quinta-feira, 11 de janeiro de 2024

Marinha Grande | MUNICÍPIO INVESTE 230 MIL EUROS NO SANEAMENTO DAS TRUTAS


O Município da Marinha Grande está a executar a fase 3 da rede de saneamento doméstico das Trutas, nas Bacias de entrega na Travessa dos Fornalistas e na Rua do Vale da Ribeira”, através de um investimento de cerca de 230 il euros.
O objetivo é dotar de infraestrutura de drenagem de águas residuais o lugar de Trutas, onde atualmente essa infraestrutura é praticamente inexistente, na freguesia da Marinha Grande.
Na Fase 3 estão abrangidas: Rua da Beira Baixa; canto do Zé Neto; Rua do Algarve; Rua de Alvaiázere; Rua da Estremadura; Travessa da Estremadura; Rua do Alto Alentejo; Rua do Baixo Alentejo; Rua do Alto Douro; Rua do Vale da Ribeira; Rua da Olaria e Rua 52.
O Município tem realizado investimentos necessários à expansão do sistema de infraestruturas “em baixa” em articulação com a vertente em alta, por forma a aumentar e servir o maior número de população do concelho.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | ESCOLAS DA COMEIRA E NERY CAPUCHO ASSINALAM 18 DE JANEIRO DE 1934


Na próxima quinta-feira, dia 18 de janeiro, no Museu Joaquim Correia, os alunos do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente apresentarão dois momentos musicais, que têm vindo a ensaiar para a sua participação nas comemorações dos 90 anos do movimento operário do 18 de Janeiro de 1934, organizadas em colaboração com o Município.
Pelas 9h30, as turmas do 6.º A e 6.º E da EB Nery Capucho, darão início às celebrações da efeméride com uma homenagem às empalhadeiras, através do tema musical "Empalhadeiras", a que se seguirá uma “Rapsódia de Canções Tradicionais”, acompanhada por cavaquinhos e outros instrumentos de percussão.

Pelas 10h30, será a vez dos alunos de 1.º CEB da EB da Comeira a interpretarem três canções infantis (“Joaninha”, “Mira-me Miguel” e “Melro”), com as quais o programa comemorativo terminará no Museu Joaquim Correia.

O programa de celebrações dos 90 anos do movimento operário do 18 de Janeiro de 1934, organizado pelo Município da Marinha Grande, conta com o apoio dos Agrupamentos de Escolas Marinha Grande Poente e Nascente e integra ainda o concerto de Manel Cruz, no Teatro Stephens, às 21h30.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Marinha Grande | PIANISTA JOANA GAMA EM RESIDÊNCIA ARTÍSTICA NO TEATRO STEPHENS

O Município da Marinha Grande está a dinamizar, entre os dias 8 e 12 de janeiro, o projeto de residência artística da pianista Joana Gama, envolvendo cerca de 300 alunos da Escola Básica Guilherme Stephens, que integra mediação na escola e atuações no Teatro Stephens.
Nos dias 8 e 9 de janeiro, realizaram-se ações de mediação na escola, para preparação dos alunos para o espetáculo, exibido nos dias 11 e 12 de janeiro, no Teatro Stephens.
No dia 11 de janeiro, os alunos dos 3.º e 4.º anos, assistiram à atuação "As Árvores Não Têm Pernas Para Andar", durante o qual a pianista Joana Gama deu a conhecer histórias sobre o mundo maravilhoso das árvores, que, tal como a música, diferem de continente para continente, com a ajuda de um pequeno instrumento: o toy piano.
No dia 12 de janeiro, são exibidas sessões de "Pássaros & Cogumelos” aos alunos dos 5.º e 6.º anos daquela escola. A propósito do trio - árvores, pássaros e cogumelos, Joana Gama fala sobre muita coisa, como amizade, ajuda, comida, música, curiosidade, vento ou esquecimentos que dão frutos, com o apoio do toy piano.
Este projeto insere-se na programação da candidatura do Teatro Stephens à Direção Geral das Artes, que pretende que este equipamento municipal seja um lugar de encontro, que coloca em diálogo artistas e criadores da região ou que integram o programa Artistas no Território, em residência artística, onde criadores ou companhias convidadas permanecem na Marinha Grandes para além dos dias das apresentações de espetáculos, com o objetivo de desenvolverem ações complementares, como conversas, formação, capacitação, mediação, mentorias ou oficinas de especialidade.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Aveiro | Reunião de Câmara – 11 de janeiro de 2024

 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 11 de janeiro de 2024, nos Paços do Concelho.
1.Obra de qualificação do Adro da Sé e de construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro adjudicada por 740 mil euros

O Executivo Municipal deliberou ratificar o despacho do Presidente de adjudicar à empresa CIMAVE – Construtora e Imobiliária de Aveiro, Lda. a empreitada de qualificação do Adro da Sé de Aveiro e construção do Monumento evocativo da Muralha de Aveiro, num novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) no valor de 740.940€.

Para a CMA é fundamental reformular toda a área envolvente à Sé, valorizando a história de Aveiro com a implantação de um monumento evocativo da muralha da Cidade e de um modo particular da Porta do Sol.

O projeto do Arq. Siza Vieira prevê a demolição da pérgula existente na lateral do Adro, substituindo-a por duas linhas de árvores, com a definição de uma nova alameda de acesso ao templo, no eixo da nave e da porta principal, para fácil organização e percurso dos atos religiosos, o que inclui um curto murete no prolongamento da frente sudoeste da Rua do Batalhão de Caçadores 10, em memória do pré-existente.

Será também substituído o pavimento, por um novo revestimento em lajes de calcário de Sintra e o tratamento das áreas verdes adjacentes, com destaque para a conservação das árvores em boa condição e a plantação de novas espécies.

Em termos urbanísticos, com esta qualificação será ainda instalado um novo sistema de iluminação pública, a que se somam bancos em ferro fundido e madeira.

2. Aveiro integra candidatura da ITI Redes Urbanas das Cidades Âncora para a Economia Azul, visando financiar com 1,2 milhões de euros, estudos urbanísticos e obras de infraestruturação dos terrenos da Antiga Lota de Aveiro

O Executivo Municipal deliberou aprovar o Protocolo de Parceria “Cidades Âncora para a Economia Azul”, a que corresponde um pacote financeiro de apoio, no quadro dos Fundos Comunitários do Portugal 2030 / ITI Redes Urbanas, no valor total de 1,4 milhões de euros, dos quais, 1,2 milhões de euros estão definidos para o investimento na infraestruturação urbana e capacitação ambiental dos terrenos da Antiga Lota de Aveiro.

Para o Presidente da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), Ribau Esteves “trata-se de um acordo muito importante para cumprir o objetivo de qualificar toda a zona da Antiga Lota de Aveiro. A CMA tem neste momento, como sabem, uma proposta aprovada de ideia base de Estudo Urbanístico com abordagem à qualificação desta zona, saído de um Concurso de Ideias que realizámos em 2023”.

“Com a conquista deste apoio financeiro para a infraestruturação da área, aumentamos a capacidade da CMA de intervir, dado que estamos em condições de garantir que no dia em que o Governo do País decidir transferir os terrenos da Antiga Lota para a posse da Câmara de Aveiro, estamos preparados para começar o trabalho de requalificar e dar uma vida nova a este espaço notável do Município e da Cidade de Aveiro, que continua em estado de miséria e vergonha, para a Cidade, para a Administração do Porto de Aveiro e para o Governo”, afirmou.

Os restantes 200 mil euros que provém deste Protocolo de Parceria, servirão para apoio à valorização económica dos recursos e ativos ligados à Economia Azul e à promoção da sua sustentabilidade ambiental.

Este grupo restrito de Entidades e Municípios que compõe as Cidades Âncora para a Economia Azul e onde se integra Aveiro, juntamente com os Municípios de Viana do Castelo (que lidera), Peniche, Oeiras, Setúbal, Sines, Lagoa e Portimão, são assumidos como polos importantes da economia azul nacional, cujo desenvolvimento é relevante para a criação de emprego e de valor, bem como para o desenvolvimento do tecido produtivo dos respetivos territórios.

Destacam-se, a este propósito, as fileiras das energias renováveis offshore, a aquacultura, a bio-economia, as atividades portuárias e as atividades turísticas em todos os centros urbanos da rede, sendo que todas enfrentam desafios importantes nos domínios da tripla transição climática, energética e digital.

A formalização da Rede de Cidades Âncora para a Economia Azul pretende assim promover uma economia azul que contribua para a sustentabilidade ecológica e para a prosperidade económica dos centros urbanos envolvidos e conta ainda com a participação do CIMAR, da Universidade do Minho, do Fórum Oceano e do Sines Tecnopolo.

3. Aveiro integra candidatura da ITI Redes Urbanas das Cidades de Cultura

O Executivo Municipal deliberou aprovar, no quadro de uma candidatura aos Fundos Comunitários do Portugal 2030 do programa “ITI Redes Urbanas”, o Protocolo de Parceria da Rede de Cidades de Cultura, que para além de Aveiro, conta com a participação de Braga, Évora (que lidera) e Faro, e que surge como um dos resultados da evolução natural do trabalho desenvolvido por estas Cidades ao longo dos últimos anos, no âmbito das suas respetivas candidaturas a Capital Europeia da Cultura 2027 e da estratégia de desenvolvimento cultural que uma das quatro Câmaras Municipais tem em execução.

Esta rede inclui ainda a Turismo do Alentejo e o Theatro Circo, Braga.

O investimento proveniente dos Fundos Comunitários do Portugal 2030 será canalizado para atividades já previstas nas estratégias culturais de cada uma das cidades, incluindo os programas das iniciativas Capital Portuguesa da Cultura, Capital Europeia da Cultura e outras ações a executar nos anos 2024, 2025 e 2026.

Além dessas atividades, o plano de ação desta Rede de Cidades de Cultura inclui o desenvolvimento de um projeto de legado para as futuras Capitais Portuguesas de Cultura, que visa propor um conjunto de boas práticas de implementação de estratégias culturais nas cidades, considerando o impacto dos títulos e das ações da Capital Europeia da Cultura e das Capitais Portuguesas da Cultura.

Valorizando o papel transformador da cultura, criando novas dinâmicas e fortalecendo a cooperação entre cidades para fazer Portugal crescer também pela cultura, a Rede de Cidades de Cultura vai criar presente e construir futuro.

4.Distinção de Territórios da Longevidade

O Executivo Municipal deliberou tomar conhecimento da decisão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDR-C), de distinguir Aveiro como um dos Territórios da Longevidade.

Para a CCDR-C, Aveiro integra um quadro de 25 Municípios, que oferecem as melhores condições para um envelhecimento seguro, saudável e ativo.

5. CMA mantém intenção de rescindir o contrato de exploração do “Mercado do Peixe”

Na reunião desta quinta-feira, dia 11 de janeiro, o Executivo Municipal decidiu manter a sua intenção de decisão tomada a 23 de novembro de 2023, ou seja, de declarar a resolução do contrato com a empresa Prateado Boémio, Lda., outorgado a 27 de outubro de 2022, de concessão e exploração do Mercado José Estevão, com base nos incumprimentos do Concessionário e ao abrigo do plasmado na Cláusula 33.ª do Caderno de Encargos, e art.° 423.° do CCP, decorrendo desta a reversão de todos os bens afetos à concessão, conforme o n.° 5 da referida Cláusula 33.ª.

Sem prejuízo de a notificação ao Concessionário da decisão de resolução produzir efeitos imediatos, independentemente de qualquer outra formalidade, o Executivo decidiu fixar o prazo de 30 dias (corridos) para o encerramento definitivo do estabelecimento a contar da data da notificação da decisão definitiva.

Foi ainda concedido ao Concessionário prazo para pronúncia em sede de audiência prévia, desta decisão do Executivo Municipal.

6.Câmara de Aveiro apoia em 15 mil euros projeto de apoio a crianças afetas pelo cancro

O Executivo Municipal deliberou aprovar o cofinanciamento, no valor de 15.000€, do Projeto CaliSense, que visa o apoio às crianças afetadas pelo cancro e às suas famílias, através de estratégias de apoio holístico, na forma de atividades lúdicas em contexto domiciliário ou em formato on-line.

O apoio atribuído pela Câmara Municipal de Aveiro à Associação Calioásis, para o triénio 2024-2027, será pago em três tranches de 5.000€, no quadro das Parcerias para a Inovação Social que a Associação visa executar no âmbito de uma candidatura que tem em desenvolvimento.

7.Descentralização na Ação Social: Subsídios de carácter eventual emergentes e não emergentes

O Executivo Municipal autorizou a ratificação dos apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes no âmbito do processo de transferência de competências no domínio da ação social, referentes ao mês de dezembro.

Com um ano e cinco meses de execução das novas competências nesta importante área da Ação Social, a Câmara Municipal de Aveiro continua a dar nota positiva ao trabalho realizado até ao momento.

Simão Santana
Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro


Castelo de Paiva | Filarmónica Paivense conta com 213 anos. Banda Marcial de Bairros promove Concerto de Reis

 A Banda Marcial de Bairros promove no próximo Sábado, dia 13, o Concerto de Reis, com uma actuação especial no centro da urbe paivense.
O concerto musical está agendado para as 21h30 e realiza-se no cenário da Tenda Gigante, instalada no espaço do Largo do Conde.

A iniciativa é promovida pela popular filarmónica paivense, fundada em 1810,e conta com o apoio da Câmara Municipal de Castelo de Paiva, tendo o espectáculo entrada gratuita.

Recorde-se que a Banda Marcial de Bairros, tem em curso a obra da requalificação da sua sede social, localizada no Largo de S. Lourenço, num investimento que ultrapassa os 100 mil euros, e apresenta desde o ano passado, um novo maestro, o Prof. Victor Pereira, ilustre docente da Academia de Musica de Castelo de Paiva.

Manuel Freitas, presidente da bi-centenária Banda Marcial de Bairros, espera um concerto com uma excelente adesão de público, e espera que o novo ano seja a concretização dos diversos objectivos da colectividade bairrista e da plena afirmação da filarmónica, com grande sucesso e concertos por todo o país.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas



AGENDA | Programação Aveiro 2024 - 13 a 28 de janeiro

MASTERCLASS
Discovery of lighting porcelain
Sylvain Fezzoli

Data: 13 e 14 de janeiro
Hora: 09h00 – 12h00 / 13h30 – 16h30
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana
Sylvain Fezzoli é um premiado designer francês que explora as propriedades da porcelana e se inspira na natureza para criar as suas obras de formas elegantes, translúcidas e com carácter intemporal. Dedicada a ceramistas e artistas, esta masterclass aborda as particularidades e a plasticidade da porcelana na criação de objetos belos, delicados e funcionais. Técnicas como o paper clay e a pintura em porcelana serão exploradas.

Bilheteira: 20 euros
Classificação etária: M/18 anos

Ficha Artística:
Sylvain Fezzoli / Gallerie des arts du feu

DANÇA | PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA
Galochas
Martina Griewank Ambrózio

Data: 14 de janeiro
Hora: 11h00 e 16h00
Local: Caixa de Palco, Teatro Aveirense

Dois bailarinos partem para uma viagem calçados nas suas botas, ou serão as botas que os levam na viagem? Não falam através de palavras mas sim do movimento e convidam-nos a juntar a esta viagem aventureira. Venha mergulhar connosco no mundo das botas, conhecer a criatura das botas, galochas cantando e muito mais. Nesta peça as galochas são mais do que apenas calçado. Cada passo que dão, expandem o mundo dos bailarinos.

Bilheteira: 3 euros
Classificação etária: M/3 anos

Ficha Artística:
Coreografia: Martina Griewank Ambrózio / Performance: Martina Griewank Ambrózio, Clémence Peytoureau / Projetista de Iluminação: Gonçalo Lobato / Coprodução: Aphasia Co vzw, Untamed Productions / Assistente de Investigação: Ali Clarke / Dramaturgia: Goele Van Dijk / Residência artística: fAUNA |criação habitat - Teatro da Didascálica, Performact, HET Lab/ CC Hasselt Apoio: Nau Identity, Untamed Productions, Aphasia Co vzw, Ilú Associação de Dança-Teatro de Intervenção Urbana / Fotografia: Ricardo Ambrózio, R.A.A.W / Agradecimentos especiais: Ricardo & Jo Rodrigues Ambrózio, Elisabeth & Andreas Griewank, Ali Clarke, Eliana Campos.

OUTRAS AÇÕES DO PROGRAMA AVEIRO EM FAMÍLIA:
“A manta” - história encenada
Cláudia Stattmiller
Data: 20 de janeiro
Hora: 11h00
Local: Pólo de Leitura de Santiago
Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: 4 - 6 anos

Por tudo o que é mais sagrado
Data: 27 de janeiro
Hora: 15h00 – 16h00
Local: Museu da Cidade
Bilheteira: 2 euros
Classificação etária: Público em geral

CONGRESSO E MOSTRA
1º Congresso Nacional e Mostra das Cidades e Vilas Cerâmicas

Data: 19 de janeiro
Hora: 13h30 – 20h00
Local: Centro de Congressos de Aveiro

Data: 20 de janeiro
Hora: 10h00 – 19h00
Local: Centro de Congressos de Aveiro

Um debate e mostra geográfica do melhor ADN cerâmico de Portugal, para abordar e debater a cerâmica numa perspetiva contemporânea, olhando para o setor na sua transversalidade: matéria-prima, produção artesanal, industrial, criativa e formativa. Um momento também de partilha em rede, do trabalho dos municípios que a compõem bem como dos membros honorários, numa dinâmica com várias componentes - do ensino, da investigação, da preservação patrimonial, etc. – na afirmação da cerâmica portuguesa.

PROGRAMA
19 de janeiro (sexta-feira)
14h00 | Sessão de Abertura
Quem é Quem
Quem é Quem no “Portugal Cerâmico”
Quem é Quem na “Europa Cerâmica”
17h00 | Inauguração da Mostra “Portugal Cerâmico” com Aveiro de Honra
18h00 | 1ª Cimeira de Presidentes de Câmara da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC)

20 de janeiro (sábado)
10h00 | Preservação da Tradição e Inovação Criativa na Cerâmica são compatíveis? -- Apresentação e coordenação Doutor José Carlos Almeida
Encontro com Cláudia Domingues (Vice-presidente da APICER – Associação Portuguesa das Indústrias de Cerâmica e de Cristalaria)
Encontro com Jorge Marques dos Santos (Presidente do CTCV – Centro Tecnológico da Cerâmica e do Vidro)
Encontro com o Projeto Claraval Mark Lloyd, Márcia Brilha e Marta Frutuoso, São Bernardo PP&A)
11h00 | Intervalo
11h30 | Mesa Redonda
Com Cláudia Milhazes (Museu da Olaria)| Diana Borges E Richard William (Vista Alegre)
12h30 | Almoço Livre
15h00 | Conferências
A Cerâmica e os Desafios da Sustentabilidade João Labrincha (Professor da Universidade de Aveiro)
História da Cerâmica em Portugal e Globalização Alexandre Pais (Diretor do Museu Nacional do Azulejo)
17h00 | Visita à XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro e Sessão de
Encerramento
Local: Museu de Aveiro / Santa Joana
Outros Eventos:
Encontro Europeu AG Agrupamento Europeu Territorial das Cidades Cerâmicas (AeuCC)
Local: Centro de Congressos de Aveiro
Organização: Direção da AptCVC; Diretor Executivo da AptCVC e Câmara Municipal de Aveiro

Inscrição obrigatória em: ceramicadeportugal.pt

Comissão de honra: Presidentes das Câmaras Municipais Membros da AptCVC; Membros Honorários da AptCVC; e Membros do Conselho Consultivo
Comissão organizadora: Direção da AptCVC; Diretor Executivo da AptCVC; e Câmara Municipal de Aveiro
Patrocinador oficial: Turismo de Portugal
Informações:

INSTALAÇÃO
Pousio
Bárbara Rosário e Pedro Rodrigues

Data: 20 de janeiro a 23 de junho
Local: Ecomuseu Marinha da Troncalhada

Num Pousio frio, a Marinha descansa num sono tranquilo de quem sonha a Primavera, com vislumbres da azáfama e do esplendor do Estio ido. Uma instalação contemporânea baseada na recriação das alfaias salícolas através do olhar de dois jovens aveirenses desafiados a trabalhar as muitas vidas da Marinha da Troncalhada nas longas noites e curtos dias de Inverno. O Pouso e Repouso regenerador do Inverno, que anseia pacientemente o Verão.

Bilheteira: Gratuito
Ficha Artística:
Artistas: Bárbara Rosário e Pedro Rodrigues

MÚSICA
Piano para Piano
Rodrigo Leão

Data: 21 de janeiro
Hora: 17h00
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Rodrigo Leão é o primeiro a dizer que não é pianista, mas a verdade é que o piano tem surgido na sua obra como um complemento dos sintetizadores. Agora, o notável compositor português prepara-se para esta nova aventura com Rosa Leão, sua filha: Piano para Piano. Um concerto com primeira parte de Carlos Maria Trindade, que partilhou a banda Heróis do Mar com Rodrigo Leão e apresenta aqui o álbum Vitral Submerso, a sua estreia a piano solo.

Bilheteira: Plateia: 20 euros e Balcão 17 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística: Rodrigo Leão (piano) / Rosa Leão (piano) / Som: João Eleutério / Iluminação: Rita Louzeiro / Road manager/ Produção: João Cortez / Carlos Maria Trindade (piano)
Entidade Organizadora: Uguru

SESSÃO PROTOCOLAR
A sessão protocolar de Aveiro 2024 acontece num dia histórico para este território, aquele em que se assinala a primeira referência documental a Aveiro. Uma sessão composta por dois momentos, associados a conteúdos da Capital Portuguesa da Cultura e concebidos em função do tema do primeiro trimestre de 2024: Cultura e Identidade. A primeira etapa marca a inauguração de uma exposição em torno de um dos símbolos da região e a segunda acontece com um concerto exclusivo de Marta Pereira da Costa.

EXPOSIÇÃO
SAL de Aveiro, SAL do Mundo

Data: 26 de janeiro a 31 de março
Horas: Terça - Domingo, 10h-12h30 / 13h30-18h00
Local: Museu da Cidade

INAUGURAÇÃO
Data: 26 de janeiro
Hora: 17h00

Sal de Aveiro. Sal da Vida. Sal do Mundo. Ao sal se deve a primeira referência a Aveiro, a 26 de janeiro de 959, através do testamento da Condessa de Portucale, Mumadona Dias, documento precioso que se poderá ver na exposição. Fator de estímulo da relação de Aveiro com o Mundo, partindo daqui para múltiplas paragens. Uma mostra, plena de objetos raros e documentos inéditos, que institui, assevera e ilustra Portugal, terra com sabor a sal.

Bilheteira: 3 euros

MÚSICA
Marta Pereira da Costa

CONCERTO DA SESSÃO PROTOCOLAR (por convite)
Data: 26 de janeiro
Hora: 18h00

CONCERTO
Data: 27 de janeiro
Hora: 21h30
Local: Sala Principal, Teatro Aveirense

Para a sessão protocolar de Aveiro 2024 foi encomendado um espetáculo a Marta Pereira da Costa, reconhecida intérprete e compositora de guitarra portuguesa, que sobe ao palco com alguns convidados especiais. A sua guitarra portuguesa assumirá o papel de voz e será o fio condutor em todos os momentos deste concerto, num diálogo com os mais variados instrumentos tradicionais portugueses, como o cavaquinho, a braguesa, a gaita de fole e vários tipos de percussão.

Bilheteira: 10 euros
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística:
Marta Pereira da Costa (Guitarra Portuguesa) / António Pinto (Viola) /Gonçalo Leonardo (Contrabaixo) / André Sousa Machado (Percussão/Bateria) / Alexandre Diniz (Piano) / Convidados: Mariana Martins (Guitarra Portuguesa), Daniel Pereira Cristo (cavaquinho, braguesa, gaita de fole) / RETIMBRAR: António Serginho (teclado, cavaquinho, percussão), Afonso Passos (percussão), André Nunes (percussão), Andres ‘Pancho’ Tarabbia (percussão), Daniela Leite Castro (violino, flauta, voz, percussão), Jorge Loura (percussão, guitarra elétrica, voz), Miguel Ramos (percussão, baixo elétrico, voz), Sara Yasmine (voz, cavaquinho, percussão)
Equipa Técnica: Som de Sala: Colin Girod / Luz: António Martins, Aldeia da Luz / Road Manager: Mário Dias

LIVROS E LEITURAS
Encontros de Aveiro: à conversa com Gonçalo M. Tavares

Data: 26 de janeiro
Hora: 21h30
Local: ATLAS Aveiro – Biblioteca Municipal de Aveiro

Conversa com o poeta e romancista Gonçalo M. Tavares, autor de uma vasta obra, traduzida em cerca de sessenta países. Recebeu os mais importantes Prémios em língua portuguesa tais como: o Prémio José Saramago, o Grande Prémio de Romance e Novela da APE, o Prémio Fernando Namora, o Prémio Branquinho da Fonseca, entre outros, e diversos a nível internacional. Os seus livros deram origem a peças de teatro, objetos artísticos, vídeos de arte, ópera, etc. José Saramago vaticinou-lhe o Prémio Nobel.

OUTRAS SESSÕES:
À Conversa com… Eça de Queirós
Dia: 23 fevereiro
Local: Atlas Aveiro

À Conversa com… Tânia Ganho
Dia: 22 março
Local: Atlas Aveiro

TEATRO
A Terceira Vida da Argila: Canções da Boca de Barro
Jorge Louraço Figueira

No âmbito da XVI Bienal de Cerâmica Artística
Data: 28 de janeiro
Hora: 18h00
Local: Centro de Congressos de Aveiro

Esta é a terceira vida de As Sete Vidas da Argila, um projeto de intervenção cultural em Aveiro com direção artística de Jorge Louraço Figueira e realizado por artistas profissionais e amadores, a que se soma um documentário de Sofia Saldanha e João Garcia Neto. Para o encerramento da XVI Bienal Internacional de Cerâmica Artística de Aveiro, teremos as Canções da Boca de Barro, um espetáculo coral a partir das canções que Pedro Almeida compôs para o projeto.

Bilheteira: Gratuito
Classificação etária: M/6 anos

Ficha Artística: Jorge Louraço, Pedro Almeida, Aoife Hiney, Sara Henriques, Amarílis Felizes, João Neto, Rui Rodrigues, Coro Voz Nua

Para mais informações, consulte: https://www.aveiro2024.pt/pt/

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]





Campeão olímpico Carlos Lopes foi recebido na Câmara Municipal de Cantanhede

 

Carlos Lopes, campeão olímpico da maratona na olimpíada de Los Angeles, em 1984, foi recebido nos Paços do Concelho de Cantanhede pela presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio. A receção decorreu em 1º de janeiro, na sequência da cerimónia de abertura dos Jogos Olímpicos da Liberdade organizados pelo Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria para assinalar o cinquentenário do 25 de Abril e a realização dos 33.ºs Jogos Olímpicos da era moderna, em Paris, de 26 de julho a 11 de agosto.

No encontro da líder do executivo camarário cantanhedense com a antiga glória do atletismo estiveram também o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, o vereador com o pelouro do Desporto, Adérito Machado, a vereadora Célia Simões, e o diretor do Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria, José Soares.

Na ocasião Helena Teodósio enalteceu a iniciativa do agrupamento com a organização dos Jogos Olímpicos da Liberdade e considerou “muito importante o facto de trazer para junto das crianças e jovens grandes figuras do desporto, como é o caso de Carlos Lopes, por tudo o que representou e representa para o desporto e até para a identidade nacional”.

A autarca referiu-se depois “à grande aposta que o Município de Cantanhede tem vindo a fazer no fomento do desporto, quer ao nível da criação de uma vasta rede de equipamentos desportivos um pouco por todo o território, quer no apoio à atividade dos clubes e associações. No total são 24 as modalidades praticadas no concelho e esta é manifestamente uma área que consideramos muito como fator de desenvolvimento das comunidades locais”.

Por seu lado, Carlos Lopes falou do papel dos pais e dos professores na formação das crianças e jovens ao nível da gestão do tempo, orientando-os no sentido de compatibilizarem a prática desportiva com os estudos em outras áreas. Da minha experiência percebi que atingir determinados objetivos passava por ter disciplina, por gerir bem todos os aspetos da vida e os tempos de treino, para depois, em prova, ter a capacidade de, a cada momento, tirar o melhor da minha capacidade física e decidir bem no tempo certo”, afirmou.

O ex-atleta considera que a formação é também muito importante ao nível do desempenho desportivo e ainda bem que as escolas estão conscientes disso. A minha visão do desporto resume-se a proporcionar aos jovens condições para evoluírem intelectual e desportivamente”.

Além da receção na Câmara Municipal, a participação de Carlos Lopes nos Jogos Olímpicos da Liberdade incluiu a participação na cerimónia de abertura, que decorreu na Escola Secundária Lima-de-Faria, e o acender da pira foi replicado na Escola Básica 2,3 Carlos de Oliveira, onde o campeão olímpico assumiu de novo o papel central, respondendo com a amabilidade que o caracteriza aos pedidos de autógrafos de alunos, professores e convidados que assistiam ao evento.

*Carla Cruz Silva
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo

Universidade Católica no Porto e Dioceses de Coimbra, Porto e Vila Real. Ouvir para Agir é o tema do Encontro Anual da Universidade Católica com três Dioceses


A 22 de janeiro, realiza-se o UNUS, um encontro anual da Universidade Católica Portuguesa no Porto com as Dioceses de Coimbra, Porto e Vila Real, que tem como objetivo promover o reforço da relação entre a academia e as comunidades eclesiais. Este ano o tema é “Ouvir para Agir”, em linha com a dinâmica sinodal.
Isabel Braga da Cruz, pró-reitora do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, explica que com este encontro, que se realiza pelo quinto ano, “a Universidade pretende estar presente junto das comunidades eclesiais, contribuindo para o seu enriquecimento, com o conhecimento que a própria Universidade gera nas diferentes áreas do saber.”

Durante a manhã de 22 de janeiro, na Universidade Católica Portuguesa no Porto, os participantes vão ter a oportunidade de ouvir uma apresentação sobre “Os desafios na mobilização de comunidades”, por Filipe Martins (docente da Faculdade de Educação e Psicologia), à qual se seguirá uma mesa redonda moderada por Henrique Pereira (docente da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa), composta por Filipe Pinto (coordenador da Área Transversal de Economia Social da Universidade Católica no Porto), pelo Padre Paulo Terroso (membro da Comissão de Comunicação do Sínodo dos Bispos) e por Rui Saraiva (diretor-adjunto do Voz Portucalense e correspondente do Vatican News).

O UNUS | Católica no Porto ao encontro dos Padres das Dioceses de Coimbra, Porto e Vila Real realiza-se a 22 de janeiro, a partir das 10h30, no Auditório Carvalho Guerra da Universidade Católica Portuguesa no Porto.

*Fernanda Teixeira


Unidade Móvel de Saúde regista aumento de atendimentos em 2023

 

A Unidade Móvel Saúde (UMS) do Município de Proença-a-Nova atendeu 247 utentes pela primeira vez no total de 2.176 atendimentos realizados ao longo de 2023. Estes números representam um aumento de mais 123 novos utentes e mais 214 do total de atendimentos realizados.

Este somatório corresponde a 272 saídas que este serviço realizou nas aldeias e centros de dia do concelho, num total de 168 locais visitados, o que correspondeu a 9.827 quilómetros percorridos. A média de idades ronda os 67 anos, face à média de 5 anos registada em 2023, e isso explica-se pelo regresso de reformados às suas aldeias de origem, durante o último ano.

De acordo com Carlos Dias, o técnico de diagnóstico e terapêutica, as principais preocupações da população são a diabetes e o colesterol elevado, “dois assuntos que suscitam muitas questões durante o atendimento em que tento sensibilizar as pessoas para os fatores de risco de virem a sofrer de uma doença cardiovascular como a hipertensão arterial, o tabagismo, o sedentarismo, o excesso de peso/obesidade. O meu papel passa também por despertar as pessoas para a importância de manter uma alimentação saudável, para a prática de exercício físico”.

No balanço do ano passado, Carlos Dias, teve de encaminhar 16 utentes para os serviços de urgência (dos quais 2 tiveram a necessidade de acionar o INEM) e 48 utentes para o acompanhamento familiar com o médico de família devido aos valores registados nos rastreios. Entre estes, encontram-se os testes de glicémia, colesterol, triglicéridos, ácido úrico, avaliação de tensão arterial, SpO2, de peso e índice de massa corporal e de temperatura. Participou ainda na Casa da Diabetes, uma iniciativa em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal, acompanhou os utentes na cirurgia às cataratas, em parceria com a Fundação Álvaro de Carvalho e prestou o acompanhamento aos estudantes de medicina da Faculdade Abel Salazar do Porto.


*Andreia Gonçalves
Comunicação, Turismo e Eventos


Barcelos | Primeiro-Ministro inaugurou a primeira Residência de Estudantes do IPCA

 O Primeiro-Ministro, António Costa, esteve ontem no Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), para inaugurar a Residência de Estudantes “In Barcelos”
Na sua intervenção, o Primeiro-Ministro lembrou que o IPCA era, até agora, “a única instituição de ensino superior sem residência universitária”, passando a ter, “de uma só vez, duas residências, totalizando 195 lugares disponíveis para acolher os estudantes deslocados”. Para o Primeiro-Ministro, “o investimento nas residências universitárias é absolutamente crucial, como é crucial continuarmos a investir na expansão, na oferta e na diversificação da oferta nas instituições de ensino superior”. 
A capacidade de integração dos politécnicos nas regiões e a ligação direta ao seu desenvolvimento foi destacada por António Costa, referindo mesmo que “o ensino superior politécnico tem um entrosamento com a estratégia de desenvolvimento regional, com os municípios, com as empresas e associações empresariais de cada uma das regiões, que as universidades, por muito que se esforcem, nunca terão”. E é também por isso, e para dar resposta aos desígnios das empresas que, para o Primeiro-Ministro, é fundamental a aposta nos Cursos Técnicos Superiores Profissionais (CTESP), já que este tipo de formação permite “a aquisição, atualização e renovação de competências ao longo da vida”, confidenciando que o seu futuro próximo passará por também ele próprio voltar à escola.
Também a Ministra da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Elvira Fortunato, não tem dúvidas de que a fixação de estudantes é positiva não só para as instituições de ensino, mas sobretudo para as regiões, contribuindo para o seu desenvolvimento. Daí que, para Elvira Fortunato, esta Residência de Estudantes, bem como aquela que será disponibilizada em breve, tornarão o IPCA mais atrativo para estudantes de outras partes do país, garantindo alojamento aos estudantes a custos controlados. 
Já a Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, na sua intervenção, começou por agradecer ao Primeiro-Ministro o esforço que o Governo tem vindo a fazer para a valorização do ensino superior e da investigação científica, destacando a valorização da carreira docente e da investigação científica, o aumento do valor das bolsas dos estudantes e o novo modelo de financiamento das instituições de ensino superior, que, para o IPCA, terá um impacto muito positivo. Mas sendo dia de festa, o destaque principal foi mesmo para a criação de uma linha específica de apoio à construção de residências para os estudantes, por parte do Governo, que permitiu ao IPCA inaugurar a sua primeira residência, a IN Barcelos, num investimento superior a 2 milhões de euros, suportado quase integralmente pelo Programa Nacional de Alojamento Estudantil.
Mário Constantino Lopes, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos, mostrou-se bastante agradado pelo facto de Barcelos ter agora uma Residência de Estudantes, já que, na sua opinião, “o desenvolvimento do IPCA é diretamente proporcional ao desenvolvimento da cidade”, permitindo que mais jovens “possam permanecer em Barcelos, e contribuir para o seu desenvolvimento”. O Presidente da Câmara lembrou ainda que o IPCA é uma instituição em expansão e apelou ao Governo para que apoiasse a construção do Complexo Desportivo no Campus, infraestrutura para a qual a autarquia já adquiriu e doou terrenos ao IPCA.
Para o Presidente da Associação Académica do IPCA (AAIPCA), João Salazar, “estamos a fazer história e a garantir que será feita a mudança na vida de muitos estudantes, não só dos que já cá estão, bem como, daqueles que estão por vir”. João Salazar referiu mesmo que “ajudar os estudantes é um investimento feito no presente, mas em tudo voltado para o futuro”, destacando que esta terá também um papel importante no combate ao abandono escolar, pois retira a muitos estudantes a preocupação com procura e acesso a alojamento.
Localizada a 200 metros do Campus, em Barcelos, a Residência de Estudantes “IN Barcelos” contou com um financiamento de cerca de 2.024.610,00 milhões de euros, verbas do Next Generation EU, através do Programa Nacional para o Alojamento no Ensino Superior, no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR). A verba destinou-se à aquisição do edifício, a sua adaptação e ampliação para responder às exigências de instalação e funcionamento da Residência de Estudantes, com capacidade para 62 camas.
A esta irá juntar-se uma outra Residência de Estudantes do IPCA, também financiada pelo PRR e integrada no complexo B-CRIC, que está a ser construído no Campus, em Barcelos. No total, prevê-se que durante o próximo ano, o IPCA passe a dispor de um total de 195 camas para alojamento estudantil.
 
*Ana Reis
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Cantanhede | No âmbito do projeto Tardes Comunitárias. Bem-estar subjetivo e longevidade saudável foi tema da sessão na Biblioteca Municipal

 

Cerca de uma centena de pessoas estiveram presentes ontem, dia 10 de janeiro, no auditório da Biblioteca Municipal, para assistir a uma sessão das Tardes Comunitárias dedicada ao tema Bem-estar subjetivo e longevidade saudável. Promovida pelo Município de Cantanhede, a iniciativa contou com as oradoras Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez, professoras universitárias e investigadoras do Centro de Estudos Interdisciplinares para o século XX e do Centro de Investigação em Antropolgia e Saúde, respetivamente.

No decurso da sessão, as docentes abordaram várias áreas, com natural destaque para questões relacionadas com o bem-estar físico, mental e afetivo nas pessoas mais velhas, assim como a importância da prática desportiva regular e de uma boa alimentação, nomeadamente da conhecida como dieta mediterrânica, fatores responsáveis em grande parte pelo bem-estar subjetivo e longevidade saudável da população.
No final dos trabalhos, Albertina Oliveira e Maria Manuela Alvarez convidaram os participantes a preparem uma intervenção breve, subordinada ao tema “o que me faz feliz”, para apresentarem na segunda sessão desta iniciativa, que irá realizar-se no próximo dia 17 de janeiro.

Albertina Oliveira é professora na Faculdade de Psicologia da Universidade de Coimbra e Investigadora do Centro de Estudos Interdisciplinares para o Século XX CEIS XX.; Maria Manuela Alvarez é professora na Faculdade de Ciências da Vida, na área da Antropologia Biológica e Investigadora do Centro de Investigação em Antropologia e Saúde, CIAS.

Sobre o projeto Tardes Comunitárias
Com o principal objetivo de promover a participação ativa e saudável da população com idade igual ou superior a 55 anos e, desta forma, melhorar a qualidade de vida (bem-estar físico, social e mental) desta franja populacional, o Município de Cantanhede pretende, também, facultar o acesso a atividades dinamizadas pelos diferentes serviços, designadamente os serviços de Ação Social, Cultura, Desporto, Proteção Civil e Turismo. O projeto pretende, ainda, fomentar a participação social e cívica e a troca de experiências, proporcionando a partilha de ideias, conhecimentos e momentos de convívio e estimular o gosto por uma constante atualização de saberes.
Assim, às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações diversas, desde exercícios de ginástica ou de outros desportos, a debates em torno de matérias como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil. O mote para estas ações pode ser feito a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Estão, ainda, previstas atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira acão do projeto, na qual devem formalizar a sua inscrição, sendo ainda possível fazê-lo na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 ou do email tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .

CIM Viseu Dão Lafões organiza iniciativa de três dias no âmbito do projeto Life Landscape Fire em Espanha


Visita de campo na Região da Extremadura (Espanha) acontece no âmbito do projeto europeu “Life Landscape Fire”.
A Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões está envolvida, até ao próximo dia 12, numa visita de campo integrada no projeto europeu Life Landscape Fire, que decorre na Região da Extremadura, mais propriamente na zona de Valência de Alcântara e na Serra de Hurdes.
Durante este evento de três dias, desde dia 10, os participantes têm a oportunidade de conhecer locais intervencionados pelo projeto, situados nesta Região fronteiriça. A delegação inclui o Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal da CIM e técnicos dos municípios da região Viseu Dão Lafões, assim como representantes de outros parceiros do programa, nomeadamente a Mancomunidad Sierra de San Pedro, a Junta da Extremadura e a Universidade da Extremadura.
O primeiro dia, em Valencia de Alcântara, começou com uma reunião estratégica, na qual os parceiros apresentaram o panorama das atividades em curso e das atividades já realizadas, seguindo-se uma visita a locais intervencionados. O segundo dia terá como destaque uma ação de fogo controlado, efetuada em conjunto com os parceiros da Junta da Extremadura, também em Valencia de Alcântara, terminando o evento no dia 12, na Serra de Hurdes, com visitas a locais alvo de gestão de combustíveis através de pastoreio extensivo / preventivo.

Life Landscape Fire - um projeto liderado pela CIM Viseu Dão Lafões

Lançado em 2019, o LIFE Landscape Fire visa a preservação da biodiversidade e dos ecossistemas, através da implementação de medidas de gestão de fogo eficazes na paisagem rural. Liderado pela CIM Viseu Dão Lafões desde o seu início, foi o único projeto português a ser aprovado pelo Programa Europeu “LIFE”, no aviso de 2018 na Área do Ambiente. É desenvolvido em parceria com o Instituto Politécnico de Viseu, a Junta da Extremadura, a Mancomunidad Integral Sierra de San Pedro e a Universidade da Extremadura.

Nuno Martinho, Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, sublinha a importância desta iniciativa: “O programa LIFE Landscape Fire é de vital importância para a nossa região. Não é de mais recordar que grande parte do nosso território é constituído por vastas manchas florestais que, com as alterações climáticas, estão sob ameaça crescente dos fogos florestais. Por isso, assumem grande importância todas as iniciativas que tenham como objetivo uma melhor prevenção e gestão dos incêndios, como é o caso do LIFE Landscape Fire. Esta iniciativa de três dias, em Espanha, segue-se a outras já realizadas no nosso território e é uma oportunidade valiosa para a troca de experiências e aprendizagens sobre esta realidade”.

Recorde-se que, no âmbito do projeto, o Comissário Europeu do Ambiente, Oceanos e Pescas, Virginius Sinkevičius, visitou Viseu Dão Lafões em fevereiro de 2023, para testemunhar, in loco, uma ação de fogo controlado em São Pedro do Sul. Um mês depois, a CIM Viseu Dão Lafões organizou o 3.º Seminário Internacional LIFE Landscape Fire, que recebeu especialistas de vários países em Viseu.

Para mais informações sobre o projeto Life Landscape Fire, visite life.cimvdl.pt.

*Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões