sábado, 27 de julho de 2019

Marinha Grande assume-se como principal centro tecnológico da região na TRANSFORMAÇÃO DIGITAL




A presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande promoveu uma reunião com responsáveis pela Altice e representantes de associações industriais e centros tecnológicos e de investigação, para avaliar a possibilidade de estabelecer parcerias para a criação de infraestruturas de suporte a uma cidade inteligente, dado que este Município se assume como o principal centro tecnológico da região.

A reunião teve lugar no dia 25 de julho, no Centro Empresarial da Marinha Grande, tendo contado com a presença da presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Cidália Ferreira; do administrador da área tecnológica, Luís Alveirinho; do diretor geral da Altice Labs, Alcino Lavrador; do chefe de Gabinete do CEO e responsável pela Direção de Coordenação Corporativa, Institucional e Comunicação, André Figueiredo; de outros responsáveis da Alice; do presidente do Politécnico de Leiria, Rui Pedrosa; do vice-presidente do Politécnico de Leiria, Nuno Rodrigues; do presidente do CENTIMFE, Nuno Silva; do diretor geral do CENTIMFE, Rui Tocha; do diretor do CENFIM, Carlos Manuel Silva; do secretário geral da CEFAMOL, Manuel Oliveira; e do técnico do Gabinete Municipal de Apoio ao Empresário e Empreendedorismo, Luís Barreiros Oliveira.

A reunião com a Altice Portugal visou a apresentação das potencialidades tecnológicas existentes e definir desafios que poderão vir a ser concretizados em parceria com esta operadora.

Os responsáveis pela Altice manifestaram o seu agrado pelo desenvolvimento tecnológico e trabalho institucional e empresarial encontrado na Marinha Grande, tendo apontado algumas áreas nas quais poderão existir pontos de interesse e oportunidades de parceria tecnológica.

A presidente da Câmara destaca que “a Marinha Grande é conhecida no contexto nacional pela excelência, capacidade de inovação e iniciativa, versatilidade, competitividade e projeção nacional e internacional das principais atividades económicas do concelho, em particular, a indústria – moldes, plásticos e vidro”.

Foi neste contexto que, em abril de 2017, foi criado o PTE - D 2030 - Pacto Territorial para o Desenvolvimento da Marinha Grande numa parceria público-privada. Para Cidália Ferreira, “as estratégias de eficiência coletiva, as parcerias publico-privadas, assumem-se como meios de viabilização dos investimentos estratégicos e dos novos modelos de negócio, partilhando riscos e benefícios”.

A presidente recorda que “está em curso, na Zona Industrial da Marinha Grande, a criação do Parque de Ciência e Tecnologia da Marinha Grande, visando a integração científica e tecnológica da Região numa orientação para o desenvolvimento da Indústria da Região, envolvendo as instituições de inovação, ciência e emprego deste território”.

Por isso, “o desenvolvimento da Zona Industrial Inteligente da Marinha Grande, no contexto da Transformação digital em Curso, é assumido pela Câmara Municipal e seus parceiros de desenvolvimento como uma estratégia de futuro, diferenciadora e promotora de novas competências para a sustentabilidade do território”.

O Município da Marinha Grande “definiu e tem vindo a desenvolver um conjunto de ações que lhe permitam assumir, ainda com maior legitimidade, no âmbito da agenda estratégica já referida antes, a condição de “município inteligente” e de principal centro tecnológico da Região de Leiria, com uma relação mais aberta e próxima dos cidadãos, através dos meios tecnológicos e de comunicação já existentes ou que a breve prazo venham a estar disponíveis, numa perspetiva de atualização permanente”.

Após a reunião, todos os presentes visitaram o CDRsP - Centro de Desenvolvimento Rápido e Sustentado de Produto do Politécnico de Leiria; CENTIMFE - Centro Tecnológico da Indústria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos; e Incubadora de Empresas OPEN.

Falecimento do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora

Resultado de imagem para Falecimento do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora
radiocampanario
É com profunda dor e pesar que a Câmara Municipal de Évora comunica o falecimento do seu Vereador e Vice-Presidente, João Manuel da Horta Rodrigues.
João Rodrigues nasceu a 10 de Outubro de 1956, era licenciado em Organização e Gestão de Empresas com especialização em auditoria financeira e finanças e, profissionalmente, era gestor e Técnico Oficial de Contas.
Foi Presidente da Junta Freguesia de Torre de Coelheiros (Évora) de 1979 a 2013; foi Vice-Presidente da Mesa do Concelho Geral da ANAFRE de 2010 a 2013 e era Vereador desde Outubro de 2013 e Vice-Presidente da Câmara Municipal desde 2017.
João Rodrigues, eleito pela CDU – Coligação Democrática Unitária, era membro do Partido Comunista Português e teve relevante actividade e participação política, social e cívica antes e depois da Revolução de Abril. Desempenhou vários cargos no movimento associativo e autárquico a nível local, regional e nacional.
O Município de Évora respeitará luto municipal nos próximos 3 dias (entre 27/7 e 29/7), com bandeira a meia-haste, não se realizarão as iniciativas passíveis de suspensão e nas restantes será cumprido 1 minuto de silêncio em honra da memória do Vereador e Vice-Presidente João Rodrigues.
À família enlutada e ao Partido Comunista Português apresentamos as nossas sentidas condolências.

Paços do Concelho de Évora, 26/7/2019, 22h

O Presidente da CM Évora
Carlos Pinto de Sá