segunda-feira, 24 de dezembro de 2018

Natal Solidário | Colheita de sangue dia 26 de Dezembro das 15 às 19:30 horas no posto Fixo da ADASCA em Aveiro


Colheitas de sangue a realizar no Posto Fixo da ADASCA em 2019. Ler em agenda.

Não deixem de consultar o site www.adasca.pt

Hora de Fecho: Mao: de líder revolucionário a ícone fluorescente /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Nasceu há 125 anos e ainda hoje Xi Jinping e a liderança chinesa usam a sua figura tutelar para manter o poder. Mao passou de líder revolucionário a ícone fluorescente. Ensaio de Maria João Marques
O Estado voltou a falhar na hora de avisar os cidadãos de que havia um tsunami a caminho. O facto de não haver um sismo e de a maré estar alta são fatores relevantes, mas não ilibam autoridades.
Vulcão Etna na ilha italiana da Sicília entrou em erupção. Foram registados mais de 100 sismos esta segunda-feira. Aeroporto de Catania esteve fechado e reabriu com limites. Não há registo de feridos.
Supremo anula decisão da Relação que não atribuiu responsabilidades ao cantor no acidente que o matou. Os pais, seus herdeiros, terão de pagar parte da indemnização de 552 mil euros.
Governo proíbe lojas de animais de venderem cães e gatos com menos de seis meses de idade. Medida de defesa do bem-estar animal tem como objetivo reduzir criação de animais com fins exploratórios.
Vieram dos EUA, de França, do Japão ou do México, e contam histórias muito diferentes, reais ou imaginadas, em vários géneros. Eurico de Barros escolheu os seus dez filmes favoritos de 2018.
Autoridades americanas lançaram um alerta para um possível ataque terrorista em Barcelona durante o Natal. Autoridades catalãs procuram motorista de autocarros com origem marroquina.
Em visita ao serviço de vigilância eletrónica, Francisca Van Dunem garantiu que prisões não estão demasiado cheias. O que poderá acontecer, diz, é uma "sobrelotação temporária" em algumas cadeias.
A McLaren, enquanto equipa de F1, contratou Ayrton Senna em 1988. 30 anos depois, a sua divisão de automóveis especiais criou um P1 GTR especial, decorado à imagem do MP4/4 com que se sagrou campeão.
A maior parte destes incidentes ocorreu na fronteira entre Croácia e Sérvia, mas na Sérvia também houve crianças que foram empurradas das fronteiras da Bulgária, Macedónia, Grécia, Hungria, Roménia. 
Opinião

Alexandre Homem Cristo
Há cada vez mais evidências dos erros do governo e deixou de ser plausível a responsabilização de terceiros. A culpa já não é do Passos. A partir de 2019, tudo muda: a culpa agora é do Costa.
Luís Rosa
Desejos e pequenas utopias natalícias para o Presidente, primeiro-ministro, líderes dos partidos da oposição, três ministros de António Costa e procuradora-geral da República. 
Rita Roque de Pinho
As consequências que poderá ter a imposição da exclusividade aos profissionais de saúde que trabalham no setor público são imprevisíveis, não sendo de excluir a desvinculação por parte de muitos.
Tiago Silvério Marques
Abandonei o Facebook depois de 9 anos. Para trás ficou a utilização pessoal e, sobretudo, a intensa aplicação profissional. Mas hoje não vejo qualquer sentido em manter uma presença nesta rede social.
Diana Soller
O Pentágono, o último bastião da oposição interna às políticas do presidente Trump, caiu. Mattis não estaria disposto a entregar o Médio Oriente à Rússia e os curdos à Turquia.
MAGG

Catarina da Eira Ballestero
Há quem cante no duche, mas também quem tenha pensamentos filosóficos, sobre saúde, cinema e até sobre o planeta Terra.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

SAÚDE | Morreu o cardiologista Ricardo Seabra Gomes

Seabra Gomes foi responsável pela realização da primeira angioplastia coronária em Portugal, que celebrou este ano 41 anos.

O cardiologista Ricardo Seabra Gomes, responsável pela primeira angioplastia coronária em Portugal, morreu esta segunda-feira, anunciou a Sociedade Portuguesa de Cardiologia.

"A cardiologia de intervenção ficou mais pobre", afirmou a Sociedade, manifestando pesar pela morte de um dos nomes de referência nesta área a nível nacional.

"Realizada em 1977 pelo médico Andreas Gruentzig, em Zurique, em Portugal o médico pioneiro foi Ricardo Seabra Gomes, que, em 1984, fez a primeira angioplastia, o que foi considerado uma verdadeira revolução na medicina", lê-se na nota de pesar emitida pela Sociedade.

Ricardo Seabra Gomes foi coordenador nacional para as Doenças Cardiovasculares (2005-2008) e diretor do Departamento de Cardiologia do Hospital Santa Cruz (1984-2005).

Entre 1973 e 1978, foi investigador no National Heart Hospital e Cardiothoracic Institute, em Londres, e presidiu à Sociedade Portuguesa de Cardiologia entre 2001 e 2003.

Foi autor ou coautor de mais de 500 artigos científicos e teve quase 1200 resumos publicados.

Fonte: TSF

COIMBRA · REGIÃO | Morreu Romero Magalhães

O também presidente do Conselho Diretivo da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra (FEUC), durante oito anos, nas décadas de 80 e 90 do século passado, e secretário de Estado da Orientação Pedagógica em governos liderados por Mário Soares (1976-1978) morreu esta noite na cidade onde residia, disse à agência Lusa a diretora da FEUC, Teresa Pedroso de Lima.
Natural de Loulé (distrito de Faro), onde nasceu em 1942, Joaquim Romero Magalhães foi distinguido, em 12 de dezembro deste ano, pela Universidade do Algarve, que lhe atribuiu o título de ‘doutor honoris causa’.
Romero Magalhães, que viveu em Loulé e Faro até aos 17 anos, licenciou-se em história pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, em 1967, foi docente do ensino liceal e professor catedrático da FEUC, onde se doutorou.
Foi também professor convidado da École des Hautes Études en Sciences Sociales de Paris, da Universidade de São Paulo e da Yale University, e sócio correspondente estrangeiro do Instituto Histórico e Geográfico Brasileiro, de acordo com a sua biografia, na página da Universidade de Coimbra na internet.
Enquanto estudante em Coimbra, Romero Magalhães foi presidente da Associação Académica de Coimbra e do Teatro dos Estudantes da Universidade de Coimbra, em 1964 e 1963, respetivamente.
Deputado à Assembleia Constituinte da República Portuguesa, eleito pelo PS, em 1975 e 1976, Joaquim Romero Magalhães foi autor de uma vasta obra, tendo coordenado o volume “Alvorecer da modernidade”, da História de Portugal dirigida por José Mattoso, e publicado obras como “Vem aí a República! 1906-1910” ou “O Algarve económico durante o século XVI”, que lançou já em dezembro deste ano.
Segundo um ex-colega do professor, o velório tem início às 13:00 na Capela de Nossa Senhora de Lurdes, em Coimbra, e as cerimónias académicas de homenagem ocorrem no dia 26, com início às 10.00.
Fonte: NDC

ASAE apreende azeitona de mesa no Alentejo por falta de higiene e licenciamento

A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) anunciou hoje a apreensão de 124 toneladas de azeitona de mesa, no concelho de Reguengos de Monsaraz, distrito de Évora, por falta de higiene e licenciamento do operador.
Resultado de imagem para ASAE apreende azeitona de mesa no Alentejo por falta de higiene e licenciamento
Em comunicado, a ASAE indicou que foi suspensa a atividade do operador e instaurado um processo de contraordenação, por incumprimento dos requisitos de higiene e falta de controlo da água para consumo humano, de licenciamento e de rastreabilidade.
Para além da azeitona de mesa, no valor de 43 mil euros, foram também apreendidos três equipamentos de pesagem que não estavam "devidamente aferidos", adiantou.
Segundo a ASAE, a operação foi desencadeada, nos últimos dias, por elementos da Unidade Operacional Évora do organismo e visou um recetor de azeitona, situado no concelho de Reguengos de Monsaraz.
Os inspetores constataram que o espaço onde era efetuada a receção, manipulação e conservação de azeitona de mesa não estava "devidamente licenciado" e não tinha "as mínimas condições de higiene", referiu a ASAE no comunicado.
Para além disso, acrescentou, era utilizada "água de um furo sem qualquer controlo", pelo que foi solicitada a presença no local da Unidade de Saúde Pública de Évora, que atestou o perigo para a saúde pública.
Lusa

A voz da vítima no Júri | SONHOS!

SONHOS

(Edilberto de Campos Trovão)

Sonhei sonhos que não vivi,
muito cedo,
deste mundo parti...
Morri.
Sonhei sonhos que não vivi,
Sonhos abortados,
ainda em pensamentos.

Nunca fui exigente,
E confesso:
Estava até contente
com o pouco que a vida me dava.
Mas, até aquele pouco
me foi negado
Meus sonhos eram pequenos:
queria, como todos querem,
morrer de morte natural,
Não desta forma,
cruel,
violenta,
covarde,
brutal.

Queria envelhecer,
Realizar sonhos sonhados,
E,
por que não?
Cometer até alguns pecados,
Como todos cometem.

Eu queria viver uma vida normal,
igual a sua,
igual a de qualquer mortal.

Eu estou aqui,
neste Plenário
E você não me vê
(e nem precisa,
pra quê?)
Basta que você sinta
que eu estou aqui.
Basta que você saiba que eu fui
julgado,
condenado,
executado,
por um crime que não cometi.

Quero,
Espero,
um julgamento
com o mesmo instrumento
de quem me condenou:
Não só com o Código Penal,
Mas, também, com a mesma lei
Violenta,
Brutal,
Lei animal.

Pedem clemência,
para quem foi intolerante;
Benevolência,
para quem não foi benevolente;
Piedade;
para quem foi impiedoso;
Pena mínima,
para quem me condenou
à pena máxima;
e executou a pena de morte.
Que a pena seja cumprida em liberdade,
quando eu,
para a eternidade,
estou preso neste túmulo.
Pedem justiça,
para quem foi injusto.
Pedem, enfim, tudo para meu carrasco,
quando ele de mim retirou tudo o que nunca tive.

Jurados:

Não quero piedade para minha sorte,
Quero...
Exijo...
Requeiro...
Justiça pela minha morte.

(TROVÃO, Edilberto de Campos. Reflexões de um aprendiz de Promotor de Justiça no Tribunal do Júri. Curitiba: JM Editora, 2005, pp. 302-04.) | 29 DE MAIO DE 2015

Anónimo disse...
Simplesmente perfeito não entendo como pode ter gente que não veja assim Genial....
Representa o grito dos inocentes que são condenados sem chance de defesa.

ACRA - Serviços de Informação | Boas Festas 2018




FESTAS FELIZES!

AVIPG | Boas Festas




BOAS FESTAS!

A plenitude da graça de Natal

A plenitude da graça de NatalA plenitude da graça de Natal
Adoração dos Reis Magos – Escola Flamenga, séc. XVII. Coleção Particular.
♦  Plinio Corrêa de Oliveira*
Nossos espíritos estão voltados para a celebração do nascimento de Nosso Senhor Jesus Cristo e nossas almas se preparam para as alegrias desse dia, que descem do Céu e transcendem todas as dores terrenas. O Santo Natal é uma data de consolação interior. O que quer dizer Natal santo e Natal feliz? Qual a conjugação de significados entre “santo” e “feliz”?

Segundo o mundo, essas palavras se excluem. A santidade é o caminho da austeridade e renúncia, portanto o contrário do que o mundo entende por felicidade. Contudo, o verdadeiro católico sabe que o Natal é ocasião de graças inefáveis, alegrias interiores extraordinárias, acompanhadas de uma unção celeste que geralmente desce sobre os homens. E o motivo especial dessa alegria é tornar palpável que o Verbo de Deus se fez carne e habituou entre nós.

A alma humana fica como que transposta para outro nível, para uma clave superior de cogitações, em que nos desligamos das vicissitudes de todos os dias e nos tornamos capazes de perceber o sobrenatural. Sentimo-nos iluminados pelo sorriso de Nossa Senhora, por sua promessa de que, para além de todas as desventuras e de todas as alegrias desta vida, nos aguarda outra ordem de coisas, diante de um Deus infinitamente benigno, acessível, meticulosamente carinhoso, pronto a perdoar e a nos socorrer. Um Deus que, por vontade própria, se tornou obediente Àquela que é também a nossa Mãe.
Reis Magos
Cada um de nós pode pedir à Santa Mãe de Deus que aproxime o Menino Jesus de nossa alma, fazendo-nos sentir toda a plenitude da graça do Santo Natal e nos dê força de alma para suportar em paz as dificuldades.

Santa Teresinha do Menino Jesus dizia que Nosso Senhor pode nos deixar em dificuldades a fim de recolher méritos para socorrer algumas almas mais fracas. Assim, devemos aceitar as dificuldades de bom grado, oferecê-las com alegria ao Menino Jesus como um presente de Natal.
Quando se comemora o momento augusto em que Nosso Senhor Jesus Cristo deixou o claustro magnífico da beatíssima Virgem Maria, em que os anjos apareceram, os pastores acordaram, a estrela brilhou, São José se extasiou, a natureza toda se revigorou, devemos pedir a Nossa Senhora que abra para cada um de nós uma torrente de graças, nos dê forças para enfrentar as grandes lutas do próximo ano, e que ele seja um ano de grandes misericórdias e conversões. Assim Ela fará por nós incomparavelmente mais do que estamos fazendo por Ela, abrirá as vastidões de nossos caminhos, expulsará os demônios, preparará as almas para o anúncio do advento de seu Reinado na Terra.
Fonte: ABIM

____________

(*) Excertos de uma mensagem de Natal, gravada por Plinio Corrêa de Oliveira em 21-12-91. Esta transcrição não passou pela revisão do autor.

"ESTEJAM EM ALEGRIA"


A humanidade está à beira de um avanço em seu processo de despertar! Sim, nos principais noticiários, tudo parece politicamente caótico para onde quer que olhem, mas isso é resultado do vasto aumento das energias amorosas que inundam o planeta para ajudá-los a darem um enorme salto adiante no caminho evolucionário espiritual.

Os conflitos, conhecidos nos noticiários, estão ocorrendo porque o medo e a raiva subjacentes que os causam precisam ser liberados, não apenas no nível pessoal, mas também em nível planetário.

Por muitas eras, convicções e sistemas de crenças que causam danos e divisões, causaram enormes divergências entre as pessoas, levando à ruptura extremamente dolorosa nas relações, tanto a nível pessoal como entre nações e, frequentemente resultando em conflitos repetitivos e violentos. Seu surgimento, agora, demonstra muito claramente a todos vocês da necessidade essencial de uma enorme mudança nas maneiras pelas quais escolham se relacionar uns com os outros.

Preparem-se para a surpresa! É um salto que foi planejado, assim, que a aparente separação aconteceu, com um tempo definido para coincidir com a escolha da humanidade de se conscientizar de que: A única maneira de resolver os problemas, do menor para o maior, seria com o Amor. Isso aconteceu – embora muitas pessoas ainda permaneçam adormecidas, inconscientes – o ponto de inflexão foi alcançado, para que o Amor e o diálogo significativo substituam cada vez mais o desacordo acrimonioso, na medida em que as pessoas se encontram para resolverem questões que estejam em perigo de levar a conflitos ou danos planetários.

Este, é o momento em que surgirão muitas oportunidades criativas de olharem para as principais questões mundiais sob uma luz totalmente nova. Aqueles que puderem oferecer orientação significativa que leve a soluções que serão para o benefício de todos, aparecerão e conduzirão as discussões necessárias de maneira harmoniosa, respeitosa e cooperativa.

Certamente, esperar o inesperado em 2019. Eventos maravilhosos que irão encantar e elevá-los acontecerão, quando perceberem que o caminho da humanidade para casa é repleto de eventos que despertarão uma muita nova consciência espiritual, eventos que afetarão a todos no planeta, encorajando a todos a deixarem qualquer senso de indignidade pessoal e a se engajarem criativamente com o desejo de seus corações.

Um sentimento de intensa liberdade surgirá em todos, permitindo um entusiasmo irrestrito para guiar e direcioná-los a cada momento. A alegria que tais sentimentos intensos produzem não pode ser preconcebida ou descrita de alguma maneira significativa. No entanto, surgirão em todo indivíduo, criando um sentimento de irrestrita e indescritível MARAVILHA.

E, claro, não haverá necessidade de descrevê-lo, porque todos experimentarão juntos e, assim, sabendo que todos são UM com todos nesta maravilhosa celebração que é a Vida e que é o Amor. Verdadeiramente esses dois estados são inseparáveis, embora, por éons acreditaram que esse não fosse o caso. Acreditaram que a vida poderia ser preenchida com dor e sofrimento, que muitas vezes foi, e vocês já experimentaram isso.

Crenças são opiniões com as quais as pessoas se engajam, querendo que sejam verdadeiras, mas que, na verdade, são apenas formas de visão limitada que impõem a si mesmos e que tentam impor aos outros, a fim de fortalecê-las e validá-las. Muitas pessoas se identificam com suas crenças e ficam muito aborrecidas quando outras se recusam a aceitá-las ou torná-las válidas.

No entanto, já começaram a mudar suas crenças mais severamente limitantes, deixando de lado dogmas e sentimentos autoritários que os mantiveram aparentemente escravizados, desde o início dos tempos e, agora, estão se permitindo a ver que vocês não são suas crenças. De fato, estão descartando crenças egoístas e prejudiciais, a fim de abrirem espaço em seus corações para a informação ou conhecimento do campo infinito da Sabedoria Divina, que está disponível para todos e que é de particular interesse para cada um de você como indivíduos, fluir, em suas consciências.

Por éons, convicções e fortes crenças promulgadas, impediram que acessasse e se envolvessem totalmente com suas vastas habilidades criativas. Isso está rapidamente mudando e os frutos dessas habilidades estão sendo mostrados e compartilhados com crescente abertura e entusiasmo, na medida em que as pessoas percebem que estarem abertas e compartilharem suas ideias criativas livremente levam a grandes melhorias para toda a humanidade, da mesma forma que suas vidas diárias podem ser vividas e desfrutadas.

Foram criados no Amor para a felicidade eterna, a vida é para ser divertida, prazerosa, vivida com satisfação, contentamento e paz. Entretanto, quando escolheram experimentar o estado irreal de separação, também, optaram por experimentar o medo e tudo o que o acompanha.

Por eras é isso que têm experimentado, todavia, finalmente chegaram ao ponto em que coletivamente decidiram que basta. Em outras palavras, escolheram despertar do sonho irreal da separação e estabeleceram a intenção coletiva de que isso acontecesse.

Muitos não sabem que há eras atrás, no começo do tempo, como vocês sabem, a escolha foi feita coletivamente para experimentar a separação da Fonte, ao se envolver com a irrealidade. Também, não estão cientes de que a escolha de despertar sempre esteve disponível e que, agora, foi feita. Consequentemente, muitos ainda estão experimentando a separação e todos os seus problemas, ainda mais intensamente do que nunca, na medida em que todos os seus problemas não resolvidos se levantam para serem reconhecidos e liberados.

É isso que está acontecendo agora e as evidências estão sendo constante e entusiasticamente retratadas nos principais canais de notícias, pois continuam a encorajar as pessoas a terem medo e se envolverem e perseguirem a raiva aparentemente justificável, injustiça e sofrimento que estão sendo relatados.

Não posso enfatizar com força suficiente a necessidade de todos diariamente - duas ou, se possível três vezes – adentrarem para descansar, contemplar e meditar em seus altares sagrados, onde o Amor está sempre em casa. Enquanto estiverem lá, abram seus corações para aceitarem Seu caloroso abraço, escutem a sabedoria e inspiração que Ele lhes oferece e, então, saibam, profundamente em seus corações, que tudo é divinamente cuidado, porque todos vocês são seres divinos e que estão resolvendo os problemas que surgem porque fizeram a escolha coletiva de fazê-lo.

Nessa decisão estão sendo monumentalmente apoiados e assistidos pelos membros de suas equipes nos reinos espirituais. Lembrem-se de que existe apenas o UM! Que cada um de vocês é o UM experimentando a individualidade, diferenças de cultura, nacionalidade, etnia e criatividade, em meio a todos os seres sencientes, através, dos quais o UM se expressa. Portanto, estejam em alegria!

Com muito Amor, Saul.
Canal: John Smallman 
Tradução: Sementes das Estrelas / Candido Pedro Jorge

NB: Examinai  tudo. Retende o bem... 
Tessalonicenses 5:21

CP diz que 87% dos comboios circularam normalmente até às 08:00 horas

A CP - Comboios de Portugal disse que 87% dos comboios circularam normalmente até às 08:00, com os restantes a registarem perturbações devido ao impacto da greve com início agendado para as 12:00 de hoje.
Resultado de imagem para CP diz que 87% dos comboios circularam normalmente até às 08:00 horas
Fonte oficial da empresa disse à agência Lusa que, até às 08:00, "em 256 comboios realizaram-se 223", sendo que os impactos da greve, que se prolonga até terça-feira, dos trabalhadores comerciais da CP, registaram-se em 13% das ligações.
Os trabalhadores comerciais da CP estão em greve contra o que dizem ser o incumprimento do Governo no que se refere à contratação de quase 90 operacionais.
Por serviços, acrescentou, no longo curso (Alfa Pendular e Intercidades) foram realizados 79% das ligações, no regional, 88%, em Lisboa 85% e no Porto 92%.
A paralisação foi convocada pelo Sindicato Ferroviário da Revisão Comercial Itinerante (SFRCI) e pela Associação Sindical das Chefias Intermédias de Exploração Ferroviária (ASCEF), que contestam o “incumprimento do acordado com o Governo, em setembro de 2017, referente ao recrutamento de 88 trabalhadores operacionais […] da área comercial itinerante e para as bilheteiras da CP".
Contactado pela Lusa, Luís Bravo, do SFRCI confirmou igualmente que apenas alguns comboios não se realizaram e que espera um maior impacto da paralisação, nos turnos "que se iniciam agora" e durante a tarde de hoje.
"Estamos em crer que vai parar tudo da parte da tarde que não sejam serviços mínimos", disse.
As duas estruturas sindicais afirmam que o executivo e a CP estão em "incumprimento para com os trabalhadores" que representam na negociação da contratação coletiva desde 01 de outubro deste ano, referindo que “têm realizado várias iniciativas e apelos junto da empresa e do Governo para que o processo negocial fosse concretizado, não tendo até ao momento obtido qualquer respostas às propostas do Acordo de Empresa e regulamento de carreiras apresentadas".
Conforme anunciado na sexta-feira, os serviços mínimos da greve dos trabalhadores da CP incluem a circulação de quase 190 comboios, nos serviços urbanos de Lisboa, nos urbanos do Porto, na Linha de Cascais e na Linha de Setúbal.
Segundo a decisão divulgada, na paralisação convocada pelo SFRCI e pela ASCEF, nos comboios urbanos do Porto a CP determinará os serviços mínimos, “em obediência aos seguintes critérios”: “na família Guimarães: três comboios em cada sentido”.
“Família Braga: seis comboios em sentido ascendente e quatro em sentido descendente; Família Caíde: seis comboios em cada sentido” e na circulação em relação a Aveiro terão que existir 11 comboios em cada sentido, determinou o tribunal.
Em relação aos urbanos de Lisboa, haverá em relação à Azambuja oitos comboios, em Castanheira do Ribatejo sete em sentido ascendente e oito em sentido descendente, enquanto entre Sintra e Alverca devem existir em cinco comboios.
Para Sintra-Lisboa Oriente devem circular 13 comboios em cada sentido e entre Lisboa Rossio e Meleças quatro comboios em cada sentido. Já entre Sintra e Lisboa Rossio deverão existir oito comboios em cada sentido.
Na Linha de Cascais foi determinada a existência de 15 comboios no sentido Cais do Sodré-Cascais e 16 no sentido oposto, enquanto na “família Oeiras” ficaram determinados oito comboios em cada sentido.
Na Linha do Sado devem circular sete comboios em cada sentido.
Na base da definição dos serviços públicos está a duração de “dia e meio e, considerando especialmente a época natalícia em que ocorrerá”.
O tribunal referiu ainda haver “meios alternativos de transporte com aptidão à satisfação de necessidades sociais impreteríveis”, de acesso a cuidados de saúde e serviços de segurança, pelo que não acedeu à solicitação de circulação “nos termos amplos dos serviços mínimos propostos” pela CP.
No passado dia 18, a CP – Comboios de Portugal alertou para “fortes perturbações” na circulação de comboios nos dias 24 e 25 de dezembro, véspera e dia de Natal, devido a greve anunciada por duas estruturas.
Em comunicado, a empresa referiu, na altura, que “por motivo de greve [...] preveem-se supressões de comboios, a nível nacional, em todos os serviços nos dias 24 e 25 de dezembro”.
A transportadora estima também perturbações na circulação dos comboios no dia 26 de dezembro.
Lusa

Comentário: esta greve é de uma injustiça inqualificável. Os passageiros passam a ser vítimas de uma injustiça sem direito a voz, motivo mais do que suficiente para ficarem indignados.
As declarações dos senhores sindicalistas, atribuindo a culpa para o Governo, só podem motivar revolta. Os grevistas vão para casa junto dos seus, para o quentinho, enquanto milhares de pessoas ficam gerir a frustração de não puderem estar com os seus familiares.
Esta anarquia vai permanecer até quando?

J. Carlos

Município procede à revisão da Carta Educativa de Anadia

A Câmara Municipal de Anadia vai proceder à revisão da Carta Educativa do Município, dez anos depois do documento ter sido homologado pelo Ministério da Educação. A autorização para tal procedimento foi deliberado na reunião de executivo do passado dia 19 de Dezembro.
Resultado de imagem para Município procede à revisão da Carta Educativa de Anadia
Notícias de Aveiro
A Carta Educativa do Município de Anadia foi homologada pelo Ministério da Educação, em fevereiro de 2008, com base no parecer favorável conjunto, emitido pela Diretora Regional de Educação do Centro e pelo Diretor Geral do Gabinete de Estatística e Planeamento da Educação. Decorrido este tempo, impõe-se a revisão do documento para efeitos do cumprimento de disposições legais e para corrigir a desconformidade verificada entre a atual oferta e a proposta de rede plasmada no documento.
A natural evolução socioeconómica ocorrida nos últimos anos, e o conjunto de alterações verificado no Sistema Educativo, nomeadamente em matéria de oferta da componente socioeducativa e das várias respostas, no âmbito da ação social escolar, são outros fatores que concorrem para a necessidade de atualização e de adequação da Carta Educativa em vigor.
A Carta Educativa tem por objeto a identificação, a nível municipal, dos edifícios e equipamentos educativos, e respetiva localização geográfica, bem como das ofertas educativas da educação pré-escolar, dos ensinos básico e secundário da educação escolar, incluindo as suas modalidades especiais de educação, e da educação extraescolar.

Falta de anestesistas encerra urgências da Maternidade Alfredo da Costa

Está fechada a urgência da maternidade Alfredo da Costa, em Lisboa, devido à falta de anestesistas. Hoje e amanhã as grávidas serão reencaminhadas para outros hospitais.
Resultado de imagem para Falta de anestesistas encerra urgências da Maternidade Alfredo da Costa
Correio da Manhã
Só está a trabalhar um anestesista na Maternidade Alfredo da Costa (MAC).
Maria José Alves, a médica responsável pela medicina materno-fetal da MAC explica à TSF que a decisão de encerrar o Serviço de Urgências foi tomada para que seja mantida a segurança das grávidas que já estão internadas na maternidade.
É por falta de recursos humanos que a MAC encerra temporariamente o serviço de urgências. Maria José Alves diz que a situação é "inexplicavel" e considera que há falta de vontade para resolver o problema.
A médica garante que a administração da maternidade conhece bem o problema e espera que a situação fique resolvida o quanto antes, caso contrário, a urgência da maior maternidade do país vai continuar fechada.
TSF

programa para o Culto de Natal na Igreja Evangélica Baptista de Aveiro

Para tamanho maior clicar na imagem

Docente da FCTUC lança livro sobre a importância da robótica industrial na quarta revolução industrial

Já está nas bancas o livro “Robótica Industrial - Indústria 4.0” da autoria de Norberto Pires, docente e investigador no Departamento de Engenharia Mecânica da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC).
A obra, focada na indústria 4.0, aborda vários temas, entre os quais sistemas de produção 4.0, evolução histórica da robótica industrial e cinemática, dinâmica e software distribuído e aplicações industriais, fornecendo vários exemplos.
Tendo como público-alvo estudantes do ensino superior e profissionais da indústria, o livro foi pensado para ser um guia detalhado para a disciplina de Robótica Industrial. Está também adaptado para profissionais da indústria da automação, como os integradores de sistema, incluindo utilizadores finais.
«Numa altura em que os sistemas automáticos, os sistemas inteligentes, a inteligência artificial e os robôs são elementos do nosso dia a dia e ameaçam fazer uma transformação radical na forma como vivemos e trabalhamos, faz sentido estudar os fundamentos de uma das áreas mais importantes nos desenvolvimentos que permitiram a quarta revolução industrial: a Robótica Industrial», afirma o autor.