sábado, 22 de abril de 2023

Segunda etapa da Liga MEO Surf iniciou-se hoje com ondas de 0,5m a 1m na Praia de Leça da Palmeira

- Frederico Morais realizou a melhor pontuação e Afonso Antunes fez a melhor onda do dia
- Francisca Veselko dominou a prova feminina com a melhor onda e pontuação
- Os são-tomenses Jéjé Vidal e Danilk Afonso fizeram a sua estreia na Liga MEO Surf
- Ação de pedagogia ambiental do Grupo Jerónimo Martins contou com dezenas de crianças de escolas do Porto e de Matosinhos.
Fotografias do dia 1 de competição (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas) - Clique aqui.
Quadro de resultados - Clique aqui
Fotos: Frederico Morais, Francisca Veselko e Jéjé Vidal. (Créditos: Jorge Matreno/ANSurfistas)

Realizou-se hoje com ondas de 0,5m a 1m o dia inaugural do Joaquim Chaves Saúde Porto Pro, segunda etapa da Liga MEO Surf que decorre até Domingo na Praia de Leça da Palmeira. Os melhores surfistas nacionais que integram a primeira divisão do surf português fizeram-se ao mar às 7.45h tendo sido realizados os trials, a primeira ronda masculina bem como duas rondas femininas.

Na categoria masculina, Frederico Morais realizou o melhor score do dia com 12.05 pontos. Kikas conseguiu encontrar algumas oportunidades nas ondas que descobriu para aplicar o seu forte surf de rail.
O atual campeão nacional e líder do ranking Go Chill, Guilherme Ribeiro, iniciou a sua prestação nesta etapa também com uma vitória. O mesmo aconteceu com o campeão em título desta prova e finalista da etapa anterior, Afonso Antunes, que arrancou a melhor onda do dia com 6.75 pontos.

A estreia de Jéjé Vidal e Danilk Afonso nos trials foi um dos principais momentos do dia com a dupla de São Tomé e Príncipe a competir pela primeira vez na Liga MEO Surf. Jéjé Vidal teve uma entrada de sonho no evento ao vencer as duas baterias que disputou nos trials e Round 1, tendo efetuado o segundo melhor score com 10.75 pontos (juntamente com a boa prestação do jovem João Roque Pinho) e uma das melhores ondas do dia com 6.00 pontos. Já Danilk não teve a mesma sorte e acabou por não se encontrar com as ondas na fase dos trials. Independentemente dos resultados, foi a concretização de um sonho para ambos os atletas que poderão surpreender este ano na principal competição de surf nacional.

Em termos de eliminações o ex-campeão nacional Ruben Gonzalez, Pedro Coelho, Francisco Mittermayer, Ivo Cação e Diogo Martins foram alguns dos surfistas que não conseguiram seguir em frente na prova.

No Feminino, Francisca Veselko foi a melhor surfista do dia com a melhor onda e o melhor score do dia com 7.35 pontos e 14.60 pontos, respetivamente. Foi na bateria da segunda ronda que a atual campeã mundial júnior, e finalista da etapa anterior da Liga MEO Surf, teve um desempenho bem sólido.
A atual campeã nacional, Teresa Bonvalot, e a ex-campeã nacional Carolina Mendes foram outras das surfistas com bons pormenores efetuando scores na casa dos 11.00 pontos. A atual líder do ranking Go Chill, Gabriela Dinis, também começou com o pé direito com duas vitórias consecutivas nas baterias que disputou.

Durante a parte da manhã realizou-se uma limpeza de praia integrada numa ação de consciencialização de sustentabilidade com enfoque na preservação da biodiversidade dos oceanos por parte do Grupo Jerónimo Martins. A iniciativa contou com dezenas de crianças de várias escolas do Porto e de Matosinhos. O programa “Amar o Mar”, em conjunto com o Pingo Doce, proporcionará ações de sensibilização e de pedagogia incluindo limpezas de praia, envolvendo crianças das escolas de todos os concelhos visitados pela competição. Em 2022, estas iniciativas envolveram mais de 600 crianças ao longo de todo o ano.

As previsões para amanhã apontam para a subida do mar. O call está marcado para as 7.45h.

2º dia – Sábado, 22 de Abril (sujeito a alteração)
07h45 – Call do segundo dia de competição
15h00 – Go Chill Expression Sessions
17h00 – Corona & Somersby Sunset Party (por confirmar)
O Joaquim Chaves Saúde Porto Pro insere-se na programação do Wave Series 2023 e poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Joaquim Chaves Saúde, Allianz Seguros, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local das Câmaras Municipais do Porto e de Matosinhos, e o apoio técnico da Onda Pura Surf Center e da Federação Portuguesa de Surf.


Mais informações em www.ansurfistas.com.