sábado, 29 de julho de 2017

Santuáriu hosi orangotango sira iha Indonézia ameasadu tanba okupasaun

Grupu ida konservasaun ambiental alerta ona katak kuaze 1/5 hosi ai-laran ne'ebé serva hanesan santuáriu ba orangutan sira iha parte indonéziu hosi Bornéu hetan okupasaun no estraga, ameasa nune'e esforsu sira reabilitasaun hosi animal ne'e iha risku. 

Porta-vós hosi Borneo Orangutan Survival Foundation, Nico Hermanu, hatete ona katak ai-laran ho hektar 340 resin hosi Samboja Lestari, iha Kalimantan Oriental, hetan invazaun no okupa hosi ema sira ne'ebé maka mai hosi zona sira iha Indonézia no ne'ebé tesi ai sira no kuda hahán sira.

Empreza agro-alimentar sira no populasaun lokal sira sunu ho intensaun zona sira ai-laran nian hodi hamoos rai no okupa ho plantasaun sira.

Atividade sira ne'e akontese besik "eskola ai-laran" ida, ne'ebé simu orangutan hodi moris hanesan semi-independente no aprende hetan hahán mesak, harii uma no hahalok sira seluk ne'ebé importante hodi animal ne'ebé iha risku bele moris.

Fundasaun sosa ona hosi ema lokal sira, iha tinan barak nia laran, rai hodi instala santuáriu ho hektar 1.850 no rekupera ona ai-laran hosi zona ne'ebé agora iha orangutan hamutuk 170 maka moris iha fatin ne'e.

Hermanu afirma ona katak fundasaun aviza ona rezidente sira katak sira halo invazaun ba santuáriu Samboja Lestari, "maibé sira halo nafatin atividade". Polísia lokal lakohi halo atuasaun no rekomenda ona diálogu "ne'ebé la rezolve buat ida", nia afirma.

Fundasaun agora buka hela ajuda hosi governu lokal, hosi provínsia Kalimantan Oriental, hodi garanti sira direitu kona-ba rai.

Númeru hosi orangutan iha Kalimantan no iha illa indonéziu Sumatra, rekoñesidu hanesan animal oinseluk no klasifika hanesan iha risku atu lakon, ho respeitu, hosi organizasaun ambiental sira, tuun maka'as dezde dékada 1970.

Orangutan sira hanesan animal sira ne'ebé hetan protesaun iha Indonézia no iha Malázia, maibé desflorestasaun halo diminuisaun maka'as hosi nia "habitat" natural, hafoin besik hosi 40% hosi ai-laran iha Kalimantan lakon dezde inísiu dékada 1970.

Iha dékada tuirmai, ambientalista sira kalkula katak parte barak hosi ai-laran sei hetan estrada no sei sai hanesan rai agríkola.

Borneo Orangutan Survival Foundation, organizasaun ida hosi organizasaun oioin ne'ebé dedikadu ba konservasaun hosi orangutan sira, iha mós autorizasaun ba tinan 60 nia laran ba ai-laran ho hektar rihun 86 resin iha Kalimantan, ne'ebé sira sosa hosi Governu iha tinan 2011.

Na próxima década, os ambientalistas preveem que uma ainda maior parte da floresta venha a ser devastada e convertida em terreno agrícola.


Besik 1/4 iha kondisaun adekuadu ba reabilitasaun hosi orangutan sira nian.

SAPO TL ho Lusa | Foto@ Hotli Simanjuntak /EPA

INEM Recusa Acusações

Tendo em conta a informação hoje noticiada que dá conta que o Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) terá demorado 41 minutos a socorrer um ferido grave no Algarve, importa prestar os seguintes esclarecimentos: 
O Centro de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM recebeu, no passado dia 27 de julho, às 17h52, um pedido de ajuda para uma única vítima resultante de uma acidente de viação, que estaria encarcerada. No imediato, o INEM acionou a Viatura Médica de Emergência e Reanimação (VMER) do Barlavento Algarvio, o Motociclo de Emergência Médica de Portimão e uma Ambulância dos Bombeiros Voluntários (BV) de Lagoa. 
A VMER, viatura tripulada por uma equipa altamente diferenciada, um Médico e um Enfermeiro, após chegar ao local do acidente, iniciou a avaliação das vítimas às 18h10, prestando-lhes todos os cuidados de saúde necessários. No local encontrava-se também a tripulação dos BV Lagoa (a primeira a chegar, ainda antes da VMER) e do Motociclo de Emergência do INEM que contribuíram para a prestação dos cuidados de saúde necessários. Nesse momento, o CODU é informado que existem mais 4 vítimas ligeiras, informação que em momento algum foi transmitida no pedido de ajuda inicial. 
Às 18h17 o CODU recebeu informação que a Ambulância dos BV Lagoa ficou inoperacional no local, por furo num dos pneu. 
Às 18h19 o CODU aciona a Ambulância de Emergência Médica do INEM de Portimão (para substituir a ambulâncias dos BV Lagoa) e as Ambulâncias dos BV de Portimão, dos BV de Silves e da CVP de Silves para transporte à Unidade Hospitalar. 
Importa assim referir que as vítimas resultantes do acidente receberam muito rapidamente toda a assistência médica e estabilização clínica necessárias por parte das equipas que foram acionadas pelo INEM para o local, incluindo da equipa altamente diferenciada ao serviço da VMER do Barlavento Algarvio. Apenas o transporte para a Unidade Hospitalar foi realizado faseadamente, conforme foram chegando ao local as Ambulâncias acionadas pelo CODU. 
Não corresponde por isso à verdade que o INEM tenha demorado 41 minutos a socorrer um ferido grave, estranhando este Instituto como pode um Órgão de Comunicação Social tirar esta conclusão dos esclarecimentos que aqui prestamos e que fizemos chegar ao jornalista em tempo útil. Aliás, a leitura atenta da notícia permite concluir que a manchete é completamente falsa, colocando em causa o INEM e o trabalho dos seus profissionais. 

Fonte: BPS

Detidos 2 homens suspeitos de furtos em residência e escritórios na Figueira da Foz

Dois homens, de 19 e 25 anos de idade, foram detidos, pela PSP, por serem suspeitos da prática de “vários crimes de furto” numa residência e em escritórios da região da Figueira da Foz, cidade onde residem.
Na tarde de quinta-feira, 27 de Julho, pelas 16:30, a PSP, “no âmbito da sua atividade operacional, procedeu à detenção de dois indivíduos” suspeitos de “vários crimes de furtos no interior de residência e escritórios”, anunciou aquela polícia, numa nota enviada às redações.
Além de criarem “insegurança e medo na população em geral”, os suspeitos, que foram detidos na zona de Tavarede (Figueira da Foz) também provocaram “avultados danos patrimoniais”, acrescenta a PSP.
Na sequência de “diligências efetuadas ao abrigo do processo, já a decorrer nesta polícia, foi realizada busca domiciliária na qual foram apreendidos diversos artigos”, designadamente computadores, câmara de filmar, ‘smartphones’, LCD, telemóveis, alicates, chaves, equipamentos de ginásio e roupa utilizada na atividade ilícita.
Notícias de Coimbra

Fábrica de contrafação de supercarros foi apanhada em Espanha

Resultado de imagem para Fábrica de contrafação de supercarros foi apanhada em Espanha
Alguma vez quis ter um Ferrari ou um Lamborghini, quase novos, por apenas 40 mil euros? É melhor não aceitar, é um presente envenenado. E quem está a vendê-los também provou do veneno, quando foram apanhados pela polícia espanhola e presos por contrafação.
A polícia espanhola divulgou o vídeo de uma garagem onde uma gangue transformava automóveis comuns em cópias de carros desportivos, com carroçarias capazes de enganar os mais incautos. No entanto, detalhes como o tamanho das jantes ou a posição dos escapes revelava que estes modelos não eram o que pareciam ser.
No vídeo, um suposto Ferrari 360, de motor central, foi revelado como tendo um motor Peugeot… à frente. E um Toyota Celica estava a meio de ser transformado noutro Ferrari. Réplicas de Lamborghini também podem ser vistas na garagem, bem como fotografias dos muitos carros que tinham sido transformados em falsificações.

Tinta de choco e tricô vermelho contra pesquisa de petróleo na costa alentejana

Preço do petróleo afeta resultados
Dez ativistas cobriram-se de tinta de choco, na marginal de Sines, esta tarde, enquanto outros pegavam em agulhas para tricotarem uma linha vermelha contra a exploração de petróleo na costa alentejana.
Sob um céu momentaneamente encoberto, mas que não afastou o calor, nem as pessoas do pequeno areal da praia de Sines, algumas associações ambientalistas aproveitaram a oportunidade para sensibilizarem o público do Festival Músicas do Mundo, que hoje termina mais uma edição, para os riscos da exploração de petróleo e gás no litoral.
"Não ao furo, sim ao futuro", lia-se no chão, no início das escadas que descem para a Praia Vasco da Gama, onde muitos festivaleiros ainda descansavam da noite anterior e se preparavam para os sete concertos com que terminará a 19.ª edição do festival.
Lusa

A Geração Click

Este artigo é um pouco diferente do usual. Se permitirem, hoje vou filosofar sobre a Geração Click, que utiliza um simples click, para obter tudo num instante!
Estamos habituados a conseguir obter a informação rapidamente, com um gesto que dura apenas alguns microssegundos. E gostamos que aconteça tudo de forma muito rápida!
Mas será que é essa a realidade? Ou será que estamos a utilizar mais o nosso tempo de uma maneira virtual do que real?
Hoje em dia, parece que o mundo gira numa velocidade estonteante!
É verdade que a adaptação ao meio que nos rodeia deve ser constante. Por vezes, essa mesma velocidade distorce a percepção de uma visão global das situações!
Somos seres humanos que vivem socialmente e necessitamos de comunicar não só virtualmente, mas acima de tudo, desenvolver e construir relações interpessoais saudáveis!
Um café com os amigos é deveras interessante!!! Saímos para a rua ou das nossas empresas e fazemos uma pausa necessária para restabelecer energias. Conversamos, utilizamos os dois lados do cérebro, o racional e o emocional. Socializamos e comunicamos verbalmente, podendo usufruir de um espaço de tempo agradável e profícuo.
Quantos de vós, preferem tomar um café numa esplanada, a disfrutar de uma paisagem natural,  em vez de estarem ligados ao facebook ou a um iphone em casa, isolados?!!!
O dia tem 24h! 8h são passadas a trabalhar, 8h a dormir e as restantes 8h deveríamos ser livres para cuidarmos de nós e gozarmos o nosso tempo livre, ecologicamente!
Só desta forma, dizem os especialistas na matéria, é que nós podemos estar equilibrados e sem stress.
Quantos de vós já ouviram falar do detox digital?
Estamos em período de férias e nada melhor que iniciarmos um novo ciclo com hábitos mais saudáveis. Consegue desconectar-se e usar o seu tempo de uma maneira diferente?
Vamos a isso?
Gostaria de conhecer esses novos resultados! Agradeço os vossos comentários.
Votos de umas EXCELENTES FÉRIAS!
Com um Forte Abraço do Coach Helder.
 Fonte: O Algarve

A Excursão anual da ADASCA a Belmonte vai decorrer no dia 26 de Agosto

 

Caros dadores e amigos,

Estão a decorrer as inscrições para a VI Excursão que a ADASCA vai realizar no dia 26 de Agosto (conforme o cartaz) encontrando-se a ficha e programa disponíveis no site www.adasca.pt de onde podem ser impressos.

As inscrições podem ser entregues na Sede da ADASCA no decorrer da sessão de colheitas de sangue no dia 2 de Agosto entre as 15 e as horas e as 19,30 horas, como ainda dia 9 entre as 9 horas e as 14 horas.

Ainda existem vagas...

J. Carlos

VI Caminhada Solidária da ADASCA vai decorrer dia 10 de Setembro no âmbito do 10 anos de existência


Se uma imagem vale mais que 1000 palavras não adianta dizer mais nada. Vale a pena recordar os belos momentos da edições anteriores

Caros amigos,

A ADASCA já está em fase de preparativos para a realização da VI Caminhada Solidária 2017 desta vez no âmbito da comemoração dos 10 anos de existência, no dia 10 de Setembro (domingo).
O local de concentração, partida e chegada vai ter lugar no Salão dos Bombeiros Velhos de Aveiro, onde também no final decorrerá um lanche partilhado à semelhança dos anos anteriores.
É propósito da Direcção da ADASCA promover um conjunto de iniciativas até final do ano em curso no sentido de angariar fundos, para a aquisição de uma viatura (carrinha) tendo em consideração a sua urgente necessidade.
O valor mínimo para inscrição é de apenas 5 euros, a partir deste valor cada participante pode doar o que sentir no seu coração.
A aquisição da viatura não deve ser considerado um luxo, mas, um meio extremamente necessário para que a ADASCA possa desenvolver melhor as suas actividades não só por todo o Conselho de Aveiro, mas também Ílhavo e Vagos de onde se deslocam bastantes dadores para doarem sangue no Posto Fixo em Aveiro.
Quem desejar começar já colaborar com donativos pode fazê-lo na Sede da associação ou por transferência bancária cujo NIB está indicado na imagem a seguir.
NIB da ADASCA: 0036 0189 99100051821.35,
IBAN: PT50 0036 0189 9910 0051 8213.5,
BIC: MPIOPTPL
A ADASCA alerta para eventuais burlas ou falsos peditórios em seu nome, tendo em conta que não vai delegar em ninguém para o fazer na rua ou junto das empresas, serão pois usados os meios que a Direcção considerar mais convenientes e seguros, além do mais, serão emitidos recibos.

Mais informações pelo Site: www.adasca.pt

Até breve!

J. Carlos

Colheita de sangue dia 32 de Agosto entre as 15 horas e as 10,30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Para o mês de Agosto vão decorrer colheitas de sangue nos dias 2, 9, 23, 25 e 30 entre as 15 horas e as 19,30 horas, ainda nos dias 5 9 e 19 horas no Posto Fixo localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro. todas no Posto Fixo da ADASCA.

Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou  do Cartão de Nacional de Dador de sangue.

Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer...

Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos.” Bezerra de Menezes.

As datas para o mês de Agosto podem ser consultadas pelo Site: www.adasca.pt

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Municípios de Portugal Penedono - Distrito de Viseu

imagem não exibida

Penedono é uma vila portuguesa no Distrito de Viseu, Região Norte e sub-região do Douro, com cerca de 1 000 habitantes.

É sede de um município com 133,71 km² de área e 2 952 habitantes (2011), subdividido em 7 freguesias. O município é limitado a norte e noroeste pelo município de São João da Pesqueira, a leste por Vila Nova de Foz Côa e Mêda, a sul por Trancoso (exclave de Guilheiro) e a oeste por Sernancelhe.
Wikipédia

www.guiadacidade.pt
3630 Penedono, Portugal

Balsemão critica "lixeira gigantesca" nas redes sociais e nos motores de busca

PEDRO ROCHA / GLOBAL IMAGENS
Há "organizações montadas para difundir rapidamente notícias falsas", disse o presidente da Impresa

O presidente do grupo de 'media' português Impresa, Francisco Pinto Balsemão, criticou este sábado, na cidade da Praia, a "lixeira gigantesca" nas redes sociais e nos motores de busca, salientando que são cada vez mais explorados para difusão de "mentiras e meias verdades".

Pinto Balsemão falava hoje, na cidade da Praia, numa conferência sobre democracia e governança, num debate com o ex-primeiro-ministro cabo-verdiano José Maria Neves.

"A lixeira gigantesca nas redes sociais e nos motores de busca é cada vez mais explorada para difusão de mentiras, meias verdades e factos alternativos", criticou o empresário e também antigo primeiro-ministro português.

O também antigo jornalista lembrou que isso sempre existiu e foi denunciado, mas notou que agora há "organizações montadas para difundir rapidamente notícias falsas".

Por isso, disse que a comunicação social pode desempenhar um papel importante, de "separar o trigo do joio", veicular opiniões sobre factos divergentes, para as pessoas decidirem consoante a sua própria vontade.

No capítulo do debate sobre a relação entre os partidos e a comunicação social, Pinto Balsemão disse que os media não podem ser considerados como o 4º poder, explicando que não foram eleitos.

Mas entendeu que os órgãos de comunicação social devem ser vistos como o "contrapoder", já que é a "outra face da moeda" capaz de fiscalizar os poderes instituídos.

Por sua vez, José Maria Neves disse que a relação entre partidos e comunicação é "sempre difícil, tensa e há uma desconfiança mútua", mas considerou ser "fundamental" para a democracia que haja liberdade de imprensa e a possibilidade do dissenso.

O ex-chefe de Governo entendeu também que os media não são o quarto poder, mas sim o centro do poder, onde os dissensos são importantes.

A conferência foi organizada pela Fundação José Maria Neves para a Governação, que mensalmente convida personalidades nacionais e estrangeiras para falar sobre determinado assunto.

Com o tema "Democracia e Governança: um Futuro a Construir?", foi a quarta conferência da fundação que nasceu em abril último e que José Maria Neves é patrono e presidente.

Fonte: DN

Final de tarde no Rio Mondego - Coimbra

imagem não exibida
É o rio que banha a cidade de Coimbra, sendo o mais cantado na poesia e cancioneiro português.
Parque do Choupalinho, 3040 Coimbra, Portugal

Imagem captada no Castelo de Marvão - Distrito de Portalegre

imagem não exibida
Fica situada no topo da Serra do Sapoio, a cerca de 860m de altitude, bem próxima da fronteira de Espanha.
Entre a vila de Castelo de Vide e a cidade de Portalegre, em pleno Parque Natural da Serra de S. Mamede, Marvão domina a paisagem serrana a partir no seu ponto mais alto. A extraordinária vista sobre a área que envolve Marvão torna-se inesquecível e inesgotável. 
7330 Marvão, Portugal

Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Sto. António

imagem não exibida
A Reserva Natural do Sapal de Castro Marim e Vila Real de Stº António (RNSCMVRSA) localiza-se no sudeste algarvio, perto da foz do rio Guadiana, abrangendo um território integrado nos dois concelhos que lhe dão o nome: Castro Marim; e Vila Real de Sto António.
Fonte, fotos e saber mais: www.icnf.pt/portal/ap/r-nat/rnscmvrsa
Portugal

Eu, Psicóloga: Site disponibiliza Livros de Psicologia para baixar

Separamos 10 livros de Psicologia para você baixar e começar já a leitura. 



Fundamentos da Psicanálise de Freud a Lacan 
Marco Antonio Coutinho Jorge:  Introdução didática que esclarece, à luz de Freud e Lacan, os conceitos mais importantes da teoria psicanalítica, entre os quais: pulsão, recalque, sintoma, real-simbólico-imaginário, objeto ‘a’ e sublimação.  Ao desenvolver amplamente os dois eixos principais da psicanálise (sexualidade e linguagem), o autor enfatiza o abandono do funcionamento instintual – produzido pela aquisição da postura ereta, a bipedia – e o consequente advento da pulsão como fatores essenciais e fundadores da espécie humana. CLIQUE AQUI



Longe da Árvore – Andrew Solomon: 

Diagnosticado com dislexia na infância, Andrew Solomon conta que a superação dessa deficiência só foi possível porque ele pôde contar com a paciente dedicação dos pais, em especial de sua mãe, num lar estruturado. Criado num ambiente privilegiado – a culta classe média judaica de Nova York -, Solomon sempre teve acesso a todo afeto e atenção terapêutica necessários ao tratamento. Entretanto, quando sua homossexualidade latente transpareceu na adolescência, os mesmos pais que sempre o haviam cercado de carinho e compreensão reagiram com intolerância e vergonha. Ele teve de se afastar traumaticamente da família para conseguir vivenciar a plenitude de sua identidade sexual. Muitos anos depois, para tentar entender as relações entre essas duas identidades divergentes das expectativas dos pais, e como elas puderam provocar sentimentos tão antagônicos, o autor realizou uma abrangente pesquisa sobre o universo da diversidade em famílias com filhos marcados pela excepcionalidade. Surdos, anões, portadores de síndrome de Down, autistas, esquizofrênicos, portadores de deficiências múltiplas, crianças prodígios, filhos concebidos por estupro, transgêneros e menores infratores – dez ‘identidades horizontais’ (isto é, divergentes dos padrões familiares, linguísticos e sociais predeterminados), sujeitas em graus distintos a influências genéticas e ambientais, compõem a constelação de temas deste magnífico tour de force sobre os sentidos de ser diferente e, principalmente, de aprender a amar e respeitar as diferenças. CLIQUE AQUI



Mulheres que Correm com os Lobos – Clarissa Pinkola Estés: 


Sensações de vazio, fadiga, medo, depressão, fragilidade, bloqueio e falta de criatividade são sintomas cada vez mais freqüentes entre as mulheres modernas, assoberbadas com o acúmulo de funções na família e na vida profissional. Esse problema, no entanto, não é recente, acredita a psicóloga junguiana Clarissa Pinkola Estés. Ele veio junto com o desenvolvimento de uma cultura que transformou a mulher numa espécie de animal doméstico.
Através da interpretação de 19 lendas e histórias antigas, entre elas as de Barba-Azul, Patinho Feio, Sapatinhos Vermelhos e La Llorona, a autora identifica o arquétipo da Mulher Selvagem ou a essência da alma feminina, sua psique instintiva mais profunda. E propõe o resgate desse passado longínquo, como forma de atingir a verdadeira libertação.
Técnicas da psicologia junguiana e algumas formas de expressão artísticas ligadas ao corpo podem ajudar na tarefa, mas a compreensão da natureza dessa mulher selvagem, com todas as características de uma loba, é uma prática para ser exercida ao longo de toda a vida. CLIQUE AQUI



Psicologia Fácil – Ana Merces Bahia Bock:

Sobre esta obra Escrita pelos mesmos autores do consagrado Psicologias – Uma introdução ao estudo de Psicologia, esta obra apresenta os principais conceitos das diversas áreas da Psicologia, com o intuito de promover e auxiliar o diálogo crítico e de qualidade sobre os temas abordados.De forma didática e objetiva, o livro traça um panorama geral da Psicologia de sua origem até os dias de hoje, ajudando na compreensão do comportamento e dos processos mentais dos indivíduos, promovidos pelas relações e pelas emoções humanas.Sobre a Série Fácil Com uma abordagem clara e acessível, a Série Fácil firmou-se como uma das principais coleções do mercado editorial brasileiro.Com o objetivo de facilitar o aprendizado, os assuntos são tratados sempre de forma gradual, no momento adequado e seguindo a uma sequência lógica, partindo de situações mais fáceis para as menos fáceis, permitindo ao estudante familiarizar-se com o tema de maneira natural e intuitiva.O programa desenvolvido pela Série atende ao conteúdo programático de cursos de nível técnico e de nível superior de diversas áreas do conhecimento, além de servir como instrumento de consulta para todos os profissionais, inclusive para os que pretendem se preparar para concursos públicos. CLIQUE AQUI



Foco – Daniel Goleman: 

Combinando pesquisa de ponta e descobertas práticas, Daniel Goleman mostra por que a base do sucesso em todas as áreas da vida é sua capacidade de ter foco. Segundo o autor, a atenção funciona de forma muito parecida com um músculo – se não o utilizamos, fica atrofiado; se o exercitamos, se desenvolve e se fortalece. Numa era de distrações intermináveis, Goleman argumenta que precisamos aprender a aprimorar nosso foco se quisermos prosperar no mundo complexo em que vivemos. Aqueles que alcançam rendimento máximo (seja nos estudos, nos negócios, nos esportes ou nas artes) são precisamente os que prestam atenção no que é mais importante para seu desempenho Foco é uma ferramenta essencial, é o que diferencia um especialista de um amador, um profissional de sucesso do funcionário mediano. Foco traz um olhar inovador sobre o segredo para o alto desempenho e a realização e mostra como a atenção tem um papel fundamental para o sucesso. CLIQUE AQUI


A Culpa é Da Mãe – Elizabeth Monteiro: 
Este livro foi escrito para as mulheres que se dedicam de corpo e alma à tarefa da maternidade mas sempre acham que estão fazendo alguma coisa errada. Àquelas que amam seus filhos incondicionalmente, mas sentem culpa toda vez que não conseguem corresponder às próprias expectativas. Àquelas que sempre imaginam que as outras mães são melhores. Em suma, este livro tem como alvo todas as mães do mundo. Nele, a psicóloga Elizabeth Monteiro relata suas experiências na difícil tarefa de criar os quatro filhos, sempre fazendo um contraponto com a realidade de hoje. Com relatos emocionantes e muitas vezes cômicos, ela mostra a dor e a delícia da maternidade e nos ajuda a perceber que a perfeição não existe quando se trata de cuidar de crianças. CLIQUE AQUI




Mundo Singular – Ana Beatriz Barbosa Silva: 

Isoladas num mundo particular de difícil acesso, com hábitos restritos, ritualizados e repetitivos, as crianças que desenvolvem autismo são corriqueiramente vistas como estranhas e alheias a tudo e a todos. O que poucos sabem é que estes indivíduos são dotados de talentos e habilidades singulares. Diante do diagnóstico de autismo, o mais importante para os pais, professores e profissionais de saúde é criar mecanismos para ensinar a essas pessoas os prazeres contidos nos momentos de convivência com a criança, buscando amenizar para elas o caráter invasivo e intimidador que o contato social adquire. Primeiro livro da psiquiatra Ana Beatriz Barbosa escrito em parceria com especialistas da sua equipe, com experiência em crianças e adolescentes, Mundo Singular, é um guia voltado para o público leigo, com foco no funcionamento mental da criança com autismo. Caracterizado por um conjunto de sintomas que afeta a socialização, a comunicação e o comportamento, e que acomete cerca de 70 milhões de pessoas no mundo, o transtorno afeta, sobretudo, a interação social desses indivíduos. Em crianças, o distúrbio é mais diagnosticado do que o câncer, a AIDS e a diabetes somados. Sua manifestação é mais comum no sexo masculino do que no feminino. No entanto, apesar de sua prevalência, o tema permanece nebuloso para a maior parte da sociedade, e muito do que se imagina é fruto de preconceitos e mitos. Os autores abordam a cada capítulo os elementos que influenciam a vida de quem vive com o transtorno e daqueles que o cercam. O relacionamento com familiares, o ambiente escolar, o diagnóstico, o tratamento, a afetividade, a vida profissional, as questões legais e as perspectivas futuras são esmiuçados num texto escrito com sensibilidade, em que a teoria ganha contornos humanos, com uma sucessão de relatos de casos reais que preservam a identidade dos pacientes e defendem uma visão mais humana e positiva acerca dessas crianças que enxergam o mundo de forma tão singular. CLIQUE AQUI


O Demónio do Meio-dia – Andrew Solomon: 

Lançado em 2000, O demónio  do meio-dia continua sendo uma referência sobre a depressão, para leigos e especialistas. Com rara humanidade, sabedoria e erudição, o premiado autor Andrew Solomon convida o leitor a uma jornada sem precedentes pelos meandros de um dos temas mais espinhosos e complexos de nossos dias. 
Entremeando o relato de sua própria batalha contra a doença com o depoimento de vítimas da depressão e a opinião de especialistas, Solomon desconstrói mitos, explora questões éticas e morais, descreve as medicações disponíveis, a eficácia de tratamentos alternativos e o impacto que a depressão tem nas várias populações demográficas (sejam crianças, homossexuais ou os habitantes da Groenlândia). 
No epílogo inédito escrito exclusivamente para a nova edição brasileira, conhecemos o que aconteceu com Solomon, com os entrevistados e com os tratamentos da depressão desde a publicação de O demônio do meio-dia. A inteligência, a curiosidade e a empatia do autor nos permitem conhecer não só as doenças mentais, mas a profundidade da experiência humana. Uma obra monumental. CLIQUE AQUI 



A Psicologia das Cores – Eva Heller: 

Este livro aborda a relação das cores com os nossos sentimentos e demonstra como ambos não se combinam de forma acidental, pois as suas associações não são meras questões de gosto, senão de experiências universais que estão profundamente enraizadas na nossa linguagem e no nosso pensamento. Proporciona uma grande quantidade e variedade de informação sobre as cores, como provérbios e ditados populares, a sua utilização no design de produtos, os diferentes testes que se baseiam em cores, a cura através delas, a manipulação das pessoas, dos nomes e apelidos relacionados com cores, etc. Esta diversidade transforma-se numa ferramenta fundamental para todas aquelas pessoas que trabalham com as cores: artistas, terapeutas, designers gráficos e industriais, interioristas, arquitetos, desenhadores de moda, publicitários, entre outros. CLIQUE AQUI



Psicopatas do Cotidiano – Katia Mecler: 

Diz o ditado que de perto ninguém é normal. E, de fato, basta parar um minuto para observar o seu entorno e você vai identificar aquela pessoa que é instável demais, outra que é inflexível demais, outra ainda que é teatral ou insegura ou arrogante ou submissa… Os desvios são muitos, e estão sempre à nossa volta. Às vezes são apenas características individuais, que não preenchem critérios para diagnóstico psiquiátrico algum, mas outras vezes são comportamentos repetitivos, peculiares e disfuncionais que causam danos físicos e psicológicos às próprias pessoas ou para aquelas que estão ao seu redor. Este livro identifica estes que são os psicopatas do cotidiano e explica em detalhes as características que levam essas pessoas a agirem assim. Para quem tem um deles ao redor, será uma oportunidade única de descobrir mecanismos que ajudem a manter a própria integridade, física ou psicológica, sem abrir mão da convivência. As pessoas precisam isto sim, conhecer melhor seus próprios problemas ou os transtornos de gente do seu relacionamento. E o conhecimento é o melhor caminho para que se possa conviver melhor. 

CLIQUE AQUI