segunda-feira, 18 de dezembro de 2023

MUNICÍPIO DA MARINHA GRANDE MANTÉM TAXA DE IMI NO VALOR MÍNIMO

 A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou, na sua reunião de 15 de dezembro, a taxa do Imposto Municipal sobre Imóveis (IMI) para os prédios urbanos em 0,3%, o valor mínimo legalmente previsto, respeitante ao ano de 2023 a liquidar no ano de 2024.

As receitas do IMI destinam-se aos investimentos em curso e que se perspetivam lançar no concelho da Marinha Grande nas áreas das infraestruturas de redes municipais, tais como rede de águas, saneamento, rede viária, requalificação urbana, entre outros, cuja execução física e financeira terá um forte impacto na estrutura da despesa do orçamento camarário do ano de 2024.

O regime financeiro das autarquias locais e das entidades intermunicipais define que o produto da cobrança do IMI constitui receita dos municípios, podendo ser fixado entre 0,3 % e 0,45 % para os prédios urbanos.

Gabinete de Comunicação e Imagem

Opinião - Adriano Moreira e o desencadear da "Guerra Colonial"

 Corria o ano de 1961 quando o ministro do Ultramar Adriano Moreira recebeu, antes de António Salazar, um relatório “ultra secreto” do intendente de distrito Custódio Ramos com cerca de mais de 200 páginas com factos hediondos ocorridos no Uíge, a norte de Angola, no dia 15 de Março desse corrente ano.
O relatório em causa continha fotografias originais de algumas famílias de portugueses assassinados à catanada e de um grande número de corpos de angolanos do movimento UPA que lutava pela autodeterminação de Angola. O número de angolanos mortos pelos portugueses constantes nas fotografias desse relatório é impressionante; apresentavam-se amontoados da forma como nos habituámos a ver nos filmes dos campos de concentração da 2ª guerra mundial e muito provavelmente prontos para serem levados para valas comuns.
O relatório de Custódio Ramos para Adriano Moreira aborda o modo “desprotegido” como alguns portugueses viviam no meio do mato e também a forma “desarmada” com que os angolanos atacavam os portugueses, muitas vezes sob efeito de drogas, o que os levava a pensar que as balas dos “brancos” não lhes causariam a morte.
Este relatório, de que existe uma cópia no Museu Militar em Lisboa, leva-me a pensar se a abordagem que o ministro Adriano Moreira fez a António Salazar foi a mais “Humana” para poder resolver o conflito sem sujar as mãos de sangue, com uma guerra que custou muitas vidas aos portugueses, além dos traumas ainda existentes nos ex-combatentes.
É inestimável o contributo que Adriano Moreira deu para a consolidação da democracia, o contributo ideológico que deu para o CDS, apesar dos 4% obtidos em eleições, e toda a sua visão incomparável da política internacional em tempos de democracia, mas de facto ter estado numa posição “Estado” que desencadeou a célebre frase “Para Angola rapidamente e em força” não me parece ter sido a mais correta para um ministro com espírito tolerante e democrático com aspirações à política ativa posterior.
Este relatório confirma que toda a ação de estratégia da UPA constante no relatório de Custódio Ramos estava a ser feita a partir do “Congo Belga” e não em território angolano. Este relatório continha também panfletos distribuídos pela UPA com referências aos patrocínios das grandes potências protagonistas da “Guerra Fria” e uma carta dirigida ao ministro Adriano Moreira dando conta do árduo trabalho dos poucos portugueses que se iam defendendo com armas de fogo dos ataques da UPA e construindo pistas de aterragem para os aviões poderem largar mantimentos naquela zona inóspita, onde o mau tratamento por parte dos portugueses de alguns trabalhadores angolanos nas plantações de café foi a “gota de água” que fez transbordar o copo de uma colonização agressiva neste género de trabalhos agrícolas.
Este relatório, que parece quase uma “tese de doutoramento” devido à sua extensão e pormenor, não me parece ser facilmente esquecido por alguém que o tenha lido, apesar de ter sido elaborado há mais de 50 anos, o que pelo seu valor histórica já nos dá “liberdade” para o analisar com distanciamento temporal que a História exige.

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

BOGDAN ZAPOROZHETS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA COMPETIU NA EDIÇÃO DE 2023 DO COIMBRA SWIMMING OPEN

 
Decorreu nos dias 14,15,16 e 17 de dezembro a 2ª edição do Coimbra Swimming Open, competição organizada pela Associação de Natação de Coimbra e que contou com a participação de 204 atletas em representação de 51 clubes.
Nos 4 dias de competição nas sessões das eliminatórias e nas finais A e B foi possível ver vários Internacionais da natação portuguesa em ação.
A Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada por Bogdan Zaporozhets, que competiu nos 50 Bruços onde alcançou a Final B e nos 50 Livres.

ATLETAS JUVENIS DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA CONQUISTAM 3 PÓDIOS NO TORNEIO ZONAL NORTE


A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense esteve representada por 4 atletas no Torneio Zonal Norte de Juvenis, na prova mais importante do escalão para a época de inverno realizada em piscinas de 25 metros e teve lugar nos dias 15,16 e 17 de dezembro em Bragança.
A edição de 2023 foi organizada pela Associação Regional de Natação do Nordeste e estiveram em competição 213 atletas em representação de 47 clubes oriundos das 5 associações distritais da Zona Norte.
Para além da Associação responsável pela organização, estiveram presentes nesta competição a Associação de Natação de Coimbra, Associação de Natação do Centro Norte de Portugal (Aveiro), Associação Natação do Norte Portugal (Porto) e Associação de Natação do Minho.
A SCC teve 4 atletas que obtiverem mínimos de participação e que competiram em 16 provas individuais.
Os maiores destaques vão para os 3º lugares obtidos no escalão de Juvenis A por Martim Pascoal nos 50 Mariposa, Rodrigo Silva nos 200 Bruços e Leonor Cavaleiro nos 400 Estilos.
Maria Fernandes completou a comitiva da SCC.

Reconhecimento às políticas de sustentabilidade ambiental. Município de Cantanhede volta a ostentar a Bandeira Eco XX

 
O edifício dos Paços do Concelho de Cantanhede ostenta novamente a Bandeira ECO XXI, insígnia atribuída conjuntamente à Câmara Municipal e à INOVA-EM, premiando, desta forma, a atividade que as duas entidades têm vindo a desenvolver no âmbito das suas políticas ambientais.
Para atribuição deste reconhecimento, o júri da Associação Bandeira Azul da Europa teve em conta os bons indicadores em vários domínios, com destaque para a percentagem de população servida por abastecimento de água de qualidade, a produção e recolha seletiva de resíduos urbanos, a certificação de sistemas de gestão, a beneficiação do espaço urbano e zonas verdes e a conservação da natureza e biodiversidade.
Para a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, “esta distinção, há 16 anos consecutivos, valida não apenas o trabalho da Câmara Municipal e da INOVA-EM, mas também a mobilização dos cidadãos para uma participação ativa no processo”.
Ainda de acordo com a autarca, esta distinção em muito se deve ao “trabalho dedicado e profissional de todos quantos na autarquia e na empresa municipal trabalham para o desenvolvimento do concelho e para a valorização da qualidade de vida dos munícipes”.
Já o vice-presidente da Câmara Municipal e presidente da INOVA-EM, Pedro Cardoso, congratulou-se com “o trabalho notável dos membros da equipa multissectorial responsável pelos indicadores, pois pela primeira vez ultrapassamos os 75 pontos da avaliação, um sinal de melhoria continua, ano após ano”.
Mais do que o simbolismo de receber este galardão, esta é uma boa oportunidade para continuarmos a refletir, avaliar e pensar como podemos ir ainda mais longe na adoção de práticas mais sustentáveis”, concluiu.
Inspirado nos princípios subjacentes à Agenda 21, a Bandeira ECO XXI tem como objetivos “reconhecer as iniciativas/políticas em prol do desenvolvimento sustentável”, “sensibilizar os municípios para uma maior integração das preocupações ambientais nas políticas municipais” e “contribuir para a elaboração de indicadores de sustentabilidade local”, entre outros aspetos.



Através da Conferência de São Pedro, da Sociedade São Vicente de Paulo. Município de Cantanhede oferece cabazes de Natal a famílias carenciadas

 
O Município de Cantanhede ofereceu 37 cabazes de Natal à Conferência de São Pedro, da Sociedade de São Vicente de Paulo, para que, entretanto, esta instituição social proceda à sua distribuição pelas famílias vulneráveis acompanhadas pelos Vicentinos no concelho de Cantanhede.
A entrega simbólica dos cabazes ocorreu esta segunda-feira, 18 de dezembro, no salão nobre dos Paços do Concelho, numa sessão na qual marcaram presença a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, a vereadora da Ação Social e Saúde, Célia Simões, e os representantes daquela instituição de solidariedade.
Estes gestos são muito importantes, porquanto proporcionam a quem precisa algum bem-estar nesta quadra que queremos que seja vivida por todos com paz e esperança”, referiu a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio.
Na ocasião, a autarca elogiou uma vez mais “o empenho da Conferência de S. Pedro da Sociedade de S. Vicente de Paulo nesta causa de ajudar quem mais precisa”, lembrando que um dos maiores desígnios da autarquia é “criar condições para que as situações de vulnerabilidade económica e social sejam completamente erradicadas”.
Já a vereadora Célia Simões acentuou que a oferta dos cabazes de Natal é apenas uma das ações do trabalho de apoio social que a autarquia realiza ao longo do ano.
O trabalho desenvolvido com a ajuda das IPPS e de muitos voluntários constitui uma resposta social muito importante, ainda mais na conjuntura atual, em que é preciso atender aos casos de emergência social que vão surgindo”, acrescentou.
Constituídos por produtos de primeira necessidade, que habitualmente fazem parte da consoada, os cabazes de Natal representam uma iniciativa de carácter social solidária, com a qual a Câmara Municipal pretende proporcionar às famílias que enfrentam maiores dificuldades alguns bens que não devem faltar em nenhum lar nesta altura do ano.
Recorde-se que, além dos cabazes distribuídos através da Conferência de S. Pedro, a autarquia adquiriu cerca de 250 cabazes de Natal para atribuição às famílias vulneráveis do concelho, processo que está a ser operacionalizado, como habitualmente, pela Divisão de Ação Social e Saúde em articulação com as Juntas e Uniões das Freguesias.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Troféu Trail Terras de Águeda é uma competição exemplar

 Entrega de prémios é o culminar de 11 etapas por todo o concelho realizadas durante este ano
“Águeda é um concelho que aposta no desporto e, através dele, na saúde e no bem-estar dos nossos cidadãos”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, na entrega dos prémios do Troféu Trail Terras de Águeda, no sábado, no Salão Nobre, salientando que esta competição é apontada como exemplo nacional em vários aspetos, desde a organização, as provas e a promoção do território.
É mais uma demonstração, desta vez através do desporto, de que “somos de facto o melhor município do mundo para viver”, declarou.
No Troféu Trail Terras de Águeda, realizado ao longo de nove meses, e que contou com um investimento total do Município de 27 mil euros, foram percorridos 560 quilómetros por todo o concelho, em 11 etapas, onde participaram mais de 5 500 atletas.
São números que evidenciam “um trabalho intenso e uma capacidade de cooperação entre as diferentes entidades na dinamização desportiva e na promoção do que temos de melhor no nosso concelho”, acrescentou o também vereador do Desporto, sublinhando que a entrega destes prémios é “uma forma de reconhecimento aos que organizam e participam”.
Edson Santos agradeceu, desta forma, na cerimónia, o empenho e colaboração de todas as entidades (clubes, associações e Juntas de Freguesia) e dos voluntários na preparação de cada trail e no acompanhamento dado a cada prova ao longo do ano.
Para além da “competição saudável” entre os participantes, a alegria do convívio entre atletas e organizadores, este troféu contribui para a afirmação e notoriedade de Águeda e agrega milhares de pessoas na prática desportiva. Com isso, é conseguido um dos maiores objetivos da estratégia desportiva municipal: “ter uma população mais ativa e com melhor saúde”, apontou Edson Santos.
 
*********************
 
Premiados
Trail Curto
 
Júnior
1.º Margarida Duarte (Trail Bela Bela)
2.º Mariana Alves (AAM Runners)
 
Seniores - Masculino
1.º Rui Figueiredo (Trail Bela Bela)
2.º Luís Diogo (Sport Clube Paradela)
3.º João Matos (Opraticante.pt)
 
Seniores – Feminino
1.º Teresa Reis (Trail Bela Bela)
2.º Inês Teixeira (ACTIB)
3.º Ana Pereira (Opraticante.pt)
 
Veterano 40 - Masculino
1.º Sérgio Manito (Individual)
2.º João Garrido (Opraticante.pt)
3.º José Cruz (Dura-F1 Raceteam)
 
Veterano 40 - Feminino
1.º Márcia Martins (DCI/Trilhos luso Bussaco)
2.º Marta Carmo (Opraticante.pt)
3.º Rosabell Santos (Individual)
 
Veterano 50 - Masculino
1.º Tony Graça (DCI/Trilhos luso Bussaco)
2.º António Rodrigues (Biciarca Run Team)
3.º Paulo Silva (NAR – Núcleo de Atletismo de Requeixo)
 
Veterano 50 - Feminino
1º Júlia Santos (DCI/Trilhos luso Bussaco)
2º Kelly Farias (Sport Clube Paradela)
 
Veterano 60 - Masculino
1.º Eugénio Alves (Trail Bela Bela)
2.º João Almada (Associação Desportiva de Travassô)
3.º José Tavares (Individual)
 
 
Trail Longo
 
Seniores - Masculino
1.º Pedro Garrido (Opraticante.pt)
2.º Luís Azevedo (Sport Clube Paradela)
3.º Ricardo Henriques (LAAC – Bike & Sport)
 
Seniores – Feminino
1.º Ariana Tavares (C.D.C. Paradela do Vouga)
 
Veterano 40 - Masculino
1.º João Santos (Dura – F1 Raceteam)
2.º Josias Meira (DCI/Trilhos Luso Bussaco)
3.º Filipe Fonseca (Dura-F1 Raceteam)
 
Veterano 40 - Feminino
1.º Paula Simões (A.R.S.M. - Associação Recreativa São Miguel)
2.º Ana Melo (Saca Trilhos Anadia)
3.º Mami Macedo (Tenderness Trail Running Team)
 
Veterano 50 - Masculino
1.º José Proença (Trail – GD Trancoso)
2.º Paulo Ramirez (Sosense Trail Team)
3.º Alcino Gouveia (Sentir Escariz Running)
 
Veterano 50 - Feminino
1.º Eduarda Vinagre (Tainadas Run Team)
 
Veterano 60 - Masculino
1.º Avelino Silva (LAAC – Bike & Sport)
 
 
GERAL
 
Trail Curto
 
Masculino
1.º Rui Figueiredo (Trail Bela Bela)
2.º Sérgio Manito (Individual)
3.º Luís Diogo (Sport Clube Paradela)
 
Feminino
1.º Márcia Martins (DCI/Trilhos Luso Bussaco)
2.º Teresa Reis (Trail Bela Bela)
3.º Inês Teixeira (ACTIB)
 
Equipas
1.º Opatricante.pt
2.º Sport Clube Paradela
3.º DCI – Trilhos Luso Bussaco
 
Trail Longo
 
Masculino
1.º Pedro Garrido (Opraticante.pt)
2.º João Santos (Dura – F1 Raceteam)
3.º Josias Meira (DCI/Trilhos Luso Bussaco)
 
Feminino
1.º Ariana Tavares (C.D.C Paradela do Vouga)
2.º Paula Simões (A.R.S.M. Associação Recreativa São Miguel)
3.º Eduarda Vinagre (Tainadas Run Team)
 
Equipas
1.º DCI/Trilhos Luso Bussaco
2.º LAAC – Bike & Sport
3.º A.R.S.M. Associação Recreativa São Miguel

    Gabinete de Comunicação e Imagem
    Ana Sofia Pinheiro

    UCP - Pós-graduação em Ciência de Dados em Biotecnologia


    Arranca em fevereiro de 2024, em formato exclusivamente online, Escola Superior de Biotecnologia lança nova Pós-graduação em Ciência de Dados em Biotecnologia
    Preparar profissionais para a análise de um grande volume de dados na área da biotecnologia. Este é um dos grandes objetivos da nova Pós-graduação em Ciência de Dados em Biotecnologia, lançada pela Escola Superior de Biotecnologia da Universidade Católica Portuguesa. Uma formação pensada para quem quer tirar partido da inteligência artificial para desenvolver ferramentas avançadas de apoio ao diagnóstico e tratamento médico através do processamento de dados.
    “Na biotecnologia a ciência de dados é aplicada para acelerar a descoberta de novas terapias, melhorar a eficácia de tratamentos, otimizar processos de diagnóstico clínico e melhorar processos de produção de produtos biológicos, entre muitos outros,” refere Pedro Rodrigues, coordenador desta Pós-graduação e docente da Escola Superior de Biotecnologia. “Desenhamos esta oferta pós-graduada para que o participante possa tirar partido da inteligência artificial para desenvolver ferramentas avançadas de apoio ao diagnóstico e tratamento médico através do processamento de dados,” explica.

    O programa curricular permite obter conhecimentos sólidos em digitalização de informação, tratamento e construção de bases de dados, processamento e análise digital de sinal, técnicas de aprendizagem computacional (machine learning) e criação de interfaces utilizador/máquina.

    Ao longo da pós-graduação, o participante vai aprender a criar sistemas de cura, tratamento, processamento e análise de dados; a utilizar ferramentas para extração, pré-processamento e exploração de dados biológicos; a criar modelos descritivos e preditivos de sistemas biológicos e biotecnológicos; e a desenvolver interfaces utilizador-máquina.

    Em formato exclusivamente online, a participação nesta formação requer conhecimentos mínimos de programação de computadores (como Python, Matlab, C++ ou Rust). Durante seis meses, com início a 23 de fevereiro de 2024, as sessões online irão decorrer às sextas‐feiras das 14h30 às 18h30 e sábados das 9h00 às 13h00, de duas em duas semanas.

    Em anexo deixo nota de imprensa com toda a informação.

    Fernanda Teixeira



    Opinião - A comitiva de deputados portugueses que conheceu Winston Churchill

     No início da ditadura do Estado Novo houve uma comitiva de deputados portugueses que teve o privilégio de privar momentaneamente com Winston Churchill no parlamento inglês. No entanto, a primeira impressão dos deputados portugueses acerca de Winston Churchill não foi a melhor.
    Eleito deputado da nação, o meu tio, Duarte do Amaral foi juntamente com um conjunto de deputados visitar o parlamento inglês no sentido de apreender as boas práticas e os procedimentos do órgão de soberania, de forma a Portugal e os círculos por onde tinham sido eleitos poderem rumar a uma melhor eficácia administrativa.

    O meu tio, Duarte do Amaral, tinha sido “eleito” pela União Nacional pelo círculo eleitoral de Braga em 1936. A ditadura de Salazar estava no seu ímpeto inicial, e foi através da integração desta comitiva de deputados que o meu tio e a comitiva de deputados portugueses visitou os órgãos de soberania ingleses que foi apresentado ao politico Winston Churchill.

    O primeiro ministro inglês que é político mais famoso do mundo, na altura desta visita dos deputados portugueses ainda não tinha sido eleito primeiro ministro, nem tinha ganho a guerra aos alemães…era um simples deputado. Corriam os “anos selvagens”, os anos 30, Churchill estava fora do governo pois só seria eleito primeiro ministro em 1940 apesar de já contar com uma longa experiência como deputado desde 1904.

    O encontro entre Churchill e os portugueses deu-se na zona da restauração e do bar do parlamento inglês, quando os deputados portugueses cruzavam as instalações na visita guiada ao palácio.

    No entanto, a impressão deixada por Winston Churchill aos deputados portugueses não foi a melhor… Churchill estava sozinho, ao balcão do bar com uma garrafa e com um copo de whisky à sua frente, o primeiro ministro balbuciou algo imperceptível aos deputados da nação portugueses…que o cumprimentaram cordialmente perante o embaraço do deputado inglês que guiava a visita ao parlamento inglês da comitiva portuguesa.

    Nos anos seguintes, os deputados portugueses acompanharam à distância o crescimento político de Winston Churchill e tiveram bastante dificuldade em acreditar que o tal deputado que tinham visto no bar do parlamento inglês, um pouco rude, sozinho e a beber o seu copo de whisky tinha chegado a primeiro ministro e vencido Adolf Hitler e o seu terceiro reich.

    A vida é muitas vezes curiosa e este episódio de Churchill com os deputados portugueses é a prova disso. Nem tudo o que nos parece à primeira vista representa a verdadeira realidade daquilo que as pessoas são e do que se propõem alcançar.

    A política é curiosa e imprevisível…

    Paulo Freitas do Amaral
    Professor de História

    Dias 22 e 23 de dezembro. THE GREATEST SHOW CIRCUS EXPERIENCE, POR CIRCO CARDINALI, ANIMA SILVES ALEGRIA DO NATAL

    As artes circenses regressam ao evento Silves Alegria do Natal, com uma experiência excecional de circo! Os espetáculos realizam-se na tenda grande da Praça Al-Muthamid, com duas sessões marcadas, respetivamente, para os dias 22 de dezembro, às 18h00, e 23 de dezembro, às 17h00.
    Com a assinatura do Circo Cardinali, este é um espetáculo de circo único, que traz personagens incríveis, entre as quais acrobatas, malabaristas, contorcionistas, mágicos e cómicos que contarão uma história, numa viagem ao mundo do circo que transportará o público aos desejos circenses da infância onde todos sonhavam em atuar com a companhia quando iam ao circo para ver aqueles números surpreendentes. The Greatest Show Circus funde a experiência vivida pela assistência do espetáculo com a espetacularidade dos seus números circenses nascendo, desta associação, uma excecional experiência circense.

     

    Marinha Grande | ORÇAMENTO MUNICIPAL PARA 2024 APROVADO DÁ PRIORIDADE À EDUCAÇÃO

     A Assembleia Municipal da Marinha Grande aprovou, por maioria - com 10 votos a favor do +MPM; 8 abstenções do PS, BE e PSD; e 6 votos contra da CDU- no dia 15 de dezembro, os documentos previsionais para o ano 2024, incluindo as Grandes Opções do Plano 2024-2028, Mapa de Pessoal e Orçamento.

    O Orçamento para 2024 tem o valor de 36.734.681,99 €, reservando 32% do total da verba para a educação (11.722.042,00€) e 34% para recursos humanos, estando refletida uma estratégia de promoção da melhoria das condições de vida dos munícipes, tendo em vista o desenvolvimento sustentável do concelho, assente num conjunto de atividades, projetos e ações que serão executadas pelos serviços municipais.

    Para o presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, “este é um Orçamento que dá prioridade a áreas que consideramos essenciais para a qualidade de vida dos cidadãos e que contribuiu para criar condições para potenciar o desenvolvimento económico do concelho, como são a educação; o saneamento e águas; a ação social; a habitação social; a requalificação da rede viária; os projetos de infraestruturas;  o urbanismo e licenciamentos”.

    Aurélio Ferreira acrescenta que “o Orçamento Municipal de 2024 congrega também compromissos assumidos em anos transatos, que não podem deixar de ser honrados pela autarquia, tendo em conta o equilíbrio das contas públicas e da dívida global”.

    Relativamente à educação, as ações a executar no próximo ano consagram: suporte às famílias e às crianças (alimentação escolar, AAAF, CAF, AEC, atividades físico-motoras, transportes escolares); infraestruturas; requalificação de escolas básicas; projetos das escolas secundárias, nomeadamente a José Loureiro Botas, Pinhal do Rei e Guilherme Stephens; residência de estudantes na antiga Albergaria Nobre; e delegação de competências.

    Ao nível do saneamento e água, está contemplada a execução de infraestruturas em Trutas, Pilado, Moita, Vieira de Leiria e outros aglomerados no concelho.

    Relativamente à ação social, estão previstas medidas que visam o apoio social, apoio ao associativismo e a construção da Creche da Ivima.

    Sendo a habitação uma área premente na atual conjuntura, o Orçamento para 2024 prevê a reabilitação de casas de habitação social do Município, o projeto para reabilitação do bairro do Camarnal Novo, atualização do projeto para recuperação dos Blocos L & M e o projeto de reabilitação de habitação social na Moita.

    Relativamente à requalificação da rede viária, prevêem-se pavimentações diversas; a Estrada Principal Garcia-Pilado; a requalificação da Rua Prof. Virgílio de Morais; a requalificação da Rua do Casal d’Anja, Rua do Vale, Travessa Gago Coutinho, em Vieira de Leiria; e Rotunda do Pero Neto.

    Para 2024, o executivo municipal pretende realizar projetos para: execução do Café da Praia, requalificação do Parque Mártires do Colonialismo, requalificação do café do Parque Mártires do Colonialismo, requalificação de passadiços, Pavilhão Gimnodesportivo da Moita, requalificação do Pavilhão Albino Reis Paulo, Auditório António Campos, Piscina Municipal, conclusão da revisão do PDM, Interface, Mercado Municipal, Zonas Industriais (expansão e criação), Centro de Recolha Oficial, Centro de Saúde da Marinha Grande (2.ª fase), Centro de Saúde de Vieira de Leiria, Patinódromo.  

    Gabinete de Comunicação e Imagem

    Investigadores apostam no desenvolvimento de equipamento para deteção de lixo espacial low cost

     
    Uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a desenvolver um equipamento low cost (baixo custo, em português) que permitirá detetar o lixo espacial.
    O projeto “Algoritmos de detritos espaciais em imagens de constelações de satélites para a caracterização e determinação orbital de detritos”, de Joel Filho, estudante de doutoramento em Engenharia Física no Departamento de Física (DF) da FCTUC, acaba de vencer uma bolsa da Agência Espacial Europeia (ESA) no valor de 90 mil euros.

    «Estamos a desenvolver um método para identificar e caracterizar o lixo espacial em imagens, baseado em algoritmos de deteção de open source (código aberto, em português) e determinar as suas órbitas para utilização a bordo de satélites, fazendo uso das imagens que estes utilizam para determinação da sua orientação no Espaço, imagens essas que não podem ser armazenadas, mas das quais se extrairão informações relativas aos detritos espaciais antes de serem apagadas», revela Joel Filho.

    A crescente concentração de lixo espacial apresenta um risco cada vez maior para as atividades espaciais. Atualmente, sabe-se eu há cerca de 35 mil objetos com mais de 10 centímetros (cm) de diâmetro a orbitar a Terra, sendo que são apenas conhecidas as órbitas de cerca de 90% deles, havendo também cerca de um milhão, com tamanhos entre 1 e 10 cm, quase todos por catalogar, e estima-se que existem ainda cerca de 130 milhões de objetos, entre 1 mm e 1 cm, por rastrear.

    De acordo com Nuno Peixinho, investigador do DF e do Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA), «é precisamente por estas razões que o estudo do lixo espacial é hoje, e cada vez mais, uma área prioritária nas ciências do espaço, e a FCTUC também está envolvida nisso», afirma, explicando que «os atuais radares e telescópios óticos terrestre, usados para deteção e rastreamento de lixo espacial, estão limitados pela sua sensibilidade, implicando limites de tamanho baixos para os detritos, fornecendo um catálogo com uma muito pequena quantidade do total. Além disso, é difícil obter informações precisas sobre a localização orbital destes objetos».

    Assim, a ideia é desenvolver um equipamento constituído por minicomputadores com câmaras de baixo custo, e o algoritmo de deteção que está a ser desenvolvido pelo estudante de doutoramento. As câmaras low cost já foram testadas da terra para o espaço com o objetivo de perceber se são capazes de detetar o rasto deixado pelos satélites, que é muito semelhante ao lixo espacial, e os resultados são bastante promissores.

    Esta investigação está a ser desenvolvida sob a orientação de Nuno Peixinho, Paulo Gordo, da empresa Synopsis Planet e do CENTRA, e Rui Melício da Universidade de Évora. Joel Filho irá realizar uma fase do seu projeto de tese no Centro Europeu de Operações Espaciais (ESOC) da ESA, em Darmstadt, Alemanha, onde terá a oportunidade de trabalhar diretamente com Tim Flohrer, diretor do Gabinete de Lixo Espacial (Space Debris Office) da ESA.

    *Sara Machado
    Assessora de Imprensa
    Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

    MUNICÍPIO QUER QUE MARINHA GRANDE SEJA CIDADE DE PROXIMIDADE COM MOBILIDADE SUSTENTÁVEL

     O Município da Marinha Grande pretende criar uma cidade de proximidade, de 15 minutos, onde se reduzam as distâncias e se promova a melhoria da qualidade do ambiente urbano, através da adoção da mobilidade sustentável, da descarbonização, da segurança, da articulação com o planeamento e ordenamento do território, incluindo a implementação de medidas para o desvio do trânsito de pesados do centro da cidade e a definição da localização de um interface.

    É este o principal pressuposto do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Cidade da Marinha Grande, cuja Fase II foi aprovada no dia 11 de dezembro e que respeita à Estratégia de Intervenção, que tem como principal objetivo definir os principais eixos de intervenção para a definição da estratégia de mobilidade, enquadramento temático, as linhas estruturantes e os principais eixos de intervenção.

    O documento foi apresentado aos elementos da Câmara Municipal, pela coordenadora do Plano, Paula Teles, que explicou que o âmbito do Plano é encontrar soluções sustentadas de mobilidade para a resolução dos problemas relacionados com a circulação automóvel, estacionamento e segurança rodoviária, priorizando, as questões relacionadas com a promoção dos modos suaves, nomeadamente, a circulação pedonal e ciclável, por forma a viabilizar a adoção de políticas de gestão da mobilidade mais salubres.

    Nesta fase estão definidas como linhas estratégicas:

    1. Modo pedonal - implementação de áreas de prioridade ao peão, áreas predominantemente pedonais e outras ações que fomentem e permitam incrementar a utilização desse modo de deslocação, não ignorando a melhoria das condições de acessibilidade e mobilidade universal;
    2. Modo ciclável - elaboração do masterplan da rede ciclável prevista e desenvolvimento de soluções-tipo de intervenção;
    3. Transportes Públicos e infraestrutura associada - elaborar estratégias de articulação entre as diferentes redes de transporte coletivo e a identificação de intervenções que promovam a melhoria dos serviços;
    4. Circulação viária - elaboração do esquema de circulação com proposta de hierarquização viária, sentidos de circulação e sinalização e a sua articulação com o tecido urbano;
    5. Estacionamento - delinear uma política equilibrada de estacionamento que articule a necessidade e a oferta de estacionamento;
    6. Macro e micrologística - pretende definir ações para a mitigação dos impactos negativos que o transporte de mercadorias introduz no território e, igualmente, para a regulamentação das operações de carga e descarga, acesso de veículos prioritários, residentes, comerciantes e demais veículos específicos;
    7. Segurança Rodoviária - promover a segurança de todos aqueles que circulam na via pública, desde os menos aos mais vulneráveis, através da proposta de soluções de acalmia de tráfego.

    A Fase III, será apresentada já em 2024, e constitui a Versão Final do Plano, que corresponde ao desenvolvimento do documento final e síntese do plano, que irá incorporar os contributos pertinentes que decorram dos diversos momentos de participação e envolvimento dos stakeholders relevantes.

    Gabinete de Comunicação e Imagem

    Marinha Grande | ANIMAÇÃO DE NATAL INSPIRADA NA LITERATURA INFANTIL

     A Biblioteca Municipal da Marinha Grande recebeu, na tarde de sábado, 16 de dezembro, uma sessão de histórias e contos de Natal, dinamizada por Liliana Gonçalves, organizada pelo Município, no âmbito do programa de animação de Natal.
    A contagiante e animada contadora, leu, contou e interagiu com as crianças e as famílias, partilhando histórias tradicionais e contemporâneas.
    Nesta sessão de animação infantil, pretendeu-se incutir o gosto pela leitura e desenvolver o espírito critico e da imaginação dos participantes.

    Gabinete de Comunicação e Imagem

    PARADA DE NATAL LEVOU MAGIA AO CENTRO DA MARINHA GRANDE

    O Pai Natal e os duendes que vivem na Aldeia Mágica, vieram à Marinha Grande na tarde de sábado, 16 de dezembro, para trazer encantamento, magia e muita alegria às crianças e adultos que os receberam  na Parada de Natal, que percorreu as ruas do centro da cidade.
    Numa iniciativa organizada pelo Município, cerca de duas dezenas de figurantes percorreram as ruas do centro tradicional, onde decorrem as atividades de animação da época natalícia. O Pai Natal veio acompanhado dos duendes da banda da aldeia, da talentosa cozinheira, da lenhadora em andas para tocar nos ramos mais altos das árvores, do alfaiate equilibrado no seu rolo de linhas e da Madame Sino. 
    A parada de Natal foi presenciada pelo presidente da Câmara, Aurélio Ferreira, pelos vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito e por centenas de crianças e adultos.Até ao dia 31 de dezembro, venha conhecer a magia e o encanto do Natal, na Marinha Grande.
    A animação de Natal do Município da Marinha Grande continua até 31 de dezembro, cuja participação nas é gratuita.
    O programa é o seguinte:

    ATÉ 22 DE DEZEMBRO
    EDIFICIO DA RESINAGEM
    14h00 às 17h00
    ESTÚDIO POEIRASGLASS
    DEMONSTRAÇÕES DE FABRICO DE VIDRO SOPRADO
    As demonstrações decorrem no Estúdio de Vidro – PoeirasGlass, junto ao Museu do Vidro da Marinha Grande, um espaço que recria o ambiente de uma fábrica de vidro, e onde podem ver ao vivo a manufatura do Vidro de forma artesanal. Durante a demonstração do fabrico de uma peça, o Mestre Vidreiro conta a história do vidro e explica as técnicas usadas no fabrico manual.
    Atividade de participação gratuita promovida pelo Município da Marinha Grande.
    22 DE DEZEMBRO | SEXTA FEIRA

    PRAÇA GUILHERME STEPHENS
    14h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
    Comboio Elétrico de Carril

    LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
    14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

    RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
    15h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇAO

    JARDIM LUIS DE CAMÕES
    17h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL

    23 DE DEZEMBRO | SÁBADO
    PRAÇA GUILHERME STEPHENS
    11h00 às 20h00 | CASA DO PAI NATAL
    Já preparaste a carta ao Pai Natal? Aproveita, e vem entregá-la pessoalmente! Não percas a oportunidade! E ainda tiras uma foto com ele! vem bem agasalhado, porque vai haver queda de neve junto à casa do Pai Natal!
    Comboio Elétrico de Carril

    RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
    11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

    LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
    11h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

    JARDIM LUIS DE CAMÕES
    14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
    14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL
     
    LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
    14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

    PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
    14h30 às 18h30 | COMBOIO DE NATAL

    24 DE DEZEMBRO | DOMINGO

    PRAÇA GUILHERME STEPHENS
    11h00 às 16h00 | CASA DO PAI NATAL
    Comboio Elétrico de Carril

    RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
    11h00 às 16h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

    LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
    11h00 às 16h00 | CARROSSEL PARISIENSE

    JARDIM LUIS DE CAMÕES
    14h00 às 16h00 | MERCADINHO DE NATAL
    14h30 às 16h00| ANIMAÇÃO INFANTIL

    LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
    14h30 às 18h00 | LARGO DA FANTASIA

    PARQUE DA CERCA (JUNTO AO ARQUIVO MUNICIPAL)
    11h00 às 13h00 e das 14h00 às 16h00 | COMBOIO DE NATAL

    27 DE DEZEMBRO |QUARTA FEIRA

    LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
    14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

    28 DE DEZEMBRO | QUINTA FEIRA

    PRAÇA GUILHERME STEPHENS
    14h00 às 20h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

     RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
    15h00 às 20h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

     LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
    14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

    29 DE DEZEMBRO | SEXTA FEIRA

    PRAÇA GUILHERME STEPHENS
    14h00 às 20h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

    LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
    14h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

     RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
    15h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇAO

    JARDIM LUIS DE CAMÕES
    17h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL

     30 DE DEZEMBRO | SÁBADO

    PRAÇA GUILHERME STEPHENS
    11h00 às 20h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

    RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
    11h00 às 22h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

    LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
    11h00 às 20h00 | CARROSSEL PARISIENSE

    JARDIM LUIS DE CAMÕES
    14h00 às 20h00 | MERCADINHO DE NATAL
    14h30 às 18h00 | ANIMAÇÃO INFANTIL

    LARGO ILÍDIO DE CARVALHO
    14h30 às 18h00| LARGO DA FANTASIA

    31 DE DEZEMBRO | DOMINGO

    PRAÇA GUILHERME STEPHENS
    11h00 às 16h00 | COMBOIO ELÉTRICO DE CARRIL

    RELVADO TARDOZ DO TEATRO STEPHENS (ENTRE O QUARTEL DE BOMBEIROS E O TEATRO STEPHENS)
    11h00 às 16h00 | PISTA DE GELO ECOLÓGICA E ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO

    LARGO 5 DE OUTUBRO (MUSEU JOAQUIM CORREIA)
    11h00 às 16h00 |CARROSSEL PARISIENSE

    JARDIM LUIS DE CAMÕES
    14h00 às 16h00 | MERCADINHO DE NATAL

    ATIVIDADES PARALELAS

    VIEIRA DE LEIRIA
    Dias 16 e 17 de dezembro | Largo da República
    Mercadinho de Natal
    Mostra de artesanato e produtos regionais, pelas associações da freguesia.
    Org.: Junta de Freguesia de Vieira de Leiria
    Apoio: Câmara Municipal Marinha Grande

    MOITA
    2 a 31 de dezembro | 14h00 às 20h00
    Largo da Capela da Moita
    Mercadinho de Natal.

    Gabinete de Comunicação e Imagem


    Cantanhede | Documentos previsionais para 2024. Assembleia Municipal aprova Orçamento de 42,5 milhões de euros

     
    A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou na última sexta-feira, 15 de dezembro, o Orçamento e as Grandes Opções do Plano que o executivo camarário liderado por Helena Teodósio se propõe executar em 2024. Com 25 votos a favor, nove contra e uma abstenção, o plenário do órgão autárquico presidido por João Moura deu luz verde aos documentos previsionais que a Câmara Municipal havia já aprovado em 22 de novembro.
    Ao intervir na sessão, a presidente da Câmara Municipal começou por dar conta que, à semelhança do ano passado, os documentos previsionais do Município de Cantanhede para 2024 foram elaborados num período em que o contexto político do país é de grande complexidade. E, por isso, informou, “a execução do Orçamento está, em parte, dependente, do desbloqueamento das verbas que a Câmara Municipal tem em curso”.
    Helena Teodósio enfatizou a dificuldade em avançar com empreitadas quando a Câmara Municipal aguarda o pagamento de um montante na ordem do 1,3 milhões de euros de obras já candidatadas a financiamento.
    A autarca justificou, deste modo, “os critérios de rigor, transparência e responsabilidade” em que assentou a elaboração do Orçamento e Grandes Opções do Plano, visando “a maximização dos benefícios e o reforço das vantagens comparativas do concelho no contexto da região e do país”.
    Com um valor total de 42.470.224 euros, mais 3,39% face a 2023, o Orçamento para 2024 garante condições para manter a eficiência operacional da autarquia em níveis elevados e acomoda adequadamente a resposta aos desafios que advêm da assunção das novas competências transferidas ou a transferir pela Administração Central, algumas das quais estão a ter já um impacto significativo na atividade camarária, quer em termos organizacionais, quer do ponto de vista financeiro.
    É isso que explica em parte o aumento da despesa corrente verificada nos anos mais recentes, tendência que deverá manter-se em 2024 com uma variação positiva da ordem dos 7,3%, em linha com os 7,02% de 2023, mas bastante inferior que os 21,02% de 2022.
    Tal como aconteceu nos últimos orçamentos, também concorrem significativamente para o crescimento da despesa corrente em 2024 outros fatores externos, em particular a evolução dos custos da energia e das taxas de juro, estas com um incremento de uns ainda expressivos 72%, depois dos 450% que se estimam para o final do exercício de 2023.
    Referência particular merece ainda o nível poupança quer se pretende alcançar com a libertação de 4 milhões de euros da receita corrente para aplicação em despesas de capital, o que, a verificar-se como tem acontecido nos últimos exercícios, se traduzirá em bons índices de eficiência na gestão das operações e um efetivo controlo orçamental da despesa.
    Temos uma Divisão Financeira muito segura e certa do que está a fazer, daí que este seja um Orçamento com opções muito ponderadas face aos desafios emergentes e à conjuntura económica que se vive em Portugal e no mundo, sendo certo que mesmo que esta venha a alterar-se significativamente e a criar maiores dificuldades que as previstas, os termos em que foi elaborado permitirão encontrar soluções para responder cabalmente a esses desafios”, concluiu.

    Paulo Cardantas
    Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo