segunda-feira, 9 de setembro de 2019

Leiria | “Espacialidades de um Percurso” na Project Room da Galeria de Arte – Banco de Portugal


"Espacialidades de um Percurso" é uma exposição de Rafael Raposo Pires, composta por dois núcleos de fotografia e um vídeo e que é inaugurada dia 13 de setembro, às 18 horas, na Project Room da Galeria de Arte - Banco de Portugal.
Esta exposição que vai estar patente ao público até 19 de novembro é, conforme o próprio artista a define, uma proposta a uma reflexão sobre as incongruências e situações peculiares e caricatas na arquitetura e envolvente.
No seu trabalho, Rafael Raposo Pires procura abordar questões relacionadas com estruturas arquitetónicas, planeamento do espaço urbano e consequente manutenção, utilização e evolução.

Núcleos

Alone Together (2016-2018)
Alone Together mostra detalhes arquitetónicos e urbanísticos, documentando a improvisação, manutenção ou a falta dela, no espaço urbano. O projeto que começou em setembro de 2016 reflete sobre o modo de criação, utilização e modificação do espaço. Neste trabalho é valorizada a observação de situações caricatas que desafiam a norma.

Urbe (2018-2019)
Urbe retrata a fronteira pouco clara entre o espaço público e privado dentro de uma vasta área urbana. Os carros são vistos como os pertences mais privados do ser humano deixados nas ruas. Coexistindo com cenários contíguos, todos à mercê da mão humana.

Espaço | Marca (2019)
Espaço | Marca reflete sobre o ato de proclamação de terrenos e a sua consequente ocupação. Dividida em duas partes, esta vídeo-performance é a primeira peça de um projeto alargado ainda em curso, que visa explorar a relação entre estruturas verticais no do espaço horizontal.


O percurso de Rafael Raposo Pires
Nasceu em Leiria, em 1994, e licenciou-se em 2017, pelo I

ADE, em Fotografia e Cultura Visual. Em setembro de 2016 iniciou um semestre de estudos em Berlim na Universidade BTK onde aprofundou os seus conhecimentos sobre a criação de photobooks. Terminou a pós-graduação em Discursos da Fotografia Contemporânea na FBAUL em 2018. Participou ainda em diversas exposições coletivas em Lisboa.

Atualmente frequenta o Mestrado em Arte Multimédia na Faculdade de Belas - Artes da Universidade de Lisboa.

5ª edição do Festival Literário de Ovar - Edição dedicada a Sophia de Mello Breyner Andresen e ao Mar

Entre 12 e 15 de setembro, decorre o Festival Literário de Ovar 2019, no Jardim do Cáster, que dedica esta edição a Sophia de Mello Breyner Andresen e ao Mar. A abertura oficial terá lugar pelas 21 horas do dia 12 de setembro, seguindo-se uma conversa com David Capelenguela (Secretário-geral da União dos Escritores Angolanos) e a primeira mesa de debate com os escritores Zetho Cunha Gonçalves, Gisela Casimiro e Rui  Zink, com moderação de Bruno Henriques. Até domingo, 15 de setembro serão 4 dias de promoção da leitura, 10 painéis de discussão, performances de poesia, sessões de contos, workshops de ilustração, lançamento de livros e muitos espaços de conversa entre os cerca de 40 escritores e os leitores.

Esta edição apresenta uma programação bastante diversificada, que celebra Sophia de Mello Breyner Andresen, o Mar e ainda a literatura em língua portuguesa.  O Festival Literário de Ovar consolida-se pela sua marca única no âmbito dos eventos literários em Portugal, tratando-se de um evento alternativo, que pretende dar voz a vozes que  de outra forma mais dificilmente  chegariam ao conhecimento dos leitores. O Festival Literário de Ovar assume-se como um evento diferenciador, que acontece fora dos grandes centros urbanos, mas que está consciente dos valores sociais e humanos que devem sempre prevalecer no seio da literatura e da leitura.

Zetho Cunha Gonçalves, Gisela Casimiro, Rui  Zink, Bruno Henriques, Tiago Alves da Costa, Luís Filipe Sarmento, António Vilhena, Marcelo Teixeira, Isabel Rio Novos, Susana Moreira Marques, Marlene Ferraz, João Morales, Isabel Nery, Andreia Azevedo Moreira, Yara Monteiro, Sandra Catarino, Henrique Manuel Bento Fialho, Sérgio Almeida, José Viale Moutinho, Maria João Cantinho, Júlia Nery, Alice Brito, Teresa Moure, Cristina Marques, João Cunha Silva, Maria da Conceição Vicente, Maria Almira Soares, Carlos Nuno Granja, Pedro Guilherme-Moreira, Wagner Merije, Pedro Teixeira Neves, Manuella Bezerra de Melo, David Capelenguela, Nuno Costa Santos Marco Neves, Isabel Tallysha-Soares, António Mota, Filipe Homem Fonseca e Victor Oliveira Mateus são os  autores que marcarão presença nesta edição do Festival Literário de Ovar. Estes autores foram estrategicamente divididos por mesas de reflexão e cada mesa debruçar-se-á sobre diversas e diferenciadas temáticas, tendo por mote uma citação/reflexão de Sophia de Mello Breyner Andresen.

Os Workshops de ilustração serão orientados por Fedra Santos e Evelina Oliveira. Da programação deste Festival Literário, de destacar ainda performances de poesia por Renato Filipe Cardoso e a Sessão de Conto com Mariana Machado. Haverá ainda espaços dedicados à literatura infantil e a apresentação do livro “Sophia de Mello Breyner Andresen” de Isabel Nery.

Incentivar à leitura, promover a reflexão, valorizar os livros e os escritores e aproximá-los dos leitores são alguns objetivos deste festival literário, cujo programa pode ser consultado na íntegra em  https://issuu.com/cmovar/docs/flo_2019

 Magda Guedes


Norte | Politécnico de Barcelos debate a Responsabilidade Social durante três dias

Politécnico de Barcelos traz a Portugal um dos maiores conferencistas em Responsabilidade Social Corporativa (RSC) e Corporate Governance

O Instituto Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA) traz a Portugal um evento que congrega a 18ª Conferência Internacional sobre Responsabilidade Social Corporativa e a 9ª Conferência sobre Corporate Governance.
O evento, com a temática “RSC: Perspetivas públicas e privadas” (“CSR: Public and private perspectives”), realiza-se entre os dias 10 e 13 de Setembro, no Campus do IPCA, em Barcelos, e conta com a participação de mais de uma centena de participantes, oradores, nacionais e internacionais, provenientes de todo o mundo, nomeadamente Austrália, India, África do Sul, Brasil, Malásia, Arábia Saudita, Lituânia, Bielorrússia, Bangladesh, Roménia, Itália, Tunísia, Bélgica, República Checa, entre outros.
SRRNet foi fundada e é presidida pelo prestigiado Professor David Crowtherda Universidade De Montfort, no Reino Unido. É editor do Social Responsibility Journal, publicou mais de 40 livros e 400 artigos para revistas científicas, de negócios e profissionais. Participa como orador em várias conferências e seminários e é consultor de diversas organizações governamentais, profissionais e comerciais. A sua investigação incide sobre responsabilidade social corporativa e corporate governance.
SRRNet International Conference é uma das conferências de maior relevo a nível internacional, na área da Responsabilidade Social Corporativa, interligando-o com outras áreas como a gestão, a contabilidade, o direito, entre outras. Representa, assim, uma grande oportunidade de juntar vários académicos e especialistas de todo mundo, a fim de aumentar a partilha e transferência de conhecimentos no nosso país em temas da atualidade na área da sustentabilidade.
Os quatro dias ficam marcados pela sessão inaugural com o Prof. David Crowther e as intervenções de Maria João Miranda, da Delta Cafés, de Alexandra Roeger, vice-presidente da Câmara Municipal de Esposende e de Helena Gonçalves, do Gabinete do Provedor de Ética da EDP.  
Realiza-se também um simposium sobre o tema “O plástico pode ser socialmente responsável?” (“Can plastic be socially responsible?”), conduzido por Helen Song Turner (Professora na “Federation University Australia”), Rita Vilke (Professora no “Lithuanian Institute of Agrarian Economics”) e Jagbir Singh Kadyan (Professor na “University of Delhi”, Índia).
O evento é organizado pelo Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF) da Escola Superior de Gestão (ESG) do Instituto Politécnico do Cavado e do Ave (IPCA), em parceria com a Social Responsibility Research Network (SRRNet). Para mais informações consulte o seguinte website: https://web.ipca.pt/srrnet/).

Ana Teixeira


Porto de Mós | Festival Viver - 13 a 15 setembro - Arrimal e Mendiga



MUNICÍPIO DA COVILHÃ APROVA NOVOS CRITÉRIOS PARA AS ATIVIDADES DE APOIO À FAMÍLIA NOS JARDINS DE INFÂNCIA E ENSINO BÁSICO


Em virtude da delegação de competências assumida pelo Município em matéria de Educação, a Câmara Municipal da Covilhã aprovou, na passada sexta-feira, 6 de setembro, em reunião de Câmara, os novos critérios de organização e funcionamento das atividades de apoio à família. 

Em concreto, a Câmara Municipal diminuiu os valores de comparticipação financeira suportados pelas famílias para utilização dos serviços da componente de prolongamento de horário, quer no ensino pré-escolar, quer no 1º ciclo do ensino básico, que agora também passa a ter a gestão do Município. Estes serviços visam assegurar o acompanhamento e a supervisão das crianças, a dinamização de atividades, antes e depois do horário escolar e ainda durante as interrupções letivas e férias escolares, nos casos em que os Pais não possam assumir essa responsabilidade. 

Assim, tendo por objetivo garantir a igualdade de oportunidades de acesso à educação e reforçar as medidas de uma maior equidade nas políticas educativas, a Câmara Municipal reduziu os valores praticados em função dos escalões de rendimento das famílias, sendo que as crianças beneficiárias do escalão 1 da Segurança Social continuam isentas do pagamento da mensalidade e nos restantes escalões houve reduções que variam entre os 23% e os 33%. 

Entre outras alterações, salientam-se, também, a definição de um número mínimo de 10 crianças para o funcionamento, no estabelecimento, dos referidos serviços de apoio e o valor mensal fixos para as comparticipações das famílias.

COVILHÃ | A JIGSAW FECHAM COM CHAVE DE OURO “VERÃO NO CENTRO HISTÓRICO” DA COVILHÃ

O “Verão no Centro Histórico” termina em grande, no dia 14 de setembro, na Praça do Município, com uma visita guiada encenada pela atriz Joana Poejo e um concerto da conceituada banda A Jigsaw. 

A visita guiada (21h30) conta com as participações do Rancho de Unhais da Serra, de João Carlos Camurça, Paulo Galvão Serra e Liliana Gouveia e será muito especial uma vez que propõem um passeio noturno, repleto de surpresas, pelo interior dos Paços do Concelho. 

Após a visita, chega a vez da boa música, num concerto com o patrocínio da empresa Matos & Prata. Pelas 22h30, sobem ao palco os A Jigsaw, banda conimbricense liderada por dois multi-instrumentistas, Jorri e João Rui, que a imprensa especializada não hesita em colocar junto de nomes como Tom Waits, Leonard Cohen, Nick Cave ou Tindersticks. Será essencialmente devido às fortes raízes literárias e dos ambientes cénicos com que são construídos os seus álbuns. “Letters From The Boatman”, “Like The Wolf”, “Drunken Sailors & Happy Pirates” e “No True Magic” são por ora o seu legado discográfico de longa duração. Com convidados tão reconhecidos como por exemplo a norte-americana Carla Torgerson (The Walkabouts, Tindersticks) que entrega a sua voz no dueto “Black Jewelled Moon” do seu último álbum, os A Jigsaw têm pautado a sua carreira por uma consistência invejável. Convidados tanto da Rádio como da Televisão Nacional Espanhola para concertos, foram também já destacados por duas vezes na revista francesa Les Inrockuptibles como um projecto a seguir. 

Neste ano de 2019, a banda celebra 20 anos de atividade e prepara-se para lançar o tão aguardado 5º álbum de estúdio. 

Os A Jigsaw são uma banda obrigatória, tanto em álbum como ao vivo. Incontornável e Imprescindível. 

A 2ª edição do “Verão no Centro Histórico”, organizado pela Câmara Municipal da Covilhã, em parceria com o projeto de divulgação musical Sound&Vision, realizou-se de 3 de agosto a 14 de setembro, podendo já fazer-se um balanço extremamente positivo. As visitas guiadas encenadas são já um "caso de estudo" pela adesão crescente que foram tendo de semana para semana, com centenas de pessoas, de todas as idades e estratos sociais, a conhecerem mais sobre a história de locais emblemáticos da cidade. As histórias partilhadas pelos moradores nos locais das visitas são incorporadas na encenação, preservando assim a memória coletiva dos bairros e ruas da Covilhã. A forma divertida e original como a atriz Joana Poejo transmite a informação histórica a um leque tão diversificado de pessoas fazem destas visitas um dos principais fenómenos culturais dos últimos anos na cidade.

O “Verão no Centro Histórico” atraiu milhares de covilhanenses e visitantes a locais emblemáticos do “coração” da cidade, aliando a nova música nacional ao melhor do património histórico, da arte urbana e do teatro, nas noites mais divertidas do verão na Covilhã.

Ciência | Estudo revela associação positiva entre o gene FTO e obesidade abdominal em meninas. A atividade física não modificou o efeito do gene em crianças


«Existe uma associação forte e significativa entre o polimorfismo de nucleótido simples (SNP) rs9939609 T/A do gene associado à obesidade FTO (fat mass and obesity-associated gene) e o risco de obesidade abdominal em meninas mas não em meninos», conclui um estudo publicado no American Journal of Human Biology. Esta associação positiva nas meninas é muito problemática devido ao risco da obesidade abdominal para a saúde.

A investigação foi realizada por uma equipa do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde (CIAS) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), no âmbito de um projeto sobre “Desigualdades na obesidade infantil: o impacto da crise económica em Portugal de 2009 a 2015”, coordenado por Cristina Padez, e cofinanciado pelo programa “COMPETE 2020, Portugal 2020” e pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT).

No estudo agora publicado, a amostra foi constituída por 440 crianças portuguesas (213 meninas e 227 meninos), com idades compreendidas entre os 3 e os 11 anos, de várias escolas públicas da região Centro do país.



Pretendeu-se perceber também se a atividade física, medida objetivamente com acelerómetros, pode moderar o efeito da variante FTO rs9939609 na obesidade em crianças. «Surpreendentemente, verificámos que a prática de atividade física, seja maior ou menor, não vai atenuar a influência do gene FTO no ganho de peso corporal em crianças, ao contrário do que se verifica em adultos, como demonstrámos num estudo anterior realizado com jovens adultos portugueses», afirma Licínio Manco, especialista em genética e primeiro autor do artigo publicado.

«Isto significa que é importante incentivar a atividade física em todas as crianças, independentemente da sua suscetibilidade genética para a obesidade, pelos inúmeros benefícios para a saúde infantil», acrescenta.

Comentando as conclusões do estudo, o investigador da FCTUC entende que estes resultados devem ser consolidados em amostras maiores e em estudos longitudinais porque «existem alguns trabalhos que sugerem que a prática de atividade física pode atenuar a influência de alelos de risco para obesidade em crianças». As meninas são um grupo de maior risco por serem mais sedentárias e mais suscetíveis a ganhar peso.

Cristina Pinto

Proença-a-Nova | Balanço positivo na avaliação do Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI)



O Pinhal Interior atraiu quase 90 milhões de euros em investimento desde 2017, ano em que foi criado o Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI), informou o Ministro Adjunto e da Economia, no dia 4 de setembro, na reunião do balanço deste programa que aconteceu em Proença-a-Nova. No fecho deste ciclo os resultados são positivos: “das 55 medidas do PRPI, cerca de 50 medidas estão executadas ou em fase de concretização. Foi reconhecido por todos que tiveram um impacto muito positivo", afirmou Siza Vieira. Para o Ministro estes resultados representam uma mobilização e um esforço muito grande na diversificação da base económica nestes territórios, nomeadamente nos setores turístico, industrial e dos serviços. Neste âmbito, entrou em vigor no início do ano um Programa de Captação de Investimento para o Interior que visa promover estes territórios junto de investidores internacionais e nacionais, simplificar os licenciamentos para os projetos localizados no interior e ter apoios mais dirigidos, quer financeiros, quer de outra natureza. “Aquilo que fizemos foi assegurar apoio financeiro ao abrigo do PT 2020 e são especificamente dirigidos aos territórios de baixa densidade. A procura destes apoios para estes territórios foi superior às nossas expetativas. Isso diz-nos que este é o caminho a seguir se queremos atrair investimento que crie emprego e fixe população”, acrescentou Siza Vieira. O Presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, João Lobo, frisou ainda que este programa “potenciou aquilo que foram as medidas alocadas de forma diferenciada para estes territórios e aproveito para realçar a importância das políticas do Governo em consonância com as autarquias, pois são a autoridade mais próxima no terreno”. 

Sobre a fileira florestal, o governante realçou que outro dos objetivos do PRPI passa por melhorar a resiliência do território e diversificar a atividade florestal, reconhecendo que “há um caminho que está a ser feito. Os passos que foram dados até à data são importantes e sólidos”. 

Recorde-se que o Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI) contém dois eixos estratégicos, centrados no renascer da floresta e na revitalização económica e social dos municípios afetados pelos incêndios. E, neste âmbito, Siza Vieira realçou a aprovação do regime do cadastro simplificado que foi generalizado a todo o país, a revisão do regime das terras sem dono conhecido e algumas medidas de estruturação fundiária e de apoio ao emparcelamento da propriedade, que é atualmente um dos entraves ao investimento na floresta, além da “perceção de que o risco de que o investimento se possa perder devido a um fogo florestal é muito elevado. Temos que melhorar nesse caminho. É longo, está em curso, mas tem que prosseguir ainda", concluiu. 

Na reunião estiveram presentes 19 concelhos do Pinhal Interior: Góis, Lousã, Miranda do Corvo, Oliveira do Hospital, Pampilhosa da Serra, Penela, Tábua, Vila Nova Poiares, Alvaiázere, Ansião, Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos, Pedrogão Grande, Oleiros, Proença-a-Nova, Mação, Sertã e Vila de Rei, bem como os representantes do Ministério dos Negócios Estrangeiros, da Defesa Nacional, da Administração Interna, da Justiça, da Economia, da Cultura, da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, da Educação, do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social, da Saúde, do Planeamento, das Infraestruturas da Habitação, do Ambiente e Transição Energética, da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural.

Proença-a-Nova | Ministro Adjunto e da Economia ouviu os empresários proencenses



O Ministro Adjunto e da Economia ouviu os empresários do concelho no final da reunião de balanço do Programa de Revitalização do Pinhal Interior (PRPI) que teve lugar nos Paços do Concelho, a 4 de setembro. Depois da visita às empresas Outsystems, Babel e Procerâmica, este encontro teve como principal objetivo ouvir “aqueles que todos os dias fazem acontecer neste território e ouvir da parte do Governo aquilo que está perspetivado para os próximos anos”, conforme frisou o presidente da Câmara Municipal, João Lobo, no início da reunião. 

Para o ministro “estar em diálogo com as empresas e os empresários é para o Governo muito importante. Entendemos que não é possível assegurar o crescimento sustentado do nosso país, desperdiçando o potencial existente no nosso território e muito desse potencial está nestes territórios descritos como de baixa densidade”. 

Da parte dos empresários, a falta de recursos humanos, a distância relativamente aos mercados, aos centros de formação, às instituições de decisão e de financiamento e os custos das portagens foram as principais dificuldades como entraves ao crescimento das suas empresas. 

Essas preocupações têm sido uma prioridade para o Governo, tal como explicou Siza Vieira, nomeadamente através “dos planos de valorização do interior e as medidas de discriminação positiva e os incentivos ao investimento empresarial” e acrescentou que “estamos a atravessar um momento de alguma estabilidade económica e de criação de emprego que já não víamos há tempos. Da parte do governo tentamos criar condições de estabilidade na condição da política financeira e económica como na criação de um ambiente favorável para que os empresários possam desenvolver a sua atividade, mas na realidade sabem todos que sem o vosso trabalho e empenho e a vossa luta diária não há economia”. 

O ministro ficou a conhecer o tecido empresarial do concelho de Proença-a-Nova, onde 54,5% das empresas pertence ao sector terciário e são responsáveis por empregar 56% da população, 27,3% integram o setor secundário e empregam 34% das pessoas e, finalmente, 18,2% fazem parte do setor primário e dão emprego a 10% da população. Recorde-se que o concelho de Proença-a-Nova tem sete empresas reconhecidas como PME Líder, quatro das quais acumulam a distinção de PME Excelência referente ao ano de 2018, sendo o concelho com maior peso da CIMBB com estas distinções, tendo em conta critérios como a população e dimensão (representando 57% do total do tecido empresarial do concelho).

Região Centro | Anadia recebe Festa das Vindimas

Resultado de imagem para Anadia recebe Festa das Vindimas
Bairrada informação
Anadia recebe, hoje, 9 de setembro o programa “Festa das Vindimas” da RTP, o qual é transmitido a partir de São Lourenço do Bairro, tendo como pano de fundo a bela paisagem vinhateira, junto à Quinta do Encontro. O programa tem início às 10h00 e prolongar-se-á durante todo o dia.
Durante as várias horas de emissão será dado a conhecer o que de melhor se faz, em termos vitivinícolas, no concelho de Anadia e na região da Bairrada. Estão previstas várias reportagens sobre as vindimas que já se encontram a decorrer, bem como de vários pontos da Bairrada, nomeadamente o Museu do Vinho Bairrada, a Estação Vitivinícola da Bairrada e a Associação da Rota da Bairrada, e ainda entrevistas com diversos produtores/engarrafadores.
Paralelamente, será dada uma atenção especial a um dos ex-libris da região, os Espumantes, com ênfase para o projeto Baga-Bairrada que tem vindo, paulatinamente a alargar o seu leque de oferta.
O enoturismo e a gastronomia são outras das áreas em destaque nesta emissão dedicada às vindimas. Haverá também muita animação, com realce para os artistas locais.
A divulgação e a promoção do vasto património ligado, direta ou indiretamente, a este setor no concelho e na Bairrada são os grandes objetivos desta emissão.



Região Centro | Anadia assinala Dia Internacional do Idoso

Resultado de imagem para Anadia assinala Dia Internacional do Idoso
A Câmara Municipal de Anadia, em colaboração com as instituições sociais do concelho, vai comemorar o Dia Internacional do Idoso, com a organização de uma festa, no Pavilhão dos Desportos de Anadia, no próximo dia 2 de outubro, que terá como principal objetivo dignificar o papel que as pessoas idosas ocupam na nossa sociedade.
Do programa faz parte um almoço de confraternização, pelas 12h30, seguido de animação musical, a partir das 14h30, para os seniores poderem desfrutar da música e da dança. No evento poderão participar, gratuitamente, os utentes das instituições de solidariedade social do concelho de Anadia com resposta social de terceira idade, bem como, outros seniores residentes na área do Município.
Assim, qualquer pessoa interessada em associar-se a esta festa e que tenha idade igual ou superior a 65 anos e domicílio no concelho de Anadia, deverá efetuar a sua inscrição até ao próximo dia 24 de setembro, no Serviço de Ação Social do Município de Anadia, no Centro Cultural de Anadia, no Vale Santo (junto ao recinto da Feira da Vinha e do Vinho). Para o efeito, terá de apresentar um documento de identificação pessoal, bem como, um comprovativo de morada (recibo de água, ou luz, por exemplo). As inscrições são presenciais, até ao limite de 100, sendo a sua aceitação realizada por ordem de chegada.
O Dia Internacional do Idoso, comemorado anualmente a 1 de outubro, foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1991, com o objetivo de sensibilizar a sociedade para as questões do envelhecimento e da necessidade de proteger e de cuidar a população mais idosa.



Justiça | Fugiu da Prisão de Paços de Ferreira e foi apanhado na região de Águeda

Resultado de imagem para Fugiu da Prisão de Paços de Ferreira e foi apanhado na região de Águeda
CM
O Comando Territorial de Aveiro, através do Destacamento de Intervenção de Aveiro, no dia 7 de setembro, na localidade de Travassô, concelho de Águeda, deteve um homem, de 30 anos, por se encontrar evadido da prisão de Paços de Ferreira.
Militares do Posto Territorial da Gafanha da Nazaré, no decorrer de uma ação de patrulhamento, reconheceram um indivíduo que se encontrava foragido de um estabelecimento prisional, o qual se fazia deslocar num veículo, acompanhado de outros três indivíduos.
Após diversas diligências, os militares localizaram o veículo do suspeito num parque de estacionamento daquela localidade. No momento, em que os militares abordaram o veículo, o suspeito arrancou na direção destes, obrigando-os a desviarem-se, de forma a evitarem o atropelamento.
A GNR efetuou uma operação policial através do empenhamento de várias patrulhas e equipas de intervenção, que culminou com a localização do foragido, quando este já se encontrava num outro veículo, na tentativa de se colocar novamente em fuga, sendo detido por militares do Destacamento de Intervenção de Aveiro.
O detido foi entregue ontem, dia 8 de setembro, no Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira.

Ciência | Cientistas conseguem reverter a idade biológica de voluntários

Cientistas conseguem reverter a idade biológica de voluntários / Imagem de Mabel Amber, still incognito ...por Pixabay 
Depois de um ano tomando hormônio do crescimento e remédios para diabetes, voluntários de pesquisa rejuvenesceram em média 2,5 anos na idade biológica

Um estudo da Universidade da Califórnia Los Angeles mostrou que é possível reverter a idade biológica de seres humanos.

Durante um ano, nove voluntários saudáveis ingeriram um coquetel de três medicamentos comuns – hormônio do crescimento e dois remédios para diabetes.

Depois desse período, os cientistas constataram que os voluntários rejuvenesceram em média 2,5 anos de idade biológica, medidos pela análise de marcas nos genomas de uma pessoa. O sistema imunológico dos participantes também mostrou sinais de rejuvenescimento.

No estudo, depois que os participantes passaram um ano tomando os medicamentos, os cientistas monitoraram seus “relógios epigenéticos”. O relógio epigenético é medido pelas mudanças químicas no DNA. Conforme as pessoas envelhecem, aparecem “marcas” dessas modificações no código genético. Analisando essas marcas, é possível calcular a idade biológica de uma pessoa.

Os resultados foram uma surpresa até para os organizadores do estudo. “Eu esperava ver a desaceleração do relógio biológico, mas não uma inversão”, diz o geneticista Steve Horvath, da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, que conduziu a análise epigenética. “Isso foi meio futurista”.

Mas os autores da pesquisa alertam que os resultados são preliminares, e que devem ser confirmados em estudos futuros, já que essa análise foi feita com apenas nove voluntários e não incluiu um grupo de controle.

A pesquisa foi pulicada em 5 de setembro na revista “Aging Cell”.

Fonte: Revista Planeta

Religião | Apostolado e epopeia dos santos missionários

Em São Vicente (SP), o Pe. Manuel da Nóbrega, abençoando as tropas que, sob o comando de Estácio de Sá, partiam para expulsar os invasores franceses do Rio de Janeiro. A seus pés, ajoelhado, vemos o Pe. Anchieta. Pintura de Benedito Calixto, Palácio São Joaquim (RJ).

Representação nas selvas brasileiras dos milagres de São Francisco de Assis

Nóbrega e Anchieta foram grandes heróis da fé católica. A esses santos missionários muitíssimo devemos pelo fato de terem impulsionado o processo civilizatório que resultou na grandeza do Brasil. Entretanto, eles foram, por assim dizer, “excomungados” pelos neo-missionários da eco-teologia progressista. A nova missiologia condena o fabuloso apostolado — para catequizar, civilizar e salvar os indígenas da barbárie — exercido por tantos santos missionários que sacrificaram suas vidas no interior de nossas selvas. Em homenagem à inestimável epopeia desses heróis nacionais, segue um comentário de Plinio Corrêa de Oliveira, publicado num artigo para “O Século”, do Rio de Janeiro, em 4 de setembro de 1932.
“Anchieta, Evangelho nas Selvas”, Benedito Calixto (1893)

Se pudéssemos recorrer a uma comparação profana, para dar ideia da importância de Anchieta em nossa história, diríamos que ele foi para o Brasil o que Licurgo foi para Esparta, e Rômulo para Roma. Isto é, um desses heróis fabulosos que se encontram nas origens de algumas grandes nacionalidades, a levantar os primeiros muros, edificar as primeiras construções e organizar as primeiras instituições.

Sua figura, de uma rutilante beleza moral, se ergue nas nascentes da Nação brasileira, construindo seu primeiro hospital e seu primeiro grupo escolar, redigindo nas praias do oceano os primeiros versos compostos em plagas brasileiras.

Anchieta foi simultaneamente nosso primeiro mestre-escola, nosso primeiro fundador de obras pias e o patriarca de nossa literatura, “o mais antigo vulto da literatura brasileira”, como o chamava Silvio Romero.

Acima dessa tríplice coroa fulgura ainda o diadema de uma virtude que fez reproduzirem-se em selvas brasileiras os milagres do Poverello de Assis, cuja simples presença amansava feras e atraía os passarinhos, nas florestas densas da Úmbria.

ABIM