segunda-feira, 18 de março de 2019

Arranca a "Rede Europeia das Celebrações da Semana Santa e Páscoa" em Braga


Liderada pela rota andaluza “Camiños de Passión” (Caminhos de Paixão), a nova Rede inicia o seu percurso tendo por sócios fundadores Espanha, Portugal (com a Semana Santa de Braga), Malta, Eslovénia e Itália.

Hoje, 18 de março, teve lugar, no Palácio do Raio, em Braga, o II Fórum que reuniu pela segunda vez um grupo de entidades europeias. A ocasião serviu para consolidar este projeto (recorda-se que a primeira reunião ocorreu em Lucena, Espanha, no passado mês de setembro), e fundar a nova associação, que é criada para agregar valor às tradições europeias relacionadas com a Semana Santa e Páscoa, e que aspira a apresentar uma candidatura a um futuro Itinerário Cultural Europeu, do Conselho da Europa.


Na reunião participaram representantes da Espanha, Eslovénia, Itália, Malta e Portugal, num total de nove entidades, que organizam, nas suas diferentes regiões geográficas, cerimónias relacionadas com a Semana Santa e a Páscoa.

Durante a sessão de trabalho foram discutidos e adotados pontos muito importantes e que orientarão o funcionamento e a atividade desta nova entidade: a assinatura do acto fundador da rede, a eleição do Conselho de administração, a criação de um Comité Científico, a adoção de seu plano de trabalho e de financiamento, bem como a organização de sua atividade para a preparação e apresentação do candidatura a um Itinerário Cultural Europeu.

Sobre os Itinerários Culturais do Conselho da Europa
O programa Itinerários Culturais do Conselho da Europa foi lançado em 1987 pelo Conselho da Europa com a finalidade de demonstrar, através da viagem no espaço e no tempo, como o património cultural da Europa se desenvolve através das fronteiras.


Um itinerário cultural europeu é uma rota que abarca países e regiões e que se organiza em torno de um tema cuja história, interesse artístico e cultural é claramente europeu, seja pela sua localização geográfica ou pelo seu conteúdo e significado.

Sobre a "Rede Europeia de Celebrações da Semana Santa de Páscoa"
Esta rede europeia das Semanas Santas e celebrações da Páscoa é formada como uma associação sem fins lucrativos, aberta a todas as religiões e crenças que comemoram a paixão e ressurreição de Jesus Cristo, e cuja património cultural é um ponto de referência nas suas respetivas regiões e/ou países.

A Associação pretende congregar esforços e aproveitar sinergias na consolidação de um modelo de conservação e difusão do património material e imaterial da Semana Santa e Páscoa, ao mesmo tempo que promove estas expressões, dos diferentes membros e áreas geográficas envolvidas, como destinos turísticos de qualidade.

Esta associação tem, na sua fundação, como sócios fundadores, diferentes entidades, que promovem e acrescentam valor na representação das tradições e festas emblemáticas a nível europeu, e que são os seguintes:
·A italiana Fundação Frederico II, da Sicília, Itália, em representação dos municípios de Palermo, Caltanissetta e Trapani
·Os municípios de Birgu e Qormi, por parte de Malta
·A Comissão da Quaresma e Celebrações da Semana Santa de Braga, em Portugal
·As representações da Paixão de Cristo em Skofja Loka, na Eslovénia
·A rota andaluza Camiños de Passión, que representa as celebrações da Semana Santa dos municípios de Alcalá la Real, em Jaén; Baena, Cabra, Lucena, Priego de Córdoba e Puente Genil, da província de Córdoba; e ainda Écija, Osuna e Utrera, da província de Sevilha
·Dentro da geografia espanhola, também integram a Rede as celebrações da Semana Santa de Orihuela (Alicante), Lorca (Múrcia) e Viveiro (Lugo)

Razões da candidatura
Este projeto de Itinerário Cultural é uma formidável oportunidade e uma plataforma para disseminar e dar a conhecer o património relacionado com as celebrações da Semana Santa e Páscoa (onde Braga estará inserida), conferindo-lhe visibilidade a nível europeu e inclusivamente mundial.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

NADADORES DA COLUMBÓFILA ALCANÇARAM 15 PÓDIOS NO CAMPEONATO INTERDISTRITAL DE JUVENIS JUNIORES E ABSOLUTOS

Decorreu nos passados dias 15, 16 e 17 de março, a edição de 2019 do Campeonato Interdistrital de Juvenis, Juniores e Absoluto, contando com a participação de 502 atletas em representação de 42 clubes oriundos das associações distritais do Norte Centro (Aveiro), Leiria e de Coimbra. 

A Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense competiu nesta prova, com a presença de 11 atletas. 

Este campeonato constituiu a derradeira oportunidade para alcançar os mínimos de acesso ao campeonato nacional de piscina longa, que este ano terá como palco as mesmas piscinas onde decorreu este interdistrital ou seja o complexo olímpico de Coimbra. 

Dos 11 atletas em competição, 9 obtiveram mínimos para competir nos nacionais que se realizaram, nos dias 4,5,6 e 7 de abril. 

Os maiores destaques vão para Marisa Nobre que obteve 6 pódios em juvenil B, tendo sido campeã interdistrital nos 200, 400 e 800 Livres, vice-campeã nos 100 Livres e 200 Costas em ainda terceira em termos Absolutos no 800 Livres. 

Ainda no setor feminino e no mesmo escalão que a sua colega de equipa, Beatriz Loisas foi terceira nos 200 Mariposa. 

No que diz respeito ao setor masculino, o maior destaque vai para o atleta júnior Diogo Coelho, que obteve o ouro no 400 e 1500 livres, tendo obtido em termos absolutos, igualmente, o 1º lugar nos 1500 e o bronze nos 400 Livres, tendo o colega de equipa e atleta juvenil A, Vitor Oliveira, conquistado o titulo de campeão interdistrital nos 1500 Livres, vice-campeão nos 400 Livres e terceiro em termos absolutos igualmente na prova dos 1500 Livres. 

Participaram ainda neste campeonato, Sara Alves, Camila Alexandra Silva, Carolina Dias, Camila Cavaleiro Silva, Beatriz Marques e David Coutinho.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Campeonato da Europa de Downhill apresentado na BTL



A UEC – União Europeia de Ciclismo, escolheu Portugal como país organizador do Campeonato da Europa de Downhill de 2019, que vai disputar-se em Pampilhosa da Serra, nos dias 4 e 5 de maio de 2019. A apresentação pública da prova decorreu ontem, dia 17 de março, o último dia da BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa. 

A organização do evento estará a cargo da Federação Portuguesa de Ciclismo, em parceria com a ADXTUR e o Município de Pampilhosa da Serra, entidades que se juntaram para a apresentação da iniciativa, no stand do Município de Pampilhosa da Serra. 

“Para além de todas as caraterísticas ligadas à natureza, em Pampilhosa da Serra temos condições para a prática desportiva muito acima da média, que permitirão aos profissionais ter um bom desempenho no campeonato”, salientou Jorge Custódio, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Pampilhosa da Serra, no momento da apresentação, onde não escondeu a “satisfação” pelo facto de Portugal acolher a realização desta prova pelo segundo ano consecutivo, desta feita em Pampilhosa da Serra. 

Para Rui Simão, secretário executivo da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto, a aposta de continuidade na organização deste campeonato europeu, espelha a “reputação” e o “crédito” que a Federação Portuguesa de Ciclismo tem conseguido criar a nível internacional, no que diz respeito à organização de provas desportivas de elite. Rui Simão, destacou ainda o “conjunto de condições “técnicas” e de “acolhimento”, que o município tem conseguido implementar, quer no âmbito do projeto Aldeias do Xisto, quer por outras vias, que fazem de Pampilhosa da Serra “um dos territórios de interior com melhores infraestruturas e equipamentos para a prática de modalidades desportivas de ar livre”. 

Também Delmino Pereira, Presidente da Federação Portuguesa de Ciclismo, destacou que é na junção do melhor de dois mundos que reside a grande mais valia desta iniciativa. “Por um lado, somos uma entidade reconhecida internacionalmente com capacidades para organizar campeonatos da Europa e, ao mesmo tempo, o território das aldeias do xisto possui excelentes condições para a prática de desportos radicais”. 

O dirigente desportivo explicou ainda que o sucesso de uma prova desta dimensão, estende-se muito para além dos dias de competição propriamente ditos, uma vez que há “muito atletas e equipas internacionais que têm vindo ao nosso território treinar e passar temporadas, em toda a região das Aldeias do Xisto, desde a Lousã à Pampilhosa da Serra”. Trata-se do “impacto e do potencial da região ao nível do turismo desportivo a nível internacional”, acrescentou.

O convite a todos os entusiastas da modalidade está lançado, para aquele que promete ser um “grande espetáculo na Pampilhosa da Serra, um concelho que nos apaixona por tudo, mas principalmente pela beleza natural da região”, concluiu Delmino Pereira.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

ÉVORA JAZZ FEST Afirma-se no Panorama Naciona


Se a primeira edição do Évora Jazz Fest foi nomeada para os Iberian Festival Awards não será de estranhar – tendo em conta o sucesso desta segunda edição com 3 dias de Teatro Garcia de Resende quase sempre cheio – que o mesmo possa suceder este ano. A organização da Câmara de Évora com produção da Euphonia trouxe-nos, durante o último fim de semana, um conjunto de 8 concertos, 5 apresentações de combos, workshop’s e uma exposição de fotografia de Anabela Carreira. Tudo com selo de inegável qualidade.

Para além de nomes consagrados como os de Victor Zamora, Carlos Barretto ou José Salgueiro, houve também espaço para descobrir novos talentos que são já certezas no meio jazzístico português: Ricardo Toscano, Elisa Rodrigues e Isabel Rato são exemplos a destacar. Os artistas locais não foram esquecidos com as atuações de Seven Dixie, da Orquestra de Jazz da Universidade de Évora ou do grupo Beck & Lopes.

Ontem, domingo, 17 de março, o excelente concerto de encerramento coube aos galegos Sumrrá, um trio composto por Manuel Gutierrez, no piano, Xacobe Martínez, no contrabaixo e L. A. R. Legido, na bateria. Juntos há 18 anos, os músicos brindaram-nos com o espetáculo “6 Mulleres”, uma homenagem à luta feminina num tributo a 6 mulheres poderosas que foram e continuam a ser fonte de inspiração para a luta por um futuro melhor para toda a humanidade: Frida Khalo (México), Rosa Parks (América), Rosalía de Castro (Espanha), Quin Jin (China), Malala Yousafsai (Paquistão) e Nawal ElSaadawi (Egipto).

Depois de Sumrrá, o fim de festa fez-se com o improviso de Beck & Lopes, acompanhados por Felippe Figueiredo e Rafael Focunbierta. Antes, pela tarde, apresentaram-se os combos dos alunos das escolas EJB, OFA e JB Jazz, para além do já referido concerto da Orquestra de Jazz da Universidade de Évora.

O “Évora Jazz Fest” veio para ficar e assume uma particularidade única: demarca-se dos demais eventos similares do panorama nacional por fazer do jazz um elemento de ligação entre diversos estilos artísticos, ou, se se preferir, por fazer do jazz um eixo central para o desenvolvimento de várias artes.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

“TEMPORADA DARCOS” | WORKSHOP MUSICAL E CONCERTO À BEIRA MAR NO HOTEL GOLF MAR


No dia 23 de março, o Hotel Golf Mar, na praia de Porto Novo, em Torres Vedras, acolhe o Workshop Musical para Miúdos e Graúdos e o Concerto à Beira Mar da “Temporada Darcos”.

Em parceria com a Academia de Música de Óbidos, a “Temporada Darcos” promove, entra as 15h00 e as 19h00, a terceira edição do Workshop Musical para Miúdos e Graúdos. Uma atividade, aberta ao público em geral, que convida os participantes a experimentar e conhecer diversos instrumentos musicais, explorando a paleta tímbrica da música erudita.

Às 21h30, na Sala Oceano, o Emsemble Darcos apresenta o Concerto à Beira Mar, que junta obras de Schubert e Beethoven.

Schubert admirava Beethoven pela sua genialidade, mas também por representar um modelo de compositor profissional independente, compondo de acordo com uma necessidade interior, sem depender de patrões, modas ou opiniões. Encorajado pelas primeiras obras sinfónicas de Beethoven, que Schubert tocou na orquestra da escola onde estudava, começou nessa altura a ambicionar ser compositor e o verdadeiro sucessor do compositor alemão, dedicando-lhe a sua primeira obra instrumental de relevo.

Beethoven escreveu o Quarteto de cordas nº 1 em Fá maior, op. 18 nº 1 pouco depois de Schubert nascer, enquanto o Trio com piano nº 2 foi uma das últimas composições completadas por Schubert.

F. Schubert (1797 – 1828)
Trio com piano nº 2 em Mi bemol maior, D. 929

I. Allegro
II. Andante con moto
III. Scherzo: Allegro moderato
IV. Allegro moderato

L. van Beethoven (1770 – 1827)
Quarteto de cordas nº 1 em Fá maior, op. 18 nº 1

I. Allegro con brio
II. Adagio affettuoso ed appasionato
III. Scherzo. Allegro molto
IV. Allegro

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Evento foi um sucesso que terá continuidade | ALDEIA DE SABARIZ EM CASTELO DE PAIVA ACOLHEU A 1ª EDIÇÃO DA FEIRA DO CAVALO


Foi um fim de semana em cheio para a aldeia de Sabariz, no território da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, que esteve focada na temática hípica com a realização da 1ª edição da Feira do Cavalo, um evento que esteve a cargo da Associação Cultural de Sabariz, e que reuniu naquela localidade, dezenas de apaixonados pelo desporto e arte equestre, atribuindo ao cavalo como elemento de destaque neste certame, na sua dimensão de amigo do trabalho  e de momento infinitos de lazer.


A aposta deste evento, passa segundo a organização, pela diferença relativamente a outras feiras de cavalos já com fortes tradições, apelando –se aqui a quatro vectores fundamentais, aArte, a Cultura, o Território e a Inovação, proporcionando um cartaz repleto de actividades do mundo equestre e com animação.

Com  este objectivo de relembrar usos e costumes deste lugar, este evento teve uma excelente adesão de participantes  e contou com o apoio da Liga Portuguesa dos Cavalos de Corrida, e seu programa foi intenso e com muita animação, com outras actividades de exibição, tratamento e cuidados, e de contacto com as diversas raças cavalares.

 A abertura da feira realizou-se no Sábado, com recepção aos participantes no secretariado, havendo demonstrações e várias actividades, bem como um convívio com porco no espeto e caldo verde, assim como animação com concertinas e cantares ao desafio, e no dia de ontem, logo de manhã, depois da abertura do secretariado e de um lanche para os participantes, realizou-se uma demonstração hípica com concurso do melhor cavalo, seguindo-se um passeio marcado pela freguesia, e almoço convívio,  ficando para mais tarde demonstrações de trote e a galope pela aldeia.

 Durante a tarde, houve animação musical, e foram realizadas as cerimónias de entrega de lembranças a todos os participantes nesta feira, bem como os prémios ao melhor cavalo lusitano e melhor cavaleiro trajado a rigor, tendo marcado presença o presciente da Câmara Municipal,Gonçalo Rocha, assim como o Vereador da Cultura, José Manuel Carvalho, que teceu elogios à iniciativa, realçando a oportunidade e ousadia da entidade organizadora, deixando uma saudação de boas vindas a todos os participantes, esperando que o evento possa vingar e seja num futuro mais um cartaz que possa honrar a freguesia e o concelho.

 Nos prémios, regista-se que, nos Cavalos “ Puro Lusitano “, o primeiro prémio foi para a Diva, pertencente a Jorge Cardoso, de Cinfães, e nos Cavalos Cruzados, a melhor nota foi atribuída a Dakar, de Nuno Silva, de Oliveira de Azeméis, sendo que Marisa Moreira apresentou o Shakira como o melhor cavalo do concelho, para além do paivense Tiago Madurago, considerado nesta jornada o melhor cavaleiro trajado a rigor.

 Contando com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva ( serviços veterinários ) da Cooperativa Agrícola Paivense, entre outras entidades e empresas, a organização liderada por José Teixeira antecipa o interesse da iniciativa, recordando a utilidade do cavalo nestas terras, em tempos mais recuados e que, por força da evolução dos tempos, foi perdendo importância, daí valorizar-se esta jornada, que esperam que seja um sucesso e possa ganhar motivação para ter continuidade como cartaz na freguesia.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Em 15 de março | Município de Cantanhede apresentou na BTL o “Roteiro de Inês de Castro”




O Município de Cantanhede esteve de novo representado na BTL – Bolsa de Turismo de Lisboa, este ano no pavilhão da Comunidade Intermunicipal Região de Coimbra (CIM RC). Foi no dia 15 de março que a Câmara Municipal levou ao maior certame turístico que se realiza em Portugal ações em torno do “Roteiro de Inês de Castro em Cantanhede”, no âmbito da ativação do produto “Mulheres e os Lugares da Região de Coimbra”, que a CIM está a promover. 

O programa da representação da autarquia cantanhedense centrou-se no conceito “Paixão D’ Inês”, tendo como referência o que consta na “Chronica de El-Rei D. Pedro I”, de Fernão Lopes, segundo a qual, em julho de 1360, quando se cumpriam já quatro anos do reinado do monarca, este declarou publicamente em Cantanhede ter desposado Inês de Castro. 

Segundo a presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, “a autarquia está muito empenhada em explorar do ponto de vista turístico todo o potencial do conceito, dinamizando-o como um bom pretexto para visitar Cantanhede e relacionando-o com outros motivos de interesse que vão do património à gastronomia e ao enoturismo, passando pela animação cultural, entre outros”. 

A autarca adiantou que “para o efeito estão já a ser mobilizados os agentes económicos do setor, além de outras entidades que de algum modo possam ajudar a consolidar este produto turístico”, agradecendo “a todos os que colaboraram com a Câmara Municipal para apresentar na BTL uma pequena mostra sugestiva da sua ativação. A todos o meu muito obrigada, designadamente à artista plástica Daniela Marquês, que pintou um painel de azulejo representativo do amor de D. Pedro por Inês de Castro, à Companhia de Teatro Bombarda, que apresentou uma encenação em torno dessas figuras históricas, à Adega Cooperativa de Cantanhede, que se associou ao projeto com o lançamento do espumante Paixão D’Inês, bem como ao restaurante Júlia Duarte, que também colaborou nesta ação”. 

Quem não faltou à apresentação do “Roteiro de Inês de Castro em Cantanhede” foi o presidente da Entidade Regional de Turismo do Centro de Portugal, que na ocasião enalteceu “o projeto que a Câmara Municipal está a desenvolver para tirar partido da declaração de D. Pedro em Cantanhede. Trata-se de um elemento de força para a ligação do município a uma das historias mais apaixonantes do país”, afirmou aquele responsável, com um desafio aos agentes económicos no sentido de “aproveitarem esta oportunidade para diferenciarem os seus serviços com novas experiências, neste caso a propósito de D. Pedro e Inês de Castro”. Para Pedro Machado, “este é o caminho, a aposta na valorização dos recursos imateriais existentes no território, como as narrativas históricas à volta de personalidades com elas relacionadas”. 

Acompanharam Helena Teodósio na visita à BTL o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, os vereadores Adérito Machado e Gonçalo Magalhães, o presidente do Conselho de Administração da INOVA-EM, Idalécio Oliveira, bem como os presidentes de junta de Cantanhede e Pocariça, Ançã, Tocha e Vilamar e Corticeiro de Cima, respetivamente Aidil Machado, Cláudio Cardoso, Fernando Pais Alves e Egídio Patrão. Além destes, integraram a comitiva Luís Roque, presidente da Associação Empresarial de Cantanhede, Sara Brado e Carlos Negrão, estes na qualidade de membros da Comissão de Honra da Expofacic, o tesoureiro da Junta de Freguesia de Febres, Carlos Vinhas, e vários técnicos da Câmara Municipal e da INOVA-EM. 

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

BV Feira: 4.as Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas


À semelhança dos eventos anteriores, o programa técnico-científico das 4.ªs Jornadas Internacionais de Matérias Perigosas promovidas pelos Bombeiros Voluntários da Feira vai continuar a privilegiar a análise diferenciada e estudo, desde o planeamento à resposta operacional, a sinistros ou cenários reais que envolvem matérias perigosas (hazmat).
Irão contar com a presença de prestigiados peritos nacionais e estrangeiros, que certamente darão um importante contributo para o sucesso das jornadas.
Certos do interesse formativo nestas jornadas convidamo-lo a reservar na sua agenda e a estar presente no EUROPARQUE, em Santa Maria da Feira.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


Inscrições abertas para o III Grande Prémio da Cortiçada


As inscrições para a terceira edição do Grande Prémio da Cortiçada, que se corre a 14 de abril, podem ser formalizadas até dia 10 de abril. Numa organização da ADCPN - Associação Desportiva Cultural de Proença-a-Nova, em parceria com o Município de Proença-a-Nova e a Associação de Atletismo de Castelo Branco, esta prova de atletismo está aberta à participação de atletas e clubes federados e não federados, populares, associações, grupos e amigos e outras entidades, com inscrição gratuita para os emails adcpnv@sapo.pt , desporto@cm-proencanova.pt ou cbranco@fpatletismo.org

A prova está disponível nos seguintes escalões: benjamins (2007 a 2011 – distância de 400 metros), infantis (2005 e 2006 – distância de um quilómetro), iniciados (2003 e 2004 – distância de dois quilómetros), juvenis (2001 e 2002 – distancia de três quilómetros) e juniores, seniores e veteranos (distância de 10,5 quilómetros). 

No dia 14 de abril, a concentração de atletas está marcada para as 8h00 no Parque Urbano Comendador João Martins, para levantamento dos dorsais, começando as provas a partir das 9h30. Haverá uma classificação individual em todos os escalões e classificação coletiva e ainda a distinção para os melhores atletas masculino e feminino do concelho na prova principal. 

Regulamento disponível para consulta no site do município.

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Vem aí a Estafeta Plano Local de Saúde



No âmbito do Desafio Pela Saúde

Vem aí a Estafeta Plano Local de Saúde
A Câmara Municipal de Évora, juntamente com a União de Freguesias São Manços e São Vicente do Pigeiro e Junta de Freguesia da Torre dos Coelheiros, organiza no próximo sábado, dia 6 de Abril, a partir das 09h00, a Estafeta Plano Local de Saúde, com partida na Vendinha e a chegada a Évora (Praça de Giraldo), num total de 51 quilómetros.
A Estafeta Plano Local de Saúde, que poderá ser cumprida na sua totalidade ou feita por segmentos, irá passar também por S. Manços e Torre de Coelheiros, com a particularidade de metade do percurso ser em terra batida, onde se inclui uma passagem pelo Rio Degebe, e os restantes quilómetros em alcatrão.
Com exceção para o primeiro segmento do percurso, que será quase todo cumprido no campo, a organização irá disponibilizar permanentemente uma viatura de apoio com águas, alimentos e primeiros socorros.
A Estafeta Plano Local de Saúde será composta pelas seguintes etapas:
1ª - Vendinha – J. Freguesia S. Manços (16km aprox.);
2ª - J. Freguesia S. Manços – J. de Freguesia de T. Coelheiros (9,5km aprox.);
3ª - J. Freguesia de Torre dos Coelheiros – Estrada de Aguiar (11km aprox.);
4ª - Estrada de Aguiar – Monte da Serralheira (9Km aprox.);
5ª - Monte da Serralheira – Praça do Giraldo (5Km aprox.).

A totalidade do percurso da Estafeta Plano Local de Saúde poderá ser consultada aqui:

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

AVEIRO: OPERAÇÃO DE FISCALIZAÇÃO DE TRÂNSITO RESULTA EM IDENTIFICAÇÃO DE 2 SUSPEITOS DE FURTO EM ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS.

O Comando Distrital de Polícia de Aveiro identificou ontem, dois homens por suspeita de furto, um de 19 anos, estudante e outro de 27 anos, operador de loja, ambos residentes no concelho do Porto.

No decorrer de uma operação de fiscalização de trânsito, na freguesia de Esgueira, nesta cidade, os elementos policiais intercetaram os suspeitos na posse de 15 frascos de perfume, 1 t-shirt, 1 par de óculos e 1 par de sapatilhas, sendo todos os artigos de marcas de renome internacionais. 

Foi também encontrado na viatura em que se faziam transportar um saco de alumínio, que normalmente é utilizado na prática de furtos, com o intuito de ludibriar os sistemas de alarme dos estabelecimentos comerciais. 

Efetuadas diligências, esta Polícia veio a apurar que os artigos haviam sido furtados de expositores de estabelecimentos comerciais, localizados nesta cidade e na cidade de Ovar. O valor do furto ultrapassa os 1.300 Euros.

Fonte: VagosFM
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

A Praia de Mira recebe Torneio de Malha

Quebre a rotina do fim de semana e passe um sábado diferente. Os fundos apurados com este torneio revertem a favor dos Bombeiros Voluntários de Mira, que bem necessitam do apoio de todos.
Não nos devemos lembrar dos Bombeiros só quando temos a casa a arder, batemos com o carro, nos desequilibramos e partimos um braço ou uma perna, como também quando nos esquecemos das chaves dentro de casa...
Devemos apoiar durante o ano, sempre que possível.

J. Carlos
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Primeiro “Tocha Plogging” acontece em Abril

A Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede (AHBVC) é uma das entidades parceiras da Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha, organizadora do I TOCHA PLOGGING, agendado para 6 de Abril de 2019.
A decorrer na Praia da Tocha, esta prova destina-se a promover a prática da atividade física e desportiva, nomeadamente a corrida caminhada, ao mesmo tempo que pretende promover a consciência social para a preservação da Natureza, através da recolha de lixo.

I TOCHA PLOGGING vai ter três zonas de intervenção:
  • Zona Urbana, para os Kids, num percurso de aproximadamente de 2km ou 3km, destinado aos mais novos dos 6 aos 12 anos.
  • Zona Norte da Praia da Tocha, percurso destinado aos caminhantes, que se irá estender por uma distância aproximada de 8km.
  • Zona Sul e Parque Eólico, percurso destinado à corrida, que se irá estender por uma distância entre 11km e 14km, na Zona Sul da Praia, Parque de Campismo, Parque Eólico, Ciclovia e circuito de manutenção da Praia da Tocha.
 Mais informações e inscrições em:


Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Mulher de dirigente do Sporting com marcas impressionantes após agressão no Dragão Caixa

Miguel Albuquerque, diretor-geral das modalidades dos leões, culpa quadros do FC Porto 
Resultado de imagem para Mulher de dirigente do Sporting com marcas impressionantes após agressão no Dragão Caixa
Record
Tal como avançámos ontem, Miguel Albuquerque, diretor-geral das modalidades do Sporting, pronunciou-se, através do Facebook, sobre a agressão de que foi alvo no Dragão Caixa, no jogo de hóquei em patins. "José Magalhães, diretor do andebol do FC Porto, e o seu amigo Adelino Caldeira, administrador da FC Porto SAD, são os verdadeiros culpados das agressões que se verificaram", acusou o dirigente, revelando que os incidentes verificados no sábado, na zona VIP, surgem na sequência de ameaças que começaram a 6 de Março, após o jogo de andebol no Pavilhão João Rocha. "O Sr. Magalhães andava a ameaçar os responsáveis do andebol do Sporting, garantindo que quando os dirigentes do Sporting CP se deslocassem ao Dragão Caixa iriam, segundo as suas palavras, ‘ser apertados pelos índios’".
Depois, Miguel Albuquerque, que ontem voltou ao Dragão Caixa para assistir ao clássico de andebol, mas nas bancadas juntos dos adeptos leoninos, contou o que se passou no jogo de hóquei. "Durante toda a 1ª parte, adeptos do FC Porto, colocados ao lado da zona reservada ao Sporting, foram agredindo verbalmente todos os presentes" (...) "Rapidamente essas pessoas chegaram junto a mim, tentando agredir-me, e em ato contínuo e cobarde, um adepto, devidamente identificado com a camisola do clube, desferiu um murro no olho da minha esposa [foto que publicamos acima], que tentava separar a confusão."
Albuquerque falou ainda sobre o jogo em si e o que se passou antes dele. "Quanto à arbitragem do jogo de hóquei em patins, irei a partir de amanhã analisar lance a lance. Os meus jogadores sabem bem do que estou a falar e os telefonemas que receberam na última semana! E este é o momento para ponderarmos uma denúncia sobre o carrossel telefónico dos últimos sete dias".
Entretanto, o nosso jornal apurou que o Conselho Diretivo do Sporting deverá hoje tomar uma posição sobre os incidentes verificados no Dragão Caixa, como no Bessa, quando Miguel Nogueira Leite foi agredido pelo filho de Valentim Loureiro na tribuna presidencial.
Record
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Formação sobre “Estátuas Vivas” em Vagos

No âmbito da programação Cultural em Rede (CIRA/Portugal 2020), decorre, na Biblioteca Municipal João Grave, nos dias 30 de Março e 6 de Abril de 2019, entre as 10h00 e as 12h30, uma formação dedicada à criação de “Estátuas Vivas”.
A formação abrange os seguintes conteúdos:
  • Técnicas básicas de tratamento dos fatos: endurecimento, relevo e coloração
  • Pintura facial com tintas adequadas
  • Técnicas de interação controlo de movimento/respiração
Para além da desta formação, está também contemplada a realização, no dia 13 e 14 de abril, de um “Museu Vivo” composto pela caracterização de personagens/personalidades de âmbito local e nacional, das quais se destaca o escritor Vaguense João Grave, Fernando Pessoa, um casal de Gandareses, entre outros. Quem realizar a formação poderá participar, se o desejar, no “Museu Vivo”.
A formação é dirigida a pessoas com mais de 16 anos, e as inscrições são gratuitas, limitadas a um número máximo de 10 participantes, e carecem de inscrição prévia enviando o nome, contacto telefónico e localidade para o e-mail biblioteca@cm-vagos.pt .
Nota: Os intervenientes apenas necessitam levar, como material de trabalho, uma peça de roupa para transformar e usar roupa adequada para o trabalho a desenvolver durante a formação.
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


Hospitais vão poder contratar sem autorização do Governo, à exceção de médicos

Os hospitais vão poder contratar profissionais de saúde para substituir saídas definitivas ou temporárias por mais de 120 dias sem autorização do Governo.
Resultado de imagem para Hospitais vão poder contratar sem autorização do Governo, à exceção de médicos
Um despacho que será hoje publicado em Diário da República permite “agilizar a contratação de profissionais de saúde que venham substituir os que saíram definitivamente ou se ausentarem” por pelo menos 120 dias, disse à agência Lusa fonte oficial do Ministério da Saúde.
Esta possibilidade abrange a contratação de todos os profissionais de saúde, à exceção dos médicos.
Atualmente, a substituição de profissionais de saúde, mesmo que temporária, estava dependente de autorização dos Ministérios da Saúde e das Finanças.
Muitos dos pedidos de substituição temporária de profissionais de saúde estão ligados ao gozo de licença de parentalidade prolongada.
“Perante a urgência das substituições, a ministra da Saúde autoriza [os hospitais EPE] a celebrar contratos de trabalho a termo resolutivo incerto, para substituição dos trabalhadores temporariamente ausentes, previsivelmente por período igual ou superior a 120 dias”, refere à Lusa fonte oficial do gabinete da ministra Marta Temido.
A competência para autorizar estas contratações passa para a Administração Central do Sistema de Saúde, que pode ainda delegar nas administrações regionais de saúde.
Segundo a mesma fonte oficial, prevê-se ainda que o mesmo despacho autorize a contratação de 400 assistentes operacionais e de 450 enfermeiros por parte dos hospitais EPE.
Neste momento, os hospitais não têm autonomia de contratação, estando dependentes de autorização do Governo.
O Ministério da Saúde anunciou já que este ano vai avançar um projeto de autonomia para 11 hospitais, com financiamento adequado, poderem ter maior autonomia das tutelas na sua gestão, o que contempla também as contratações.
Lusa
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 

Chanfana e Lampantana em Cantanhede

Com a presença dos Caretos da Lagoa (Mira). Se estiver em Cantanhede... não perca esta oportunidade!

Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/ 


3ª. Meia Maratona Trail Areias do Caetano

A localidade de São Caetano, no Concelho de Cantanhede, vai organizar a sua III Meia Maratona Trail...



O Litoral Centro apoia o desporto divulgando pelos meios ao seu alcance 
Site oficial Litoral Centro http://litoralcentro-comunicacaoeimagem.pt/