quarta-feira, 9 de agosto de 2023

Iniciativa decorre no salão da Associação Musical da Pocariça. II Encontro Educ@rteNatureza – O Tronco promove “literacia ambiental”

 
O salão da Associação Musical da Pocariça vai receber, no próximo dia 6 de setembro de 2023, pelas 9h00, o II Encontro Educ@rteNatureza – O Tronco. Esta é já a 2.ª edição de uma iniciativa que tem como principal objetivo educar a sociedade civil, tendo a natureza como contexto e a arte como pretexto para desenhar diversas coreografias de aprendizagem no mundo de hoje, apresentando-se como um importante caminho para a valorização da(s) terra(s) onde vivemos e a promoção de uma cidadania ativa e participada.
Na sessão pretende-se ainda promover a literacia ambiental, dando voz e valor aos espaços que nos cercam através da escuta e escrita de histórias naturais, memórias e valor patrimonial das comunidades.
Com a organização a cargo da Câmara Municipal de Cantanhede, Universidade Aberta e Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, a sessão conta com o apoio do Centro de Formação da Associação de Escolas Beira Mar, da Associação Musical da Pocariça e da Escola Técnico Profissional de Cantanhede.
Trata-se do segundo de vários encontros formativos, com o objetivo de trabalhar com o pessoal docente, profissionais da educação e pessoas interessadas nas temáticas da Educação, das Artes e pela Natureza.
A participação no II Encontro Educ@rteNatureza – O Tronco é gratuita, mas está sujeita a inscrição prévia. A inscrição para este o momento de reflexão e de construção deverá ser realizada através do link: https://forms.gle/rPgEWAqbjVnXBmJYA
Recorde-se que esta iniciativa está acreditada enquanto duas ações de formação de curta duração (despacho n.º 5741/2015), pelo Centro de Formação da Associação de Escolas de Beira Mar.

Artes à Rua está de regresso a Évora 5 a 10 de setembro


A programação desta edição terá como principais temas “A descolonização do pensamento” e “A igualdade de género”
A Música e as Artes sitiam as Ruas e Praças contaminando tudo e todos de Liberdade.
Este é o mote para a 5ª edição do Artes à Rua que se realiza de 5 a 10 de setembro e irá apresentar uma programação dedicada a dois temas centrais: “A descolonização do pensamento” e “A igualdade de género”.
O programa integra 20 espetáculos de música oriunda de lugares do mundo como o Afeganistão, Angola, Argentina, Brasil, Cabo Verde, Espanha, Guiné-Bissau, Mali, Moçambique e Portugal. Sendo que se estende para além da música e, diariamente, dá lugar às conversas, ao teatro, à literatura, à dança, ao novo circo e às artes visuais. Uma edição que procura o envolvimento das famílias e que oferece oficinas de música e outras ligadas ao património.
A programação da 5ª edição do Artes à Rua resulta também de residências artísticas que envolvem frequentemente criadores de lugares distantes, disciplinas artísticas diversas, línguas diferentes, que criam e se entendem através de uma linguagem universal, uma linguagem que emerge da emoção criativa, da tolerância, do respeito pelo outro independentemente da sua origem social, étnica, cor da pele, identidade e orientação sexual, religiosa, estética.
“O Artes à Rua é uma iniciativa que se confunde com a vida que se espraia com VAGAR pelas músicas, pelas memórias, pelos lugares que nos identificam, ressignificando-os, pelo conhecimento e por essa imensa rede a que chamamos Humanidade. O Festival traduz a imagem de Évora, cidade solidária, de cultura, de respeito pelo direito à diferença, cidade livre que se debruça sobre a planície espreitando a paisagem histórica e cultural que a envolve, desafiando-nos o pensamento crítico”, refere Luís Garcia, diretor artístico do Artes à Rua.
Em Évora, em setembro, as Praças e as Ruas são lugares de afetos e fruição de músicas de muitos lugares do Mundo, que resultam de muitas tendências estéticas, que dialogam com as tradições, resgatando-as do fundo do tempo, numa dinâmica permanente de construção da identidade dos povos. As mesmas ruas e praças são lugares de encontros mediados pela música, a dança, o teatro, a performance, o novo circo, as artes visuais e até uma série de podcasts ao vivo.
A 5ª edição Artes à Rua realiza-se em Évora de 5 a 10 de setembro e a sua programação completa será divulgada muito em breve. Todas as atividades são de acesso gratuito.
O Festival é uma iniciativa da Câmara Municipal de Évora, Cidade Capital Europeia da Cultura em 2027.

Liga MEO Surf: Bom Petisco Girls Score destaca o melhor do surf feminino

Prémio tem contribuído para elevar e valorizar o nível de surf das melhores atletas nacionais.
O prémio Bom Petisco Girls Score distingue as melhores performances do surf feminino na Liga MEO Surf contribuindo para elevar a fasquia do nível de surf das melhores atletas nacionais. Nas quatro etapas já realizadas da 1ª divisão do surf nacional, este prémio paralelo tem sido muito disputado dando uma motivação extra às surfistas para arriscarem e realizarem a melhor pontuação em cada evento.

Num momento de ouro do surf feminino português com várias atletas a conquistarem títulos nacionais e internacionais, além da presença olímpica, o Bom Petisco Girls Score está ao lado da evolução do surf em Portugal pelo quarto ano consecutivo.

Vencedoras do prémio Bom Petisco Girls Score em 2023
Figueira da Foz – Francisca Veselko – 16,75 pontos
Porto e Matosinhos – Francisca Veselko – 14,60 pontos
Ericeira – Carolina Mendes – 14,50 pontos
Ribeira Grande – Francisca Veselko, 15,50 pontos

A campeã nacional de 2021 e atual líder do ranking da Liga MEO Surf, Francisca Veselko, tem dominado este prémio com três vitórias nas quatro etapas já realizadas fazendo da consistência e performances de alto nível a sua arma para destacar-se da concorrência.

Francisca Veselko – Atual líder do ranking da Liga MEO Surf
“Acho que este prémio significa que estou num bom momento de performance. Não há segredo nenhum. Trabalho muito para conseguir estar mais próxima dos meus objetivos e esse trabalho, que toda a gente fala, traz recompensas quando é, efetivamente, aplicado. No entanto, encaro o prémio como um indicador de que tenho vindo a evoluir ao longo dos anos. Isto porque continuo a defrontar as mesmas adversárias e, se antes não conquistava este prémio, fazendo-o três vezes este ano, deixa-me muito satisfeita e motivada para continuar a melhorar o meu percurso.
Dentro do tema, acho que sendo o score mais alto foi na Figueira da Foz. Quando fazemos scores altos, significa que estamos próximos daquilo que os juizes consideram serem ondas quase perfeitas, dentro das condições e isso é bastante satisfatório. Além de que significa que estamos inspiradas! Qualquer prémio que destaque aspetos positivos em pessoas é importante. Seja na qualidade do surf, seja nas atitudes como pessoas. Este não foge à regra e torna-se ainda mais importante porque premeia os momentos excelentes que, por sua vez, se refletem não só em notoriedade mas numa grande ajuda financeira.”

Outra das surfistas em destaque é a campeã nacional de 2016 e 2017 e atual segunda classificada no ranking que venceu este prémio no Allianz Ericeira Pro, etapa na qual foi a campeã.

Carolina Mendes – Atual Top 2 do ranking da Liga MEO Surf
“Este prémio tem um significado especial, gosto imenso da onda de Ribeira d’Ilhas e poder fazer o melhor score é sinal de que tenho feito um bom trabalho. Ter um prémio como este só incentiva ainda mais a evoluir. O mar estava bem difícil com condições bem pequenas, foquei-me em escolher ondas com potencial, que possibilitassem manobras mais expressivas e foi isso que aconteceu no meu 8 pontos onde fiz três manobras que me levaram a vencer. Fiquei feliz por os juízes gostarem. Prémios individuais como este são importantes para o desenvolvimento do surf e ter outros objetivos dentro da competição. Incentiva ainda mais o nível do surf a crescer e é um grande suporte para os atletas que buscam na competição condições melhores nas suas carreiras”.

Joana Pinto Coelho, Responsável de Marketing Bom Petisco
“A Bom Petisco continua a apoiar o surf feminino através do "Bom Petisco Girls Score", destacando as melhores surfistas nacionais em cada etapa da Liga MEO Surf. Enquanto marca, partilhamos com estas atletas a paixão pelo mar e a busca incessante pela qualidade, mas é o talento e a ambição que as surfistas portuguesas têm demonstrado que nos inspiram a ser uma parte ativa no futuro do surf feminino! O “Bom Petisco Girls Score” é mais do que um prémio - é uma forma de valorizar o surf feminino, apostando no seu crescimento e é também um compromisso que assumimos para com a igualdade de oportunidades no desporto em Portugal. Ao celebrar o talento das nossas surfistas, acreditamos que encorajamos todas as atletas portuguesas a perseguirem os seus sonhos, no mar e além dele!”

A próxima disputa pelo prémio Bom Petisco Girls Score acontece no Bom Petisco Peniche Pro, a quinta e última etapa da Liga MEO Surf 2023, que se realiza de 27 a 29 de Outubro em Peniche. Além da luta pelo prémio, esta última etapa vai servir para definir os títulos de campeões nacionais masculino e feminino.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, os apoios locais dos Municípios da Figueira da Foz, Porto, Matosinhos, Mafra, Ribeira Grande e Peniche e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.



Mais informações em www.ansurfistas.com.
Fotos: Francisca Veselko ação e pódio, Carolina Mendes ação e pódio e stand do Bom Petisco. (Crédito: Jorge Matreno/ANSurfistas)



Évora | Principais assuntos tratados na reunião pública de 2 de agosto


- Projeto de arquitetura de Loja LIDL e Centro de Estágios do Juventude Sport Clube, sito na Horta das Figueiras em Évora - Aprovado por maioria, com a abstenção do Vereador João Simões (MCE)
- Projeto de arquitetura e Plano de Acessibilidade do novo Estádio do Juventude Sport Clube, sito na Herdade do Alcaide em Évora - Aprovada por unanimidade
- Prémio Literário Manuel Gusmão I Protocolo de Cooperação entre a Câmara Municipal de Évora, a CIMAC e a Associação Portuguesa de Escritores - Aprovada por unanimidade
- Reconhecimento do Município de Évora com Marca de Entidade Empregadora Inclusiva I Edição 2023 - Tomado conhecimento
- Continuidade da Parceria para Execução de Projeto ComunicArte E9G, candidatado pela Cruz Vermelha Portuguesa I Centro Humanitário de Évora ao Programa Escolhas — 9ª Geração - Aprovada por unanimidade
- 23 processos de Gestão Urbanística – Aprovados por unanimidade
- Acompanhamento técnico e social no âmbito do 1º Direito. 4 processos de Autos de Vistoria de edifícios – Aprovados por unanimidade
- Saudação à GESAMB, Gestão Ambiental e de Resíduos, apresentada pelos eleitos da CDU
- Aprovada por unanimidade
- Saudação à Escola de Dança Amélia Mendonza, apresentada pelos eleitos do CDU -
Aprovada por unanimidade
- Saudação ao Professor Gottlieb Basch, apresentada pelos eleitos da CDU - Aprovada por
unanimidade
- Saudação ao Atleta Francisco Frade, apresentada pelos Eleitos da CDU e da CMcC -
Aprovada por unanimidade
- Saudação ao Arbitro José Lameiro, apresentada pelos eleitos da CDU - Aprovada por
unanimidade
- Saudação ao Atleta Francisco Laranjeiro, apresentada pelos eleitos da CDU e da CMcC -
Aprovada por unanimidade
- Saudação ao Atleta José Carlos Gadunhas, apresentada pelos eleitos da CDU - Aprovada
por unanimidade
- Saudação à Seleção Feminina de Futebol Portuguesa, apresentada pelos Eleitos da CMcC
- Aprovada por unanimidade
- Felicitação ao COPE, Comité Organizador Paroquial de Évora, apresentada pelo eleito do
MCE - Aprovada por unanimidade

Cientistas da UC criam módulo de apoio à construção de relatórios toxicológicos para cosméticos

 
Com o objetivo de apoiar a criação de perfis toxicológicos na área da cosmética, uma equipa de investigadores da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) desenvolveu um módulo de apoio à construção de relatórios toxicológicos de substâncias químicas.
Esta solução, desenvolvida no âmbito do projeto Safety Desk, resultou de uma necessidade da empresa Cosmedesk, que trabalha na indústria da cosmética, concretamente no apoio à criação de perfis toxicológicos que, na maioria dos casos, ainda são construídos manualmente, através de pesquisa em várias fontes e da redação de um relatório para atestar a conformidade dos ingredientes.

«O resultado principal, que pode ser integrado na plataforma Cosmedesk, implementa uma série de técnicas responsáveis pela obtenção da informação em várias fontes oficiais, como bases de dados e relatórios anteriores, processa essa informação para obter os dados específicos a colocar no relatório e cria o texto para o mesmo, que tem sempre a validação humana no final. Além desse resultado operacional, o projeto deu origem também a duas teses de mestrado e vários artigos em conferências científicas», revela Catarina Silva, professora do Departamento de Engenharia Informática (DEI) da FCTUC e investigadora no Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC).
De acordo com a investigadora, «através destas técnicas de natural language processing, o projeto Safety Desk consulta e interpreta diversas fontes de informação, das quais extrai apenas o conhecimento de relevo para a construção das análises toxicológicas de substâncias químicas, que garantem a segurança de muitos dos produtos usados no dia-a-dia, tais como cosméticos, biocidas ou detergentes».

Catarina Silva considera que «a implementação de um projeto de apoio à construção de relatórios toxicológicos pode ter um impacto extremamente positivo na indústria. Ao semi-automatizar o processo, a eficiência aumenta, reduzindo o tempo necessário para produzir relatórios e, ao mesmo tempo, diminuindo os custos operacionais», assegura a docente.

Além disso, continua, «pode contribuir para a melhoria da qualidade e precisão dos relatórios, pela inclusão automática de novas fontes de informação e pela redução do erro humano, garantindo que os padrões e protocolos sejam seguidos consistentemente, o que é crucial em setores que requerem rigorosa avaliação de segurança toxicológica», realça, concluindo que é fundamental manter o ser humano no ciclo de decisão para rever e interpretar os resultados do relatório final, assegurando uma abordagem abrangente e de confiança para a tomada de decisões críticas relacionadas com a segurança toxicológica dos produtos.

O projeto Safety Desk, liderado pela empresa Cosmedesk, contou com a colaboração do CISUC e do Instituto Pedro Nunes (IPN).

Sara Machado
Assessora de Imprensa
Universidade de Coimbra• Faculdade de Ciências e Tecnologia

RUA DR. JOÃO MENEZES EM SILVES SOFRE CORTE DE TRÂNSITO NO DIA 11 DE AGOSTO

 
O Município de Silves informa que a Rua Dr. João Menezes, em Silves, sofrerá um corte de trânsito no dia 11 de agosto, entre as 08h30 e as 13h00, na sequência da realização de betonagem de obra.
A autarquia pede a atenção dos automobilistas e residentes para esta situação e agradece a compreensão e colaboração de todos.

Dar sangue faz bem

 O Ministro da Saúde doou sangue no dia de arranque da Jornada Mundial da Juventude.
“Dê sangue! Os nossos serviços estão de portas abertas à sua espera”, apelou o Ministro da Saúde no dia 1 de agosto, no Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), em Lisboa.

Manuel Pizarro doou sangue no dia oficial de abertura da Jornada Mundial da Juventude, convidando depois mais pessoas a juntarem-se a este movimento. “Dar sangue faz bem”, salientou o Ministro da Saúde.

Portugal mantém estável a reserva de sangue, mas importa sensibilizar as pessoas para a realização de dádivas regulares, por forma a garantir a manutenção adequada das reservas.

Ser uma pessoa Dadora de Sangue é ter o privilégio de partilhar a nossa saúde com quem precisa. Tire um pouco do seu tempo para ajudar alguém que não conhece. Saiba mais em www.ipst.pt. Para saber onde dar sangue consulte www.dador.pt.


CHBV recebe certificação

 Gestão da conciliação entre a vida profissional, pessoal e familiar
O Centro Hospitalar do Baixo Vouga (CHBV) recebeu a Certificação NP 4552: 2022, uma norma que certifica a Gestão da Conciliação Entre a Vida Profissional, Pessoal e Familiar nas Atividades de Prestação de Serviços de Cuidados de Saúde à Comunidade e Outras Partes Interessadas.
Este processo de certificação é financiado através do Programa Conciliar +, um projeto com financiamento comunitário – SAMA 2020 (Fundo Social Europeu), cujo principal objetivo passa por dar cumprimento à Diretiva (EU)2019/1158, do Parlamento Europeu, que reflete a necessidade de caminhar para a igualdade e conciliação com o objetivo de incentivar uma partilha de responsabilidades mais equilibrada entre a carreira profissional e a vida pessoal e familiar, sendo esta um fator diferenciador de produtividade e bem-estar dos profissionais, o que, em conjunto com práticas de smart governance, pretende modernizar a administração pública europeia.