Lusa
sexta-feira, 25 de junho de 2021
Derek Chauvin condenado a 22 anos e meio de prisão por homicídio
Alemanha coloca Portugal na lista vermelha
Autoridades de saúde alemãs justificam a medida com o aumento do número de casos registados em Portugal, provocado pela variante Delta.
As autoridades de saúde alemãs colocaram esta sexta-feira Portugal na lista vermelha. A partir de 29 junho, todos os viajantes que entrem na Alemanha provenientes de Portugal são obrigados a cumprir quarentena de dez dias.
O Governo alemão justifica a medida com o facto de Portugal ter em circulação variantes preocupantes do coronavírus, numa referência à Delta.
No início desta semana, a chanceler alemã, Angela Merkel, criticou a falta de regras comuns na União Europeia, dando o exemplo do aumento de contágios em Portugal. Na opinião da chefe do Governo alemão, a situação poderia ter sido evitada.
TSF
Silves | SUNSET SECRETS – QUINTAS DO CASTELO REGRESSAM A 01 DE JULHO
Band Without Name abre a edição de 2021
Os Sunset Secrets – Quintas do Castelo regressam em mais uma recheada edição, repleta de bons e diversificados momentos, que decorrerá entre 01 e 29 de julho. Como habitualmente a iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Silves, decorrerá às quintas-feiras, entre as 18h30 e as 23h00, no Castelo de Silves, ponto de partida para a contemplação de um dos mais belos por do sol em território Geoparque Algarvensis.
Todas as quintas feiras, o ex-libris da cidade será palco de um concerto diferente. Nesta edição, Band Without Name (01 de julho), Plasticine (08 de julho), Naomi and The Raposeira Dub Colective (15 de julho), Yuca & Band (22 de julho) e O Gajo (29 de julho) são os cabeças de cartaz.
Como já vem sendo habitual, a gastronomia e os produtos da terra - com destaque para a Laranja de Silves e para os “Vinhos de Silves” - marcarão presença nestes finais de tarde com momentos de promoção de produtos locais. Para além dos concertos, todos os serões dos Sunset Secrets serão complementados com massagens relaxantes (das 19h00 às 22h30 com marcação no local), momentos musicais com Duo Sax e dança com a Companhia Dancenema, culminando com um espetáculo de fogo com Wild Fire.
Os bilhetes de entrada nos Sunset Secrets têm um custo de 5,00 euros para o público em geral, podendo ser adquiridos antecipadamente na plataforma BOL em https://cmsilves.bol.pt/ ou num dos seguintes locais: FNAC, Worten, El Corte Inglés, CTT Correios, Pousadas da Juventude, Quiosques Serveasy. Os bilhetes para a primeira sessão já estão disponíveis para venda, podendo, também, ser adquiridos na portaria do Castelo, no próprio dia do evento (sujeito a disponibilidade).
Os residentes no concelho beneficiam de um preço especial de 2,00 euros, devendo adquirir o seu bilhete no local (mediante apresentação de comprovativo de residência). Crianças até aos 10 anos (inclusive) terão entrada grátis. A lotação máxima é de 400 pessoas.
O horário previsto para estas sessões é o seguinte:
18h00 Abertura de portas
18h30 Duo Sax
19h00 Dança
19h20 Apresentação Produtos/Vinhos
20h00 Dança
20h15 Duo Sax
20h45 Dança
21h00 Concerto
22h30 Espetáculo de Fogo
23h00 Encerramento
Para mais informações os interessados poderão contactar o sector de Cultura da Câmara Municipal de Silves através do telefone 282 440 800 (ext.2742) ou do endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt.
O Município de Silves convida todos a experienciar o território Geoparque em mais uma edição dos Sunset Secrets.
INFORMAÇÃO ADICIONAL:
Entrada no evento: permitida até às 21h30
Encerramento do Castelo: 23h00
A entrada para as sessões do Sunset Secrets não garante serviço de mesa/restauração.
Orientação 28/2020 DGS | Utilização de equipamentos culturais e eventos
III.4. Programação ao Ar Livre
1. O recinto de espetáculo estará delimitado, o acesso será condicionado e controlado; 2. Acesso ao recinto apenas para os titulares de voucher de entrada (facultado no local); 3. Circuitos independentes de entrada e de saída; 4. Período de entrada e saída de público alargado; 5. Entrada de público desfasada, cumprindo as regras de distanciamento; 6. Lugares sentados com distanciamento físico entre espectadores de 1,5 metros; 7. Sessão sem intervalos; 8. Obrigatório o uso de máscara no acesso e sempre que deambular pelo recinto; 9. Não é permitido movimentar a cadeira.
Figueiró dos Vinhos | Dia do Concelho celebrado com lançamento da Primeira Pedra da Escola Profissional Agostinho Roseta
O 24 de junho deste ano ficou marcado não só pela inauguração da obra de "Beneficiação do Edifício dos Paços do Concelho”, mas também pela cerimónia de lançamento da Primeira Pedra da Escola Profissional Agostinho Roseta.
Os dois simbólicos atos, bem como a Sessão Solene da Assembleia Municipal do Dia do Concelho, contaram com a presença de Sua Excelência a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, Dr.ª Ana Mendes Godinho, entre outras entidades.
O dia dos figueiroenses iniciou-se, pelas 10h00, com o tradicional Hastear da Bandeira, sendo prosseguido, durante a tarde, pela habitual Sessão da Assembleia Municipal, onde a Ministra Ana Mendes Godinho foi convidada a assinar o Livro de Honra de Figueiró dos Vinhos.
Nas sentidas palavras que proferiu nesta sessão, a Ministra do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, felicitou o concelho, o Município e o Presidente da Câmara, Jorge Abreu, pela resiliência, a união e vontade de construir o futuro, algo que verificou desde a situação de 2017 até ao ano pandémico em que nos encontramos, afirmando mesmo que se sentia no concelho, “representando dois momentos simbólicos exemplares do que é, do que representa também Figueiró dos Vinhos na minha vida. Desde logo porque me faz, permanentemente, lembrar que não há impossíveis. E quando, em 2018, aqui viemos, exatamente pouco depois de terem acontecido os incêndios, num momento muito difícil, num território que estava a atravessar muitas dificuldades, Figueiró conseguiu mostrar, que estava a olhar em frente, que estava a olhar para o futuro, construindo aqui uma grande oportunidade, transformando um momento difícil numa oportunidade de construir uma âncora de desenvolvimento de território e abrindo o mapa de Portugal, colocando Figueiró no topo do mapa com uma atração, construindo aquilo que parecia ser impossível: transformar um território, que tradicionalmente as pessoas não associavam a um território turístico, colocá-lo precisamente nas prioridades, e sendo, hoje, aliás, uma das principais atrações, quando se faz qualquer busca à procura de turismo de natureza aparece com um enorme destaque. E portanto, com esta capacidade de reinvenção e de transformar momentos difíceis em momentos de renovação e de reconstrução, Sr. Presidente tenho que lhe agradecer por isto, por ser uma permanente inspiração de transformar dificuldades em grandes momentos de oportunidades. E portanto, este é também um momento de vir aqui buscar inspiração, oxigénio, e buscar esta grande capacidade de resistência. E é também, por isto, que é simbólico Figueiró dos Vinhos, para mim. Porque foi também um município que, ao longo deste ano, mostrou, exatamente, o que é a grande capacidade e a grande virtualidade de termos um poder local forte, com uma capacidade de reação próxima nos territórios, para quem precisa, onde precisa, no momento em que precisa.”
Ao finalizar o seu discurso congratulou, igualmente, o Município por persistir no contínuo trabalho em fixar e atrair os jovens, quer conterrâneos, quer de outros locais do país. Uma aposta que partilha, afirmando que “tem de ser a nossa aposta total: na atração de trabalhadores e de jovens para o interior. Os territórios que apostarem nas qualificações, na formação e nos trabalhadores são os territórios que têm futuro. E portanto, acho que o momento que, hoje, aqui vamos viver é exatamente essa construção do futuro. Estamos aqui a construir futuro, garantindo que estamos também a criar condições para fazer a diferença nas qualificações… um fator crítico para, por um lado, permitir a igualdade de oportunidades para todas as pessoas, por outro lado, combater a pobreza: quanto mais nós tivermos pessoas qualificadas, mais estamos a conseguir aumentar o seu valor no mercado de trabalho, as suas condições, a sua competitividade, e a competitividade, também, dos territórios e do país”.
As comemorações deste 24 de junho concluíram-se com o Descerramento da Placa alusiva à obra de “Beneficiação do Edifício dos Paços do Concelho” e com o tão aguardado lançamento da Primeira Pedra da Escola Profissional Agostinho Roseta.
Câmara de Águeda disponibiliza serviço digital gratuito de informação
Plataforma tem mais de 7.000 títulos e está disponível para todos os utilizadores registados na Biblioteca Municipal Manuel Alegre.
A Câmara Municipal de Águeda, através da Biblioteca Municipal Manuel Alegre (BMMA), disponibiliza a todos os cidadãos registados neste equipamento municipal um serviço digital inovador, que permite aceder gratuitamente e com um simples clique a diversos jornais e revistas, tanto nacionais como internacionais.
“A disponibilização deste serviço visa facultar a todos os munícipes inscritos na Biblioteca o acesso a informação atualizada de relevância nacional e internacional”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que esta iniciativa está alinhada com a estratégia municipal de implementação de medidas sustentáveis e acessíveis para todos.
Esta plataforma digital, denominada Pressreader, possibilita o acesso direto e integral a mais de 7.000 publicações periódicas de mais de 150 países e em mais de 60 línguas, através de um interface com várias funcionalidades, entre as quais, pesquisas por título, país, língua ou categoria e que agora está disponível para todos os utilizadores registados na BMMA.
No que diz respeito às publicações nacionais destacam-se o Jornal de Notícias, o Diário de Notícias, o Correio da manhã, o Record e ainda diversas revistas, tais como PC Guia, Men’s Health, Volta ao Mundo, etc.
Entre as publicações internacionais estão, entre outros, o Washington Post, The Guardian, o El País e o The Observer.
Para aceder a este serviço, conforme mencionado anteriormente, é necessário estar registado como utilizador da BMMA, sendo que com o “login” e “password” da biblioteca, o cidadão pode aceder ao Pressreader, descarregando a app para dispositivos móveis ou, então, utilizando o site www.pressreader.com.
Se ainda não é utilizador registado na BMMA, pode inscrever-se no edifício da biblioteca, na Avenida 25 de Abril, em Águeda, nos seguintes horários: segunda-feira, das 13 às 19 horas; terça a sexta-feira, das 10 às 13 horas e das 14 às 19; e sábados, das 10 às 12h30.
Ansião | Conhecido vencedor do Orçamento Participativo 2021
Merkel “ficou esclarecida” que Delta não está ligada à final da Champions
O primeiro-ministro disse hoje que a chanceler alemã "ficou esclarecida" na cimeira europeia que o crescimento da variante Delta em Portugal "não está ligado" à final da Liga dos Campeões, após críticas de Merkel sobre a situação portuguesa.
"Eu falei com a senhora Merkel e confirmei a própria interpretação que tinha feito das declarações que ela tinha proferido, não vi propriamente um incómodo ou crítica, vi mais como hipótese. Ela tinha um bocado a ideia que o crescimento da variante Delta poderia estar associado à final da Champions, [mas] verificou pelos números que, tendo a final tido lugar na cidade do Porto e estando dois terços desta variante concentrados na região de Lisboa, era muito difícil estabelecer qualquer tipo de ligação", afirmou António Costa.
Falando em declarações à imprensa portuguesa em Bruxelas no final de um Conselho Europeu de dois dias, o chefe de Governo assinalou que isto "tem-se visto pela evolução da situação no Porto".
"Felizmente e já passaram muitas semanas e não é possível estabelecer qualquer ligação. A bolha pode não ter funcionado na perfeição, mas assegurou o essencial, que era [conter] os riscos de contaminação nesse evento", assinalou António Costa.
Em conversas bilaterais durante a cimeira europeia, Angela Merkel "ficou esclarecida, percebeu essa situação e pediu aliás para ver os dados que nós temos sobre as diferentes regiões", disse.
"Ainda ontem o Reino Unido considerou a Madeira uma região verde, creio que a Irlanda tomou uma posição idêntica e, portanto, os países estão agora a olhar para os valores regionais", adiantou António Costa.
Na passada terça-feira, a chanceler alemã, Angela Merkel, criticou a falta de regras comuns na UE relativamente às viagens, dando como exemplo a situação de aumento dos contágios em Portugal, que a seu ver "poderia ter sido evitada".
Já na quarta-feira, o Centro Europeu de Prevenção e Controlo das Doenças estimou que a variante Delta do SARS-CoV-2 seja responsável por 90% das novas infeções na Europa até final de agosto e por um aumento nos internamentos e mortes, pedindo avanços rápidos na vacinação na UE.
No que toca à pandemia, os chefes de Governo e de Estado da UE comprometeram-se neste Conselho Europeu a "permanecer vigilantes e coordenados" relativamente à covid-19, nomeadamente devido às variantes, assegurando ainda assim livre circulação no espaço comunitário, de acordo com as conclusões referentes a esta matéria.
Ainda falando aos jornalistas, António Costa disse que o que saiu desta cimeira foi que "há que implementar as regras" de coordenação já existentes, nomeadamente depois de o Conselho ter chegado a acordo em meados deste mês sobre as viagens no espaço comunitário e de países terceiros.
Lusa
Cantanhede: Homem em prisão preventiva por abusar sexualmente de duas “netas por afinidade”
Um homem de 65 anos ficou hoje em prisão preventiva por suspeita da prática reiterada de vários crimes de abuso sexual sobre duas crianças em Cantanhede, anunciou a Polícia Judiciária.
Segundo fonte da Diretoria do Centro, o detido é 'avô' por afinidade das vítimas, duas raparigas, de 10 e 18 anos, já que é casado há sete anos com uma avó.
"A denúncia partiu da mãe das vítimas, após a mais nova ter revelado os comportamentos abusivos do 'avô'", disse a mesma fonte, adiantando que os abusos ocorreram na casa do suspeito, que morava próximo das vítimas.
No caso da criança de 10 anos, a Diretoria do Centro da PJ referiu que os abusos terão começado há cerca de dois anos, enquanto com a mais velha começaram também "entre os 8/9 anos e duraram até aos 15, quando passou a reprimir os abusos".
A PJ salienta que se trata de um caso recente, com pouco mais de duas semanas, pelo que não é ainda possível fornecer mais alguns pormenores sobre o caso.
No entanto, acrescenta que, "aparentemente, a avó não tinha conhecimento dos abusos praticados".
O suspeito, de 65 anos de idade, foi detido na terça-feira e presente hoje a primeiro interrogatório judicial no Tribunal de Instrução Criminal de Coimbra, que lhe aplicou a medida de coação de prisão preventiva.
O detido não tem antecedentes criminais e executava pequenos trabalhos de canalização.
Lusa
CIP pede deslocação de equipas de vacinação a fábricas “para evitar a interrupção constante da produção”
A CIP – Confederação Empresarial de Portugal pediu hoje a deslocação de equipas de vacinação às empresas industriais, nomeadamente as que têm mais de 150 trabalhadores, para evitar interrupções de produção, de acordo com um comunicado.
“O processo de vacinação nas empresas industriais exige cuidados especiais para evitar a paralisação descontrolada”, alertou a entidade, referindo que “a concentração num só dia nas fábricas e locais de produção é uma solução a ter em conta”.
A CIP recordou ainda que o agendamento da vacina está a decorrer nas faixas etárias onde se encontra “compreendida, e mesmo focalizada, a esmagadora maioria da população profissionalmente ativa, o que tem sérios reflexos na organização das empresas”.
“É nesse quadro que a CIP faz, desde já, um apelo ao Governo e às autoridades de saúde para que sejam feitos, em tempo útil, todos os esforços capazes de minimizar os impactos na economia" tentando assegurar, "dentro do possível e razoável, o normal funcionamento das linhas de produção”, lê-se na mesma nota.
A CIP diz depois que “as empresas, designadamente as que realizam atividade industrial — com mais de 150 trabalhadores — consideram que a deslocação de equipas de vacinação às fábricas e locais de trabalho destas equipas especializadas seria decisivo para evitar a interrupção constante da produção”.
Na mesma nota, a organização declara que “a concentração da vacinação em cada uma destas empresas — designadamente as industriais — permitiria reduzir ao máximo os elevados custos provocados pelas inevitáveis interrupções”, assinalando ainda “que a vacinação coincide com o início do período habitual de férias dos trabalhadores, o que significa que as equipas já atravessam um período em que as redundâncias estão, em grande medida, a ser usadas”.
Ou seja, para a CIP, “torna-se mais difícil, senão mesmo impossível, encontrar substitutos capazes de executar o trabalho especializado em condições de idêntica segurança e qualidade”.
A organização acredita que “a fragmentação da vacinação ao longo de vários dias e horas afetará a capacidade de produção de muitas empresas, agravando mais ainda os prejuízos causados pela pandemia”, defendendo que “a vacinação nas empresas, concentrada numa manhã ou tarde, reduzirá decisivamente os custos para as empresas e para o país”.
A CIP garante que “este processo de vacinação excecional seria obviamente realizado com todas as condições necessárias: segurança, higiene, privacidade e demais aspetos indicados pela Direção-Geral de Saúde [DGS]”.
A entidade adianta ainda que “as empresas industriais disponibilizam-se a articular o processo com a DGS, autarquias e demais autoridades envolvidas no processo — em especial, a ‘task force’ responsável pela coordenação da vacinação”.
Por fim, a CIP sublinha “que os procedimentos teriam de cumprir todas as exigências da Comissão Nacional de Proteção de Dados (CNPD)” e que “também não ficaria em causa o caráter facultativo da vacinação, nem a confidencialidade quanto ao facto de se ter ou não aderido à mesma vacinação”.
Fonte: MadreMedia/Lusa
Foto: Negócios
CIRCULAÇÃO DE TRÂNSITO NO ARRUAMENTO A POENTE DA EB1 DE SILVES SOFRE CONDICIONAMENTO ATÉ DIA 8 DE JULHO
MUNICÍPIO DE SILVES COLOCA TOLDOS E VELAS NAS ESCOLAS DO CONCELHO
No âmbito do Trofeu Espirito Desportivo: Município de Silves entrega material desportivo às escolas do concelho
Leiria | Teatro José Lúcio da Silva acolhe concerto que reúne a essência da cultura através da música
O Teatro José Lúcio da Silva recebe, dia 26 de junho, pelas 16 horas, o concerto “Música na Bagagem”, uma iniciativa enquadrada no fim da Presidência Portuguesa da União Europeia e no culminar artístico do projeto Europa Criativa «MUS-E ON STAGE», que envolve o quarteto da Orquestra de Câmara de Bruxelas BCO, Celina da Piedade e músicos portugueses do MUS-E Portugal, que oferecem uma viagem simbólica pela música em Portugal.
Este concerto contará também com a participação presencial de 50 crianças do Agrupamento Escolar de Marrazes e 100 crianças da Europa, que criaram um coro virtual para cantarem uma canção do reportório tradicional português.
O MUS-E ON STAGE é um dos dez projetos criativos europeus selecionado no âmbito da chamada aprendizagem da Educação Musical enquadrada na ação “Música move a Europa”, cujo objetivo é estabelecer um diálogo entre diversos contextos culturais e musicais. É Coordenado pela International Yehudi Menuhin Foundation e pela Associação Yehudi Menuhin Portugal com a participação da Fundação Yehudi Menuhin España, MUS-E Bélgica, Mus-e Chipre, MUS-E Italia Onlus e MUS-E Magyarország.
Nos últimos dois dias as Escolas Básicas de Marinheiros e Quinta do Alçada acolheram músicos nas suas salas de aula e recreios, em oficinas artísticas que contaram com Camané e Celina da Piedade entre outros artistas.
A entrada é livre, limitada à lotação da sala. Os bilhetes não estão sujeitos a reserva e devem ser levantados, esta sexta-feira, entre as 18:00 e as 22:00 e no sábado, a partir das 14:00.
Ansião | Criada Equipa para a Igualdade na Vida Local
No Parque dos Poetas (Oeiras), a 29 de Junho Rui Melo lança o seu novo livro Gosto de Amar de Perto
Castelo de Leiria assinala o início da participação democrática com “As Cortes de Leiria de 1254”
Paquistão: Primeiro-ministro diz que a culpa do aumento das violações no país é das mulheres que usam “muito pouca roupa”
O primeiro-ministro paquistanês, Imran Khan, está a ser acusado de fazer apologia à violência sexual sobre mulheres depois de afirmar que o aumento de violações no país se deve às mulheres por usarem “muito pouca roupa”.
Questionado por um jornalista do Axios sobre a “epidemia de violações” no Paquistão, Imran Khan respondeu que “se uma mulher está a usar pouca roupa, isso terá um impacto no homem, a menos que ele seja um robô. É do senso comum”, disse, aqui citado pelo Guardian.
O primeiro-ministro paquistanês não concretizou ao certo o que queria dizer por “pouca roupa”, sobretudo num país onde a maioria das mulher veste os conservadores trajes nacionais.
Entretanto, mais de uma dúzia de grupos de defesa dos direitos das mulheres, incluindo a Comissão dos Direitos Humanos do Paquistão, exigiram, em comunicado, um pedido de desculpas de Imran Khan.
“Isto é perigosamente simplista e apenas reforça a comum perceção de que as mulheres são vítimas ‘conscientes’ e os homens agressores ‘incuráveis’”, defendem.
Maryam Nawaz, a vice-presidente do partido conservador de centro-direita Liga Muçulmana Paquistanesa e filha do antigo primeiro-ministro Nawaz Sharif, disse mesmo que Imran Khan é um “apologista da violação” e que as pessoas que validam a violência sexual têm a mesma mentalidade que quem a pratica.
Kanwal Ahmed, ativista paquistanesa pelos direitos das mulheres, escreveu na rede social Twitter: “O meu coração arrepia-se ao pensar em quantos violadores se sentem validados hoje com o primeiro-ministro a apoiar o seu crime.”
No fim de semana, algumas cidades paquistanesas foram palco de protestos contra as palavras de Imran Khan.
Já no início do ano o primeiro-ministro tinha sido acusado de ignorância depois de sugerir que as mulheres se tapassem para prevenir violações. Os seus assessores, contudo, vieram na altura dizer que se tratava na verdade numa má interpretação daquilo que Khan tinha dito em urdo, língua nacional do Paquistão.
Segundo o britânico Guardian, as vítimas de abuso sexual no Paquistão raramente são levadas a sério e as denúncias criminais poucas vezes são devidamente investigadas, num país com grande parte da população a obedecer antes a um código de honra, onde uma mulher que traga aquilo que dizem ser vergonha à família pode ser vítima de violência — ou mesmo morta.
Madremedia
Imagem: BBC
Vacinação indevida de jovens no Porto já foi comunicada à Policia Judiciária, diz Gouveia e Melo
A Junta de Freguesia de Campanhã anunciou um processo de vacinação com “porta aberta” para quarta-feira no final do dia e na quinta-feira. Foram vacinados jovens com 18 anos. O coordenador da task force diz que esta situação “consagra uma desobediência” ao plano de vacinação. ARS do Norte abriu um inquérito e a directora do ACES Porto Oriental foi suspensa.
O coordenador da task force foi questionado, esta sexta-feira, na ilha de Porto Santo, sobre a alegada vacinação indevida de alguns utentes com 18 anos, num centro de vacinação do ACeS Porto Oriental. Em declarações aos jornalistas disse que este “é o primeiro caso”, que nunca teve um caso “desta dimensão” e que “consagra uma desobediência” ao plano de vacinação. A situação foi já comunicada à Polícia Judiciária (PJ) e a directora do agrupamento foi suspensa.
“A vigilância não está mais apertada, sempre foi apertada. Ninguém está livre numa organização de haver alguém que resolve fazer uma coisa deste género”, sublinhou.
O vice-almirante Gouveia e Melo afirmou ainda que não pode “demitir as pessoas, obviamente”, mas garantiu ter pedido “à estrutura para tirar as consequências rapidamente e que têm de ser tiradas”. “Tem de haver disciplina”, rematou sobre a temática.
O coordenador da task force revelou ainda que esta situação já foi comunicada à PJ e à Inspecção-geral das Actividades em Saúde (IGAS). “Tentámos recolher dados sobre a situação e mal tivemos o mínimo de dados, fizemos uma participação ao nosso contacto da PJ e à Inspecção-geral da Saúde, para fazer uma investigação”, confirmou, dizendo ainda ter falado com o presidente da ARS Norte “para que se tomassem providências para que não voltasse a acontecer”.
Entretanto a Administração Regional de Saúde do Norte (ARS-Norte) abriu um inquérito para apurar alegados casos de vacinação indevida no Centro de Vacinação do Cerco, no Porto, avançou fonte oficial da task force ao Observador e confirmou o PÚBLICO.
Fonte da ARS Norte também confirmou ao PÚBLICO que a directora do Agrupamento de Centros de Saúde Porto Oriental foi suspensa.
Filha de Maria Cerqueira Gomes foi vacinada
Este inquérito tem origem numa polémica causada pelo facto de a apresentadora de televisão Maria Cerqueira Gomes, de 38 anos, ter contado nas redes sociais que ela e a filha de 18 anos tinham sido vacinadas no Centro de Vacinação do Cerco, no Porto.
Isto acontece numa altura em que estão a ser vacinados por agendamento central maiores de 30 anos, enquanto o auto agendamento está reservado a pessoas com mais de 35 anos.
Aparentemente, a Junta de Freguesia de Campanhã partilhou no seu site um processo de vacinação com “porta aberta” — em Portugal apenas os maiores de 55 anos podem ser vacinados em qualquer centro de saúde sem agendamento - o que levou a que aparecessem pessoas de várias idades entre quarta ao final do dia e quinta-feira.
Maria Cerqueira Gomes disse nas suas redes sociais que as “pessoas a partir dos 18 anos” podiam aparecer no centro de vacinação do Cerco. “Eu fui vacinada, a minha filha também… Como todos os outros que souberam e tiveram horas como nós à espera de oportunidade” e dizia, na quinta-feira, que os profissionais de saúde do Centro de Saúde do Cerco “vacinam enquanto houver vacinas”.
Fonte da task force confirmou que esta prática era de facto contrária às normas de imunização no Centro de Vacinação do Cerco e que, assim, que tiveram conhecimento da vacinação de pessoas com 18 anos as inoculações foram interrompidas até se averiguar a situação.