quarta-feira, 6 de junho de 2018

Eu, Psicóloga | Sinais não óbvios de que você pode estar deprimido





A depressão é muito mais do que uma condição inerente ao humor. Embora seja um (errô­neo) costume associar o termo “deprimido” a uma pessoa em estado de tristeza e desânimo, a depressão é um mal patoló­gico, há anos reconhecido pela Organização Mundial de Saú­de (OMS). Tristeza, desinteresse exacerbado, sentimento de culpa ou excesso de sono são apenas alguns dos vários sintomas que esse mal provoca no infeliz indi­víduo que com ele precisa lidar.

A depressão afeta tanto física quanto psicologicamente. Altera a produção hormonal, ou seja, toda a fisiologia do organismo se trans­forma, e o corpo funciona de ma­neira “bagunçada”, anulando ou aumentando a sensação de fome e sono, e pode provocar aumen­to ou perda de peso. A depressão, mais do que uma doença que afeta emocionalmente, ela pode repri­mir até mesmo o desejo de uma pessoa continuar vivendo. Veja abaixo alguns sinais não óbvios que pode indicar que você pode estar deprimido:

1. Hobbies sem graça

Isso acontece porque o prazer em realizá-los diminui ou até desaparece. “Quando estamos em depressão, nosso sistema de recompensa sofre um colapso”, explica Luiz Scocca, psiquiatra da Associação Brasileira de Psiquiatria. Com a produção de certas substâncias descompensadas, como a dopamina, o cêrebro não reconhece mais a diversão em atividades que antes você achava pra lá de agradável.

2. Irritabilidade

Perder a cabeça com mais frequência indica uma cronicidade da doença : um estudo publicado no periódico científico JAMA Psychiatry observou que mais de 50% das pessoas que sofrem com depressão há muitos anos apresentam um alto nível de irritabilidade e raiva. “Isso porque, durante a depressão, a sensibilidade a estímulos externos e internos aumenta, fazendo com que seja mais difícil lidar e processar esse tipo de sentimento”, diz Luiz.

3. Alterações do sono

Dormir muito mais ou muito menos do que você estava acostumada não é um bom sinal.  Acordar cedo demais com frequência, por volta das quatro ou cinco da manhã, e não conseguir voltar a dormir também pode ser indício do problema”, alerta Luiz. Isso acontece porque o cérebro libera uma série de substâncias que inibem o relaxamento, fazendo com que seja mais difícil pegar no sono.

4. Celular: seu novo melhor amigo

O excesso de tempo online é sinônimo de busca de escapismo para os sentimentos depressivos. Cada like nas redes sociais serve como uma distração para o que está realmente acontecendo dentro de você mesma. O problema é que esses micromomentos de felicidade que uma foto supercomentada traz acabam mascarando a depressão – tanto para você quanto para os outros.

5. Vocabulário específico

Um estudo recente publicado no Clinical Psychological Science analisou 64 diferentes fóruns online de saúde mental, examinando mais de 6 400 membros para descobrir os termos mais comuns usados por quem tem depressão. As palavras absolutas (que transmitem magnitudes ou probabilidades totais, como “sempre”, “nada” ou “completamente”) foram selecionadas pelos pesquisadores como as melhores para distinguir o público sofrendo do transtorno, até mesmo mais importantes do que as que expressam negatividade, como “solidão” ou “tristeza”. Por isso, fique atenta ao seu vocabulário – ele pode dar sinais de que seu emocional precisa de ajuda.

Eu, Psicóloga | Separamos sete livros de Psicologia para quem quer entender melhor a mente humana.




Separamos sete livros de Psicologia para quem quer entender melhor a mente humana. Para nos ajudar a compreender um pouco melhor os mistérios da mente humana, diversos psicólogos, psiquiatras, neurocientistas e outros pesquisadores dedicam anos de estudo para tentar entender o funcionamento das "camadas" que formam a nossa mente! É só  baixar e ler:

1-A vantagem humana: Como nosso cérebro se tornou superpoderoso – Suzana Herculano Houzel

Elefantes têm cérebros maiores que os humanos. Então por que somos mais inteligentes? Remontando ao homo erectus, que viveu há um milhão e meio de anos, a neurocientista brasileira Suzana Herculano-Houzel demonstra sua instigante tese de que o desenvolvimento extraordinário do cérebro humano não foi um desvio excepcional na evolução das espécies, mas uma decorrência da prática exclusivamente humana de se cozinhar os alimentos.



2- Mindset: A nova psicologia do sucesso – Carol Dweck

Carol S. Dweck, ph.D., professora de psicologia na Universidade Stanford e especialista internacional em sucesso e motivação, desenvolveu, ao longo de décadas de pesquisa, um conceito fundamental: a atitude mental com que encaramos a vida, que ela chama de “mindset”, é crucial para o sucesso. Dweck revela de forma brilhante como o sucesso pode ser alcançado pela maneira como lidamos com nossos objetivos. O mindset não é um mero traço de personalidade, é a explicação de por que somos otimistas ou pessimistas, bem-sucedidos ou não. Ele define nossa relação com o trabalho e com as pessoas e a maneira como educamos nossos filhos. É um fator decisivo para que todo o nosso potencial seja explorado.


3-Foco – Daniel Goleman

Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco. Segundo o autor, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo – se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e a realização e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso.


4-Em Busca de Sentido – Viktor Frankl

O fundador da logoterapia mostra nesta obra como foi a sua própria experiência em busca do sentido da vida num campo de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Apresenta também, numa segunda parte, os conceitos básicos da logoterapia.


5- O Homem que Confundiu Sua Mulher com um Chapéu – Oliver Sacks

O cientista e neurologista Oliver Sacks é também um excelente narrador, dono do raro poder de compartilhar com o leitor leigo certos mundos que de outro modo permaneceriam desconhecidos ou restritos aos especialistas. Em “O homem que confundiu sua mulher com um chapéu” estamos diante de pacientes que, imersos num mundo de sonhos e deficiências cerebrais, preservam sua imaginação e constroem uma identidade moral própria. Aqui, relatos clínicos são intencionalmente transformados em artefatos literários, mostrando que somente a forma narrativa restitui à abstração da doença uma feição humana, desvelando novas realidades para a investigação científica e problematizando os limites entre o físico e o psíquico.


6-Mentes e Manias – Ana Beatriz Barbosa Silva

Há pessoas que só saem de casa depois de ligar e desligar todos os interruptores por três vezes, ou conferir se portas e janelas estão trancadas, ou se todos os objetos estão simetricamente alinhados. Outras apresentam medo exagerado de contaminação e, por isso mesmo, lavam as mãos até se machucarem, tomam banhos intermináveis ou limpam móveis, maçanetas e objetos pessoais, de forma sistemática e repetitiva, em hábitos que estão longe de ser simples “manias”, esquisitices ou excentricidades. Tais pessoas são portadoras do transtorno obsessivo-compulsivo (TOC). Segundo o psiquiatra norte-americano John Ratey, professor da Harvard Medical School, quase 4% da população em geral sofre de TOC e ele atinge igualmente homens e mulheres de diferentes países, culturas e níveis socioeconômicos. Em Mentes e Manias, a psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva aproxima o leitor do universo dessas compulsões, mostrando como os portadores do transtorno tornam-se aos poucos prisioneiros desses pensamentos e rituais. Mesmo sabendo que suas ideias e ações são um tanto descabidas, não conseguem controlá-las. Envergonhadas e com medo de serem ridicularizadas, muitas escondem seu problema e sofrem sozinhas.


7- E o Cérebro Criou o Homem – António Damásio

Quando o self encontra a mente, surge a consciência. É essa a base da argumentação de António R. Damásio, que ao longo de décadas de pesquisa vem destrinchando os elementos, o funcionamento e a base física da capacidade espantosa de raciocinar, de sentir emoções, de distinguir o eu do outro, de mapear seu contexto interno e externo.Mais do que buscar a morada da mente, do self e da consciência no cérebro e levantar possibilidades de como essas capacidades surgem, E o cérebro criou o Homem mostra que elas atingiram um ápice nos seres humanos e vieram para ficar: prever estados futuros e antecipar respostas que garantam a estabilidade do organismo é um valioso instrumento de sobrevivência.
Em vários aspectos, o autor diverge do pensamento mais disseminado e chega a novas conclusões, que prometem gerar debates e dar origem a novos estudos. “Tem de existir uma razão para se escrever um livro. Este foi escrito para recomeçar”, afirma o autor, que vê a obra como uma atualização das próprias idéias.

Entrega de subsídios às coletividades esta quinta-feira às 18h

A Câmara Municipal de Estarreja procede, esta quinta-feira, dia 7 de junho, pelas 18h00, no Edifício dos Paços do Concelho, à entrega de subsídios às coletividades e associações das áreas cultural e recreativa, ação social e desporto, no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio ao Associativismo 2018.

Na sessão será entregue um valor global de 271.154,98€, que representa 75% do valor global atribuído para despesas correntes, decidido em reunião de Câmara de 24 de maio.

Feira da Paisagem | Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira

No próximo dia 10 de junho, entre as 10h00 e as 17h00, a Cadriceira (Freguesia do Turcifal) acolhe a realização da primeira edição da Feira da Paisagem. Esta é uma iniciativa que contempla um programa diversificado de atividades para os visitantes usufruírem e vivenciarem a Paisagem Protegida Local das Serras do Socorro e Archeira.

A Feira da Paisagem contará com bancas de produtos naturais, gastronomia local, artesanato, entre outros, bem como com animação musical, jogos tradicionais e passeios na natureza.

O programa da Feira da Paisagem é o que a seguir se apresenta:

09h30 | Passeio “Todos à Serra!”
Organização da Associação de Marchas e Passeios do Concelho de Torres Vedras
(Percurso circular, 9km, grau de dificuldade 3+)
10h00 | Cerimónia de abertura
11h00 às 12h00 | Rancho Folclórico e Etnográfico “Danças e Cantares” da Mugideira
(Atuação no Centro Interpretativo da PPLLSSA)
12h00 às 13h00| Mostra de Vinhos e Oficinas criativas de artesanato
14h00 às 15h00 | Rancho Folclórico “Os Rurais do Furadouro”
(Atuação no Centro Interpretativo PPLLSSA)
15h00 às 16h00 | Teatro de Rua - Momento Absurdo por Tânia Safaneta.
16h00 às 17h00 | Concerto ao Vivo com Rui Vasques

Informações: Centro de Educação Ambiental de Torres Vedras; 261 314 163/ 918 773 342; ou: cea@cm-tvedras.pt  



Câmara Municipal de Torres Vedras

Tlf: +351 261 320 751 

Reunião ordinária da Câmara de Cantanhede realizou-se em Covões




Dezenas de pessoas assistiram à reunião da Câmara Municipal de Cantanhede realizada ontem, 5 de junho, na sede da Filarmónica de Covões. A iniciativa insere-se no programa lançado pela presidente da autarquia, Helena Teodósio, “para aproximar a instituição daqueles que são os beneficiários da sua atividade. Trata-se um gesto iminentemente simbólico, mas que julgamos fazer todo o sentido, pois acreditamos que deste modo estamos a estimular as pessoas a acompanharem mais de perto a ação do Município em todas as vertentes”.
Para Helena Teodósio,” é importante que as pessoas tenham um contacto direto com as reuniões do executivo, é importante que conheçam os procedimentos inerentes às deliberações camarárias e o debate que elas suscitam, na medida em que assim ficam mais conscientes dos condicionalismos e das implicações das decisões políticas”.
A autarca adianta que “a realização de reuniões camarárias fora do contexto dos Paços do Concelho é uma experiência para repetir em todas as freguesias ao longo deste mandato, tanto quanto possível por ocasião de algum evento ou acontecimento importante, como acontece aqui em Covões, na altura em que celebram os 150 anos da Sociedade Filarmónica”.
Segundo a presidente da Câmara Municipal, “ao reunir aqui na sede da instituição, o executivo camarário pretende assinalar a efeméride, o que aliás reforça o alcance da aprovação, por unanimidade, do subsídio atribuído hoje, cujo valor é idêntico aos concedidos a entidades congéneres em comemorações centenárias”.
Ainda relativamente à União de Freguesias de Covões e Camarneira, Helena Teodósio deu a conhecer ao executivo camarário o teor de um parecer da Assembleia de Freguesia a pronunciar-se negativamente sobre a alteração dos limites territoriais no extremo norte da freguesia, nomeadamente contra a passagem dos lugares de Quinta D’Além e Penedos para a União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa, no Concelho de Oliveira do Bairro. O documento refere que o assunto já foi debatido em outras ocasiões pela Assembleia da Freguesia, sempre com posição negativa, pois trata-se de uma questão delicada devido ao facto de implicar não apenas uma alteração aos limites do território da União de Freguesias de Covões e Camarneira, mas também do Concelho de Cantanhede e do Distrito de Coimbra, uma vez que a transferência dos dois lugares em causa para a União de Freguesias de Bustos, Troviscal e Mamarrosa implicaria a passagem para o Concelho de Oliveira do Bairro e o Distrito de Aveiro.
Dos 56 assuntos da agenda da reunião camarária realizada em Covões, merece destaque a ratificação do protocolo que envolve os municípios de Cantanhede, Vagos e Mira, tendo em vista a criação de uma rede de alojamento local baseada em imóveis com essa arquitetura tradicional, no âmbito do projeto Gândara TourSensations, cuja conceção tem na base a tese de doutoramento de Dina Ramos, docente da Universidade de Aveiro. Esta instituição de ensino superior dará suporte técnico ao desenvolvimento das ações previstas âmbito do financiamento da Turismo Centro Portugal, o qual contempla uma verba de 287 mil euros, financiada a 80%, cabendo aos três municípios assegurar o remanescente.
Os termos do acordo estabelecem que o modelo de gestão do Gândara TourSensations será determinado pelo estudo a realizar para esse efeito, sendo certo que a rede contempla a inclusão de um mínimo de 30 casas, um objetivo que deverá ser superado, dado o número proprietários que já manifestaram interesse em aderir.
Outro protocolo ratificado é o que diz respeito ao envolvimento do município de Cantanhede na operacionalização na Estratégia Integrada para a Promoção da Alimentação Saudável e Promoção da Atividade Física, através da participação em vários projetos que nesse âmbito vão ser implementados pela Administração Regional de Saúde do Centro, I.P. O acordo foi assinado em 4 de junho pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pela presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, no decurso de uma sessão que decorreu na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, com a presença do Ministro da saúde, Adalberto Campos Ferreira, e do Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus. foi assinado hoje, 4 de junho, pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, pela Diretora-Geral da Saúde, Graça Freitas, e pela presidente da Administração Regional de Saúde do Centro, Rosa Reis Marques, no decurso de uma sessão que decorreu na sede da Cruz Vermelha Portuguesa, em Lisboa, com a presença do Ministro da saúde, Adalberto Campos Ferreira, e do Diretor-Geral da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus.

Câmara Municipal aprovou constituição da comissão de honra da Expofacic/2018
A Câmara Municipal de Cantanhede deliberou aprovar, por unanimidade, a constituição da Comissão de Honra da 28.ª Expofacic, que decorre de 26 de julho a 5 de agosto. Referindo-se a este órgão liderado pelo presidente da Assembleia Municipal, João Moura, Helena Teodósio sublinhou o facto de, pela primeira vez, dele fazerem parte o presidente da Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, bem como representantes das forças políticas que integram a Assembleia Municipal, designadamente Sara Brado, pelo Partido Social Democrata, José Vieira, pelo Partido Socialista, e Carlos Negrão, pela Coligação Democrática Unitária. Completam o elenco da comissão de honra os presidentes de junta de freguesia, o presidente da Associação Empresarial de Cantanhede, Luís Roque, o presidente da AD ELO – Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego, Rui Marqueiro, o presidente da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Adérito Machado, e o Comandante do Destacamento Territorial de Cantanhede da Guarda Nacional Republicana, capitão Rui Oliveira.


A INOVA – EM investe mais de 500 mil euros na renovação das redes de abastecimento de água de Cordinhã e Pena


A INOVA – EM está a proceder à renovação da rede de distribuição de água e respetivos ramais domiciliários na zona da Cordinhã, tendo em vista a melhoria dos indicadores de desempenho das condutas e diminuição das perdas.
Os trabalhos estão já a decorrer no âmbito de uma empreitada adjudicada por 503.146 euros e cujo caderno de encargos contempla a substituição de todas as condutas de PVC por tubagens da mais recente geração de materiais, tal como nas ligações aos domicílios, estando ainda prevista a substituição dos marcos de incêndio por bocas-de-incêndio com melhor capacidade de resposta a fogos urbanos. a empreitada inclui também uma intervenção pontual na povoação da Pena.
A obra insere-se num programa de reabilitação da rede de distribuição de água que a INOVA-EM tem vindo a desenvolver para assegurar padrões de excelência em todo o sistema, o que passa por renovar as condutas que não oferecem condições estruturais, hidráulicas e de garantia da qualidade da água consentâneas com esses padrões.
Na Cordinhã, que é atualmente abastecida por condutas de PVC com idade a rondar os 30 anos de serviço e que em termos hidráulicos têm um desempenho apenas sofrível, serão substituídos aproximadamente 9.600 metros lineares de condutas e 500 ramais domiciliários.
Relativamente à localidade da Pena, o objetivo principal dos trabalhos a realizar é separar a distribuição da adução, o que passa pela instalação de novas tubagens de adução e distribuição numa extensão aproximada de 1.000 metros lineares, com a instalação de novos ramais domiciliários.
Além desta empreitada de renovação das redes de abastecimento de água de Cordinhã e Pena, está em fase de conclusão uma outra para reabilitação do sistema de distribuição que serve as localidades de Sanguinheira, Cadima, Lemede, Pena e Portunhos. Adjudicada por 566.535, a obra incidiu na substituição de condutas numa extensão de 18,3 Km e na instalação de 831 novos ramais domiciliários e 79 marcos de incêndio.

Praia da Vieira distinguida como “Praia Acessível”


O galardão “Praia Acessível” foi, mais uma vez, atribuído à Praia da Vieira, na freguesia de Vieira de Leiria, pela Administração da Região Hidrográfica do Centro (ARH Centro), na sequência da candidatura apresentada pela Câmara Municipal da Marinha Grande. O hastear da Bandeira da Praia Acessível ocorreu no dia 5 de junho, junto ao Monumento ao Pescador, na Av. dos Pescadores.
 
A bandeira foi hasteada na presença da presidente da Câmara, Cidália Ferreira; da vereadora da cultura, Célia Guerra; do presidente da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria, Álvaro Cardoso; e de representantes do ARH Centro.
 
O projeto “Praia Acessível” visa tornar acessíveis as praias portuguesas, marítimas e fluviais, às pessoas com mobilidade condicionada e sensibilizar todas as pessoas, em especial as que intervenham como agentes e as que são utentes das praias como veraneantes, para a problemática das pessoas com mobilidade condicionada.
 
Pretende-se dar a conhecer estes locais às pessoas com deficiência e, de um modo geral, a todas as pessoas com mobilidade condicionada, com especial destaque para os idosos e promovê-las, a nível nacional e internacional, como destino de férias.
 
Outros objetivos passam por mobilizar, através das parcerias estabelecidas, as autarquias locais e os concessionários das praias para a necessidade de: promover a acessibilidade às praias criando ou melhorando rampas, estendendo passadeiras de acesso, instalando corrimãos, adaptando instalações sanitárias; e disponibilizar  instrumentos auxiliares, tendo em vista a possibilidade das pessoas com mobilidade condicionada acederem à água e aí se banharem.

CARGA PESADA

Péricles Capanema
Caminhoneiro
Vai e vem; e vem e vai sem fim. Em evidência nos últimos dias, o caminhoneiro é das profissões mais simpáticas do Brasil. Trabalho duro, perigoso, espinhento. Sofre trombadas, não capota, segue na pista. Empreendedor, esbanja energia para crescer; sabe, vitamina de motorista é poeira.
O carroceiro é seu parceiro, pequeno caminhoneiro das antigas cidades do interior (e até das capitais). Foram longe na estrada da vida, grandes fortunas no Brasil têm origem na carroça, no assento e no burro (hoje, na carroceria, na boleia e no motor).
Breca. No começo da paralisação recente veio desse acervo grande parte do enorme apoio público de que gozaram. Gente sofrida, era preciso apoiá-la. Imediatamente depois a paralisação foi vista como oposição a “tudo o que está aí”, corrupção, privilégios malucos, gastança. Era também para consertar o Brasil, ampliou em muito a aprovação.
CaminhoneiroO apoio murchou na hora em que as telas mostraram as cenas de desabastecimento, apodrecimento e morte da produção, suspensão de cirurgias, gritarias de produtores rurais, advertências de economistas, comida faltando na mesa. Como um pêndulo o sentimento popular correu ligeiro para o outro extremo.
De fato, ficou impopular a paralisação, mas se manteve o apreço pelos caminhoneiros. Os políticos e os formadores de opinião, temerosos de lhes faltar chão nos pés, também oscilaram fortemente em poucos dias, o apoio inicial caloroso se fez silêncio ou crítica.
Uma primeira lição, já clara no rescaldo dos protestos de 2013 (lembro outro, também no movimento do Cansei): bobagem confundir oposição séria com exasperação emocional. Na irritação do sentimento existe oposição, mas é pouco aproveitável na maior parte dos casos. E, no longo prazo, ou a emoção se faz princípio e aí gera decisão estável, ou, nada feito.
Na raiz da paralisação está um ponto cada vez mais destacado por fundamental. O crédito subsidiado do BNDES no governo Dilma levou a excesso de compra de caminhões. Financiamento fácil, caminhões demais. Daí excesso de oferta de frete, pois houve queda na demanda por ele. O movimento dos caminhões nas estradas de momento é 26% menor do existente entre 2003 e 2007.
CaminhoneiroEntre 2014 e 2016, último ano nas estatísticas, foram fechadas 72 mil vagas de motoristas. Com a crise, já de uns cinco anos, o setor está asfixiado. O único modo de conseguir fretes melhores é com o desenvolvimento da economia — aí cresce a necessidade por fretes e sobe seu preço. Não dá para mexer nesse quadro em poucos dias.
Pior ainda, nas últimas semanas subiram forte as cotações do barril do petróleo no mercado internacional, o maior patamar em duas décadas. Provocaram ajustes contínuos no mercado interno no diesel e na gasolina.
A insatisfação explodiu. Como paliativos, foram oferecidos tabelamento, contratação sem licitação por órgãos públicos, diminuição de R$0,46 por litro de óleo. Nos órgãos públicos, aplica-se a tabela. Ali, o caminhoneiro lucra, perde o contribuinte.
Em muitos casos, de particular para particular, o contratante do frete vai fazer cotação. E o caminhoneiro, que já vivia mal, mas vivia desembolsando os R$0,46 que agora não paga, vai baixar ainda mais sua proposta para não ficar parado. A vantagem aqui irá para o contratante do frete.
Haverá um extra à custa do contribuinte. Nota Armando Castelar, economista da FGV: “A concorrência vai aumentar, clientes podem pedir desconto. Esses fatores podem reduzir o valor do frete”. Uma vez mais, o perigo das soluções artificiais.
Fala-se que o governo cedeu muito por estar fraco, sangrando com as denúncias de corrupção. Correto e insuficiente. A razão maior é outra: 7 de outubro. Os políticos governistas estão pressionando, temerosos de derrotas e consequente fim de carreira pública.
Podemos esperar mais subsídios, descarados ou disfarçados, no gás de cozinha e na gasolina. Depois das eleições, a conversa provavelmente mudará de tom. Sempre foi assim, são maravilhas da democracia.
CaminhoneiroTermino com um quem avisa amigo é. Em vários momentos da paralisação, juntaram-se as gritarias da esquerda e de certas direitas, reclamando ou celebrando. Para mim, recordaram de forma canhestra o pacto Ribbentrop-Molotov que uniu os interesses da Rússia Soviética e Alemanha nazista, de Stalin e Hitler, de 23 de agosto de 1939 a 22 de junho de 1941 [foto ao lado].
Fortaleceu ainda a união nazi-comunista o Acordo Comercial Germano-Soviético de fevereiro de 1940. Dois anos, grosso modo, trabalharam em uníssono. Partilharam a Polônia, a Rússia anexou territórios, enviou matéria-prima para o esforço de guerra nazista. E tanta coisa mais.
Por que agora trago à baila o pacto Ribbentrop-Molotov? Para despertar desconfianças. Quando virem uniões de esquerda e direita, desconfiem, a direita provavelmente será inautêntica. E a boa causa (em outras palavras, o que resta da ordem temporal cristã) acabará prejudicada. Seguro morreu de velho, o desconfiado ainda vive…
Fonte: ABIM

Necesario el desarrollo de talento en Inteligencia Artificial para impulsar el crecimiento del sector en México y América Latina


por Yesica Flores
* everis y Endeavor en México lanzan estudio pionero sobre el panorama de la Inteligencia Artificial (IA) en el emprendimiento latinoamericano.
* En 2017, las empresas de IA en América Latina vendieron 1.1 mdd, y se espera que finalicen 2018 con una cifra de negocio de 1.64 mdd.
Ciudad de México, a 05 de junio de 2018. everis, consultora multinacional de negocio, y Endeavor, líder en el movimiento de emprendimiento de Alto Impacto a nivel global, presentaron el informe: “El impacto de la Inteligencia Artificial (IA) en el emprendimiento en América Latina”, que señala que el emprendimiento basado en la implementación de IA en la región aún se encuentra en fase inicial, aunque se espera un crecimiento significativo para el cierre de 2018, con un cifra de negocio de 1.64 millones de dólares, superior a los 1.1 mdd que vendieron las empresas dedicadas a la inteligencia artificial de la región el año pasado.
De acuerdo con el Índice de Nivel de Impulso y Crecimiento de IA (INICIA), creado a raíz de la elaboración de este estudio, para el 65% de compañías el uso de técnicas relacionadas a la inteligencia artificial forma parte de su core de negocio, además de ser una ventaja competitiva en el mercado gracias a la propiedad intelectual que genera.
En ese sentido, cabe destacar que las técnicas de IA más utilizadas son en un 87% de los casos para desarrollos tecnológicos que se apoyan en frameworks de terceros, y en un 30% en el desarrollo de chatbots, debido a la demanda y aceptación que han tenido en el mercado. Por otra parte, también destaca su implementación en el procesamiento de lenguaje natural (53% de los casos estudiados) y para la conversión de texto a habla (21%). Asimismo, entre otros usos destaca la clasificación y predicción, así como el reconocimiento de patrones.
Al respecto, Alberto Otero, head of Americas Digital Architecture & Artificial Intelligence de everis, comentó “las compañías que ayudan a impulsar el desarrollo de los principales sectores son motor económico del país y cada día son más conscientes de la importancia del uso de las nuevas tecnologías y los beneficios que ofrecen en productividad. Muestra de ello es el sector financiero, cada vez más receptivo a los avances tecnológicos. En cambio, hay otros sectores, como el manufacturero, que tienen un campo aún muy amplio por desarrollar a través de la Inteligencia Artificial”.
Los sectores en los que más se concentra la actividad de las empresas con alto nivel de especialización en IA en América Latina son: provisión de software y servicios a terceros, cuidado de la salud, medios de comunicación, educación, minería, marketing, movilidad, cadena de suministro y retail.
Retos del emprendimiento de IA en América Latina
Algunos de los retos más comunes al momento de emprender un proyecto relacionado a IA en la región son:
* Escasez de talento especializado en IA. El mercado de trabajo adolece de profesionales con el tipo de conocimiento técnico necesario para desarrollar estas soluciones.
* Falta de datos para practicar la IA. A los emprendedores les falta un mayor volumen de datos para desarrollar dicho aprendizaje.
* Desconocimiento de IA por parte de clientes. Otro de los problemas a los que se enfrentan los emprendedores de IA es que sus clientes (tanto empresariales como residenciales) no conocen este tipo de soluciones, generando cierta desconfianza en cuanto a los productos y servicios propuestos.
* Dificultad para encontrar fondos. La mayoría de encuestados han manifestado que, en América Latina, encontrar fondos con los que financiar su proyecto resulta demasiado complicado, siendo la base contra la que se compara esencialmente Estados Unidos.
En ese sentido, Óscar Franco, director de selección de emprendedores de Endeavor en México, destacó que, a pesar de los desafíos, la aplicación de IA en el emprendimiento ofrece un gran potencial para transformar diferentes sectores, eficientizando procesos y optimizando recursos. Concretamente dijo: “Esperamos que el emprendimiento basado en IA siga creciendo como hasta ahora, para ello, será necesario que universidades, compañías, sociedad civil y administraciones públicas sigan impulsando el talento, la innovación, pero sobre todo, mecanismos financieros y legales para facilitar la inversión en este tipo de emprendimiento”.
El estudio de everis y Endeavor fue desarrollado a partir de una investigación en 70 empresas, basadas en Argentina, Brasil, Chile, Colombia, México y Perú; que incluyen a la IA en su modelo de negocio.
Para mayor información, favor de acceder al siguiente enlace: https://bit.ly/2LhJ9Vt

10 cursos para estar actualizado en SAP y Oracle


por Yesica Flores

Actualmente el mercado laboral es cada vez más exigente y la importancia de dominar herramientas clave como SAP y Oracle para solucionar o gestionar temas relevantes en las empresas, se han convertido en un must para muchas de ellas.
Sin importar si eres principiante, tienes un nivel intermedio o eres avanzado en SAP u Oracle, Udemy, te recomienda los siguientes cursos para aprender o actualizarte y así, permanecer relevantes en el mercado.
Cursos recomendados para SAP:
  1. Curso básico de iniciación SAP: va dirigido a todas aquellas personas que quieren comenzar a hacer uso del Sistema SAP tanto como usuario, como consultor funcional o técnico desde el comienzo. Adquirirán los conocimientos básicos sobre qué es SAP; navegación en el sistema y así poder iniciar con el módulo de su preferencia; conocerán su arquitectura y conceptos básicos del sistema y principales módulos y funcionalidades.

  1. Curso para implementación, modelado e informes para SAP HANA: aprenderán a construir una plataforma en tiempo real utilizando SAP HANA, uno de los productos más vendidos en la historia de esta compañía. Obtendrán los conocimientos básicos, métodos y herramientas, además de casos específicos de SAP HANA; podrán crear reportes en BOBJ. Ideal para consultores, desarrolladores y estudiantes.
Programación SAP ABAP: con este curso podrán formarse como profesional en programación SAP ABAP, dominando las técnicas creativas relacionadas con las pantallas de selección del usuario, con el diccionario de datos utilizando Open SQL y  algoritmos de cálculos y de tablas internas. Tendrán la capacidad de depurar y modelar los programas utilizando el Workbench ABAP de manera ágil, escalable y productiva.
Curso completo consultor SAP MM desde cero: con este curso aprenderán a profundidad el uso de este software, tendrán los conocimientos avanzados de SAP MM, tanto a nivel usuario experto, como a nivel consultor.

Ingresa al curso aquí: https://www.udemy.com/consultorsapmm/
SAP ABAP Open SQL: conocerá u dominará todas las técnicas relacionadas con las sentencias Open SQL necesarias para interactuar con la base de datos a través del lenguaje de programación ABAP. Es un curso con un enfoque 100% práctico utilizando técnicas de programación recomendadas por SAP e implementadas por grandes corporaciones. Serán capaces de crear aplicaciones con un alto rendimiento acorde a los tiempos de respuesta en la interacción con la base datos.
Cursos recomendados para Oracle:
Aprende Oracle PL/SQL desde cero: aprenderán a usar PL/SQL, el lenguaje de programación de las Bases de Datos de Oracle, el cual permite desarrollar aplicaciones complejas dentro del mismo Oracle. Desde conceptos básicos hasta los más avanzados, tendrán las herramientas para desarrollar estas aplicaciones de forma profesional. Este curso les valdrá tanto para Base de Datos Oracle 12 como para 11g.

Curso completo de Oracle para certificación: aprenderán a configurar correctamente un ambiente para trabajar en Oracle, dominar el lenguaje SQL, extraer datos de manera eficiente de las bases de datos, así como tener la preparación para presentar un examen de certificación.

Oracle Database 12c lenguaje de programación PL/SQL: aprenderán a diseñar y ajustar aplicativos basados en lenguaje PL/SQL. Este lenguaje se caracteriza por aportar nuevas características: el manejo de variables, estructuras modulares y de control de flujo, toma de decisiones y control de excepciones.  Está diseñado para programadores en entornos Oracle que necesitan desarrollar funcionalidades inviables con SQL, tales como gestión de procesos, tratamiento de errores, gestión de variables y código almacenado para mejoras de rendimiento.
PL/SQL de Oracle en español: adquirirán los fundamentos de PL/SQL de Oracle, además de crear funciones y procedimientos en la base de datos; dominarán PL con ayuda de ejercicios ilustrados, prácticos y tareas.

Ingresa al curso aquí: https://www.udemy.com/plsql-de-oracle/
Montar un clúster Oracle RAC 12c R2 desde cero: en este curso aprenderán a realizar la instalación de un clúster Oracle RAC 12c Release 2, crearán un clúster de tres nodos en un entorno Linux, sobre Centos 7, con opción a añadir más si cuentan con la infraestructura. También conocerán como gestionar los componentes más importantes de GRID (grid infrastructure), ASM, clusterware, nodos, discos ASM, discos de voting, OCR, etc.

5 puntos para mejorar la logística de tus almacenes


por Yesica Flores
En la industria de la logística, la función de los almacenes juega un papel muy importante; lo que alguna vez se consideraba una bodega para simplemente guardar los productos, hoy forma una parte crucial dentro de la cadena de suministro. Asimismo, la creciente evolución del comercio electrónico implica que se tenga una estricta organización y control del almacén.
Para que el negocio funcione de manera eficiente, es necesario poner atención al manejo y almacenaje de los productos, ya que brinda beneficios como: ahorro de tiempo, aumento de productividad y eficiencia. El objetivo es asegurar el suministro continuo y oportuno de la materia de producción requerida para evitar interrupciones en el proceso.
En México, el panorama de la logística y el transporte es positivo; de acuerdo con cifras del Instituto Nacional de Estadística y Geografía (INEGI), los ingresos del sector de transporte, correo y almacenamiento incrementaron 1.84 por ciento durante el periodo noviembre - diciembre 2017 y presentaron un incremento del 6 por ciento anual.
“Si bien, es importante ofrecer un producto de calidad, también hay que considerar dónde y cómo será almacenado para que no pierda sus características y su valor. Un almacén tiene más funciones además de asegurar mercancía; dependiendo de las características del producto, el almacén desempeñará una función específica y también será diseñado de tal forma que se adapte a las necesidades del producto”, comentó Antonio Rivero, Director Regional de Ventas para Latinoamérica en Manhattan Associates.
Para mejorar la logística de tus almacenes revisa que estés poniendo en práctica estos principios básicos. Recuerda que un almacén es un importante eslabón en la cadena de suministro y que no debe ser subestimada su organización:
Conoce tu producto: Existen muchos tipos de almacenamiento dependiendo las características de la mercancía que se está guardando. El correcto almacenaje evitará que dañes el producto y con esto, pérdidas monetarias.
Evalúa la cantidad de pedidos: Antes de realizar un gasto en la renta o compra de un almacén, piensa en cuántos pedidos tienes. A partir de 50 o más, se debe considerar una profesionalización del almacén, organizar por lotes de pedidos y una rigurosa asignación de tareas a cada miembro del equipo.
Automatización: Esto permite una mejora en la productividad y representa una reducción de costes. En relación al punto anterior, cuando los pedidos rebasan las 1000 unidades, es recomendable automatizar el proceso e instalar un software de administración de almacén para optimizar el proceso.
Limpieza del almacén: Puede parecer obvio, pero recuerda que es de suma importancia que se haga una constante organización y limpieza de lo que ya no se necesita para que sea todo más accesible y el trabajo sea más eficiente. Además, ayuda a evitar accidentes.
Diseño de la organización de acuerdo a la industria: Para mejorar la administración del almacén y ahorrar tiempo en el flujo de la cadena de suministro, considera clasificar los productos de acuerdo a sus características. Puede suceder que muchos productos sean enviados al mismo tiempo, por lo que tenerlos en una misma área ayuda a los trabajadores a localizar fácil y rápido todo un cargamento.
Las empresas deben considerar que el proceso logístico comienza desde un punto muy básico desde conocer quiénes somos, qué vendemos y cómo lo hacemos. Una vez que tenemos claras las características de nuestros productos o servicios, entonces podemos crear una estrategia que incluye almacenaje, envío bajo las condiciones específicas del producto, entre otras. Una empresa exitosa es aquella que tiene una organización clara, eficiente y productiva.

Padre encontrado morto em praia da Marinha Grande

Alerta foi dado por um pescador que informou que estava um corpo no areal
Resultado de imagem para Padre encontrado morto em praia da Marinha Grande
Um corpo foi encontrado esta quarta-feira numa praia do concelho da Marinha Grande, sem indícios de crime, disse à agência Lusa a Polícia Marítima da Capitania da Nazaré.
De acordo com a mesma fonte, o alerta para a presença do corpo na praia das Valeiras, a sul de S. Pedro de Moel, foi feito às 9:30 por um pescador, informando que estava um corpo arrojado no areal.
Quatro operacionais e duas viaturas da Polícia Marítima foram ao local.
Após ordem do Ministério Público para levantamento do corpo, este foi reencaminhado para o Instituto Nacional de Medicina Legal e Ciências Forenses de Leiria.
De acordo com a Diocese de Leiria - Fátima, o corpo é do padre que estava em funções na paróquia da Maceira, no concelho de Leiria.
DN / Lusa