terça-feira, 30 de janeiro de 2024

Silves | CABRITA WINES RECEBE JAZZ NAS ADEGAS COM FILARMÓNICA JAZZ COMBO

Integrando mais uma sessão do Jazz nas Adegas, promovido pelo Município de Silves, a FILARMÓNICA JAZZ COMBO atuará, nos próximos dias 23 e 24 de fevereiro, pelas 21h00 e 17h00, respetivamente, na Cabrita Wines em Silves.
Esta formação da Banda da Sociedade Filarmónica Silvense apresenta um Combo de Jazz, composto por um quarteto de músicos, tendo preparado, propositadamente para esta edição do Jazz nas Adegas, um repertório constituído por alguns clássicos mundialmente conhecidos, assim como outros temas com influências de vários estilos musicais.
Desfrute de um concerto com Mauro Tati Mestre (Bateria), Daniel Santos (Saxofone Barítono), Vasco Ramalho (Vibrafone) e Alexandre Castal (Saxofone alto), acompanhado dos extraordinários Vinhos Cabrita.
A 7.ª edição do Jazz nas Adegas, trará, ainda, inúmeros nomes do jazz às adegas do concelho de Silves, de acordo com a seguinte calendarização:   
 
08.mar.24 21h00 | 09.mar.24 17h00
Anfitrião: Herdade Barranco do Vale
Formação Artística: The Pocket Band
 
22.mar.24 21h00 | 23.mar.24 17h00
Anfitrião: Quinta do Rogel
Formação Orquestra de Jazz do Algarve
 
05.abril.24 21h00 | 06.abr.24 17h00
Anfitrião: Quinta João Clara
Formação Artística: The New Orleans Jazz Band
 
19.abr.24 21h00 | 20.abr.24 21h00
Anfitrião: Barranco Longo
Formação Artística: Comfort Trio
 
10.mai.24 21h00 | 11.mai.24 17h00
Anfitrião: Paxá Wines
Formação Artística: Lu – Fuki Trio
 
24.mai.24 21h00 | 25.mai.24 17h00
Anfitrião: Convento do Paraíso
Formação Artística: The Invisible Tuba
 
Os ingressos têm um custo associado de 20 euros (inclui, para além do concerto, prova de 3 vinhos do produtor, degustação de 3 tapas de produtos locais, voucher de visita ao Castelo e Museu Municipal de Arqueologia e a oferta de uma garrafa de vinho), os bilhetes encontram-se à venda na plataforma BOL e nos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy.
O evento destina-se a maiores de 18 anos e conta com a parceria do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
O telefone 282 440 800 (ext. 2743, chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico turismo@cm-silves.pt são os contactos do sector de Turismo do Município de Silves para o fornecimento de informações adicionais sobre o evento.
Esperamos por si!

 

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE ORGANIZA CARNAVAL SÉNIOR 2024

 O Município da Marinha Grande vai dinamizar o Carnaval Sénior, no dia 9 de fevereiro (sexta-feira), das 14h00 às 18h00, no Parque Municipal de Exposições, cuja participação é gratuita.
A iniciativa pretende juntar pessoas com mais de 60 anos, estando prometida uma tarde de muita animação, com a atuação de um DJ. Com esta ação, pretende-se promover o envelhecimento saudável, através do convívio e proporcionar um dia divertido e alegre aos idosos do concelho.
A inscrição gratuita (individual e para grupos) deve ser feita através do email saude@cm-mgrande.pt ou do telefone 244573300.
*Gabinete de Comunicação e Imagem


Cantanhede | Rearborização do baldio da Freguesia da Tocha prossegue a bom ritmo

 
O Município de Cantanhede prossegue com a reflorestação de mais de 1.500 hectares do Perímetro Florestal das Dunas de Cantanhede, intervenção financiada pelo Programa de Desenvolvimento Rural 2014-2020 (PDR 2020) e que teve início em novembro de 2022.
Entretanto, foram já plantadas mais de 1,5 milhões de árvores e mais recentemente, em outubro do ano passado, procedeu-se à reposição das mais de 250 mil que não sobreviveram ao verão de 2023. Esta situação era de resto tecnicamente expectável e estava prevista no projeto que o Gabinete Técnico Florestal da autarquia elaborou, em articulação com Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, para promover a recuperação do potencial ambiental, turístico e social de uma vasta zona de floresta da Freguesia da Tocha que foi destruída pelo grande incêndio de 2017.
Além disso, foi essa equipa que elaborou a candidatura para obtenção de financiamento comunitário para o investimento de 1.284.250 euros, candidatura essa que veio a obter uma comparticipação de 80% por fundos da União Europeia, sendo os restantes 20% custeados pela Comunidade Local dos Baldios da Freguesia da Tocha.
Atualmente decorrem em simultâneo no terreno os trabalhos de desmatação, abertura de regos e plantação de pinheiro-bravo, perspetivando-se que a arborização total da área do projeto (1.500 hectares) fique concluída até ao final do mês de fevereiro.
À Câmara Municipal, através do Gabinete Técnico Florestal, cabe supervisionar as ações de reflorestação, por forma a assegurar o cumprimento das operações programadas e o rigor técnico da sua execução, bem como a elaboração do Plano de Gestão Florestal do Perímetro Florestal das Dunas de Cantanhede.
Além do Município de Cantanhede e do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, são entidades parceiras no processo de reflorestação a Junta de Freguesia da Tocha e a Comunidade Local dos Baldios da Freguesia da Tocha.
O projeto tem vindo a ser executado nos termos enunciados, designadamente com a mobilização do solo para a plantação de pinheiro-bravo (1.395,8ha nos talhões), pinheiro-manso (49,2ha nas faixas da rede primária e faixa de gestão de combustível associada à rede viária) e choupo-negro, borrazeira-preta e salgueiro-branco (20,5ha para reabilitação das galerias ripícolas associadas às linhas de água)
Além das operações de controlo da vegetação espontânea (acácias e outras), contemplou ainda a execução de duas parcelas experimentais, uma de consociação de pinheiro-bravo e sobreiro (20,1 hectares) e uma outra só com pinheiro-manso (17,4 hectares),
Trata-se de um projeto técnico muito ambicioso a todos os níveis, uma vez que o local em causa se insere na Rede Natura 2000 e que por esse motivo determina a subordinação da existência de floresta a determinados fins de utilidade pública, tais como a conservação, a gestão sustentável dos recursos naturais associados e a preservação dos habitats naturais e da fauna e da flora selvagens, tendo em consideração as orientações regionais de ordenamento florestal constantes no Programa Regional de Ordenamento Florestal (PROF).

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – MASCULINOS 2.ª Fase – 1.ª Divisão Apuramento para o 7.º e 8.º lugar

 Associação B. Albicastrense – 38 X COLUMBÓFILA - 78
Dia 28 de janeiro de 2024 – 11:30H
Pavilhão Gimnodesportivo
Escola Superior de Educação de Castelo Branco

Constituição da equipa da ASSSCC:

00 – Tiago Almeida
04 – Duarte Jerónimo
07 – Guilherme Monteiro
11 – João Pedro Sarmento
12 – Miguel Dinis
22 – Tiago Bessa
23 – Diogo Ribeiro
25 – Guilherme Cortesão
28 – Tomás Miranda
34 – Bernardo Bento
38 – Gabriel Farinha
87 – Bernardo Caldeira

Treinador Principal: João André Costa
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

LVIII CAMPEONATO NACIONAL DA 1ª DIVISÃO SENIORES FEMININOS

 CLIP TEAMS – 77 X ASSSCC/FLATLANTIC – 58
12.ª Jornada Dia 27 de janeiro de 2024 – 21:00H
Gimnodesportivo do Colégio Luso Internacional do Porto

Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:

01 – Milena Santos
05 - Maria Miguel Cruz
08 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
12 – Sofia Conceição
14 - Sarah Bennett
15 – Ana Ferreira
16 – Inês Pinho
28 – Inês Anastácio
Treinador Principal: João André Costa
Treinador-Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

CAMPEONATO DO CENTRO SUB – 14 – FEMININOS SÉRIE ABC

 
COLUMBÓFILA – 35 X SPORTING FIGUEIRENSE – B - 75
2.ª Fase – 2.ª Divisão – 3ª Jornada
Dia 27 de janeiro de 2024 – 15h00
Pavilhão Os Marialvas – Cantanhede
Constituição da equipa da ASSSCC:

02 – Camila Ferreira
04 – Mariana Dias
05 – Clara Dinis
06 – Maria Malta
07– Lia Silva
08 – Ema Santos
15 – Maria Bucete
16 – Patrícia Santos
22 – Yana Pylpyyuk
23 – Laura Ferreira
26 – Francisca Jerónimo
27 – Leonor Gonçalves

Treinador Principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Mariana Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues.

RUA CRUZ DA PALMEIRA EM SILVES CORTADA AO TRÂNSITO NO DIA 02 DE FEVEREIRO

O Município de Silves informa que, por motivo de recolha de resíduos, a Rua Cruz da Palmeira em Silves (junto ao portão da oficina Silcar), ficará cortada à circulação de trânsito no dia 02 de fevereiro, entre as 09h00 e as 11h00.

A Autarquia pede a atenção e compreensão dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a colaboração de todos.

MUNICÍPIO E ESCOLA DE CASAL DE MALTA PREPARAM EXPOSIÇÃO SOBRE GUILHERME CORREIA


O Município da Marinha Grande está a colaborar com o Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente, no âmbito do Plano Nacional das Artes, na recolha de informações e preparação de uma exposição de homenagem ao pintor marinhense Guilherme Correia, pelos 100 anos do seu nascimento.
A iniciativa está a ser dinamizada na Escola Básica de Casal de Malta, pelos alunos que integram o projeto “Pim, Pam, Pum... e as artes!”, que, no passado dia 25 de janeiro, entrevistaram o arquiteto Pedro Correia, filho de Guilherme Correia.
As crianças questionaram Pedro Correia acerca da vida e obra do seu pai, manifestando entusiasmo por poderem contar com a colaboração do filho do artista na preparação da exposição. Para além de informações biográficas, o arquiteto partilhou referências ao lugar de Casal de Malta e pormenores da planta da escola.
Assim que oportuno será comunicada a data de inauguração e o local de exibição da exposição de homenagem a Guilherme Correia.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Cursos de poda de inverno na Agrária de Coimbra


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove em breve microcredenciações em Poda de Inverno em Videiras e Poda de Inverno em Fruteiras. Os cursos realizam-se a 09/10 de fevereiro e a 16/17 de fevereiro de 2024, respetivamente.

Destinadas ao público em geral, cada formação tem uma duração total de 8 horas, distribuídas por quatro horas de componente teórica e igual número de horas de componente prática. O formador é o Eng.º Filipe Melo.

Os formulários de inscrição e as informações detalhadas sobre ambas as microcredenciações estão disponíveis em https://www.esac.pt/index.php/estudar/cursos/microcredenciacoes/, devendo os interessados realizar a sua inscrição em https://inforestudante.ipc.pt ou, em alternativa, preencher a ficha de inscrição, disponível em https://bit.ly/Microcredenciacoes_ESAC e enviá-la para candidaturas@esac.pt, juntamente com o comprovativo de pagamento e cópia autorizada do Cartão de Cidadão..

As inscrições para a microcredenciação em Poda de Videiras decorrem até ao dia 7 de fevereiro e para a microcredenciação em Poda de Fruteiras até ao dia 14 de fevereiro.

Para informações adicionais, os interessados devem contactar a ESAC para o n.º de telefone 239 802 940.

Anexos: Programas das Microcredenciações

*Isabel Silva