segunda-feira, 20 de novembro de 2023

LUSITANO ESPINHAL VÊ MAIS UMA VEZ RECONHECIDA A SUA DEDICAÇÃO AO DESPORTO E EM PARTICULAR À COLUMBÓFILIA

 
Foram 58 anos de dedicação às actividades desportivas e em particular à columbofilia, apenas interrompida pelo cumprimento obrigatório do serviço militar, que Lusitano Espinhal, viu no dia 17 de novembro de 2023, reconhecido, pelo painel de jurados, que integraram o júri da 12ª Gala do Desporto do Jornal da Bairrada, que aquele semanário, vem realizando, constituindo um momento único na vida de atletas, equipas, treinadores, dirigentes, nas mais diversas modalidades, sendo-lhe atribuído o galardão “Prémio Carreira”.
Lusitano da Silva Fernandes Espinhal, associado nº 3, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, aderiu à prática da modalidade, muito jovem, decorria o ano de 1965, participando nesse mesmo ano na Campanha Desportiva, obtendo um honroso 10º lugar na classificação geral final, e o 2º lugar na campanha disputada no ano seguinte, começando a despontar para um percurso recheado de êxitos e de muitas vitórias.
A par com Alberto Abrantes, Lusitano Espinhal, na década de 70, foi o grande “obreiro” e impulsionador do projecto associativo, delineando a estratégia que permitiu transformar a Sociedade Columbófila num clube mais eclético, acolhendo outras modalidades e centenas de crianças e jovens.
Em 14 de setembro de 1974, Lusitano Espinhal, foi eleito na Sociedade Columbófila Cantanhedense, em Assembleia Geral Ordinária, para Presidente da Direcção, para o seu 1º mandato, 1974/1976, sendo acompanhado por Alberto Abrantes, que ocupou o cargo de Secretário e José Santos que foi o tesoureiro da Direcção, realçando-se pelo excelente trabalho que desenvolveu, e que permitiu a abertura á comunidade em geral, conseguindo realizar algumas atividades no seio da Coletividade.
Em novembro de 1980, funda com Gaspar Vila Nova e Alberto Abrantes, o Núcleo Fundista do Centro, tendo sido tesoureiro até ao ano de 1983 e Presidente da Direcção até 1991.
Lusitano Espinhal, foi ainda eleito para Secretário do Conselho Fiscal da Direcção de Alberto Abrantes, e na Assembleia Geral de 28 de novembro de 1992, é eleito para Presidente daquele órgão, cargo que vai mantendo ao longo dos últimos anos e que ainda ocupa nesta data.
Em sessão extraordinária, realizada na mesma data, a Mesa da Assembleia Geral sob a presidência de Fausto Pinheiro Maia, por proposta da Direcção Geral atribuiu ao associado Lusitano da Silva Fernandes Espinhal, o título de sócio honorário.
Lusitano Espinhal, para além destes cargos, foi igualmente Presidente da Direcção e da Assembleia-geral da Secção de Columbofilia, desenvolvendo notável trabalho na implementação de medidas que levaram à modernização e informatização da Secção.
Igualmente com a sua colaboração, a Secção de Columbofilia no final dos anos 70, iniciou os leilões de Borrachos, evento que que constituiu não só uma fonte de receita para a Secção, como promoveu um salutar intercâmbio entre associados de Coletividades congéneres.
Fica igualmente ligado à administração e gestão da Comissão Columbófila do Distrito de Coimbra, tendo tido um trabalho meritório, numa altura em que aquela entidade vivia um período difícil.
A notoriedade e sobretudo pela qualidade do trabalho por si realizado, a Secção de Columbofilia, foi nessa data, distinguida pela Federação Portuguesa de Columbofilia com o Troféu “Papa João Paulo II”, que premiou a melhor Colectividade do distrito de Coimbra.
Lusitano Espinhal, foi distinguido e premiado por diversas vezes, destacando-se pelo seu significado a atribuição da Medalha de Prata da Sociedade Columbófila Cantanhedense e da Federação Portuguesa de Columbofilia, atribuídas no ano de 1992 e mais recentemente o Prémio Mérito e Carreira, atribuído pela Federação Portuguesa de Columbofilia, na 48ª Exposição Nacional de Columbofilia, realizada em Torres Novas, em 21 de janeiro de 2023.
A par da atividade na sua Coletividade de sempre, Lusitano Espinhal foi também um categorizado membro dos órgãos sociais da Federação Portuguesa de Columbofilia, desempenhando o cargo de Vice-Presidente Desportivo, assumindo a sua liderança, aquando do falecimento de Gaspar Vila Nova e Presidente da Direcção da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra.
Na qualidade de Juiz Classificador, realça-se a sua participação nas olimpíadas de Basileia em 1997, na 35ª Olimpíada de Columbofilia que se realizou em Brussel no Square Brussels Meeting Centre, na Bélgica de 27 a 29 de janeiro de 2017.
Lusitano Espinhal, é o associado da Sociedade Columbófila, quer a nível nacional, quer internacional que mais cargos ocupou nos órgãos federativos e é sem qualquer dúvida, uma das suas maiores referências.


Marinha Grande | MUSEU JOAQUIM CORREIA RECEBEU SESSÃO DE JOGOS DE TABULEIRO

 O pavilhão de exposições do Museu Joaquim Correia, na Marinha Grande, encheu para receber os participantes em mais uma sessão de Jogos de Tabuleiro, realizada no passado sábado, 18 de novembro.
A iniciativa foi organizada pela Associação Spiel Portugal, em parceria com o Município da Marinha Grande, com o objetivo de reunir famílias e amigos, para praticar jogos de tabuleiro, alguns dos quais da autoria de dirigentes da Spiel.
Num ambiente de convívio e aprendizagem de conhecimentos de forma lúdica, foram jogados alguns dos mais conhecidos jogos de tabuleiro, bem como outros que representam novidades ou protótipos e para os quais está a ser preparada a sua apresentação mundial.
O presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; o presidente da Spiel Portugal, Paulo Soledade; e vários elementos da associação marcaram presença na iniciativa, que se tem repetido neste espaço museológico e que tem atraído cada vez mais público.
Gabinete de Comunicação e Imagem

Via pedonal da cidade de Reguengos de Monsaraz vai incentivar a mobilidade e a promoção de hábitos de vida saudáveis

 O Município de Reguengos de Monsaraz vai avançar no próximo ano com a construção na cidade de uma via pedonal acessível para todos os cidadãos. A autarquia pretende que os reguenguenses e os visitantes possam atravessar a pé toda a cidade de forma segura e confortável, contribuindo para que disfrutem de Reguengos de Monsaraz e para a promoção de hábitos de vida saudáveis.
Esta requalificação urbana vai beneficiar ruas, largos e passeios, criando um corredor verde e incentivando a mobilidade para todos os cidadãos. A construção da Via Pedonal de Reguengos de Monsaraz enquadra-se na estratégia municipal para a mobilidade inclusiva e sustentável, foi candidatada em maio de 2022 ao Plano de Recuperação e Resiliência e representa um investimento de cerca de um milhão de euros, que terá a comparticipação de 76,5 por cento dos fundos comunitários.
O circuito urbano pedonal terá início na Rotunda 25 de Abril, junto ao Centro de Transportes, passa pela Avenida António José de Almeida, Praça da Liberdade, Rua do Comércio, Rua Actor Augusto de Melo, Rua General Roçadas, Rua Fernão de Magalhães, Rua de Santo António, Rua D. Dores Leal e Rua António Vaz Natário, segue depois paralelamente ao Ribeiro Pelado e finaliza na Escola Básica António Gião. O traçado fica assente num eixo estruturante que tem como base o centro da cidade, onde se localiza a câmara municipal, os CTT, as entidades bancárias, as farmácias e o comércio, com ligações para as zonas residenciais, os estabelecimentos de ensino, o Serviço de Finanças, a Zona Industrial e o Centro de Transportes. A via pedonal vai ser construída em lajetas de granito por ser o piso mais adequado e confortável, mantendo o contexto do território e as ligações em granito que vão unir o circuito pedonal aos passeios em calçada e ao Largo da República e à Praça da Liberdade.
Para além da construção da via, a autarquia vai também requalificar a Rua D. Dores Leal para ordenar o trânsito e integrar a artéria no circuito pedonal, assim como o Largo Dr. José Maria Rojão, zona da cidade onde se encontra o edifício da antiga câmara municipal. A envolvente ao centro de transportes será remodelada para ordenar o estacionamento e o trânsito automóvel e para valorizar a via pedonal. Complementarmente a esta obra, está prevista a criação de um corredor verde numa das zonas de intervenção, com ensombramento natural e por velas tensionadas para reduzir a temperatura na utilização do circuito pedonal.
 
Carlos Manuel Barão
/ Comunicação e Imagem

Marinha Grande | SEMANA DOS MOLDES 2023 DEDICADA À SUSTENTABILIDADE

 De 20 a 24 de novembro, está a decorrer a Semana dos Moldes 2023, na Marinha Grande e em Oliveira de Azeméis, numa organização conjunta da Associação Nacional da Indústria de Moldes (CEFAMOL), do Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos (CENTIMFE) e da Associação POOL NET, que conta com o apoio dos Municípios de Marinha Grande, Oliveira de Azeméis, Batalha e Leiria.
A abertura da 13ª edição, realizou-se na tarde desta segunda-feira, 20 de novembro, no auditório do CENTIMFE, tendo contado com a presença do presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira; do presidente da Câmara de Leiria, Gonçalo Lopes; do presidente da CEFAMOL, João Faustino; do presidente do CENTIMFE, Nuno Silva; entre outras entidades, empresários e convidados.
Na sessão inaugural, o presidente da Câmara da Marinha Grande deu as boas-vindas aos participantes no evento “que integra um conjunto significativo de iniciativas que promovem a interação entre empresários, agentes económicos e oradores, nacionais e internacionais e que se constitui como um espaço de reflexão sobre a indústria de moldes nacional”. Aurélio Ferreira admitiu que “este é o momento para se fazer o balanço atual do setor e traçar estratégias para um futuro tão exigente e difícil como aquele que se avizinha”.

O presidente do CENTIMFE, Nuno Silva, destacou a presença de prestigiados oradores nos vários painéis de debate, o reforço do diálogo e cooperação entre os vários intervenientes e a projeção do futuro desta indústria, que tem impactos multissetoriais.

Dedicada à “Sustentabilidade”, com ênfase nos processos de desenvolvimento de produtos e acentuando os efeitos da dupla transição – Ecológica e Digital, a Semana dos Moldes conta com Keynote Speakers de referência internacional para lançar os principais desafios nestas áreas para as empresas industriais, apresentações de projetos, produtos e soluções inovadoras e debate entre os participantes.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Marca oferece mergulho de paraquedas

 Esta Black Friday a marca BYMS leva um dos seus motes "Onde as linhas da moda se entrelaçam com os batimentos cardíacos." bem à letra.
 
A BYMS, uma marca que funde moda sportswear paixão pelo desporto, prepara-se para marcar a Black Friday deste ano de uma forma verdadeiramente emocionante. Esta Black Friday, o fundador da BYMS, Miguel Soares, vai oferecer um mergulho de paraquedas para quem fizer compras na loja da BYMS ( www.bymsbrand.com).
 
A BYMS não é apenas uma marca de moda desportiva portuguesa. É uma fusão de moda e paixão pelo desporto - um testemunho de como o inesperado da vida pode levar a criações surpreendentes. Miguel Soares, o jovem empreendedor por trás da BYMS, partilha a sua incrível jornada: "Aos 18 anos, o futebol era o meu sonho, mas lesões irreversíveis e uma pandemia mudaram tudo. No entanto, a resiliência mental que adquiri no desporto deu vida à moda. Criei a BYMS, e agora quero levar a marca mais além."
 
A jornada dMiguel ensinou-o a abraçar a mudança, e agora ele convida todos a fazerem parte desta história. Inspirado pelas lendas do futebol, Miguel Soares pretende inspirar todos a perseguirem as suas paixões com coragem. E como forma de agradecimento aos clientes que apoiam a marca, a BYMS preparou uma surpresa incrível para esta Black Friday: um salto de paraquedas. Mas este não é um salto comum.
 
Um salto de paraquedas com significado
A BYMS não se contenta em simplesmente presentear os seus clientes. A marca convida cada cliente a partilhar a quem dedicará este salto de paraquedas, tornando-o num gesto verdadeiramente pessoal e emocional. Esta oferta exclusiva demonstra o compromisso da BYMS em criar ligações reais com os seus clientes, proporcionando experiências únicas e inesquecíveis.
 
A Black Friday da BYMS promete ser mais do que uma simples oportunidade de compras. Será uma celebração das histórias, da paixão e da coragem que impulsionam a marca.
Para mais informações sobre a BYMS e a sua Black Friday, visite o site oficial da marca em www.bymsbrand.com.
 
Miguel Soares 
Fundador, BYMS

Município de Proença-a-Nova distribui compostores domésticos aos munícipes


O Município de Proença-a-Nova vai distribuir compostores domésticos e baldes de recolha para resíduos orgânicos de forma gratuita a todos os residentes no concelho, no âmbito do Programa RecolhaBio 2022, financiado pelo Fundo Ambiental.

De forma a incentivar a prática da compostagem doméstica e sensibilizar os munícipes para uma maior consciência ambiental, o Município de Proença-a-Nova arrancou com o Projeto “AQUI, AS SOBRAS NÃO SÃO LIXO! São BIORRESÍDUOS e alimentam o COMPOSTOR” - vertente compostagem doméstica. A partir de dezembro, a Câmara Municipal irá oferecer compostores a todos os munícipes, residentes no concelho de Proença-a-Nova, ou instituições como lares e creches, que tenham um espaço com terra (quintal, jardim ou logradouro) com as dimensões necessárias e suficientes para colocar um compostor (sensivelmente 1m2).

Desta forma, os munícipes reduzem os resíduos que colocam que colocam no contentor dos indiferenciados e produzem um composto orgânico que pode ser utilizado como fertilizante orgânico, no seu quintal, jardim ou logradouro. Os interessados em receber os compostores deverão preencher o formulário disponível nos serviços online ou presencialmente no Balcão Único e deverão reunir um conjunto de condições, conforme as normas de participação que se encontram disponíveis aqui.

A partir do mês de dezembro, dar-se-á ainda início à recolha de resíduos orgânicos na sede de concelho onde serão instalados, junto dos contentores de lixo indiferenciado, os respetivos contentores de cor castanha e serão distribuídos gratuitamente baldes de recolha de resíduos orgânicos de 7 litros, através de uma campanha porta a porta, de informação e sensibilização.

No âmbito do Programa RecolhaBio 2022 - apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos 2022 o Município desenvolveu o Projeto “AQUI, AS SOBRAS NÃO SÃO LIXO! São BIORRESÍDUOS e alimentam o COMPOSTOR”, com o objetivo de valorizar os resíduos orgânicos (biorresíduos) através do processo de compostagem e, por esta via, contribuir para a substituição das práticas de rejeição dos resíduos orgânicos no contentor de resíduos indiferenciados, facilitando e descomplicando o processo de compostagem dos biorresíduos e contribuindo diretamente para a redução da deposição de biorresíduos em aterro.


CASTELO DE PAIVA VAI PROMOVER PROVA DE BTT E CAMINHADA DE NATAL A 17 DE DEZEMBRO

 
A Câmara Municipal de Castelo de Paiva vai promover no Domingo, dia 17 de Dezembro, a 10ª edição do BTT e Caminhada de Natal, com o objetivo de proporcionar aos participantes, um dia diferente em contacto com a natureza, fomentando o convívio natalício aliado à prática de atividade física, e ao mesmo tempo, contribuindo para a ajuda de famílias mais carenciadas do concelho.
A Caminhada terá uma distância aproximada de 8 quilómetros e irá percorrer estradas e caminhos das freguesias de UF. Sobrado/Bairros, S. Martinho, Sardoura e Real, com um nível de dificuldade médio/baixo.
Já o passeio de BTT terá também um percurso circular de 28 quilómetros, e irá percorrer estradas e caminhos das freguesias de UF. Sobrado/Bairros, S. Martinho, Sardoura e UF. Raiva/Pedorido/Paraíso e Real, com um nível de dificuldade médio/alto.
A inscrição para esta prova tem um custo de doação de um bem alimentar, a reverter para a Loja social de Castelo de Paiva e ambas as actividades não têm qualquer carácter competitivo, e terão início e fim no Largo do Conde na urbe paivense, com partida marcada para as 9h.
Todos os participantes no BTT terão direito a reforço alimentar a meio e no fim do percurso e atribuição de lembranças, tal como os participantes na caminhada terão direito a reforço alimentar no final e lembranças.
O Município de Castelo de Paiva convida à participação, devendo os interessados fazer a inscrição através https://docs.google.com/forms/d/1DYbr9gnlPFnM_i2PXkHZbuDG2EarnFTWwHjEu2CE7tE/viewform?edit_requested=true

Mais informações: desporto@cm-castelo-paiva.pt

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

10 anos de Ribau Esteves e de Aliança com Aveiro na gestão da Câmara Municipal de Aveiro 3: “Educação”

 A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) prossegue com a apresentação do trabalho realizado pelo Presidente José Ribau Esteves e pelas equipas eleitas no quadro político da Aliança com Aveiro (coligação PSD, CDS, PPM), nos últimos dez anos (2013 – 2023).
Esta semana é abordado o tema Educação, uma área prioritária da gestão da CMA, com relevante importância ao longo da última década, alicerçada nos objetivos de qualificar, renovar e melhorar as infraestruturas, tal como a vida de todos os profissionais de Educação e das nossas Crianças e Jovens.

Qualificar, renovar e melhorar
Desde 2013, a CMA já recuperou e qualificou dez Estabelecimentos de Ensino, num investimento de 14 milhões de euros, com a utilização de Fundos Comunitários.
Neste momento estão em execução as obras de requalificação e ampliação das Escolas Básicas do Solposto (3 milhões de euros), das Barrocas (2,1 milhões de euros), dos Areais (1,4 milhões de euros), de Eixo (1,4 milhões de euros), do Centro Escolar de Santiago (514 mil euros) e de construção do novo Centro Escolar de Nossa Senhora de Fátima (3,3 milhões euros).
Todas as obras concluídas e em curso representam um investimento global da CMA no valor de 25,7 milhões de euros.
Em 2023 estão em curso os projetos de reabilitação das Escolas Básicas da Alumieira (Esgueira), das Leirinhas (Aradas) e de Sarrazola (Cacia) e do Jardim de Infância de Eixo. Depois destas operações ficam apenas a faltar as operações de qualificação do Jardim de Infância de Oliveirinha e da Escola Básica da Costa do Valado, dando cumprimento até ao final do presente mandato (2021/2025) a qualificação total do nosso Parque Escolar.

Descentralização na Educação e o PAEMA
Falar de Educação é falar do futuro das novas gerações, é falar do desenvolvimento da Comunidade. Assim, a CMA faz um balanço muito positivo do processo de descentralização na área da Educação, que teve o seu início formal a 01 de setembro de 2020 e a que corresponde a responsabilidade de gestão das refeições escolares, do pessoal não docente, dos transportes escolares e especializados, bem como a componente de Serviço de Apoio às Famílias e a assunção de todas as despesas de funcionamento dos Agrupamentos de Escolas.
Acresce à boa gestão da área da Educação, o Programa de Ação Educativa do Município de Aveiro (PAEMA), um instrumento muito importante, com dezenas de projetos e que envolve cerca de 11 mil alunos de toda a Comunidade Escolar.
O PAEMA define responsabilidades, objetivos e ações a realizar pela CMA com incidência na vida da Comunidade Educativa, dando a conhecer a rede escolar e oferta educativa, bem como as competências do Município em matéria de Educação, ligadas à gestão quotidiana.

Educação STEAM
A aposta na inovação através da Educação STEAM, com incentivo ara a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática é outros pilares fundamentais da boa gestão da Educação no Município de Aveiro.
Desde 2019 que a CMA implementou oito programas relacionados com a temática da inovação nas Escolas Básicas e Secundárias, além de projetos e iniciativas paralelas para crianças e jovens.
Fruto desta capacidade e visão de futuro, a CMA foi premiada em 2022, com o 3.º lugar nos European Capital of Innovation Awards. Tratou-se do reconhecimento pelo Conselho Europeu de Inovação, do mérito e qualidade de Aveiro, como Cidade Europeia Inovadora em Ascensão, com destaque para o desenvolvimento das políticas STEAM no programa Educativo do Município.

A Educação é a principal prioridade do investimento da CMA, numa ação desenvolvida em Equipa, com toda a Comunidade Educativa, com destaque para as direções dos Agrupamentos de Escola do Município.

[apresentação disponível aqui<https://we.tl/t-IgJ67gA498>]

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro

TEATRO MERIDIONAL APRESENTA PEÇA NA MARINHA GRANDE

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, exibe a peça “O Sr. Ibrahim e as Flores do Corão”, pela companhia Teatro Meridional, no próximo sábado, 25 de novembro, pelas 21h30, numa interpretação de excelência de Miguel Seabra e Rui Rebelo.
O espetáculo segue uma das linhas de trabalho do Teatro Meridional, que se prende com a encenação e adaptação de textos maiores da dramaturgia mundial, prosseguindo um formato de espetáculo contado na voz de um único actor e acompanhado por um músico.

Em Paris, nos anos 60, Momo, um rapazinho judeu de onze anos, torna-se amigo do velho merceeiro árabe da rua Bleue. Mas as aparências iludem: o Senhor Ibrahim, o merceeiro, nãoé árabe, a rua Bleue não é azul e o rapazinho talvez não seja judeu.
O Senhor Ibrahim e as Flores do Corão, representada pela primeira vez em Dezembro de 1999 por Bruno-Abraham Kremer, esteve em cena no Festival de Avignon em Julho de 2001, depois em Paris no Studio des Champs-Elysées em Setembro de 2002. Desde aí, tem viajado pelo mundo sem parar com o incentivo do Ministério dos Negócios Estrangeiros francês.

O Senhor Ibrahim... esteve novamente em cena no Théâtre Marigny (Popesco Hall) durante toda a temporada de 2004-2005. No mesmo ano, Omar Sharif ganhou o prémio César de melhor actor pelo seu papel no filme baseado no texto da peça, realizado por François Dupeyron's.

Ficha Artística
Texto: Eric-Emmanuel Schimitt
Versão Cénica e Encenação: Miguel Seabra
Interpretação: Miguel Seabra (texto) e Rui Rebelo (música)
Espaço Cénico: Marta Carreira e Miguel Seabra
Figurinos: Marta Carreiras
Música original e Sonoplastia: Rui Rebelo
Desenho de Luz: Miguel Seabra
Assistência de Encenação: Marta Carreiras
Assistência de Cenografia e Construção de Adereços: Marco Fonseca
Montagem e Operação em itinerância (2023): Marco Fonseca (cenário) e Hugo Tomás (técnica)
Produção Executiva: Susana Monteiro
Assistência de Produção e Comunicação: Rita Ramos Mendes e Teresa Serra Nunes
Direção Produção: Rita Conduto
Direção Artística do Teatro Meridional: Miguel Seabra e Natália Luiza
Notas Suplementares: PRÉMIO DO PÚBLICO - Festival Internacional de Teatro de Almada 2012
Preço: 5€

Gabinete de Comunicação e Imagem

ALTERAÇÕES AO TRÂNSITO EM VIEIRA DE LEIRIA

 A Câmara Municipal da Marinha Grande informa que, na sequência da deliberação camarária, no dia 20 de novembro de 2023, entram em vigor alterações de trânsito em Vieira de Leiria.

Assim, passam a ser consideradas as seguintes condições:
- Circulação de sentido único na Rua Joaquim Tomé Feteira, com circulação no sentido norte/sul;
- Circulação de sentido único na Rua Actor Álvaro, no troço compreendido entre o cruzamento com a Rua da Serraria e o cruzamento com a Rua Joaquim Tomé Feteira, com circulação no sentido nascente/poente.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Opinião: Sara Tavares

 Sara Tavares afirmou-se nas primeiras aparições públicas na televisão portuguesa a cantar Whitney Houston...Entrou assim na nossa memória pelo poderio da sua voz e foi-nos conquistando ao longo dos anos pelo facto da sua personalidade ser tão bonita quanto a sua voz.
Em 2001 cruzei-me na RTP, no festival da canção com Sara Tavares no auditório Luísa Todi em Setúbal...Ela fazia parte do júri e eu fazia parte de uma banda concorrente...Lembro-me do seu sorriso constante para com todos os concorrentes e o seu embaraço por estar a desempenhar um papel que não lhe era confortável. Sem dúvida, era visível que ela gostaria muito mais estar naquele auditório a desempenhar o nosso papel de artistas do que estar a avaliar e a comparar a música como se isso fosse possível...

A pureza da sua alma, era visível no seu olhar para quem amava e chamava a música como só ela sabia chamar... Talvez tivesse sido mais justo, nós, os portugueses termos prestado uma maior homenagem a esta artista que toda a vida fez muito por aquilo que todos achamos importante para Portugal; a lusofonia...

Seria bom que os consultores ou assessores, como lhes queiram chamar, da presidência e do governo no nosso país que só se dedicam à cultura, pudessem estar atentos a quem aproxima por mera paixão, culturas diferentes, povos diferentes, mas sempre em português...

A nossa Sara Tavares não era uma estrela mundial mas era a nossa estrela da chuva de estrelas, era a representante e a voz de uma geração que já nasceu num Portugal livre e que se soube adaptar sem gritos de revolta e com admiração pela História da música portuguesa, pela história da música cabo verdiana e pela história e influência da restante música lusófona, tentando desta forma abrir sempre novos caminhos em direção a uma nova sonoridade lusófona.

Recordaremos sempre que o "Balancê" de Sara Tavares foi muito mais original do que as divas americanas nos mostraram lá do outro continente...Recordaremos sempre que a sua música tinha a ver conosco, com a bondade de nos fazer refletir em Deus e naquilo em que só ele sabe o que passa em cada um de nós... A música de Sara Tavares ensinou-nos a sentir, a refletir e a acreditar...sempre com alegria e com o exemplo de uma menina que nos ensinou a atitude certa de como encarar a vida...

Sempre que ouvirmos a sua música, chamaremos pela Sara de forma a ela ser eterna entre nós e ao seu legado prevalecer pelo tempo, como o Sol que todos os dias nos aparece.

Descansa em paz querida Sara ❤️

Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

Marinha Grande | VALORLIS ABRE INSCRIÇÕES PARA COMPOSTAGEM DOMÉSTICA

 A Valorlis, em colaboração com a Câmara Municipal da Marinha Grande, tem em curso o programa de compostagem doméstica, para oferta de compostores a munícipes do concelho.
      
Quem tiver jardim, quintal ou horta e quiser fazer parte do Programa de Compostagem da Valorlis, deverá fazer a inscrição, preenchendo o formulário disponível no website www.valorlis.pt, sendo a atribuição do equipamento limitada ao stock existente.

Depois da inscrição, os munícipes são convocados para participar numa ação de sensibilização, sobre as boas práticas da compostagem doméstica, e receber o seu compostor.

Inscreva-se se:
- Reside nos concelhos de abrangência da Valorlis (Marinha Grande, Batalha, Leiria, Pombal, Porto de Mós e Ourém);
- Tem uma moradia com um pequeno espaço exterior na sua habitação (jardim, quintal ou horta);
- Tem um agregado familiar igual ou superior a 2 pessoas.

A Compostagem Doméstica é um processo natural de reciclagem de matéria orgânica, que permite aproveitar os resíduos provenientes da cozinha, e jardim, e transformá-los num fertilizante rico em nutrientes a que se chama composto. Ao ser utilizado, o composto melhora as características do solo, permite diminuir a quantidade de fertilizantes químicos e diminui a quantidade de água necessária para rega.

Gabinete de Comunicação e Imagem

SILVES SERÁ PALCO DE “CHOQUE FRONTAL” COM ADIAFA, NO TEATRO MASCARENHAS GREGÓRIO”

  

Dia 25 de Novembro de 2023, o Teatro Mascarenhas Gregório em Silves será palco para gravação do programa ao vivo “Choque Frontal”, com música e curiosidades sobre a carreira e vida do Grupo Musical ADIAFA, que comemora 25 Anos de carreira.

Esta parceria entre o Município de Silves e Rádio Alvor FM, terá o grupo Adiafa como o primeiro convidado em Silves para uma conversa, com música pelo meio e outras originalidades que caracterizam este programa de Rádio, que já conta com 7 anos de existência.
De entrada gratuita, daremos a conhecer como se processa a gravação de um programa de rádio e proporcionar o contacto com os artistas que nele participam. O público terá ainda oportunidade de conhecer artistas plásticos do algarve que participarão no programa a desenvolver a sua arte ao vivo.
Os vouchers de entrada poderão ser recolhidos na biblioteca municipal de Silves, durante o horário de funcionamento da mesma, na quantidade máxima de 2 voucher por pessoa.
 
O telefone 282 440 800 (chamada para a rede fixa nacional) e o endereço de correio eletrónico cultura@cm-silves.pt são os contactos para mais informações. 

Cientistas da UC criam produto à base de resíduos florestais e fungos que pode ser usado na construção

 
Uma equipa de cientistas da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um produto à base de resíduos florestais e fungos que pode ser usado na área da construção, nomeadamente em paredes interiores de edifícios.
O objetivo deste produto, desenvolvido no âmbito do projeto “Value2Prevent”, é valorizar a biomassa florestal, agregar valor às florestas e, consequentemente, possibilitar o aumento do rendimento dos produtos.
«Normalmente, os produtores florestais não têm grandes incentivos à limpeza dos terrenos, porque essa biomassa que resulta das limpezas não tem grande valor, uma vez que tem que ser transportada para locais específicos e o transporte e a recolha são muito caros. Portanto, tem de haver um retorno elevando para que tal seja compensatório para os produtores», começa por esclarecer João Martins, investigador do Centro de Ecologia Funcional (CFE) do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da FCTUC.
Nesse sentido, prossegue, «desenvolvemos um produto que pode ser utilizado na construção, nomeadamente em paredes interiores, que tem um valor acrescentado muito interessante. A ideia é usarmos os tais resíduos de biomassa florestal, inocularmos com um fungo que tem a capacidade de degradar parcialmente a biomassa e criar uma espécie de cimento, agregando todas as partículas e formando um bloco. Posteriormente, este produto é seco, para inativar o fungo, e pode ser utilizado no interior de duas placas de madeira, substituindo, assim, os materiais sintéticos usados atualmente», descreve o investigador.
Além de ser uma alternativa sustentável, este produto tem também outras vantagens que podem fazer a diferença, nomeadamente «as propriedades térmicas e acústicas, o facto de ser uma opção mais equilibrada, pois é tão sustentável como a madeira, mas tão eficiente como o revestimento sintético, e ainda, o baixo custo do produto. A biomassa é relativamente barata e conseguimos produzir estes blocos com facilidade», conclui.

Os testes têm vindo a ser feitos à base de árvores como eucalipto, pinheiro bravo, medronheiro, e ainda uma mistura de arbustos, mas no futuro a equipa pretende testar a utilização de outros produtos com a biomassa, como por exemplo plástico reutilizado, cortiça e borracha, que podem tornar ainda mais eficazes as propriedades acústicas e térmicas deste material.

O projeto “Value2Prevent” é promovido pelo SerQ – Centro de Inovação e Competências da Floresta, tendo como parceiros a Universidade de Coimbra (UC), o Instituto Superior de Agronomia (ISA), o Centro Ciência Viva da Floresta de Proença-a-Nova (CCVF) e a Proentia – Essential Oils.

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

Cantanhede | Biocant Park acolheu VIII Encontro Temático Inter CPCJ. Especialistas refletiram sobre a proteção de crianças e jovens

 
O auditório do Biocant Park foi palco esta sexta-feira, 17 de novembro, do VIII Encontro Temático Inter CPCJ, uma organização conjunta das Comissões de Proteção de Crianças e Jovens de Cantanhede, Figueira da Foz, Mealhada, Mira e Montemor-o-Velho, em parceria com os respetivos municípios e o Núcleo Distrital de Coimbra da EAPN Portugal.
Subordinado ao tema “Do Berço da Lei ao Direito das Crianças”, este encontro teve por objetivo abordar e refletir sobre os novos modelos de governança e de intervenção relativamente às crianças e jovens, bem como a promoção da participação dos jovens como elemento fundamental do exercício de cidadania, enquanto ser dotado de direitos fundamentais, essenciais à consciencialização do seu papel na comunidade e à importância da sua opinião.
Ao intervir na sessão de abertura, a vereadora da Ação Social e Saúde da Câmara de Cantanhede, Célia Simões, disse ser “vital e urgente” uma reflexão sobre o tema da sessão.
A proteção das crianças e jovens é uma responsabilidade de todos, independentemente de nossa função, cargo ou área de atuação. Cada um de nós, enquanto elemento da Comissão de Proteção, tem um papel fundamental na garantia dos direitos e na promoção de um ambiente seguro e saudável para que os mais novos possam crescer e desenvolver-se plenamente”, referiu.
Ainda de acordo com a autarca, que preside à CPCJ de Cantanhede, “muitas crianças e jovens enfrentam situações de vulnerabilidade, abuso, negligência e violência”, impondo-se uma atuação “célere, enérgica e eficaz”. “O nosso compromisso é com a defesa das suas vidas, dignidade e bem-estar, sem exceção”, complementou.
Sobre o VIII Encontro Temático Inter CPCJ, Célia Simões mostrou-se convicta de que permitiu “fortalecer a nossa rede de apoio e buscar soluções efetivas para os desafios que diariamente surgem”.
Ao longo de todo o dia, intervieram especialistas da área e foram partilhadas experiências bem-sucedidas.
Depois da sessão de abertura, na qual também intervieram Maria José Vicente, coordenadora geral da EAPN Portugal, e Maria João Fernandes, vice-presidente da Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Criança e Jovens, seguiu-se o painel, “O Berço da Lei – Breve Reflexão sobre os Direitos da Criança”, com a participação de Maria João Fernandes, Paula Duarte, do Instituto de Apoio à Criança, e Ana Rita Alfaiate, do Centro de Direito da Família da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
Da parte da tarde, o segundo painel abordou “Os Direitos e a Participação da Criança”, uma mesa redonda com Rita Felizardo, Vera Carnapete, Carmen Sousa e Cristina Mendonça e Maria José Vicente.
Sílvia Alves e Mariana Casanova falaram, depois, sobre “Direitos de participação e qualidade nos cuidados residenciais para crianças com deficiência/ incapacidade” e Hélio Bento Ferreira apontou “Estratégias desalinhadas”.
O encontro terminou com um debate, seguido da sessão de encerramento.

Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo