domingo, 26 de fevereiro de 2023

COLUMBÓFILIA: Nelson Rainho venceu concurso de Arroyo San Cervan e assume a liderança da classificação geral de concorrentes

 

Com a realização da solta de Arroyo San Cervan, decorreu a primeira prova do Campeonato 2023 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 27 equipas.

Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de velocidade, foi ganho Nelson Rainho, que passou a liderar a Classificação Geral de Concorrentes, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Arroyo San Cervan - (Velocidade)

1º lugar – Nelson Rainho – 349 pontos; 2º - Avelino Soares - 334; 3º - Lusitano Espinhal & Irmão - 331; 4º - José Rossa Ribeiro/B - 330; 5º - Humberto Carvalho - 328; 6º - Asas de Lemede - 322; 7º - Manuel Barreto– 319; 8º - Jorge Monteiro - 304; 9º - Nuno & Filho - 303; 10º - Manuel Frade - 298.

Classificação Geral de Concorrentes

1º lugar – Nelson Rainho – 349 pontos; 2º - Avelino Soares - 334; 3º - Lusitano Espinhal & Irmão - 331; 4º - José Rossa Ribeiro/B - 330; 5º - Humberto Carvalho - 328; 6º - Asas de Lemede - 322; 7º - Manuel Barreto– 319; 8º - Jorge Monteiro - 304; 9º - Nuno & Filho - 303; 10º - Manuel Frade - 298; 11º - XRB & BEA - 297; 12º - Euclides Pimenta - 280; 13º - Paulo Santos - 272; 14º - José Rossa Ribeiro - 261; 15º - Marco Ferreira - 244; 16º - António Sargaço - 221; 17º - Gonçalo Paião - 212; 18º - Cesar Rainho - 202; 19º - Vitor Ferreira - 175; 20º - Cidálio Salvador – 161; 21º - Carlos Pereira - 157; 22º - Fernando Cruz – 152; 23º - Matias & Vila Nova - 146; 24º Manuel Santos - 128; 25º - António Santos - 097; 26º - José Santos - 084; 27º - Lucas Santos – 043.

OTILIA COSTA E PEDRO CARDOSO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA EM EVIDÊNCIA NO XIV – TRAIL DE CONIMBRIGA TERRAS DE SICÓ

 

Numa organização da Associação Desportiva O Mundo da Corrida, realizou-se nos dias 24, 25 e 26 de fevereiro de 2023, a 14ª edição Trail de Conímbriga Terras de Sicó", prova que integrou várias distâncias de trail, percorrendo os concelhos de Condeixa-a-Nova, Alvaiázere, Ansião, Penela, Pombal e Soure.

Na prova de Ultra Endurance 111km e Ultra 60 km, pontuáveis para os Circuitos Nacionais da ATRP, a Secção de Ar Livre e Aventura da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, participou nesta competição com 4 atletas, em estreia nestas distâncias.

Na prova de Ultra Endurance, na distância de 111km, Pedro Cardoso, alcançou no final desta dura prova, o 12º lugar da classificação geral masculino e o 1º lugar na classificação do escalão M45, ocupando desta forma o 1º lugar do pódio.

Competindo na mesma distância o atleta Nelson Heleno, não conseguiu terminar a sua prova, devido a lesão.

No ultra, que teve a distância de 60km, participaram nesta competição Otília Costa, que no final de ter percorrido os 60 km, alcançou na classificação geral feminina, a 10ª posição, e o 3º lugar no escalão F40, ocupando igualmente um lugar do pódio.

Nesta distância, competiu ainda Joselito Marques, que no final alcançou o 96º lugar na classificação geral masculino e o 18º lugar no escalão M45.

Na prova de Trail Curto, na distância de 16km, competiu o atleta José Mendes, que se classificou em 194º lugar na classificação masculino, alcançando o 21º lugar no escalão M35.

O grande destaque vai para os pódios alcançados pela atleta Otília Costa e por Pedro Cardoso e pela participação dos restantes atletas nestas exigentes distâncias. 


WQS – Yolanda Hopkins vence em Taghazout e conquista título europeu

Fotos: Yolanda Hopkins (Crédito: WSL)
Taghazout (26/02/2023) – Manhã histórica para o surf feminino nacional, este domingo, em Taghazout, após o triunfo de Yolanda Hopkins no QS3000 marroquino, que foi a primeira prova do QS europeu no ano de 2023. Uma vitória que garantiu automaticamente a conquista do título europeu feminino por parte da surfista algarvia, a que se junta a qualificação para o circuito Challenger Series 2023, onde estarão em jogo as vagas para o circuito mundial de 2024 da World Surf League.

Num dia final com três portuguesas entre as quatro finalistas da prova marroquina, o primeiro heat do dia viu a francesa e ex-top mundial Pauline Ado vencer Carolina Mendes, com a antiga bicampeã nacional a terminar no 3.º posto do evento que contou simultaneamente para o ranking europeu e africano. Na bateria seguinte Yolanda venceu um duelo 100 por cento nacional frente a Kika Veselko, que também se juntou a Carol no 3.º posto final.

O heat decisivo viu Pauline Ado arrancar a todo o gás, deixando Yolanda Hopkins numa posição delicada. Contudo, Yolanda fez valer o estatuto de líder do ranking europeu e respondeu com uma grande ponta final, operando a reviravolta já nas últimas ondas, com uma nota de 7 pontos, que lhe rendeu o triunfo por apenas 0,07 pontos de diferença – 13,40 contra 13,33 pontos.

Depois de ter vencido o QS3000 de Anglet, em França, e o QS1000 de Newquay, no Reino Unido, Yolanda Hopkins carimbou o terceiro triunfo na temporada de 2022/23, garantindo, assim, o título europeu de forma antecipada. Numa altura em que, segundo o calendário atual, apenas falta disputar o QS1000 da Costa de Caparica até final da temporada 2022/23, e com Yolanda a ter mais de 3000 pontos de vantagem sobre a francesa Pauline Ado, o título terá ficado já consumado, embora ainda falte a confirmação oficial da World Surf League. Yolanda sucede a Teresa Bonvalot como rainha do surf europeu.

Quem também surge em destaque no ranking é Kika Veselko, que manteve a 3.ª posição, enquanto Carolina Mendes subiu do 5.º para o 4.º posto da hierarquia europeia feminina. Com Yolanda Hopkins matematicamente já apurada para as Challenger Series 2023 e com Kika a também já ter vaga garantida, em virtude do recente título mundial júnior conquistado na Califórnia, Carol colocou-se em boa posição para se juntar às compatriotas neste importante circuito de qualificação para a elite do surf mundial. Nessas contas também estará Teresa Bonvalot, que garantiu uma vaga em virtude da classificação final no ranking de 2022, onde terminou no 6.º posto e a apenas um lugar de se qualificar para o World Tour feminino.

Do lado masculino as contas estão mais complicadas, numa altura em que não há qualquer surfista português no top 10 do ranking europeu. Em Taghazout, onde o triunfo final sorriu ao francês Kauli Vaast, o melhor surfista nacional foi Joaquim Chaves no 9.º lugar, enquanto Frederico Morais terminou na 13.ª posição. À partida, restará apenas aos surfistas portugueses o QS3000 da Costa de Caparica, em Abril, para tentarem inverter esta situação.

Décima vitória seguida para as surfistas portuguesas
O triunfo de Yolanda foi histórico pelas várias razões já enumeradas, mas há outro marco importante atingido pela surfista algarvia. A vitória em Taghazout corresponde ao décimo triunfo consecutivo de surfistas portuguesas no circuito QS europeu. Desde o pós-pandemia que apenas as surfistas portuguesas sabem o que é vencer no circuito europeu, registando-se somente pelo meio duas provas que não foram terminadas por falta de condições do mar - o Azores Pro, de Outubro do ano passado, e o Pro Anglet, em Agosto de 2021. O último sucesso de surfistas não portuguesas neste circuito remonta a Fevereiro de 2020, quando a francesa Pauline Ado venceu um QS1500 em Tenerife.

Ciclo de vitórias portuguesas no QS europeu
Pro Tazghazout 2023 (Marrocos) – Yolanda Hopkins
Pro Anglet 2022 (França) – Yolanda Hopkins
Lacanau Pro 2022 (França) – Kika Veselko
Boardmasters Open 2022 (Reino Unido) – Yolanda Hopkins
Pantin Classic 2022 (Espanha) – Teresa Bonvalot
Caparica Surf Fest 2022 (Portugal) – Teresa Bonvalot
Pro Netanya 2022 (Israel) – Teresa Bonvalot
Azores Pro 2021 (Portugal) – Teresa Bonvalot
Pantin Classic 2021 (Espanha) – Carolina Mendes
Caparica Surf Fest 2021 (Portugal) – Teresa Bonvalot
Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsurfleague.com

PSD Aveiro promoveu debate sobre Cultura, Educação, Comunicação e Saúde de forma aberta e profunda (Fotorreportagem)

O ATLAS Aveiro recebeu na tarde de ontem, 25 de fevereiro - a primeira de uma série conferências, que o PSD/ Aveiro vai realizar ao longo do ano de 2023 - sob o tema “A Sustentabilidade e o Futuro de Aveiro 2030” e que contou com a presença e a participação de José Pina, Coordenador da Candidatura de Aveiro a Capital Europeia da Cultura 2027, Sofia Gaio, Responsável pela estratégia de marketing da “Oeiras Valley” e perita internacional para as áreas da Comunicação, Ciência e Ensino Superior e de Valter Amorim*, Presidente Conselho Jurisdicional Regional Centro da Ordem dos Enfermeiros. O encerramento da conferência esteve a cargo do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves.

Na abertura da conferência, Simão Santana, Presidente do PSD Aveiro, relevou “o compromisso assumido no início do nosso mandato (março, 2022) com os militantes do PSD e com os Aveirenses, de abrir o Partido em Aveiro à sociedade civil, procurando ouvir e trazer os melhores e os mais qualificados. Escutando e acolhendo os seus contributos para a persecução do grande objetivo de um Partido como o PSD, responder aos desafios da Sociedade e dos Cidadãos. É assim que vemos, pensamos e acreditamos no PSD. Só assim podemos continuar a Cuidar do Presente e Projetar o Futuro para Aveiro e para os Aveirenses.”, disse.
Cultura é marco de sustentabilidade em Aveiro
Com três apresentações distintas nas áreas de abordagem, mas convergentes no objetivo de dar resposta ao desafio de olhar para futuro de Aveiro e para a sua sustentabilidade, José Pina começou por sublinhar o facto de “estarmos num território, onde a liberdade criativa, artística e cultural, não tem lápis azul, Aveiro é uma Cidade e um Município onde a Cultura tem espaço em razão da sua necessidade, ou seja, aqui não olhamos para o Orçamento Municipal e definimos um, dois ou três por cento, atentamos antes para o que é necessário para essa sustentabilidade Cultural e investimos em razão dessa mesma necessidade e não em razão de um número previamente definido. Isso faz toda a diferença para termos um território onde a Cultura tem futuro e onde a Cultura é fundamental para a sua sustentabilidade”, afirmou.
A Economia e a Participação: instrumentos fundamentais de sustentabilidade
Numa sessão que contou com uma plateia com cerca de 40 espectadores atentos, Sofia Gaio abordou a sustentabilidade em diversos prismas, destacando o ranking “The Arcadis Sustainable Cities Index 2022”, dando como bom o exemplo de Aveiro e mostrando “como uma Cidade como Copenhaga, tem um nível de sustentabilidade muito alto ao nível ambiental, mas depois no que diz respeito a indicadores como a capacidade económica e participação cívica dos Cidadãos, acaba por ser uma Cidade aquém das expectativas”, disse.
ULS e Hospital, fundamentais para o futuro de Aveiro
Por sua vez, Valter Amorim, recordou “aquilo que está plasmado na Lei de Bases da Saúde, que nos fala em segurança e eficiência do SNS, mas que na verdade hoje em dia, com os escassos Recursos Humanos e materiais, essa segurança e essa eficiência está claramente posta em causa, não sendo possível garantir a tal sustentabilidade ao nível da Saúde em Portugal, porque o SNS, que já foi um exemplo, hoje não é e dentro de uma década, se nada for feito, corre o risco de deixar de existir com consequência prática para a vida das pessoas”. O enfermeiro recordou ainda o tema da “Unidade de Saúde Local em Aveiro, que será um bom contributo para essa maior competência e capacidade de resposta, mas que tem que ter objetivamente o investimento do Estado na qualificação e ampliação do Hospital de Aveiro que serve cerca de 400 mil cidadãos em permanência”, concluiu.
Um ato arriscado e arrojado
No encerramento, Ribau Esteves parabenizou “os conferencistas e a Comissão Política do PSD/ Aveiro, por esta passo arriscado e arrojado, de olhar para o presente e projetar o futuro, chamando e convidando individualidades com competência e capacidade de pensar o futuro do Município, da Região e do País”.
 
Esta é a primeira de várias atividades que a Comissão Política do PSD/ Aveiro vai levar a cabo ao longo do ano de 2023, apostados que estamos em continuar o nosso trabalho de escuta e proximidade junto dos Aveirenses, com foco e atenção política para temas fundamentais na vida das pessoas.
*Ana Rita Cavaco, convidada para esta conferência, teve um imponderável de agenda que não lhe permitiu estar presente neste momento, tendo-se feito representar por Valter Amorim.








Simão Santana
Presidente da Comissão Política da Secção de Aveiro do PSD

Semana da Proteção Civil inicia a 27 de fevereiro. Proteção Civil de Cantanhede realiza ações dirigidas à população e à comunidade escolar

 

Um simulacro de incêndio rural e a apresentação do projeto “Aldeia Segura – Pessoas Seguras” são duas das atividades que vão decorrer no âmbito da “Semana da Proteção Civil”, projeto que o Serviço Municipal de Proteção Civil de Cantanhede dinamiza há 14 anos. Do programa constam ainda atividades de sensibilização dirigidas à comunidade escolar.

Assim, entre esta segunda-feira, 27 de fevereiro, e 4 de março, decorrem diversas atividades relacionadas com o tema, assinalando-se ainda o Dia Internacional da Proteção Civil, que se celebra a 1 de março.

O objetivo é proporcionar à população os conhecimentos e competências necessárias no âmbito da segurança, recorrendo para tal a intervenções de natureza teórica em interligação com ações pedagógicas e práticas, seguindo neste último caso, uma metodologia de simulação de situações de risco.

Assim, para esta segunda-feira estão previstas duas ações de sensibilização sobre a Vespa Velutina na Escola Secundária Lima-de-Faria e Escola Técnico Profissional de Cantanhede. Estas ações repetem-se no dia seguinte, 28 de fevereiro, na Escola Básica de Cantanhede e no Centro Escolar de Cantanhede.

A 1 de março, no qual se celebra o Dia Internacional da Proteção Civil, a Escola João Bacelar, na Tocha, recebe duas ações de sensibilização: uma sobre o Risco e outra sobre o uso de extintores.

Os mesmos temas são abordados no dia seguinte, 2 de março, na Escola Secundária Lima-de-Faria, enquanto na Escola Técnico Profissional de Cantanhede decorre uma ação de sensibilização para o Risco.

Na sexta-feira, 3 de março, realiza-se um simulacro de incêndio rural no lugar de Porto de Carros, freguesia de Murtede, cujo objetivo é fomentar comportamentos de segurança, bem como operacionalizar a articulação entre os agentes de Proteção Civil. Na mesma localidade decorre, de seguida, a apresentação do programa “Aldeia Segura - Pessoa Segura”.

Ainda neste dia decorre, à noite, uma ação de sensibilização sobre “Condução e Segurança em Máquinas Agrícolas – Legislação e produtos fitofármacos”, a realizar na sede da Junta de Freguesia da Sanguinheira.

Para sábado, 4 de março, a freguesia de Febres acolhe uma ação de sensibilização subordinada ao tema “Queimas em Segurança”.

As atividades da “Semana da Proteção Civil” são desenvolvidas pelo Serviço Municipal de Proteção Civil em parceria com os Bombeiros Voluntários de Cantanhede, a Guarda Nacional Republicana, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e os demais agentes de Proteção Civil com intervenção na área geográfica do Município.


Paulo Cardantas





Pelo menos 40 mortos em naufrágio ao largo de Itália. Há várias crianças entre as vítimas

Pelo menos 40 migrantes, incluindo um recém-nascido, morreram hoje quando o barco em que viajavam se afundou ao largo da costa da Calábria, no sul de Itália, segundo um novo balanço divulgado pela televisão RAI.
A estação italiana noticiou que há várias crianças entre as vítimas mortais.
Cerca de 50 sobreviventes foram até agora resgatados na praia, mas muitas pessoas estão desaparecidas, pelo que as autoridades receiam que o balanço possa aumentar.
Alguns meios de comunicação social italianos noticiaram que estavam no barco naufragado entre 150 e 250 pessoas.
Os sobreviventes disseram às autoridades que o precário barco de pesca em que viajavam se partiu ao meio e muitos dos seus passageiros caíram à água, pois o mar estava agitado.
O barco aparentemente bateu em rochas antes que os migrantes pudessem pedir ajuda, noticiou a agência espanhola EFE.
Os corpos recuperados, que incluem um bebé recém-nascido e várias crianças, foram arrastados para a praia turística de Steccato e, segundo os Carabinieri (polícia militarizada italiana), estão espalhados por vários quilómetros.
À medida que os esforços de salvamento prosseguem, as autoridades estão a interrogar os sobreviventes para descobrir as circunstâncias do acidente e a origem dos migrantes.
A imprensa local noticiou que a maioria é do Irão, Paquistão e Afeganistão.
A tragédia ocorre três dias após o parlamento italiano ter aprovado, na quinta-feira, um novo decreto de migração, elaborado pelo Governo de extrema-direita de Giorgia Meloni.
Entre outras questões, o regulamento torna obrigatório solicitar a afetação de um porto após o primeiro salvamento de um grupo de migrantes e ir para esse local sem se desviar para localizar outras embarcações em perigo.
As organizações não-governamentais (ONG) queixaram-se repetidamente que as autoridades italianas têm vindo a atribuir portos distantes no norte e centro de Itália, que demoram até quatro ou cinco dias a chegar.
Essas deslocações levam as ONG a negligenciar as suas operações na zona central do Mediterrâneo, onde ocorrem a maioria dos naufrágios deste tipo de embarcações.

Madremedia

Filme português “Ice Merchants” vence prémio Annie de Melhor Curta-Metragem

O filme "Ice Merchants", do realizador português João Gonzalez, ganhou o prémio Annie, o 'Óscar da animação', na categoria de Melhor Curta-Metragem, tendo "Pinóquio de Guillermo del Toro", da Netflix, sido distinguido como Melhor Filme.
A 50.ª cerimónia dos prémios Annie, os mais importantes do cinema de animação nos Estados Unidos, decorreu no sábado à noite (madrugada de hoje na Europa) em Los Angeles, Califórnia, e distinguiu ainda "Pinóquio de Guillermo del Toro" nas categorias de Melhor Animação de Personagem, Melhor Direção, Melhor Música e Melhor Design de Produção.
"Ice Merchants" estava indicado na categoria de Melhor Curta-Metragem ao lado de "Amok", do húngaro Balázs Turai, "Black Slide", do israelita Uri Lotan, "Love, Dad", da checa Diana Cam Van Nguyen, e "The Flying Sailor", das canadianas Amanda Forbis e Wendy Tilby.
O filme de João Gonzalez está também na corrida para os Óscares, a entregar a 12 de março, indicado para melhor curta-metragem de animação, numa nomeação inédita para uma produção portuguesa.
“Ice Merchants”, o terceiro filme de João Gonzalez, é sobre perda e laços familiares, entre um pai e um filho, e tem como ponto de partida a imagem de uma casa numa montanha, debruçada num precipício.
Esta curta-metragem, contada sem narrador nem diálogos, apenas por imagens desenhadas e música, tem coprodução da Cola Animation com Reino Unido e França.
“Ice Merchants” teve estreia mundial em 2022 na Semana da Crítica de Cannes, em França, onde foi premiado. Desde então, tem somado vários outros prémios em contexto de festivais.
O filme está atualmente em exibição nos cinemas portugueses.
Considerados os 'Óscares' do cinema de animação, os prémios Annie distinguem produções de animação, em curta e longa-metragem, e são atribuídos anualmente pela Sociedade Internacional de Cinema de Animação.
Na categoria de Melhor Filme, para além do vencedor "Pinóquio de Guillermo del Toro", estavam nomeados "Turning Red – Estranhamente Vermelho", dos estúdios Pixar, "O Gato das Botas: O Último Desejo", da Dreamworks, "The Sea Beast", da Netflix, e "Wendell & Wild", uma produção da Monkeypaw e da Gotham para a Netflix.
Entre os vencedores nas 32 categorias da 50.ª edição dos prémios Annie estão ainda "Marcel the Shell with Shoes On" (Marcel the Movie LLC) como Melhor Filme Independente e "The Boy, The Mole, The Fox and The Horse" (NoneMore e Bad Robot) como Melhor Produção Especial.

Madremedia

Até à 01:00 de quarta-feira, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.

Até à 01:00 de quarta-feira, devido à persistência de valores baixos da temperatura mínima.
Braga, Viseu, Guarda, Vila Real, Castelo Branco, Aveiro e Portalegre vão manter-se até quarta-feira, 1 de Março, sob aviso amarelo  devido à previsão de tempo frio, informou este domingo o IPMA.
Apesar da subida prevista da temperatura máxima, em especial nas regiões Norte e Centro, e da pequena subida da temperatura mínima, ocorrerá um acentuado arrefecimento noturno.

SIC Notícias


EQUIPA SUB 14 DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA JÁ SE ENCONTRA A PARTICIPAR NO CAMPEONATO BASQUETEBOL CENTRO NA QUARTA FASE DA 3ª DIVISÃO SÉRIE J

 

A Secção de Basquetebol, da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, iniciou no dia 25 de fevereiro, a sua participação no Campeonato de Basquetebol do Centro, através da participação da sua equipa de Sub- 14, na 4ª fase da 3ª divisão, na série J.

Para além da equipa da Sociedade Columbófila, participam nesta competição, as equipas do, Olivais Futebol Clube - B, Associação Recreativa Amarense, da Batalha e a Biblioteca Instrução Recreio de Valado de Frades, do concelho da Nazaré.

Este Campeonato que reúne equipas de clubes sediados na região centro, terminará ao fim da realização de 06 jornadas.

Na primeira jornada a equipa da Sociedade Columbófila, recebeu a equipa do Olivais - B, deslocando-se na jornada seguinte a 4 de março, a Valado de Frades defrontando a Biblioteca pelas 16h00, deslocando-se novamente, a 11 do mesmo mês, à Batalha para defrontar o Amarense.

Para iniciar a segunda volta, desloca-se no dia 19 de março, à cidade de Coimbra para defrontar o Olivais – B, pelas 11 horas, recebendo a 26 de março em sua casa a equipa, da Biblioteca pelas 15h30, terminando a sua participação nesta fase, no dia 2 de abril, recebendo a equipa do Amarense, pelas 11horas.

“Bio quê?!” – Biobancos: conceito e enquadramento


Nas sociedades modernas os avanços biotecnológicos são amplamente escrutinados procurando-se sempre lograr um equilíbrio entre os benefícios médico-científicos e as incertezas éticas e legais que acarretam. O Direito, enquanto última instância crítica da comunidade, não se furta a esta tarefa oferecendo um enquadramento legal e doutrinal à inovação científica. Perante a crescente necessidade de recolha, tratamento e conservação de amostras biológicas humanas em infraestruturas dedicadas à investigação científica e/ou à prestação de cuidados de saúde, tornou-se premente definir regras desta atividade designada por Biobanco.
O termo que se tornou comum no seio da comunidade médica e científica, corresponde ao conceito legal de “banco de produtos biológicos”, que nos termos da lei portuguesa (Lei n.º 12/2005 de 26 de Janeiro), designa qualquer repositório de amostras biológicas ou seus derivados, com ou sem tempo delimitado de armazenamento, quer utilize colheita prospetiva ou material previamente colhido, quer tenha sido obtido como componente da prestação de cuidados de saúde de rotina, quer em programas de rastreio, quer para investigação, e que inclua amostras que sejam identificadas, identificáveis, anonimizadas ou anónimas. Atualmente, para constituir um biobanco é necessária uma autorização prévia de entidade credenciada pelo departamento responsável pela tutela da saúde, bem como ainda, para o perfeito preenchimento dos requisitos legais, de um parecer favorável de uma Comissão de Ética. Os biobancos em território português devem ser constituídos apenas com a finalidade da prestação de cuidados de saúde, incluindo o diagnóstico e a prevenção de doenças, ou de investigação básica ou aplicada à saúde. Sendo expressamente proibida a recolha, armazenamento de material biológico não anonimizado por parte de entidades com fins comerciais.

É provável que uma parte considerável de cidadãos seja titular de uma amostra biológica, seja ela de sangue, urina, tecido, saliva ou de outro tipo, conservada num dos biobancos em atividade em Portugal. São exemplos: o Biobanco-iMM, fundado em 2012, enquadrado nas atividades do Centro Académico de Medicina de Lisboa (CAML), congrega amostras biológicas (provenientes de biopsias, cirurgias, colheitas de sangue, etc) que são doadas voluntariamente com autorização dos titulares para preservação e uso futuro em investigação biomédica. Outro exemplo, o biobanco do Instituto de Saúde Pública da Universidade do Porto (ISPUP), fundado em 1995, com o propósito de facilitar a investigação dos determinantes da saúde humana em áreas como a diabetes, doenças cardiovasculares, doenças reumáticas e cancro ou obesidade e perturbações do comportamento, com centenas de milhares de amostras biológicas de diversas tipologias. Já em 2017, foi constituído o Biobanco da Universidade da Beira Interior (UBI), uma ferramenta idealizada para perceber como atuar na identificação e combate aos problemas de saúde típicos da região da Beira Interior, agregando na sua coleção além de amostras biológicas humanas, amostras de origem animal e ambiental. Por fim, o mais importante consórcio nacional nesta área, no qual participa a Universidade de Coimbra, o Biobanco.pt é uma infraestrutura de investigação biomédica, que tem por objetivo maximizar colaborações científicas nacionais e internacionais baseadas no uso de amostras biológicas humanas e respetiva informação clínica.

Desde cedo o legislador português entendeu por legítima a imposição de deveres de proteção especiais para a atividade de investigação científica desenvolvida com recurso a amostras biológicas e dados associados (como sejam os dados de saúde ou de estilo de vida dos titulares das amostras biológicas). Por isto mesmo, a regulação da atividade de biobanco em Portugal espelha esse esforço de garantia de que a investigação científica em saúde humana é realizada de forma transparente, de acordo com os mais exigentes princípios ético-legais. Não obstante, a ciência jurídica deverá prosseguir neste esforço de acompanhamento da evolução das biotecnologias, oferecendo enquadramento regulatório a todas as fases do biobanco, desde a colheita, processamento, análise, disponibilização e utilização, armazenamento e destruição de células e tecidos de origem humana, promovendo assim a excelência e credibilidade das ciências biomédicas, sem descurar a proteção da sociedade e do indivíduo.

Andreia da Costa Andrade

Investigadora Associada do Centro de Direito Biomédico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Pombal felicita Politécnico de Leiria por vir a poder conferir o grau de doutor

O Município de Pombal congratula-se com a aprovação do Projeto de Lei que permite ao Instituto Politécnico de Leiria (IP Leiria) vir a poder conferir o grau de doutor e adotar a designação em língua inglesa de “Polytechnic University”, no âmbito da sua estratégia de internacionalização.
As alterações da Lei de Bases do Sistema Educativo e do Regime Jurídico das Instituições de Ensino Superior foram aprovadas esta sexta-feira, 24 de fevereiro, pela Assembleia da República.
O presidente da Câmara Municipal de Pombal, que foi sempre um defensor convicto desta possibilidade, considera que a decisão traduz-se num reconhecimento ao extraordinário trabalho desenvolvido pelo Instituto Politécnico de Leiria, pelo que, na pessoa do seu presidente Carlos Rabadão, felicita a Instituição, por este importante momento da sua vida.
Pedro Pimpão relembra que Pombal tem orgulho em ser um parceiro privilegiado de promoção e valorização do Politécnico de Leiria, acreditando que o futuro do território está intrinsecamente relacionado com o seu sucesso, que se assume, cada vez mais, como a força motriz da região.

O que se passa com a alimentação no Reino Unido?


Prateleiras vazias nos supermercados e vegetais racionados: o desafio de alimentar o Reino Unido. Este ano, as colheitas estão atrasadas e o resultado deve ser uma desilusão.
Os britânicos só produzem metade da comida que consomem, de acordo com a Sky News.
Nos últimos anos, tornaram-se completamente dependentes da importação de produtos alimentares e perderam capacidade de produção. Agora vivem uma crise de escassez de alimentos.
O mau tempo no sul da Europa, o Brexit e o aumento do preço dos combustíveis deixam as mesas cada vez mais vazias.

SIC Notícias