domingo, 7 de agosto de 2016

Incêndios: A29 reaberta ao trânsito, A1 e A41 encerradas nos dois sentidos

Resultado de imagem para Incêndios: A29 reaberta ao trânsito, A1 e A41 encerradas nos dois sentidos
A autoestrada A29 que esteve cortada ao trânsito nos dois sentidos, junto de Albergaria-a-Velha, foi reaberta ao trânsito cerca das 16:30, estando interditas a A1 e a A44, disse à Lusa fonte da GNR.

Cerca das 16:00 foi decidido encerrar ao trânsito os dois sentidos da A41, no quilómetro 34, junto de Gondomar, devido ao incêndio que lavra há vários dias na zona.


A A1 continua cortada ao trânsito nos dois sentidos e, segundo a GNR, a alternativa para os automobilistas que circulem de norte para o sul é seguirem pela A29 ou pelo Itinerário Complementar 1 (IC) ou IC2.

Incêndio em Portomar

Um pequeno foco de incêndio foi debelado durante esta tarde, em Portomar, num terreno próximo da "Quitérios".
O alerta foi dado aos Bombeiros Voluntários de Mira pelas 17:26 horas, não sendo necessário muito tempo para ser dado com extinto.
Segundo informações prestadas pelo Comandante Nuno Pimenta, este incêndio mobilizou 3 viaturas dos Bombeiros, num total de 10 homens, incluindo os sapadores florestais e a proteção civil. Já a GNR esteve no local com uma viatura e 2 elementos, para tomarem nota da ocorrência e auxiliarem no tráfego automóvel que por ali passava.
A área ardida foi de 685 metros quadrados.
DSC_0067DSC_0068DSC_0069DSC_0072
Francisco Ferra
Mira Online | Agosto 7, 2016 às 7:31 pm | Categorias: Repórter Online 

Derrocada em praias algarvias não fez vítimas

Os incidentes ocorridos hoje nas praias de Maria Luísa, em Albufeira, e na de Benagil, na Lagoa, não provocaram vítimas mortais, nem feridos, disse hoje o Comandante Operacional Distrital de Operações de Socorro de Faro, Vaz Pinto.

"Quer num lado, quer noutro não há vítimas", afirmou Vaz Pinto contactado por telefone pela agência Lusa.

A derrocada na praia Maria Luísa, na zona de Albufeira, registou-se cerca das 13:00.

Na praia Maria Luísa estão elementos das forças de proteção e socorro, apoiados por veículos, refere a Autoridade Nacional de Proteção Civil na sua página de Internet.

A Proteção Civil informou também que na praia de Benagil, na Lagoa, uma embarcação com seis pessoas, incluindo três crianças, a bordo ficou retida numa gruta, tendo sido resgatados pela estação salvavidas de Ferragudo, Portimão.

Lusa


Foto: DR

Hora de Fecho: Obikwelu:"Os jovens atletas estão sempre cansados"

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
ENTREVISTA DE VIDA 
Agora é de vez: depois dos Europeus, Obikwelu pendurou os ténis e não voltará a correr por Portugal. Olhando para trás, confessa: "Valeu a pena". Mas haverá outro como ele na calha? "Pfff... difícil."
RIO 2016 
Tiago Brandão Rodrigues e a sua assessora foram assaltados por dois jovens, um deles com uma faca, quando chegavam ao seu hotel em Ipanema, no Rio de Janeiro. Ninguém ficou ferido no incidente.
PAULO PORTAS 
O antigo vice-primeiro-ministro foi contratado para ser consultor de uma filial em Espanha da maior empresa do México, a petrolífera mexicana Pemex.
ALGARVE 
Deslizamento de terras na praia Maria Luísa não causou nenhum ferido, de acordo com as autoridades no local. Notícias de outra derrocada em praia de Benagil desmentidas.
INCÊNDIOS 
Três palheiros arderam na aldeia da Castanheira, em Arouca, num incêndio que obrigou a evacuar a aldeia com cerca de 11 moradores, revelou à Lusa o presidente da Câmara de Arouca, José Artur Neves.
INCÊNDIOS 
Incêndio florestal que dura há 16 horas está perto da povoação de Merujal, mas de acordo com comandante dos bombeiros não há perigo para as casas. Parque de Campismo de Arouca foi evacuado de manhã.
INCÊNDIOS 
Uma casa "ardeu completamente" e outras ficaram "chamuscadas" em Vale Travessos, Melres, Gondomar, num incêndio que obrigou a retirar de casa "cerca de 20 pessoas".
INCÊNDIOS 
As autoestradas A1 e A29 foram parcialmente cortadas devido a um incêndio que começou às 9h25 deste domingo numa zona de mato em Estarreja. Fogo está a ser combatido por 63 operacionais.
RIO 2016 
Os judocas portugueses não conseguiram avançar na competição. A mesatenista Fu Yu foi eliminada na segunda ronda do Ténis de Mesa. Equipa de futebol enfrenta as Honduras à noite.
ROTEIROS 
Tem a certeza que conhece Sintra, para além das queijadas, dos travesseiros e do Palácio da Pena? Propomos-lhe uma visita guiada por locais recônditos. Aqueles que não vêm nos postais. Mas podiam vir.
ESTILO 
Marcela Makarova e os amigos começaram a viajar pelo mundo para descobrir estilos verdadeiramente excêntricos. Fazem-no em nome da cultura, da diversão e das boas histórias de rua. Encontre 28 aqui.
Opinião

Lucy Pepper
Lisboa em Agosto está cheia de turistas, mas (ainda) não é só dos turistas. Uma crónica em banda desenhada.

João Marques de Almeida
Trump é ordinário e rasca com comentários inaceitáveis. E não me recordo de um candidato tão perigoso para a segurança do seu país, e do mundo ocidental, e tão afastado dos valores americanos.

Paulo Ferreira
Achar que o sentido de Estado se resgata com umas centenas de euros e que com o reembolso o caso fica encerrado é daquelas condutas e declarações que definem um padrão ético, ou a absoluta falta dele.

Miguel Poiares Maduro
O caso Galp resulta de uma cultura política de excessiva proximidade entre o poder político e o poder económico que favorece os conflitos de interesse e premeia menos o mérito e mais quem se conhece.

André Azevedo Alves
A ideia de que os “usos e costumes” e a “adequação social” justificariam o "Galpgate" tem aderência histórica com as pouco edificantes práticas que caracterizam a “ética republicana” em Portugal.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Bombeiros de Mira: Parabéns bastante merecidos!

A nobre Corporação dos Bombeiros Voluntários de Mira celebrou, na tarde de sábado, o seu trigésimo quarto aniversário, de uma forma simples, porém emotiva.
Juntando autoridades, amigos e familiares, deram a conhecer à comunidade seus dois mais recentes promovidos na Instituição:Sofia Miranda Aristides Casaca.
Posteriormente, as autoridades fizeram breves discursos alusivos à data, tendo o Presidente da Junta de Freguesia de Mira, Artur Fresco, entregue aos Bombeiros um manequim para suporte básico de vida, em nome da população, e o Presidente da Câmara Municipal, Raul Almeida, assinado importante protocolo entre as duas Instituições, que vem beneficiar sobremaneira, os soldados da paz. Tanto Raul Almeida como Vítor Madail, Presidente da Associação, deram conta de que "não sendo o desejável, é o protocolo possível" nos tempos difíceis que o país enfrenta.
Finalizando, houve o corte do bolo, com o apagar das velas em mais uma data para ficar na memória coletiva da Corporação.
Jornal e a Rádio Mira Online parabenizam, em nome de Vítor Madail e sua equipa, a todos os que compõem na atualidade e aos que fizeram parte daquela casa, a Corporação por mais um ano de sucessos e excelente trabalho. Bem-haja a todos!
Mira Online | Agosto 7, 2016 às 12:01 pm | Categorias: Repórter Online

Recordes do mundo no primeiro dia dos Jogos Olímpicos

Os três recordes do mundo alcançados nas provas de natação constituíram os principais destaques do primeiro dia dos Jogos Olímpicos Rio2016, com realce ainda para o ouro do belga Greg van Avermaet no ciclismo de estrada.
O britânico Adam Peaty esteve em evidência, ao bater o recorde do mundo dos 100 metros bruços nas eliminatórias, com 57,55, superando o anterior registo, que já era seu, em 37 centésimos, nadador que voltou a cumprir um bom tempo na meia-final, ao gastar apenas mais sete centésimos, estabelecendo assim a segunda melhor marca mundial.
Nas finais do dia, realce para o título e recorde do mundo da húngara Katinka Hosszu, que venceu a prova decisiva dos 400 metros estilos com o tempo de 4.26,36 minutos.
Hosszu, que já era a detentora do recorde do mundo dos 200 metros estilos, foi a grande dominadora da final e bateu em quase cinco segundos a norte-americana Maya Dirado (4.31,15), medalha de prata, enquanto a de bronze foi para a espanhola Mireia Belmonte Garcia.
A fechar o programa de natação do dia, a estafeta australiana feminina a medalha de ouro dos 4x100 metros livres, juntando o terceiro recorde do mundo da competição, ao terminar a prova com o tempo de 3.30,65 minutos.
A formação australiana, composta pelas nadadoras Emma McKeon, Brittany Elmslie e pelas irmãs Bronte e Cate Campbell, conservou o seu título olímpico na especialidade e estabeleceu uma nova melhor marca mundial, superando os 3.30,98, que também estava na sua posse. A medalha de prata foi para o quarteto norte-americano (3.31,89), enquanto a de bronze foi para a equipa canadiana.
No ciclismo de estrada, a surpresa veio para já do belga Greg van Avermaet, vencedor da prova de fundo, ao cumprir os 237,5 quilómetros do percurso em 6:10.05 horas, batendo ao 'sprint' o dinamarquês Jakob Fuglsang, enquanto o polaco Rafal Majka, apanhado a um par de quilómetros da meta, abdicou da luta e ficou com a medalha de bronze.
Campeão do mundo em 2013, Rui Costa foi 10.º, depois do 13.º em Londres2012, numa prova marcada pela queda e abandono de Nelson Oliveira, que será o representante português no contrarrelógio: André Cardoso foi 36.º a 12.18 e José Mendes 53.º, a 20 minutos de van Avermaet.
A primeira medalha de ouro dos Jogos Olímpicos foi para a norte-americana Virginia Thrasher, que venceu a prova de tiro de carabina a 10 metros.
Thrasher, de apenas 19 anos, superiorizou-se à campeã olímpica em Atenas2004, a chinesa Du Li, prata, e à também chinesa Yi Siling, que defendia o título olímpico conquistado em Londres2012, e que ficou com o bronze.
O atirador Hoang Xuan Vinh conquistou para o Vietname o primeiro ouro da história daquele país, na prova de pistola de ar comprimido a 10 metros, com 202,5 pontos.
Impôs-se ao brasileiro Felipe Almeida Wu (202,1) e ao chinês Pang Wei (180,4), numa prova na qual o sul-coreano Jin Jong-oh, campeão olímpico em Londres2012, foi quinto e o português João Costa, que cumpre a quinta olimpíada, foi 11.º, falhando a final de oito: na quarta-feira compete na pistola a 50 metros.
Alexis Santos bateu o recorde nacional dos 400 metros estilos, fixando-o em 4.15,84 minutos, tirando 46 centésimos de segundo ao máximo que já lhe pertencia, desde 2013, marca que lhe proporcionou o 14.º lugar final.
Na mesma prova, Victoria Kaminskaya foi 28.ª ao cumprir as eliminatórias em 3.46,03 minutos, falhando o recorde pessoal (4.42,53) que lhe valeu um lugar no Rio2016.
O tenista Gastão Elias (61.º jogador Mundial) qualificou-se para a segunda ronda ao vencer o australiano Thanasi Kokkinakis (452.º ATP) pelos parciais de 7-6 (7-4) e 7-6 (7-3): segue-se o vencedor do embate entre Darian King, dos Barbados, e o norte-americano Steve Johnson.
Shao Jieni, que ficou isenta na primeira ronda da prova de ténis de mesa, foi afastada na segunda ronda, ao perder por 4-0 com a norte-americana Zhang Lily.
Jieni, 51.ª jogadora do 'ranking' mundial, perdeu face à 101.ª pelos parciais de 11-4, 11-9, 11-9 e 11-6.
JN

Presidente interino do Brasil pediu e recebeu apoio financeiro de Odebrecht

O presidente interino do Brasil, Michel Temer, pediu, em 2014, apoio financeiro ao magnata da construção Marcelo Odebrecht, preso pelo seu envolvimento no caso Lava Jato, tendo recebido quase três milhões de euros, divulgou a revista Veja.

Na sua edição de sábado, a revista brasileira cita parte do acordo judicial que Marcelo Odebrecht está a negociar com o Ministério Público, no âmbito da Operação Lava Jato.

Segundo a revista, Marcelo Odebrecht afirma que Michel Temer lhe pediu "apoio financeiro" num jantar com membros do Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) que ocorreu em 2014.

O magnata da construção afirma ainda que doou 10 milhões de reais (cerca 2,85 milhões de euros) ao partido.

Esta revelação da revista Veja deverá provocar tensão no país, que está a ser presidido interinamente Michel Temer, que chegou ao poder em maio, depois da suspensão de funções da Presidente eleita, Dilma Rousseff, que enfrenta um processo de destituição.

A revista Veja cita o gabinete de Michel Temer, que confirma o jantar e a discussão sobre o "apoio financeiro da empresa de construção Odebrecht para a campanha eleitoral do PMDB", garantindo que ele ocorreu em "concordância total com a legislação eleitoral" brasileira.

Michel Temer não foi acusado no caso Lava Jato, embora muitos dos seus aliados, incluindo vários dos seus ministros, o tenham sido.

Muitos no Partido dos Trabalhadores (PT) de Dilma Rousseff também foram acusados de envolvimento de fraude na Petrobras, incluindo o seu antecessor na presidência do país, Luiz Inacio Lula da Silva.

Dilma não foi acusada de aceitar subornos, mas de ter cometido crime de responsabilidade ao praticar manobras fiscais com a intenção de melhorar as contas públicas e assinar decretos a autorizar despesas que não estavam previstas no orçamento.


Lusa

Casas em risco em três povoações de Melres, Gondomar, devido a um incêndio

Um incêndio na freguesia de Melres e Medas, concelho de Gondomar, distrito do Porto, está a colocar em risco habitações nas povoações de Cimo de Vila, Vilarinho e Moreira, disse à Lusa o presidente da junta.

José Andrade, presidente da junta de freguesia de Melres e Medas, revelou que estão em perigo "muitas habitações" e apelou a um reforço de meios da Proteção Civil, lamentando que o posto de comando ali instalado no sábado tenha sido retirado pelas 04:00 de hoje.

"Eu próprio já retirei de casa um idoso de 92 anos. Está agora numa ambulância para ver onde o vamos colocar. A situação é muito similar à de sábado, mas para pior, porque o fogo está mais pulverizado", acrescentou o autarca.

"As coisas estão muito más", disseram à Lusa os Bombeiros Voluntários de Melres, sem disponibilidade para prestar mais informações devido ao elevado número de chamadas que estavam a receber.


Lusa

Tempo quente com céu geralmente limpo

Tempo quente com céu geralmente limpo.
Vento fraco a moderado (10 a 30 km/h) do quadrante leste, rodando temporariamente para noroeste no litoral oeste durante a tarde, e soprando moderado a forte (30 a 45 km/h) nas terras altas até ao meio da manhã e para o final do dia.
Subida da temperatura mínima no litoral das regiões Norte e Centro.

GRANDE LISBOA:
Tempo quente com céu geralmente limpo.
Vento em geral fraco (inferior a 20 km/h) do quadrante norte, soprando temporariamente moderado (20 a 30 km/h) durante a tarde.
Subida da temperatura mínima.

GRANDE PORTO:
Tempo quente com céu geralmente limpo.
Vento fraco a moderado (10 a 25 km/h) do quadrante leste, tornando-se do quadrante norte durante a tarde.
Subida da temperatura mínima.

COIMBRA - 22/39ºC
MIRA - 17/37ºC
CANTANHEDE - 19/41ºC
PRAIA DE MIRA E PRAIA DA TOCHA - 17/37ºC
Fonte: IPMA

Igreja apresenta migrantes e refugiados como “rosto da misericórdia”

Começa este domingo a Semana Nacional das Migrações. Bispos pedem que se olhe para os refugiados com misericórdia e não como mão-de-obra barata.

A Semana Nacional das Migrações decorre desde este domingo até ao próximo, 14 de Agosto, este ano com o tema “Migrantes e refugiados – rosto da misericórdia”. Trata-se de um tema actual, que tem sido muitas vezes abordado pelo Papa Francisco. Ainda recentemente, na sua visita à Polónia, Francisco apelou à disponibilidade para acolher os refugiados.

O mesmo defende o bispo de Beja. O também presidente da Comissão Episcopal da Mobilidade Humana considera que “precisam de ser acolhidos com misericórdia, não apenas com a perspectiva de serem mão-de-obra barata e que se pode explorar”. Em seu entender, “não podemos olhar à cor de pele ou à religião, mas temos que acolher com humanidade e com misericórdia as pessoas. É esse exemplo que o Papa nos tem dado e as muitas mensagens que nos tem dirigido”.

D. António Vitalino pede ainda que “as comunidades cristãs, quando as pessoas chegam e batem à porta, devem abrir-se , devem criar outra mentalidade e não fechar-se em si mesmas e ver o outro como um inimigo, como alguém que nos vem incomodar. E, portanto, há muitas vezes da parte das comunidades cristãs um certo medo, um certo fechar-se em si mesmas e pouca abertura e pouca hospitalidade”.

O bispo de Beja defende que as leis da imigração “precisam de ser adaptadas às situações de emergência. E tratando-se de uma emergência humanitária, não podemos ir só pela legislação em vigor que regulamenta os fluxos dos migrantes”.

Iniciativas da Semana Nacional das Migrações

O ponto alto desta Semana é a peregrinação internacional ao Santuário de Fátima a 12 e 13 de Agosto que habitualmente reúne milhares de pessoas, nomeadamente, muitos emigrantes que nesta altura se encontram por cá de férias.

D. António Vitalino diz que “junta sempre para cima de cem mil emigrantes”.

No próximo domingo, 14 de Agosto, último dia desta Semana, o ofertório das Missas reverte a favor da Pastoral da Mobilidade Humana.

O Bispo de Beja queixa-se da falta de recursos financeiros: “Nos últimos anos, devido à crise económica, mas não só, os donativos têm diminuído e estamos a braços com algumas dificuldades para manter as obras que criámos. Daí que nós estamos dependentes dessa solidariedade, porque sem solidariedade é impossível mantermos as nossas obras”.

Vão ser oito dias a reflectir sobre os migrantes e refugiado, uma questão que tem sido um desafio para a Europa que enfrenta o maior fluxo migratório desde a segunda guerra mundial.


rr.sapo.pt

Oscar Pistorius, transportado para o hospital com ferimentos nos pulsos

O atleta sul-africano Oscar Pistorius, que cumpre uma pena de prisão de seis anos pelo homicídio da namorada, foi conduzido ao hospital com ferimentos nos pulsos, noticiou hoje a imprensa local.

"Tinha graves cortes nos pulsos e os médicos fizeram curativos nas feridas", disse ao jornal City Press um dos dois guardas que asseguram a segurança do hospital Pretória, adiantando ter encontrado facas na cela do atleta.

Durante a audiência do tribunal, na qual a sentença foi dada, o advogado de Oscar Pistorius argumentou que o atleta sofre de depressão grave e pediu ao juiz que não o enviasse para a prisão e permitisse o cumprimento da pena em prisão domiciliária.

Segundo o porta-voz das autoridades prisionais, Singabakho Nxumalo, Oscar Pistorius, de 29 anos, o antigo corredor paraolímpico foi escoltado de volta para a prisão depois de terem sido tratados os ferimentos, e o pai do atleta, Henke, confirmou o seu regresso à prisão.

Guardas consultados pelo jornal sul-africano afirmaram que Pistorius tem uma atitude de raiva na prisão, mantém grandes quantidades de droga não autorizada na cela e recebe tratamento preferencial dos funcionários.

Pistorius matou a namorada na manhã de 14 de fevereiro de 2013 em casa, na capital da África do Sul, disparando quatro vezes pela porta da casa de banho fechada.

O Sul-africano alegou que tinha confundido a namorada com um intruso e disparou em pânico, tendo tido uma primeira condenação de cinco anos de prisão que foi anulada pelo Supremo tribunal que considerou ter havido intenção clara de matar.

Pistorius nasceu com um problema genético que levou a uma amputação das pernas, abaixo dos joelhos, aos 11 meses de idade, e apesar disso alcançou o topo do atletismo nos Jogos de Londres de 2012, onde se tornou o primeiro atleta com as duas pernas amputadas competir nos Jogos Olímpicos com outros atletas não deficientes.


Lusa

Presidente da Embraer destaca capacidade de Portugal “absorver tecnologia”

O presidente da brasileira Embraer, Paulo César de Souza e Silva, destacou no sábado a capacidade de Portugal "absorver tecnologia", o que pesou na decisão da empresa de instalar no país o seu primeiro centro de engenharia na Europa.

"Portugal está num desenvolvimento muito interessante nos últimos anos e, sem dúvida alguma, é um país que tem capacidade de absorver tecnologia", afirmou o presidente da construtora aeronáutica aos jornalistas num jantar com o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, promovido pela Câmara Portuguesa de Comércio, em São Paulo, Brasil.

Nesse sentido, Paulo César de Souza e Silva sublinhou a decisão da empresa de instalar o primeiro centro de engenharia da Europa em Portugal, onde há dez anos é detentora da OGMA - ­Indústria Aeronáutica de Portugal, em Alverca, no distrito de Lisboa, e, mais recentemente, de um fábrica em Évora.

"Estamos muito contentes com os investimentos na OGMA e em Évora. Os dois investimentos são bastante importantes para as nossas operações e vamos ter um crescimento muito importante nos próximos anos, à medida que os nossos aviões novos começarem a ser entregues a partir de 2018, a fábrica de Évora vais ser especialmente importante", afirmou.

As OGMA fabricarão parcialmente o novo jato militar KC 390, que esteve no mês passado em Portugal a fazer o primeiro voo na Europa, destacou ainda o presidente da Embraer.

O investimento da Embraer em Portugal é de 280 milhões de euros, nas duas unidades, tendo previsto chegar aos 400 milhões de euros em 2018.

O Presidente da República realizou hoje o quarto de uma visita de seis dias ao Brasil, que começou no Rio de Janeiro, cidade anfitriã dos Jogos Olímpicos, e termina no Recife, capital do Estado do Pernambuco, na segunda-feira.

Marcelo Rebelo de Sousa tem insistido na ideia de que a próxima cimeira da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP), que decorrerá em setembro no Brasil, ainda sem data definida, deve ser o momento para reorientar a instituição para uma componente mais económica e em que o Brasil tenha um papel liderante.

O Presidente defendeu hoje que há uma "oportunidade bilateral única" no momento que Portugal e Brasil atravessam e anunciou uma missão pública portuguesa no domínio económico e empresarial, em setembro.

"O Brasil está a sair de uma recessão económica e vai sair. Portugal está a sair de uma recessão económica e vai sair. Pela primeira vez há muito tempo não há um contraciclo entre Brasil e Portugal. Há agora uma oportunidade bilateral única", defendeu.


Lusa

AVISO À POPULAÇÃO: Prolongamento das condições meteorológicas adversas

A manutenção das condições meteorológicas adversas levaram à determinação de elevar o Estado de Alerta Especial para todo o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Florestais (DECIF) para o nível LARANJA para o dia de amanhã, dia 7 de Agosto.

Esta determinação significa que o Dispositivo vê aumentados os seus efetivos e a sua disponibilidade e consequentemente a sua capacidade de resposta para fazer face a todas as ocorrências. 
A ANPC apela por isso a toda a população cuidados redobrados e à adoção de comportamentos de precaução que evitem os incêndios florestais. Reiteram-se por isso todos os alertas efetuados no nosso comunicado de ontem: Risco de incêndio – medidas de prevenção
1. PREVISÃO No seguimento do contacto com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) realizado hoje, 6 de agosto, no Comando Nacional de Operações de Socorro (CNOS) da Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), salientam-se:  O prolongamento das condições meteorológicas constantes no Aviso à População de ontem  Índices de risco de incêndio em níveis muito elevado e extremo.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:  Tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais;
3. MEDIDAS DE PREVENÇÃO – A PROTEÇÃO CIVIL recomenda: 3.1.1. Risco de Incêndio Nesta altura do ano, e de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido nos espaços rurais:  Realizar queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou confecção de alimentos;  Utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;  Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes;  Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;
A PROTEÇÃO CIVIL recomenda: 3.1.1. Risco de Incêndio Nesta altura do ano, e de acordo com as disposições legais em vigor, não é permitido nos espaços rurais:  Realizar queimadas, fogueiras para recreio ou lazer, ou confecção de alimentos;  Utilizar equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;  Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes;  Lançar balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;   Fumar ou fazer lume nos espaços florestais e vias que os circundem;  A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas. 3.1.2. Na realização de trabalhos agrícolas e florestais:  Mantenha as máquinas e equipamentos limpos de óleos e poeiras; Abasteça as máquinas a frio e em local com pouca vegetação;  Tenha cuidado com as faíscas durante o seu manuseamento, evitando a sua utilização nos períodos de maior calor. 3.1.3. Se mora junto a uma área florestal:  Limpe o mato à volta da sua habitação e guarde, em lugar seguro e isolado, a lenha, gasóleo e outros produtos inflamáveis; 
Para informações sobre prevenção estrutural de incêndios florestais contacte o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas;  Informe as autoridades se presenciar atos negligentes ou comportamentos dolosos.   Acompanhe a previsão de Risco de Incêndio na página da internet do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), emhttp://www.ipma.pt, e aconselhe-se junto do Serviço Municipal de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros da sua localidade. 3.2. CALOR – Efeitos na Saúde  Mantenha-se hidratado (beba água, mesmo se não tiver sede);  Mantenha a casa arejada;  Evite a exposição ao sol nas horas de maior calor (entre as 11h00 e as 17h00);  Se viajar de carro, escolha as horas de menor calor. Não permita que pessoas e/ou animais fiquem dentro da viatura ao sol;  Os recém-nascidos, as crianças, as pessoas idosas e as pessoas doentes, podem não sentir, ou não manifestar sede. Ofereça-lhes água e esteja atento;  Atenção redobrada ao grupos mais vulneráveis, idosos, crianças, doentes crónicos, sem-abrigo, pessoas que desenvolvem a sua atividade no exterior;
Mantenha-se informado. Para mais informações ligue para a Saúde 24: 808 24 24 24. Em caso de emergência ligue 112. Para informação adicional consulte o site da Direção-Geral da Saude (DGS), em http://www.dgs.pt.

Áustria contra abertura de novos capítulos para adesão da Turquia à UE

O chefe da diplomacia austríaca anunciou que a Áustria se oporá à abertura de novos capítulos nas negociações de adesão da Turquia à União Europeia, devido à repressão imposta desde o golpe de Estado falhado de Julho.

"Tenho voto no âmbito do Conselho [Europeu] dos ministros dos Negócios Estrangeiros, onde será decidido se será aberto um novo capítulo [de negociações] com a Turquia. E sou contra", declarou Sebastian Kurz numa entrevista a publicar no domingo no diário Kurier.

As decisões do Conselho são tomadas por unanimidade.

Esta posição é partilhada pelo chanceler social-democrata, Christian Kern, que se esforçará, por sua vez, para "convencer outros chefes de Estado e de Governo de que é preciso pôr termo às negociações de adesão com a Turquia" na cimeira europeia de 16 de setembro, acrescentou o ministro conservador.

O relançamento das negociações para a entrada da Turquia na União Europeia (UE) e a isenção de vistos de entrada na UE para os cidadãos turcos são as principais contrapartidas exigidas por Ancara para continuar a bloquear o fluxo de migrantes que se dirigem para o bloco europeu, nos termos de um acordo concluído com os 28 em março.

Cética há vários meses quanto ao mérito deste acordo obtido pela chanceler alemã, Angela Merkel, a Áustria multiplicou as trocas de palavras com Ancara nos últimos dias, endurecendo de dia para dia a sua posição, por causa da dimensão das purgas ordenadas pelo Presidente turco, Recep Tayyip Erdogan.

Na quarta-feira, Kern apelou à UE para cessar as conversações de adesão da Turquia, mas sem brandir abertamente a ameaça de um veto do seu país.

Por seu lado, o MNE austríaco instou repetidamente os seus homólogos europeus a organizarem a gestão do fluxo de refugiados de forma independente da Turquia, para não "depender" daquele Estado.

"O castelo de cartas da política migratória falhada na Europa está prestes a desmoronar-se", advertiu na sexta-feira à noite na televisão austríaca.

Em contraste, o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, referiu recentemente um "risco elevado" de se ver o acordo cair por terra e alertou na quinta-feira de que uma rutura das negociações seria "um grave erro de política externa".

A necessidade de firmeza em relação à Turquia é uma ideia que reúne um amplo consenso na classe política austríaca, tanto na grande coligação esquerda-direita no poder como entre os partidos da oposição FPÖ e Verdes, a dois meses de novas eleições presidenciais.


Bombeiros de Mira farão peditório este domingo

Amanhã os Bombeiros Voluntários de Mira estarão a fazer um dos dois peditórios anuais que costuma efetuar na estrada.
Um dos três pontos de recolha será o semáforo do centro da vila, junto à Câmara Municipal. O segundo ponto será na rotunda da Lagoa e o terceiro será na estrada da Barra de Mira.
Contudo, é importante salientar e informar à população, que os Bombeiros mirenses somente efetuam estes dois peditórios anuais. Tem existido uma certa confusão entre os que residem na vila, pelo facto de estarem a acontecer, também, outros peditórios, ultimamente. Mas estes nada têm a haver com os valorosos Bombeiros Voluntários de Mira.
Se puder, contribua! Com este simples gesto, estará a ajudar a minimizar as enormes despesas anuais que esta corporação comporta para que nada falte no sentido de atuar com rapidez e efiicácia na defesa das populações locais... e não só!
Mira Online | Agosto 6, 2016 às 1:12 pm | Categorias: Locais
Comentário: todos devemos colaborar, porque quando a nossa casa começa a arder… quem chamamos primeiro? Os Bombeiros…

J. Carlos