sexta-feira, 13 de outubro de 2023

Barcelos | IPCA de rosa pela prevenção contra o Cancro da Mama


O IPCA associou-se, uma vez mais, à Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC) e dinamizou uma ação de sensibilização com vista à prevenção para o cancro da mama.
Fatores de risco, sinais e sintomas, prevenção e diagnóstico precoce foram os principais assuntos abordados, numa conversa informal, onde houve também espaço para a partilha de experiências e para o esclarecimento de dúvidas.

A ação surge no âmbito do movimento Outubro Rosa, promovido anualmente pela LPCC para chamar a atenção para esta causa. A sessão contou com o apoio do Núcleo Regional do Norte da LPCC e foi dinamizada pela psicóloga Sandra Varzim.

No final, estudantes, docentes, profissionais e dirigentes juntaram-se para uma foto de grupo, protagonizando uma onda rosa em solidariedade com as vítimas do cancro da mama.
Aula Aberta de Cozinha Japonesa
16 outubro | 14h30 | Campus do IPCA

No dia 16 de outubro, pelas 14h30, a Escola de Hotelaria e Turismo (ESHT) do IPCA dinamiza uma aula aberta sobre Cozinha Japonesa, com o Chef Michael Choi, do restaurante Omakase Braga.


A aula aberta surge no âmbito do curso de licenciatura em Gestão Hoteleira e é aberta a toda a comunidade em geral, mediante inscrição prévia.

Com raízes na Coreia, Brasil e Portugal, Michael Choi tem consolidado desde 2021 a sua carreira de Sushi Chef em Portugal e na Europa.

Possuidor de diversas certificações internacionais de relevo, Michael Choi é um profissional certificado pela Autoridade mundial do Sushi, Sensei Hirotoshi Ogawa, em conjunto com o All Japan Sushi Association & World Sushi Skilld Institute.

Desde 2011, abraça o seu projeto pessoal em Braga, com a abertura do Restaurante Omakase, onde delicia clientes locais e internacionais com um menu transversal e eclético, profundamente enraizado nos cânones da cozinha clássica tradicional japonesa.


Ana Teixeira
Gabinete de Comunicação e Imagem (GCI)

Para assistir no Porto, no dia 22 de outubro, às 11h00, na Fundação de Serralves. Será que vírus e bactérias (também) tornam os alimentos seguros?


Os dados são públicos: uma em cada dez pessoas em todo o mundo ainda fica doente por ter consumido alimentos contaminados. Paula Teixeira, professora da Escola Superior de Biotecnologia e investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa, vai estar presente em mais uma sessão do Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa” para falar sobre segurança alimentar, inclusive sobre micróbios que ajudam a proteger os alimentos e a mantê-los seguros. A sessão realiza-se a 22 de outubro, pelas 11h00, em Serralves. A entrada é livre, mas sujeita a inscrição prévia.
“Sendo consensual que os alimentos nunca foram tão seguros como hoje, não deve, no entanto, ser descurada a realidade de que cerca de 600 milhões de pessoas em todo o mundo – uma em cada dez – ficam doentes por terem consumido alimentos contaminado,” alerta Paula Teixeira, investigadora do Centro de Biotecnologia e Química Fina da Universidade Católica Portuguesa. “A contaminação dos alimentos, além das consequências para a saúde pública, causa significativos desperdícios alimentares, com impacte social, ambiental e económico,” conclui.

Nesta sessão vão ser apresentados e debatidos alguns dos exemplos que o Laboratório de Microbiologia Alimentar do Centro de Biotecnologia e Química Fina (CBQF) da Universidade Católica no Porto tem desenvolvido, inclusive com empresas, no controlo de microrganismos indesejáveis em alimentos por outros microrganismos inofensivos, vírus e bactérias.

A sessão “Vírus e Bactérias (também) tornam alimentos seguros”, que integra o Ciclo de Conversas “Alimentar uma Causa”, uma iniciativa promovida pela Fundação de Serralves, em parceria científica com a Universidade Católica Portuguesa no Porto, irá decorrer no próximo dia 22 de outubro, na Sala Panorâmica da Fundação de Serralves. A entrada é gratuita mediante inscrição prévia.

Para mais informações, consultar:

Paula Teixeira
Licenciada em Engenharia Alimentar e doutorada em Biotecnologia pela Universidade Católica Portuguesa. É Professora Associada com agregação da Escola Superior de Biotecnologia, Diretora Adjunta para o Ensino e coordenadora do 1º ciclo e da Pós-Graduação em Segurança Alimentar da mesma instituição. Leciona nas áreas da Microbiologia Alimentar e da Segurança Alimentar.

É coordenadora do grupo “Food and Nutrition” e responsável do laboratório temático “Food Microbiology” do CBQF. O objetivo global do seu grupo de investigação é contribuir para um melhor conhecimento sobre agentes patogénicos de origem alimentar, com especial foco em Listeria monocytogenes, utilizando uma abordagem "Uma Saúde"Mais informações disponíveis em https://esb.ucp.pt/pt-pt/pessoa/paula-teixeira?parent-page=921

Alexandra Magna
Communication Consultancy

Cantanhede reconhecido como Município Parceiro. 16 estabelecimentos de ensino do concelho receberam bandeiras Eco-Escolas

 
O Município de Cantanhede esteve representado pelo vice-presidente Pedro Cardoso na cerimónia de entrega dos galardões eco-escolas 2023, que decorreu esta sexta-feira, 13 de outubro, em Braga.
Depois de da parte da manhã ter decorrido a “Eco-Mostra”, onde estiveram representadas diversas entidades com oferta de várias atividades para todos os participantes, à tarde teve lugar a Gala Eco-Escolas, na qual foram entregues as cerca de 2.000 bandeiras às eco-escolas galardoadas este ano. Em concreto, foram distinguidas 1.932 escolas, mais 34 que em 2022, de todos os graus de ensino, de 246 municípios (mais 3 que em 2022).
No que diz respeito a Cantanhede – reconhecido como Município parceiro -, foram distinguidos com a Bandeira verde 16 estabelecimentos de ensino dos agrupamentos de escolas Gândara-Mar, Lima-de-Faria, Marquês de Marialva, Escola Técnico Profissional de Cantanhede e PROVIDA - Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha.
Braga foi palco de um grande dia de festa, no qual estiveram envolvidas cerca de 5.000 pessoas, oriundas de todo o país, nomeadamente alunos, professores e diretores representantes das escolas galardoadas, além de municípios e outros parceiros.
O vice-presidente da Câmara Municipal, com o pelouro da Educação, Pedro Cardoso, referiu que “são muitas as instituições educativas do concelho que tem feito um excelente trabalho em matéria de educação ambiental e de envolvimento de toda a comunidade, daí o mérito deste galardão que premeia esse trabalho, empenho e dedicação - e isso enche-nos de orgulho”.
O autarca sublinhou ainda que “este trabalho cooperativo é uma evidência do poder transformador da Educação, nomeadamente na promoção de mais cidadania, que tem sido determinante para a consciencialização de que preservar o ambiente e salvar o planeta é uma tarefa de todos, uma responsabilidade de cada um, um compromisso coletivo. O que tem ainda maior relevância quando falamos da formação das gerações mais novas”.
Na cerimónia de entrega dos galardões eco-escolas 2023 participaram ainda os diretores dos agrupamentos de escolas Lima-de-Faria e Gândara-Mar, assim como coordenadores, professores e alunos dos diferentes agrupamentos.
O Eco-Escolas é um programa internacional que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior), um programa coerente e de qualidade que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.

GALARDOADOS
Eco-agrupamentos
Agrupamento de Escolas Gândara-Mar
Agrupamento de Escolas Lima-de-Faria

Eco-escolas
JI da Sanguinheira
EB da Sanguinheira
EB Gesteira
EB/JI da Tocha
EB 2,3 João Garcia Bacelar
JI do Corticeiro de Cima
EB do Corticeiro de Cima
EB/ji Febres
EB/JI São Caetano
EB/Ji Vilamar
EB Covões
EB 2,3 Carlos de Oliveira
Escola Secundária Lima-de-Faria
EB Cantanhede-Sul
Escola Técnico Profissional de Cantanhede
PROVIDA - Associação de Desenvolvimento Progresso e Vida da Tocha.

*Paulo Cardantas
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo



Nova fase na obra de requalificação do Núcleo Central de Esgueira; Adjudicada empreitada de recuperação de Habitações Sociais em São Jacinto – Fase 2

 I – Nova fase na obra de requalificação do Núcleo Central de Esgueira
Prossegue a bom ritmo e de acordo com o planeado, a obra de requalificação do Núcleo Central de Esgueira, com a abertura de uma nova fase de trabalhos entre a Rua de Bento de Moura e a Rua General Costa Cascais (até à rotunda sobre o viaduto da Avenida Europa).
A esta nova etapa corresponde a necessidade de reorganização do trânsito na envolvente, com a implementação de um circuito de desvio pela Rua e Travessa das Cardadeiras (junto ao Cemitério de Esgueira) e que se encontra devidamente sinalizado.
A requalificação do Núcleo Central de Esgueira representa um novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro de aproximadamente 1 milhão de euros para requalificar e promover a melhoria dos espaços urbanos, valorizar os espaços verdes e potenciar novas dinâmicas e vivências desta zona do Município.
A CMA agradece a compreensão dos cidadãos residentes e automobilistas pelos constrangimentos causados e pede a melhor colaboração a todos para que possam evitar esta área da Cidade e do Município nas suas deslocações.
Prossegue assim o investimento regular distribuído por todo o Município, devidamente planificado e com sustentabilidade financeira, visando a conservação das infraestruturas rodoviárias existentes e a qualificação do espaço público, gerindo bem a opção de cumprirmos os compromissos que assumimos.

II – Adjudicada empreitada de recuperação de Habitações Sociais em São Jacinto – Fase 2
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) decidiu adjudicar, através de despacho do seu Presidente, Ribau Esteves, a recuperação de quatro moradias de habitação social, na urbanização de São Jacinto, à empresa Nobresteel Unipessoal Lda., pelo valor de 112.226,97€
Com esta obra, a CMA vai proceder à qualificação geral dos edifícios, com o objetivo de resolver os problemas associados à conservação da estrutura, renovação do mobiliário de cozinha, loiça sanitária e infraestruturas de águas, gás e rede elétrica.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Aveiro escolhida para receber a Confraria da Cerveja a 17 de outubro


No âmbito da celebração do 20.º Aniversário, a Confraria da Cerveja promete trazer muitas novidades


A Confraria da Cerveja vai assinalar o 20.º Aniversário com a próxima Cerimónia de Entronização a acontecer no dia 17 de outubro, na cidade de Aveiro. Um aguardado reencontro dos defensores da arte cervejeira, de acolhimento de novos membros e de celebração do património desta categoria de bebidas.
Aveiro, tal como a cerveja, congrega um património histórico, empresarial, gastronómico e cultural, a que se acrescenta uma elegância natural, marcada pela presença da ria.

Este ano, no âmbito da celebração do 20.º Aniversário, a Confraria promete trazer muitas novidades. O evento, que vai reunir perto de 200 amigos e Confrades da cerveja, vai decorrer em dois locais icónicos da cidade: o Teatro Aveirense e o Museu de Santa Joana.
Os aveirenses vão ter oportunidade de ver e interagir com os Confrades da Cerveja, nos seus tradicionais trajes, no habitual desfile pela cidade eleita para receber a Confraria. Este ano, a primeira parte do percurso, que atrai sempre as atenções, vai ser feito nos tão característicos moliceiros. O cortejo pelo canal do Côjo vai incluir um brinde à cidade – com cerveja, claro - em frente à Antiga Fábrica de Cerâmicas, atual Centro de Congressos de Aveiro. O final do cortejo será feito a pé até ao Museu de Santa Joana, ao ritmo da Tuna Universitária de Aveiro (TUA).

Com séculos de história e a enriquecer tradições, a cerveja tem um papel irrefutável na sociedade portuguesa.

“Temos orgulho no nosso papel na sociedade e economia, já que a Cerveja sustenta negócios de várias dimensões, dinamiza o nosso turismo, e apoia a cultura, a música, e o desporto. Acima de tudo, alimenta convívios e amizade. Toda esta dinâmica sobressai das mais de 100 cervejeiras e microcervejeiras distribuídas pelos 18 distritos de Portugal Continental e regiões autónomas, o que demonstra bem a dimensão e diversidade da cerveja no país”, afirma Rui Lopes Ferreira, Grão-Mestre da Confraria da Cerveja.

José Ribau Esteves, Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, que apoiou desde o início a realização da Cerimónia de Entronização da Confraria da Cerveja em Aveiro, considera ser “uma honra receber a Confraria da Cerveja na sua festa capitular de 2023, assumindo a Câmara Municipal de Aveiro a condição de parceiro de um evento tão prestigiante como este. A cerveja é um elemento de cultura e economia, um pretexto de convívio, uma bebida que cultivamos a cada dia e a cada brinde à vida. Aveiro, cidade dos Canais, dos Ovos Moles, da Arte Nova, Capital Portuguesa da Cultura em 2024, acolhe com gosto os amigos da Cerveja, na certeza de vivermos bons e marcantes momentos”.

Já foram entronizadas pela Confraria da Cerveja, desde 2003, mais de 850 pessoas, entre as quais Alberto João Jardim, Ana Rita Clara, António Costa, António Lobo Xavier, Cardeal Américo Aguiar, Carlos Carreiras, Carlos Moedas, César Mourão, Cristina Esteves, Fátima Campos Ferreira, Francisco Pedro Balsemão, Júlio Magalhães, Justa Nobre, Paula Lobo Antunes, Raquel Strada, Rui Miguel Nabeiro, Rui Rio, Sílvia Rizzo, Sónia Araújo, entre muitos outros.
---------------------------------
Sobre a Confraria da Cerveja:

A Confraria da Cerveja, www.confrariadacerveja.pt, criada em abril de 2003, entidade sem fins lucrativos, e que conta já com mais de 850 Confrades, promove a paixão pela Cerveja em Portugal, entronizando anualmente Colaboradores das Cervejeiras (Confrades Mestres), Personalidades/Líderes de Opinião (Confrades de Honra) e Parceiros do Setor Cervejeiro Português (Confrades Protetores). O intuito da entronização é tornar os novos Confrades Embaixadores da Cerveja em Portugal, contribuindo para a sua divulgação, prestígio e dignificação.

Para mais informações:
Gabinete de imprensa Associação Cervejeiros de Portugal e Confraria da Cerveja
H+K Strategies Portugal

Cláudia Évora / Irina Marcelino

Portalegre | Colheita de sangue em Arronches

O celeiro da ex-EPAC é um edifício emblemático da vila onde a Associação de Dadores Benévolos de Sangue de Portalegre – ADBSP – efetivou, em articulação com a Unidade Funcional de Imunohemoterapia da ULSNA, a sua última colheita.
A agora sede do Rancho Folclórico de Arronches tornou-se ainda mais encantadora ao receber 19 voluntários, dos quais seis do sexo feminino. Depois de submetidos a exame clínico, um dos presentes não estava em condições de concretizar a doação. Em Arronches foram armazenadas 18 unidades de sangue total.
Um jovem estendeu o braço pela primeira vez na vida, o que registamos.
A Câmara Municipal de Arronches apoiou a realização do almoço convívio que juntou todos quantos tornaram possível esta jornada.
Quartas de Sangue
No nosso calendário de colheitas, temos marcada a data de 14 de outubro na sede do Grupo Desportivo Cultural e Social de Vale de Cavalos – Alegrete. A quatro de novembro será a vez de partimos direção ao Crato, no centro de saúde. As nossas brigadas acontecem nas manhãs de sábado.
Na Radio Portalegre, as “Quartas de Sangue” entraram em nova série em que o diretor da ADBSP e Presidente da FAS – Portugal, Paulo Cardoso, comenta a doação benévola de sangue, com ênfase para a realidade regional nesta área. Esta rubrica foi inaugurada há muitos anos pelo fundador da associação, o sempre presente António Joaquim Eustáquio.
Ao escutar a emissão, às quartas-feiras e logo depois das 11.00 horas, é também uma forma de apoiar a nossa causa!

José Rui Marmelo Rabaça

Opinião: O vício de Costa

 
António Costa sabe que em política tem de agir rapidamente para obter resultados num curto espaço de tempo de forma a cativar eleitorado e de forma a manter o poder.  António Costa sabe também que a política se faz simultaneamente em dois tabuleiros: no tabuleiro em que o político se joga diretamente com o eleitorado, principalmente através dos media, e no tabuleiro em que o político joga diretamente, ora negociando com os outros partidos, ora negociando com o seu próprio partido. 
O problema de António Costa é que ao andar na política desde os 14 anos e ao ocupar o poder há quase 20 anos, seja como governante ou como autarca, viciou-se na resolução dos problemas urgentes para o país e deixa sempre para dia de S. Nunca à tarde, os que são realmente importantes e estruturais para o país. Este vício está-lhe no sangue porque constatou que a cedência e a negociação dos programas do seu partido poderam-lhe dar "de bandeja"  a manutenção do poder mesmo que isso prejudique o país.  E é aqui que se encontra o malefício do vício de Costa. Nem sempre o seu sucesso de carreira política ao negociar com outros partidos, ao querer manter a simpatia do eleitorado,  coincide com aquelas reformas estruturais a 10 ou 20 anos que são preciso realizar no país. Mesmo com maioria absoluta, António Costa não se liberta do vício do tabuleiro em joga a simpatia do eleitorado e teria todas as condições para o fazer, uma vez que já leva quase dois mandatos com primeiro ministro e outros tantos como ministro...a não ser que queira continuar a querer fazer carreira política em Belém...o que deixará o povo português pior, uma vez que aquilo que é importante fazer continuará a ser adiado...

*Paulo Freitas do Amaral
Professor de História

TAÇA DE PORTUGAL SKOIY 1ª FASE – 1ª ELIMINATÓRIA FEMININOS SENIORES

 
GIGA ATZ - 35 X COLUMBÓFILA/FLATLANTIC - 56
Dia 06 de outubro de 2023 – 21h30
Pavilhão Ginásio Clube de Águeda
Constituição da equipa da ASSSCC/FLATLANTIC:
1 – Milena Santos
5 - Maria Miguel Cruz
6 – Beatriz Vieira
8 - Mariana Melo
10 – Beatriz Fernandes
11 – Matilde Melo
16 – Inês Pinho
20 – Sofia Moreira
23 – Ana Ferreira
28 – Inês Anastácio

Treinador principal: João André Costa
Treinador Adjunto: Gonçalo Melo
Team Manager: Ana Maria Rodrigues

Barcelos | Feira de Emprego “Grow Your Skills Up” regressa ao IPCA. 12 outubro Polo Braga | 13, 16 e 17 Campus do IPCA

 Abertura oficial da feira: 13 de outubro 11h
Nos dias 12, 13, 16 e 17 de outubro o IPCA receberá mais de 90 empresas de várias áreas de atuação que estão dispostas a contratar os talentos que se formam no IPCA.

A Grow Your Skills Up tem o seu arranque no Pólo da ETESP em Braga, no dia 12 e os restantes dias decorrerão no Campus (em Barcelos).

A Grow Your Skills Up é uma Feira de Emprego e Formação, dedicada à Capacitação, Emprego e Empreendedorismo, co-organizada pelo IPCA, juntamente com o Município de Barcelos, a ACIB, o IEFP e em colaboração com a AAIPCA.

Este evento tem como principal objetivo aumentar o potencial de empregabilidade dos estudantes e diplomados do IPCA.

Além do contacto com as empresas em formato Stand, dias 16 e 17 na tenda académica no Campus do IPCA, os participantes da Grow Your Skills Up terão, ainda, a oportunidade de adquirir e/ou consolidar soft skills fundamentais para iniciar e gerir uma carreira de sucesso.

Dentro desta temática, empresas como a Deloitte e a Symington (detentora das caves Graham´s) irão dinamizar sessões sobre o processo de recrutamento nas áreas da tecnologia, da hotelaria e do turismo, respetivamente.

Cientes da excelência da formação do IPCA, estas 90 entidades com forte atuação na zona norte, e não só – estarão presentes empresas de renome nacional como é o caso da Nestlé e NOS Comunicações – vêm dispostas a conhecer e contratar o talento dos estudantes e Alumni do IPCA.

Marta Silva, alumna do IPCA do curso de Gestão de Empresas, esteve presente na 1.ª feira Grow Your Skills Up, que decorreu no ano passado, e onde conheceu a sua atual entidade empregadora, a Neyond. A alumna está satisfeita com esta oportunidade, uma vez que já conheceu na empresa colegas que, como ela, também fizeram a sua formação pelo IPCA. “É uma empresa com muitos jovens, o ambiente é bastante leve e, olhando para as pessoas com quem já tive a oportunidade e privar (ainda não conheci todos os meus colegas), ajudam-se todos uns aos outros”, refere Marta Silva que está nas funções de Junior Assistant na Neyond.

Pedro Melo, Pró-Presidente do IPCA para as áreas do Empreendedorismo, Emprego e Alumni, vê nesta feira a oportunidade dos estudantes e alumni terem um contacto mais direto com as empresas e o mercado de trabalho. “Esta é a 2.ª edição da feira neste formato. O que fizemos foi juntar recursos e tornar esta feira mais dinâmica e com mais sinergias de forma a permitir aos estudantes uma melhor experiência”, refere Pedro Melo.

O evento é gratuito, mas a inscrição tanto na feira como nas diversas sessões, é obrigatória através da aplicação Grow Your Skills Up.

Ana Teixeira
Assessora de Comunicação Imagem (GCI)

INCÊNDIOS RURAIS: ANEPC ENVIA MEIOS PARA AJUDA NO COMBATE AOS INCÊNDIOS NA MADEIRA

 A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) envia esta sexta-feira, dia 13 de outubro, pelas 7h30, um contingente da Força Especial de Proteção Civil para a Região Autónoma da Madeira para auxiliar no combate aos incêndios rurais.
 
A Força, chefiada pelo Comandante Sub-regional de Emergência e Proteção Civil de Coimbra, Carlos Tavares, integra 64 Operacionais (54 Bombeiros da Força Especial de Proteção Civil, 6 elementos da estrutura de Comando da ANEPC e 4 elementos do Instituto Nacional de Emergência Médica).
 
A Secretária de Estado da Proteção Civil, Patrícia Gaspar, e o Comandante Nacional de Emergência e Proteção Civil, André Fernandes, marcam presença na partida do contingente da Força Especial de Proteção Civil.
 
Local : Terminal Militar de Figo Maduro, Rua Salgueiro Maia, Lisboa

MUNICÍPIO DE SILVES CELEBRA CONTRATO PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE PORMENOR DE VALES DE ALGOZ

 O Município de Silves celebrou no dia 02 de outubro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Silves, o contrato para a elaboração do Plano de Pormenor de Vales de Algoz.
A iniciativa teve como intervenientes a Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma, Antero Marques, em representação da FRANDUR UM, Gestão Mobiliária e Imobiliária, SA e Susana Anacleto, em representação da BF INVEST, Fundo Especial de Investimento Imobiliário Fechado.
Considera o Município de Silves, em conformidade com o quadro legal vigente, que a reclassificação do uso dos solos para urbano deve ser precedida da elaboração e aprovação de um instrumento de gestão territorial, que promova a articulação com a envolvente e uma mais rigorosa inserção urbanística e ambiental de futuras ocupações.
Assim sendo, o contrato celebrado permitirá enquadrar e garantir os termos da elaboração do futuro plano que, promovendo a ampliação do aglomerado urbano de Vales de Algoz, situado na União de Freguesias de Algoz e Tunes, contemplará a operação urbanística a realizar no respeito pelas preocupações urbanísticas, sociais, económicas e ambientais da autarquia.
Com a assinatura do contrato para a elaboração do Plano de Pormenor de Vales de Algoz, é dado um passo importante na concretização de mais um projeto de desenvolvimento territorial para o concelho de Silves, em particular para a União de Freguesias de Algoz e Tunes.
Toda a informação sobre este processo poderá ser consultada em: https://www.cm-silves.pt/pt/menu/1106/pp-de-vales-de-algoz-elaboracao.aspx