras iniciativas.

O programa da Semana da Proteção Civil está disponível no endereço 

Gabinete de Comunicação e Imagem