terça-feira, 6 de março de 2018

Algarve recebe conferência sobre inovação

A NERA – Associação Empresarial da Região do Algarve e a AMAL – Comunidade Intermunicipal do Algarve organizam a Conferência INOVA ALGARVE 2020, integrada no Projecto INOVA ALGARVE 2020, co-financiado pelo CRESC Algarve 2020 |Portugal 2020.
Os trabalhos decorrem no auditório do NERA nos dia 15 e 16 de Março.
Esta iniciativa tem como objectivo sensibilizar e capacitar as PME do Algarve para os factores críticos presentes no desenvolvimento de processos de inovação, estimulando a partilha de conhecimento, através da apresentação de casos de sucesso nacionais e internacionais.
Por outro lado, esta Conferência visa ainda estimular a ligação das empresas às instituições de ensino superior e outras instituições relevantes no apoio ao desenvolvimento de projectos inovadores, assente na estratégia regional de especialização inteligente (RIS3 ALGARVE).
Com a realização desta Conferência, pretende-se ainda reunir os líderes de algumas instituições nacionais relacionadas com os setores da RIS3 ALGARVE (Turismo, Agroalimentar, Mar, TIC e Indústrias Criativas e Culturais, Energias Renováveis e Saúde, Bem Estar e Ciências da Vida), no sentido de partilhar conhecimento sobre o respectivo estado da arte e perspectivar o seu desenvolvimento, bem como conhecer boas práticas de inovação nacionais e internacionais nesses mesmos sectores, com potencial de replicabilidade na região.
Entre muitas outras personalidades, a organização convidou o 1º Ministro, António Costa, e o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.
O programa é o seguinte:
15 de MARÇO:
A INOVAÇÃO EM PORTUGAL E NA EUROPA | estado da arte & tendências
09:00 Credenciação
10:00 Receção dos convidados e oradores e visita à MOSTRA REDE INVEST ALGARVE
10:15 ABERTURA DOS TRABALHOS
Vítor Neto, Presidente da Direção do NERA
Jorge Botelho, Presidente da AMAL
Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé
Convidam:
António Costa, Primeiro Ministro*
Ana Mendes Godinho, Secretária de Estado do Turismo*

11:15 PAINEL 1 ‐ A INOVAÇÃO EM PORTUGAL E NA EUROPA | estado da arte & tendências
Moderado por João Guerreiro, Universidade do Algarve
Pedro Matias, Presidente do Conselho de Administração do ISQ
Luís Mira Amaral, Presidente do Conselho da Indústria da CIP
Pedro Silva Dias, Presidente do Conselho Diretivo da AMA – Agência para a Modernização
Administrativa*

12:30 PAINEL 2 ‐ A INOVAÇÃO NO ALGARVE | estado da arte & tendências
Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve
Francisco Serra, Presidente da CCDR Algarve
13:00   ALMOÇO**

14:30 PAINEL 3 ‐ APRESENTAÇÃO DE ESTUDOS E PROJETOS DOS AGENTES DA REDE INVEST
ALGARVE

16:30 ATIVIDADES ESPAÇOS 2020
18:00 FECHO DOS TRABALHOS
16 DE MARÇO 
A INOVAÇÃO NOS SETORES DA RIS3 ALGARVE | boas práticas & oportunidades
09:00   Credenciação
09:15 Receção dos convidados e oradores e visita à MOSTRA REDE INVEST ALGARVE
09:30 ABERTURA DOS TRABALHOS
Vítor Neto, Presidente da Direção do NERA
Jorge Botelho, Presidente da AMAL
Vítor Aleixo, Presidente da Câmara Municipal de Loulé
Convidam:
José Apolinário, Secretário de Estado das Pescas
Miguel Freitas, Secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural
10:30 PAINEL 1 ‐ BOAS PRÁTICAS & OPORTUNIDADES | setores do Turismo, Saúde e Bem‐estar
Moderado por Vítor Neto, Presidente da Direção do NERA
Luís Araújo, Presidente do Turismo de Portugal
Desidério Silva, Presidente da Região de Turismo do Algarve
José Luís Zoreda, Vice‐Presidente Executivo da Exceltur
João Manuel Pereira Teixeira, Presidente da CCDR LVT
12:00 PAINEL 2 ‐ ESTUDOS INOVA ALGARVE 2020
BIALG ‐ Barómetro para a Inovação no Algarve | INOVA ALGARVE 2020
Estudo do Potencial de Inovação das Empresas do Algarve| INOVA ALGARVE 2020
Oportunidades e Tendências| INOVA ALGARVE 2020
Roadmap para os Fatores Críticos de Competitividade e Potencial de Inovação | INOVA
ALGARVE 2020
13:00 ALMOÇO
14:30 PAINEL 3 – BOAS PRÁTICAS & OPORTUNIDADES | setores do Mar, Agroalimentar, Energia
e TIC
Moderado por António Covas, Universidade do Algarve
Jorge Antunes, Diretor da AIN – Associação das Indústrias Navais
Amândio Santos, Presidente da Portugal Foods
Jorge Henriques, Presidente da FIPA – Federação das Indústrias Portuguesas
Agroalimentares
João Paulo Girbal, Presidente da ADENE ‐ Agência para a Energia
Vasco Lagarto, Presidente da Comissão Executiva do Cluster de competitividade TICE.PT

16:00 ENCERRAMENTO DA CONFERÊNCIA
João Faria, Comissão Europeia
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República Portuguesa*

16:30 ATIVIDADES ESPAÇOS 2020
18:00 FECHO DOS TRABALHOS
*Intervenientes sujeitos a confirmação.
** Apresentação da REDE EUROPEIA DE CIDADES SABOR SUL e ALMOÇO DE DEGUSTAÇÃO, no
âmbito do Projeto SABOR SUR – Laboratório de Inovação Empresarial dos Mercados
Transfronteiriços (POCTEP 2014‐ 2020)

As inscrições podem ser feitas aqui.

Eu, Psicóloga | Guerra na Síria: 6 maneiras de ajudar efetivamente as vítimas





Nesta última semana, a sangrenta guerra que assola a Síria tomou proporções ainda mais cruéis quando a notícia de que familiares prefeririam matar uns aos outros para se livrar da tortura – tanto física, quanto sexual – veio à tona.
O desespero é tanto que muitas mulheres também se suicidaram para não sofrerem com o trauma do estupro. Segundo dados reunidos pela ONU, o conflito já fez mais de 400 mil vítimas, além de 4,5 milhões de cidadãos que se viram obrigados à deixarem seus lares.
Até o presente momento, cerca de 10 mil cidadãos, muitos menores de idade e em estado crítico de saúde, deixaram os arredores da cidade de Alepo, localizada ao norte do país, neste último sábado (17).
Os dados foram divulgados em um comunicado oficinal expedido pelo Comitê Internacional da Cruz Vermelha, mas as estimativas não são nada otimistas: 50 mil indivíduos ainda estão isoladas na região leste do município, sem previsão de quando poderão ir embora.
Diante de tanto caos, sofrimento e desespero, há duas atitudes possíveis: a primeira, que claramente não ajudará essas pessoas, é cruzar os braços. Já a segunda trata-se de assumir nossa responsabilidade social e ajudar a transformar o futuro de famílias inteiras que estão à procura de algo que, infelizmente, não faz mais parte de suas vidas: a paz.
Por isso reunimos 6 maneiras efetivas de ajudar as vítimas de Alepo:
1. Ajude a Capacetes Brancos
Encabeçada pelo líder humanitário Raed Al-Saleh, esta organização é responsável por procurar e salvar vítimas em regiões controladas pelos rebeldes, inclusive em Aleppo.
Até o presente momento, 10 mil feridos já foram resgatados durante o conflito. Integrantes também desempenham, além da retirada de pessoas de bombardeios e escombros, as tarefas de arrecadação de dinheiro para próteses e apoio psicológico aos familiares dos mortos. Saiba como doar visitando seu site oficial.

2. Ajude o Médicos Sem Fronteiras

A organização fornece suprimentos médicos para 158 hospitais localizados no leste de Alepo, uma das áreas mais atingidas pela guerra, e tenta manter 6 instalações médicas distribuídas na região norte do país.
Pela intensificação dos conflitos, a maioria destas instituições não estão sendo capazes de atender todos os feridos. Por isso, as doações são fundamentais. Saiba como ajudar e leia sobre o trabalho na Síria.

3. Ajude o Comitê Internacional de Resgate

O IRC, como é conhecida, é responsável por assistir pessoas que estão fugindo de guerras ao redor do mundo, inclusive os refugiados sírios. Acesse o site oficial para doar.

4. Ajude a Salve As Crianças

Esta ONG é responsável por auxiliar crianças e seus familiares a fugirem dos conflitos que os afetam – tanto os que se mudam internamente, quanto aqueles que partem para outros países. Saiba mais sobre o trabalho dos voluntários e faça sua doação.

5. Ajude a Agência de Refugiados da ONU, a Estação de Ajuda aos Migrantes e a Questscope

Ser obrigado a deixar – às vezes sem absolutamente nenhuma perspectiva de mudança – sua casa é uma realidade recorrente para a maioria dos refugiados ao redor do mundo. A Agência de Refugiados da ONU é uma das responsáveis por fornecer educação e recursos essenciais para que esses pequenos retomem suas vidas em outro país.
Outras organizações que unem esforços em prol da causa são a Estação de Ajuda aos Migrantes e a Questscope, a primeira presta assistência a refugiados da Jordânia e a segunda ajuda os refugiados a cruzarem o mar rumo à Europa em segurança.

6. Ajude o Movimento Internacional da Cruz Vermelha

A organização está auxiliando na retirada de civis feridos – entre eles mulheres e crianças – das regiões mais suscetíveis aos bombardeiros aéreos e ataques terrestres, principalmente em Alepo. Para que os resgates continuem, doe pelo site oficial.

Câmara atribui voto de louvor a PME’s Líder e Excelência



A Câmara Municipal aprovou, na sua reunião de 5 de março, atribuir um voto de louvor a todas as empresas da Marinha Grande distinguidas pelo IAPMEI - Agência para a Competitividade e Inovação, IP. relativamente ao exercício económico de 2017, com o estatuto de PME Líder e PME Excelência.

A deliberação foi tomada reconhecendo a importância dos estímulos conferidos às dezenas de empresas distinguidas, visando reforçar a sua capacidade competitiva  assim como o seu papel incontornável e insubstituível na promoção do emprego e do desenvolvimento económico, do bem-estar da população e no reforço do prestígio do concelho da Marinha Grande.

As distinções decorrem da seleção de um conjunto de pequenas e médias empresas, de diferentes ramos da atividade económica, ao nível nacional, dentre as quais foram identificadas na Marinha Grande, 74 empresas com o estatuto de PME Líder e 23 com o estatuto de PME Excelência.

A deliberação camarária considera que “se trata de uma comunidade que se distingue pela sua evidente capacidade de resposta face aos mais exigentes desafios, fazendo deste território uma referência em matéria de empreendedorismo que evoluiu, de forma sustentada, para um modelo de desenvolvimento assente na diversificação da atividade económica  incorporando soluções que, do ponto de vista tecnológico e da gestão, lhe asseguram grande preferência em face dos padrões de rigor impostos por mercados extremamente exigentes”

Perante “esta distinção coletiva do tecido empresarial da Marinha Grande, é sublinhada  a importância do reconhecimento deste “ecossistema local” que muito contribui para a diferenciação e prestigio do concelho da Marinha Grande, no contexto regional e nacional, enquanto comunidade em constante  processo de transformação gerador de progresso social e de desenvolvimento económico”.

A atribuição destes estatutos teve lugar em cerimónia pública, em Gondomar, no passado dia 20 de fevereiro de 2018.  

O estatuto PME Líder foi lançado pelo IAPMEI em 2008, no âmbito do Programa FINCRESCE, visando distinguir empresas com perfis de desempenho superiores, conferindo-lhes notoriedade, concedendo-lhes, ainda, condições mais favoráveis para efeitos de financiamento a fim de desenvolverem as suas estratégias de crescimento e de reforço da sua capacidade competitiva.

O grupo das PME Líder que apresentem os melhores desempenhos é também distinguido anualmente  com o estatuto de PME Excelência, que confere condições acrescidas de visibilidade a estas empresas de perfil superior.

Câmara reconhecida pelos prazos de pagamento


Resultado de imagem para Câmara Municipal da Marinha Grande
A Câmara Municipal da Marinha Grande obteve o “Diploma de Compromisso de Pagamento Pontual 2018”, tornando-se parte ativa deste movimento de responsabilidade social na promoção de uma cultura de pagamento pontual e da competitividade da economia portuguesa.

Este ano, renovam o seu Compromisso 1.016 empresas e entidades (incluindo 21 com mais de mil colaboradores e 24 câmaras municipais), provenientes de todo o país, de diferentes dimensões e setores de atividades, numa demonstração clara de que, com organização e esforço, é possível honrar os compromissos e melhorar os resultados da empresa. 

O Compromisso Pagamento Pontual foi lançado em 2011 pela ACEGE – Associação Cristã de Empresários e Gestores, sendo uma parceria com o IAPMEI - Instituto de Apoio às Pequenas e Médias Empresas e à Inovação, CIP – Confederação Empresarial de Portugal e APIFARMA - Associação Portuguesa Da Indústria Farmacêutica.

De acordo com a ACEGE “nasceu sob a premissa de acabar com o desconhecimento sobre os prazos de pagamento a fornecedores estipulados por lei, contrariando um ciclo vicioso com impactos devastadores na economia portuguesa (incluindo falências e insolvências, aumento do desemprego e proliferação da concorrência desleal), através de um mecanismo de gestão ética e responsável nas finanças das empresas: o compromisso público de pagamento dentro dos prazos acordados”.

Ao longo do ano, é feito o acompanhamento da evolução dos prazos de pagamento em Portugal e nas empresas aderentes, permitindo assim credibilizar este programa e aumentar o seu impacto na sociedade.

Engie la primera herramienta en México para encontrar al mecánico ideal

por Yesica Flores
Desde tu computadora o smartphone, podrás consultar todas tus opciones para asegurarte de que tu automóvil está en las mejores manos
Encontrar a un mecánico de confianza siempre ha sido una tarea complicada, pues, con la gran cantidad de opciones, resulta difícil verificar cuál ofrece los mejores precios y servicios. Para acabar con este conflicto, Engie, la solución de mantenimiento para el automóvil que ayuda a los conductores a tomar el control de sus vehículos, creó una plataforma dinámica para encontrar los talleres más confiables y cotizar sus precios desde tu computadora o smartphone.
A través de la aplicación web o desde la app gratuita para iOS y Android, Engie recopila los datos de ubicación y contacto, así como las calificaciones y reseñas de otros conductores sobre talleres. Todo esto con el fin de guiarte en el proceso de encontrar tanto el taller más cercano a ti, como el más que se ajuste a tu presupuesto, ya que la plataforma también te permite solicitar y recibir cotizaciones de los mecánicos.
“Identificamos que no existía una herramienta que cubriera esta gran necesidad de los automovilistas en México, que sirviera especialmente para ayudarlos a encontrar un buen taller y permitirles tener un estimado sobre sus gastos de mantenimiento, pues al comprar precios y servicios, los conductores pueden ahorrar hasta 30% de los costos de mantenimiento”, comentó Gal Aharon, cofundadora y CMO de Engie.
La experta indicó que este recurso acompaña sus esfuerzos para empoderar a los automovilistas a tomar mejores decisiones sobre el cuidado de sus coches y ser un aliado en el ahorro y prevención de las fallas más comunes.
“Esta plataforma es de acceso gratuito y es parte de la solución integral de Engie que, a través de la combinación de la aplicación y un dispositivo Bluetooth de escaneo, hace más fácil la vida de las personas y les da total control de sus vehículos, siendo un complemento para la tecnología con la que ya cuentan desde su fabricación”, concluyó.

FAB! Learning México cambia el modelo educativo en México con cortadoras láser e impresoras 3D

por Yesica Flores

• FAB! Learning México y el Museo Tamayo en la ciudad de México iniciarán los cursos de fabricación digital donde niños y jóvenes de entre 6 y 18 años resuelven problemas con tecnología.
• La educación basada en proyectos incentiva a innovar y resolver problemas reales y de interés para el alumno y su entorno social.
Ciudad de México, enero de 2017, FAB! Learning México, asociación civil dedicada a fomentar la innovación educativa en México, dió a conocer su nueva oferta educativa dirigida niños y jóvenes para usar tecnología y solucionar problemas reales.
Con más de 5 años en México, FAB! Learning México junto con el Museo Tamayo de la ciudad de México, iniciarán la nueva serie de cursos de fabricación digital donde niños y jóvenes de entre 6 y 18 años aprenderán a utilizar impresoras 3D, cortadoras láser, programación, circuitos y microcontroladores para desarrollar soluciones a problemas que ellos mismos identifican en su comunidad, o simplemente corresponden a inquietudes personales, de esa forma, los alumnos concluyen un prototipo funcional y nuevas habilidades que les permiten solucionar problemas por si mismos en otras áreas académicas y de crecimiento personal.
Sofía Galán CEO en FAB! explica que: “el modelo educativo de FAB! Lo integran diferentes metodologías como: educación 3.0, modelos constructivistas y educación basada en proyectos, donde se incentiva a innovar y aplicar tecnología. Uno de los objetivos que buscamos con estos cursos es cambiar el modelo educativo en México, donde se piensa que memorizar es sinónimo de aprendizaje, y nunca se enseña la aplicación práctica y actual de ese conocimiento”.
Un ejemplo de la innovación de aplicar tecnología en un entorno de formación académica fue presentado el pasado mes de diciembre donde 26 alumnos alumnos presentaron 11 proyectos entre fabricación digital y APPS como: un huerto automatizado con sensores que miden el nivel de humedad en la tierra y optimizan las condiciones de cultivo de hortalizas, o el desarrollo de un sensor para determinar el nivel de agua dentro de un tinaco y saber que tan lleno se encuentra, esto debido a que la abuela del alumno había sufrido un accidente al subir a la azotea para verificar el nivel del agua, por esa razón Luis Enrique Loyola, de 12 años de edad decidió construir un circuito que opera con sensores ultrasónicos, circuitos y programación) para solucionar el problema, entre otros proyectos innovadores.
“Cada generación de alumnos que formamos abre la posibilidad de cambiar el modelo educativo en México, nuestro objetivo a corto plazo es crear un ecosistema educativo que involucre a a universidades, papás y docentes para que apoyen e integren cursos formativos de FAB! como parte de sus asignaturas regulares” explicó Sofía Galán.
Los siguientes cursos darán inicio el 27 de febrero en el Museo Tamayo con FAB! Makers in Residence, que consiste en un curso 75 hrs. dividas en 3 niveles de 25 hrs. cada uno y se enseña desde el uso de cortadoras láser e impresión 3D, hasta el desarrollo de un prototipo funcional. Otros cursos como: FAB! Code App Workshop enseñan programación básica para desarrollar aplicaciones sencillas y finalmente, FAB! Mini Makers que es un curso de introducción a la fabricación digital donde se aprende sobre ciencia y conceptos básicos a través de una historia, como explorar una jungla o un viaje a otro planeta.

SonicWall presenta su informe anual de amenazas, donde los ataques cibernéticos ya son el principal riesgo para las empresas


por Yesica Flores
• 932 mil millones de ataques de malware fueran identificados durante el 2017, un aumento interanual del 18.4 por ciento
• Los ataques de Ransomware se redujeron de 638 millones a 184 millones entre 2016 y 2017
• Las variantes de Ransomware aumentaron un 101.2 por ciento
• SonicWall prevé casi 900 ataques al año ocultos por encriptación SSL / TLS

Ciudad de México, a 6 de marzo de 2018.- SonicWall, el socio de seguridad que protege a más de 1 millón de redes en todo el mundo, revela su Informe Anual de Amenazas Cibernéticas 2018. En resumen, la compañía registró 932 mil millones de ataques de malware en 2017 y más de 12 mil 500 nuevas vulnerabilidades y exposiciones comunes (CVE) en el transcurso del año.
"La carrera de armas cibernéticas afecta a todos los gobiernos, empresas, organizaciones e individuos. No puede ser ganada por ninguno de nosotros", dijo el CEO de SonicWall, Bill Conner. "Nuestros últimos datos y hallazgos patentados muestran una serie de ataques estratégicos a medida que la carrera de armas cibernéticas continúa escalando. Al compartir inteligencia procesable, colectivamente mejoramos nuestras posturas empresariales y de seguridad contra las amenazas y criminales de la actualidad".
El informe anual de amenazas enmarca, compara y contrasta una serie de datos registrados por profesionales de ciberseguridad y los ataques de ciberdelincuentes globales.
"Los riesgos para los negocios, la privacidad y los datos relacionados crecen día a día al mismo tiempo que la ciberseguridad está superando algunos de los riesgos y preocupaciones comerciales más tradicionales", dijo Conner.
Avances en la industria de seguridad
El volumen total de ataques de ransomware disminuye.
Incluso con los ataques de Ransomware como WannaCry, Petya, NotPetya y Bad Rabbit acaparando la atención a nivel mundial, las expectativas de más ataques de este tipo simplemente no se materializaron como se esperaba en 2017. Los datos del año completo muestran que los ataques de ransomware cayeron de 638 millones a 184 millones entre 2016 y 2017.
• En volumen se registró una caída del 71.2 por ciento de los 638 millones de eventos de ataque de ransomware registrados por SonicWall en 2016.
• Las empresas de América fueron las que registraron mayores ataques con un 46 por ciento de todas las amenazas de ransomware en 2017.
• SonicWall Capture Advanced Threat Protection (ATP), un sandbox de múltiples motores basado en la nube, identificó una nueva variante de malware por cada 250 hits desconocidos

El uso de SSL / TLS aumenta nuevamente.
El tráfico web cifrado por estándares SSL / TLS mostró otro salto significativo en 2017. Este cambio ha dado más oportunidades para que los ciberdelincuentes y los agentes de amenazas oculten cargas maliciosas en el tráfico de datos.
• El tráfico cifrado de SSL / TLS aumentó un 24 por ciento.
• El tráfico SSL / TLS representó el 68 por ciento del tráfico total en 2017.
• Las organizaciones están empezando a implementar controles de seguridad, como la inspección profunda de paquetes (DPI) en tráfico SSL / TLS, para inspeccionar, detectar y mitigar de manera responsable los ataques en el tráfico cifrado.

Eficacia de los kits de exploits afectados.
Con la mayoría de los navegadores retirando soporte de Adobe Flash, no se descubrieron vulnerabilidades críticas en 2017. Sin embargo, esto no ha disuadido a los actores de amenazas de intentar nuevas estrategias.
• SonicWall proporcionó protección contra los ataques de Microsoft Edge, que creció un 13 por ciento en 2017 con respecto a 2016.
• SonicWall también protege los productos de Adobe más populares: Acrobat, Acrobat DC, Reader DC y Reader, y observó que los ataques contra estas aplicaciones se redujeron en todos los ámbitos.
• Nuevas aplicaciones específicas (por ejemplo, Apple TV, Microsoft Office) se posicionaron entre las 10 compañías más seguras de SonicWall.

La aplicación de la ley cambia la situación.
Las detenciones clave de ciberdelincuentes en el mundo ayudan a interrumpir las cadenas de suministro de malware e impactar en el surgimiento de nuevos hackers y autores de códigos maliciosos.
• Los ciberdelincuentes son más cuidadosos con la forma en que realizan sus negocios, incluidas las billeteras de criptomoneda dinámicas y el uso de diferentes monedas de transacción.
• La cooperación entre las agencias de aplicación de la ley nacionales e internacionales está fortaleciendo la interrupción de las amenazas cibernéticas globales

"Estabilizar la carrera de armamentos cibernéticos requiere una colaboración responsable, transparente y ágil entre los gobiernos, las fuerzas del orden público y el sector privado", dijo Michael Chertoff, Presidente del Grupo Chertoff y Ex Secretario de Seguridad Nacional de los EE. UU. "Como presenciamos en 2017, los esfuerzos conjuntos ofrecen un impacto contundente a los ciberdelincuentes y los actores de amenazas. Esta diligencia ayuda a interrumpir el desarrollo y despliegue de vulnerabilidades y cargas útiles avanzadas, disuade a futuros delincuentes de involucrarse en actividades maliciosas contra organizaciones, gobiernos y empresas".
Avances cibercriminales
Tipos de ransomware que se encuentran en el mercado.
Mientras que el volumen total de ataques de ransomware se redujo significativamente año tras año, la cantidad de variantes de Ransomware creadas continúa en una tendencia al alza desde 2015. El aumento de la variante, junto con el volumen asociado de 184 millones de ataques, deja al Ransomware como una amenaza constante.
• Las variantes de Ransomware aumentaron 101.2 por ciento en 2017.
• Los investigadores de amenazas de SonicWall Capture Labs detectaron 2.855 nuevas firmas únicas de ransomware en 2017, frente a las 1.419 publicadas en 2016
• Se espera que el Ransomware contra IoT y dispositivos móviles aumente en 2018.

Encriptación SSL sigue ocultando ciberataques.
Los hackers y los ciberdelincuentes continuaron encriptando sus cargas de malware para eludir los controles de seguridad tradicionales. Por primera vez, SonicWall tiene datos del mundo real que desenmascaran el volumen de malware y otros exploits ocultos en el tráfico cifrado.
• El cifrado se aprovechó más que en años anteriores, tanto para el tráfico legítimo como para la entrega de carga maliciosa.
• SonicWall Capture Labs encontró, en promedio, 60 intentos de propagación de malware detectados por los firewalls de SonicWall.

"Los informes de la industria indican que el 41 por ciento del tráfico malicioso o de ataque ahora aprovecha el cifrado para causa ofuscar, lo que significa que las soluciones de análisis de tráfico y las soluciones de transacciones web, como las pasarelas web seguras, deben admitir la capacidad de descifrar el tráfico SSL para que sea efectivo", escribió Ruggero Contu y Lawrence Pingree de Gartner.
Amenazas de malware mixto.
Si bien ningún exploit en 2017 llegó al nivel de las herramientas de hackers de Darknet Angler o Neutrino en 2016, hubo muchos cibercriminales de malware que aprovecharon los códigos para mezclar y formar nuevo malware, lo que ejerció una presión sobre los controles de seguridad exclusivos. SonicWall Capture Labs utiliza la tecnología de aprendizaje automático (machine-learning) para examinar artefactos de malware individuales y categorizar cada uno como único o como un malware que ya existe.
• SonicWall recolectó 56 millones de muestras únicas de malware en 2017, una ligera disminución del 6.7 por ciento con respecto a 2016.
• El volumen total de muestras únicas de malware en 2017 fue 51.4% más alto que 2014.

Procesadores IoT, un campo de batalla emergente.
Los ciberdelincuentes están impulsando nuevas técnicas de ataque en espacios de tecnología avanzada, especialmente en procesadores de chips.
• Las regiones de memoria son el próximo campo de batalla clave con el que las organizaciones pelearán con los ciberdelincuentes.
• Los escritores modernos de malware implementan técnicas avanzadas, que incluyen el cifrado personalizado, el empaquetado, así como la actuación benigna dentro de los entornos de sandbox, para permitir que el comportamiento malicioso permanezca oculto en la memoria.
• Las organizaciones pronto necesitarán implementar técnicas avanzadas que puedan detectar y bloquear malware que no muestre ningún comportamiento malicioso y oculte su armamento a través de un cifrado personalizado.
Además de estos hallazgos, el Informe anual de amenazas de SonicWall de 2018 también identificó las mejores prácticas y las predicciones de seguridad para este año, que se analizan en detalle en el informe completo. Para descargar el informe completo, visite http://www.sonicwall.com/ThreatReport

Milhares de árvores danificadas ou destruídas pelo gelo

Resultado de imagem para Milhares de árvores danificadas ou destruídas pelo gelo
A neve e o gelo da semana passada danificou milhares de árvores em explorações agrícolas dos concelhos de Alfândega da Fé, Miranda do Douro e Mogadouro, dando origem a prejuízos elevados no olival e no montado de sobreiro e carrasco. O peso do gelo provocou a quebra de ramos, pernadas e em muitos casos o próprio tronco da árvores também ficou danificado.
Há dezenas de agricultores afetados por uma situação que classificam de inédita. "Como as árvores tinham pouca seiva devido à seca prolongada, a neve acabou por gelar os ramos e estes partiram por estarem muito frágeis. Há casos de árvores jovens, com 4 ou 5 anos, que partiram pelo tronco, mas também há outras com 20 anos que tiveram a mesma sorte", explicou Amílcar Fernandes, agricultor em Vilar Chão, concelho de Alfândega da Fé.
Os agricultores estão ainda a avaliar o montante total dos prejuízos e o número de árvores afetadas, uma vez que estão distribuídas por várias explorações.
A produção de azeite nos próximos anos deve ficar afetada, visto que muitas árvores jovens ficaram destruídas e as centenárias têm muitos galhos partidos ou danificados.
A Associação de Produtores Agrícolas Tradicionais e Ambientais (APATA), sediada em Mogadouro, tem sido procurada pelos agricultores que relatam estes problemas. "Os olivicultores e produtores de cortiça nos concelhos referidos, afirmam que milhares de árvores foram lesadas, das quais algumas centenárias, referindo ainda o facto dos ramos partidos virem a facilitar a entrada de doenças e, por conseguinte, prejudicar ainda mais as referidas produções, podendo muitas acabarem por morrer", deu conta um técnico desta associação.
Os agricultores querem apresentar um manifesto à Direção Regional de Agricultura e Pescas do Norte para solicitar medidas de apoio para fazer face às elevadas perdas de rendimento.

Fonte: JN

Más libros de mujeres, más libros con mujeres


por Yesica Flores
• En la literatura, también cada vez más mujeres alzan su voz.
• En el Día Internacional de la Mujer también desde Bookchoice celebramos a la mujer escritora y la mujer lectora.

Sin dudarlo, el 2017 fue el año de las mujeres. Las marchas multitudinarias, las denuncias contra el acoso y el nacimiento del movimiento #MeToo. Dando continuidad, el 2018 sigue por el mismo camino.
En las librerías y estanterías las mujeres también se abrieron camino en 2017. En Reino Unido, por ejemplo, las escritoras fueron las más vendidas, lideradas por Margaret Atwood, y solo un hombre, Haruki Murakami, que se coló en el top 10 de bestsellers del año.
En el ranking de libros más vendidos por internet en español, el 70% están escritos por mujeres: Dolores Redondo, Elísabet Benavent, Eva Gª Sáenz de Uturi, Luz Gabás y la superventas internacional de la "gurú del orden", Marie Kondo aparecen en la lista.
Hoy en día si entramos a cualquier librería, los libros sobre el feminismo ocupan espacios cada vez más visibles. Los movimientos de las calles también están en las páginas.
Hay una razón clara, dicen los expertos: “Hay más lectoras que lectores”. Las mujeres leen más que los hombres, compran más libros. Y la tendencia es más evidente en países anglosajones.
Según los datos de Bookchoice, la nueva app que ofrece 8 ebooks y audiobooks al mes por $49.9 pesos, el 56% de sus suscriptores son mujeres y el 44% son hombres.

Pero también hay que tomar los datos con precaución. La desigualdad en el mundo de la literatura también continúa. Los hombres ganan más premios literarios de prestigio que mujeres. En EE UU, VIDA, una asociación de mujeres en la literatura, lleva años denunciando que a pesar de que las mujeres leen más, las publicaciones literarias tienen un mayor porcentaje de críticos hombres. Y, aunque la ficción escrita por mujeres sea hoy más popular, se les toma menos en serio, denuncian muchas autoras.
Antonella Ghioni, Content Manager de Bookchoice dice: “Nosotros siempre hemos apostado por mujeres escritoras de todo el mundo y seguiremos haciéndolo. Entre nuestra selección de libros, cada mes siempre hay escritoras bestsellers como Julia Navarro o Eva Gª Saénz de Uturi. Y también intentamos siempre descubrir nuevos talentos femeninos para nuestros lectores, como Paola Calasanz”.
El silencio de la ciudad blanca, de Eva Gª Saénz de Uturi; El encanto, de Susana López Rubio; Criminal, de Karin Slaughter; Dime quién soy, de Julia Navarro; El día que el océano te mire a los ojos y El día que sueñes con flores salvajes, de Paola Calasanz; Vivir con veneno, de Margarita Arenas; o Promesas de arena, de Laura Garzón, son algunos de los títulos escritos por mujeres que están disponibles en Bookchoice desde su lanzamiento

Lula é massacrado no STJ, perde de 5 a 0 e fica mais próximo do xilindró

O milionário reforço de Sepúlveda Pertence não foi suficiente para turbinar a defesa do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O Superior Tribunal de Justiça impôs derrota unânime ao petista.

Sepúlveda fez a sua estreia em sua mais rentável causa, ocupando a tribuna e sofrendo um retumbante revés.

Todos os ministros denegaram a ordem.

O relator Félix Fischer negou o Habeas Corpus e marcou o placar de 1 a 0.

O ministro Jorge Mussi, após citar inúmeros precedentes de pedidos de liberdade preventivos já negados pelo STJ, acompanhou o relator. 2 a 0.

O ministro Reynaldo Soares da Fonseca, o terceiro a votar, prosseguiu na imposição de derrota ao ex-presidente. 3 a 0.


O quatro a votar foi o ministro Marcelo Navarro Ribeiro Dantas. Assim como seus colegas, ele alegou que o julgamento no TRF-4 ainda não foi concluído, já que os desembargadores ainda não apreciaram os embargos de declaração da defesa e também votou para que a ordem fosse denegada. 4 a 0.

Fechando o placar, votou o ministro Joel Ilan Paciornik. O massacre foi estabelecido. 5 a 0.

Sepúlveda Pertence ficou extremamente abatido. Ele esperava uma melhor performance.

Derrota fragorosa do meliante petista.

Lula está bem mais próximo da cadeia.


Amanhã não fique indiferente… o próximo pode ser um de nós no dia seguinte!

MARÇO

As sessões de colheitas de sangue a realizar no mês de Março vãodecorrer nas seguintes datas e horários:
-Dias 7, 14, 21 e 28 de Março das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)ainda nos Dias 10, 17, 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados) no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…

Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.

“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

NOTA: Artigo 7.º - Ausência das actividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar-se da sua actividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue, a Lei confere essa permissão, devendo o dador posteriormente fazer prova à entidade empregadora mediante a declaração que deve ser pedida no local onde se efectua a dádiva.

Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.

Mapa para 2018 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Piloto Espanhol que Combateu Fogos em Pedrógão Revela o que Correu Mal

Em entrevista à TSF, um dos pilotos que, em junho de 2017, combateu os incêndios de Pedrógão Grande, a bordo de um Canadair, aponta as falhas na luta contra o fogo.
O piloto espanhol Fernando Adrados aponta falhas à coordenação portuguesa e diz que a prevenção é a melhor forma de evitar novas tragédias. Prevenção que deve começar desde cedo, na educação das crianças.
“Desde a base. A partir das crianças. Na educação. [É preciso] educar as crianças para uma cultura de natureza e para a importância de proteger o nosso planeta das alterações climáticas. Isto é a primeira coisa a fazer”, disse à TSF o piloto, considerando que “há, obviamente, muito por fazer”.
Adrados refere-se, por exemplo, à “previsão e a prevenção de incêndios. E, obviamente, durante a resposta de combate. Cabe a Portugal, à Europa – e a Espanha. Também há muitas coisas a melhorar”, apontando a necessidade de avanços ao nível da coordenação.
“Deve falar-se um idioma comum em matéria de extinção de incêndios, haver uma série de procedimentos operacionais parecidos. Creio que a Comissão Europeia tem em marcha muitos projetos deste género. Mas ainda não estão integrados, nem interiorizados pelas pessoas”, disse.
Em junho do ano passado, Fernando Adrados sobrevoou Pedrógão Grande, numa missão de quatro dias, lançando água partir do avião Canadair.
“Enquanto piloto, Portugal foi o mais impressionante que vivemos, não só eu como todo o meu esquadrão, porque foi um dos maiores incêndios da história da Europa, em que houve muitíssimos mortos. É uma coisa que fica gravada”, disse o piloto, acrescentando que se recorda também daquilo que descreve como dificuldades operacionais.
“Falta de coordenação, muito volume de ajuda concentrado em zonas em que não era tão necessário. Mas, realmente todos fizemos o que pudemos. Tanto os portugueses como a ajuda que veio de fora. O que digo é que a coordenação e a preparação tem de ser antecipada. Não só em Portugal como em todos os países. Em Portugal, o que aconteceu foi haver falta de coordenação durante a extinção”, afirmou, considerando tratar-se do normal num incêndio tão grande”
O piloto descreve ainda “um pequeno percalço, em que houve um falso acidente e tivemos de avisar as nossas famílias que estávamos bem”, considerando que este foi mais um fator que concorreu negativamente para o combate.
“Como a notícia surgiu, não sei. À cabina do meu avião chegou-me por rádio, pela frequência do controlador terrestre, que diz que alguém viu uma explosão enquanto passavam os aviões. O controlador perguntava que Canadair tinha caído. Éramos 11, de cinco países diferentes, e ele não sabia quem tinha caído. Naquela altura não via os meus companheiros espanhóis, pensei que eram eles. E evidentemente que me assustei, porque estavam lá os meus amigos naqueles aviões. Não é fácil. Fica-se a pensar o voo todo sobre isso. A procurar o outro avião. A tentar que a equipa de regaste pudesse ir salvar essa tripulação que não existia. Não é fácil voar assim. Para mim era muito difícil concentrar-me”, admitiu, embora “o treino permita fazer bem o trabalho”.
O piloto deu o exemplo de Portugal para defender que são precisas melhorias nesta matéria, durante uma palestra no Fórum Europeu de Proteção Civil que decorreu, esta terça-feira, em Bruxelas.
“Quando me propuseram falar sobre incêndios, não me ocorreu outra coisa a não ser falar de Pedrógão Grande. Também para dar importância às vítimas, porque é recordando que faz com que possamos melhorar, pois ainda falta melhorar muito”, referiu.

À Lupa | Os Israelitas e Palestinianos na dádiva de sangue