terça-feira, 26 de setembro de 2023

Marinha Grande | EXPOSIÇÃO FOTOGRÁFICA SOBRE IMPACTO DOS ANIMAIS NA SAÚDE MENTAL

 O Foyer do Teatro Stephens, na Marinha Grande, vai ter patente a Exposição de Fotografia “O Impacto dos Animais de Companhia na Saúde Mental das Pessoas”, de 4 a 10 de outubro, cuja entrada é gratuita.
A iniciativa é organizada pelo Município da Marinha Grande, com a colaboração da APAMG - Associação Protetora dos Amimais da Marinha Grande, no âmbito da comemoração do Dia Mundial dos Animais (4 de outubro) e do Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro). Pretende promover a adoção de animais do Centro de Recolha Oficial e das associações protetoras dos animais e aumentar a literacia em saúde mental associada à presença dos animais de companhia nas famílias.

A exposição pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00 (últimas entradas às 12h30 e 17h30).

A exposição terá, depois, a sua itinerância pela Junta de Freguesia da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Vieira de Leiria, Junta de Freguesia da Moita e Centro de Saúde da Marinha Grande.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O STEPHENS URBAN TRAIL

 Estão abertas as inscrições para a 1.ª edição da prova "Stephens Urban Trail”, que se realiza no dia 7 de outubro, pelas 16h00, que vai divulgar pontos de interesse do Centro Tradicional da Marinha Grande.
A 1ª edição da prova "Stephens urban trail" é uma organização dos Bombeiros Voluntários da Marinha Grande e do Clube Atletismo de Marinha Grande, com o apoio do Município da Marinha Grande.

Este evento é uma mistura de corrida, obstáculos, cultura e diversão. Ao longo dos cerca de 5kms desta aventura, existirão passagens pelo interior de alguns edifícios históricos, escadas, entre outras diversões.

As provas serão disputadas na tipologia de contrarrelógio, onde os corredores poderão ser agrupados (escalões e géneros misturados), consoante o número de inscritos, sendo dadas as partidas de cada grupo com intervalos de 30 segundos ou 1 minuto. Será vencedor o atleta com menor tempo registado à chegada.

A recolha de tempos será através de chip e os resultados irão ser projetados durante o evento, permitindo aos atletas um acompanhamento constante das classificações.
 
A prova “Stephens Urban Trail" está aberta à participação de todas as pessoas que não possuam contraindicações para a prática desportiva. Aos menores de 18 anos é exigida uma declaração de um responsável familiar ou tutor a autorizar a sua participação. Por questões de organização e segurança, esta edição irá estar limitada a 1000 inscrições.
 
Provas, escalões e distâncias:
Provas Masculinos/Femininos Distâncias
Kids Dos 8 aos 12 anos 2 KM (aprox)
Sub 18 Dos 13 aos 17 anos 5 KM (aprox)
M18 / M45  Maiores de 18 anos 5 KM (aprox)
Caminhada Todas as idades 5 KM (aprox).

Para mais informações e inscrições, deve ser consultado o link https://shre.ink/nO5p 

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Proença-a-Nova | Festival do Plangaio e do Maranho reforça sucesso em 2023

 
O Festival do Plangaio e do Maranho voltou a provar ser uma das apostas ganhas do Município de Proença-a-Nova, ao repetir o sucesso de edições anteriores, trazendo até ao Largo da Devesa, em Sobreira Formosa, uma enchente de pessoas, que durante os dias 23 e 24 de setembro visitaram o recinto para provar os sabores mais tradicionais desta região do concelho proencense.
Começando por sublinhar o contexto em que o Festival do Plangaio e do Maranho surge integrado, João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, afirma que “este certame revela uma estratégia que tem feito parte do passado recente do Município, com a organização de feiras temáticas que permitem potenciar o setor primário e todas as suas ações, naquilo que são os recursos endógenos deste concelho. Começamos com a Cereja e o Limão, depois seguimos para os Sabores Caprinos, o Peixe do Rio e a Tigelada, além claro, do Plangaio e do Maranho”. O autarca proencense explica ainda o sucesso deste Festival, apontando à sua originalidade, “pela característica muito vincada do Plangaio ser específico da Freguesia da Sobreira Formosa e Alvito da Beira, não sendo explanado no resto do concelho”.
Com Augusto Canário como cabeça de cartaz, a programação contou ainda com Carlos Agostinho & Companhia, o grupo musical Jorge Gonçalves Trio, Sociedade Filarmónica de Educação e Beneficência Fratelense, Showcooking do chef Fábio Bernardino, que confecionou pratos com produtos locais e fechou ainda com a atuação de Arame Ensemble, da qual faz parte a vocalista Ana Sofia Ventura, natural da freguesia de Sobreira Formosa.
Em 2023 o Festival do Plangaio e do Maranho contou com a presença de sete associações (Os Caçadores, Associação da Casa Nova, Sport Clube Sobreirense, Associação R. Cultural Amigos da Herdade, Associação Amigos das Giesteiras e CSCD Alvitense), bem como de 13 produtores (Mário Robalo, Catita Bijoux, Montesphysalis, O Trapo Vaidoso, Folia Popular, Amélia Dias, Francisco Ribeiro – Artesanato em Cortiça, Torres Tentações, Mel do Miguel, Sabores da Aldeia, Associação Interior Convida, Julry e Talho Verganista. De recordar que este é um evento organizado pelo Município de Proença-a-Nova em ligação estreita com a União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira.

Gabriel Reis
Comunicação, Turismo e Eventos

Marinha Grande | CONFERÊNCIA ANALISA IMPACTO DOS ANIMAIS NA SAÚDE MENTAL

 O Município da Marinha Grande assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, no dia 10 de outubro, das 14h00 às 17h00, no Teatro Stephens, com a organização da conferência “O impacto dos animais de companhia na Saúde Mental das Pessoas”, cuja entrada é gratuita, sujeita a inscrição prévia.
A conferência tem como objetivos permitir a reflexão sobre a preocupação na saúde mental das pessoas, a importância dos animais de estimação no seio das famílias e uma reflexão sobre uma experiência com animais na promoção da saúde mental das crianças vítimas de maus-tratos. Na organização deste evento irá dinamizar-se também uma experiência em dinâmica de grupo, com enfermeiros especialistas em saúde mental.

As inscrições são gratuitas, através do telefone 244573315, do link https://forms.office.com/e/cyTuRTHpYp  
 ou email: saude@cm-mgrande.pt

O programa é o seguinte:

10 de outubro de 2023
Teatro Stephens

Moderador: José Carlos Gomes

14h00 - Sessão de Abertura   
14h20 - Famílias Multiespécies: O Impacto dos animais na Saúde Mental das Pessoas e vice-versa (Maria Batista - Universidade de Évora)   
14h50 - A Saúde Mental e a Convivência com Animais (Mauro Paulino - Ordem dos Psicólogos Portugueses – Mind Clínic)  
15h20 - Debate com o público 
15h30 - Dinâmica de Grupo (Conselho de Enfermeiros Especialistas em Saúde Mental e Psiquiátrica do ACES Pinhal Litoral)
15h45 - Uma Experiência: Animais e Promoção da Saúde Mental das Crianças Vítimas de Maus-Tratos (Pedro Paiva - Provedor do Animal da Câmara Municipal de Lisboa)      
16h15 – Uma só Saúde e Um só Bem-Estar – Animais e Pessoas (Laurentina Pedroso – Provedor do Animal Nacional)
16h45 - Debate com o público
17h00 - Sessão de Encerramento.


*Gabinete de Comunicação e Imagem

MUNICÍPIO DE SILVES CONCLUIU A EXTENSÃO DA REDE DE ABASTECIMENTO DE ÁGUA AO BARROCAL (NORTE)

 O Município de Silves concluiu recentemente a extensão da rede de abastecimento de água ao Barrocal (norte), na Freguesia de São Bartolomeu de Messines.
O investimento ascendeu a 130 mil euros, contemplando também a pavimentação do caminho.
 
A obra insere-se na estratégia mais geral de alargamento da rede pública de abastecimento de água, a par da reabilitação da rede viária, do reforço das condições de mobilidade, segurança e níveis de bem-estar da população.

Round Table – Pensar Turismo em Celorico da Beira

 
Para assinalar o Dia Mundial do Turismo, o município de Celorico da Beira leva a feito no próximo dia 27 de setembro, pelas 14H00, no Centro Cultural de Celorico da Beira, a Round Table – PENSAR TURISMO EM CELORICO DA BEIRA.


A iniciativa que resulta da parceria entre o município de Celorico da Beira e a APROTURM - Associação dos Profissionais de Turismo, tem o propósito de debater e analisar, de forma abrangente, o setor do turismo em Celorico da Beira, com agentes com intervenção económica na região, nomeadamente, Alojamento, Restauração, Animação Turística, Comércio Local, Museus, e operadores turísticos, académicos, investigadores, comunicação social e entidades públicas e privadas com responsabilidades nesta área e, simultaneamente, comemorar o Dia Mundial do Turismo.
Os temas em discussão e análise na Round Table resultaram das conclusões do inquérito que foi levado a efeito, durante o mês de julho, junto do tecido empresarial com interesse no turismo da região, os quais versarão essencialmente, sobre a atual oferta turística de Celorico da Beira e da região do Interior; como tornar um produto turístico mais atrativo para o mercado, sem comprometer a identidade, a autenticidade e singularidade que caracteriza este território e, sobretudo, como tornar o turismo a alavanca impulsionadora do desenvolvimento económico e social de toda a região da Serra da Estrela.
Celebrar o dia Mundial do Turismo com a Round Table –Pensar Turismo em Celorico da Beira é uma boa oportunidade de assinalar a efeméride promovendo uma reflexão, abrangente e transversal, sobre um setor fulcral para o município de Celorico da Beira, entre diversas entidades, que definirão caminhos, eventos e estratégias, aportes de experts que irão contribuir para a afirmação e valorização do destino turístico “Celorico da Beira” e do Interior.

Prazeres Portugal

Marinha Grande | TEATRO INFANTIL NO DIA 5 DE OUTUBRO

 No dia 5 de outubro (feriado), pelas 11h00, o Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta o espetáculo para toda a família “A Menina que não cabia numa caixa”, pela companhia Lua Cheia - Teatro para Todos, com texto e encenação de Sandra José, acompanhado de música tocada e construída ao vivo, com inspiração nos pensamentos das crianças.
Trata-se de um projeto direcionado a crianças a partir dos 6 anos de idade. É um texto escrito, acompanhado de música tocada e construída ao vivo, com inspiração nos pensamentos das crianças, numa escrita bastante pontuada e atropelada, mudando de assunto/tema de uma forma muito rápida e inconsciente. As emoções são traduzidas para palavras e explicadas entre verbos, provérbios e contrapontos com o pensamento rápido da personagem. Além de falado, o texto é também cantado.
Uma criança de nome Flora, inventa palavras, compara e embeleza significados dando sentidos e formas de ver novos pontos de vista. É um trabalho rigoroso de poesia escrita em prosa, capaz de desenvolver o pensamento crítico das crianças e adultos, auxiliando aprendizagens e mudança de comportamentos.

Ficha Técnica:
Encenação: Sandra José
Texto: Sandra José
Interpretação: Carolina Picoito Pinto
Música: Carolina Picoito Pinto e Miguel Mendes
Figurinos: Flávio Tomé
Fotografia: Jorge Albuquerque
Teasers: João André
Desenho de Luz e Apoio Técnico: João Gomes da Silva
Direção de Produção: Maria João Trindade
Divulgação Ana Enes
Produção: Lua Cheia Teatro para Todos

Duração - 50 minutos
Classificação Etária – M6
Preço - 5€
Bilheteira: bol.pt ou Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Município de Cantanhede promoveu seminário. Sustentabilidade e autenticidade são fatores de sucesso no turismo

 
“Turismo Sustentável – Desafios e Oportunidades” foi o tema do seminário promovido pelo Município de Cantanhede para assinalar o Dia Mundial do Turismo, realizado esta segunda-feira, em antecipação à data desta efeméride que se comemora quarta-feira, 27 de setembro.
A sessão, que decorreu no auditório da Biblioteca Municipal de Cantanhede, contou com a participação de especialistas da área, nomeadamente Elisabeth Kastenholz, professora Associada na Universidade de Aveiro e coordenadora do projeto “Experiências em Enoturismo na Região Centro: Evidências do Projeto TWINE e Lições para um Desenvolvimento Sustentável da Rota da Bairrada”, Hugo Francisco, co-fundador e Chief Marketing Officer da Portugal Green Travel e formador do Turismo de Portugal, cuja apresentação versou o tema “Investir em Verde, Promover em Grande: Uma Nova Era na Promoção Turística”, e Gonçalo Gomes, chefe do Núcleo de Apoio ao Investimento Turístico do Turismo Centro Portugal, que deu a conhecer aos empresários presentes no seminário (assim como aos estudantes que estiveram entre a assistência) as oportunidades de financiamento para empresas do setor turístico, nomeadamente quanto a fundos comunitários e instrumentos financeiros nacionais.
A sessão iniciou com a intervenção do vereador da autarquia cantanhedense, Adérito Machado, que destacou a pertinência deste seminário.
Esta constituiu uma excelente oportunidade para oportunidades de negócio num setor promissor, como é o turismo. E neste particular, estou certo que poderemos fazer a diferença pela genuinidade e singularidade dos nossos produtos endógenos”, salientou, adiantando que o turismo “é um setor vital e uma aposta do Município de Cantanhede”.
A terminar, o autarca felicitou os empresários presentes na sessão pelo interesse contínuo na promoção de melhorias nas suas atividades de negócio, manifestando o desejo de que possam aceder aos instrumentos de financiamento disponíveis.
Seguiu-se a intervenção de Elisabeth Kastenholz, que apresentou o estudo por si coordenado e que incidiu nas experiências em enoturismo.
A professora universitária referiu, a propósito, que a gastronomia e os vinhos “estão entre os recursos mais interessantes para estimular o desenvolvimento sustentável das regiões rurais através do turismo”.
O vinho proporciona experiências únicas, é um produto de convívio e prazer e, por isso, casa muito bem com o turismo”, observou, reforçando que “as pessoas procuram experiências que lhes despertem os sentidos, que estimulem a mente”.
Experiências únicas e inovadoras foram também fatores destacados por Hugo Francisco na sua apresentação. Para o co-fundador da Portugal Green Travel, um destino vinga se for “apaixonante”, enfatizando que “a lealdade do consumidor” só será efetiva se lhe proporcionarmos algo único.
O também formador do Turismo de Portugal vincou a importância das parcerias estratégicas na criação de um destino turístico, apontando como bom exemplo as ondas da Nazaré, caso de sucesso no combate à sazonalidade na costa atlântica do país.
A encerrar a sessão, Gonçalo Gomes, da Turismo Centro de Portugal, revelou as linhas de apoio disponíveis.

Paulo Cardantas

Castelo de Paiva | Concentração realiza-se na Rota da EN 222. Moto Clube Paivense promove “Convívio Motard“ no sábado

A exemplo de anos anteriores, o Moto Clube Paivense vai promover, no próximo Sábado, dia 30 de Setembro, em Castelo de Paiva, o seu habitual Convívio Motard, uma jornada emocionante de grande confraternização que reúne os associados da colectividade paivense e muitos entusiastas das duas rodas de diversas zonas do país, nomeadamente representantes de outros moto clubes que costumam colaborar e fazer parceria com a congénere local.

Segundo Nuno Monteiro, presidente do Moto Clube Paivense, que espera uma boa adesão de participantes, o programa contempla uma recepção aos motociclistas a partir das 10 horas, um churrasco com Porco no Espeto por volta das 12h20 bem como um passeio pela região a partir das 16h00, percorrendo parte do território municipal, com uma prova de vinhos em Real ( Quinta do Gafanhão ) e degustação de petiscos regionais, estando também prevista uma paragem na zona ribeirinha de Pedorido ( Bar Aquapura ), com a presença da Banda paivense “Ard Holivs”, que vai animar a malta nesta paragem no Couto Mineiro do Pejão.
Ao final da tarde, no regresso à vila, haverá lugar a um
jantar convívio, com caldo verde, castanhas assadas e o bom vinho verde de Castelo de Paiva, estando a cerimónia de entrega de lembranças aos participantes agendada para as 21h00 horas na sede da colectividade, localizada em Gração, junto à antiga escola preparatória, onde está prevista animação musical pela noite dentro e algumas surpresas, com a Banda Ard Holivs e o Palhaço Mix,  para além do momento das intervenções relativas aos responsáveis do MCP, que já conta 26 anos de existência, e se apresenta como uma referência associativa.
Para além do apoio da Câmara Municipal e da Rota N222 esta iniciativa anual do Moto Clube Paivense que reúne sempre um grande número de participantes, conta com a colaboração da União de Freguesias de Sobrado/ Bairros e de várias empresas da região.

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
Assessor de Imprensa

Aliança com Aveiro: 2º Aniversário da Vitória Eleitoral de 26SET21

 A coligação eleitoral autárquica ALIANÇA COM AVEIRO (PSD/CDS-PP/PPM) assinala hoje, dia 26 de setembro, o segundo aniversário da vitória eleitoral nas Eleições Autárquicas 2021reiterando o agradecimento pela confiança depositada e reafirmando a determinação de prosseguirmos a gestão autárquica com elevada intensidade e qualidade, sempre na busca e mais e melhor pela nossa Terra, nos próximos dois anos.
No atual mandato, a governação da ALIANÇA COM AVEIRO está a cumprir os compromissos assumidos com os Cidadãos, destacando-se a consolidação da recuperação financeira da Câmara Municipal de Aveiro, assim como da sua credibilidade e liderança política, e a concretização por todo o Município de um vasto conjunto de investimentos em todas as áreas da governação, destacando-se a qualificação e expansão do parque escolar, a qualificação da rede de cuidados primários de saúde e a requalificação urbana e viária, processo a que vamos dar continuidade com elevada intensidade.
O trabalho em desenvolvimento assume a cooperação positiva e geradora com relevantes investimentos com as Associações e as Juntas de Freguesia, assim como a parceria com as empresas privadas dinamizadoras da atividade económica, com destaque para a área da habitação, da indústria, do comércio e das tecnologias.
Com Competência, Dinamismo e Alma, os instrumentos que referenciámos nas Autárquicas de há dois anos, mantemos uma velocidade alta e uma atividade em todas as frentes, na governação da Câmara Municipal de Aveiro, reiterando o compromisso então assumido com os Cidadãos do Município de Aveiro, de continuarmos a trabalhar de forma intensa, séria, transparente e dedicada, numa boa governação do Município e das suas dez Freguesias e Uniões de Freguesia, fazendo Equipa com Todos.
Este segundo ano do atual mandato autárquico ficou marcado pela conquista da Junta e Assembleia de Freguesia de São Jacinto, nas Eleições intercalares de 13 de novembro de 2022, para a Assembleia de Freguesia de São Jacinto, provocadas pela renúncia ao mandato do Presidente da Junta e de todos os Cidadãos que integraram a lista do PS nas Eleições de setembro de 2021, como corolário da sua má gestão política e financeira. 
O PS depois de ter levado quase a falência a Câmara de Aveiro e ter perdido as Eleições Autárquicas de 2005 em razão da sua má gestão, fez algo similar à Junta de Freguesia de São Jacinto tendo perdido as Eleições de 2022. Assim como resolvemos o problema da Câmara de Aveiro e demos aos Cidadãos uma Câmara bem governada, estamos a resolver o problema da Junta de São Jacinto com toda a determinação e espírito de bem servir.
Mantemos o nosso compromisso de Confiança e de Verdade, de Trabalho empenhado e gerador, que apresentámos aos Aveirenses nas Eleições de 2013, 2017, 2021 e nas intercalares de 2022, e que agora reiteramos, para continuarmos a construir um caminho de crescimento e desenvolvimento, com a devida capacidade política e financeira, na Câmara e nas Juntas de Freguesia do Município de Aveiro.

Conte Connosco. Contamos Consigo.
 
José Ribau Esteves, ALIANÇA COM AVEIRO.

Marinha Grande | 𝗧𝗛𝗘 𝗟𝗘𝗚𝗘𝗡𝗗𝗔𝗥𝗬 𝗧𝗜𝗚𝗘𝗥𝗠𝗔𝗡 𝗡𝗢 𝗧𝗘𝗔𝗧𝗥𝗢 𝗦𝗧𝗘𝗣𝗛𝗘𝗡𝗦

 𝗔 𝗻𝗼𝘃𝗮 𝘁𝗲𝗺𝗽𝗼𝗿𝗮𝗱𝗮 𝗱a 𝗽𝗿𝗼𝗴𝗿𝗮𝗺𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗧𝗲𝗮𝘁𝗿𝗼 𝗦𝘁𝗲𝗽𝗵𝗲𝗻𝘀, na Marinha Grande, 𝗶𝗻𝗶𝗰𝗶𝗮 𝗰𝗼𝗺 𝗼 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗿𝘁𝗼 𝗱𝗲 𝗮𝗽𝗿𝗲𝘀𝗲𝗻𝘁𝗮çã𝗼 𝗱𝗼 𝗺𝗮𝗶𝘀 𝗿𝗲𝗰𝗲𝗻𝘁𝗲 á𝗹𝗯𝘂𝗺 𝗱𝗼 𝗺ú𝘀𝗶𝗰𝗼 𝗲 𝗰𝗼𝗺𝗽𝗼𝘀𝗶𝘁𝗼𝗿 𝗽𝗼𝗿𝘁𝘂𝗴𝘂ê𝘀 𝗧𝗛𝗘 𝗟𝗘𝗚𝗘𝗡𝗗𝗔𝗥𝗬 𝗧𝗜𝗚𝗘𝗥𝗠𝗔𝗡, 𝗻𝗼 𝗽𝗿ó𝘅𝗶𝗺𝗼 𝘀á𝗯𝗮𝗱𝗼, 𝟯𝟬 𝗱𝗲 𝘀𝗲𝘁𝗲𝗺𝗯𝗿𝗼, 𝗽𝗲𝗹𝗮𝘀 𝟮𝟭𝗵𝟯𝟬.
𝗢 𝗰𝗼𝗻𝗰𝗲𝗿𝘁𝗼 𝘁𝗲𝗿á 𝗰𝗼𝗺𝗼 𝗰𝗼𝗻𝘃𝗶𝗱𝗮𝗱𝗼𝘀 𝗕𝗲𝘀𝘁 𝗬𝗼𝘂𝘁𝗵.  𝗖𝗼𝗺 𝗲𝘀𝘁𝗲 𝗰𝗮𝗿𝘁𝗮𝘇, 𝗼 𝗧𝗲𝗮𝘁𝗿𝗼 𝗦𝘁𝗲𝗽𝗵𝗲𝗻𝘀 𝗽𝗿𝗼𝗺𝗲𝘁𝗲 𝘂𝗺𝗮 𝗻𝗼𝗶𝘁𝗲 𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿á𝘃𝗲𝗹.
𝗣𝗿𝗲ç𝗼: 𝟳,𝟱𝟬€
𝗕𝗶𝗹𝗵𝗲𝘁𝗲𝗶𝗿𝗮 𝗼𝗻𝗹𝗶𝗻𝗲 𝗲𝗺 bol.pt ou 𝗵𝘁𝘁𝗽𝘀://𝘀𝗵𝗿𝗲.𝗶𝗻𝗸/𝗻𝗬𝗕𝘃

The Legendary Tigerman é o nome artístico do músico e compositor português Paulo Furtado. Com uma carreira sólida, vinda do DIY e caracterizada pela reinvenção de géneros como o Blues, ou o Garage Rock, mantendo sempre uma veia punk, o reconhecimento de The Legendary Tigerman é fundado numa galopante carreira internacional, marcada com o lançamento do álbum icónico "Naked Blues" em 2021. Em poucos anos passa de artista de culto a nome referência e será com o acalmado "Femina" (2009), que escreve o seu nome no panteão do rock mais criativo feito na Europa.

Em "True" (2014) e "Misfit" (2018) consolida-se na cena rock internacional com dois álbuns que exploram as densas paisagens sonoras de um Rock n' Roll que se afasta de lugares comuns. Ao vivo, a imparável máquina rock, manobrada por Paulo Furtado, Filipe Rocha, Cabrita e Katari, liberta uma massa sonora explosicva e imprevísivel, exatamente como é suposto num "Rock n' Roll Act”.

O sucesso de The Legendary Tigerman ultrapassa as fronteiras de Portugal, fruto de digressões em diversos países da Europa, Ásia e América Latina.

Paralelamente aos palcos, Paulo Furtado tem-se notabilizado pela sua carreira proeminente ligado ao teatro, ao cinema, à criação de bandas sonoras, à fotografia e à realização.

Focado em ser um catalisador de música única e autêntica, The Legendary Tigerman é um dos principais nomes Rock n' Roll Europeu, renovando-se a cada disco com criatividade e inovação.
Em 2023 há novo disco...
Entre Paris e Lisboa, entre o requinte da música para cinema e o suor de um clube de Rock, nasceu o novo Tigerman.
Algures entre a Música de Dança e o Punk.
Algures entre os sintetizadores modulares e as guitarras.
Algures entre o crú e o carnal.
Algures entre o etéreo e as grandes orquestrações.
Em 2023 libertam-se as amarras e soltam-se os corpos. Vem aí novo disco...

RECOLHA SELETIVA DE RESÍDUOS ALIMENTARES NA RESTAURAÇÃO ABRANGE, AGORA, A UNIÃO DE FREGUESIAS DE ALCANTARILHA E PÊRA

 Iniciou-se no passado dia 25 de setembro, na União de Freguesias de Alcantarilha e Pêra a operação de recolha seletiva de resíduos alimentares (biorresíduos) ao setor comercial. Esta iniciativa que integra a campanha “Lixo Zero Ambiente 100”, pretende colocar “Silves a Valorizar da Serra ao Mar”.
O projeto que foi pioneiro na região do Algarve constitui um importante passo no cumprimento do objetivo ambiental que passa pela correta gestão de biorresíduos, até ao final de 2023, em todo o país. A recolha seletiva de resíduos alimentares aos estabelecimentos, está a ser implementada de forma gradual no concelho de Silves com recurso a contentores e baldes próprios para este tipo de resíduos. O setor da restauração será assim beneficiado com circuito dedicado e recolha porta-a-porta com baldes (23 litros) e contentores próprios (120 litros), devidamente identificados (tecnologia RFID) e concebidos para armazenar resíduos deste tipo.
 
A iniciativa permitirá maior salubridade ao espaço urbano, evitando que os contentores de indiferenciados sejam sobrecarregados com resíduos alimentares.

Gradualmente espera-se a adesão de mais estabelecimentos produtores de biorresíduos até que todo o concelho seja coberto pela recolha seletiva.

O produto deste esforço de recolha seletiva reverte para a economia da região com a produção de um composto de qualidade (fertilizante natural) e desvio de resíduos de Aterro.
 
A operação é financiada integralmente pelo Fundo Ambiental, no âmbito da candidatura ao programa RecolhaBio - Apoio à implementação de projetos de recolha seletiva de biorresíduos.

ENCERRAMENTO DO CASTELO DE SILVES NO DIA 30 DE SETEMBRO ÀS 16H30

O Município de Silves informa que no dia 30 de setembro o Castelo irá encerrar a partir das 16h30 (sendo a última entrada às 16h00) e reabre no dia 01 de outubro a partir das 09h00.
 
A autarquia pede desculpa pelo incómodo e agradece a compreensão dos munícipes.

 

Cisternas do Centro Histórico de Évora apresentadas ao público


São cerca de 15 as antigas cisternas do centro histórico de Évora que estão a ser estudadas, mapeadas e inventariadas. O projeto piloto desta iniciativa é apresentado publicamente no próximo domingo (1 de outubro), no Palácio D. Manuel, no âmbito de uma conferência integrada nas comemorações do Dia Nacional da Água. No programa estão incluídas visitas guiadas a duas cisternas.
A investigação em curso visa, por um lado, aprofundar o conhecimento existente sobre o antigo sistema hidráulico do centro histórico e, por outro, permitir a valorização patrimonial e funcional destas estruturas situadas em espaços públicos e privados da cidade. As etapas iniciais do estudo centram-se no mapeamento e levantamento métrico construtivo das antigas cisternas, equipamentos que outrora foram essenciais para o abastecimento de
água e que permitiam a manutenção dos espaços, os quais eram imprescindíveis para os residentes. No total, pensa-se que o número de cisternas existentes possa ultrapassar a meia centena.
Pela sua escassez, no Alentejo, a água sempre foi gerida para ser bem aproveitada e armazenada. A água pluvial era guardada no interior de cisternas durante o inverno para ser utilizada nos longos períodos de seca. As cisternas urbanas são parte de uma importante rede hídrica que incluía a recolha, a canalização e a distribuição da água no espaço público e privado. Ao longo do tempo, com a implementação do sistema de abastecimento ao domicílio, a maioria das cisternas foram desativadas e votadas ao abandono.
A rentabilização dos vários recursos hídricos naturais que permitem o fornecimento de água à cidade é uma premissa constante por parte da autarquia eborense já que a instabilidade, mudança e evolução do clima, mais do que nunca, exigem novas soluções para poupança e aproveitamento, mais eficaz, deste bem tão precioso que é a água.
Este projeto é coordenado pela Câmara Municipal e conta com a colaboração da Universidade de Évora, do Ministério da Defesa Nacional – Exército Português, da Arquidiocese de Évora, da Fundação Eugénio de Almeida, da Fundação INATEL, do Palácio dos Duques de Cadaval, para além de outras entidades públicas e privadas que se juntaram ao projeto, na qualidade de proprietários ou gestores de edifícios históricos, tornando possível o acesso a estes equipamentos.

PROGRAMA DA CONFERÊNCIA

9h00 – 13h00 APRESENTAÇÃO DE COMUNICAÇÕES
9h00 - Sessão de abertura
Carlos Pinto de Sá, Presidente da CME Miguel Correia Pedro, Chefe da Divisão de Cultura e Património da CME
9h30 - Projeto «As Cisternas do Centro Histórico de Évora»
Luís Ferro, UÉ Maria da Conceição Rodrigues, CME
10h00 - Reabilitação e reutilização da Cisterna da Casa do Castelo, Lisboa Marta Azevedo, Campo d’Água

PARTE II
11h00 VISITAS GUIADAS
Cisterna do Convento da Graça
Cisterna do Claustro Pequeno do Colégio do Espírito Santo

Castelo de Paiva | Iniciativa é integrada nos XXVII Jogos Desportivos. CIDEP volta a promover mais uma edição  da Volta ao Concelho em Cicloturismo


Até ao dia 1 de Outubro, ainda estão abertas as inscrições para XXIII Volta ao Concelho em Cicloturismo, uma jornada desportiva que, a exemplo de anos anteriores, se vai realizar na manhã do feriado de 5 de Outubro, e que promete ser um êxito, como sempre, será integrada no programa dos XXXVII Jogos Desportivos de Castelo de Paiva, importante iniciativa que a autarquia paivense está a levar efeito até final deste mês.
Esta iniciativa desportiva é promovida pelo CIDEP/Fornos, e conta com apoio do Município de Castelo de Paiva, Juntas de Freguesia de Fornos e Santa Maria de Sardoura.
      O programa definido pela entidade organizadora aponta para uma concentração dos participantes, bem cedo, a partir das 9h00 em Pedorido, seguindo-se depois um trajecto de bom nível de concretização pelo território paivense, um percurso para ser percorrido em jeito de passeio e que contempla passagens em todas as freguesias do concelho, passando por Oliveira do Arda - Raiva, Serradelo, Santa Maria de Sardoura, Vila Verde - S. Martinho, Sobrado, Nojões-Real, Adro - Real, Bairros, Casal e final no Castelo - Fornos, por volta das 12h30, local onde vai decorrer o almoço de confraternização, oferecido pela entidade promotora e onde está prevista a presença de responsáveis municipais e da autarquia local.
      Trata-se de um evento desportivo que desperta sempre uma excelente adesão de participantes, ultrapassando uma centena de cicloturistas, contando como sempre, com o apoio dos Bombeiros Voluntários e da GNR local.
     A organização, perspectiva uma boa jornada desportiva, destacando um evento que já é uma referência em Castelo de Paiva, e aproveita para agradecer o apoio de todos os que colaboram e vão contribuir para o sucesso desta nova edição da Volta ao Concelho em Cicloturismo.
As inscrições para participação nesta jornada desportiva ainda podem ser feitas junto da organização/ CIDEP- Fornos, através dos contactos 913084844 ou 918297837 e tem um valor de 10 pedais, incluindo a oferta de lanche, almoço, lembrança e transporte.

Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Aveiro | Noite Europeia dos Investigadores junta Ciência, Tecnologia e Arte

Na sexta-feira, 29 de setembro, a Fábrica Centro Ciência Viva e a Universidade de Aveiro voltam a associar-se à celebração da Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que procura aproximar a ciência e os investigadores do público em geral. Um evento gratuito para todas as idades, que vai juntar Ciência, Tecnologia e Arte.
É já na sexta-feira, dia 29 de setembro, que a Fábrica Centro Ciência Viva será, em Aveiro, o palco daquele que é considerado o maior evento europeu de celebração da Ciência e da sua relação com a sociedade. Com entrada livre, a Noite Europeia dos Investigadores é dedicada a todos os públicos e famílias, decorre na Fábrica Centro Ciência Viva e no espaço exterior envolvente, e conta com uma programação especial das 19h00 às 24h00.
Num ambiente descontraído e informal, aberto à cidade, serão proporcionados momentos de contacto direto entre investigadores e o público participante, através de diversas atividades de comunicação e divulgação de ciência, tais como a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, exposições e a estreia de um espetáculo de Arte & Ciência. Desta forma, divulgar projetos de investigação, mostrar aos cidadãos quem são os nossos investigadores, o que os motiva e a importância do que fazem para a sociedade são os objetivos desta iniciativa celebrada à escala europeia em mais de 26 países.
O programa inicia às 19h00, e prolonga-se até às 24h00, com animação destinada aos mais pequenos (e não só), que inclui os sempre desafiantes Jogos do Hélder, insufláveis e uma performance de modelagem de balões muito original.
Das 21h00 às 24h00, decorre a Feira de Ciência e Tecnologia – “Science@UA”, com apresentação e demonstrações de 29 projetos de investigação inovadores desenvolvidos na Universidade de Aveiro, envolvendo a presença de cerca de 100 investigadores. Nesse mesmo horário, vão estar abertas para visita as exposições “Mãos na Massa”, “O Cancro aos olhos de um Cientista” e a exposição de fotografia “O Cancro visto ao microscópio”.
Às 22h00, tem início no auditório da Fábrica, o Espetáculo de Arte & Ciência – “A Dança da Célula e o Falatório na Cidade”, um momento único que vai reunir música, dança, ficção e ciência em palco. Com Ricardo Neves, como cientista e cantor; os Fado Malvado, na música; Madalena Alves, como bailarina, e Marta Condesso, no texto e narração.

Ao longo de todo o evento, das 19h00 às 24h00, no espaço exterior envolvente à Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, haverá uma zona destinada a refeições ligeiras.

Todas as atividades da Noite Europeia dos Investigadores são gratuitas e não requerem inscrição prévia.

O programa detalhado do evento pode ser consultado em www.ua.pt/fabrica/nei-2023.

Teresa Pereira
Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro

4.º Campeonato Municipal de Trail / Treino de Trail Kids. 30 Setembro - 15H00 | Parque Verde do Nabão - Ansião

 Dia 30 de setembro, sábado, pelas 15H00, no Parque Verde do Nabão em Ansião, irá dar-se o Arranque da Época de Trail em Ansião.
 
4.º Campeonato Municipal de Trail / Treino de Trail Kids
Será apresentada a 4.ª edição do Campeonato Municipal de Trail, dando-se a conhecer também o calendário das provas de Trail Kids,  bem como do  programa de Treinos de Trail para 2023/2024, com as atividades, esta época, a serem dinamizadas pela Escola Municipal de Atletismo, com a prestimosa colaboração dos parceiros e organizadores das 5 Provas que compõem o Campeonato, nomeadamente o Centro Social, Cultural e Recreativo do Alvorge, o Centro de Amizade e Animação Social de Santiago da Guarda, os Ansibikers, o Lusitano Ginásio de Chão de Couce, a Junta de Freguesia da Avelar e a Associação Distrital de Atletismo de Leiria.
Após a apresentação, os jovens atletas irão desafiar os seus pais para, em conjunto, usufruírem de um momento divertido, promovendo-se a corrida e o prazer de brincar ao ar livre.
 
Fica assim o convite, para no próximo sábado, vir conhecer esta dinâmica que envolve milhares de pessoas no Concelho!

Miguel Peres
Gabinete de Apoio à Presidência