terça-feira, 11 de julho de 2023

ANEPC: NOTA DE ESCLARECIMENTO


Considerando as notícias vindas a público sobre as críticas da Liga dos Bombeiros Portugueses, a dizer “que ainda não sabem qual é o papel que vão desempenhar durante a Jornada Mundial da Juventude (JMJ)”, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) considera necessário prestar os seguintes esclarecimentos:
No âmbito da Jornada Mundial da Juventude (JMJ) e da visita do Papa Francisco a Portugal, a ANEPC, através do Comando Nacional de Emergência e Proteção Civil (CNEPC), planeou, em permanente e estreita articulação operacional com os corpos de bombeiros voluntários, um dispositivo especial de proteção e socorro.

A “Operação JMJ2023” decorrerá de 2 e 6 de agosto e terá como missão aumentar a capacidade e rapidez de intervenção dos dispositivos do Sistema Integrado de Operações de Proteção e Socorro (SIOPS) e do Sistema Integrado de Emergência Médica (SIEM), bem como assegurar toda a coordenação e pré-posicionamento de meios e recursos de proteção e socorro tendo em conta o impacto do grande afluxo de cidadãos aos locais de celebração.

Para além de elementos dos bombeiros, o dispositivo especial planeado vai integrar elementos da estrutura operacional da ANEPC, dos Serviços Municipais de Proteção Civil e demais serviços das Câmara Municipais, bem como de outras entidades com especial dever de cooperação.



Inauguração da Incubadora COM.ESTRELA

 A incubadora COM.ESTRELA teve o prazer de inaugurar as suas instalações no passado dia 07 de julho.
Num ambiente acolhedor, e rodeado pela natureza da Serra da Estrela, a COM.ESTRELA congratula-se pela abertura das suas instalações.

A inauguração decorreu nas instalações da Incubadora, na Urbanização Habijovem em Seia, pelas 16h.

Nesta sessão, os convidados puderam conhecer as instalações e os serviços da COM.ESTRELA, localizada em Seia, em pleno Parque Natural da Serra da Estrela.
Foi apresentado o conceito e moodboard da incubadora durante o evento, e também o Conselho Estratégico Consultivo da mesma.

A inauguração teve ainda um momento para a divulgação dos vencedores do Concurso de Ideias, do Projeto Estrela Digital.
Estiveram ainda presentes alguns oradores, que deram o seu testemunho, bem como a direção da JADRC e da administração da COM.ESTRELA. Na inauguração da incubadora e respetiva sessão de encerramento, a mesma foi presidida pela Sra. Ministra da Coesão Territorial, Doutora Ana Abrunhosa e contou ainda com a Sra. Vice-presidente da Câmara Municipal de Seia, Doutora Célia Barbosa e o Vogal Executivo da CCDRC, Doutor Jorge Brandão.

A Incubadora COM.ESTRELA
Junto enviamos ainda o link com algumas fotos deste evento:
https://we.tl/t-cDE0o8vjcC

Marinha Grande | PAVIMENTAÇÃO DE RUAS NA MOITA COM INVESTIMENTO SUPERIOR A 430 MIL EUROS


A Câmara Municipal da Marinha Grande deliberou, na sua reunião de 10 de julho, adjudicar a pavimentação de diversas ruas na freguesia da Moita, que vão representar um investimento superior a 430 mil euros.
A empreitada foi adjudicada pelo valor de 437.894,15€, com o prazo de execução de 120 dias.

Vão ser intervencionadas: Rua da Charnequinha, Rua do Vale, Rua 5 de Outubro e Rua Quinta do Warnhagem (rua pertencente às freguesias da Moita e Marinha Grande).

As principais ações a desenvolver são a fresagem de pavimentos betuminosos; trabalhos de saneamento de solos de má qualidade e de raízes; abertura de caixa; aplicação de camada de regularização e camada de desgaste em betuminoso; e aplicação de sinalização vertical e horizontal.

Autarquia apresentou estudo de viabilidade financeira para transportes públicos na cidade de Reguengos de Monsaraz

  
O Estudo de Viabilidade Financeira para a Implementação de Transportes Públicos na Cidade de Reguengos de Monsaraz e o Plano de Salvaguarda da Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do Concelho de Reguengos de Monsaraz foram apresentados ontem aos parceiros no Salão Nobre dos Paços do Concelho de Reguengos de Monsaraz. Na apresentação estiveram representadas a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo, o Esporão, a CARMIM, a CIMAC – Comunidade Intermunicipal do Alentejo Central, a Universidade Aberta, a Universidade de Évora, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Agrupamento de Escolas de Reguengos de Monsaraz.
 
O Estudo de Viabilidade Financeira para a Implementação de Transportes Públicos na Cidade de Reguengos de Monsaraz teve como base a avaliação estatística ao inquérito que foi efetuado com uma amostragem equivalente à população da cidade e um grau de confiança de 95 por cento. Através deste ponto de partida foram estudadas possíveis rotas, análise à população, preço dos bilhetes, tipo de viatura, organização do serviço e custos fixos que permitem avaliar os custos e os benefícios de vários cenários.
O executivo municipal apresentou à população a realização deste estudo como fundamental para a tomada de decisão para aquela que poderá ser uma das respostas para a mobilidade dentro da cidade. Reguengos de Monsaraz tem uma deficitária oferta de estacionamento no centro da localidade, quer para moradores quer para os utilizadores dos serviços e do comércio local, pelo que para além da criação de novas bolsas de estacionamento poderá ser importante a implementação de uma rede de transporte público que leve os munícipes que residem nas áreas habitacionais até às escolas, instituições bancárias, centro de saúde, mercado municipal, repartição de finanças, câmara municipal, junta de freguesia, zona industrial e grandes superfícies comerciais.
Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, refere que “uma proposta séria, neste âmbito, a apresentar aos reguenguenses só poderá ser feita com base no estudo económico custo/benefício com dados robustos do investimento a fazer e dos custos fixos associados, de modo a que o dinheiro de todos os cidadãos possa ser convenientemente aplicado e não o contrário, ou seja, avançar com o projeto e só depois analisar os custos de manutenção e a sua viabilidade”.
O Plano de Salvaguarda da Biodiversidade de Reguengos de Monsaraz faz uma perfeita caraterização do capital natural do concelho relativamente a espécies e habitats, permitindo conhecer todo o património natural e o seu potencial no desenvolvimento da economia local. O documento que foi apresentado indica também medidas para a proteção, conservação e restauro de ecossistemas com o objetivo de promover o aumento de riqueza e uma gestão sustentável do território.
 
Com base neste plano foram identificados hotspots com grande valor natural que vão permitir apresentar aos investidores neste território possibilidades de investimento na bioeconomia circular, em turismo na natureza e na criação de rotas de observação da natureza, aves e fauna, algumas que só são possíveis ver nesta região em toda a Península Ibérica. Para Marta Prates, “o plano de salvaguarda é uma fantástica base de reconhecimento do valor do património natural do concelho e proporcionará a introdução de políticas de regeneração ambiental, algumas já mesmo dentro do próprio município, e ações concretas de sensibilização que permitirão primeiro uma apropriação de todos os reguenguenses ao nosso território e a tudo o que ele tem para nos dar e em segundo a implementação de melhores modelos de sustentabilidade do concelho. Um plano extremamente desafiante”.
 
O Estudo de Viabilidade Financeira para a Implementação de Transportes Públicos na Cidade de Reguengos de Monsaraz e o Plano de Salvaguarda da Biodiversidade e Desenvolvimento Rural do Concelho de Reguengos de Monsaraz fazem parte do projeto Rurbanlink e vão ter uma apresentação pública à população a partir de setembro para que seja envolvida nestas decisões municipais.

 Carlos Manuel Barão
 
 
 

A decorrer dia 13 de julho, a partir das 09h00 na Universidade Católica no Porto. Católica debate literacia fílmica nas Escolas em Encontro de Cinema e Educação


Paulo Pires do Vale (comissário do Plano Nacional das Artes) e Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema) vão estar no Encontro de Cinema e Educação 2023, que se realiza a 13 de julho, pelas 9h00, no Auditório Ilídio Pinho, na Universidade Católica no Porto. Organizado pelo Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e pela Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto, este evento é direcionado para docentes dos ensinos básico e secundário e pretende apresentar os resultados do projeto de investigação INSERT, que promove a literacia fílmica em escolas do norte de Portugal.
“Neste Encontro de Cinema e Educação 2023 vamos apresentar e discutir vários projetos de literacia fílmica em curso, distribuídos por diferentes programas, instituições e festivais,” refere Pedro Alves, coordenador do projeto INSERT e docente da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa. “O objetivo do projeto Insert foi o de diminuir as desigualdades sociais através da promoção da literacia fílmica e de dar a oportunidade a mais escolas, docentes e estudantes de contactarem com o cinema”, conclui.

“Políticas públicas na educação para as artes e o cinema” é o tema do primeiro painel, que vai contar com a presença de Paulo Pires do Vale (comissário do Plano Nacional das Artes) e de Elsa Mendes (coordenadora do Plano Nacional de Cinema). Seguir-se-á a apresentação do projeto INSERT, onde Pedro Alves (coordenador do projeto) vai falar sobre a estratégia digital de literacia fílmica. Nas duas mesas redondas que se seguem vão ser apresentadas “Experiências Insert” (de docentes envolvidos na implementação-piloto do projeto) e vão também ser debatidas “Metodologias de Educação para o Cinema”. Na segunda mesa-redonda vão estar presentes Carlos Viana (Associação Ao Norte), Irina Raimundo (Indie Júnior), Joana Canas Marques (Batalha Centro de Cinema), Paulo Fernandes (Cinanima), e Teresa Garcia (Associação Os Filhos de Lumière). O evento termina com uma sessão de cinema onde vai ser exibido o filme “Il sogno mio d’amore” de Nathalie Mansoux e Miguel Moraes Cabral, com a presença da realizadora.

“Ao longo dos 18 meses do projeto INSERT desenhámos, implementámos, testámos e disseminámos uma metodologia teórico-prática de literacia fílmica e de produção cinematográfica em contextos educativos,” explica Pedro Alves acrescentando “os recursos criados já foram testados em cinco escolas do Norte de Portugal e estamos agora preparados para os disseminarmos numa escala mais global, quer nacional quer internacional.” Queremos que seja “uma ferramenta para todos, inclusiva e flexível, de modo a que a literacia fílmica ultrapasse as barreiras geográficas, culturais ou económicas que tantas regiões ainda hoje enfrentam.”

O projeto INSERT tem uma equipa multidisciplinar composta por investigadores do Centro de Investigação em Ciência e Tecnologia das Artes (CITAR) e do Centro de Estudos em Desenvolvimento Humano (CEDH) da Faculdade de Educação e Psicologia da Universidade Católica Portuguesa e é financiado pela Fundação para a Ciência e Tecnologia.

O Encontro de Cinema e Educação 2023 terá lugar dia 13 de julho, no Auditório Ilídio Pinho, na Universidade Católica no Porto e tem entrada gratuita, sujeita a inscrição prévia obrigatória.

PATRÍCIA GOMES
Senior Communication Consultant

Proença-a-Nova | Campo de Jogos de Areia da Aldeia Ruiva recebeu torneio de futebol de praia feminino

O Campo de Jogos de Areia da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva recebeu mais uma competição oficial: desta feita, o Torneio de Futebol de Praia Feminino, que aconteceu a 8 de julho, organizado pela Associação de Futebol de Castelo Branco e que contou com o apoio do Município de Proença-a-Nova.

A equipa feminina do Núcleo de Juventude de Proença-a-Nova venceu o Torneio e representará o distrito de Castelo Branco no Campeonato Nacional de Futebol de Praia Feminino a 6 de agosto, pela primeira vez na história do futebol de praia feminino do distrito.
João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, mostrou-se orgulhoso com a vitória da equipa da casa e destacou a aposta do Município neste equipamento “que possibilita a prática desta e de outras modalidades desportivas de praia que normalmente estão associadas ao litoral, e que desta forma, possibilita uma capacidade de atração para os territórios do interior”.
A equipa do Núcleo de Juventude venceu os dois primeiros jogos e após empatar a dois golos na final e sem decisão no prolongamento, as grandes penalidades ditaram a vitória por 5-4, contra a equipa GD Valverde.
Assim, na classificação geral deste torneio o Núcleo de Juventude de Proença a Nova ficou em primeiro lugar, seguido da equipa GD Valverde em segundo e em terceiro a equipa GD Vitória de Sernache.
Recorde-se que este ano o Município de Proença-a-Nova e a Associação de Futebol de Castelo Branco assinaram um contrato-programa de desenvolvimento desportivo que visa reforçar a colaboração entre estas duas entidades na promoção da prática desportiva no concelho.
No âmbito deste protocolo, no valor de 19 mil euros de apoio financeiro, Proença-a-Nova irá receber as Taça Distrital de Futebol de Praia de seniores masculinos, bem como a Taça Distrital de Futebol de Praia de Formação no Campo de Jogos de Areia da Praia Fluvial da Aldeia Ruiva e os estágios das Seleções Nacionais de Futsal e Futebol de Praia (femininos e/ou masculinos).

Proença-a-Nova | Festival do Peixe do Rio renova sucesso na quarta edição

 
Cinco associações da freguesia de São Pedro do Esteval garantiram os pratos com peixe do rio durante a quarta edição do Festival do Peixe do Rio que se realizou nos dias 7 e 8 de julho: Associação de Caçadores de São Pedro, Associação Estevalense e as associações de Padrão, Lameira d’Ordem e Palhota foram as responsáveis pelo petisco da festa, numa celebração da gastronomia tradicional. “Tem sido estratégia do Município dinamizar feiras temáticas sobre os nossos recursos endógenos”, contextualizou João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, dando o exemplo do Festival da Cereja e do Limão que se realizou em maio em Montes da Senhora, o Festival da Tigelada que se vai realizar em agosto nos restaurantes aderentes, o Festival do Maranho e do Plangaio, a decorrer em setembro em Sobreira Formosa, e o Mercado dos Sabores de Natal, em dezembro, na sede de concelho.
“Neste caso, o Festival do Peixe do Rio está relacionado com a vivência das populações desta freguesia com a Ribeira da Pracana e o Rio Ocreza ao longo dos anos, nomeadamente através de uma atividade como a pesca”, acrescentou o autarca. O peixe frito ou as sopas de peixe são dois exemplos de como se transforma este recurso que esteve à disposição dos visitantes. Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval, acrescentou que estas são iguarias sempre presentes à mesa não apenas nos dias de festa, complementadas no festival por outros petiscos igualmente típicos, como o javali, o maranho, a tigelada ou as filhós enroladas. Agradeceu ainda a todas as associações que trabalharam durante os dois dias para garantir o sucesso do Festival e que agora irão utilizar as verbas resultantes na dinamização de atividades para a comunidade.
A juntar à componente gastronómica, o Festival ofereceu um programa de animação musical que incluiu as atuações de Diogo da Gaita, da fadista Telma Pires, do Bailão com Rui Sargento, a arruada dos Ribeirinhos, o teatro de rua “o fotógrafo olho de peixe”, os Amigos do Presidente e os cabeças de cartaz “4 Mens”. Para quem quis aprender a cozinhar as sopas de peixe, Nuno Sabino, da Associação Cultural Recreativa e Desportiva do Padrão, explicou todos os passos da receita que tem nas ervas aromáticas uma das suas componentes distintivas.
Para saber quais os próximos eventos do Município, consulte a Agenda Cultural disponível em www.cm-proencanova.pt .

Marinha Grande | CENTRO INTERPRETATIVO DE ARTE XÁVEGA EM CONSTRUÇÃO

A Câmara Municipal da Marinha Grande tem em curso a construção do Centro Interpretativo de Arte Xávega e Cultura Avieira, na Praia da Vieira, que representa um investimento de cerca de meio milhão de euros, cofinanciado pelo Fundo Europeu dos Assuntos Marítimos e das Pescas, do Programa MAR 2020.

O Centro Interpretativo será formado por duas componentes - o espaço de acolhimento dos visitantes e exposição dos meios audiovisuais sobre a arte xávega que ocupará o espaço dos pavilhões 1 e 2; e os espaços “vivos” de apoio à arte xávega nos pavilhões 3 a 8, com a sua utilização pelas companhas, dos seus apetrechos das artes da pesca tradicional da arte xávega, onde será possível aos visitantes presenciar as tarefas e meios envolvidos na arte xávega, e partilhar no local as atividades que os pescadores desenvolvem em terra, complementarmente à faixa no mar e na praia.
A obra prevê a reposição das condições de segurança e estabilidade dos elementos da cobertura. Na intervenção nos pavilhões, está a ser feita a reposição da imagem construtiva da madeira como revestimento exterior destas construções. Esta solução permite uma maior identificação das construções face aos modelos arquitetónicos tradicionais das barracas de outrora e, simultaneamente, melhora a sua resistência ao vento e à maresia que sopra nesta zona dunar elevada.

O arranque da obra deu-se em junho, com um prazo de execução de 180 dias.

Programa Visitas ao Património regressa a 15 de julho. Visita a pé pela cidade de Cantanhede no “Percurso do Marquês”

 
Uma visita guiada, a pé, pela cidade de Cantanhede, é a proposta de mais um programa das “Visitas ao Património”, uma iniciativa levada a cabo pelo serviço de Turismo do Município de Cantanhede, em articulação com outros serviços e parceiros.
Intitulado “Percurso do Marquês”, este programa realiza-se já no próximo sábado, 15 de julho, a partir das 10h30, com ponto de encontro junto à estátua Marquês de Marialva.

Esta proposta vai abordar episódios históricos e enquadrar o património da cidade associados a esta personalidade maior de Cantanhede e os seus contributos na afirmação de Portugal no século XVII.
Ainda neste terceiro trimestre de 2023, estão programados mais dois percursos: “Por Terras de Cadima entre Fornos da Cal e Moinhos” (19 de agosto) e “Visita à Casa Carlos de Oliveira e Atelier Fernando Rato” (16 de setembro).
Iniciado no verão de 2022, os 11 programas das Visitas ao Património já realizados contaram com mais de 130 participantes, tendo contemplado visitas ao Museu da Pedra, CIAX, seguida de Peddy Paper “À Descoberta do Património da Praia da Tocha”, vila histórica de Ançã, Monumento Nacional da Varziela, Museu Etnográfico do Rancho Regional “Os Esticadinhos”, à Igreja da Tocha e Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais, Museu Etnográfico e Agrícola de Cordinhã e Empa da Vinha, passeio pedestre por “Terras de Calcário” e visita à Igreja de Ançã, “À Descoberta do Tremoço e Capela de Santo Amaro” e “Visita à Casa António Fragoso e Capela de S. Tomé”.
Estas visitas ao património cultural e natural da região são gratuitas, mas requerem inscrição prévia em https://shre.ink/9SgA, através do número de telefone 231 410 155 ou no Posto de Turismo, Largo Conselheiro Ferreira Freire, 3060-201 Cantanhede.

Marinha Grande | CENTRO DE SAÚDE DOS PEQUENINOS E PREVENÇÃO DO CANCRO DA PELE NAS PRAIAS

No âmbito do programa da época balnear, durante o mês de julho, a Praia da Vieira e São Pedro de Moel, acolhem atividades de prevenção e promoção da saúde, dirigidas às famílias, que consistem na dinamização do Centro de Saúde dos Pequeninos e na campanha “Verão com Prevenção”. A primeira iniciativa aconteceu no dia 10 de julho, na Praia da Vieira.
As ações são dinamizadas pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade e o Núcleo Regional da Liga Portuguesa Contra o Cancro/Grupo de Voluntariado Comunitário da Marinha Grande.
O Centro de Saúde dos Pequeninos é uma ação dirigida ao público infantil, cujos principais objetivos são: promover a sensibilização das crianças para as atividades de saúde nos cuidados de saúde primários, promover ações de educação para a saúde promovendo uma alimentação saudável, valorizar a importância da saúde oral e reduzir a ansiedade que as crianças têm quando confrontadas com a necessidade de cuidados de saúde e/ou na presença de profissionais de saúde.

No âmbito do programa “Verão com Prevenção” da Liga Portuguesa Contra o Cancro, são dinamizadas ações com o objetivo de sensibilizar a comunidade balnear, em especial a população infanto-juvenil, sobre os cuidados a adotar com a exposição solar.

Estas atividades decorrerão nos próximos dias, junto aos Postos de Saúde:

14 e 18 de julho - Praia de S. Pedro de Moel - 10H00 às 12H00; 14H00 às 16H00
Centro de Saúde dos Pequeninos
Campanha “Verão com Prevenção”

23 e 24 de julho – Praia Vieira de Leiria – 10H00 às 12H00; 14H00 às 16H00
Campanha “Verão com Prevenção” (Airstream/Caravana).


ANIMAÇÃO DESPORTIVA DE VERÃO REGRESSA À PRAIA DE ARMAÇÃO DE PÊRA

 O Município de Silves, volta a promover a  iniciativa ANIMAÇÃO DESPORTIVA DE VERÃO, na Praia dos Pescadores, em Armação de Pêra, até ao dia 17 de setembro.
Se deseja passar o seu tempo de verão a praticar desportos de praia ou a experimentar as inúmeras atividades como pilates, aeróbica localizada, zumba, gap, cycling, tabata ou yoga, temos o espaço perfeito para si.
O Município de Silves convida-o à descoberta da beleza do concelho e da Praia dos Pescadores, oferecendo um vasto programa desportivo para todos os gostos.
Todas as atividades são de acesso livre.
Conheça o programa e horários:
AULAS DE FITNESS | 10h15
Terça-feira | PILATES
Quarta-feira | AERÓBICA LOCALIZADA
Quinta - feira | ZUMBA
Sexta – feira | GAP  
Sábado | ZUMBA
Domingo | ZUMBA
SUNSET | 18H30
15 julho | CYCLING
22 julho | TABATA
29 julho | YOGA
05 agosto | CYCLING
26 agosto | TABATA
09 setembro | YOGA 
Junte-se a nós até ao dia 17 de setembro!

Marinha Grande | PROGRAMA INSIDE JOVEM - MY JOB INTEGRA JOVENS NOS SERVIÇOS MUNICIPAIS NAS FÉRIAS ESCOLARES

 O Município da Marinha Grande está a dinamizar o Programa INSIDE JOVEM – MY JOB, que visa a ocupação de jovens dos 16 aos 19 anos, que residem e frequentam o ensino secundário (do 10º ao 12º) no concelho, durante um período das férias escolares, nas várias unidades orgânicas da Câmara Municipal.
Este Programa é uma oportunidade para os jovens terem contacto com diversas profissões e áreas de intervenção municipal, durante os períodos de férias. O objetivo é permitir a ocupação dos jovens com a possibilidade de aquisição de aprendizagem em contexto de trabalho, estimular a autonomia e tomada de decisões, fomentar boas práticas que potenciem o processo de planeamento do seu percurso profissional e futura inserção no mercado de trabalho.

De 3 a 14 de julho, está a ser acolhido o primeiro grupo de 12 jovens. O segundo grupo será recebido de 17 a 28 de julho. A cada jovem é atribuído um cargo ou profissão para acompanhar, inserida numa unidade orgânica do Município da Marinha Grande, escolhida previamente pelos candidatos, sob direção de um orientador. Os jovens participam, também, em ações de capacitação de empreendedorismo jovem, dinamizado com o apoio da NERLEI.


Marinha Grande | PROGRAMA DE CAPACITAÇÃO DE CUIDADORES INFORMAIS TEM SEGUNDA EDIÇÃO

 O Município da Marinha Grande, em parceria com a Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC), vai dinamizar a segunda edição do Programa de Capacitação de Cuidadores Informais, que visa dotar o Cuidador Informal de conhecimentos e competências, no âmbito da prestação de cuidados ao seu familiar, visando ainda, avaliar o nível de sobrecarga dos Cuidadores Informais e a sua satisfação.
A iniciativa integra-se no âmbito do projeto “Cuida-me e Cuida-te”, com o qual o Município integra a Rede de Autarquias que Cuidam dos Cuidadores Informais (RACCI), pela adoção das melhores práticas e medidas de apoio em benefício dos cuidadores informais e cujo reconhecimento já se materializou na atribuição do respetivo selo de mérito.

Em contexto domiciliar quando o indivíduo não tem capacidade para satisfazer as suas necessidades de autocuidado, há necessidade de considerar sempre a dupla, cuidador informal/ indivíduo dependente, cada qual com a sua circunstância e onde o bem-estar de um depende do bem-estar do outro.
O cuidador informal, ao assumir essa responsabilidade, nem sempre está consciente das dificuldades com que se vai debater, necessitando de ter à sua disposição conhecimentos e habilidades necessários à prestação de cuidados. Com vista a dar resposta a essas necessidades e exigências no cuidar da pessoa dependente e do seu cuidador, elaborou-se este programa de capacitação, cuja primeira edição decorreu em abril e maio.
Durante as sessões, serão abordados os seguintes temas: ser cuidador informal; sobrecarga do cuidador informal/ stress do cuidador; estratégias de coping; estatuto do cuidador informal; apoios sociais /recursos disponíveis na comunidade/produtos de apoio; cuidados de higiene e conforto; mobilização e transferência/ prevenção de quedas; prevenção de úlceras por pressão; alimentação e hidratação (sonda nasogástrica); eliminação vesical e intestinal (sonda vesical, colostomia); sono e repouso; cuidados com a medicação; prevenção de complicações/primeiros socorros; o luto e a morte/o doente paliativo.

A iniciativa vai decorrer duas vezes por semana, num total de 7 sessões, nos seguintes dias 24,26,31 de julho e 2, 7, 9, 16 de agosto, das 14h30-16h00, na Biblioteca do Centro de Saúde da Marinha Grande.

As inscrições para o próximo grupo do Programa de Capacitação de Cuidadores Informais deverão ser efetuadas através de um destes métodos:
Junto do Enfermeiro de Família.

Exposição de fotografia de João Taborda na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz

 A Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz está a receber até ao dia 15 de setembro a exposição de fotografia “João Taborda - Um Fotógrafo Humanista”, de João Taborda (1950-2020). A mostra que integra 27 fotografias foi inaugurada no dia 8 de julho e está aberta ao público de segunda-feira a sábado das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.

João Taborda foi um conceituado pneumologista que tinha talento para a fotografia, tendo realizado mais de 40 exposições em Portugal e no estrangeiro. O gosto pela fotografia surgiu na adolescência com o pai e o avô e quando tinha tempo para fotografar procurava sempre tirar fotografias humanizadas.
 

Durante a sua carreira recebeu mais de 800 distinções na área da fotografia nos cinco continentes, entre as quais mais de 300 medalhas de ouro, como a medalha de ouro da Sociedade Americana de Fotografia que lhe foi atribuída mais de 40 vezes, mas também 30 medalhas de ouro da Federação Internacional de Arte Fotográfica e 12 medalhas de ouro da União Global de Fotógrafos.
 

João Taborda alcançou o primeiro lugar na categoria Rostos e Personagens dos Prémios Internacionais de Fotografia de Siena em 2017 e recebeu em 2019 o título de Master da Sociedade Americana de Fotografia. Em 2021 foi lançado o livro “João Taborda – Um Fotógrafo Humanista”.
 









 Carlos Manuel Barão
 

JONAS FERREIRA DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE SAGRA-SE VICE CAMPEÃO NACIONAL MASTER


Jonas Emanuel Ferreira foi o atleta da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que representou a SCC na última prova nacional da época 2022/2023 destinada ao escalão de Masters.
O nadador competiu no XXIV Campeonato Nacional Masters de Verão – OPEN, que se realizou em Piscina Longa (50m) em São João da Madeira entre os dias 7 e 9 de julho.
Estiveram presentes cerca de 800 atletas em representação de 75 clubes nacionais e internacionais.
Jonas Ferreira competiu nos 50 livres onde se sagrou Vice-campeão Escalão B, tendo ainda obtido a 4ª posição no 100 Mariposa.

8 INFANTIS DA COLUMBÓFILA DE CANTANHEDE GARANTIRAM ACESSO AO CAMPEONATO NACIONAL DE INFANTIS DE PISCINA LONGA


Os 10 atletas do escalão de Infantis que integram a equipa da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhede estiveram presentes na edição de 2023 do Campeonato Interdistrital de Piscina Longa.
A competição realizou em Coimbra entre nos dias 8 e 9 de julho e contou com a participação de 226 atletas em representação de 39 clubes oriundos das associações distritais de Leiria, Coimbra e Centro Norte de Portugal (Aveiro).
Esta foi a última competição do calendário regional destinada ao escalão de Infantis e por consequência a última oportunidade para os jovens nadadores obterem os Tempos de Admissão aos Campeonatos Nacionais, vulgarmente denominados de TAC’s.
Assim e no que diz respeito a coletividade de Cantanhede 8 atletas conseguiram obter TAC para a última competição da época, o Campeonato Nacional de Infantis que terá lugar nos dias 21, 22 e 23 de julho em Vila Nova de Famalicão.
Laura Monteiro, Leonor Silva, Maria Fernandes (todas Infantis A) e Beatriz Portulez, Eva Almeida, Filipa Loisas, Sara Ferreira e Santiago Pereira (Infantis B) irão representar a coletividade nessa competição.
De destacar ainda Filipa Loisas que obteve a 3ª posição Interdistrital nos 200 livres e Santiago Pereira com a mesma posição nos 100 Livres numa competição onde participaram também Afonso Oliveira e Francisco Sousa.