sábado, 17 de fevereiro de 2018

NOTÍCIA | Forças Armadas vão determinar planejamento do sistema de segurança do Rio de Janeiro


Indicado pelo presidente Michel Temer como interventor no estado, general Braga Netto vai produzir um diagnóstico e determinar as ações futuras

Forças Armadas vão determinar planejamento do sistema de segurança do RJ durante intervenção
Com a assinatura do decreto de intervenção federal pelo presidente da República, Michel Temer, nesta sexta-feira (16), as Forças Armadas passam a gerenciar o sistema de segurança do estado do Rio de Janeiro. Segundo o ministro da Defesa, Raul Jungmann, a sensação de segurança será promovida com o apoio das Forças Armadas.

"O que o cidadão poderá sentir e perceber é um sistema muito mais robusto de segurança social, um sistema com uma coordenação muito mais estreita, com uma capacidade operacional maior, uma inteligência bem mais integrada", afirmou.

Temer indicou o general Walter Souza Braga Netto como interventor federal. Ele será o responsável por produzir um diagnóstico sobre a crise na segurança pública fluminense e apontar as ações estratégicas que serão adotas em conjunto com as forças policiais do estado.

"Nesse período e nesta área, o general Braga Netto, tem poderes de governo; não é apenas o poder de comandar", explicou Jungmann. Assim, pode reestruturar, admitir ou demitir agentes. O decreto autoriza o interventor a "requisitar, se necessário, os recursos financeiros, tecnológicos, estruturais e humanos do Estado do Rio de Janeiro".

A medida aprofunda a integração entre o contingente federal e as forças locais, da qual fazem parte a Secretaria de Segurança Pública do estado, as polícias Civil e Militar e o Corpo de Bombeiros, que ficarão sob o comando de Braga até 31 de dezembro deste ano. Contudo, as "Forças Armadas não têm poder de polícia, que permanece com os policiais", ressaltou Jungmann. Antes da intervenção, estava em vigor um decreto da Garantia da Lei e da Ordem (GLO).

Com a intervenção, novas estratégias devem ser definidas. A GLO já previa ações como cercos a traficantes em favelas, ações nas rodovias para coibir roubo de carga e o bloqueio marítimo.

por Planalto 

Congresso Do Psd | "Não há droga que nos valha contra a governação da extrema-esquerda"


Ricardo Baptista Leite que falou para uma sala meio vazia, no Centro de Congressos de Lisboa

A manhã do segundo dia do congresso do PSD, em Lisboa, foi passada, sem grande entusiasmo nem palmas, a discutir propostas temáticas, sobre problemas como a paridade, a segurança social ou a legalização da canábis.

"Não há droga que nos valha contra a governação da extrema-esquerda. Para combater isso, precisamos de ganhar as eleições", gracejou o deputado Ricardo Baptista Leite que falou para uma sala meio vazia, no Centro de Congressos de Lisboa, onde já estava o líder eleito, Rui Rio.

De resto, tentou sossegar eventuais receios no partido, afirmando que a sua proposta, com base "em evidências científicas", "é conservadora".

E justificou que é uma resposta às propostas do BE e do partido Pessoas-Animais-Natureza (PAN), no parlamento, que "querem uma legalização do uso de forma desregulada e sem regras".

Sem tempo para explicar a proposta na sua totalidade, o deputado afirmou que a ideia é "contribuir para dissuadir os consumos e prevenir o tráfico".

Numa sessão com fraca participação, e em que havia um som ambiente das conversas entre delegados, a deputada Joana Barata Lopes tentou chamar a atenção para o seu texto - "Reformar a segurança social: o mito que nos trava, a sedução que nos falha".

Passados alguns minutos do início da sua intervenção, Joana Barata Lopes admitiu que este tema "não seduz, não entusiasma" e que nem delegados, nem jornalistas estariam a prestar-lhe atenção.

A deputada afirmou-se contra "o falso papão da privatização da segurança social", apontou "os remendos" frequentes feitos pelo Governo a cada Orçamento do Estado e que tem um prazo de validade, 2025.

"Não é solidário um sistema que não é sustentável", afirmou, perante a passividade da sala.

Mas, teve palmas quando saudou o presidente cessante, Pedro Passos Coelho, e afirmou, em tom crítico, "como se pode passar de besta a bestial".

Por entre desistências de intervenções, os temas foram-se sucedendo, sobre a água, a paridade, tema levado pela dirigente Lina Lopes, das Mulheres Social-Democratas, ou outra pela construção de uma variante à estrada nacional 14, em Trofa.

Lina Lopes defendeu que é necessário haver mais mulheres em órgãos de topo das empresas ou na função pública e lembrou que, no PSD, as mulheres são 48% dos militantes.

Manuel Frexes, deputado, apresentou uma proposta a favor de um estatuto fiscal para os territórios de baixa densidade, mas advertiu que "a contenda terminou" entre Rui Rio e Pedro Santana Lopes, candidato derrotado nas eleições diretas de 13 de janeiro.

Este será, afirmou, "o congresso da concórdia e da união" em torno do líder, para levar o PSD à vitória e fazer de "Rui Rio primeiro-ministro de Portugal".

DN

Comentário: Droga é levar estes dias sistematicamente com politica na cabeça, quer goste  ou não...

É o Sporting por um lado e por outro as TVs a transmitir em directo o folclore da politiquice. Aguenta Povo.

J. Carlos

Exclusivo Edição Impressa Deficientes forçados a ir de maca ao banco levantar subsídios


Falha no método de pagamento da nova prestação social obrigou pessoas com deficiência profunda a deslocarem-se ao banco para levantar o dinheiro. Segurança Social garante estar já a executar uma solução.

Uma falha no modo de pagamento da nova prestação social para a inclusão (PSI) forçou muitos beneficiários, com deficiência intelectual profunda ou graves dificuldades de locomoção, a ir de maca ao banco levantar o cheque da Segurança Social. Muitos tiveram até de ser levados pelos bombeiros. O problema é "gravíssimo" e deixou a Confederação das IPSS (CNIS) em "alerta máximo", disse o vice-presidente João Dinis. As queixas feitas aos serviços da Segurança Social alertaram o ministério, que está a preparar uma solução e assegura que os atingidos não serão prejudicados.

JN

Santa Maria da Feira | Falsos inspetores da Segurança Social roubam 10 mil euros a idosa


Dois homens, que se fizeram passar por inspetores da Segurança Social, assaltaram uma idosa, na freguesia de Souto, Feira. Recorrendo a agressão física, os indivíduos levaram as poupanças da vítima, no valor de 10 mil euros.

O caso registou-se esta sexta-feira, pelas 12.20 horas, quando os dois homens se aproximaram do portão da habitação de Maria Costa, de 71 anos. "Disseram-me que eram da Segurança social e que, para a semana, iria começar a receber um aumento na reforma", contou, ao JN, a vítima.

De acordo com Maria Costa, os suspeitos sabiam o valor da pensão da vítima e sua mãe e que o seu pai recebia apoio do centro social. "Sabiam dos pormenores e dos nomes de todos nós", constatou.

Os dois indivíduos acabaram por sair do local numa carrinha de cor preta. Ness altura, Maria da Costa dirigiu-se para um pequeno anexo junto à casa, e, passados poucos minutos, foi surpreendida com a presença dos suspeitos, que tinham estacionado a viatura a poucos metros dali e voltado ao local para entrarem na habitação da idosa.

"Um deles apertou-me o pescoço com força e disse para lhe entregar o dinheiro (...) Tive medo de morrer e tive mesmo que lhe entregar tudo o que tinha", explicou a mulher.

Já na pose de 10 mil euros, os homens, de estatura médica e na casa dos 60 anos, colocaram-se em fuga.

"Levaram as nossas economias (da família), mas pelo menos não me mataram", afirmou Maria Costa, ainda mal recomposta do susto vivido.

A GNR está a investigar o caso.

JN

Montenegro vai sair do Parlamento para não alimentar “guerras artificiais e adversários internos virtuais”



Ao discursar no 37º Congresso Nacional do PSD, o antigo líder da bancada parlamentar anunciou que vai cessar as funções de deputado no dia 5 de abril. Dirigindo-se ao novo líder, Rui Rio, sentado na primeira fila, disse-lhe que "não vale a pena alimentar guerras artificiais e adversários internos virtuais".

Luís Montenegro vai abdicar do mandato de deputado à Assembleia da República, cessando funções no dia 5 de abril.

(Em atualização)
Jornal de Negócios

Comentário: Com subvenção vitalícia? O País está nas mãos desta gente... é melhor não escrever o que me vai no espírito.

J. Carlos

CARTAZ DO 27º ANIVERSÁRIO DO NSP


Pedimos a todos os sócios e simpatizantes do Núcleo para que divulguem esta informação junto dos vossos contatos, que compareçam no dia 3 na nossa festa, e tragam um apetite de leão!
Núcleo do Sporting de Portalegre
Fundado em 01 de fevereiro de 1991
Morada: Rua Candido dos Reis, nº 57 e 61

7300-129 Portalegre
Telefone: 245032703

Hora de Fecho: Baixa no congresso: José Eduardo Martins não fala

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
José Eduardo Martins apercebeu-se, após questões do Observador, que estaria a violar os estatutos caso fosse intervir no Congresso. Já tinha discurso preparado. Foi tudo "lapso dos serviços".
Bruno de Carvalho, presidente do Sporting, teve a intervenção inicial na AG do clube intitulada "Porque vou votar 'não' a tudo". E esteve ao ataque, incluindo na lista nomes que não costumava tocar.
O futuro de Bruno de Carvalho como presidente do Sporting será sufragado pelos sócios no Pavilhão João Rocha, onde já existem filas para a credenciação. Como foi a AG preparada e o que pode acontecer?
Para o ex-Presidente, é "estranhíssimo" falar-se em substituir Joana Marques Vidal 10 meses antes do fim do mandato. Ao Expresso, diz que líderes passados do PS foram contra atual solução de Governo.
O homem que controlou o aparelho no tempo de Passos Coelho está a caminho do congresso do PSD à boleia do Observador. Marco António Costa fala em direto no nosso Carpool.
A mensagem de Rui Rio foi dúbia para os militantes. Há ou não margem para reeditar a coligação PSD-PS de 1983? Paulo Mota Pinto recusa esse cenário que, em 1983, o seu pai aceitou.
Prejuízos do Novo Banco podem chegar a mil milhões de euros em 2017, diz o Expresso. O registo de perdas em ativos "tóxicos" deve obrigar Fundo de Resolução a meter mais capital.
O cardeal-patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente, diz em entrevista ao Expresso, ter sido mal interpretado na polémica sobre recomendação de abstinência sexual aos divorciados que tornaram a casar.
O ex-militar Nordahl Lelandais, autor confesso do assassinato da lusodescendente Maëlys de Araújo, foi internado num hospital psiquiátrico para evitar qualquer tentativa de suicídio.
Epicentro do terramoto foi a dois quilómetros da cidade de Pinotepa, no estado de Oaxaca, mas foi sentido na capital. Treze pessoas morreram num acidente de helicóptero. Milhões sem eletricidade.
O Observador falou em exclusivo com o rapper, cozinheiro, autor e estrela de TV que apresenta "F*ck, That's Delicious". Saiba o que ele diz sobre Portugal, vinho natural, alta cozinha e muito mais. 
Opinião

Alberto Gonçalves
Em teoria, eu deveria achar certa graça à fúria com que os ciganos investem contra o Estado. Na prática, a graça perde-se no zelo com que reclamam os respectivos benefícios.

Ruth Manus
Poucas coisas são melhores do que conviver com pessoas que riem. E os portugueses não precisam de muito para rir, o que é ótimo. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A abstinência sexual exigida pela lei de Cristo, não pode ser vista como uma mera proibição, mas como afirmação de um amor maior.

Rui Ramos
Costa disse ao ABC ter aprendido que “precisamos de ter políticas claras”. Mas com a actual solução política, tudo está no ar. Nunca saberemos ao certo o que é este governo e para onde leva o país. 

José Manuel Fernandes
As reacções à nota do Patriarca de Lisboa revelaram a incapacidade de ler e compreender o que lá estava escrito e, sobretudo, o desejo de submeter a Igreja à ditadura igualitária dos tempos que correm
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Destino, um restaurante com ambição gravada no nome e uma arca de Noé

P
 
 
Fugas
 
 
  Sandra Silva Costa  
Sempre que me falam no Alentejo, penso imediatamente como tenho tantas saudades de Elvas, onde deixei doces memórias de infância. Vejo-me lá, com sete, oito anos, e com um boné com riscas verdes na cabeça, e quis o destino que ainda não tenha regressado. Parece não fazer muito sentido, mas penso nisto agora porque o nosso destino de hoje é um lugar onde não me lembro de ter estado. Confuso? O nosso destino é a Pensão Destino, em Castelo de Vide, que resgatou ao abandono a estação de caminhos-de-ferro local e a transformou num lugar “onde se pode fazer amigos ou simplesmente procurar inspiração”. “A pensão com que Ana Patrício sonhou durante anos nasceu quando o comboio partiu”, conta-nos a Bárbara Wongque, embora sem saber, me lembrou que é urgente que eu volte a lugares onde fui feliz. O destino, diz-se às vezes, somos nós que o fazemos – e de Elvas a Castelo de Vide são apenas uns 80 quilómetros…
Não precisarei de percorrer tanta distância se quiser ir conhecer o projecto gastronómico de João Cura e Sofia Amaral Gomes. Chama-se Almeja, fica na Baixa do Porto e, escreve o José Augusto Moreira, tem a ambição gravada no nome. “A cozinha elaborada e a utilização de novos produtos portugueses e de temporada são bem prometedores. Há entusiasmo e vida nova pelas bandas do Bolhão!”
Bem diferente é O Antigo Talho, o restaurante e loja veganos que o apresentador João Manzarra abriu na Duque de Loulé, em Lisboa. A Alexandra Prado Coelho já lá foi almoçar e agora conta como foi.
Já a Andreia Marques Pereira conta-nos, por seu lado, como é que David Mendes passou dos Minutos Mágicos para os prémios em festivais de filmes de turismo. O alfaiate que vende Portugal ao mundo é o protagonista da semana – e a história é para ler aqui.
Para ler com tempo – e ficar com inveja! – é o relato que a Mariana Correia Pinto nos faz da viagem à Costa Rica, um “pequeno país que parece um manifesto”. Tem praia e montanha, mais reservas naturais do que cidades, mais professores do que polícias, e é lá que habita 5% da biodiversidade mundial. “A Costa Rica é um zoológico de liberdade a céu aberto, um jardim botânico em ponto grande”, escreve a Mariana – que, como se isto tudo já não bastasse para que muitos fiquem roídos de inveja, ainda teve a sorte de se cruzar com uma preguiça a mover-se a uma velocidade estonteante… Ler aqui, sem preguiça.
Por fim, a carta de amor que o André Cunha escreveu ao Kosovo, que hoje mesmo celebra dez anos sobre a declaração unilateral de independência. Fica só um cheirinho para abrir o apetite: “Há tantos frescos vivos na memória que, ao percorrer um lugar tão amado como este, o viajante há-de perder-se logo nas primeiras curvas do mapa.”
É com esta que me despeço, mas marcamos já encontro para a semana, à mesma hora. Nos outros dias, vá passando por aqui, a nossa porta está sempre aberta. Boas viagens!

Vale a pena voltar aqui



No Ponto: ganchas de São Brás

Regularmente, a Fugas revelará um vídeo novo sobre um doce diferente.

Sporting | Adeptos tentaram agredir ex-candidato às eleições Carlos Severino


Cerca de 20 adeptos insultaram Carlos Severino quando este saía do pavilhão João Rocha, depois de ter votado na Assembleia Geral.

O antigo candidato à presidência do Sporting Carlos Severino foi alvo, este sábado, de tentativa de agressão por adeptos 'leoninos', depois de ter votado na Assembleia Geral do clube, constatou a Lusa no local.

Carlos Severino, um dos rostos que o presidente Bruno de Carvalho tem visado como opositor à sua gestão, saiu do Pavilhão João Rocha, após votar, acompanhado por dois agentes da Polícia de Segurança Pública (PSP), e começou a ser insultado.

De entre os cerca de 20 adeptos que insultavam Carlos Severino, dois tentarem agredi-lo e chegaram mesmo a empurrá-lo, valendo a intervenção da polícia, que dispersou os adeptos.

Severino foi candidato derrotado às eleições do Sporting em 2013 e no último ano foi apoiante de Madeira Rodrigues, candidato derrotado por Bruno de Carvalho nas eleições de março de 2017.

Os sócios do Sporting decidem hoje o futuro de Bruno de Carvalho como presidente do clube, numa Assembleia Geral em que vão a votos alterações de estatutos e do regulamento disciplinar e a própria continuidade dos órgãos sociais.

O presidente do Sporting anunciou que se demite de imediato no caso de um dos dois primeiros pontos não passar, o que acontece se não tiverem 75% de votos favoráveis, como determinam os estatutos, e definiu a mesma margem para se manter no cargo, assegurando que, se sair, não se recandidata.

Fonte: DN

Comentário: Com uma sociedade enferma não se espera atitudes saudáveis, quer seja no futebol como na politica, para não acrescentar outras áreas.

J. Carlos

Marcelo Rebelo de Sousa apela à dádiva de sangue

Marcelo Rebelo de Sousa prometeu fazer homenagem ao IPST
No 60.º aniversário do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), o Presidente da República apelou para que os portugueses deem continuidade ao “exemplo solidário” pela “causa nacional” da dádiva do sangue.

“O Presidente exorta todos - todos sem exceção - a seguirem o seu notável exemplo solidário. A causa do sangue, naquilo que exige em termos científicos e tecnológicos, de controlo e regulação, abarcando o transplante, como ao que apela em termos de dádiva de dimensão comunitária e participação cívica, continua a ser, hoje mais que nunca, uma causa nacional”, afirmou, dizendo que é um “dador de velhos tempos” e um “cidadão grato à generosidade reafirmada pelos portugueses”.

“São 60 anos de serviço a Portugal, tantas vezes em tempos e modos muito difíceis, antes e depois da viragem do século, porque a generosidade cidadã conheceu altos e baixos e o envelhecimento e apelo de sobrevivência e menor solidariedade em instantes crítico e o alheamento de novas gerações colocaram desafios hoje, felizmente, ultrapassados”, referiu Marcelo Rebelo de Sousa, deixando a promessa de fazer uma homenagem ao IPST, no Palácio de Belém.

Fonte: SOL

Comentário: Um aniversário ensombrado. O IPST é o que é porque o deve às associações de dadores de sangue, nomeadamente a meia dúzia delas, quanto às restantes abre a porta-fica-porta.
Ficar bem na foto num jornal qualquer é que está a dar... dar nas vistas.
Não estou a divagar, estou certo no que escrevo.

J. Carlos


Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!


Presidente da República apela à "causa nacional" da dádiva de sangue

O chefe de Estado apelou hoje à continuidade do "exemplo solidário" dos portugueses pela "causa nacional" da dádiva de sangue, no 60.º aniversário do Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), na Academia de Ciências de Lisboa.
Presidente da República apela à "causa nacional" da dádiva de sangue
"O Presidente exorta todos - todos sem exceção - a seguirem o seu notável exemplo solidário. A causa do sangue, naquilo que exige em termos científicos e tecnológicos, de controlo e regulação, abarcando o transplante, como ao que apela em termos de dádiva de dimensão comunitária e participação cívica, continua a ser, hoje mais que nunca, uma causa nacional", disse Marcelo Rebelo de Sousa, assumindo-se com "dador de velhos tempos" e "cidadão grato à generosidade reafirmada pelos portugueses".
Prometendo uma homenagem "de modo formal e solene" ao IPST, no Palácio de Belém, o Presidente da República fez uma resenha histórica do instituto, criado em 1958 pelo então Ministério do Interior, ainda antes de existir um Ministério da Saúde, citando os problemas que originaram a sua constituição: "o sangue é pouco, caro e, por vezes, pouco estudado para ser aplicado com segurança".
"São 60 anos de serviço a Portugal, tantas vezes em tempos e modos muito difíceis, antes e depois da viragem do século, porque a generosidade cidadã conheceu altos e baixos e o envelhecimento e apelo de sobrevivência e menor solidariedade em instantes crítico e o alheamento de novas gerações colocaram desafios hoje, felizmente, ultrapassados", sublinhou o chefe de Estado no encerramento das comemorações do 60.º aniversário do IPST, onde também esteve presente o ministro da Saúde.
Questionado pelos jornalistas sobre o 37.º Congresso Nacional do PSD, que começa hoje em Lisboa, e a nova liderança de Rui Rio, Marcelo Rebelo de Sousa escusou-se a fazer comentários.
Fonte. Noticiasaominuto

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

PSD. Haverá futuro depois do passado?

Com Rio, a juventude – pelo menos a juventude com notoriedade – vai para a fila de espera. O que fará a juventude do PSD durante a nova liderança? A maioria fará o mesmo: esperar. 
«Há gente fantástica no PSD», foi das últimas coisas que Pedro Passos disse sobre os quadros de futuro do PSD. Não nomeou nem endorsou, como seria aliás expectável da sua parte. E o protagonismo das camadas jovens dentro e fora do grupo parlamentar ‘laranja’ não foi o maior nos últimos dois anos, especialmente se comparado com o do PS.
À exceção de Hugo Soares, cuja liderança parlamentar não acabou exatamente bem, os holofotes institucionais não estiveram apontados para o futuro no PSD. Os vice-presidentes de maior peso político foram apostas experientes (Marco António Costa, Maria Luís Albuquerque e Teresa Morais) e os candidatos, por exemplo, nas últimas autárquicas não foram propriamente jovens nem em Lisboa (Leal Coelho) nem no Porto, nem na coordenadação autárquica (Carlos Carreiras). 
Se olharmos para as vice-presidências de bancada, António Leitão Amaro e Miguel Morgado, que estiveram no Governo com Passos (como secretário de Estado e adjunto do líder, respetivamente), receberam protagonismo parlamentar e televisivo quando de volta à Oposição, mas tiveram papel muito discreto durante as diretas. 
Se olharmos para os rostos na coluna à esquerda, no entanto, torna-se notório que há mais caras ainda não cinquentenárias que trabalharam com Passos Coelho e com muita vida política pela frente.
Carlos Moedas, que também esteve no Executivo passista e por ele foi indicado para a Comissão Europeia, não desiludiu em Bruxelas, sendo reconhecido nos corredores da eurocracia. 
Jorge Moreira da Silva, que foi primeiro vice-presidente de Passos Coelho, é visto como um dos inevitáveis a tentar a liderança – mesmo que não logo depois de Rio.
Miguel Pinto Luz, que liderou a distrital do PSD em Lisboa – a maior do país – e apoiou sempre Passos Coelho, quase que avançou após a sua saída e tem feito marcação cerrada a Rui Rio, afastando-o de tentações de governação junto do PS.
O favorito, especialmente depois depois das hesitações de Paulo Rangel no ano passado, é cada vez mais Luís Montenegro. Se nunca escondeu ambições de futuro mesmo quando era líder parlamentar de Passos Coelho – ainda que nunca se candidatasse contra ele –, Montenegro é o deputado com maior presença mediática na bancada do PSD, com idas semanais à televisão e à rádio e tem tropas no aparelho e no grupo parlamentar que antes chefiou. 
Essas tropas e esse grupo parlamentar, todavia, são os mesmos que não foram suficientes para dar a vitória a Pedro Santana Lopes no mês passado. 
Montenegro conta com muito trabalho pela frente e sabe-o. Mas vontade não lhe falta. E o distanciamento – ainda que institucionalmente solidário – a Rui Rio começa já este fim-de-semana. A entrevista de Abreu Amorim, seu ex-vice, a este jornal (página seguinte) e o modo barulhento como Hugo Soares deixou a liderança parlamentar são provas disso.
Fazer política sem estar na política? 
Pedro Duarte e José Eduardo Martins, que nem sempre foram aliados e nem sempre o são, foram olhados como futuros líderes do PSD durante anos. 

O sucesso profissional de ambos (o primeiro na Microsoft, o segundo como advogado) tem, inevitavelmente, afastado essa possibilidade. 
Com reconhecido mérito intelectual e espaço na praça pública, este é o primeiro congresso em que as ‘alternativas jovens’ do PSD já não são assim tão jovens.
Ficarão, no futuro, satisfeitos com o papel de ideólogos, deixando a liderança para outros?
Fonte: Jornal i

Manhã de sábado: O 1º discurso de Rio como líder nas entrelinhas

Logo Observador

Manhã de sábado

As principais notícias do dia
Bom dia!
Rui Rio escancara a porta a acordos com o PS? Mata mesmo a possibilidade do Bloco Central? Como quer reformar a Justiça? E mudar o partido? Miguel Pinheiro e Vítor Matos fazem a leitura do discurso.
Acordo entre Rui Rio e Santana Lopes foi fechado no hotel Sana após horas de maratona negocial, que incluíram longa discussão num contentor junto ao palco do Congresso.
A crítica de Rui Rio à cacicagem com Salvador Malheiro três lugares ao lado. E a violência da intervenção de Passos. Os discursos do líder e do ex-líder comentados por Miguel Pinheiro e Vítor Matos
Passos Coelho chegou, falou e saiu. Rui Rio chegou, falou e ficou. O primeiro dia do congresso do PSD foi de passagem de testemunho. Um resumo em 23 fotos.
O líder parlamentar do PSD entrevistado no lugar do pendura a caminho do congresso, num carpool especial do Observador: "Tinha todas as condições para trabalhar com Rui Rio”
Em teoria, eu deveria achar certa graça à fúria com que os ciganos investem contra o Estado. Na prática, a graça perde-se no zelo com que reclamam os respectivos benefícios.
Para o ex-Presidente, é "estranhíssimo" falar-se em substituir Joana Marques Vidal 10 meses antes do fim do mandato. Ao Expresso, diz que líderes passados do PS foram contra atual solução de Governo.
A questão decisiva para Rio é como pode ganhar as eleições em 2019? Se não conseguir ir além de uma cópia social democrata do PS, os eleitores votarão no original e o PS conseguirá uma grande vitória.
Discurso da despedida de Passos foi mais do que "simbólico". Avisou Rio de que é preciso bater a geringonça, centrou ataque em Costa, e disse que CDS vai ser "importante no futuro".
Tanto Passos como Rio criticaram o PS. Passos fechou todas as portas. Rio disse "sim, mas". Sim, não haverá bloco central com PS. Sim, o objetivo é ganhar as eleições. Mas é preciso consensos.
Passos Coelho subiu ao palco pela última vez. Foram oito anos na liderança do PSD, primeiro na oposição, depois no Governo, depois na oposição outra vez. De A a Z, recordamos os momentos-chave. 

Comer/Ver/Fazer

Eastwood recria com mão de mestre o atentado falhado do comboio Thalis em 2015, em "15:17 Destino Paris", usando os três heróis do mesmo como actores. Eurico de Barros dá-lhe cinco estrelas. 

A pianista Joana Gama vai atuar no Panteão Nacional e o festival lisboeta, que começa esta sexta-feira, propõe mais dez concertos em quatro noites. Esta deverá ser a última edição na Culturgest. 

A cerveja artesanal feita no coração do Porto tem finalmente a sua casa. O edifício de três pisos abre-se esta quinta-feira ao público, com quase um ano de atraso. A espera valeu a pena. 

O filme de Ryan Coogler sobre o pioneiro super-herói negro da Marvel tem um enquadramento muito original, embora esteja condicionado pelas convenções do formato. Eurico de Barros dá-lhe duas estrelas. 

A peça "Um dia uma vida" estreia no Teatro Aberto este sábado. Originalmente da autoria de Ruy Belo, tem encenação de Marta Dias. 

"The Swimming Pool Party" é uma peça inspirada em Agatha Christie e no universo de T. S. Eliot. Texto de Ricardo Neves-Neves e encenação de Mónica Garnel. Estreia-se nesta quinta-feira no São Luiz. 

Das artes para a engenharia, acabou por se apaixonar pela cosmetologia. Inês Rebelo é defensora do "menos é mais" na pele, tornou-se especialista facial e adotou o estrangeirismo: eis a facialista. 

"Manual de Sedução" está nas bancas e o Dia dos Namorado a chegar, pretexto para tirar todas as dúvidas com a sexóloga Vera Ribeiro. O que é que ainda não sabemos sobre sexo? 

A banda portuguesa, inspirada pelo free-jazz e com carreira internacional, vai celebrar uma década com 17 músicos em palco. "Foram dez anos incríveis", dizem, em entrevista ao Observador. 



Opinião

Alberto Gonçalves
Em teoria, eu deveria achar certa graça à fúria com que os ciganos investem contra o Estado. Na prática, a graça perde-se no zelo com que reclamam os respectivos benefícios.

Ruth Manus
Poucas coisas são melhores do que conviver com pessoas que riem. E os portugueses não precisam de muito para rir, o que é ótimo. 

P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A abstinência sexual exigida pela lei de Cristo, não pode ser vista como uma mera proibição, mas como afirmação de um amor maior.

Rui Ramos
Costa disse ao ABC ter aprendido que “precisamos de ter políticas claras”. Mas com a actual solução política, tudo está no ar. Nunca saberemos ao certo o que é este governo e para onde leva o país. 

José Manuel Fernandes
As reacções à nota do Patriarca de Lisboa revelaram a incapacidade de ler e compreender o que lá estava escrito e, sobretudo, o desejo de submeter a Igreja à ditadura igualitária dos tempos que correm

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa