quarta-feira, 16 de outubro de 2019

Oeste | Centenário de Sophia de Melo Breyner Andresen assinalado com programa cultural em Leiria


O centésimo aniversário do nascimento de Sophia de Mello Breyner Andresen (1919 – 2019) vai ser assinalado pela Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira com um programa de atividades a decorrer até ao final de novembro e com uma exposição fotográfica em janeiro de 2020.
 Nos dias 2, 6, 9, 16, 23 e 30 de novembro, tem lugar a exibição de um documentário biográfico sobre Sophia de Mello Breyner Andresen.
A 6 de novembro, o evento “O aniversário de “Sophia! Leve Sophia consigo!” assinala a data de nascimento da poetisa, com a partilha de textos e poemas de Sophia. Também neste dia, pelas 10h30, tem lugar a apresentação do conto musical “O rapaz de Bronze” – Histórias da Vida em Dó maior, para o público escolar.
 No dia 09, pelas 17h00, Há Chá com Sophia e Sena, ou seja, uma tarde de poesia onde se recorda o pensamento e a poesia de Sophia de Mello Breyner Andresen e Jorge de Sena, através da memória epistolar da sua amizade e admiração mútuas.
O Leiria Convida realiza-se dia 16, com a apresentação da biografia “Sophia”, com a presença da jornalista e escritora Isabel Nery, autora da biografia.
 Dia 17, a homenagem a Sophia de Mello Breyner tem lugar no Teatro José Lúcio da Silva, com “A Floresta”, ópera infantil de Eurico Carrapatoso, baseada no conto homónimo de Sophia de Mello Breyner Andresen e que é tocada pela Filarmonia das Beiras.  
 Em janeiro de 2020 é inaugurada a exposição de fotografia “Os Lugares de Sophia”, com trabalhos de António Jorge Silva, Duarte Belo e Pedro Tropa.
 
O Centenário de Sophia de Mello Breyner Andresen começou a ser assinalado, em Leiria, no passado dia 12 de outubro, com o bailado “Na Substância do Tempo”, apresentado no Teatro José Lúcio da Silva pela Companhia Portuguesa de Bailado Contemporâneo.
 Para mais informações poderá contactar a Biblioteca Municipal Afonso Lopes Vieira, através do email biblioteca.municipal@cm-leiria.pt ou do telefone 244 839 666.
 
Sophia de Mello Breyner Andresen (1919-2004)
Nasceu a 6 de novembro de 1919 no Porto, onde passou a infância. Estudou Filologia Clássica na Universidade de Lisboa e publicou os primeiros versos em 1940, nos Cadernos de Poesia.
 Na sequência do seu casamento com o jornalista, político e advogado Francisco Sousa Tavares, em 1946, passou a viver em Lisboa. Foi mãe de cinco filhos, para quem começou a escrever contos infantis. Além da literatura infantil, Sophia escreveu também contos, artigos, ensaios e teatro. Traduziu Eurípedes, Shakespeare, Claudel, Dante e, para o francês, alguns poetas portugueses, entre os quais, Camões.
Uma das mais importantes poetisas portuguesas do século XX, a sua obra está traduzida em várias línguas.
Diversas vezes premiada, foi a primeira mulher portuguesa a receber o mais importante galardão literário da língua portuguesa, o Prémio Camões, em 1999.
Dos prémios recebidos contam-se ainda, entre outros, o Prémio Poesia Max Jacob 2001 e o Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana – a primeira vez que um português venceu este prestigiado galardão.
Com uma atitude interventiva, denunciou ativamente o regime salazarista e os seus seguidores. Apoiou a candidatura do general Humberto Delgado e fez parte dos movimentos católicos contra o antigo regime, tendo sido um dos subscritores da "Carta dos 101 Católicos" contra a guerra colonial e o apoio da Igreja Católica à política de Salazar. Foi ainda fundadora e membro da Comissão Nacional de Apoio aos Presos Políticos. Após o 25 de Abril, foi eleita para a Assembleia Constituinte, em 1975, pelo círculo do Porto, numa lista do Partido Socialista. Foi também público o seu apoio à independência de Timor-Leste, consagrada em 2002.
 Falecida a 2 de julho de 2004, em Lisboa, em 2014, foram-lhe concedidas honras de Estado e os seus restos mortais foram trasladados para o Panteão Nacional. 




Porto de Mós | Parque infantil dará lugar a espaço inclusivo


A partir do dia 17 de outubro o parque infantil do Parque Almirante Vítor Trigueiro Crespo, em Porto de Mós, sofrerá obras de remodelação que incluem a acomodação de equipamentos adaptados para crianças com mobilidade reduzida, passando, assim, a ser um Parque Infantil Inclusivo.

O projeto partiu de uma das candidaturas ao Orçamento Participativo de 2018, que ficou em segundo lugar mas que, pela sua pertinência, foi considerado pela Câmara Municipal como um projeto a concretizar.

A obra consistirá na instalação de dois equipamentos inclusivos – um carrocel e um baloiço -, na colocação de novo piso e na limpeza do espaço.

Prevê-se que a obra esteja concluída no final do mês de outubro.

Alentejo | Primeira prova do Campeonato Nacional de Rally Raid disputa-se em Reguengos de Monsaraz


A primeira prova do Campeonato Nacional de Rally Raid da Federação de Motociclismo de Portugal vai decorrer de 18 a 20 de outubro em Reguengos de Monsaraz. Em prova vão estar 70 pilotos, entre os quais os participantes na próxima edição do Rally Dakar, nomeadamente António Maio (campeão nacional de todo-o-terreno em 2018), Fausto Mota e Mário Patrão, mas também os campeões nacionais de navegação em 2018, Bruno Santos (moto), David Rodrigues e Nuno Matias (ssv).

O Rally Raid Sharish Gin/Pneus e Companhia é organizado pela Secção de Motorismo da Sociedade Artística Reguenguense e pelo Município de Reguengos de Monsaraz. Esta prova de navegação disputada fora de estrada em terreno variado, com percurso secreto e seguimento por roadbook, tem como objetivo testar as capacidades de navegação e a resistência dos pilotos e das máquinas.

No Rally Raid Sharish Gin/Pneus e Companhia vão ser estreados os novos roadbooks com marcação prévia, que já vão ser obrigatórios no Rally Dakar 2020, assim como os roadbooks eletrónicos, ambos uma novidade em corridas disputadas em Portugal.

Na sexta-feira, dia 18 de outubro, entre as 18h e a meia-noite, realizam-se as verificações técnicas e documentais no Parque de Feiras e Exposições de Reguengos de Monsaraz, local de onde partem os pilotos para as provas. A primeira etapa realiza-se no sábado com o primeiro piloto a partir às 8h para um setor seletivo de 245 quilómetros cronometrados nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Alandroal e Redondo.

No domingo, à mesma hora, inicia-se o segundo setor seletivo com 163 quilómetros e passagens por troços nos concelhos de Reguengos de Monsaraz, Portel e Évora. A entrega dos prémios decorre a partir das 14h após o final da prova.

Carlos Manuel Barão



Oeste | Lagoa da Ervedeira recebe IV Triatlo de Leiria este domingo


É já no próximo domingo, dia 20 de outubro, que entre as 09h00 e as 17h30, a Lagoa da Ervedeira recebe o IV Triatlo de Leiria, com a realização de duas provas de triatlo, sendo a última etapa da Taça de Portugal, na distância sprint e triatlo super sprint.

Organizado pela Câmara Municipal de Leiria com o apoio técnico da Federação de Triatlo de Portugal, o IV Triatlo de Leiria será disputado no formato de contrarrelógio individual, onde os atletas iniciam individualmente a prova, de 30 em 30 segundos, vencendo aquele que terminar em menos tempo a competição.

Inicialmente agendado para 07 de setembro o IV Triatlo de Leiria, foi cancelado devido a condições climatéricas adversas.

O público é parte importante desta iniciativa e, como tal, fica lançado o desafio aos amantes das provas de triatlo para participarem e apoiarem os atletas em competição.

Percurso da prova super sprint
O percurso da prova super sprint será realizado na Lagoa de Ervedeira, com uma volta circular no sentido contrário aos ponteiros do relógio. O ciclismo tem um percurso direto para a Praia do Pedrogão, num só sentido, em estrada larga e com bom piso, com início na Estrada Atlântica, passando depois na Rua Dom Dinis e Rua Maré Viva, onde se encontra o Parque de Transição no largo da feira. O percurso de corrida é de ida e volta, na marginal da Praia do Pedrogão.

Percurso da Taça de Triatlo na distância sprint
Natação: a Taça de Portugal na distância sprint terá o seu segmento de natação na lagoa da Ervedeira, com uma volta circular no sentido dos ponteiros do relógio;

Ciclismo: o ciclismo será maioritariamente plano, em estrada com bom piso, sendo que na primeira metade do percurso os atletas percorrem nos dois sentidos, pelo que terão que respeitar as regras de trânsito nesta parte do percurso. O ciclismo inicia-se na Estrada Atlântica no sentido do norte. Na primeira rotunda os atletas cortam à direita para a estrada CM1193 no sentido de Grou, onde efetuam o 1º retorno, voltam à rotunda onde cortam à direita continuando pela Estrada Atlântica para efetuarem o 2º retorno e a partir deste local o percurso é direto para a Praia do Pedrogão, realizado sempre na Estrada Atlântica, Rua Dom Dinis e Rua Maré Viva onde se encontra o Parque de Transição no largo da feira.

Corrida: o terceiro segmento inclui duas voltas de um percurso de ida e volta na marginal da Praia do Pedrogão.


Mundo | Professor da Califórnia afirma que comer carne ajuda o planeta

Frank M. Mitloehner, professor na Universidade da Califórnia-Davis, espantou-se com a pressão exercida pela grande mídia para se comer menos carne, sob o pretexto de “salvar o clima”. Para ele, trata-se de um engodo sobre mudança climática, com efeitos nutricionais e sociais negativos. 
Os nutrientes da carne superam todas as opções vegetarianas, e criar gado é vital para os países pobres. Essa é a conclusão da ciência, diz o professor. Mas a confraria verde pouco se importa com a ciência, e age com motivações ideológicas contrárias ao progresso, à saúde, à ciência e à civilização.

ABIM

Cantanhede | Medida impõe-se por razões de segurança _ Duas árvores do jardim municipal de Cantanhede vão ser abatidas


Duas tílias do jardim municipal de Cantanhede, contíguo à Praça Marquês de Marialva, têm de ser abatidas por razões de segurança, conforme recomenda a avaliação mandada realizar pela autarquia a uma empresa especializada. Além do inevitável abate dessas árvores, para as quais não há recuperação possível, o estudo recomenda o tratamento de seis outras consideradas com grau de risco elevado e de mais 10 com grau de risco moderado, conforme resultou do diagnóstico efetuado à sua estabilidade biomecânica. 
Esse diagnóstico foi feito através do “VTA - Visual Tree Assessment”, método reconhecido internacionalmente e cuja aplicação aos exemplares arbóreos do jardim municipal de Cantanhede contemplou a medição dos seus defeitos estruturais, a interpretação dos sintomas de perigo e a avaliação dos critérios de rutura. As anomalias detetadas, traduzidas em deficiências da resistência biomecânica das árvores inspecionadas e em outras deformidades, afiguram-se particularmente graves nas duas tílias a remover por constituírem uma ameaça à segurança de pessoas e bens patrimoniais existentes sob a projeção da sua estrutura arbórea numa eventual queda em caso de rutura total ou parcial.
A decisão de avançar com o seu abate surge assim como uma inevitavelmente, não só pelo grau de deterioração em que se encontram, mas também pela constatação de que são cada vez mais recorrentes ventos muito fortes no outono e no inverno, o que de resto foi especialmente notório o ano passado com a tempestade Leslie, cujos efeitos se fizeram sentir também no jardim municipal de Cantanhede com a queda de algumas árvores e a destruição parcial das copas de outras. 
De todo o modo, a eliminação das duas tílias não afetará significativamente a estrutura do jardim, até porque se encontram situadas em locais periféricos, mantendo-se intactas as zonas de ensombramento dos espaços de fruição pública mais movimentados.  

Quanto às 16 árvores que vão ser sujeitas a intervenção para reforçar a sua resistência biomecânica, as medidas preconizadas pela equipa que fez o diagnóstico passam essencialmente pela realização de podas de rebaixamento normalmente aplicadas a árvores muito envelhecidas e com fortes debilidades, mas que, pelo seu valor histórico e paisagístico são de manter, como é o caso. Segundo os técnicos, “atendendo à debilidade biomecânica que os ramos de primeira ordem apresentam, a única hipótese de manter as árvores sem que elas corram risco de rutura, como aliás já ocorreu, será diminuir a densidade das varas mais recentes e reduzir a sua altura. Tal intervenção permite a redução vertical de carga sobre os ramos de primeira ordem e, simultaneamente, o alívio da carga transversal sobre esses ramos por redução do atrito aos ventos.
Desse modo, criam-se condições para despoletar uma grande rebentação na próxima primavera, passando a existir uma forte profusão de novos ramos em virtude de se ter removido o gomo terminal de cada vara que possui a hormona que controla a dormência dos gomos situados abaixo. “Não existindo temporariamente essa hormona, registar-se-á uma forte rebentação de novos lançamentos, os quais deverão ser alvo de uma poda no inverno seguinte, a fim de selecionar os melhores conformados e localizados para poderem constituir a copa nos próximos dois a três anos”. Depois, quando os ramos atingirem essa idade, “deverão ser removidos, mantendo apenas os que tenham um a dois anos, e assim sucessivamente, de modo a ter uma copa controlada em dimensão e carga ao longo do tempo”.



Porto de Mós | Sábados a Contar

Dia 2 de novembro, pelas 16 horas, na Biblioteca Municipal de Porto de Mós, retomamos os Sábados a Contar, com a presença da escritora Vanda Furtado Marques que vem contar a história "D. Fuas Roupinho: o Alcaide de Porto de Mós".

Para famílias e crianças maiores de 3 anos. A participação é gratuita e a entrada é feita por ordem de chegada.

Proença-a-Nova | Quadro de Carlos Farinha sobre o concelho exposto no Museu do Oriente


O quadro de Carlos Farinha que retrata os pontos mais emblemáticos do concelho de Proença-a-Nova, as suas gentes e tradições - e que normalmente está exposto na entrada dos Paços do Concelho – viajou até Lisboa para integrar a exposição “Sentido Figurado” que o artista tem patente no Museu do Oriente até 10 de novembro. Também outro quadro propriedade do Município, “31 de Juillet” - a representação da viagem de carro que o artista fazia todos os anos de França para Portugal enquanto parte integrante de uma família de emigrantes - faz parte do núcleo intitulado «Os Mapas», que representa os lugares pelos quais o autor nutre um grande afeto. “Partilho com o Carlos uma ligação que é para a vida, pois nascemos no mesmo dia, mês e ano”, refere João Lobo, presidente da Câmara Municipal, que esteve presente na inauguração da exposição no dia 3 de outubro. “Foram as circunstâncias dos caminhos e das geografias que nos fizeram encontrar e é um orgulho ter um artista da dimensão do Carlos Farinha entre aqueles com raízes no concelho de Proença-a-Nova, de que é também um importante embaixador. Sendo licenciado em escultura, foi sempre na pintura, como se vê neste Sentido Figurado, que encontra a melhor forma de exprimir a sua arte e o seu dom que todos podemos usufruir e deliciarmo-nos”.

Dezasseis telas em acrílico compõem a exposição, distribuídas pelos núcleos «Os Mapas» e «Ásia». “As referências mitológicas, visuais e espaciais são uma máxima nas suas pinturas, por norma compostas por pequenas figuras que, ao se agregarem, compõem um grande cenário narrativo, sujeito a uma cuidada interpretação”, considera Mara Silvério, na apresentação que faz do “Sentido Figurado” e de Carlos Farinha, disponível na página de Internet do Museu do Oriente. O artista irá orientar três visitas guiadas à sua exposição nos dias 18 e 25 de outubro e a 8 de novembro, às 18h30, de participação gratuita com inscrição à chegada. 

Licenciado em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa, Carlos Farinha é ainda responsável pelas esculturas do Largo da Devesa, em Proença-a-Nova, integradas no Roteiro das Artes.

(RE)PENSAR SÃO PEDRO DE MOEL POR ALUNOS DE ARQUITETURA



(Re)Pensar São Pedro de Moel 2020 é o novo projeto que teve início esta semana e está a ser desenvolvido pela Câmara Municipal da Marinha Grande, pelo Departamento de Arquitetura da Faculdade de Ciências e Tecnologias da Universidade de Coimbra (FCTUC) e pela Associação Protur (Associação para a promoção do Turismo de São Pedro de Moel).

Durante o ano letivo 2019/2020, cerca de 20 alunos do 5º ano do curso de Mestrado Integrado em Arquitetura vão tomar São Pedro de Moel como observação e estudo, para que daí resultem novas linhas de desenvolvimento sustentável e integrado para aquela aquela praia.

O arranque oficial deste projeto aconteceu na manhã desta terça-feira, 15 de outubro, no Auditório da Resinagem, na Marinha Grande, onde a presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, deu as boas-vindas aos alunos que integram o projeto “(Re)Pensar São Pedro de Moel”.

A presidente da Câmara felicitou "os estudantes pela sua integração no projeto e pela disponibilidade para olharem para o território de São Pedro de Moel, de modo a desenvolverem as ideias mais disruptivas e as soluções mais interessantes para a nossa terra."

A sessão conta ainda com a presença de João Paulo Cardielos, docente da UC; Inês Marrazes, chefe da Divisão de Gestão do Território da Câmara Municipal; e João Beltrão, representante da Protur e coordenador do projeto.
 
Nesta fase de arranque, os alunos vão estar no concelho da Marinha Grande de 15 a 20 de outubro, para conhecer o território, nomeadamente através de visitas aos museus, a São Pedro de Moel e realização de tertúlias. A equipa regressará a São Pedro de Moel para mais visitas de campo, de 19 a 21 de março de 2020.

Pretende-se (Re)Pensar São Pedro de Moel de modo a que se possam ser definidas futuras ações de gestão, capazes de dinamizar a localidade e recuperar os valores que identificam este local como espaço de residência, permanência temporária ou, simplesmente, de passagem ou visita enquanto destino turístico.

Os estudantes do 5º ano do Mestrado Integrado em Arquitetura respeitarão, como ponto de partida, todas as ferramentas e instrumentos jurídicos do planeamento municipal, mas também aqueles que estão estabelecidos a nível regional e nacional.

A primeira fase do exercício envolve um processo de reconhecimento territorial e uma análise swot — análise de cenário ou ambiente —, com vista à definição de uma estratégia integrada. Já numa segunda fase, cada estudante desenvolve o seu projeto individualmente, ainda que submetido a uma articulação com todos os outros — num entrelaçar de ideias particulares, coerentes e ricas, mas diversas —, gerando um projeto de espacialização único que será resultado do conjunto das propostas individuais, estabelecidas em rede e submetidas a uma estratégia territorial e paisagística global e única.

GNR | Dois detidos em flagrante por furtar cobre em Cantanhede

O Comando Territorial de Coimbra, através do Posto Territorial de Cantanhede, no dia 14 de outubro deteve um homem de 19 anos e uma mulher, de 21 anos, em flagrante delito por furto de metais não preciosos, em Cantanhede.
No seguimento de uma denúncia a dar conta de que estaria alguém no interior de uma empresa sem estar autorizado, os militares deslocaram-se ao local, onde intercetaram os dois suspeitos, já no exterior das instalações. Encontravam-se na traseira do edifício, na posse de 620 metros de fio de cobre que estavam a colocar num veículo, furtado do interior daquelas instalações, tendo o cobre e a viatura sido apreendidos.
Os detidos foram constituídos arguidos e os factos remetidos ao Tribunal Judicial de Cantanhede.


Coimbra | Associação internacional distingue tese de doutoramento da FCTUC na área do tratamento de águas residuais



A International Ozone Association (Associação Internacional de Ozono), a única associação científica do mundo dedicada às múltiplas aplicações do ozono, distinguiu um estudo da Universidade de Coimbra (UC) que propõe diversas soluções inovadoras para tratamento de águas residuais com contaminantes emergentes, tendo por base o uso de ozono e a biofiltração, utilizando a Corbicula fluminea.

Os contaminantes emergentes, tais como fármacos, pesticidas, e produtos de higiene pessoal, entre outros, são compostos químicos bastante complexos, e os atuais métodos usados nas estações de tratamento de águas residuais (ETAR) não são eficazes na sua remoção.

O método proposto pelo investigador João Gomes, do Departamento de Engenharia Química da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC), recorre ao ozono fotocatalítico, ou seja, ozono associado a um catalisador (que acelera as reações químicas) e luz.

Neste caso, o investigador utilizou vários catalisadores, entre os quais rochas vulcânicas provenientes dos Açores. «Caracterizámos as amostras das pedras e verificámos que apresentavam propriedades com grande potencial para, em conjunto com uma pequena quantidade de ozono, degradar contaminantes tóxicos que não são removidos eficazmente pelos processos convencionais de tratamento de água», explica João Gomes.

O investigador justifica a opção de utilizar ozono associado a catalisadores com o facto de, «apesar de ser um gás fortemente oxidante e muito eficaz na degradação de poluentes químicos, o ozono é um gás caro. Os catalisadores permitem reduzir a quantidade de ozono necessária à descontaminação, tornando o processo economicamente viável».

As várias experiências realizadas em laboratório com uma mistura de parabenos, compostos muito utilizados, por exemplo, em géis de banho e champôs, apresentaram resultados promissores. «Na presença de catalisadores, com uma pequena quantidade de ozono, a concentração inicial de parabenos foi totalmente removida, ao contrário do que se verifica utilizando apenas ozono», sublinha João Gomes.

Provado o conceito e tendo já sido feita a aplicação em efluente real, o investigador vai agora otimizar o sistema à escala piloto.

Sobre a atribuição do prémio “Willy Masschelein Prize 2019”, o investigador, que realizou o estudo no âmbito do seu doutoramento, orientado pelos professores Rui Martins e Rosa Quinta Ferreira, afirma que «é uma honra imensa ver o nosso trabalho reconhecido pela comunidade científica internacional. Este prémio reconhece igualmente a qualidade da investigação desenvolvida no Departamento de Engenharia Química da UC».

O galardão vai ser entregue no próximo dia 23 de outubro, em Nice (França), durante o IOA World Congress&Exhibition. Ao fundamentar a sua escolha, o júri destacou «a originalidade, novidade e importância da pesquisa, revelando conhecimentos sem precedentes para possíveis aplicações de ozono».

Cristina Pinto

Castelo de Paiva | BOMBEIROS VOLUNTÁRIOS DE CASTELO DE PAIVA ASSINALARAM O 44º ANIVERSÁRIO,

José Manuel Carvalho destacou grandeza da corporação Associação Humanitária tem agora novo elenco directivo

Na véspera de se completar dois anos do terrível incêndio que devastou mais de 60% do território municipal, o Vereador da Cultura da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, José Manuel Carvalho, em representação do edil paivense Gonçalo Rocha, presidiu no passado Sábado à cerimónia realizada para assinalar o 44º aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva – AHBVCP, uma efeméride que voltou a servir para enaltecer a dedicação e empenhamento de todos aqueles que servem a instituição e para evidenciar a grandeza desta corporação, que continua a desenvolver um notável trabalho em prol da comunidade paivense, merecendo por isso, o reconhecimento público das entidades competentes e da própria população local.

Entre outras iniciativas, o programa deste ano contemplou uma formatura geral, um simulacro com a participação da escola de infantes e cadetes num dos arruamentos da vila, um desfile apeado e motorizado, bem como uma sessão solene comemorativa, onde se registaram várias intervenções das entidades convidadas, bem como a entrega de Distinções Honorificas, Condecorações e Promoções a diversos bombeiros, destacando-se o fim de estágio e a entrada de seis novos bombeiros.

Para além de José Carvalho, e de outros elementos da Câmara e da Assembleia Municipal, marcaram também presença, os autarcas das diversas freguesias do concelho, assim como elementos do novo elenco directivo da corporação, presidido por Manuel Fonseca, também Manuel Mendes, presidente da Assembleia Geral, Manuel Mendes, o comandante operacional distrital do CODIS Aveiro, António Ribeiro, comandante da corporação Joaquim Rodrigues e comandantes honorários, entre outras entidades e dirigentes associativos locais.

Falando no decorrer da cerimónia que assinalou os festejos deste aniversário da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva – AHBVCP, o representante municipal não deixou de dar ênfase à missão altruísta da corporação e ao abnegado trabalho desenvolvido por esta associação humanitária há mais de quatro décadas de existência, considerando que os bombeiros de Castelo de Paiva continuam a primar a sua acção pela qualidade e excelência, realçando o percurso notável “ desta gente de valor e de grande nobreza “, que dá o melhor de si em prol dos outros, e com denodo e dedicação tem prestigiado a instituição ao longo dos anos, ao ponto da sua direcção, comando e corpo activo merecer o reconhecimento público pelo seu trabalho notável, elogiando ainda a forma como se aposta e valoriza o voluntariado, sendo a formação um factor de motivação para todos, nomeadamente para aqueles que, com gosto e estoicismo, assumem esta carreira, deixando a todos uma mensagem de esperança e de incentivo, porque ser bombeiro é ser herói e estar ao serviço de quem precisa.

Neste tempo de celebração, o Vereador José Carvalho destacou os 44 anos de muita e generosa entrega, dedicação e de desinteressado serviço em defesa dos milhares de pessoas que precisam de ajuda, socorro e conforto, enaltecendo a corporação paivense por manter inalterada a sua essência – servir e proteger; prestar auxílio a quem necessita e ser uma garantia de segurança e de protecção no concelho, sublinhando nesta cerimónia, o mérito, o profissionalismo e o altruísmo dos bombeiros de Castelo de Paiva, que mantêm bem viva a chama da vontade de servir o próximo de forma abnegada e altruísta, congratulando-se depois, com a força do voluntarismo, que se vai reforçando e se renova, bem patente, no olhar e expressão de cada bombeiro, no corpo activo da corporação, mas também no olhar e expressão de cada familiar presente.

No momento de recordar aqueles que se evidenciaram na nobre missão de servir esta Associação Humanitária, nestas quatro décadas de caminhada, o Vereador Paivense endereçou um reconhecido agradecimento ao anterior presidente da direcção, João Dias, enaltecendo o meritório trabalho que desenvolveu ao longo dos últimos anos, onde num estilo muito próprio, mas com determinação e coragem, consegui manter uma actividade regular, constante e considerável, que deve ser merecedor de reconhecimento, conseguindo um equilíbrio entre a gestão de homens e mulheres, do património, da actividade que é necessária desenvolver, da operacionalidade e da prontidão, tudo isto com rigor e com critério, sem esquecer, de forma especial, a sua capacidade de relacionamento institucional, nomeadamente e em particular com o Município de Castelo de Paiva, aproveitando para endereçar também uma saudação aos Corpos Sociais recentemente eleitos, desejando que desenvolvam um trabalho profícuo no futuro.

José Manuel Carvalho referiu, na sua intervenção, “ aquilo que fazemos juntos vai mais além daquilo que poderíamos fazer sozinhos, sem unirmos esforços, sendo por isso, indispensável reiterar a importância que o Município de Castelo de Paiva dá às parcerias que desenvolve e nutre com as mais diversas instituições, porque trabalhamos diariamente para o mesmo objectivo: servir, ajudar, olhar pelos outros e ser o garante do bem-estar e do conforto das nossas populações “.

E louvou o trabalho de proximidade com as pessoas e as famílias e a garantia do apoio e da segurança, porque fez questão de evidenciar que os bombeiros traduzem e reflectem isso mesmo: segurança e apoio, sempre, em cada dia, em cada noite, particularmente quando mais precisamos, numa terra que infelizmente, ao longo das últimas décadas viu acontecer episódios e tragédias que desafiaram a capacidade de resposta de todos e de cada um, relembrando depois o terrível incêndio de Outubro de 2017, em que muito ficou destruído, mas todos deram o seu melhor para salvaguardar vidas humanas, deixando uma palavra de profundo apreço ao Comandante Joaquim Rodrigues, grato pelo trabalho, dedicação e altruísmo colocado no cumprimento desta difícil missão.

Enaltecendo o trabalho que parceria que tem sido desenvolvido ao longo dos últimos anos, o autarca referiu que essa colaboração vai para além desse trabalho mais visível aquando das épocas de incêndio, falando nas soluções encontradas para salvaguardar a segurança e o bem estar dos paivenses, destacando com orgulho o Transporte Solidário - uma medida orientada para a população mais necessitada, que precisa de consultas, tratamentos e cuidados médicos, fora da área concelhia e que nos últimos oito anos teve resposta forte autarquia com base no protocolo de cooperação assinado com os Bombeiros Voluntários, para além de protocolos relativos à Equipa de Intervenção Permanente, partilhada em termos de custos com a ANPC e, mais recentemente, no combate à praga vespa asiática, como é conhecida.

E a concluir, reconhecendo o papel importantíssimo dos bombeiros e do voluntariado, o representante municipal lembrou que, desde 2015 que foram implementadas as medidas que constituem o Regulamento de Concessão de Regalias Sociais aos Bombeiros Voluntários do Concelho de Castelo de Paiva, com especial destaque para o seguro contra acidentes pessoais, celebrado e pago pela Câmara Municipal, na redução do pagamento da taxa de licenças de construção, ampliação ou modificação de casa de habitação própria e permanente, no apoio inicial para o encaminhamento jurídico em processos motivados por factos ocorridos no exercício das suas funções, nas bolsas de estudo específicas, assumindo que, seguramente, que muito mais há ainda a fazer, mas, dentro de um quadro de relação institucional franca e dentro daquilo que são as limitações municipais e também a disponibilidade financeira, o apoio à causa dos bombeiros terá sempre a solidariedade, a compreensão e a ajuda do município paivense.

Na sessão solene, Manuel Fonseca, presidente da Direcção da AHBVCP, falou no papel dos bombeiros, realçando a forma generosa e solidária como encaram a sua missão, ao mesmo tempo que abordou as dificuldades actuais da corporação, procurando encontrar apoios e estabilidade para responder com eficácia às missões que lhe estão atribuídas e às solicitações da população que, com brio e grande dedicação continua a servir.

Este dirigente, evidenciou natural satisfação, por ver concluídas algumas obras importantes no quartel, ao nível da nova cobertura, permitindo assim resolver graves problemas com infiltrações de água, assim como a remodelação do Salão Nobre, que também passou por obras de beneficiação, ficando a partir de agora, este espaço também disponível às ordens do comando da corporação, para poder realizar as actividades que bem entender, vincando sempre a necessidade de “ olhar para dentro “ da corporação, no sentido de criar as melhores condições de permanência e operacionalidade a todos os bombeiros que servem esta Associação Humanitária, na perspectiva de que todos se devem sentir bem servindo a instituição, recordando que os bombeiros são sempre o grande pilar da Protecção Civil e que isso nunca deve ser esquecido.

Manuel Fonseca sublinhou o interesse em resolver o problema das camaratas, procurando dotar o quartel com novos espaços, tendo em conta que a presença feminina na corporação é cada vez mais forte, ao mesmo tempo que falou na necessidade da ampliação do quartel, nomeadamente o interesse em criar uma zona de estacionamento para os veículos pesados da corporação, destacando uma frota de quatro dezenas de viaturas, confirmando a vontade de trabalhar e continuar a lutar pelo engrandecimento desta associação humanitária, apetrechando a corporação com o equipamento indispensável, referindo que a situação difícil que se vive exige rigor e dedicação de todos, mostrando-se feliz por ver aumentar o corpo activo, considerando ser uma honra receber os novos bombeiros, mas também uma responsabilidade acrescida.

Já o comandante da corporação, Joaquim Rodrigues, que voltou a reconhecer que as dificuldades são grandes, num quadro de actuação que não se apresenta nada fácil, falando na eficácia e operacionalidade no desempenho de uma nobre missão, enquadrada no espírito de servir o próximo e a comunidade, mostrando-se orgulhoso pelo trabalho realizado, evidenciando que os bombeiros são sempre o pilar da instituição, destacando o mérito individual e colectivo dos homens que lidera, lamentando depois, que sejam introduzidas leis que em nada vêm beneficiar a eficácia e a operacionalidade a quem, no teatro das operações e no terreno que conhece bem, dá o seu melhor em prol da segurança de pessoas e bens, sublinhando sempre, a preocupação de prestar o melhor socorro e lutar pela defesa de pessoas e bens, não deixando, no entanto, de insistir na necessidade urgente de ser incrementadas formas de incentivar mais o voluntariado para as corporações de bombeiros, louvando a coragem daqueles que agora chegam à corporação imbuídos no espírito de missão.

Em dia de mais um aniversário, que se traduziu numa cerimónia de grande dignidade, o comandante operacional distrital do CODIS Aveiro, realçou a emoção de ver gente nova a chegar aos bombeiros, assim como a alegria estampada nos rostos daqueles que foram promovidos e distinguidos, aconselhando os mais velhos a cuidar dos novos e dar lhe os melhores ensinamentos, deixando depois uma saudação aos autarcas, à comunidade e aos bombeiros locais que devem ter orgulho na corporação que têm.

A jornada festiva encerrou com um desfile apeado, que permitiu ver a grandeza da corporação paivense, uma das maiores do distrito de Aveiro, e um jantar convívio com todos os bombeiros do corpo activo, elenco directivo e convidados.

Carlos Oliveira

AVEIRO | CIBERSEGURANÇA: ANÁLISE DE UM ATAQUE INFORMÁTICO (25 OUTº) PRECEDE CICLO DE FORMAÇÃO A INICIAR EM NOVEMBRO

Dia 25 de outubro, assinalando o Mês Europeu da Cibersegurança 

Captura e venda de dados pessoais, fraudes financeiras, roubo de informação de negócios, chantagem e extorsão. Em boa verdade, nada nem ninguém está seguro. Pelo que a segurança no mundo digital deve ser responsabilidade de todos e de cada um!
A digitalização da vida em sociedade, com a consequente proliferação de dados e o aumento exponencial, em volume e natureza, da informação sensível, que hoje é armazenada, tratada e partilhada, através de um sem número de plataformas tecnológicas cada vez mais complexas, e a crescente valorização que essa informação tem vindo a ter enquanto ativo comercial potenciam não só a frequência como o grau de sofisticação dos ataques cibernéticos, ao ponto de ser vulgar ouvir, da boca de especialistas, que, cada um de nós, cidadãos, empresas e instituições, “ninguém está seguro”.
Ou que, ainda assim, não há mais problemas porque não existem hackers em número suficiente “para ir a todas”.
Porque é esta a realidade, pautada por milhões de ameaças e riscos diários, com a qual as pessoas, as empresas e as instituições convivem diariamente - e que levou, inclusive, as instituições europeias a declarar o presente mês de outubro como o MÊS EUROPEU DA CIBERSEGURANÇA - a UNAVE-Associação para a Formação Profissional e Investigação da Universidade de Aveiro, e a CIIWA-Competitive Intelligence & Information Warfare Association, vão levar a efeito, já no próximo dia 25 de outubrouma sessão de sensibilização para os problemas da segurança no espaço cibernético.
Este evento, aberto ao público em geral, decorrerá na Casa Santa Joana (situada na Avenida Santa Joana, nº 67), em Aveiro, a partir das 16h30, e precede o lançamento de um ciclo de formações em Cibersegurança, que decorrerá, na UNAVE-UA, durante os próximos meses.
Durante cerca de duas horas, vamos visionar três pequenos filmes, que mostram a evolução de um ataque informático a uma instituição financeira, e serão comentados por especialistas da Universidade de Aveiro (Hélder Gomes), CIIWA (João Gaspar), IPP (João Paulo Magalhães), EDP (Ivo Rosa), Altice Labs (Paula Cravo) e Universalis (Fernando Amorim). Seguir-se-á um quiz online, no qual a assistência será desafiada a participar, e, por fim, a extração de conclusões. O moderador: da sessão será Bruno Marques, em representação da CIIWA e da UNAVE-UA.
As entradas são gratuitas, mas, devido a questões de organização e da logística do evento, estão sujeitas a inscrição prévia, que deve ser feita em:  https://www.unave.pt/?formacao=analise-de-um-ataque-no-ciberespaco


CICLO DE FORMAÇÃO ARRANCA EM NOVEMBRO
A sessão de sensibilização e debate de 25 de outubro, antecede um ciclo de três formações em Cibersegurança, particularmente destinadas às empresas, que terá início no mês de novembro e prolongar-se-á até meados de maio do próximo ano.
A primeira formação, pensada para decisores (líderes empresariais, gestores e decisores de primeira linha), tem início previsto para o mês de novembro e consta de quatro módulos (Cibersegurança para decisores; Cibercrime, ciberriscos e as empresas; RGPD para decisores; e Engenharia social: como proteger o fator humano), num total de 14 horas.
A segunda, prevista para avançar em janeiro do próximo ano, é de nível intermédio e destina-se tanto a utilizadores finais como a quadros com responsabilidades de gestão nas empresas. Gestão da Segurança da Informação: fundamentos e implementação, Boas práticas de Cibersegurança na ótica do utilizador, Redes sociais: controlo e auditoria e Análise forense e resposta a incidentes, são algumas das matérias a abordar durante cerca de 40 horas.
Por ultimo, a terceira e última, esta de nível avançado -  e, por isso mesmo, destinada, a quadros e/ou responsáveis técnicos das empresas que desejem aprofundar os seus conhecimentos técnicos – será dedicada à gestão integrada dos múltiplos aspetos da Cibersegurança (Ameaças, riscos e impacto; Conceitos, princípios e arquitetura; Boas práticas e políticas de Cibersegurança; Controlos tecnológicos nas empresas; Awareness e boas práticas para utilizadores; Implementação CISO). Terá início em abril e consta de 30 horas de formação presencial.

José C. Maximino

Município de Porto de Mós | Condicionamento de trânsito na Avenida da Vila Forte


DATA: 16 de outubro de 2019 | LOCAL: Avenida da Vila Forte – Porto de Mós

No próximo dia 16 de outubro, entre as 08h00 e as 18h00, o trânsito estará condicionado na Avenida da Vila Forte, junto ao Intermarché, para a execução de trabalhos no coletor doméstico.

Durante este período a gestão do trânsito contará com a colaboração e presença da GNR.

Desde já agradecemos a vossa

AIDA CCI | Seminário "Estratégia de Marketing Digital e Analytics" | 29 Out | 9h às 18h | Aveiro

A AIDA CCI – Câmara de Comércio e Indústria do Distrito de Aveiro vai realizar o Seminário “Estratégia de Marketing Digital e Analytics”, a 29 de Outubro, das 9h às 18h, no seu auditório.
O seminário terá como oradores especialistas Evandro Quintella, sénior digital strategist na Deloitte Digital e Romulo Costacurta, Data-Driven Marketing na Deloitte Digital.
A iniciativa decorre no âmbito do projecto PME QUALIFY, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER, pelo que a entrada é gratuita com inscrição obrigatória.
Considerando o interesse do tema agradecemos a divulgação junto dos v/ contactos empresariais.
Para o efeito infra se remete email divulgação, bem como link para que possam Partilhar o post do evento nas redes sociais, leia-se Facebook, se aplicável: http://twixar.me/kNC1
Celeste Claro

A AIDA CCI vai realizar a 29 de Outubro, das 9h às 18h, o seminário em formato de Master Class sobre a Estratégia de Marketing Digital e Analytics.
O seminário com entrada gratuita e inscrição obrigatória, terá como oradores especialistas Evandro Quintella, sénior digital strategist na Deloitte Digital e Romulo Costacurta, Data-Driven Marketing na Deloitte Digital.

Evandro Quintella
Acumula experiência em marketing, comunicação e construção de marcas online/offline para empresas de grande e média dimensão dos mais diversos sectores, assim como startups.
Recentemente chegado de S. Paulo, onde trabalhou em importantes agências de publicidade e consultorias de marca, foi responsável pela implementação de uma agência in-house para o Walmart no Brasil e liderou projectos de inovação e lançamento de produtos financeiros para o Banco Itaú (uma das marcas mais admiradas do país há mais de uma década)


Romulo Costacurta
Tem ampla experiência em marketing digital e CRM em empresas bancárias, de telecomunicações, startups e de comércio electrónico de moda, com habilidades analíticas para entender os desejos e preferências dos clientes e habilidades operacionais, para identificar as melhores oportunidades e atingir metas com campanhas multicanais (e-mail, SMS, aplicativo móvel push, Facebook e Google Ads, exibidos via redes de anúncios).
Hoje, é responsável por definir estratégias a partir de dados, aconselhar sobre a decisão de ferramentas de marketing, mobilizar e integrar equipas criativas e de desenvolvimento para a criação de campanhas de marketing automatizadas e personalizadas.



PROGRAMA

9h10
Recepção dos participantes




9h20
Estratégias de Marketing Digital na era da Informação





10h45
Coffee Break






11h00
Ferramentas e Exercícios de implementação






13h10
Almoço (livre)






14h00
Exposição de resultados, feedbacks e planeamento de implementação






16h00
Analytics: insights, medição de resultados e optimizações






17h45
Dúvidas e esclarecimentos





Iniciativa decorre no âmbito do projecto PME QUALIFY, cofinanciado pelo COMPETE 2020, Portugal 2020 e União Europeia através do FEDER.

Contactos:

T. 234 302 497 – Informações | Celeste Claro | c.claro@aida.pt
T. 234 302 494 – Inscrições | Isabel Caçoilo | i.cacoilo@aida.pt