terça-feira, 29 de dezembro de 2020

Cantanhede | Orçamento aprovado por maioria: Assembleia vota favoravelmente orçamento de 30.276.448,00 euros para o ano de 2021


A Assembleia Municipal de Cantanhede aprovou o Orçamento e as Grandes Opções do Plano que o executivo camarário liderado por Helena Teodósio se propõe executar no próximo ano. Com 23 votos a favor, 6 contra e duas abstenções, o plenário do passado dia 28 de dezembro deu luz verde aos documentos previsionais que a Câmara Municipal havia já aprovado. Recorde-se que a sessão decorreu de forma híbrida, no Salão Nobre do Município com a mesa da Assembleia, o executivo e os líderes de cada bancada, estando os restantes membros ligados remotamente, num trabalho de grande qualidade dos serviços informáticos do município que, em tempo recorde, garantiram uma aplicação que possibilitou o sigilo do voto necessário à aprovação de alguns dos pontos da agenda. 

Helena Teodósio não esconde que este foi talvez o exercício mais difícil de que tem memória, “não apenas pelas circunstâncias dramáticas que o país está a enfrentar por causa da Covid-19 e pela grande incerteza sobre como irá evoluir a pandemia, mas também porque, no ano a que os documentos dizem respeito, começa um ciclo de alterações estruturais muito significativas”. 

O Orçamento para 2021 ascende a 30.276.448,00 euros, valor que reflete um aumento de 10,3% relativamente ao proposto para 2020. 
A presidente da Câmara Municipal enfatiza essa variação positiva “traduzida no montante de 2.865.773 euros, do qual 68% se destina a despesas de capital”, fazendo notar que “o crescimento da despesa de capital é de 17% enquanto a da despesa corrente se fica pelos 5,63%, um aumento inevitável face à necessidade de ajustamento dos serviços para assegurar o cumprimento dos objetivos setoriais e também para criar condições para combater a pandemia de Covid-19 e mitigar o seu impacto económico e social”, o que levou o executivo camarário “a reforçar em 137% a dotação orçamental da rubrica da Saúde e em 46,6% a da ação social”, adianta a autarca, salientando que “a Câmara Municipal esteve sempre na linha da frente para atender aos que estão em situação de maior fragilidade social, preocupação que se impõe ainda com maior acuidade neste período que coloca a todos – cidadãos, organizações e empresas – desafios particularmente difíceis”. 

Segundo Helena Teodósio, “as propostas incluídas no Orçamento foram devidamente ponderadas à luz do enquadramento estratégico constante nas Grandes Opções do Plano”, documento que revela o peso das funções sociais, com uma percentagem próxima dos 55%, e as funções económicas, com cerca de 30%. 

A este nível, são de destacar da programação financeira para o próximo ano as ações de regeneração urbana previstas no Plano Estratégico de Desenvolvimento Urbano (PEDU) de Cantanhede, a aquisição de terrenos e construção de infraestruturas nas zonas industriais, os investimentos na qualificação das condições do processo ensino/aprendizagem de toda a rede educativa, bem como os investimentos na valorização do território, seja com empreitadas promovidas pela Câmara Municipal, seja através parcerias com as Juntas de Freguesia, nomeadamente ao abrigo de acordos de transferência de competências, sem esquecer o apoio às associações e outras entidades em matéria de despesas de capital. “Os grandes objetivos são, entre outros, o reforço da qualidade de vida das populações e o aumento da coesão social, a dinamização da base económica e a atração e fixação de residentes”, afirmou a autarca. 

Helena Teodósio elencou ainda alguns investimentos que estão previstos, nomeadamente “a conclusão da Casa da Cultura, as requalificações das vias em todo o Concelho, a intervenção no Bairro Vicentino e área envolvente, a ampliação da EB1 de Febres, a ampliação do canil municipal, o Parque de Lazer da Praia da Tocha, a conclusão do Parque Desportivo de Cantanhede, ciclovias, mobilidade elétrica, entre muitos outros, sempre respeitando o equilíbrio orçamental”. 

Referiu ainda que “independentemente do elevado grau de incerteza causada pelas indefinições que persistem a vários níveis”, o plano previsional de receita e de despesa para o próximo ano “está orientado para explorar até ao limite as oportunidades de financiamento que deverão surgir nesta fase de encerramento do Portugal 2020 – atualmente estão em fase de aprovação várias candidaturas importantes – e no novo quadro comunitário de apoio que aí vem, sempre numa lógica de incremento do investimento, de otimização e rentabilização dos recursos próprios, assim como de criação de condições favoráveis ao reforço ao progresso económico e à coesão social”. 

HOSPITAL ARCEBISPO JOÃO CRISÓSTOMO  E ACES APRESENTAM PROJETOS 

Antes do início da Assembleia Municipal, Helena Teodósio referiu que tinha convidado a administração daquela unidade de saúde e também o diretor executivo do ACES Baixo Mondego para fazerem a apresentação do trabalho efetuado desde as suas tomadas de posse. 

A presidente do conselho de administração, Diana Breda, fez a apresentação, realçando a abertura de novas especialidades, os prémios recebidos, o protocolo assinado com os CHUC, o Hospital de Dia e o trabalho de parceria que tem vindo a ser desenvolvido com a autarquia na criação de novos projetos. 

José Luís Biscaia, diretor executivo do ACES Baixo Mondego desde agosto deste ano, falou dos projetos que está a implementar no Concelho, como sejam, a melhoria do acesso dos utentes através do contacto telefónico para receituário e consultas, a situação ao nível de recursos humanos nas diversas valências, as parcerias estabelecidas com o HAJC, os serviços de proximidade na comunidade e ainda sobre o programa de vacinação no combate ao COVID-19, adiantando que, na próxima semana, em todo o país, arranca a vacinação nos profissionais e utentes das instituições particulares de solidariedade social, com início nos concelhos com maior incidência de COVID-19. “Com calma, a grande maioria da população portuguesa estará vacinada até agosto”, adiantou José Luís Biscaia.

Leiria convida população para “Salto de gato” para 2021


O Município de Leiria desafia a população a entrar com um “Salto de gato” em 2021, através de um programa transmitido nas redes sociais em que Carlos Matos nos apresenta ao novo ano numa viagem sonora pelas músicas do mundo, com ponto de partida no coração de Leiria. 

O local de encontro é o facebook - https://www.facebook.com/municipioleiria ou https://www.facebook.com/visiteleiria - poucos minutos antes das 24 horas do dia 31 de dezembro, para uma emissão em que daremos as boas vindas a 2021 em festa. 

Previamente gravado, o programa, promovido pelo Município de Leiria, desenrola-se na Praça do Centro Cívico, na companhia do nosso gato preto, que se tornou morador oficial da cidade em 2020. 

Neste adeus a um ano que nunca esqueceremos, o fundamental é lembrar a mais importante lição que recebemos: unidos superamos todos os desafios. 

E é assim que vamos. Unidos no Adeus 2020 e no olá 2021!

Covid-19: Vacinação começa esta quarta-feira no Estádio de Leiria


A vacinação covid-19 tem início esta quarta-feira no Estádio Municipal de Leiria, tendo como primeiros destinatários os profissionais de saúde de risco do ACES Pinhal Litoral.

A vacinação vai decorrer na zona da Porta 7 do Estádio, cedido pelo Município de Leiria para esta operação, tendo as instalações sido devidamente adaptadas para o efeito, nomeadamente a transformação de camarotes em gabinetes de vacinação e a criação de espaços de recuperação.

Gerida localmente pelo ACES Pinhal Litoral, a operação de vacinação desenrola-se de acordo com os critérios estabelecidos pelo Governo.

Recorde-se que a primeira fase de vacinação abrange, no país, 950 mil pessoas, nomeadamente os profissionais e residentes em lares, assim como quem trabalha ou está internado em Unidades de Cuidados Continuados (UCC); os profissionais de saúde, das forças armadas e forças de segurança; e as pessoas com mais de 50 anos que sofram de patologias específicas, como insuficiência cardíaca ou renal.

Refira-se que o governo disponibilizou um site em que é possível a cada cidadão perceber em que grupo enquadra e a altura em que se prevê que seja vacinado:

https://covid19.min-saude.pt/vacinas/

Na altura prevista para a vacinação, os utentes deverão receber um contacto a questionar se quer ou não ser vacinado.

A vacina é gratuita e facultativa e vai ser administrada de acordo com grupos prioritários já estabelecidos pelas autoridades de saúde.



Presidenciais 2021: Ventura e Tiago Mayan têm dois dias para “suprir irregularidades”

Tribunal Constitucional já autorizou as restantes cinco candidaturas ao Palácio de Belém - João Ferreira, Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Vitorino Silva e Ana Gomes.

O Tribunal Constitucional (TC) detetou irregularidades nos processos de candidatura a Presidente da República de André Ventura, Tiago Mayan Gonçalves e Eduardo Baptista, que terão dois dias para “suprirem” essas falhas.

Num acórdão divulgado esta terça-feira na página da Internet do TC, os juízes do Palácio Ratton anunciam ainda a admissão, desde já, das restantes cinco candidaturas - João Ferreira, Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Vitorino Silva e Ana Gomes -, depois de analisados os respetivos processos.

Pelo contrário, o TC aponta faltas em três processos de candidatura: no caso do deputado e líder do Chega André Ventura a Belém “não consta a indicação da profissão”, segundo o acórdão.

Já em relação a Tiago Mayan Gonçalves, fundador e dirigente da Iniciativa Liberal, o TC aponta a falta do número do documento de identificação do mandatário e do número de assinaturas legalmente exigidas, um mínimo de 7.500.

“Apenas se encontram regularmente instruídas, devidamente assinadas, e com a certidão de inscrição do subscritor no recenseamento eleitoral apensada à declaração de propositura respetiva – por forma a fazer-se a prova da inscrição dos proponentes naquele recenseamento, como a lei exige –, as declarações de propositura de 5.961 cidadãos eleitores”, refere o acórdão.

Quanto ao cidadão Eduardo Baptista, o TC refere várias faltas no processo, em que apenas constam “regularmente instruídas” as declarações de propositura de seis cidadãos eleitores.

Além disso, não consta o número completo do documento de identificação, a certidão negativa do registo de tutela ou outra prova de que está no gozo de todos os direitos civis e políticos, o certificado do registo criminal e o número completo do documento de identificação do mandatário, bem como domicílio em Lisboa para efeitos de notificação do mesmo.

O TC considera que, nas candidaturas de João Ferreira, Marisa Matias, Marcelo Rebelo de Sousa, Vitorino Silva e Ana Gomes, “os respetivos processos se acham regularmente organizados, sendo autênticos os documentos que os integram e demonstrativos da elegibilidade de todos esses candidatos, e contendo um número de declarações de apresentação de cada candidatura que se situa entre o mínimo de 7.500 e o máximo de 15.000 eleitores”.

“Pelo que tais candidaturas se encontram, desde já, e sem mais, em condições de ser admitidas”, sublinha o acórdão.

Quanto às restantes três, o acórdão determina “a notificação imediata dos mandatários dos candidatos André Claro Amaral Ventura, Eduardo Nelson da Costa Baptista e Tiago Pedro de Sousa Mayan Gonçalves para, no prazo de 2 dias, suprirem as irregularidades acima identificadas relativamente aos candidatos respetivos”.

DGS usa contos de fadas para ensinar crianças a gerir conflitos e angústias

A Direção-Geral da Saúde (DGS) lança hoje uma campanha de promoção da saúde mental infantil que pretende mostrar como os contos de fadas ajudam a resolver conflitos e gerir angústias.

A iniciativa de lançamento, que decorre 'online', tem como parceira a livraria Fonte de Letras, em Évora, e pretende mostrar que, assim como somos o que comemos, também "Somos o que brincamos" (o mote da campanha).

Hoje em dia, com o politicamente correto, o branqueamento de conflitos e a aposta no sucesso e na eficácia, achámos que era importante voltar a uma filosofia em que se pudesse reabilitar algumas figuras importantes para o desenvolvimento das crianças, que têm que ver com o universo imaginário, em particular das narrativas e personagens dos contos de fadas", explicou à Lusa Conceição Tavares de Almeida, do Programa Nacional para a Saúde Mental da Direção-Geral da Saúde (DGS).

A especialista da DGS diz acreditar que os contos de fadas são "um instrumento de higiene mental" e defende: "A mente das crianças precisa de cuidados e de proteção".

"Não temos nada contra as tecnologias, são elas que nos salvam e neste ano de pandemia isso ficou evidente. Mas elas têm de ser um meio e não um fim", diz, quando questionada sobre a diferença entre a criança passar um tempo com um 'tablet' ou a ouvir ou ler contos de fadas.

Um dos perigos das tecnologias "é retirar subjetividade às coisas", estremando-as e tornando-as muito concretas.

"A mais valia desta forma de comunicar [contos de fadas] é trazer o conflito e as dimensões do fantástico e toda a paleta de emoções que os contos encerram", explica, lembrando que é importante que as crianças não sejam "deixadas sozinhas com o seu próprio crescimento, as duas dúvidas e angústias".

"As crianças só se desenvolvem na relação com os outros e o perigo das tecnologias é esse", acrescentou.

A campanha usará parceiros locais, neste caso a livraria de Évora, e a intenção é que a tertúlia que vai acontecer hoje se possa replicar noutras ocasiões e noutras partes do país, contando sempre com o apoio de livrarias locais.

Serão promovidas atividades que funcionam como ferramentas de promoção de competências sócio-emocionais e há diversos materiais de divulgação que a DGS pretende que sejam usados e trabalhados em jardins de infância e escolas do distrito de Évora e que incluem um jogo de tabuleiro/cenário e várias figuras ilustradas que representam personagens dos contos de fadas.

O desenvolvimento do projeto contou com contributos de professores universitários na área da literatura, educadores de infância, artistas ilustradores, contadores de histórias, técnicos de saúde mental, crianças, pais e cuidadores.

O encontro de hoje, que decorre às 18:00, será transmitido no site da DGS e do Facebook, bem como nas redes sociais da Fonte de Letras.

Lusa

Estilista francês Pierre Cardin morre aos 98 anos


O estilista Pierre Cardin, pioneiro da democratização da alta costura que levou a moda a grandes lojas a preços acessíveis, nos anos 1950, morreu hoje, aos 98 anos, em Paris, anunciou a família à Agência France Presse.

Filho de imigrantes italianos, tornou-se um homem de negócios mundialmente conhecido, lançando, no pós-Segunda Guerra Mundial, o conceito de 'prêt-a-porter' de vestuário, acessível a várias bolsas.

Personalidade marcante do mundo da moda, naturalizado em França, morreu no hospital americano de Neuilly, na região de Paris.

Lusa

Imagem: CM

Silves | BALCÃO ÚNICO DA CÂMARA DE SILVES ESTARÁ ENCERRÁDO A 4 DE JANEIRO


Todos os serviços de atendimento ao público do balcão único da Câmara Municipal de Silves, localizado no edifício dos Paços do Concelho, estarão encerrados no próximo dia 4 de janeiro, por motivos de transição do orçamento para o ano 2021 no sistema contabilístico.

A autarquia pede a compreensão dos munícipes, relembrando, ainda, que durante o estado de emergência, o sistema preferencial de atendimento municipal ao público continuará a ser efetuado através de contacto telefónico (número 282 440 800, com linhas dedicadas), email ou skype; ficando o atendimento presencial condicionado apenas a situações urgentes e inadiáveis, mediante marcação prévia e sujeito ao cumprimento de regras de segurança específicas, nomeadamente a utilização obrigatória de máscara e o cumprimento das regras de etiqueta respiratória e de distanciamento social.

Proença-a-Nova | Município aprova participação variável no IRS de 2,5%

A Assembleia Municipal de Proença-a-Nova fixou, por unanimidade, a taxa de participação variável do Imposto sobre o Rendimento das Pessoas Singulares (IRS) em 2,5% - metade do que tem sido normalmente aprovado. De acordo com o presidente da Câmara Municipal, esta redução corresponde a cerca de 105 mil euros que o Município não arrecada e que serão distribuídos pelos contribuintes que fazem deduções à coleta do IRS. João Lobo enquadra a medida excecional como uma forma de apoiar as famílias num ano particularmente desafiante devido à pandemia da COVID-19. “É uma medida excecional num ano também ele de exceção e uma forma de devolvermos algum rendimento aos nossos munícipes e de darmos algum alento tendo em conta que os próximos anos serão ainda de dificuldade, mesmo depois de ultrapassada a crise de saúde pública”, adianta João Lobo. 

Também aprovada por unanimidade foi a proposta de fixação da taxa de IMI - Imposto Municipal sobre Imóveis em 0,3% para os prédios urbanos, o valor mínimo permitido pelo Código deste imposto. Este valor apresenta ainda reduções, isenções ou majorações, consoante o número de elementos do agregado familiar ou de acordo com o estado em que o imóvel se encontre. Assim, para agregados com um, dois, três ou mais dependentes há deduções fixas de 20€, 40€ e 70€, respetivamente. Os prédios arrendados para habitação que se localizem na Área de Reabilitação Urbana beneficiam de uma redução de 20% da taxa; a redução será de 30% se os prédios urbanos forem classificados de interesse público, de valor municipal ou património cultural. Também os imóveis que tenham eficiência energética beneficiam de uma redução de 10% por cinco anos. 

Para quem recupere as habitações, há isenção do IMI por um período de três anos a contar do ano, inclusive, da conclusão das obras de reabilitação, podendo ser renovado por mais cinco anos no caso de imóveis afetos a arrendamento para habitação permanente ou a habitação própria e permanente. A mesma isenção é concedida sobre as transmissões onerosas de imóveis nas aquisições de imóveis destinados a intervenções de reabilitação, desde que o adquirente inicie as respetivas obras no prazo máximo de três anos a contar da data de aquisição. 

No caso das majorações, serão penalizados em 30% os imóveis que se encontrem degradados para os quais a Câmara Municipal tenha determinado a execução de obras de conservação necessárias à correção de más condições de segurança ou de salubridade, ou melhoria do arranjo estético. No caso de prédios rústicos com áreas florestais que se encontrem em situação de abandono, a majoração é até ao dobro da taxa aplicável; e será o triplo da taxa de IMI se os prédios urbanos localizados na ARU de Proença-a-Nova se encontrem devolutos/degradados ou em ruínas.

Ano Municipal celebra Sabores Tradicionais da Gastronomia de Proença-a-Nova


Depois dos anos municipais da Floresta, em 2018, e das Plantas Aromáticas e Medicinais, em 2020, o Município celebra em 2021 o Ano Municipal dos Sabores Tradicionais com um conjunto de iniciativas que pretendem destacar a importância da gastronomia assente em sabores que foram sendo aprimorados e transmitidos ao longo de gerações. O objetivo é publicar a Carta Gastronómica do Concelho de Proença-a-Nova em que pratos como o maranho, o plangaio, o peixe do rio, o cabrito, o bolo finto ou a tigelada estão naturalmente presentes por serem os mais conhecidos e procurados por quem pretende degustar a rica gastronomia do concelho. 

Em colaboração com as associações locais, restauração e os detentores do saber fazer, pretende-se recolher as receitas mais típicas associadas a momentos chave das vivências da comunidade: por exemplo, a comida dos casamentos, dos batizados, das festas populares, no Natal, no Carnaval, na Páscoa e durante outros momentos festivos; também a que acompanhava os trabalhos no campo – nas malhas ou na apanha da azeitona; e a resultante da matança do porco, da caça e da pesca. 

Para além de recuperar o receituário, é objetivo tornar cada vez mais a gastronomia, as tradições e os sabores um dos pontos essenciais da promoção turística do território, num trabalho a ser realizado de perto com os restaurantes que, em alguns casos, já os apresentam nas suas ementas. Todos os meses, as capas das agendas culturais apresentarão um prato típico, divulgando-se igualmente a receita, com a certeza de que o melhor é provar diretamente na origem, ficando assim o convite para visitar o concelho. 

Neste ano municipal será consolidado o trabalho iniciado nos últimos anos com a realização de Festivais Gastronómicos que pretendem alavancar os produtos mais típicos e os sabores mais genuínos, nomeadamente a cereja, o limão, a tigelada, o peixe do rio, o plangaio, o maranho e os sabores de Natal. Em conjunto com os restaurantes, o Município definiu já algumas iniciativas, sendo que a primeiro delas arranca já em janeiro: o Festival do Maranho e da Salada de Almeirão. Nos restaurantes aderentes, estes produtos farão parte da ementa de sexta a domingo, entre 21 de janeiro e 16 de fevereiro. Haverá animação específica e a possibilidade de ganhar prémios. 

Estão ainda previstos cinco outros momentos no restante ano: O Festival das Sopas e Condutos, de 12 de março a 4 de abril, o Festival da Cereja, de 21 de maio a 13 de junho; o Festival do Peixe do Rio, de 2 a 25 de julho, o Festival da Tigelada, de 6 a 29 de agosto; o Festival dos Sabores Caprinos e do Plangaio, de 3 a 26 de setembro, e o Festival Gastronómico de Caça, de 29 de outubro a 21 de novembro.

Ansião | “Territórios de Pedra” com candidatura aprovada

Numa aposta na promoção cultural em rede, Ansião viu aprovada, conjuntamente com Figueiró dos Vinhos e Pombal, a candidatura “Territórios de Pedra”, apresentada ao Programa Operacional Regional do Centro 2020. 

O projeto irá desenvolver-se no âmbito dos três concelhos que integram esta parceria, tendo o Município de Ansião assumido junto da Autoridade de Gestão a liderança da candidatura e estatuto de entidade coordenadora desta rede de cooperação, que visa valorizar a pedra, enquanto elemento característico da nossa paisagem, assim como as tradições associadas que importa e urge valorizar. 

O investimento de cerca de 300.000,00€ tem como objetivos valorizar o património cultural local ao nível da exploração da pedra, calcetaria, cantaria ou escultura, assim como promover cruzamentos artísticos contemporâneos que valorizem a memória e envolvam as comunidades e as novas gerações. Irá assim, dinamizar o trabalho de programação cultural em rede, com impacto à escala regional, pela itinerância de projetos artísticos e dos grupos da comunidade envolvidos, e em simultâneo criar valor material, potenciando, desta forma, o turismo na região e criando um circuito de visitação intermunicipal através das peças escultóricas que irão ser criadas. 

Desta forma, a iniciativa, não só promove a parceria entre municípios, como fomenta a dinamização, promoção e desenvolvimento do património cultural, enquanto meio de valorização, diferenciação e competitividade dos territórios.

CAMPANHA "JUNTOS CONTINUAMOS A AJUDAR" PROMOVIDA PELA CADEIA DE GINÁSIOS LFITNESS HEALTH CLUB, EFECTUOU A PRIMEIRA ENTREGA DOS BENS OFERECIDOS PELOS SEUS CLIENTES

Embora a campanha solidária promovida pelos ginásios do grupo LFitness Health Club, sediados nas cidades de Cantanhede, Águeda e Oliveira do Bairro, nesta quadra do natal vá decorrer até 15 de janeiro, o êxito da mesma, que se deve em exclusivo à solidariedade dos seus clientes, permitiu a primeira entrega dos bens recolhidos, no passado dia 23 de dezembro. 

Gonçalo Bem-Haja, acompanhado de outras colaboradoras da cadeia de ginásios LFitness Health Club, entregou à Presidente da Direcção Geral da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, os donativos recebidos e que se traduziram, num conjunto significativo de vestuário e brinquedos. 
Para além destes bens foram também já recolhidos dezenas de bens alimentares, que igualmente, se vão destinar aos projectos solidários desenvolvidos, “Fechada, mas de Porta Aberta”, que diariamente distribuiu bens alimentares pelas famílias que vem acompanhando nos últimos anos e ao Projecto de Cooperação “. de Partida!”, que regularmente envia bens para instituições de apoio a famílias carenciadas de Cabo Verde.

06 de janeiro | 15h00 | On-line: “Estratégia para a recuperação e valorização de fósforo” em foco na Agrária de Coimbra

A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no dia 6 de janeiro de 2021, com início às 15h00, on-line, via plataforma Zoom, a palestra com o tema “Estratégia para a recuperação e valorização de fósforo”. 

A palestra é realizada no âmbito da Licenciatura em Tecnologia e Gestão Ambiental e tem como palestrante Verónica Oliveira, investigadora do CERNAS. 

Os interessados em assistir à palestra devem aceder a https://videoconf-colibri.zoom.us/j/82596594887?pwd=TGdwbXRta2cwVkFjWTRTQjR6bDhSZz09


Águeda | Câmara Municipal celebra protocolo com UF de Travassô e Óis da Ribeira para transporte escolar

 Acordo foi assinado ontem e o transporte de alunos passa a ser assegurado, de forma gratuita, a partir de dia 4 de janeiro

A Câmara Municipal de Águeda assinou, ontem, um protocolo de delegação de competências com a União de Freguesias (UF) de Travassô e Óis da Ribeira com o objetivo de garantir o transporte de alunos do 1.º Ciclo do Ensino Básico.

O Município de Águeda, que suporta financeiramente este serviço, transfere mensalmente uma verba para a UF, que se compromete, nos termos do acordo assinado, a transportar os alunos para e das escolas frequentadas, em horário compatível com o início e o fim das aulas

A este apoio mensal acresce o subsídio de 16.250 euros que a Câmara de Águeda atribuiu à referida UF para a aquisição de uma carrinha que servirá para prestar este serviço de transporte escolar.

“Servir as populações com os melhores recursos e prestar os melhores serviços é o nosso compromisso público e social que levamos muito a sério, pelo que este acordo é mais uma evidência disso mesmo”, disse Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, acrescentando que a delegação de competências com as Juntas e Uniões de Freguesia, pela sua proximidade às populações, é uma forma ajustada de implementar este tipo de medidas, que respondem às necessidades existentes.

De realçar que este serviço que vai ser prestado pela UF de Travassô e Óis da Ribeira é em tudo semelhante ao que é proporcionado, há alguns anos, pelas Uniões de Freguesias de Préstimo e Macieira de Alcôba, de Belazaima do Chão, Castanheira do Vouga e Agadão, bem pelo pelas Juntas de Freguesia de Macinhata do Vouga e Valongo do Vouga.

Assim, a UF de Travassô e Óis da Ribeira, com a carrinha adquirida com apoio camarário, passará a disponibilizar meios e recursos à população local não só para transportar as crianças mas para prestar apoio noutras áreas que se afigurem necessárias, a exemplo do que acontece nas outras freguesias.

Refira-se que este protocolo, que vigora por um ano letivo e será renovado automaticamente, permite que o serviço comece a funcionar a partir do próximo dia 4 de janeiro.

50 jornalistas mortos em 2020, cada vez mais em zonas de paz

Este ano foram mortos 50 jornalistas e quase sete em cada 10 em países em paz e não em zonas de guerra, indicou a organização Repórteres sem Fronteiras (RSF) no seu relatório anual publicado hoje.

Enquanto o número de mortos "permanece estável" em comparação com os 53 jornalistas mortos em 2019, cada vez mais "estão a ser assassinados em países em paz", ou seja, 34 pessoas, representando 68% do número total dos homicídios, segundo a organização não-governamental (ONG) francesa, que elaborou este relatório entre 01 de janeiro e 15 de dezembro.

A proporção de jornalistas mortos em zonas de conflito está a diminuir constantemente, de 58% em 2016 para 32% este ano em países como a Síria e o Iémen ou "zonas minadas por conflitos de baixa ou média intensidade" como o Afeganistão e o Iraque.

O México é o país mais mortífero para a profissão com oito mortos, seguido da Índia e Paquistão com quatro cada, Filipinas e Honduras, ambos com três.

De todos os jornalistas mortos em 2020, 84% foram deliberadamente visados e deliberadamente eliminados, em comparação com 63% em 2019.

"Alguns deles foram mortos em condições particularmente bárbaras", salienta a RSF, apontando como exemplo o jornalista mexicano Julio Valdivia Rodriguez do diário El Mundo de Veracruz, que foi encontrado decapitado na parte oriental do estado, e o seu colega Victor Fernando Alvarez Chavez, editor de um 'site' de notícias local, que foi desmembrado na cidade de Acapulco.

Na Índia, o jornalista Rakesh Singh "Nirbhik" foi "queimado vivo após ter sido pulverizado com um gel altamente inflamável, enquanto o jornalista Isravel Moses, correspondente de uma estação de televisão Tamil Nadu, foi morto com golpes de machetes", relata RSF.

No Irão, o Estado condenou o administrador do canal Telegram Amadnews, Rouhollah Zam, à morte e depois executou-o por enforcamento.

Cerca de 20 jornalistas de investigação foram mortos este ano, 10 investigavam casos de corrupção local e desvio de fundos públicos, quatro investigavam a máfia e o crime organizado e três trabalhavam em questões ambientais.

A RSF também regista a morte de sete jornalistas que cobriram manifestações no Iraque, Nigéria e Colômbia, um "novo desenvolvimento", salientou a ONG.

Na primeira parte do seu relatório anual, publicado em meados de dezembro, RSF contava 387 jornalistas presos, "um número historicamente elevado".

A Federação Internacional de Jornalismo, por seu lado, contabilizou 2.658 jornalistas mortos desde 1990.

Lusa

Imagem: M80

Alerta | Gelo nas regiões Norte e Centro

Períodos de céu muito nublado, diminuindo gradualmente de nebulosidade a partir da tarde.

Aguaceiros, que serão de neve acima de 800/1000 metros de altitude nas regiões Norte e Centro, podendo a cota descer temporariamente para os 600/800 metros na região Norte, diminuindo de frequência a partir da tarde.
Vento fraco a moderado (até 30 km/h) do quadrante oeste, soprando por vezes forte (até 45 km/h) no litoral oeste e nas terras altas com rajadas até 60 km/h, rodando gradualmente para norte/noroeste a partir da tarde.
Formação de gelo em alguns locais das regiões Norte e Centro.
Pequena descida de temperatura, em especial da mínima.

COIMBRA - 03/10ºC

MIRA - 07/13ºC

CANTANHEDE - 07/13ºC

MEALHADA - 03/11ºC

VAGOS - 06/12ºC

ANADIA - 03/11ºC

A verdadeira beleza atrai a juventude – I

 

Catedral de Westminster (Londres)
  • Plinio Maria Solimeo

Estudo recente de uma organização de jovens britânicos afirma que “são muito influentes na conversão de um jovem ao cristianismo o próprio prédio físico da igreja”. Analisando esse estudo, o Telegraph cita que “cerca de 13% dos adolescentes disseram que decidiram se tornar cristãos depois de visitarem uma igreja ou catedral”.

Para o jornal londrino, a “influência do edifício da igreja na conversão de adolescentes é mais significativa do que a participação deles em um grupo de jovens, em um casamento, ou o fato de eles conversarem com outros cristãos sobre a fé”. O estudo sugere que métodos utilizados pela Igreja, como grupos de jovens, são menos eficazes para atrair adolescentes do que a oração ou a visita a uma igreja.

O que atrai esses jovens ingleses nas igrejas e catedrais, muitas delas verdadeiras joias medievais, roubadas ao culto católico durante a apostasia e o cisma do lúbrico rei Henrique VIII? Na verdade, eles são atraídos pela beleza da arquitetura, pelo colorido dos vitrais, pelas esguias torres e cúpulas que desafiam os tempos. Enfim, tudo aquilo que falta nas igrejas modernas, feias como o pecado…

Isso nos remete a uma questão filosófica. O que pode ser realmente considerado belo? O Belo é algo subjetivo ou objetivo? Na verdade, desde a antiguidade, filósofos — o principal deles foi Aristóteles — se debruçaram sobre o assunto à busca de uma explicação satisfatória. São Tomás de Aquino, seguindo os passos do filósofo grego, tratou com maestria desse tema em sua Suma Teológica.

Segundo o Prof. Gabriel Ferreira, ao comentar o Doutor Angélico, esclarece que ele aponta três condições da beleza: a primeira delas é integridade ou perfeição do ente. Ou seja, quanto mais o ser for completo e íntegro de sua natureza; quanto menos lhe faltar para que seja aquilo que é; portanto, quanto mais perfeito, mais belo será tal ente.

A segunda das condições é o que Santo Tomás chama de proporção ou harmonia. Que seja proporcional entre suas diversas partes, ordenadas para o fim que lhe é próprio. Por último, São Tomás acrescenta um traço pouco explorado, isto é, o brilho, a claridade ou o esplendor. Pois o que é belo exibe uma espécie de halo que coroa seu grau de perfeição e está de acordo com ele.

A beleza portanto se encontra naquilo que os sentidos e o intelecto encontram satisfação e nossos apetites são aplacados. A experiência da beleza conjura a unidade dos nossos desejos — do intelecto e da vontade — e as satisfaz, uma vez que o bom e o belo são o mesmo. É essa “satisfação” em encontrar esse “bom e o belo” que atualmente atrai muitos jovens. Pretendo voltar ao tema. Até breve.

ABIM

ELEIÇÕES: Marcelo em terceiro nos boletins e Ana Gomes no fim

O Presidente da República, que se recandidata ao cargo, ficou na terceira posição no ordenamento dos nomes nos boletins de voto para as eleições de 24 de janeiro, surgindo em último lugar a candidata Ana Gomes.

Segundo o sorteio realizado hoje no Tribunal Constitucional (TC), o militar Eduardo Batista está, para já, no topo da lista, seguindo-se a eurodeputada bloquista Marisa Matias e o atual chefe de Estado e recandidato.

Em quarto lugar figura o dirigente da Iniciativa Liberal Tiago Mayan, seguido pelo líder do Chega, André Ventura, o líder do RIR, Vitorino Silva (Tino de Rans), o eurodeputado comunista João Ferreira e, finalmente, Ana Gomes.

O presidente do TC, Manuel da Costa Andrade, e o secretário de Justiça Vítor Mendes protagonizaram os procedimentos, perante representantes das diversas candidaturas.

Os juízes do Palácio Ratton têm 04 de janeiro para verificar a admissibilidade das proposituras, nomeadamente o número mínimo de 7.500 assinaturas válidas de cidadãos eleitores.


Fonte oficial do TC disse à agência Lusa que o acórdão final será proferido na quarta-feira, cabendo depois à Comissão Nacional de Eleições elaborar os boletins de voto para o sufrágio.

Segue-se ainda um período de recurso por parte das candidaturas consideradas inelegíveis ou com irregularidades e a decisão final tem de ser tomada até 11 de janeiro.

Até ao prazo-limite das 16:00 de 24 de dezembro dirigiram-se ao TC nove cidadãos que entregaram documentação com a intenção de concorrerem ao Palácio de Belém, segundo fonte da secretaria-geral daquele órgão de soberania.

No sorteio, o primeiro nome a sair da urna foi o do eurodeputado do PCP João Ferreira, sendo-lhe depois atribuído o número sete. O mesmo procedimento foi adotado para os outros candidatos, ficando estabelecido o ordenamento final.

Fonte e Foto: Lusa