quarta-feira, 3 de março de 2021

Concelhia de Cantanhede do PSD aprova por unanimidade recandidatura de Helena Teodósio à Câmara Municipal

A Assembleia de Militantes da concelhia de Cantanhede do PSD aprovou por unanimidade a proposta da Comissão Política de Secção de indicar Helena Teodósio como cabeça de lista da candidatura do partido à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas.

O resultado da votação realizada por voto digital secreto na noite de ontem, 1 de março, no decurso de um plenário por vídeoconferância, foi já comunicado à Comissão Política Distrital e à Comissão Política Nacional dos sociais democratas, que deverão agora ratificar/pronunciar-se e homologar, respetivamente, a recandidatura da atual líder do executivo camarário cantanhedense, que será, terá depois a “apresentação” pública.

Para o presidente da Comissão Política da Secção de Cantanhede do PSD, Pedro Cardoso, “o desfecho da votação foi o que se antecipava, uma vez que os militantes estão perfeitamente conscientes de que o valor político da liderança proactiva, da experiência e da assertividade da gestão da Dr.ª Helena Teodósio na Câmara Municipal é um grande trunfo para o partido nas próximas autárquicas”. Segundo o também vice-presidente da autarquia “os resultados dessa liderança estão bem à vista de todos, quer do ponto de vista dos avanços registados no concelho, que deu efetivamente passos importantes em todos os domínios, mas também ao nível do equilíbrio financeiro da instituição”.

Pedro Cardoso lembra que “apesar de, no atual mandato, o Município de Cantanhede ter sido confrontado com várias ocorrências com impacto muito significativo nas contas da Câmara Municipal, como os grandes incêndios, o furacão Leslie e, desde o início de 2020, a pandemia de Covid-19, a verdade é que houve avanços muito relevantes em termos da valorização das infraestruturas e dos equipamentos coletivos, bem como ao nível do reforço da coesão social. Face ao extraordinário trabalho realizado e ao balanço extremamente positivo do atual mandato, creio que o sentimento generalizado partilhado pelos munícipes é o de que a Dr.ª Helena Teodósio garante a consolidação do processo de desenvolvimento do concelho”, refere o presidente da Comissão Política da concelhia de Cantanhede do PSD, que destaca ainda como argumentos decisivos da recandidatura da atual presidente da Câmara Municipal de Cantanhede “a sua comprovada experiência autárquica, a reconhecida capacidade de gestão, o excelente relacionamento com as forças vivas do concelho, designadamente o movimento associativo, as IPSS’s, as escolas e os agentes económicos”.

Natural de Covões, onde reside habitualmente, Helena Teodósio é casada e mãe de dois filhos. Possui duas licenciaturas, uma em História, outra em Gestão e Administração Pública, bem como uma pós-graduação em Direito da Banca, Bolsa e Seguros.

Do ponto de vista profissional, integra os quadros do Banco de Portugal, tendo interrompido a sua carreira na instituição para abraçar a atividade autárquica na Câmara Municipal de Cantanhede, no mandato de 2002 a 2005. Seguiram-se 12 anos como Vice-Presidente da autarquia, percurso político que culminou com a sua eleição como Presidente da Câmara em 2017, sendo responsável pelos pelouros do Planeamento Estratégico e Desenvolvimento Económico, Gestão Financeira, Planeamento e Contratação Pública, Gestão de Recursos Humanos, Obras Municipais e Inovação e Modernização Administrativa, entre outros.

Atualmente, é também presidente do Conselho de Administração do Biocant, membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Vice-Presidente dos ASD-Autarcas Sociais-Democratas e do seu currículo constam ainda outros cargos de relevo, entre os quais os de Presidente do Conselho Fiscal da AREAC-Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro, membro do Conselho de Administração da INOVA – EM, Secretária da Mesa da ABAP - Associação Beira Atlântico Parque e Presidente do Conselho Fiscal da ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da bairrada e Mondego.





Águeda | Aberto concurso público para a requalificação do centro urbano de Fermentelos

 O preço base do concurso é de 481.540 euros (acrescidos de IVA) e o prazo de execução da obra é de 270 dias.

A Câmara Municipal de Águeda aprovou, ontem, em reunião do Executivo, a abertura do concurso público para a requalificação do centro urbano de Fermentelos. A intervenção, que tem um prazo de execução de 270 dias, comportará um investimento de 481.540 euros (acrescidos de IVA) e vai abranger 5.606 metros quadrados de vias da área central da vila de Fermentelos.

“Este é mais um passo dado para a concretização de uma obra que irá, com toda a certeza, valorizar o espaço urbano da vila de Fermentelos”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que se trata de um investimento necessário para melhorar a qualidade de vida da população daquela freguesia do concelho de Águeda.

Segundo o estipulado nos documentos que servem de base à abertura concursal, esta obra vai intervir na área central de Fermentelos, concretamente entre a Rua da Fonte do Roque e o Largo do Carvalhal, uma zona que é atualmente caracterizada por um conjunto de vias e elementos que carecem de um ordenamento urbano bem delimitado e que sirvam as necessidades dos utilizadores.

Após um levantamento feito ao edificado envolvente naquela zona, torna-se clara a necessidade de criação de estruturas urbanas definidas e funcionais, nomeadamente uma concreta definição e reestruturação dos arruamentos existentes de forma a promover uma boa circulação de trânsito.

Está ainda prevista a criação de um sistema de redes de drenagem de águas residuais e pluviais devidamente adequados ao local, bem como a criação de passeios e acessibilidades que permitam a mobilidade de todos. As obras vão incluir ainda a criação e melhoramento da iluminação pública com recurso a tecnologia LED e das infraestruturas de comunicações.

Deste modo, “esta requalificação pretende não só dar mais qualidade a moradores, comerciantes locais e demais utilizadores do espaço, como manter os marcos culturais e históricos desta vila do concelho de Águeda”, concluiu Jorge Almeida.

 

México | Tecnología Vs. Violencia De Género: La importancia de las llamadas de emergencia para las mujeres



por Yesica Flores
  • Derivado del confinamiento, los reportes al 9-1-1 por agresiones hacia el género femenino en México se elevaron 31% al cierre de 2020, con más de 260 mil llamadas.

Erradicar la violencia de género se ha convertido en uno de los principales desafíos sociales en México. De acuerdo con datos oficialesactualmente siete de cada 10 mujeres (de 15 años de edad o más) han sufrido al menos un incidente de cualquier tipo a lo largo de su vida. Este fenómeno se acentuó con el confinamiento derivado de la pandemia, cuando los reportes al 9-1-1 por esta problemática se elevaron 31% al cierre de 2020, rebasando las 260 mil llamadas.

“En el marco del Día Internacional de la Mujer, es importante reconocer cómo las nuevas tecnologías están ayudando a combatir este trágico y lamentable fenómeno; ejemplo de ello es el 9-1-1, donde las denuncias sobre estos casos se atiendan con perspectiva de género y las denunciantes pueden obtener asesoría jurídica, psicológica y en su caso de albergue”, explica el Ing. Abelardo A. Tous-Mulkay, P.E.I., Director General de Carbyne para Latinoamérica y el Caribe, líder mundial en soluciones para la gestión inteligente de llamadas de emergencia en tiempo real.

Protocolo especial de atención

De acuerdo con el experto, desde hace 4 años, el servicio del 9-1-1 implementó un protocolo especial de atención para que las denuncias sobre casos de violencia contra las mujeres se atiendan con un enfoque diferencial especializado. De esta manera, los más de tres mil operadoras(es) y supervisores(as) capacitados pueden homologar la respuesta oportuna a mujeres víctimas de violencia que llaman pidiendo ayuda a los Centros de Atención de Llamadas de Emergencia (CALLE).

Tecnologías vs. agresiones de género

Además, el 9-1-1 ha incorporado nuevas herramientas que están impulsando una atención más efectiva en los casos de violencia de género. En 20 estados del país, el servicio ha sumado tecnología conocida como la plataforma SaaS Carbyne (“Software as a Service” por sus siglas en Inglés), la cual provee videollamadas, chat silencioso y geolocalización (con el consentimiento previo del usuario), durante una llamada de emergencia 9-1-1.

Esta plataforma permite a un ciudadano, al llamar al 9-1-1, tener una sesión interactiva con el operador, sin la necesidad de una aplicación instalada en su celular, y al CALLE aprovechar todas las capacidades del dispositivo celular para lograr el registro preciso de la localización exacta de la llamada, duración de la misma, desplazamiento en tiempo real, y mucha mayor información que permita un análisis posterior al hecho. 

Por ejemplo, se han atendido casos de violencia de género reportados oportunamente por niñas y niños en el hogar, usando la plataforma SaaS Carbyne, quienes han utilizado de forma discreta el chat silencioso, salvaguardando su propia integridad.

Estas tecnologías están sirviendo como alternativas a la hora de reportar un incidente de violencia de género en los hogares, lo cual ha sido muy útil durante el confinamiento, optimizando la respuesta de seguridad.

La importancia de la educación

Uno de los grandes retos es promover el uso del 9-1-1 de manera responsable, sobre todo en casos de violencia de género. Si bien actualmente casi 7 de cada 10 llamadas que se hacen en el país son improcedentes, hacer un uso correcto del servicio (y educar a las más pequeñas para hacerlo) es clave, sobre todo por la cantidad de recursos que se movilizan detrás de cada llamada

“Este año, la ONU anunció que la temática del Día Internacional de la Mujer será la de ‘Mujeres líderes: Por un futuro igualitario en el mundo de la Covid-19‘, lo cual remarca el papel de las mujeres en nuestra sociedad, como parte de la recuperación ante la pandemia. Sin duda, una de las herramientas más poderosas para impulsar este cambio y erradicar la violencia de género en México es el uso de la tecnología en el diseño de servicios de respuesta más inteligentes”, concluye el Ing. Tous-Mulkay de Carbyne.

PSD de Cantanhede aprova por unanimidade recandidatura de Helena Teodósio à Câmara Municipal

A Assembleia de Militantes da concelhia de Cantanhede do PSD aprovou por unanimidade a proposta da Comissão Política de Secção de indicar Helena Teodósio como cabeça de lista da candidatura do partido à Câmara Municipal nas próximas eleições autárquicas.

O resultado da votação realizada por voto digital secreto na noite de ontem, 1 de março, no decurso de um plenário por vídeoconferância, foi já comunicado à Comissão Política Distrital e à Comissão Política Nacional dos sociais democratas, que deverão agora ratificar/pronunciar-se e homologar, respetivamente, a recandidatura da atual líder do executivo camarário cantanhedense, que será, terá depois a “apresentação” pública.

Para o presidente da Comissão Política da Secção de Cantanhede do PSD, Pedro Cardoso, “o desfecho da votação foi o que se antecipava, uma vez que os militantes estão perfeitamente conscientes de que o valor político da liderança proactiva, da experiência e da assertividade da gestão da Dr.ª Helena Teodósio na Câmara Municipal é um grande trunfo para o partido nas próximas autárquicas”. Segundo o também vice-presidente da autarquia “os resultados dessa liderança estão bem à vista de todos, quer do ponto de vista dos avanços registados no concelho, que deu efetivamente passos importantes em todos os domínios, mas também ao nível do equilíbrio financeiro da instituição”.

Pedro Cardoso lembra que “apesar de, no atual mandato, o Município de Cantanhede ter sido confrontado com várias ocorrências com impacto muito significativo nas contas da Câmara Municipal, como os grandes incêndios, o furacão Leslie e, desde o início de 2020, a pandemia de Covid-19, a verdade é que houve avanços muito relevantes em termos da valorização das infraestruturas e dos equipamentos coletivos, bem como ao nível do reforço da coesão social.  Face ao extraordinário trabalho realizado e ao balanço extremamente positivo do atual mandato, creio que o sentimento generalizado partilhado pelos munícipes é o de que a Dr.ª Helena Teodósio garante a consolidação do processo de desenvolvimento do concelho”refere o presidente da Comissão Política da concelhia de Cantanhede do PSD, que destaca ainda como argumentos decisivos da recandidatura da atual presidente da Câmara Municipal de Cantanhede “a sua comprovada experiência autárquica, a reconhecida capacidade de gestão, o excelente relacionamento com as forças vivas do concelho, designadamente o movimento associativo, as IPSS’s, as escolas e os agentes económicos”.

Natural de Covões, onde reside habitualmente, Helena Teodósio é casada e mãe de dois filhos. Possui duas licenciaturas, uma em História, outra em Gestão e Administração Pública, bem como uma pós-graduação em Direito da Banca, Bolsa e Seguros.

Do ponto de vista profissional, integra os quadros do Banco de Portugal, tendo interrompido a sua carreira na instituição para abraçar a atividade autárquica na Câmara Municipal de Cantanhede, no mandato de 2002 a 2005. Seguiram-se 12 anos como Vice-Presidente da autarquia, percurso político que culminou com a sua eleição como Presidente da Câmara em 2017, sendo responsável pelos pelouros do Planeamento Estratégico e Desenvolvimento Económico, Gestão Financeira, Planeamento e Contratação Pública, Gestão de Recursos Humanos, Obras Municipais e Inovação e Modernização Administrativa, entre outros.

Atualmente, é também presidente do Conselho de Administração do Biocant, membro do Conselho Geral da Associação Nacional de Municípios Portugueses, Vice-Presidente dos ASD-Autarcas Sociais-Democratas e do seu currículo constam ainda outros cargos de relevo, entre os quais os de Presidente do Conselho Fiscal da AREAC-Agência Regional de Energia e Ambiente do Centro, membro do Conselho de Administração da INOVA – EM, Secretária da Mesa da ABAP - Associação Beira Atlântico Parque e Presidente do Conselho Fiscal da ADELO – Associação de Desenvolvimento Local da bairrada e Mondego.

Oito pessoas esfaqueadas na Suécia. Polícia suspeita de “ato terrorista”

O crime ocorreu na cidade de Vetlanda, cidade localizada a 340 quilómetros a sul de Estocolmo.

Pelo menos oito pessoas foram esfaqueadas esta quarta-feira na cidade sueca de Vetlanda, no sul do país. A informação foi confirmada pelas autoridades que estão a investigar o caso como "um ato terrorista", noticia a AFP.

De acordo com a televisão pública sueca, o autor do ataque foi baleado pela polícia. Os feridos foram transportados para o hospital.

O alegado agressor, um homem na casa dos 20 anos, ficou ferido numa perna por disparos da polícia, tendo sido detido esta tarde em Vetlanda, pequena cidade no sul do país, segundo as autoridades.

Tinha na sua posse uma "arma afiada", declarou à agência France-Press um porta-voz da polícia Kristian Ljungberg, que, segundo a imprensa local, era uma faca.

A polícia descartou inicialmente a hipótese de terrorismo, mas mais tarde afirmou que suspeitava de um "crime terrorista", estando marcada uma conferência de imprensa para as 19:00.

"Estes acontecimentos são terríveis e os meus pensamentos estão com as vítimas e familiares. Neste momento, não sabemos exatamente o que aconteceu e qual foi o motivo", indicou em comunicado o ministro do Interior, Mikael Damberg.

Na Suécia, os serviços de inteligência consideram a ameaça terrorista como elevado, sendo que o país foi alvo de dois ataques terroristas nos últimos anos.

O último, em 2017, um requerente de asilo uzbeque que viu o pedido negado atropelou vários peões em Estocolmo num camião roubado, matando cinco pessoas e foi condenado a prisão perpétua, em 2018.

Em dezembro de 2010, um homem realizou um ataque suicida à bomba no centro de Estocolmo, mas ficou apenas com ferimentos ligeiros.

TSF com agências

Imagem: © Johan Nilsson/AFP

Covid-19. Professor e seis alunos apanhados em “treino de ballet” em Aveiro


A PSP intercetou um professor e seis alunos que se encontravam a realizar um “treino de ballet” numa Academia de Dança, em Aveiro, violando as medidas para combater a pandemia de covid-19, informou hoje aquela força policial.

Em comunicado, a PSP refere que esta ação resultou de uma fiscalização do cumprimento das medidas de combate à pandemia da covid-19, realizada na segunda-feira.

“Os cidadãos, seis jovens e um professor, realizavam um treino de ballet, contudo, tal atividade não é permitida no atual Estado de Emergência, pelo que todos os intervenientes foram identificados, tendo-lhes sido levantados autos de contraordenação”, refere a mesma nota.

Ainda segundo a PSP, o proprietário do estabelecimento foi também autuado, por inobservância da suspensão de atividade, instalações e estabelecimentos.

Lusa

Brasil não consegue travar mortes por Covid-19


Há 41 dias que no Brasil morrem, em média, mais de 1000 pessoas por dia, vítimas de Covid-19. De acordo com os dados divulgados na terça-feira, em 24 horas tinham-se registado 1726 óbitos mais do que os somados nos EUA, no mesmo período, 1567, o país a nível mundial, mais tocado pela pandemia.

São Paulo é o estado brasileiro mais afetado - registaram-se 468 mortes e 10.168 novos casos da doença - e é aquele onde há um maior número de internamentos nas Unidades de Cuidados Intensivos.

"Caminha-se para uma tragédia" afirmava Wallace Casaca, coordenador de uma plataforma de monitorização da Covid-19 neste estado, citado pela Folha de São Paulo. Acrescentando que talvez sejam precisas restrições mais rigorosas. Isto enquanto João Doria, governador estadual, falava de um reforço para evitar o colapso do sistema de Saúde mas acrescentava que é preciso que a população cumpra o seu papel nesta luta.

Este é o pior momento, em termos de pandemia, vivido até aqui no Brasil. A juntar ao número impressionante de mortos há um também exponencial de casos, mais de 58 mil novas infeções, em 24 horas, e a saturação dos hospitais. São vários os estados em que as UCI's estão em situação crítica com uma taxa de ocupação que vai dos mais de 70 aos mais de 100 por cento, como é caso de Porto Alegre.

Na cidade do Rio de Janeiro os hospitais estão também em colapso. Na terça-feira, as UCI's estavam a 89 por cento da sua capacidade, mas no estado, em geral, a situação não é tão grave como em muitos outros. O relatório mais recente, de terça-feira, dava conta de 83 mortes e 1825 novas infeções. Números bem díspares dos que se atingiram em São Paulo. Uma situação atípica já que aqui não há restrições às atividades não essenciais. Os cariocas passeiam-se no paredão, alguns sem máscara, e fazem praia - sem proteção facial também, na maioria dos casos - porque o tempo convida a isso.

O Brasil, o terceiro país do mundo mais afetado pelo novo coronavírus, está agora a apostar na vacinação que começou em São Paulo e não sem polémica. De acordo com dados oficiais mais de sete milhões de brasileiros já receberam a primeira dose de uma das vacinas contra a Covid-19 o que representa pouco mais de três por cento da população. Cerca de um por cento recebeu as duas.

Uma luta contra o tempo e contra uma variante do vírus, detetada no estado do Amazonas, e que, dizem os cientistas, é provavelmente mais transmissível, ataca fortemente o sistema imunitário e, acredita-se, é mais patogénica. São pelo menos essas as conclusões preliminares de um estudo feito com a participação de investigadores da Universidade de Oxford.

Nara Madeira / Euronews com AFP, AP, EVN

Município de Leiria identificou mais de 1.300 pessoas sem condições de habitabilidade

 O Município de Leiria identificou mais de 1.300 pessoas “com carências habitacionais a vários níveis”, após o diagnóstico feito no documento da Estratégia Local de Habitação de Leiria, disse hoje a vereadora à Lusa.

A vereadora da Ação Social, Ana Valentim (PS), explicou à Lusa que no levantamento que foi realizado pela autarquia, em parceria com outras entidades que também têm habitação social e juntas de freguesia, “foram identificados 407 agregados familiares com carências habitacionais a vários níveis”, num total de 1.347 indivíduos.

Estas situações de vulnerabilidade incluem famílias que estão no mercado privado, salientou.

Destes 407 agregados familiares, 274 famílias (957 pessoas) encontram-se em situação de insalubridade e insegurança, 111 (309 indivíduos) em situação de precariedade, nove (50) em situação de sobrelotação e 13 agregados familiares (31) em situação de inadequação, refere o documento Estratégia Local de Habitação de Leiria.

“Destaca-se a existência de um maior número de situações de carência habitacional na União de Freguesias [UF] de Marrazes e Barosa (229 agregados familiares/869 indivíduos) e na UF de Leiria, Pousos, Barreira e Cortes (120 agregados familiares/297 indivíduos)”, constata o referido documento.

Das situações de precariedade, a autarquia identificou seis casos de vítimas de violência doméstica.

Face a este diagnóstico, do total das situações quantificadas, 335 terão resposta através do Programa 1.º Direito até 2026 e as restantes através de soluções complementares (Programa Municipal de Comparticipação ao Arrendamento e mercado de arrendamento acessível).

“O objetivo é que não só os municípios como outras entidades e até particulares possam recorrer a este apoio”, realçou Ana Valentim, ao revelar que o Município ir dar resposta a 129 agregados familiares.

Dos restantes agregados familiares, 204 são da responsabilidade de outras entidades beneficiárias, nomeadamente Conferência de São Vicente Paulo, Centro Social Paroquial Paulo VI, Fraternidade Franciscana Secular de Leiria e NHC Social – Cooperativa de Solidariedade, CRL.

Duas famílias são beneficiárias diretas do programa, refere ainda o documento estratégico.

O documento, que foi aprovado na última reunião de executivo com alguns reparos do PSD, prevê a aquisição por parte da câmara de terrenos para a construção de 50 fogos, arrendamento de 44 habitações para subarrendamento e a reabilitação de 35 fogos municipais, que não foram alvo de intervenção no âmbito do Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU), precisou Ana Valentim.

A autarquia prevê um investimento de 10,7 milhões de euros, “sendo certo que o financiamento passará para 100% ao invés de 90% que era o que estava no diploma legal”, constatou a vereadora.

“Este programa [1.º Direito] surgiu na sequência da nova estratégia nacional de apoio público, que tem como foco dar respostas a situações habitacionais precárias, nomeadamente a famílias que não têm capacidade económica para recorrer ao mercado de arrendamento privado ou de efetuar reabilitação das suas habitações. Estamos a falar de uma linha de financiamento que é gerida pelo IHRU [Instituto da Habitação e da Reabilitação Urbana]”, explicou a vereadora.

As famílias enquadradas no 1.º Direito “não pagarão o valor de renda que está no mercado, mas o que a família pode pagar”. O diferencial fica ao encargo do IHRU.

A estratégia irá “melhorar o parque habitacional do concelho” e “complementar os programas que o município já tem disponíveis”, nomeadamente o programa de comparticipação ao arrendamento, “que está a dar resposta a cerca de 250 famílias”.

Lusa

Áustria e Dinamarca propõem a Israel uma fábrica de vacinas


A Áustria e a Dinamarca mostram insatisfação com a alegada lentidão do processo de validação de vacinas da Agência Europeia do Medicamento (EMA) e com os atrasos na distribuição das vacinas prometidas e, esta semana, os respetivos chefes de Governo dão um passo rumo a um esforço mais independente na "guerra" à Covid-19.

O chanceler austríaco, Sebastian Kurz, tem previsto encontrar-se esta quinta-feira com o primeiro-ministro dinamarquês, Mette Frederiksen, em Israel para propor ao homólogo Benjamin Netanyahu um projeto independente de pesquisa, desenvolvimento e produção de vacinas de segunda geração.

Kurz manifestou esta terça-feira a intenção de deixar de estar dependente exclusivamente da União Europeia para conseguir mais vacinas contra a Covid-19.

A pesquisa vai sempre precisar de tempo para ajustar as vacinas e reagir às novas variantes. Depois vem o momento de as produzir.


"Quanto mais rápido estes dois processos se desenrolam e mais independentes nós agimos, melhor estamos preparados para enfrentar as novas estirpes do vírus contra as quais as vacinas convencionais podem não funcionar". (Sebastian Kurz - Chanceler da Áustria)

 A posição do chanceler surge numa altura em que a Áustria está em contagem decrescente para começar a relaxar a 15 de março as restrições atualmente em vigor no país, numa medida muito criticada por diversos peritos de saúde, receosos de um novo agravamento de casos devido à propagação da variante B117, a estirpe conhecida como britânica.

Entre as restrições com levantamento anunciado estão as aberturas no setor da gastronomia, do desporto comunitário e da cultura no estado ocidental de Vorarleberga, onde a incidência do SARS-Cov-2 desceu de 700 casos por 100 mil habitantes, em novembro, para os atuais 70/100 mil.

Após uma reunião na segunda-feira do Governo com especialistas de saúde, a decisão foi a de iniciar o desconfinamento em Vorarleberga e, no final do mês, se a situação continuar favorável, permitir também a reabertura de esplanadas por todo o país.

Entre os mais críticos do Governo austríaco tem estado o epidemiologista alemão Karl Lauterbach.

Numa publicação na rede social Twitter, o cientista afeto ao Partido Social Democrata germânico sublinha o agravamento da variante britânica na Áustria e avisa que "muitos pagarão com a vida".

"No final haverá outro confinamento e os mortos não poderão comprar mais nada. Não é exemplo para nós", escreveu o epidemiologista, em jeito de recado para o Governo alemão.

O chanceler Sebastian Kurz, por outro lado, está também a ser criticado agora por ter apoiado a "Hygiene Austria", uma fabricante de máscaras de proteção sanitária pessoal, alvo esta terça-feira de buscas pela polícia por suspeita de ter comprado modelos FFP2 na China e de as estar a revender a um preço inflacionado com uma etiqueta "Made in Austria".

A oposição exige ao chanceler que assuma a responsabilidade e divulgue todos os contratos de aquisição de máscaras efetuados pelo Governo com a "Hygiene Austria".

Bósnia-Herzegovina

Nos Balcãs, o atraso da entrega de vacinas pelo programa internacional Covax, promovido pela Organização Mundial de Saúde, motivou a Sérvia a enviar para a Bósnia-Herzegovina um carregamento de 10 mil vacinas da Oxford/AstraZeneca.

O transporte das vacinas foi acompanhado pelo presidente sérvio e, à chegada a Sarajevo, a operação foi descrita pelo próprio Alexander Vucic como "um ato de solidariedade entre nações vizinhas dos Balcãs".

Turquia

O presidente Recep Tayyp Erdogan garantiu esta terça-feira já terem sido vacinados 10 por cento da população, salientando a Turquia como um dos cinco países em todo o mundo que já o teriam alcançado.

A Turquia lançou uma maciça campanha de vacinação em meados de janeiro, com recurso à proposta chinesa Sinovac, dando prioridade aos profissionais de saúde e às faixas etárias mais altas.

Mais de 9 milhões de doses foram já administradas, Pelo menos 7,1 milhões de pessoas já receberam a primeira dose e quase dois milhões já tomaram também a segunda.

Embora mantenha um balanço que na terça-feira somou mais 68 mortos, 11.837 novas infeções e 7.892 recuperados ao quadro da epidemia, num total de 2,7 milhões de casos e 28.706 óbitos, o governo de Erdogan decidiu começar já a levantar as restrições que tem tido em vigor, em especial durante os fins de semana.

O desconfinamento está a ser gradual, de acordo com os níveis de risco em cada província, mas esta semana, nas zonas de baixo e médio risco, tal como aconteceu com os restaurantes, as escolas voltaram a abrir e a receber alunos, num regime misto de dois dias de aulas presenciais e três dias à distância.

"Estamos todos muito contentes por rever as crianças. Tudo está pronto e as crianças também estão animadas. Estivemos longe da escola demasiado tempo. Se Deus quiser, tudo vai correr bem e vamos terminar este ano de forma saudável", afirmou Gulden Berdici, professora do ensino básico.

Francisco Marques / Euronews com Associated Press

Outras fontes • Heute, Frankfurter Allgemeine, Hürriyet, Anadolu

Imagem: Reuters / L. Foeger




Profissionais do sexo exigem voltar ao trabalho

Nos Países Baixos, os profissionais do sexo exigem autorização para voltar a trabalhar já que outros setores, que obrigam também ao contacto com os clientes, como salões de beleza e massagistas, reabrem portas esta quarta-feira.

Em Haia, frente ao parlamento, fizeram ouvir as suas vozes e indignação até porque, lia-se num cartaz, o setor gera, anualmente, 25 mil milhões de euros mas não tem ajudas. Uma das manifestantes, Melissa, explicava que têm de pagar renda, como qualquer outra pessoa que trabalha e dizia não compreender porque que é que todos podem trabalhar exceto eles uma vez que, salientava, não recebem apoio financeiro de ninguém. Acrescentava que estão sozinhos.

Outra, Moira Mona, dizia que é possível ser-se criativo. No seu caso é dominadora por isso não precisa de ter contacto físico com o cliente. É preciso ser-se criativo e "apelar à imaginação", concluia.

Nos últimos dias tem havido um importante número de novas infeções no país, pelo que o governo admite que a estratégia de redução das restrições até é arriscada. Para já, e até pelo menos 15 de março, bares e restaurantes ficam também fechados. Para protestar contra a decisão alguns proprietários de cafés e restaurantes abriram as suas esplanadas na terça-feira.

Nara Madeira / Euronewscom AFP, AP, EVN

Leiria | Bolsas de estudo dão 75 mil euros a alunos do ensino superior


São 100 os alunos do ensino superior residentes no concelho de Leiria que irão receber uma bolsa de estudo no valor de 750 euros cada, respeitante ao ano letivo 2020/2021, num montante total de 75 mil euros.

Perante a atual situação epidemiológica, o Município alterou, em dezembro de 2020, o regulamento que estabelece as regras de atribuição deste apoio, tendo aumentado não apenas o montante de cada bolsa (de 500 para 750 euros), bem como o número de universitários a beneficiar da medida.

De acordo com o documento, “verifica-se que o aumento do valor das bolsas de estudo e do número de beneficiários irá mitigar, no imediato, os efeitos socioeconómicos da crise causada pela pandemia da doença COVID-19”.

Criado em 2018, o Regulamento previa inicialmente atribuir 30 bolsas e, já em 2019, subiu para 50, com o objetivo de criar condições para o sucesso dos alunos do ensino superior do concelho, proporcionando uma efectiva igualdade de oportunidades para todos.

INÍCIO DA REABILITAÇÃO DA ESTRADA DE SÃO BERNARDO

Teve início a obra de reabilitação da Estrada de São Bernardo, no seu troço mais a Norte, entre a rotunda na Avenida Europa (junto ao Pingo Doce) e o cruzamento com a Rua de Santa Eufémia, representando um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro no valor de 445.200€, a ser executado pela empresa Urbiplantec – Urbanizações e Terraplanagens, Lda.

Dando seguimento à opção tomada de coordenação do investimento com as diferentes entidades, cujas infraestruturas se encontram também no arruamento, a intervenção começou no cruzamento junto à Rua Nova de Vilar com a renovação da rede de água pela empresa AdRA – Águas da Região de Aveiro.

A opção da CMA de avançar para a reabilitação deste troço, visa essencialmente o facto de se tratar de um importante eixo de ligação à cidade consolidada, que necessita de ver renovada a sua pavimentação e espaço público. Com esta obra vamos melhorar as condições rodoviárias e também as condições de segurança e bem-estar para os moradores e as muitas crianças que aqui circulam, tendo em conta os estabelecimentos de ensino e recintos desportivos circundantes.

Condicionamentos de trânsito

Nesta primeira fase de empreitada, o trânsito estará condicionado e com alguma demora, apenas no troço onde decorrem os trabalhos, com a implementação de um sistema de semáforos que possibilita a circulação em ambos os sentidos.

A CMA comunicará novas alterações ao trânsito nesta zona sempre que se justificar, procurando reduzir, na medida do possível, os constrangimentos à vida e quotidiano dos cidadãos.

PRESIDENTE RESPONDE AOS CIDADÃOS NO FACEBOOK

 Este sábado, dia 06 de março, pelas 18h30, o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves, estará em direto no Facebook do Município de Aveiro, a responder às questões dos Cidadãos.

Esta é a 5.ª edição do Fórum Online da CMA e que tem por objetivo a manutenção da proximidade e transparência absoluta com os Cidadãos, procurando promover uma Cidadania Ativa e Participativa, combatendo também o necessário distanciamento social que nos é devido, com iniciativas através de vários meios e plataformas.


Castelo de Paiva | Recordando o colapso da Ponte Hintze Ribeiro

AFVTER ASSINALA AMANHÃ 20º ANIVERSÁRIO DA TRAGÉDIA



     Completa-se amanha duas décadas relativos à derrocada da Ponte Hintze Ribeiro, em Entre-os Rios, um acontecimento trágico que tirou a vida a 59 pessoas, maioritariamente gente de Castelo de Paiva, que de autocarro, regressava de uma excursão a Trás-dos-Montes, às Amendoeiras em Flor.

     Em dia de forte temporal, ao princípio de noite de 4 de Março de 2001, o país soube, perturbado, que o tabuleiro da ponte centenária Hintze Ribeiro tinha ruído, arrastando para as águas barrentas e tumultuosas do Rio Douro, em modo de cheioum autocarro da empresa Asa Douro, onde seguiam 53 passageiros, e também três automóveis, com seis pessoas, não havendo sobreviventes da tragédia.

     Neste dia, em que mais uma vez se recorda um dos maiores desastres rodoviários de Portugal, num tempo que não apaga a memória, nem a dor que se viveu em Castelo de Paiva, a Associação de Familiares das Vitimas da Tragédia de Entre-os-Riosem parceria com a edilidade local, promove durante o dia de amanhã as cerimonias do 20º Aniversário da Tragédia de Entre-os-Rios.

     O programa que assinala esta data, contará com a presença do presidente da autarquia, Gonçalo Rocha, e responsáveis da AFVTER, e refere uma missa na Igreja Paroquial da Raiva, pelas 10h00 ( transmissão on-line ) com a bênção de 59 flores, seguido de colocação de coroa de flores no cemitério local.

     Às 11 horas, em jeito de homenagem colectiva, as flores serão colocados junto ao Monumento Anjo de Portugal, que durante o dia serão lançadas ao Rio Douro pelos familiares das vítimas.

     Entretanto, ao final do dia, pela 19 horas, junto da antiga Ponte Hintze Ribeiro e ao Monumento ‘Anjo de Portugal’, escultura dourada de grande envergadura, localizada por baixo do memorial que perpetua o nome das vítimas deste fatídico acontecimento em Castelo de Paiva, haverá uma nova cerimónia de homenagem, com o lançamento de 59 flores ao Rio Douro, que será realizada desde o tabuleiro da Ponte Hintze Ribeiro.

     Recorde-se que o Presidente da República esteve de visita a Castelo de Paiva em 2017, onde veio participar nas cerimónias do 16º aniversário da queda da Ponte Hintze Ribeiro.

     Em nome de todos os portugueses, Marcelo Rebelo de Sousa veio prestar uma sentida homenagem aos que faleceram nesta tragédia de Março de 2001, deixando palavras de respeito e gratidão às famílias, que souberam ficar e honrar os que partiram, vítimas deste terrível acontecimento rodoviário.

                Tendo em conta o momento pandémico que se vive e a normas da DGS, todas as cerimonias serão realizadas apenas com a presença dos representante da associação de familiares e transmitidas via “on line”  através do link www.facebook.com/castelodepaivatv.

  

Carlos Oliveira

Assembleia Municipal de Évora aprovou alterações ao Regulamento Municipal das Zonas de Estacionamento


A Assembleia Municipal de Évora votou favoravelmente a proposta de alteração ao Regulamento Municipal das Zonas de Estacionamento na primeira sessão ordinária de 2021, realizada no dia 26 de Fevereiro, por vídeo-conferência. Este ponto foi aprovado com 32 votos a favor (14 da CDU, 13 do PS, 3 do PSD, 1 do BE, 1 do MMPI - Movimento Machede Popular Independente) e 1 abstenção da CAE 2017 - Coligação Afirmar Évora 2017.

Uma proposta que visou actualizar, suprir lacunas e omissões, bem como introduzir alguns acertos e aperfeiçoamentos relativamente ao anterior Regulamento. De entre as alterações, destaca-se o acesso de Instituições sediadas no Centro Histórico de Évora a lugares de estacionamento reservado; e, para atribuição do selo de residente, deixa de ser obrigatório a apresentação de carta de condução do requerente, uma vez que a viatura não tem de forçosamente ser conduzida pelo próprio.

Além deste ponto, na Ordem do Dia foi aprovado o 9º Relatório Semestral do Plano de Saneamento Financeiro/ Dezembro de 2020, com 18 votos a favor (13 da CDU, 3 do PSD, 1 do CAE2017 e 1 do MMPI) e 13 abstenções, contando com 31 presenças na sala.
A Aprovação do Mapa de Fluxos de Caixa e Proposta de Alteração Orçamental Modificativa aos Documentos Provisionais / integração do Saldo de Gerência mereceu também aprovação unânime.

Foi ainda tomado conhecimento do envio das declarações referentes à Lei dos Compromissos e dos Pagamentos em Atraso e o Presidente da Câmara Municipal de Évora informou acerca da atividade do Município, bem como da situação financeira do mesmo no período de Dezembro de 2020 e Janeiro de 2021. Fez também um ponto de situação rápido sobre a pandemia que desceu para o nível moderado no Concelho, estando já em marcha o Plano de Vacinação.

O autarca comunicou que está pronta a iniciar-se a intervenção na rede de água de S. Manços, faltando apenas um parecer da Infraestruturas de Portugal e há ainda um conjunto de outros investimentos que irão ser feitos na referida rede. Manifestou preocupação com o encerramento temporário de postos da GNR em Azaruja, S. Miguel de Machede e S. Manços, considerando que estes postos são essenciais para segurança das populações em freguesias rurais pelo que devem reabrir tão breve quanto possível. Falou da apresentação, ao Ministério da Educação, de propostas referentes à retirada do amianto nas escolas de Santa Clara e André de Gouveia.
Nesta sessão foi aprovado um conjunto de moções e recomendações, sendo a primeira, aprovada por unanimidade, uma moção referente ao “Subsídio de insalubridade e penosidade para todos trabalhadores da Administração Local com funções de risco para a saúde”, proposta pela CDU e lida por José Figueira.

A moção “Apoiar o associativismo cultural, social e desportivo uma urgência em tempos de surto epidémico da doença da covid-19”, também da CDU, apresentada por José Figueira, foi aprovada por unanimidade.

Uma proposta de recomendação, feita pelo PSD e lida por Ângela Caeiro, intitulada “Transmissão online das sessões da Assembleia Municipal de Évora” mereceu também aprovação unânime.

Ananias Quintano leu uma proposta da Bancada do PS na qual se propôs ao executivo municipal que à Rotunda das Portas do Raimundo seja dado o nome de PRAÇA JOÃO CUTILEIRO – ESCULTOR, o que foi aceite por unanimidade.

Uma moção da Bancada do PS, lida por Ananias Quintano, em que se “aprova o repúdio à prisão de Alexei Navalny, secundando o pedido da União Europeia para a sua libertação imediata” foi aprovada com 18 votos a favor (13 do PS, 2 do PSD, 1 do BE, 1 da CAE 2017 e 1 do MMPI) e 15 contra (14 da CDU e 1 do PSD).

Uma moção sobre as redes de água, apresentada pela Bancada do PS e lida por Ananias Quintano, foi rejeitada com os votos contra da CDU (incluindo o voto de qualidade do Presidente da AME) e as abstenções do PSD, BE e CAE 2017 e os votos favoráveis do PS e MMPI.

Uma recomendação da Bancada do PS, apresentada por Ananias Quintano sobre a reparação de todas as vias e ruas do Concelho foi aprovada com 30 votos favoráveis (13 do PS, 14 da CDU, 1 do BE, 1 da CAE 2017 e 1 do MMPI) e 3 abstenções (PSD).

A Assembleia aprovou ainda, por unanimidade, um voto de pesar pelo dramático falecimento do andebolista Alfredo Quintana. O 1º subscritor foi o eleito José Figueira.

Assembleia Municipal de Anadia aprova Estratégia Local de Habitação


A Assembleia Municipal de Anadia, na sua sessão do passado dia 26 de fevereiro, aprovou a proposta da Câmara Municipal de Estratégia Local de Habitação do Município que tem como intuito responder às carências habitacionais no concelho.

De acordo com o levantamento efetuado para sinalização das situações de carência habitacional, foram identificados no concelho 83 agregados familiares nesta condição.

O Município de Anadia deverá avançar com a construção de 33 fogos, num investimento que ronda os dois milhões de euros, prevendo-se que obtenha uma comparticipação, através do programa 1º Direito, que andará na ordem dos 55 por cento.

O Plenário aprovou também o Plano de Pormenor da Zona Industrial de Amoreira da Gândara que irá permitir que aquele espaço de acolhimento industrial duplique a sua capacidade, em termos de lotes, dando assim resposta à procura de espaços de grandes dimensões, por parte de investidores, que pretendem instalar as suas indústrias no concelho.

A nova zona de implantação corresponde a uma área superior a 36 hectares, estando prevista a criação de 16 novos lotes, de grande, média e pequena dimensão, para atividades empresariais.

A presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, realçou a “mais-valia” do Plano e a sua “importância para a estratégia de desenvolvimento económico do concelho”, possibilitando assim a instalação de empresas “de maior dimensão” e a consequente “criação de um maior número de postos de trabalho”.

Os deputados municipais aprovaram ainda o projeto final de Regulamento de Gestão de Resíduos, Salubridade e Higiene Urbana do Município de Anadia que tem por objetivo atualizar e adequar o mesmo ao quadro normativo vigente, contribuindo para uma gestão mais adequada e evitar a degradação ambiental.

Com este documento a autarquia pretende incentivar a recolha seletiva dos resíduos urbanos e a limpeza urbana, incutindo na população comportamentos responsáveis, bem como estimular o cumprimento das regras inerentes à preservação de um bem comum.

Foi também aprovada a 1ª revisão às Grandes Opções do Plano e ao Orçamento do Município de Anadia 2021, com a inclusão do valor de 1.830.001,38€, correspondente aos saldos transitados de operações orçamentais do ano anterior.