domingo, 14 de janeiro de 2018

Editorial | As caras lindas do Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra em Aveiro

Adenda: só para recordar o que foi escrito no ano transacto. Não temos duas caras nem somos hipócritas.



Neste mísero País tudo pode acontecer sem que os autores sejam chamados a responder pelos seus actos. O sentimento de pura impunidade tem vindo a tomar proporções preocupantes em alguns organismos públicos, assiste-se a um vale tudo para atingir determinados fins, sem olhar a meios, nem que para isso seja necessário recorrer a decisões anti-cívicas, a artimanhas administrativas no interior dos gabinetes senão mesmo destruir o trabalho dos outros, que levou anos a erguer.

O Centro de Sangue e Transplantação de Coimbra é um exemplo pragmático em tais investidas, ao ponto de ter os seus favoritos em Aveiro, ou melhor, as suas caras lindas.

Os apadrinhamentos dos famigerados jet set |djéte séte| o snobismo, vulgo “jobs for the boys” na área da dádiva de sangue está a causar náusea social. Este fermento inquinado preocupa muitos dirigentes associativos. Dividir para reinar, até quando?

Quem pretende fazer dos dadores estúpidos? Das duas uma: ou os dadores são mesmo ignorantes, ou alguém está empenhado em cobrir o sol com uma peneira.

A guerra psicológica que está a ser promovida neste campo, tem objectivos definidos: destruir o trabalho que a ADASCA tem vindo a desenvolver vai a caminho de 11 anos.

Como é possível realizar mais sessões de colheitas de sangue em determinado local na cidade de Aveiro, num horário após laboral, quando isso já sendo feito à uns anos a esta parte no Mercado Municipal de Santiago em Aveiro? O que está por detrás na aprovação da parte do CST de Coimbra em avançar com estas sessões? Na verdade, e por sugestão de um conjunto de dadores de sangue, a ADASCA entendeu que deviam ser feitas colheitas de sangue às quartas-feiras num horário pós laboral, aquele centro concordou, com resultados à vista.

Milhares de folhetos, dezenas de cartazes têm sido e são distribuídos vs afixados todos os meses, páginas inteiras de publicidade no Correio do Vouga, até à pouco tempo também no jornal Terras de Vagos, com o objectivo de aumentar a adesão à dádiva de sangue, o que equivale a um investimento financeiro considerável. Tudo isso não é tido em conta? Quem quer mais? Alguém propósitos dúbios? Calma.

No pretérito dia 16 do corrente (ano transacto), realizou-se a 7ª. Convenção Nacional de Dadores de Sangue e Medula Óssea na localidade da Maia, os sujeitos que se dizem preocupados com os dadores, ou querem aumentar a dádiva optaram por não comparecer. Porquê?

Ganhem vergonha, não façam dos dadores estúpidos ou para ficarem bonitos na fotografia.

Mais um alerta aos dadores, nunca é demais: Abram os olhos, e procurem saber quem está do vosso lado. Se gostam ser usados para fins pouco claros, a conversa é outra, continuem, coloquem-se a jeito. No Posto da ADASCA isso não é permitido.

A informação que se impõe é a seguinte: os funcionários que formam as equipas para a recolha de sangue, pertencem ao CST de Coimbra, é a esses que devem pedir contas quando as coisas não correm bem.


Se são mais antigos isso nada diz, o que importa saber é o que fizeram de concreto pelos dadores? Zero. Comer o fruto da árvore cuidada por outros é igual a falta de vergonha.

J. Carlos
Director
(Texto original)

_____________________________


A abrir | O partido dos arquivistas


É um partido inteiro que vai hoje a votos, segurado por 20 mil militantes com quotas cumpridoras e 50 mil como abono de última hora. Não é uma perspetiva animadora quando se pensa que metade do caminho para ter uma oposição forte e para disputar o Governo está sobretudo nas mãos de quem correu para a caixa multibanco.

E não há inocentes nesta história. A arte de mobilização dos endividados, com pagamento em lotes, ou foi feita em igual medida pelas candidaturas de Rui Rio e de Santana Lopes, ou há um derrotado à partida, com vitória assegurada de quem melhor oleou a máquina dos compadrios, logo refém dos sempre habituais usos e costumes partidários, logo o país na oposição e a candidatura a um governo refém desses mesmos compadrios. Efeito em cadeia.

O olhar sobre o resultado final da corrida à liderança do PSD não pode, portanto, deixar de ter na sua contabilidade geral quantos autocarros se levaram às urnas de votos. E quem os levou. Porque a longa campanha foi demasiado pobre, demasiado focada no passado sem verdadeiramente discutir o passado recente, de que o partido precisa de fazer a catarse, sem grandes ideias de presente ou futuro, quer para dentro quer para fora.

Muitos recortes de jornais nas discussões sobre quem tem o melhor arquivo dos fantasmas do outro. Muito empenho na destruição do caráter e das competências pessoais de cada um dos candidatos. Ambos saem desta campanha mais pobres, porque mais pobres os vemos, sem que verdadeiramente se percebam as razões dessa pobreza.

Pouco se viu do PSD da social-democracia nórdica, da defesa do Estado social e não assistencialista, da modernização que não passe por umas ideias vagas sobre a criação de umas plataformas digitais, do partido verdadeiramente imerso na sociedade para servir o país, na justiça, na Segurança Social, na economia, no combate às assimetrias regionais, na deslocalização dos centros de decisão, na melhoria, em suma, das condições de vida. A lista das ausências é longa.

O PSD deste tempo não perdeu só a popularidade das boas contas, do que endireita os dinheiros que o PS depois gasta. Perdeu um rumo e está sobretudo a perder o papel fundamental que tem no sistema político-partidário. No anonimato das mesas de voto, a escolha da personalidade com maiores capacidades de recentrar o partido deve ser a variável mais relevante na eleição do líder. O poder, se vier, vem depois.

* DIRETOR-EXECUTIVO do JN

Vergonha nacional | Homem sem perna está na miséria


Recebe uma pensão de 190 euros e está numa casa sem condições em Viseu.
Sem apoio da família, com 190€/mês da Segurança Social e sem uma perna, Mário Rodrigues, de 50 anos, tem uma vida de miséria, em Várzea da Serra, Tarouca, no norte do distrito de Viseu. 

"Passo por muitas dificuldades. Vivo numa casa onde chove como na rua e entra frio. Precisava que me ajudassem a arranjar a casa", diz ao CM Mário Rodrigues, no interior do sítio onde vive. O homem, que durante 30 anos trabalhou em Lisboa mas que a crise fez voltar à terra Natal, sofreu um rude golpe em maio último quando sofreu um acidente de trabalho ao manobrar uma motocultivadora. Ficou sem a perna direita. De lá para cá tudo se alterou. 

"Agora não consigo trabalhar, ganhar o meu dinheirinho. A minha família abandonou-me e vivo com 190 euros que a Segurança Social me dá. Cerca de 80 euros são para a medicação", afirma o homem que apenas se consegue movimentar de canadianas. Este inverno "está a ser muito duro". "Passo muito frio em casa", lamenta o ex-operário de construção civil, que além das refeições que recebe do lar da terra, apenas encontra apoio em alguns amigos. "Este homem precisa de ser ajudado. Ninguém merece viver nestas condições. Nós fazemos aquilo que é possível mas não chega", refere Amadeu Alves, que explora um café na localidade. 

Técnicos da Câmara de Tarouca já visitaram a casa de Mário mas disseram-lhe que só podem fazer alguma coisa quando a habitação estiver no seu nome. Agora ainda é dele e dos irmãos.

Fonte: CM

Comentário: esta situação é uma vergonha com a dimensão deste mísero País. Quando toca a descontar para a Segurança Social e para as Finanças, o trabalhador nem a cor do dinheiro vê, se não o fizer, come por tabela.
O Povo adora futebol, telenovelas, palmadinhas nas costas, promessas em tempo de eleições, ainda assim numa situação destas não desperta para a realidade de um apoio social miserável.
Não é à sociedade que cabe a responsabilidade de encontrar uma solução para este cidadão, mas, sim a quem esfola os cidadãos com uma pesada carga de impostos para todos os fins e mais alguns, menos para aquilo que devia ser.
O Mário não tem padrinhos nem madrinhas nos ministérios? Pois, esse é um problema delicado de todo o cidadão sem recursos. Se tivesse quiçá a situação nem vinha a público.
Em pleno século das luzes, da ciência social avançada, à distância de um clik, o que é preciso para encontrar uma solução?

J. Carlos
Director do Litoral Centro

Reino Unido | Detetive privado dos McCann encontrado morto e "coberto de sangue"

O detetive que cobrou 330 mil euros a Kate e Gerry para encontrar Maddie McCann, menina desaparecida no Algarve a 3 de Maio de 2007, foi encontrado morto e "coberto de sangue". Kevin Halligen, o agente secreto contratado para encontrar Madeleine McCann e posteriormente acusado de burla pelos McCann, foi assassinado na segunda-feira, aos 56 anos, avançou este sábado o "Daily Mail". O corpo do detetive foi encontrado numa propriedade perto de Guildford, Inglaterra, na segunda-feira. Não há qualquer suspeita de envolvidos no assassinato, garantiu um porta-voz da polícia à mesma publicação.

Fonte: DN

Comentários

Cristina Sérgio · 
Pois, o desparecimento de Maddie foi o maior negócio de sempre para os McCann, este foi mais um que sofreu as consequências
GostoResponder563 h
Joaquim Silva · 
A senhora é parva...
GostoResponder12 h
Mila Condeço · 
De parva não tem nada.
E o caso mais esquesito de rapeto ou homicídio que já vi. E o que obteve bastante financiamento
GostoResponder162 h
Cristina Sérgio · 
Joaquim Silva mais respeito não o ofendi para me estar a ofender, aqui estamos a comentar uma noticia, você em vez de comentar proferiu um insulto, se não quer comentar a noticia abstenha-se
GostoResponder372 h
Caula Manuel
E se pensarmos como nos filmes? que tal se esse casal tiver um inimigo que lhes quer incriminar? E poderá estar a fazer de tudo para culpa-los de algo. Primeiro rapta a filha depois mata o detective. Há que ver as várias vertentes.
GostoResponder142 h
José Teixeira Da Silva · 
Trabalha na Empresa Militar Reformado
talvez tenha sido morto pelos autores do desaparecimento de maddie, os McCann....
GostoResponder152 h
Margarida Anjos Pereira Mendonça · 
O seu "filme" e do melhor...
GostoResponder2 h
Orlando Nogueira
Esperemos pelos próximos capítulos... se os suspeitos principais tiverem amigos no governo e no ministério público, não estou a ver o desenrolar da história..
GostoResponder21 h
Mila Condeço · 
Morreu só para voltarem a falar no caso.
Para voltar a cair o dinheiro para s as "investigações"
Por muito menus pais já ficaram sem nos filhos, aqueles gémios a correr riscos ainda lá continuam 
GostoResponder112 h
Ruth Martins · 
Às tantas silenciaram o detective....Deve ter descoberto algo que os compromete.....Se estes pais fossem de origem humilde.....Não tenham dúvidas que já há muito estavam arrecadados.....Há....e os gémeos já a CPCJ os tinha arrancado dos pais.....Mas conforme já se viu, é gente influente....a justiça tem dois pesos e duas medidas....É triste....Mas é verdade.
GostoResponder250 min
Alfredo Borghi
Segui exactamente o mesmo raciocínio assim que visualizei a notícia, descobriu que tinham sido efectivamente os pais, então pediu muito dinheiro pelo silêncio ou simplesmente disse que ia revelar a verdade ...
Responder23 minEditado
Virgínia Antunes
Estes Pais são os unicos Culpados. Logo à oartida deixar 3 crianças sozinhas num quarto com auelas idades são os unicos responsaveis por esta desgraça. Oarem de investigar e prendam essa gente. Ponham s outra 2 crianças a salvo de Pais negligentes
GostoResponder132 h
Monica Oliveira · 
Se fomos um de nós teriam retirado os gémeos e presos. Agora com tanto dinheiro k deram não se passa nada😡
Responder1 h
Connie Duque · 
Para mim foi os Pais porque trocou de carro ao FIM de 2 dias e tinha sangue na Caixa para mim aos Pais nao convem ser descoberto
Responder1 h
Candida Conceicao
3 ??? Não eram só duas
Responder13 min
Miguel Rodeia
RUI PEDRO TEIXEIRA MENDONÇA NASCEU A 28 DE JANEIRO DE 1987 ESTÁ DESAPARECIDO DESDE 04 DE MARÇO DE 1998. SE TIVER INFORMAÇÕES WEBMASTER.RUIPEDROTMENDONC@GMAIL.COM OU WEBMASTER.RUIPEDROTMENDONC@YAHOO.COM.BR MUITO OBRIGADO.
GostoResponder282 h
António Pereira
Pois , sabia a verdade inconveniente !
Verdade desfavorável aos verdadeiros “culpados”.
GostoResponder42 h
Rita Gouveia Gomes · 
Será que descobriu alguma coisa que não devia?!?
GostoResponder212 h
Conceição Magalhães · 
Limpesa na empresa Riopele
Foi o mais certo
Responder32 h
Cristina Sérgio · 
Pois eles dizem que foram burlados por ele em 300 mil euros, mas se calhar ele descobriu foi a verdade que eles escondem
Responder22 hEditado
Isabel Oliveira
Este senhor irlandês era um burlão . Foi responsável por contratar dois ex agentes , esses sim dos serviços secretos , que cometeram as maiores ilegalidades em território nacional . Aliás como já é o hábito dos burlões contratados por este casal e Entourage sinistros ( anteriormente contrataram a método 3 , outra agência fraudulenta). A morte do senhor não é suspeita e tem causas naturais . O documentário em link é um exemplo da actuação destes detectives em Portugal . Desde a perseguição de cidadãos nacionais , obtenção ilegal de impressões digitais , escutas ilegais , disfarçarem-se de Padre na Luz para ouvirem confissões dos seus habitantes ; escandaloso .

https://m.youtube.com/watch?v=-HRCWfPn_k4
GostoResponder21 h
Lidia Salgueiro · 
Trabalha na Empresa La Bifana
Se fosse outros Pais já lhe tinha tirado os outros filhos a Mt dinheiro em jogo
GostoResponder22 h
Paulo Costa · 
Trabalha na Empresa Consultor
Espero que está morte posso ajudar a se saber toda a verdade sobre o desaparecimento é possível morte de Maddie
GostoResponder22 h
Olívia Baltazar · 
Trabalha na Empresa PT Comunicações
Está história ainda não acabou, é mesmo um verdadeiro romance inglês!
GostoResponder11 h
Maria Ceu Eugenio Eugenio · 
Sasabia demais quinou ,tenho a certeza. Que a verdade ainda vem ao de cima
GostoResponder12 h
Carlos Medeiros
Sinceramente penso que os serviços secretos ingleses tem mão neste negócio
GostoResponder1 h
Nelson Oliveira
Querem ver que foi a Maddie que o matou?? 😂 😂 😂
GostoResponder22 h
Joana Laranja · 
se calhar descobriu a verdade....
GostoResponder82 h
Ludgero Edgren · 
"inexplicável".Ele era conhecido por ser um grande bebedor. "A cena onde ele foi encontrado foi dito ser fortemente manchado com sangue.
GostoResponder1 h
Mizé Pinto · 
Descobriu a verdade, os pais são culpados
GostoResponder62 h
Narciso Cardoso · 
Trabalha na Empresa CONTA PRÓRIA
Que peçam ajuda a nossa P.J. que eles descobrem os criminosos
GostoResponder22 h
Helder Carneiro · 
quando acabarem de almoçar lá para s 5 da tarde.
Responder22 h
Cris Rogado
Para acontecer com outros o mesmo que a Gonçalo Amaral?
Responder12 h
Anabela Santos · 
Trabalha na Empresa Centro Social do Pego
Exatamente, a nossa PJ descobriu pouco tempo depois....
Responder1 h
Orlando Nogueira
Detetive era burlão?? E quem os contratou, é o quê??
GostoResponder21 hEditado
Ana Rodas · 
Estes pais...como conseguem dormir??
GostoResponder21 h
Rosa C Foss · 
Os podres a virem ao de cima
GostoResponder11 h
António Ribeiro · 
Apenas e só mais um mistério por resolver.
GostoResponder12 h
Daniel Ferreira · 
denominador comum nas desgraças: os maccann
GostoResponder12 h
Candida Conceicao
E já fizeram obras na praia da luz.....?????
Candida Conceicao
Na Igreja?????
Responder16 min
José Gabriel Travanca Bastos · 
Farmer na empresa Agricultores
Os macan vão acabar por se entregar
GostoResponder1 h
Joaquim Lopes Pereira
SERIA O MESMO QUE MATOU MENINA???