sexta-feira, 15 de outubro de 2021

Dia 19 de outubro: BIBLIOTECA MUNICIPAL DE SILVES ACOLHE A PALESTRA “PREVENÇÃO DO CANCRO DA MAM


O Município de Silves assinala o mês da Luta contra o cancro, com a Palestra “Prevenção do Cancro da Mama”, que decorrerá no próximo dia 19 de outubro, na Biblioteca Municipal de Silves.

Esta iniciativa irá decorrer entre as 09h30 e as 12h30 e contará com a presença das palestrantes, Esperança Pereira do LPCC- Grupo de Apoio de Faro, Ana Maria Germano- Enfermeira (saúde comunitária), de testemunhos de doentes e familiares de doentes oncológicos com Lídia Soares e Ana Margarida Carvalho.

O telefone 282 440 815 e o endereço de correio eletrónico educacao@cm-silves.pt são os contatos do setor de educação do Município de Silves disponíveis para mais fornecimento de informação adicional.

BREAKING NEWS: FDA panel endorses broad use of Johnson & Johnson booster shot

Americans who received Johnson & Johnson’s Covid-19 vaccine should be able to receive a second shot of the vaccine two months after their first dose under an emergency authorization, FDA vaccine advisory committee members said in a 19-0 vote.

The independent vaccine experts’ vote came after an hours-long discussion of the underlying data J&J submitted to the FDA. The company had proposed a booster after two months for people at high risk, such as the elderly, and after six months for most people.

The panel’s recommendation will now be taken into consideration by the agency, which now must decide if it will amend the company’s emergency use authorization to allow a second dose to be taken by those that received an initial J&J shot.

Read more: https://www.politico.com/news/2021/10/15/fda-panel-endorses-broad-use-of-johnson-johnson-booster-shot-516096

Fonte: POLITICO

Instalação dos Órgãos Autárquicos de Ansião


Decorreu durante a tarde de hoje, dia 15 de outubro, no Auditório Municipal, a Cerimónia de Instalação dos Órgãos Autárquicos, durante a qual tomaram posse os membros da Câmara e da Assembleia Municipal de Ansião, para o mandato de 2021/2025, em resultado do ato eleitoral do passado dia 26 de setembro.

O Presidente da Assembleia Municipal cessante, José Miguel Medeiros, presidiu à sessão e, após verificada a identidade e legitimidade dos cidadãos eleitos, considerou-os investidos das suas funções e assento nos órgãos executivo e deliberativo.

O Executivo Municipal mantém a liderança do Partido Socialista, na pessoa do Presidente António José Domingues, tendo ainda tomado posse neste órgão, seguindo a ordem de eleição, Célia Cristina Martins dos Santos Freire (PSD), Jorge Paulo Fernandes (PS), José Lucas Afonso Rosa Lopes (PSD), Paula Cristina Rodrigues da Silva (PS), Pedro Alexandre Santos Lopes (PSD) e José Carlos Pimenta Brás (PS).

Tomaram posse, pelo Órgão Deliberativo, pela ordem de eleição: Rui Alexandre Novo e Rocha (PSD), José Miguel Abreu de Figueiredo Medeiros (PS), Leonel Caseiro Morgado (PSD), Rui Artur Coutinho da Silva Nogueira (PS), Alexandra Adelaide Arnaut Diniz (PSD), Lilibeth Lopes Ferreira (PS), Mário Sérgio Madalena Teixeira Pires (PSD), Nuno Miguel Gaspar Costa (PS), Sandra Margarida Ferreira Carvalho (PSD), Marcelo Carvalho Afonso (PS), Daniel Santos Marques (PSD), Ana Carolina Costa Domingues (PS), Fernando Miguel Dias da Silva (PSD), Sónia da Silva Freire (PS), Adriano Martins Rodrigues (CHEGA), Sónia Margarida Simões Moreira (PSD), Tiago Freitas dos Santos (PS), Fernando Francisco Pinheiro Correia (PSD), Elsa Sofia Teodósio Dias (PS), Sara Margarida Palricas Tomás (PSD) e Susy Borges Caetano (PS).

Dada a inerência de funções como Presidentes de Juntas de Freguesia ou cidadãos que encabeçaram as listas mais votadas para as Assembleias de Freguesia, tomaram ainda posse para a Assembleia Municipal: por Alvorge, Carlos Jorge Ferrete Anastácio (PS); por Ansião, Jorge Humberto Fernandes Cancelinha (PSD); por Avelar, Fernando Inácio Pires Medeiros (MIASP); por Chão de Couce, Fernando Jorge Batista Rodrigues (PSD); por Pousaflores, Carlos Manuel de Jesus Mendes (PS); e por Santiago da Guarda, David Manuel Baptista Rodrigues (PSD).

Em seguida, realizou-se a primeira sessão da nova Assembleia Municipal, de que resultou a eleição da Mesa, tendo vencido a lista apresentada pelo Partido Socialista, constituída pelo Presidente José Miguel Medeiros, pela 1.ª Secretária Lilibeth Ferreira e pela 2.ª Secretária Sónia Freire.

A sessão terminou com as intervenções do Presidente da Assembleia Municipal e do Presidente da Câmara Municipal.

Da intervenção do Presidente da Assembleia, destaca-se o agradecimento que dirigiu pela confiança que lhe foi depositada para presidir a este órgão, assumindo a intenção de continuar a pautar a sua atuação com a mesma isenção e honradez que demonstrou no mandato que agora findou e o compromisso de cumprir um novo ciclo democrático a favor dos interesses dos ansianenses.

O Presidente da Câmara começou por se dirigir a todos os que exerceram o seu direito de voto nas últimas eleições autárquicas, referindo ser um orgulho continuar a ser o Presidente de todos os ansianenses e reafirmando continuarem a ser as pessoas a sua prioridade, prosseguindo o trabalho e as políticas desenvolvidas nos últimos quatro anos. Felicitou ainda todos os eleitos e agora empossados quer para a Câmara, quer para a Assembleia Municipal e as Juntas de Freguesia.

Fim de semana “À Mesa com Júlio Dinis” lança o repto aos restaurantes do Concelho de Ovar

 Fim de semana “À Mesa com Júlio Dinis” lança o repto aos restaurantes do Concelho de Ovar

Chef Luís Lavrador recriou 2 ementas retiradas da obra literária “À Mesa com Júlio Dinis”, da autoria da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar, que podem ser servidas no fim de semana gastronómico, de 11 a 14 de novembro. Estão lançados os ingredientes e temperos para o workshop de preparação de receitas agendado para 19 de outubro, pelas 15h30, na Escola Secundária Júlio Dinis.

 

Decorreu esta quarta-feira, na Escola Secundária Júlio Dinis, tendo como convidados os profissionais da restauração do Concelho, a sessão de apresentação do fim de semana gastronómico “À Mesa com Júlio Dinis”, que integra a candidatura (RE)VIVE & FICA, promovida pela SEMA- Associação Empresarial.  A Câmara Municipal de Ovar, evocando o escritor Júlio Dinis e a sua ligação pessoal e literária a Ovar, no ano dos 150 anos da sua morte, marca presença aliando gastronomia, turismo, literatura e desenvolvimento da economia local, com especial foco na restauração e hotelaria.

 


Tendo como base e fio condutor as referências gastronómicas da obra literária “As Pupilas do Senhor Reitor”, de Júlio Dinis, o evento tem como destinatários os restaurantes do Concelho de Ovar, que estão convidados participar no fim de semana gastronómico temático. O público será convidado a sentar-se à mesa de um dos restaurantes aderentes e a degustar uma ementa “dinisiana”. A iniciativa conta com o apoio Agrupamento de Escolas Ovar Sul, nomeadamente do curso profissional de restauração, e da Confraria Gastronómica do Concelho de Ovar.

 

Convidado para recriar a confeção dos menus, o Chef Luís Lavrador, reconhecido pelo seu percurso profissional de sucesso, onde, entre outros, ocupou funções como chef oficial da seleção portuguesa de futebol e arrecadou prémios como “Chef Cozinheiro do Ano 2006” e o prémio “Chef Silva 2010“, atribuído pela Federação Portuguesa de Confrarias Gastronómicas, acredita que este encontro é “uma forma diferente de dar a conhecer a cultura de Ovar, das suas gentes, saborear a comida genuína, através de receitas simples”. Atento ao contexto, pretende “trabalhar os produtos da terra e a cozinha de proximidade, com processos sustentáveis e promovendo a economia circular”. Lançando o repto aos empresários e profissionais de restauração, presentes ou não na sessão de apresentação, o Chef Luís Lavrador disse estarem “lançados todos os ingredientes e temperos para o sucesso do evento”.

Alexandre Rosas, vereador da Cultura do Município, reforça a convicção no potencial deste fim de semana gastronómico que “tem como objetivo colocar a cultura ao serviço da economia local, dinamizando os restaurantes e reforçando a coesão territorial. Este evento é o início de algo com muito valor para o Concelho e que só pode ter sucesso se todos estiverem unidos. Autarquias, restaurantes, hotelaria, público, estão todos convidados a participar. É um evento que promove a cultura, a gastronomia, a economia, a nossa identidade. Contribui para a dinâmica da atividade turística do município e da região; oferece uma experiência diferente, gastronómica e literária.”

Para a promoção do evento, a Câmara Municipal de Ovar, para além dos meios habituais, irá distribuir um dístico/selo de restaurante aderente, individuais de mesa, e trabalhar ementas personalizadas, para além de assegurar o trabalho de organização e apoio logístico.

Durante o fim de semana gastronómico, a autarquia dinamiza ainda atividades complementares ao evento, que pretendem alargar o envolvimento da comunidade. Nos dias 11, 12 e 13 de novembro o Museu Júlio Dinis – Uma Casa Ovarense estará aberto ao público, com entrada gratuita. Já no dia 14, domingo, terá lugar o “Almoço Literário” com ponto de encontro no Museu, às 10h00, e com passagem pela “Casa dos Campos”. A viagem termina à mesa e o almoço será servido na Sede do Grupo Folclórico “Os Moliceiros”, com a degustação das receitas “dinisianas”.

A exposição da ilustração de “O Canto da Sereia”, conto/novela de Júlio Dinis, por Pedro Podre, está aberta ao público no mercado Municipal e pode ser visitada até 22 de novembro.

Os restaurantes do Concelho de Ovar que pretendam aderir ao workshop de preparação com o Chef Luís Lavrador, já no próximo dia 19 de outubro, pelas 15h30, na Escola Secundária Júlio Dinis, devem proceder à sua inscrição através do formulário Workshop "À Mesa com Júlio Dinis" 19 outubro.

Mais informação, em turismo@cm-ovar.pt ou através do 256 509 153/930 409 207

Robert Durst condenado a prisão perpétua por matar melhor amiga

 O magnata Robert Durst foi condenado à prisão prepétua por matar a melhor amiga.

O herdeiro do mercado imobiliário americano sempre negou ter disparado contra Susan Berman, uma amiga, escritora, que o queria denunciar pelo desaparecimento da sua esposa.

Durst confessou o crime sem querer durante a gravação de um documentário da HBO.

Euronews

Imagem: SIC NOTÍCIAS


Morreu o deputado britânico do Partido Conservador esfaqueado durante audiências com eleitores

Um deputado do Partido Conservador foi hoje esfaqueado várias vezes num incidente durante audiências com eleitores em Leigh-on-Sea, no sudeste de Inglaterra, acabando por não resistir aos ferimentos.

David Amess, de 69 anos, foi atacado na Igreja Metodista de Belfairs, em Leigh-on-Sea, onde realizava audiências com eleitores. Estas audiências são realizadas regularmente por todos deputados britânicos para conhecer problemas que os cidadãos queiram apresentar, sendo abertas a qualquer pessoa.

Um homem entrou no espaço onde o deputado se encontrava e esfaqueou-o várias vezes.

O deputado acabou por não resistir aos ferimentos e acabou por morrer no local, diz o The Guardian, que informa também que a polícia de Essex deteve um homem.

"Fomos chamados após relatos de um esfaqueamento em Eastwood Road North, Leigh-on-Sea, pouco depois das 12h05 de hoje. Os polícias chegaram ao local logo depois, prenderam um homem e recuperaram uma faca. Ele está atualmente sob custódia", foi referido.

Segundo as autoridades, não devem existirem mais pessoas envolvidas no ataque.

David Amess, de 69 anos, casado e pai de cinco filhos, representava a circunscrição de Southend West no condado de Essex.

Era deputado desde 1983, católico, opositor ao aborto e defensor dos direitos dos animais, tendo também feito campanha pelo ‘Brexit’.

Em 2016, a deputada do Partido Trabalhista Jo Cox foi assassinada por um militante de extrema-direita uma semana antes do referendo que ditou a saída do Reino Unido da União Europeia.

Dois outros deputados, o Liberal Democrata Nigel Jones, em 2000, e o trabalhista Stephen Timms, em 2010, foram vítimas de ataques com facas, tendo ambos sobrevivido, embora um assessor de Jones tenha morrido ao tentar protegê-lo.

Madremedia/Lusa

Imagem: BBC

Governo anuncia redução de impostos sobre os combustíveis

Medida tem efeitos a partir deste sábado e vigora até 31 de janeiro. Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, Mendonça Mendes, confirmou que o ISP vai baixar dois cêntimos para a gasolina e um cêntimo para o gasóleo.

"O Governo tomou a decisão de restituir o modelo de devolução de receita de imposto por via do preço dos combustíveis", anunciou esta sexta-feira o secretário de Estado dos Assuntos Fiscais, António Mendonça. O anúncio surge numa altura em que a pressão do aumento do preço do gasóleo e da gasolina está a fazer-se sentir com grande intensidade na carteira dos portugueses.

Assim, o Governo promete devolve r os ganhos com o IVA, no valor de de 63 milhões, e baixar o imposto sobre os combustíveis, o ISP, dois cêntimos por litro na gasolina e um cêntimo no gasóleo.

A medida entra em vigor amanhã e vigora até 31 de janeiro.

"Iremos monitorizar o preço médio de venda ao público para quando necessário fazer a revisão em alta, esperemos que não, no sentido de devolver todo o acrescimo de IVA que se recebe em resultado da subida de preços dos combsutíveis", avançou.

António Mendonça disse que este é um sistema que o Governo já usou no passado quando os preços estavam muito baixos, altura em que aumentou o ISP para fazer face à descida da receita do IVA. "Agora usamos o mesmo mecanismo mas ao contrário", explicou.

"Vamos devolver essa receita do IVA aos consumidores integralmente", garantiu. "Agora espero que as operadoras façam repercutir esta baixa no preço de venda ao público", acrescentou.

O mesmo secretário de Estado dos Assuntos Fiscais diz que as indicações em relação ao mercado de futuros do barril de petróleo é a de "vai haver uma descida" do valor de venda, e aludiu ao caso de Espanha em que o governo não mexeu no ISP tendo por base a expetativa de redução do preço de transação.

Ainda esta sexta-feira, o governador do Banco de Portugal, Mário Centeno, referiu esra sexta-feira, em Lisboa, que o aumento dos preços, nomeadamente dos combustíveis, deverá ser temporário, apesar de “aparentemente descontrolado”, lembrando que o petróleo negociou a preços negativos durante a crise.

“As análises, a nível europeu, dizem-nos que os efeitos são temporários e de natureza fiscal […]. Quero recordar que se transacionou petróleo a preços negativos durante a crise”, Mário Centeno, que falava após um almoço da Câmara do Comércio Americana em Portugal.

O preço para atestar o automóvel está a subir a pique. Em média, gasta-se mais 15 euros do que há um ano.

E mesmo retirando o efeito da pandemia − período em que se assistiu a uma quebra acentuada dos preços, consultando os dados da Entidade Reguladora dos Serviços Energéticos (ERSE) − verificamos que pelo menos desde agosto de 2018, que os valores cobrados nos postos de abastecimento nunca foram tão altos.

Ou seja, estamos a viver o período com preço de gasóleo e gasolina mais caros dos últimos três anos.

Entre 14 outubro de 2020 e esta quinta-feira, um litro de gasolina 95 custa, em média, mais 34 cêntimos, e um litro de gasóleo vale agora mais 35 cêntimos.

João Caros Malta / RR

Ilha do Corvo apaga iluminação pública até 8 de novembro para salvar aves marinhas

A mais pequena ilha dos Açores, o Corvo, volta a apagar a iluminação pública, a partir de hoje e até 8 de novembro em "períodos críticos", com o objetivo de salvar aves marinhas, nomeadamente os cagarros, foi hoje anunciado.

“A ilha do Corvo apagará a iluminação pública de 15 de outubro a 08 de novembro, entre as 00:00 e as 06:00. De 25 a 30 de outubro, durante o período mais crítico, todas as noites entre as 21:00 e as 4:00 haverá um apagão geral”, informa a Sociedade Portuguesa para o Estudo das Aves (SPEA), que promove a iniciativa com a Câmara Municipal do Corvo.

Numa nota de imprensa, a SPEA sublinha que a “medida pretende proteger o grupo de aves mais ameaçadas do mundo, sensibilizar para a problemática da poluição luminosa e incentivar outros municípios da Região, com a maior população nidificante da mais emblemática ave marinha da Macaronésia, o Cagarro (Calonectris borealis), a aderirem”.

Em 2020, a ilha do Corvo foi também palco “pela primeira vez de um apagão geral a nível mundial” para salvar aves marinhas, e que “teve o apoio de 207 corvinos”, de acordo com a SPEA.

A SPEA explica que esta iniciativa se “foca no período mais crítico para esta ave marinha no que concerne à poluição luminosa”, numa altura do ano em que “aves como a cagarra (conhecida nos Açores por cagarro) estão a abandonar os ninhos e a fazer-se ao mar”.

Nesta altura do ano, estas aves, “para evitar predadores, fazem-no de noite, mas as luzes das nossas vilas e cidades deixam-nas muitas vezes encandeadas, desorientando as jovens aves que acabam por cair por terra”.

Podem, assim, “ser predadas por cães e gatos, perecer por colisão, desidratação e inclusive diminuir a sua probabilidade de atingirem a idade adulta, não só nos Açores, mas também na Madeira e nas Canárias”, alerta a SPEA.

Estes apagões “contribuem para potenciar o sucesso da mais antiga e mediática Campanha de Conservação e Educação Ambiental nos Açores, desenvolvida pelo Governo dos Açores, a Campanha SOS Cagarro, na qual a SPEA tem vindo a colaborar ativamente com o Parque Natural de ilha e população corvina desde 20092, refere a nota.

A SPEA destaca ainda a Campanha SOS Estapagado, desenvolvida “nos últimos 10 anos na ilha do Corvo, com o intuito de salvar, sensibilizar e minimizar o impacto da poluição luminosa sobre este primo do Cagarro mais pequeno, o Estapagado (Puffinus puffinus)”.

“O Corvo volta a dar o exemplo e aumenta os períodos de mitigação da ameaça”, refere a SPEA, indicando que se trata de uma ação que se insere no projeto Interreg EElabs (Laboratórios de Eficiência Energética), que visa “avaliar os efeitos da poluição luminosa na população de aves marinhas e nas noites naturais”, através da “recolha de informação do primeiro e único laboratório de Poluição Luminosa dos Açores, instalado em julho” na mais pequena ilha açoriana.

Madremedia

Enfermeiros marcam dois dias de greve em Novembro

Os enfermeiros que trabalham no Serviço Nacional de Saúde (SNS) vão fazer greve a 3 e 4 de novembro, uma paralisação decidida hoje numa reunião que juntou sete sindicatos desta classe profissional.

Na base da decisão de avançar com esta greve está a “ausência total de diálogo por parte do Ministério da Saúde em querer ouvir as reivindicações” destes profissionais do SNS, adiantou à Lusa o presidente do Sindicato dos Enfermeiros, Pedro Costa.

Segundo o dirigente sindical, os enfermeiros portugueses “foram louvados ao longo” da pandemia de covid-19, sendo “considerados a peça fundamental no processo de vacinação”, mas “não são valorizados” na sua carreira.

Pedro Costa considerou ainda que os cerca de 700 milhões de euros para reforçar o SNS previstos proposta Orçamento do Estado para 2022 “só serão efetivamente bem empregues se tivermos em cima da mesa” as áreas para as quais este acréscimo orçamental será afeto.

“De que serve termos hospitais novos se o seu valor humano – os seus profissionais – estão cansados, estão desmotivados e não vão poder exercer a suas funções da melhor forma?”, questionou.

Em comunicado, o Sindicato Democrático dos Enfermeiros de Portugal (Sindepor), que também participou na reunião de hoje, adiantou que a greve foi limitada a dois dias, devido à consciência que as estruturas sindicais têm das consequências que esta forma de luta tem nos utentes do SNS.

Segundo o Sindepor, entre as várias reivindicações, está a integração imediata nos mapas de pessoal das instituições de todos os enfermeiros com contratos precários no SNS e a abertura de concursos para todas as categorias, nomeadamente, enfermeiro, enfermeiro especialista, enfermeiro gestor e para as funções de direção.

Além disso, os sindicatos pretendem que o Governo garanta a admissão imediata de enfermeiros, respeitando a norma de cálculo de dotações seguras dos cuidados de enfermagem, bem como a consagração efetiva da autonomia das instituições para contratarem profissionais.

“Sem enfermeiros motivados não temos um SNS saudável. É por isso que é importante o Governo responder às nossas reivindicações, para termos um SNS robusto e eficaz, como os portugueses merecem e precisam”, considerou Carlos Ramalho, presidente do Sindepor, citado no comunicado.

De acordo com o sindicado, a marcação desta greve aplica-se apenas ao território continental, uma vez que, nos Açores e Madeira, os enfermeiros já viram satisfeitas algumas das suas reivindicações.

O Sindepor adiantou também que, na sequência da entrega de um documento reivindicativo no Ministério da Saúde, em 21 de setembro, a resposta do secretário de Estado Lacerda Sales foi de “fechar as portas à negociação”, alegando que “deve ser feita fora da discussão” do Orçamento do Estado para o próximo ano.

Na resposta enviada quinta-feira ao secretário de Estado, os sindicatos “exigiram a marcação de uma reunião, até ao final deste mês, para reabertura imediata de negociações”, avança ainda o comunicado.

Madremedia/Lusa

Paulo Rangel: “Só faço naturalmente esta candidatura por estar persuadido de que tenho todas as condições para unir o PSD”

 O eurodeputado Paulo Rangel anunciou hoje que se candidata à liderança do PSD por ter a convicção de que pode “unir o PSD, promover o seu crescimento e vencer as legislativas de 2023”.

“Anuncio formalmente a todos os militantes que serei candidato à presidência do PSD nas eleições de 4 de dezembro próximo. Apresento a minha candidatura, com humildade e espírito de missão, mas com a convicção inabalável de que, com ela, sirvo o nosso país, os nossos compatriotas e o nosso partido”, afirmou, na apresentação pública à imprensa, que decorreu num hotel Lisboa.

O antigo líder parlamentar defendeu que só se candidata por "estar persuadido" de que tem "todas as condições para unir o PSD, para promover o seu crescimento realizando a sua tradicional vocação maioritária e para vencer as eleições legislativas de 2023, com uma solução de governo estável”.

"Portugal é um país pobre, profundamente desigual, sem igualdade de oportunidades"

"Quando olho para a sociedade portuguesa há uma característica, uma nota, um traço persistente com o qual não me conformo nem nunca me conformarei, ao qual não me resigno nem me consigo resignar. Por muito que nos custe, Portugal é ainda uma sociedade aristocrática, tipicamente elitista com grande resistência à mobilidade e à ascensão social, com elevados níveis de reprodução e ampliação das elites, das elites de todo o tipo, económicas, sociais, culturais. Estes circuitos de reprodução de elites passam pelo seu fechamento, pela sua promiscuidade, pela sua endogamia, pela alimentação de clientelas, pelo fomento da cultura, da cunha, da cumplicidade, do compadrio. Portugal é um país pobre, profundamente desigual, sem igualdade de oportunidades, onde o elevador social só funciona para pessoas com capacidades excecionais, mas não serve as cidadãs e os cidadãos que arrancam dos níveis mais baixos da sociedade e que têm a média das capacidades", descreveu o candidato.

Perante este cenário, Paulo Rangel elege a mobilidade social como “o grande desígnio” do partido, acusando o “PS socratista e costista” de terem agravado as desigualdades nos últimos 20 anos.

“É preciso romper com este ciclo infernal da estratificação ou do imobilismo social. Não restem dúvidas para ninguém: o grande desígnio do PSD e de um projeto galvanizador e vencedor para o país só pode ser e será sempre para mim: a mobilidade social. Temos de criar as condições para que todos os portugueses possam subir na vida”, defendeu, na apresentação pública da sua candidatura à imprensa.

“Nos anos 90, dizia-se que Portugal não podia parar, depois de 2000 Portugal parou”, lamentou.

O antigo eurodeputado considerou que as duas últimas décadas foram perdidas, e que “os portugueses vivem em 2021 como viviam em 2000 ou 2001 ou até pior” e Portugal foi ultrapassado por vários países europeus.

“Este tempo desperdiçado que nos estagnou, empobreceu, anestesiou e paralisou teve as suas origens e a sua marca forte no descalabro do PS socratista, mas exponenciou-se nestes seis anos na agenda ideológica, fundamentalista e radical do PS costista, agora refém dos extremos da esquerda”, acusou.

 

Apreendidas mais de 22 toneladas de pescado congelado

A Unidade de Controlo Costeiro, através do Subdestacamento de Controlo Costeiro de Aveiro, no dia 14 de outubro, apreendeu mais de 22 toneladas de pescada da Argentina congelada, em Aveiro.

Na sequência de uma ação de fiscalização ao transporte de pescado, foi detetado um veículo pesado de mercadorias que efetuava o transporte de 22 363 quilos de pescada congelada, proveniente de um navio de pesca que operava em águas não sujeitas à jurisdição nacional. Foi possível apurar-se que o transporte era ilegal, uma vez que não cumpria os requisitos mínimos de rotulagem e informações para cada lote de produtos da pesca, nomeadamente o número de identificação externa e nome do navio de pesca. A mercadoria foi apreendida e selada.

No decorrer da ação foi identificado o condutor da viatura, um homem de 49 anos, bem como a empresa proprietária do pescado, tendo sido elaborado um auto de contraordenação, cuja coima pode atingir os 75 000€ euros para pessoa coletiva.

A GNR recorda que os produtos da pesca colocados no mercado, ou suscetíveis de o ser, devem estar adequadamente rotulados para assegurar a rastreabilidade de cada lote.


Rio anuncia que PSD vota contra o Orçamento do Estado

Líder social-democrata critica o que diz ser a falta de uma "estratégia de longo prazo" e diz que a esquerda tem a "obrigação" de negociar.

O líder do PSDRui Rio, anunciou esta sexta-feira que vai propor à Direção Nacional do partido "que o voto no Orçamento do Estado seja um voto contra", criticando o documento por ser de "continuidade" e não ter uma "estratégia de longo prazo".

O anúncio foi feito à saída de uma audiência com o Presidente da República, Em Belém, onde os partidos são hoje ouvidos sobre o OE2022.

A política orçamental do Governo, defende Rui Rio, "não privilegia o que é importante, que é o apoio ao tecido produtivo", ao só prever "160 a 170 milhões de euros" para as mesmas, o que resume em "medidas muito poucas".

"Pior, muito pior, é aquilo que se ouve como revindicações do PCP e do BE. No caso do PCP, pede mexidas na legislação laboral, quando precisamos de apoiar as empresas, o emprego, o investimento", afirmou.

Rio considerou que, se além da influência que já tem no Orçamento, o PCP também a tiver noutras áreas da governação, o país terá "um Governo socialista de forte influência comunista".

Já quase que não é uma geringonça, só falta ter ministros lá dentro também (...) Aí o PS opta por governar com o PCP na sua plenitude para se segurar de qualquer maneira do Governo e se a economia anda ou não anda logo se vê, vai navegando à vista. Ou vai navegando à Costa", ironizou.

As negociações à esquerda são, "face àquilo tudo que aconteceu, uma obrigação" dos partidos dessa ala política, sublinhou também o líder dos sociais-democratas, que critica "o conteúdo dessas negociações", de acordo com o que tem lido na comunicação social.

Questionado sobre o que é preferível para o futuro do país, Rui Rio defende, tendo em conta o enquadramento, é preciso que "não estraguem ainda mais" a situação nacional, piorando-a "na negociação". Assim, cabe ao PS ter "habilidade negocial" para fechar um acordo à esquerda que não tenha consequências nefastas.

Sobre a restauração e hotelaria, assinalou que seria justo esses setores obterem agora uma "resposta a esta situação conjuntural". Por outro lado, criticou que o Governo não tenha aproveitado uma proposta do PSD para que o IVA da restauração baixasse para taxa mínima durante os dois anos e a inclusão de mais verbas para a TAP.

"A TAP é agora o Novo Banco, de cada vez que há um Orçamento vêm mais mil milhões para a TAP", apontou.

Questionado porque optou por anunciar hoje em Belém o voto contra - depois de receber críticas por não o ter feito na quinta-feira na reunião do grupo parlamentar -, Rio respondeu com outra pergunta.

"Se calhar porque eu ontem de manhã estava a estudar o orçamento, quem lhe diz que eu não estava ontem de manhã na sede a estudar o orçamento?", questionou.

Rui Rio esteve acompanhado na audiência pelo vice-presidente Nuno Morais Sarmento, pelo secretário-geral José Silvano e pelo presidente do Conselho Estratégico Nacional (CEN) Joaquim Sarmento.

 Marcelo a ouvir partidos durante a tarde

O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, recebe hoje todos os partidos com representação parlamentar para audiências na sexta-feira, na sequência da apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2022, e "no contexto dos habituais encontros periódicos".

Depois do PSD, serão recebidos, por esta ordem, IL, Chega, Verdes, PAN, CDS-PP, PCP, BE e PS.

Nos últimos dias, Marcelo Rebelo de Sousa falou várias vezes sobre a possibilidade de o Orçamento não ser aprovado - depois de BE e PCP acenarem com a hipótese de 'chumbo' já na generalidade - e defendeu que "a faca e o queijo estão nas mãos dos partidos", justificando que quis ser preventivo ao avisar que uma rejeição do documento provavelmente conduzirá a eleições antecipadas.

A votação do Orçamento do Estado para 2022 na generalidade está agendada para 27 de outubro.

Gonçalo Teles / TSF com Lusa

Coimbra | Sete homens detidos por tráfico

A GNR de Coimbra, através do NIC de Cantanhede, no dia 13 de outubro, deteve sete homens com idades compreendidas entre os 21 e 44 anos, por tráfico de estupefacientes, no concelho de Coimbra.

No âmbito de uma investigação por tráfico de estupefacientes, que decorreu durante 10 meses, foi possível apurar-se que os suspeitos atuavam de forma organizada, sendo que se deslocavam ao distrito do Porto para adquirir produto estupefaciente, para o comercializar na zona de Coimbra. No decorrer das diligências de investigação, foi dado cumprimento a oito mandados de busca domiciliária, que culminaram na apreensão do seguinte material:

  • 159 doses de cocaína;
  • 183 doses de haxixe;
  • 174 doses de canábis;
  • Uma soqueira;
  • Uma arma de gás comprimido;
  • Um veículo;
  • Cinco balanças de precisão;
  • 1 350 euros em numerário.

Os detidos foram constituídos arguidos e presentes ontem, dia 14 de outubro, no Tribunal Judicial de Coimbra onde, a quatro dos homens, lhes foi aplicada medida de coação de apresentações periódicas no posto policial da área de residência, sendo que aos outros três detidos lhes foi aplicada a medida de prisão preventiva.

A ação contou com o reforço do Grupo de Intervenção e Ordem Pública (GIOP) e do Grupo de Intervenção e Operações Especiais (GIOE) da Unidade de Intervenção (UI), da estrutura de investigação criminal de Coimbra, do Destacamento de Intervenção (DI) de Coimbra e de binómios das equipas cinotécnicas dos Comandos Territoriais de Aveiro, Viseu e Leiria e com o apoio da Polícia de Segurança Pública (PSP).

Estudante da Universidade da Beira Interior em Erasmus morre na Polónia

Uma estudante da Universidade da Beira Interior (UBI), que estava na Polónia no âmbito do programa Erasmus, foi quinta-feira encontrada morta em circunstâncias ainda por apurar, segundo informou hoje, em nota de pesar, aquela universidade com sede na Covilhã.

No comunicado enviado à agência Lusa, a UBI começa por manifestar “publicamente o seu pesar pela morte de uma aluna da academia” e informa que irá prestar o apoio necessário à família.

Segundo acrescenta, o falecimento ocorreu no dia 14 de outubro.

“A estudante do curso de Economia, de 20 anos, encontrava-se atualmente na Universidade de Tecnologia de Varsóvia, no âmbito do programa de mobilidade Erasmus”, aponta.

A UBI também esclarece que, de acordo com as informações transmitidas pela universidade local, “as circunstâncias do falecimento estão a ser investigadas pelas autoridades polacas”.

“A UBI endereça os mais sentidos votos de pesar e condolências à família e amigos, tendo sido aprovado um voto de pesar pelo ocorrido, na reunião do Conselho Geral, realizada esta manhã”, especifica.

Madremedia


AUTARQUIA DE SILVES NOMEADA MUNICÍPIO DO ANO PORTUGAL 2021

O Município de Silves encontra-se nomeado no âmbito da candidatura apresentada ao Concurso “Municípios do Ano Portugal 2021”, com a apresentação do projeto “Silves a Compostar da Serra ao Mar”.

O concurso promovido pela Universidade do Minho visa reconhecer as boas práticas dos municípios portugueses e tem os seguintes objetivos:

- Reconhecer e premiar as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis nas vilas, cidades e no território, na economia e na sociedade, que promovam o crescimento, a inclusão e/ou a sustentabilidade;

- Colocar na agenda a temática do desenvolvimento integrado dos territórios, focada no papel e ação dos municípios;

- Dar visibilidade e reconhecer, em diferentes categorias, realidades diversas que incluam as cidades, mas também os territórios de baixa densidade nas diferentes regiões do país.

 

As candidaturas consistiram na apresentação de projetos municipais (evento, produto, serviço, programa, infraestrutura, equipamento, ação de sensibilização) que tenha produzido um impacto positivo significativo ao nível do território e/ou da economia e/ou da sociedade, e que tenha sido concluído, esteja em curso ou cuja edição periódica tenha tido lugar, em 2020.

 

A UM-Cidades tem colocado na agenda a temática da territorialização do desenvolvimento, perspetivada a partir da ação dos municípios; dando visibilidade, reconhecendo e premiando as boas práticas em projetos implementados pelos municípios com impactos assinaláveis no território, na economia e na sociedade.

 

A Cerimónia de Entrega dos Prémios terá lugar no dia 8 de novembro na cidade do Funchal.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 20 DE OUTUBRO NO JOINAL, BARROCAL E MONTE BRANCO NA FREGUESIA DE SÃO BARTOLOMEU DE MESSINES



A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água” e “Ampliação da Rede de Abastecimento de Água ao Sítio do Joinal”, o fornecimento de água no Joinal, Barrocal e Monte Branco (ao longo da Estrada M1068), será interrompido no dia 20 de outubro, entre as 09h00 e as 13h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

TRÂNSITO CONDICIONADO NOS DIAS 18 E 19 DE OUTUBRO NA AVENIDA DO RIO EM ARMAÇÃO DE PÊRA



O Município de Silves informa que a Avenida do Rio em Armação de Pêra, vai estar condicionada a uma faixa de circulação controlada por semáforos, nos dias 18 e 19 de outubro de 2021. A supressão de trânsito, de carácter temporário, é realizada no âmbito da empreitada de “Requalificação Urbana da Baixa de Armação de Pêra”, 1ª Fase Infraestruturas de Drenagem e Elevação de Pluviais e Saneamento.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais poderá contactar a Divisão de Serviços Urbanos e Ambiente, através do email: dsua@cm-silves.pt.

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 18 DE OUTUBRO NO CERRO DE SÃO MIGUEL NA FREGUESIA DE SILVES

A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de realização de trabalhos na rede de abastecimento de água no âmbito da empreitada de “Dispositivos de Controlo e Redução de Perdas no Sistema de Abastecimento de Água”, o fornecimento de água no Cerro de São Miguel, será interrompido no dia 18 de outubro, entre as 23h00 e as 03h00.

Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.

Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Município de Águeda distinguido com medalha platina pela qualidade de vida

 Entidade certificadora do Canadá atribuiu o nível Platina (o mais elevado), reconhecendo a capacidade e o desempenho dos serviços da cidade e qualidade de vida do Concelho.

O Município de Águeda foi, recentemente, distinguido com o nível Platina (o mais elevado) pelo World Council on City Data (WCCD), respeitante à certificação ISO37120, que define e estabelece as metodologias de um conjunto de indicadores para as cidades, no sentido de orientar, medir e avaliar a capacidade e o desempenho dos serviços da cidade e a qualidade de vida das populações.

“A obtenção desta certificação atesta e valida todo um trabalho em prol do desenvolvimento sustentável que temos vindo a implementar em Águeda, aplicando medidas e boas práticas em vários quadrantes assentes em altos padrões de qualidade, que são modelo e referência nacional e internacional”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, reforçando que nesta distinção “obtivemos o nível mais alto deste reconhecimento, o que a todos deve orgulhar”.

Esta certificação, que foi alcançada após uma avaliação feita por auditores independentes e pela própria entidade certificadora, o WCCD, sediada no Canadá, expõe a aposta do Município de Águeda numa estratégia de cada vez maior transparência e melhoria contínua dos seus desempenhos em várias áreas.

A ISO 37120 avalia 111 indicadores de desempenho, divididos em 19 categorias (economia, educação, energia, ambiente e alterações climáticas, finanças, governança, saúde, habitação, população e condições sociais, lazer, segurança, resíduos, desporto e cultura, telecomunicações, transportes, agricultura local/urbana e segurança alimentar, planeamento urbano, saneamento e água), que, como referido, permitem “ajudar as cidades a medir e avaliar o desempenho dos serviços urbanos, o fornecimento de serviços e a qualidade de vida ao longo do tempo, assentes no princípio da resiliência e sustentabilidade”.

Trata-se de um processo de certificação que se aplica, segundo a nota explicativa da norma, “a qualquer cidade do mundo, município ou governo local que esteja empenhado em medir e compreender os seus dados, de uma forma comparável e verificável, independentemente da sua dimensão e localização, procurando padronizar a medição do desempenho económico, social e ambiental de qualquer cidade e integrar a abordagem às temáticas mundiais de interesse governamental”.

Deste modo, as informações e os dados recolhidos são considerados pela entidade certificadora “vitais para a definição de prioridades políticas de forma a promover um desenvolvimento inclusivo, equitativo e sustentável tanto para as zonas urbanas como para as rurais”.

Dentre os resultados/benefícios desta certificação, estão uma governança e prestação de serviços mais eficaz; pontos de referência e metas internacionais; benchmarking e planeamento local; tomada de decisões informadas para os decisores políticos e os gestores municipais; aprendizagem entre cidades; alavancagem do financiamento e reconhecimento das entidades internacionais; alavancagem para o financiamento das cidades com níveis superiores de governo; quadro de planeamento da sustentabilidade; transparência e dados abertos para atrair investimentos; dados comparáveis para a tomada de decisão na cidade, comparativos, a nível nacional e mundial.

Refira-se que a distinção Platina é atribuída aos municípios que comuniquem entre 90 e 104 dos 111 indicadores avaliados pela ISO 37120, além da informação relativa a mais de 45 indicadores core e entre 45 e 59 indicadores de suporte.

Colectividades portuguesas consideram Orçamento insuficiente


A Confederação que representa milhares de colectividades de cultura, recreio e desporto em todo o país entregou um documento ao Governo que ignorou a totalidade das propostas apresentadas.
No dia 12 de julho, ainda no período prévio à apresentação da proposta de Orçamento do Estado para 2022, a Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) fez chegar ao primeiro-ministro um conjunto de propostas, em anexo, que valorizam o papel e a actividade do movimento associativo popular, uma realidade que abrange uma parte importante da população. A organização que representa as 33 mil associações de todo o país leu o documento elaborado pelo Governo e não encontrou quaisquer verbas destinadas ao sector da Cultura, Recreio e Desporto Associativo.

Nem mesmo com o reforço da chamada bazuca financeira da UE houve a preocupação de ir ao encontro das necessidades das colectividades. Nesse sentido, a CPCCRD vai reencaminhar a proposta que o Governo ignorou para os grupos parlamentares com o objectivo de serem consideradas durante o debate do Orçamento do Estado na especialidade.

Entre as propostas, a CPCCRD destacou a importância de regularizar as relações de trabalho existentes e de criar mais emprego no associativismo através de um programa próprio. No âmbito da pasta da Cultura, propõe-se capacitar as entidades da Cultura Popular e Tradicional. Outras das sugestões feitas referem a necessidade de apoios ao movimento associativo para as medidas de autoprotecção contra incêndios, a isenção ou redução de alguns impostos no contexto da actividade associativa e apoios no âmbito do Ministério da Educação a entidades que promovam jogos tradicionais, assim como nas atividades recreativas e desportivas dentro do conceito “Desporto para TODOS”. O apoio financeiro às actividades desportivas, no período pós-pandemia, por via das Federações Desportivas, é também uma das propostas entregues ao Governo.

A Confederação Portuguesa das Colectividades de Cultura, Recreio e Desporto (CPCCRD) é entidade de utilidade pública desde 1978 e representa o Movimento Associativo Popular. Com cerca de 38 estruturas descentralizadas por todo o país e mais de 4.300 filiadas, tem como missão o reconhecimento e a valorização do movimento associativo, nomeadamente através da apresentação e discussão de diplomas legais adequados e justos para as coletividades de cultura, recreio e desporto.

Proposta de Orçamento do Estado 2022 ignora propostas da Confederação

Propostas por Ministério:

1. Ministério do Trabalho, Solidariedade e Segurança Social

1.1. Regularização das relações de trabalho e mais emprego no Associativismo através de um Programa Específico de Apoio ao Emprego no Movimento Associativo Popular (MAP), tendo por objectivo regularizar as situações existentes, criar um posto de trabalho por cada entidade e reforçar os recursos humanos contratados para apoio aos dirigentes associativos voluntários e benévolos.

Regularização de 3.000 contratos: 4,5M€

Contratos de 1º emprego para 5.000 jovens até 35 anos: 60M€

Contratos para 5.000 desempregados de longa duração: 60M€

Contratos para 500 pessoas com deficiência: 6M€

Este programa, a ser instituído, poderá criar cerca de 10.500 postos de trabalho com impactos na redução da despesa da Segurança Social e da Saúde.

Poderá ainda dinamizar a economia local, regional e nacional, contribuir para a sustentabilidade do MAP, da Segurança Social e aumento dos impostos directos e indirectos.

2. Ministério da Cultura

2.1. Salvaguarda dos Arquivos Associativos das Federações e Confederações no valor de 750m€.

2.2. Capacitação das entidades da Cultura Popular e Tradicional no valor de 500m€.

Nesta medida não está considerada a CPCCRD por estar incluída no processo de Capacitação das Entidades com assento no CNES no âmbito do POISE.2020.

3. Ministério da Administração Interna

3.1. Apoio financeiro para a realização do diagnóstico e elaboração dos Planos de implementação das Medidas de AutoProtecção Contra Incêndios no valor de 500m€;

3.2. Apoio financeiro na implementação das Medidas de AutoProteção Contra Incêndios no valor de 7,5M€;

3.3. Isenção do pagamento de licenças à Autoridade Nacional de Emergência e Protecção Civil quando submetidos os Planos de AutoProtecção Contra Incêndios;

4. Ministério das Finanças

4.1. Isenção de IRC até ao montante de 30m€ de saldo nas actividades associativas.

4.2. Isenção do IVA, redução do IVA ou atribuição de subsídio anual igual ao IVA pago no ano anterior na aquisição de material e equipamentos desportivos de uso colectivo e associativo.

5. Ministério da Educação (via IPDJ)

5.1. Apoio financeiro às entidades que promovam os Jogos Tradicionais como forma de ocupação dos tempos livres, intergeracionalidade e defesa da identidade cultural no valor de 200m€.

5.2. Apoio às entidades que promovam atividades recreativas e desportivas no âmbito do conceito “Desporto para TODOS”, visando as boas práticas de actividade física com impactos positivos na saúde física e mental e o envelhecimento activo e saudável nos mais idosos no valor de 500m€.

5.3. Apoio financeiro às actividades desportivas, no período pós-pandemia, por via das Federações Desportivas, no valor 15M€.



Aveiro | Senhora desaparecida há já uns dias


O Litoral Centro associa-se a este apelo para que esta senhora seja localizada o mais rápido possível.
Não vamos fazer palpites, se esta ali ou acolá, apenas sabemos que está desaparecida há uns dias, tendo sido encontrados alguns objectos pessoais no passadiço.
Se alguém se deparar com esta senhora, independentemente do seu estado, contacte com as autoridades mais próximas.
Telefone:234 378 220 (GNR de Aveiro) ou pelo telefone 234 302 510 (PSP de Aveiro).

J. Carlos