quinta-feira, 5 de janeiro de 2023

MUNICÍPIO DE SILVES AVALIA EXECUÇÃO DA OPERAÇÃO DE REABILITAÇÃO URBANA DE SILVES

 Volvidos cinco anos da entrada em vigor da Operação de Reabilitação Urbana de Silves (ORU de Silves), o Município de Silves procedeu à avaliação da sua execução, em conformidade com o previsto no Regime Jurídico da Reabilitação Urbana, tendo aprovado, em reunião da Assembleia Municipal de Silves de 27 de dezembro de 2022, o relatório de Avaliação da Execução 2017-2022 da ORU de Silves.
A ORU de Silves representa um exemplo concreto e efetivo do novo paradigma das políticas públicas de ordenamento do território prosseguidas pela autarquia, dado que, ao apoiar a reabilitação do edificado existente, potencia a atratividade da Área de Reabilitação Urbana de Silves (ARU de Silves), o seu dinamismo e competitividade, numa lógica territorial de racionalidade e eficiência, com a consequente valorização dos recursos, na linha da sustentabilidade ambiental e promoção da qualidade de vida no território municipal.
Em termos globais, os apoios concedidos (num total aproximado de 240 apoios) contribuíram para a concretização da estratégia de reabilitação urbana definida para a ARU de Silves, permitindo aos proprietários recuperar o seu edificado, devolvendo-o à cidade com novas funcionalidades ou mais apto a exercer as suas funções de origens, e, por esta via, revitalizando a própria cidade.
Esta dinâmica de reabilitação e concretização da estratégia encontrou também nas iniciativas públicas de reabilitação do espaço público, alinhado com o Plano de Ação de Regeneração Urbana de Silves (PARU), um contributo para a sua materialização. De entre outras iniciativas da autarquia, destacam-se a requalificação do Centro Histórico Urbano de Silves - 2.ª fase (intervenção concluída), a requalificação do Mercado Municipal de Silves e zona envolvente (intervenção concluída), a reabilitação das infraestruturas urbanas do Largo da Republica (intervenção concluída), a intervenção de valorização e beneficiação da Rua Atrás dos Muros (em fase de conclusão de obra) e a requalificação paisagística (incluindo infraestruturas) do Bairro do Progresso (em execução).
Considera-se, assim, que a execução da ORU de Silves tem contribuído para a reabilitação e regeneração da cidade de Silves, fixando população, ao mesmo tempo que se melhora o estado de conservação do edificado, valorizando o património existente, reforçando a identidade territorial e promovendo o desenvolvimento local e o bem-estar das populações.
Fica o desejo que, nos restantes 10 anos de vigência da ORU de Silves, esta registe os mesmos efeitos urbanos, sociais e patrimoniais que foram identificados nestes primeiros cinco anos de vigência.
O relatório de Avaliação da Execução 2017-2022 da ORU de Silves encontra-se disponível para consulta no site institucional do Município de Silves, em https://cms.cm-silves.pt//upload_files/client_id_1/website_id_1/Ordenamento%20e%20Urbanismo/Ordenamento/ARU/DOGU_ORU_RAE_17_22.pdf .

CENTRO MUNICIPAL DE MARCHA E CORRIDA DE SILVES – SILVES RUNNERS PROMOVE WORKSHOP DE CAMINHADA Inscrições até dia 10 de janeiro 2023

 O Centro Municipal de Marcha e Corrida de Silves – Silves Runners (CMMCS) promove no próximo dia 11 de janeiro, um Workshop de Caminhada com dois temas – “Caminhar/Hike na Natureza” e “Começar a andar, e a descoberta das Caminhadas/Hiking”. A atividade, que integra o projeto Silves Runners, é gratuita e decorrerá no Parque da Cidade, junto ao Complexo das Piscinas Municipais de Silves, e zona sub-urbana de Silves.
Este workshop de Caminhada, com início pelas 16h00, é composto por uma parte de informação e outra de atividade de caminhada para iniciantes (acessível), de forma a colocar em prática as informações adquiridas.
Os interessados em participar neste workshop de caminhada, poderão fazer a sua inscrição com o grupo Silves Runners em https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9627&ver=18498 , até dia 10 de janeiro, mas com limitação de vagas. Ao fazer a sua inscrição nesta atividade, deverá trazer o seguinte material: calçado e equipamento desportivo confortável e quente; boné e impermeável; água; barrita de cereais ou fruta numa mochila.
Promover a atividade física através da marcha e corrida na população, pelo fornecimento de informação e conhecimento sobre estas modalidades, é o principal objetivo desta iniciativa, integrada no projeto Silves Runners. O grupo Silves Runners desenvolve atividades de caminhada e corrida, disponíveis a todas as pessoas e desenvolvidas por todo o Concelho, através da promoção regular de atividades semanais das respetivas modalidades. É ainda pretensão do grupo incentivar a prática de atividade física ao Ar Livre, experimentar e fortalecer a ligação à Natureza, numa nova perspetiva de superação através da atividade física.
O telefone 282 440 271 e o endereço de correio eletrónico desporto@cm-silves.pt são os contactos do Sector de Desporto da Câmara Municipal de Silves disponíveis para efeitos de recolha de informações adicionais.

1.º CORTA MATO EM ATLETISMO TEM LUGAR A 15 DE JANEIRO, EM TUNES

 Terá lugar no próximo dia 15 de janeiro, pelas 10h00, na pista de aeromodelismo de Tunes, o 1.º Corta Mato em Atletismo. A iniciativa é organizada pela ADECT – Associação Desportiva e Cultural de Tunes, em parceria com o Município de Silves.
Poderão participar na prova atletas federados e não federados dos escalões minis, benjamins, infantis, iniciados, juvenis, juniores, seniores e veteranos (masculinos e femininos), devendo as inscrições ser efetuadas na plataforma da Federação Portuguesa de Atletismo https://www.fpacompeticoes.pt/.
O telefone 932 723 635 e o email geral.adect@gmail.com são os contactos da ADECT disponíveis para o fornecimento de informação adicional sobre a iniciativa.
O 1.º Corta Mato de Tunes conta, ainda, com o apoio da Associação de Atletismo do Algarve, da ASAS - Associação de Aeromodelismo do Sul e do comércio e industria locais.

MUNICÍPIO DE SILVES APOSTA NA ATIVIDADE FÍSICA APÓS O NATAL


O Município de Silves, vai promover a iniciativa FAT BURNING WEEK, no Complexo das Piscinas Municipais de Silves.

As atividades irão decorrer entre 23 e 27 de janeiro e encontram-se programadas em dias e horários específicos.

O acesso é livre e dirigido a não utentes, contudo os interessados deverão fazer a sua inscrição através de um formulário próprio, disponível em: https://www.cm-silves.pt/Preview.aspx?pageID=9624&ver=18495

Se deseja eliminar as quilocalorias da época natalícia, junte-se a nós e inicie o ano com um dos nossos programas de treino.

Município reforça transporte escolar com aquisição de novo autocarro


O Município de Proença-a-Nova adquiriu um novo autocarro para reforçar a sua frota de automóveis de transporte escolar, colmatando desta forma uma lacuna que existia no concelho, num investimento de 105 mil euros.
Uma vez que apenas os veículos com menos de 16 anos podem assegurar o transporte escolar, em conformidade com o estipulado por lei e ainda que criando situação injusta para os munícipes quanto ao transporte público de passageiros, o novo autocarro, com 24 lugares (22+1+1) permite ao Município passar a garantir com maior eficiência e facilidade, não só o transporte escolar, como também outras atividades regulares do concelho, nas quais poderá ser potencialmente necessário transportar grupos de instituições que se ajustem à capacidade deste veículo.

O Município passa agora a possuir dois autocarros com capacidade e devidamente qualificados para realizar transporte escolar, dos quais os jovens do concelho poderão começar a usufruir, encurtando os períodos de espera e aumentando significativamente o conforto nas viagens realizadas.

A frota de veículos do Município de Proença-a-Nova tem vindo a ser reforçada nos últimos anos, com o foco e prioridade a estar direcionado para os veículos pesados e de maior dimensão, especialmente úteis para facilitar o trabalho das equipas exteriores.

Os Comandos Distritais de Operações de Socorro (CDOS) foram substituídos esta quarta-feira, dia 4 de janeiro, por 24 Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil.

 
Com a operacionalização das salas de operações que cobrem todo o território continental é concretizada uma nova reforma, e evolução, no sistema de proteção civil, que passa assim de uma estrutura distrital para um modelo sub-regional.
A criação de 24 comandos sub-regionais de emergência e proteção civil estava prevista na lei orgânica (Decreto-Lei n.º 45/2019, de 1 de abril) da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), que entrou em vigor em 2019. A lei orgânica previa que a nova estrutura regional e sub-regional entraria em funcionamento de forma faseada.
 
A transição do modelo distrital para o modelo sub-regional estava prevista acontecer a 1 de janeiro, mas ANEPC determinou o adiamento desta transição face ao agravamento das condições meteorológicas e da elevação do Estado de Alerta Especial do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) para nível Laranja para 5 distritos do Continente. A necessidade de adotar medidas preventivas e de reação face à severidade meteorológica em grande parte do território continental, designadamente nas regiões do Norte e Centro e em especial no Minho e Douro Litoral, também contribuiu para tomada dessa decisão.
 
Esta mudança adapta a organização da ANEPC aos modelos de organização do território continental, nomeadamente às comunidades intermunicipais (CIM), e às áreas metropolitanas (AM), permitindo um sistema mais próximo dos cidadãos e da realidade territorial.
 
A partir de hoje, para além da sede da ANEPC e do Comando Nacional de Emergência e Proteção (CNEPC), sediados em Carnaxide, e dos cinco Comandos Regionais de Emergência e Proteção Civil (COREPC) do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve, criados em dezembro de 2020 e sediados, respetivamente, em Vila Real, Viseu, Almeirim, Évora e Loulé, a ANEPC passa a contar com os 24 comandos sub-regionais.
 
A localização dos novos Comandos Sub-Regionais de Emergência e Proteção Civil foi determinada na anterior legislatura, nos termos do Despacho n.º 3212-A/2022, de 15 de março, sendo complementada com o com o Despacho n.º 14837-A/2022, de 29 de dezembro. As estruturas possuem a seguinte localização:
  • Comando Sub-Regional do Alto Minho, em Viana do Castelo;
  • Comando Sub-Regional do Alto Tâmega e Barroso, em Chaves;
  • Comando Sub-Regional da Área Metropolitana do Porto, no Porto;
  • Comando Sub-Regional do Ave, em Fafe;
  • Comando Sub-Regional do Cávado, em Braga;
  • Comando Sub-Regional do Douro, em Vila Real;
  • Comando Sub-Regional do Tâmega e Sousa, em Baião;
  • Comando Sub-Regional das Terras de Trás-os-Montes, em Bragança;
  • Comando Sub-Regional da Beira Baixa, em Castelo Branco;
  • Comando Sub-Regional das Beiras e Serra da Estrela, na Guarda;
  • Comando Sub-Regional da Região de Aveiro, em Aveiro;
  • Comando Sub-Regional da Região de Coimbra, em Coimbra;
  • Comando Sub-Regional da Região de Leiria, em Leiria;
  • Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões, em Viseu;
  • Comando Sub-Regional da Grande Lisboa, em Lisboa;
  • Comando Sub-Regional da Península de Setúbal, em Palmela;
  • Comando Sub-Regional da Lezíria do Tejo, em Almeirim;
  • Comando Sub-Regional do Médio Tejo, em Vila Nova da Barquinha;
  • Comando Sub-Regional do Oeste, nas Caldas da Rainha;
  • Comando Sub-Regional do Alentejo Central, em Évora;
  • Comando Sub-Regional do Alentejo Litoral, em Grândola;
  • Comando Sub-Regional do Alto Alentejo, em Portalegre;
  • Comando Sub-Regional do Baixo Alentejo, em Beja;
  • Comando Sub-Regional do Algarve, em Loulé.

Alcina Coutinho
Divisão de Comunicação e Sensibilização
Presidência

Saiba onde vão estar os radares da PSP em janeiro

A PSP disponibilizou, nas redes sociais, a calendarização e respetivo horário de algumas operações de controlo de velocidade até ao final do mês de janeiro. São mais de 100 locais em todo o país e ilhas.


Consulte, de seguida, onde vão estar os radares de velocidade:

AÇORES
  • 10/jan/23 07H45 Av. Natália Correia, freguesia S. Pedro – Ponta Delgada
  • 11/jan/23 07H45 Eixo Sul, freguesia S. José – Ponta Delgada​
  • 12/jan/23 15H45 Eixo Sul/Norte, freguesia Rabo Peixe – Ribeira Grande
  • 13/jan/23 08H00 ER, freguesia da Fonte Bastardo – Angra do Heroísmo
  • 13/jan/23 15H45 Eixo Norte, Ribeirinha – Ribeira Grande
  • 17/jan/23 14H00 ER 1, freguesia da Praia do Almoxarife – Horta
  • 20/jan/23 17H00 ER 1, freguesia da Candelária – Madalena do Pico
  • 22/jan/23 08H00 Estrada 25 de Abril, freguesia de Santa Cruz – Angra do Heroísmo
  • 26/jan/23 07H00 ER 1, freguesia da Castelo Branco – Horta
  • 27/jan/23 17H00 ER 1, freguesia das Bandeiras – Madalena do Pico

AVEIRO
  • 05/jan/23 09H30 Rua da Estrada Nacional – Santa Maria da Feira
  • 06/jan/23 08H00 Av. Europa – Aveiro
  • 12/jan/23 08H00 Av. Europa – Aveiro
  • 16/jan/23 08H00 Av. da Universidade – Aveiro
  • 17/jan/23 09H30 Av. Fernão de Magalhães, Furadouro – Ovar
  • 18/jan/23 14H00 Av. da Universidade – Aveiro
  • 19/jan/23 09H00 Av. 32 – Espinho
  • 24/jan/23 08H00 Av. Europa – Aveiro
  • 26/jan/23 08H00 Av. Europa – Aveiro
  • 31/jan/23 09H30 Rua das Águas – S. João da Madeira

BRAGA
  • 06/jan/23 10H00 Av. Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga
  • 09/jan/23 15H00 Av. António Macedo – Braga
  • 10/jan/23 14H30 Variante EN 14 – Vila Nova de Famalicão
  • 11/jan/23 08H00 Circular de Barcelos – Barcelos
  • 12/jan/23 08H30 Circular Urbana de Guimarães – Guimarães
  • 18/jan/23 14H00 Circular de Barcelos – Barcelos

BRAGANÇA
  • 06/jan/23 08H00 Estrada de Vinhais – Bragança
  • 10/jan/23 08H00 Av. das Comunidades Europeias – Mirandela
  • 17/jan/23 08H00 Av. Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela
  • 27/jan/23 08H00 EN 15 – Bragança

CASTELO BRANCO
  • 06/jan/23 10H00 Av. da Europa – Castelo Branco
  • 14/jan/23 09H00 Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
  • 21/jan/23 09H00 Alameda Europa – Covilhã
  • 27/jan/23 09H00 Chão de St. André – Castelo Branco
  • 29/jan/23 09H00 Av. Cidade Rio de Janeiro – Covilhã

COIMBRA
  • 10/jan/23 09H00 Av. Doutor Mário Soares – Figueira da Foz
  • 10/jan/23 09H30 IC 2 Banhos Secos (Sul/Norte) – Coimbra
  • 20/jan/23 09H00 Av. Doutor Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
  • 20/jan/23 09H30 Av. Fernando Namora – Coimbra
  • 26/jan/23 09H00 Av. Doutor Mário Soares – Figueira da Foz
  • 31/jan/23 09H30 EN 341 – Coimbra

ÉVORA
  • 05/jan/23 09H30 Av. Lino de Carvalho – Évora
  • 10/jan/23 10H00 EN 18 ao Gil – Estremoz
  • 13/jan/23 14H30 CM 1094 Estrada do Bairro de Almeirim – Évora
  • 19/jan/23 09H30 ER 114-A Estrada de Arraiolos – Évora
  • 19/jan/23 15H00 Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
  • 24/jan/23 09H30 EN 114 Av. Túlio Espanca – Évora
  • 26/jan/23 15H00 EN 18 ao Gil – Estremoz

LEIRIA
  • 09/jan/23 14H00 Av. Monsenhor Bastos – Peniche
  • 11/jan/23 09H00 Av. da Comunidade Europeia – Leiria
  • 12/jan/23 09H00 Estrada da Garcia – Marinha Grande
  • 26/jan/23 21H00 Rua General Amílcar Mota – Caldas da Rainha
LISBOA
  • 09/jan/23 14H00 IC 19 – Cacém
  • 11/jan/23 09H00 Av. da Marginal – Cascais
  • 16/jan/23 14H00 IP 7 (Norte/Sul) – Lisboa
  • 16/jan/22 08H00 Estrada dos Salgados – Amadora
  • 17/jan/23 08H30 Av. da República (Poente/Nascente) – Oeiras
  • 17/jan/23 13H30 EN 249-3 (Norte/Sul) – Porto Salvo
  • 19/jan/23 09H00 Av. Capitães de Abril – Mem Martins
  • 19/jan/23 10H00 Av. Infante D. Henrique – Lisboa
  • 22/jan/23 09H00 Av. Nicolau Breyner – Loures
  • 22/jan/23 14H00 Rua Almirante Gago Coutinho – Ramada
  • 30/jan/23 14H00 IC 2 – Santa Iria de Azóia
MADEIRA
  • 05/jan/23 09H00 ER 116 – Levada dos Ilhéus – Funchal
  • 12/jan/23 08H00 Rua Eng. Santo Costa – Machico
  • 12/jan/23 16H00 ER 116 – Levada dos Ilhéus – Funchal
  • 18/jan/23 17H00 Saída/entrada do Túnel da Cruz – Faial – Santana
  • 18/jan/23 08H00 VR 1 (Oeste/Este) Quinta Grande – Câmara de Lobos
  • 20/jan/23 17H00 VR 1 (Este/Oeste) Câmara de Lobos

PORTALEGRE
  • 06/jan/23 08H15 Av. de Badajoz – Portalegre
  • 10/jan/23 15H30 Av. da Extremadura Espanhola – Portalegre
  • 13/jan/23 15H30 EN 246 – Portalegre
  • 17/jan/23 17H00 Av. de Badajoz – Elvas
  • 24/jan/23 17H00 Av. Europa – Elvas
  • 31/jan/23 09H00 EN 4 – Elvas

PORTO
  • 05/jan/23 08H00 R. das Rãs, 242 – Santo Tirso
  • 09/jan/23 16H00 Av. Montevideu, 47 – Porto
  • 10/jan/23 08H00 Av. do Marechal Gomes da Costa, 1317 – Porto
  • 12/jan/23 08H00 Est. Circunvalação, 15074 – Matosinhos
  • 13/jan/23 13H00 Rua Heróis Ultramar, Vilar Andorinho – Vila Nova de Gaia
  • 18/jan/23 08H00 Av. D. Joao II – Oliveira Douro
  • 19/jan/23 13H00 Av. D. João II, 317 – Vila Nova de Gaia
  • 24/jan/23 08H00 R. da Marginal, 205 – Ermesinde
  • 26/jan/23 13H00 Via Eng. Edgar Cardoso (Sul/Norte) – Vila Nova de Gaia
  • 30/jan/23 16H00 Av. Mar – Vila do Conde​

SANTARÉM
  • 11/jan/23 08H00 Circular Urbana (Norte/Sul) – Santarém
  • 12/jan/23 08H00 EN 110, Carvalhos de Figueiredo – Tomar
  • 13/jan/23 08H00 Av. Bombeiros Voluntários – Ourém
  • 17/jan/23 08H00 Rua Eng. Ferreira Mesquita – Entroncamento
  • 18/jan/23 08H00 Av. Dr. Santana Maia – Abrantes
  • 30/jan/23 08H30 Av. 25 de Abril – Cartaxo

SETÚBAL
  • 09/jan/23 08H30 EN 10 – Setúbal
  • 12/jan/23 09H30 EN 378 – Seixal
  • 16/jan/23 08H30 Av. Escola dos Fuzileiros Navais – Barreiro
  • 23/jan/23 10H00 Av. Arsenal do Alfeite (Almada/Corroios)

VIANA DO CASTELO
  • 06/jan/23 09H30 Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima
  • 12/jan/23 20H30 Av. General Gaspar de Castro – Viana do Castelo
  • 18/jan/23 09H30 Av. General Gaspar de Castro – Viana do Castelo
  • 22/jan/23 20H30 Av. do Meio, Areosa – Viana do Castelo
  • 30/jan/23 09H30 Av. 25 de Abril – Viana do Castelo
VILA REAL
  • 09/jan/23 09H00 Rua Rainha D. Mafalda – Chaves
  • 13/jan/23 08H00 Rua Vasco Sameiro – Vila Real
  • 20/jan/23 09H00 Rua D. António de Medeiros – Chaves
  • 25/jan/23 14H00 Av. da Europa – Vila Real
  • 31/jan/23 14H00 Av. Doutor Mário Soares – Chaves

VISEU
  • 12/jan/23 08H00 Av. Prof. Reinaldo Cardoso – Viseu
  • 14/jan/23 10H00 Rua Visconde de Arneirós – Lamego
  • 17/jan/23 08H00 Estrada de Nelas – Viseu
  • 19/jan/23 14H00 Av. D. Egas Moniz – Lamego
  • 25/jan/23 21H00 Av. D. Egas Moniz – Lamego
  • 27/jan/23 08H00 Av. da Europa – Viseu

Incêndio em habitação em Mangualde faz pelo menos dois mortos

Alerta foi dado às 07:39.
Duas pessoas morreram num incêndio numa habitação, esta quinta-feira, em Mangualde. Dezenas de operacionais foram destacados para o combate às chamas.
"À partida, trata-se de um casal de idosos, mas terá de ser investigado, uma vez que os corpos estão carbonizados", referiu à Lusa fonte do Comando Sub-Regional de Viseu Dão Lafões.
A mesma fonte adiantou que "a Polícia Judiciária está a caminho do local, para apurar e investigar o que se terá passado" na habitação em Corvaceira, na União de Freguesia de Tavares, concelho de Mangualde.
O alerta foi dado às 07:39 e, no local, às 09:00, estavam 21 operacionais apoiados por 10 veículos dos Bombeiros Voluntários de Mangualde, do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da GNR.

SIC Notícias