A Academia de Xadrez de Portugal vai organizar o Reguengos de Monsaraz Chess Festival de 21 a 28 de novembro, competição que integra o calendário europeu da FIDE – International Chess Federation. Esta prova promovida pela AXPortugal – Associação para a Promoção, Prática e Ensino do Xadrez com o apoio do Município de Reguengos vai decorrer no Pavilhão Multiusos do Parque de Feiras e Exposições.
O Reguengos de Monsaraz Chess Festival terá torneios de clássicas e de semirrápidas válidos para o ranking da Federação Internacional de Xadrez, abertos a todos os jogadores filiados na Federação Portuguesa de Xadrez nesta época desportiva. A organização vai premiar os três primeiros classificados de cada torneio e os primeiros classificados de cada escalão, nomeadamente feminino, nas idades até aos 8, 10, 12, 14, 16, 18 e 20 anos e com mais de 50 e de 65 anos de idade.
Os dois torneios são disputados de acordo com o sistema suíço de nove rondas, o ritmo de jogo do open de clássicas é de 90m + 30s e o de semirrápidas é de 10m + 5s. O Reguengos de Monsaraz Chess Festival terá Carlos Carneiro como diretor e Nuno Andrade como árbitro principal.
Para além da competição xadrezista, a organização desenvolve a iniciativa “Play Chess Discover Portugal” para que os jogadores e os acompanhantes possam conhecer a região. Este programa integra visitas à vila medieval de Monsaraz, ao Centro Oleiro de São Pedro do Corval, à Fábrica Alentejana de Lanifícios, a produtores de vinho, destilarias de gin e a queijarias locais, observação de estrelas na Reserva Dark Sky Alqueva e passeios de barco no Lago Alqueva.
Carlos Manuel Barão
*Comunicação e Imagem