sexta-feira, 6 de abril de 2018

Colheita de Sangue dias 7 das 9 às 13:00 horas no Posto Fixo da ADASCA

Amanhã não fique indiferente… o próximo pode ser um de nós no dia seguinte!


Agende a sua data para a a dádiva de sangue até Agosto de 2018

ABRIL
Dias 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

JULHO
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

AGOSTO
Dias 1, 8, 15, 22 e 29 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 4, 11, 18 e 25 das 9 horas às 13 horas (Sábados)
                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.


Local: Mercado Municipal de Santiago, loja G
Rua de Ovar, Aveiro
Tel.: 234 095 331
geral@adasca.pt
Coordenadas GPS: N 40.62659 | W -8.65133
J. Carlos

Alteração à data do “Dr. Why” deste mês

Por motivos excepcionais, a data do evento do Alpendre Tapas & Bar foi alterada para dia 13 de Abril, permanecendo para os seguintes meses a 1ª Sexta feira de cada mês.

Hora de Fecho: Em direto/ Entre apoiantes, Lula não diz se vai entregar-se

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Sérgio Moro deu um prazo a Lula para se entregar. Ex-Presidente diz que não sai de São Paulo — falta decidir se se entrega ou é preso pela polícia. Está programado um discurso para esta tarde.
Sérgio Moro tem 45 anos, é casado com uma advogada e tem dois filhos. Estudou num colégio de freiras, foi professor e citava "Breaking Bad" nas aulas. Agora, é o juiz que quer prender Lula da Silva.
Portugal está em negociações para um encontro entre Marcelo e Trump e, segundo apurou o Observador, até já existem duas datas possíveis para o encontro que são perto de 10 de junho.
Rio defende "superávites" nas contas públicas e, a partir daí, evoluir para a redução da carga fiscal e da dívida. O líder da oposição diz ainda que "o país não está bem, mas está melhor".
Bruno de Carvalho teve uma reunião de hora e meia na Procuradoria-Geral da República, onde terá abordado os temas mais quentes do futebol nacional. No final, desvalorizou as críticas aos jogadores.
Funcionária da autarquia liderada por vice-presidente do PSD, Salvador Malheiro, foi alvo um processo disciplinar. É suspeita de ter desviado, pelo menos, 75 mil euros num esquema com empreiteiros.
O ex-presidente da região autónoma da Catalunha já saiu em liberdade depois de ter pagado a fiança de 75 mil euros. Carles Puigdemont escreveu no Twitter que se dirige agora para Berlim.
O futebolista português terá desse declarar culpado se quiser ver reduzida a fraude fiscal que lhe é imputada e absolvidos os seus conselheiros fiscais que foram interrogados hoje.
Com a discussão na missa de Páscoa do último domingo, a interação pouco amistosa entre as rainhas Sofía e Letizia de Espanha tornou-se viral, mas parece que os problemas já vêm de trás.
A administração de Trump impôs novas sanções a magnatas russos e a membros do governo, incluindo o genro de Putin. Em questão estão os conflitos na Crimeia e o apoio dado a Assaad.
Vai ficar a cinco metros de profundidade e inclui ainda um centro de investigação da vida marinha. "Under" homenageia a costa norueguesa e vai servir pratos sazonais. Veja as imagens do interior. 
Opinião

José Manuel Fernandes
Neste tempo da quarta revolução industrial a defesa da rigidez laboral ou da omnipresença do Estado, ou das “reversões”, mostram-nos uma esquerda prisioneira do século XX e reaccionária no século XXI.

João Cândido da Silva
O episódio dos subsídios ao teatro mostrou um Governo que caminha em ziguezagues para sobreviver. Há dinheiro, mas apenas para quem ameace chegar fogo à peça.

José Crespo de Carvalho
A Amazon ficará neste mundo bem mais tempo que o tempo de Trump. Assim, repito, alguém (ou ninguém!) tem de avisar Trump de que esta não é uma guerra pueril como muitas que tem travado.

Helena Garrido
Tal como os que estão habituados a sentarem-se à mesa do Orçamento, há na Cultura uma espécie de direito divino sobre o dinheiro dos contribuintes. Agora perceberam que ainda estamos em austeridade.

Filomena Martins
A relação de Costa com a Cultura começou com uma opereta de interesses recíprocos, passou por uma cena queirosiana falhada e está a ter o final previsível: o primeiro-ministro a desresponsabilizar-se.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Leões negam que jogadores se tenham recusado a treinar

Em comunicado, o Sporting não nega, no entanto, que os jogadores tenham exigido falar com o presidente Bruno de Carvalho
O Sporting emitiu esta sexta-feira um comunicado a desmentir que os jogadores se tenham recusado a treinar esta manhã, depois do regresso de Espanha, sem antes falarem com o presidente Bruno de Carvalho, que na véspera criticou alguns jogadores na derrota com o Atlético de Madrid para a Liga Europa.
Contudo, nessa nota, os leões não fazem referência - e por isso não é desmentido - ao pedido dos jogadores de se reunirem com o líder leonino, algo que acabou por não acontecer devido ao facto de Bruno de Carvalho ter sido recebido na Procuradoria-Geral da República.
Leia o Comunicado na íntegra:
Comunicado Sporting Clube de Portugal:
O Correio da Manhã, na sua senda habitual de mentira e mau jornalismo militante, decidiu publicar nova falsidade. Desta vez é que os jogadores do Sporting CP se recusaram a treinar em Alcochete.
O caso é tanto mais grave, quanto um responsável editorial do CM contactou o assessor de imprensa do Futebol Profissional que, de pronto, desmentiu a informação errada e explicou que o treino sempre esteve programado para Alvalade, mal a equipa chegasse de Madrid.
Os jogadores utilizados ontem, fizeram treino de recuperação como é habitual, e os restantes treinaram normalmente, tendo saído todos de Alvalade por volta das 13h30.
É lamentável que o CM tenha dado eco a uma mentira e a uma calúnia, mais uma, veiculada por Rui Franco, alguém que nada tem que ver com a estrutura do Sporting Clube de Portugal, e que, afirmando-se sportinguista, é o mesmo que publicou recentemente nas redes sociais o desejo de ver o Sporting perder.
DN

“Um olhar sobre os Covões”


___________________________________________________


Sistema das Finanças não tem capacidade de resposta

O Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos aconselha os contribuintes a esperarem uma ou duas semanas para entregar a declaração de IRS.
Resultado de imagem para Sistema das Finanças não tem capacidade de resposta
A entrega do IRS começou no domingo. Logo na segunda-feira, o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais tinha aconselhado calma, depois de uma corrida nas primeiras horas. O sistema chegou a ficar bloqueado e agora, o Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos também recomenda um compasso de espera aos contribuintes.
O presidente do sindicato, Paulo Ralha, lembra que o sistema ainda não apresentou erros informáticos este ano, mas falta de capacidade para receber todas as declarações dos contribuintes.
"O sistema entra em engarrafamento. Há uma série de solicitações que são excessivas, o sistema entra em falha e as pessoas têm de tentar introduzir a sua declaração durante horas". Por isso, Paulo Ralha explica que nem sempre é possível, por exemplo, fazer a simulação.
O presidente do sindicato defende que o melhor é não ter pressa. Se houver muitos contribuintes a quererem entregar a declaração de IRS ao mesmo tempo, as falhas são mais que certas. "Por uma questão de cautela, aconselhava os contribuintes a esperarem uma ou duas semanas", aconselha.
O prazo para a entrega do IRS termina no final de maio.
TSF

Sextas-feiras negras chegam ao Serviço Nacional de Saúde

Com sinais de luto, médicos querem explicar aos doentes que não têm meios para fazer mais. Movimento informal de clínicos reúne apoio da Ordem.
Resultado de imagem para Sextas-feiras negras chegam ao Serviço Nacional de Saúde
Não se admire se vir, às sextas-feiras, médicos vestidos de preto nos hospitais ou centros de saúde. Num protesto que nasceu há pouco mais de um mês e a partir de hoje é alargado a todas as sextas-feiras, um grupo informal de médicos apela aos colegas para que se apresentem ao trabalho com uma peça de roupa preta ou um crachá com o lema da iniciativa: #SNS in Black, ou seja, #SNS de Negro.
O sinal, explica o pneumologista Filipe Froes, um dos médicos organizadores do protesto, é de luto contra a falta de meios humanos e físicos a que dizem que chegou o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Filipe Froes diz que já fizeram mais de mil crachás com o símbolo do protesto e têm centenas de médicos e outros profissionais que já aderiram à iniciativa.
Um dos médicos que já aderiu é o bastonário da Ordem dos Médicos que adianta à TSF que se forem vestidos de preto ou com o crachá ao peito os clínicos terão uma ótima oportunidade de explicar aos doentes aquilo que está mal no SNS.
TSF

Reembolsos de IRS chegam para a semana e para muitos são maiores

Maior atenção às faturas que dão desconto no IRS justifica subida do reembolso para muitos contribuintes.
Resultado de imagem para Reembolsos de IRS chegam para a semana e para muitos são maiores
Os primeiros reembolsos do IRS devem começar a chegar à conta bancária dos contribuintes a partir da próxima semana, mas quem entregou já sabe quanto vai receber. E para muitos, o valor vai ser superior ao do ano passado. Quem paga, mas teve em 2017 rendimentos semelhantes aos do ano anterior, vai desembolsar menos.
Para Carla Santos, o reembolso do IRS fez, no ano passado, entrar na sua conta 427 euros. Este ano, vai receber 487 euros. Como está abrangida pelo IRS automático, aquele valor é real e não apenas uma estimativa. Como os rendimentos pouco oscilaram entre um ano e o outro, admite que esta diferença esteja associada a uma maior utilização do benefício fiscal que permite abater ao IRS 15% das despesas com restaurantes, veterinários e cabeleireiros.
Ana Martins também está na categoria do IRS automático e já sabe que vai receber mais 11 euros do que em 2017 e César Catarino também recebeu boas notícias: pertence ao grupo dos que pagam, mas verá a fatura baixar de 737 para 641 euros. O fim da sobretaxa e um maior controlo das faturas são as razões que encontra para este decréscimo. A exceção a esta regra é Manuel Mateus que vai este ano receber menos, uma vez já que passou a receber rendas.
A expectativa do reembolso, associada à facilidade e rapidez com que as declarações automáticas são submetidas, são os fatores que estão a impulsionar o ritmo de entrega das declarações. Os últimos dados oficiais davam conta de que até ao início do dia de ontem tinham sido entregues cerca de 680 mil declarações. O JN/Dinheiro Vivo questionou o Ministério das Finanças sobre o número de reembolsos que já foram processados e o valor médio, mas não obteve resposta. Seja como for, os pagamentos apenas devem começar na próxima semana. É que após a submissão da declaração no Portal, o processo atravessa ainda três fases: validação central; liquidação e (finalmente) emissão de ordem de reembolso.
Paulo Ralha, presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Impostos, afirmou ter indicação de que "milhares de declarações foram já liquidadas" e que foram também já emitidas muitas ordens de reembolso. O Fisco está a procurar negociar uma maior largura de banda para que o Portal das Finanças possa responder de forma mais rápida quando há picos nos acessos.
Dinheiro Vivo

Plantel do Sporting protesta contra presidente e recusa-se a treinar

Os jogadores leoninos não treinaram esta sexta-feira em Alcochete como forma de protesto por causa das polémicas afirmações de Bruno de Carvalho, após a derrota com o Atlético de Madrid. Plantel quer que o presidente se retrate.
As críticas de Bruno de Carvalho aos jogadores do Sporting, logo após a derrota diante do Atlético de Madrid, caíram mal junto do plantel leonino, que esta sexta-feira se recusou a treinar, apurou o JN. Os futebolistas exigiam a presença do presidente em Alcochete para que este se pudesse retratar - mas tal não aconteceu.
Esta tomada de posição do grupo é uma forma e protesto face ao "post" de Bruno de Carvalho no Facebook. "Coentrão e Dost não quiseram jogar em Alvalade", escreveu o dirigente na rede social, entre outras críticas, mal terminou o encontro da primeira mão dos quartos de final da Liga Europa, em Madrid, que ditou a derrota dos leões (2-0).
JN

Lula tenta novo habeas corpus

Votação do Supremo Tribunal Federal, na madrugada de quinta-feira, recusou habeas corpus para o ex-presidente. Defesa de Lula vai tentar outra vez.
Resultado de imagem para Lula tenta novo habeas corpusA primeira tentativa de habeas corpus caiu por terra na madrugada de quinta-feira, quando uma votação (6-5) do Supremo Tribunal Federal ditou que Lula não continuará em liberdade até final do julgamento da Lava Jato. A juíza Rosa Weber, o tal "voto incógnito" que fez balançar a votação, ditou desfecho de Lula. Agora, a defesa do ex-presidente do Brasil novo habeas corpusavança o Estadão.
"Ainda não se sabe quando o novo pedido de habeas corpus da defesa será julgado pelo Supremo Tribunal de Justiça (STJ). Ainda ontem, um advogado de São Paulo pediu um outro HC ao STJ, que será analisado pelo ministro Felix Fischer, da Quinta Turma da Corte.
Após a votação, o juiz Sérgio Moro determinou a prisão de Luiz Inácio Lula da Silva, que foi condenado a 12 anos e 1 mês de prisão, por crimes de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. O antigo presidente brasileiro recebeu a indicação para se apresentar até às 17h00 (21h00 na hora de Lisboa) desta sexta-feira para se apresentar, de forma voluntária, na Polícia Federal, em Curitiba, por ordem do juiz, que proibiu também o uso de algemas durante a detenção.
O advogado de Lula da Silva questionou, na noite de quinta-feira, a ordem de prisão, frisando que o próprio Tribunal Federal da 4ª Região (TRF4) havia determinado, ao condenar o ex-presidente a 24 de janeiro passado, que a sua prisão só seria decretada depois de todos os recursos naquela órgão de segunda instância tivessem terminado.
TSF

Mais de um terço dos portugueses pratica atividade física regular

Resultado de imagem para Mais de um terço dos portugueses pratica atividade física regularMais de um terço dos portugueses pratica atividade física regular, com os homens a aderirem mais aos exercícios, principalmente na faixa etária entre os 25 e os 34 anos, segundo dados do Inquérito Nacional de Saúde com Exame Físico (INSEF).
Realizado pelo Departamento de Epidemiologia do Instituto Nacional de Saúde Dr. Ricardo Jorge (INSA), o INSEF estudou 4.911 pessoas, na sua maioria em idade ativa (84,3% com idade entre os 25 e os 64 anos), cerca de dois terços dos quais (63,4%) “sem escolaridade ou com escolaridade inferior ao ensino secundário” e 11,2% desempregados.
No Dia Mundial da Atividade Física, que se assinala hoje, o inquérito revelou que 2,3 milhões de portugueses (34,2%) praticam alguma atividade física regular, ou seja, pelo menos uma vez por semana e de forma a transpirar e a sentir cansaço.
Esta atividade é mais frequente nos homens (39,7%) e no grupo etário dos 25 aos 34 anos (47,1%).
Logo a seguir surge a faixa etária dos 35 aos 44 anos (40,6%), dos 45 aos 54 anos (31,8%) e dos 55 aos 64 anos (28,1%). A atividade física é menor na faixa entre os 65 e os 74 anos (20,8%).
A região de Lisboa e Vale do Tejo é aquela onde se pratica mais atividade física regular (40,3%), seguindo-se o Algarve (39,9%), o Alentejo (34,2%), o Norte (30%) e o Centro (28%).
A atividade física regular é mais comum entre pessoas empregadas (38,4%) e entre quem completou o ensino superior (49,6%). Entre os que têm o ensino secundário, a prática de atividade física é seguida por 43,2% da população inquirida, sendo que 32,3% dos que têm o segundo ou terceiro ciclo fazem desporto. Entre os que não têm nenhuma escolaridade ou apenas o primeiro ciclo, a prática de atividade física regular abrange 18,8% da população.
O INSEF apoia as atividades nacionais e regionais de observação e monitorização do estado de saúde da população e avalia os programas de saúde e investigação em saúde pública.
O Dia Mundial da Atividade Física visa promover a prática de atividade física junto da população, assim como mostrar os benefícios do exercício físico.


McGregor entrega-se à polícia depois de atacar autocarro com lutadores

Polícia de Nova Iorque tinha emitido mandado de captura
A polícia de Nova Iorque emitiu um mandado de captura para o lutador irlandês Conor McGregor. A confirmação foi dada por Dana White, presidente do Campeonato UFC (Ultimate Fighting Championship). A BBC avança que a estrela das artes marciais mistas já se entregou às autoridades e que será hoje presente a tribunal.
McGregor foi acusado de "três crimes de agressão e um de vandalismo", disse um porta-voz da polícia.
O lutador foi apanhado em vídeo a atirar um carrinho de transporte de carga a um autocarro onde seguiam pelo menos dois lutadores.
O incidente aconteceu após a luta entre Khabib Nurmagomedov e Max Holloway no Barclays Centre, de Nova Iorque. A UFC diz que McGregor e Lobov - acompanhados por uma dúzia de indivíduos - atacaram o autocarro.
Conor McGregor atirou o objeto contra o autocarro onde estava Nurmagomedov. Partiu uma janela e acabou por ferir o lutador Michael Chiesa, que também estava no autocarro, no rosto.
DN

Lula recusa entregar-se à Polícia Federal em Curitiba

Resultado de imagem para Lula recusa entregar-se à Polícia Federal em Curitiba

Em declarações ao jornal Folha de São Paulo, o ex-Presidente brasileiro revela que decidiu não se entregar à Polícia Federal em Curitiba. Segundo a decisão do juiz Sérgio Moro, Lula da Silva tem até às 17h00 desta sexta-feira (21h00 em Lisboa) para se entregar voluntariamente às autoridades.

Numa conversa telefónica com o jornal, o antigo Chefe de Estado e ex-líder do Partido dos Trabalhadores afirmou que não irá para Curitiba entregar-se à Polícia Federal, como determinou o juiz Sérgio Moro. Ao jornal, Lula garantiu que está "tranquilo e bem disposto".

Segundo o presidente do Instituto Lula, Paulo Okamotto, também citado pela Folha, "uma viagem do ex-Presidente a Curitiba teria dificuldades de logística e de segurança, especialmente depois da decisão de Moro de bloquear as contas" de Lula.

O antigo Presidente está também a aguardar o resultado de um novo pedido de habeas corpus feito pela defesa, onde é pedido que possa aguardar julgamento em liberdade, desta vez dirigido ao Superior Tribunal de Justiça.

A defesa de Lula da Silva tinha inicialmente apresentado um habeas corpus junto do Supremo Tribunal Federal (STF) que foi recusado na quarta-feira pela maioria dos 11 juízes do tribunal.

Lula da Silva passou a noite no Sindicato dos Metalúrgicos de São Bernardo do Campo, na companhia dos filhos, amigos e responsáveis petistas. Caso se recuse a apresentar-se voluntariamente à polícia, em São Paulo, prevê-se que as autoridades se dirigam ao sindicato, onde dezenas de militantes prometem dificultar a ordem de detenção.

O antigo chefe de Estado brasileiro foi condenado a 12 anos e um mês de prisão, em regime fechado, no Tribunal Regional da 4ª Região (TRF4, segunda instância) em janeiro.

A prisão do antigo Chefe de Estado está relacionada com um dos processos da Operação Lava Jato, o maior escândalo de corrupção do Brasil. Lula foi condenado por ter recebido um apartamento de luxo como suborno da construtora OAS em troca de favorecer contratos com a petrolífera estatal Petrobras.

A execução provisória da pena não deverá impedir juridicamente a candidatura presidencial de Lula da Silva, à frente nas sondagens para as eleições de outubro.

Lusa

Inscrições abertas na Escola Profissional de Mira para o próximo ano letivo

Escola Profissional de Mira (EPMira) é um projeto que nasceu em 2014, fruto da experiência, ambição e disponibilidade dos seus promotores, com o objetivo de apresentar uma alternativa de excelência, ao nível do ensino e da formação profissional.
EPMira apresenta e disponibiliza uma oferta formativa em diferentes tipologias de cursos / ações formativas, unificadas em diversos contextos diferenciados de práticas pedagógicas, e que vão ao encontro das necessidades do mercado de trabalho, do concelho de Mira e da Região.
A Reunião de Rede de Cursos Profissionais 2018/2019 - CIM Coimbra atribuiu à EPMira os Cursos Profissionais de Técnico de Comércio e Técnico de Turismo Ambiental e Rural, para o ano letivo 2018/2019.
Para mais informação, podem consultar o website http://www.epmira.pt, onde consta toda a informação acerca dos cursos e respetivo link para efetuarem inscrição.

INSCRIÇÕES AQUI
_________________________________________

Escola Profissional de Mira: Inscrições abertas para o próximo ano letivo



Escola Profissional de Mira (EPMira) é um projeto que nasceu em 2014, fruto da experiência, ambição e disponibilidade dos seus promotores, com o objetivo de apresentar uma alternativa de excelência, ao nível do ensino e da formação profissional.
EPMira apresenta e disponibiliza uma oferta formativa em diferentes tipologias de cursos / ações formativas, unificadas em diversos contextos diferenciados de práticas pedagógicas, e que vão ao encontro das necessidades do mercado de trabalho, do concelho de Mira e da Região.
A Reunião de Rede de Cursos Profissionais 2018/2019 - CIM Coimbra atribuiu à EPMira os Cursos Profissionais deTécnico de Comércio e Técnico de Turismo Ambiental e Rural, para o ano letivo 2018/2019.
Para mais informação, podem consultar o website http://www.epmira.pt, onde consta toda a informação acerca dos cursos e respetivo link para efetuarem inscrição.
PRÉ-INSCRIÇÕES EM: