quinta-feira, 11 de janeiro de 2024
Marinha Grande | MUNICÍPIO INVESTE 230 MIL EUROS NO SANEAMENTO DAS TRUTAS
Marinha Grande | ESCOLAS DA COMEIRA E NERY CAPUCHO ASSINALAM 18 DE JANEIRO DE 1934
Marinha Grande | PIANISTA JOANA GAMA EM RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO TEATRO STEPHENS
Aveiro | Reunião de Câmara – 11 de janeiro de 2024
Castelo de Paiva | Filarmónica Paivense conta com 213 anos. Banda Marcial de Bairros promove Concerto de Reis
A iniciativa é promovida pela popular filarmónica paivense, fundada em 1810,e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, tendo o espectáculo entrada gratuita.
Recorde-se que a Banda Marcial de Bairros, tem em curso a obra da requalificação da sua sede social, localizada no Largo de S. Lourenço, num investimento que ultrapassa os 100 mil euros, e apresenta desde o ano passado, um novo maestro, o Prof. Victor Pereira, ilustre docente da Academia de Musica de Castelo de Paiva.
Manuel Freitas, presidente da bi-centenária Banda Marcial de Bairros, espera um concerto com uma excelente adesão de público, e espera que o novo ano seja a concretização dos diversos objectivos da colectividade bairrista e da plena afirmação da filarmónica, com grande sucesso e concertos por todo o país.
*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas
AGENDA | Programação Aveiro 2024 - 13 a 28 de janeiro
Campeão olímpico Carlos Lopes foi recebido na Câmara Municipal de Cantanhede
Carlos Lopes, campeão olímpico da maratona na olimpíada de Los Angeles, em 1984, foi recebido nos Paços do Concelho de Cantanhede pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio. A receção decorreu em 1º de janeiro, na sequência da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos da Liberdade organizados pelo Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria para assinalar o cinquentenário do 25 de Abril e a realização dos 33.ºs Jogos Olímpicos da era moderna, em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.
No encontro da líder do executivo camarário cantanhedense com a antiga glória do atletismo estiveram também o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, o vereador com o pelouro do Desporto, Adérito Machado, a vereadora Célia Simões, e o diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares.
Na ocasião Helena Teodósio enalteceu a iniciativa do agrupamento com a organização dos Jogos Olímpicos da Liberdade e considerou “muito importante o facto de trazer para junto das crianças e jovens grandes figuras do desporto, como é o caso de Carlos Lopes, por tudo o que representou e representa para o desporto e até para a identidade nacional”.
A autarca referiu-se depois “à grande aposta que o Município de Cantanhede tem vindo a fazer no fomento do desporto, quer ao nível da criação de uma vasta rede de equipamentos desportivos um pouco por todo o território, quer no apoio à atividade dos clubes e associações. No total são 24 as modalidades praticadas no concelho e esta é manifestamente uma área que consideramos muito como fator de desenvolvimento das comunidades locais”.
Por seu lado, Carlos Lopes falou do papel dos pais e dos professores na formação das crianças e jovens ao nível da gestão do tempo, orientando-os no sentido de compatibilizarem a prática desportiva com os estudos em outras áreas. Da minha experiência percebi que atingir determinados objetivos passava por ter disciplina, por gerir bem todos os aspetos da vida e os tempos de treino, para depois, em prova, ter a capacidade de, a cada momento, tirar o melhor da minha capacidade física e decidir bem no tempo certo”, afirmou.
O ex-atleta considera que a formação é também muito importante ao nível do desempenho desportivo e ainda bem que as escolas estão conscientes disso. A minha visão do desporto resume-se a proporcionar aos jovens condições para evoluírem intelectual e desportivamente”.
Além da receção na Câmara Municipal, a participação de Carlos Lopes nos Jogos Olímpicos da Liberdade incluiu a participação na cerimónia de abertura, que decorreu na Escola Secundária Lima-de-Faria, e o acender da pira foi replicado na Escola Básica 2,3 Carlos de Oliveira, onde o campeão olímpico assumiu de novo o papel central, respondendo com a amabilidade que o caracteriza aos pedidos de autógrafos de alunos, professores e convidados que assistiam ao evento.
*Carla Cruz SilvaDivisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo
Universidade Católica no Porto e Dioceses de Coimbra, Porto e Vila Real. Ouvir para Agir é o tema do Encontro Anual da Universidade Católica com três Dioceses
Unidade Móvel de Saúde regista aumento de atendimentos em 2023
A Unidade Móvel Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova atendeu 247 utentes pela primeira vez no total de 2.176 atendimentos realizados ao longo de 2023. Estes números representam um aumento de mais 123 novos utentes e mais 214 do total de atendimentos realizados.
Este somatório corresponde a 272 saídas que este serviço realizou nas aldeias e centros de dia do concelho, num total de 168 locais visitados, o que correspondeu a 9.827 quilómetros percorridos. A média de idades ronda os 67 anos, face à média de 5 anos registada em 2023, e isso explica-se pelo regresso de reformados às suas aldeias de origem, durante o último ano.
De acordo com Carlos Dias, o técnico de diagnóstico e terapêutica, as principais preocupações da população são a diabetes e o colesterol elevado, “dois assuntos que suscitam muitas questões durante o atendimento em que tento sensibilizar as pessoas para os fatores de risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular como a hipertensão arterial, o tabagismo, o sedentarismo, o excesso de peso/obesidade. O meu papel passa também por despertar as pessoas para a importância de manter uma alimentação saudável, para a prática de exercício físico”.
No balanço do ano passado, Carlos Dias, teve de encaminhar 16 utentes para os serviços de urgência (dos quais 2 tiveram a necessidade de acionar o INEM) e 48 utentes para o acompanhamento familiar com o médico de família devido aos valores registados nos rastreios. Entre estes, encontram-se os testes de glicémia, colesterol, triglicéridos, ácido úrico, avaliação de tensão arterial, SpO2, de peso e índice de massa corporal e de temperatura. Participou ainda na Casa da Diabetes, uma iniciativa em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, acompanhou os utentes na cirurgia às cataratas, em parceria com a Fundação Álvaro de Carvalho e prestou o acompanhamento aos estudantes de medicina da Faculdade Abel Salazar do Porto.
Comunicação, Turismo e Eventos
Barcelos | Primeiro-Ministro inaugurou a primeira Residência de Estudantes do IPCA
Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. Bem-estar subjetivo e longevidade saudável foi tema da sessão na Biblioteca Municipal
Cerca de uma centena de pessoas estiveram presentes ontem, dia 10 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal, para assistir a uma sessão das Tardes Comunitárias dedicada ao tema Bem-estar subjetivo e longevidade saudável. Promovida pelo Município de Cantanhede, a iniciativa contou com as oradoras Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez, professoras universitárias e investigadoras do Centro de Estudos Interdisciplinares para o século XX e do Centro de Investigação em Antropolgia e Saúde, respetivamente.