sábado, 10 de junho de 2023

CIÊNCIA E TECNOLOGIA: Investigadores do Técnico descobrem nova família de feixes de luz


Marco Piccardo lidera equipa que publicou artigo na revista Nature Photonics. Descoberta de impulsos laser ultracurtos, em forma de mola tem um potencial disruptivo para aplicações em fotónica que recorrem a luz com estruturas complexas.

Quase toda a gente já interagiu, pelo menos uma vez, com brinquedos que contêm molas, mas ao fazê-lo estariam muito longe de imaginar que a própria luz também pode ter a forma. Uma equipa internacional de investigadores, liderada por Marco Piccardo, atual Professor no Departamento de Física do Instituto Superior Técnico e Investigador Principal no Instituto de Engenharia de Microsistemas e Nanotecnologias (INESC MN) e antigo investigador do Instituto Italiano de Tecnologia (IIT), combinou óptica ultrarrápida e luz estruturada para sintetizar, em laboratório, uma nova família de feixes de luz espaço-temporais, conhecidas precisamente como molas de luz (light springs). Estas “evoluem em escalas de tempo ultracurtas, de alguns femtossegundos e com uma estrutura espacial amplamente adaptável”, afirma Piccardo. Os resultados desta investigação foram publicados na revista Nature Photonics, a mais prestigiada nesta área. Este trabalho foi realizado em colaboração entre o IIT, o Politecnico di Milano e o Técnico Lisboa e contou também com o contributo de Jorge Vieira (Técnico / Instituto de Plasmas de Fusão Nuclear – IPFN).
A descoberta “abre oportunidades sem precedentes em fotónica” pelo potencial disruptivo para aplicações, na área, que recorrem a luz com estruturas complexas. Por exemplo: microscopia ultrarrápida (permite obter filmes de nano-estruturas tais como moléculas e vírus), aceleração de partículas em plasmas e comunicações óticas no espaço livre (atmosfera, por exemplo).

Em ótica ultrarrápida é possível reduzir ou aumentar a duração de impulsos óticos extremamente curtos – com apenas alguns femtosegundos, ou milésimos de bilionésimos de segundo – ou mesmo moldar a estrutura interna desses impulsos. A ideia subjacente a esse princípio é que os impulsos laser curtos são compostos por uma grande gama de cores. Os cientistas dividem o impulso nas suas diversas cores. Estas são depois manipuladas, recombinadas separadamente, originando um impulso com uma forma diferente.

Apesar desta tecnologia permitir alterar o perfil temporal de um impulso luminoso, há também um conjunto de técnicas adicionais – manipulação de frente de onda – que permite moldar a sua estrutura espacial. Na atualidade, é possível combinar esses dois métodos para manipular a luz no espaço e no tempo, em simultâneo, unificando a ótica ultrarrápida e a luz estruturada para aplicações totalmente novas.

Novo paradigma na manipulação de impulsos de luz

No artigo agora publicado em Nature Photonics, Piccardo e colaboradores introduziram um novo paradigma na manipulação de impulsos de luz no espaço e no tempo. Ao contrário das técnicas convencionais, que permitem isolar as diferentes cores num feixe de luz incidente ao longo de uma linha, a equipa usou um dispositivo especial, uma rede de difração com simetria circular, para espalhar as cores ao longo de uma circunferência, tal como um arco-íris redondo.

Esta experiência pode ser replicada em casa: uma fotografia da imagem criada por uma lanterna apontada a um CD-ROM também capturará um arco-íris redondo. A ideia da experiência agora publicada substitui a lanterna por um impulso de laser ultracurto e o CD-ROM por um dispositivo micro-estruturado, produzido numa sala limpa de nano-fabricação. A segunda parte do processo consiste em usar hologramas avançados para estruturar as várias cores da luz sob a forma de vórtices óticos, num formato semelhante a um saca-rolhas.

Para uma “caraterização completa do perfil espaço-temporal de feixes de luz complexos”, a equipa recorreu a uma “técnica que combina holografia com espectroscopia de Fourier”, afirmou Giulio Cerullo, professor do Politecnico di Milano e coautor do estudo.

A equipa de cientistas demonstrou a possibilidade de controlar a luz com uma precisão sem precedentes, devido ao desenvolvimento do seu novo dispositivo de manipulação de luz no espaço e no tempo, que permitiu combinar diferentes propriedades da luz.

“Apercebemo-nos de que estes feixes aportam física extremamente interessante, que poderá levar a uma geração completamente nova de aceleradores compactos e fontes de luz em plasmas. Esta técnica e muito excitante porque promete trazer estes conceitos teóricos para o laboratório e desencadear avanços espetaculares na física da interacção entre lasers e plasmas”, refere Jorge Vieira, Professor no Técnico e co-autor deste estudo.

Depois desta descoberta, será possível sintetizar estas fontes de luz com total liberdade no laboratório, o próximo passo natural será trazê-las para experiências em plasmas. “Este é um grande desafio, mas as capacidades de fabricação nano-fotónica do INESC MN em Lisboa e os excelentes grupos de investigação em física dos plasmas do Técnico são o ecossistema ideal para concretizar com sucesso este objetivo científico altamente ambicioso”, segundo Piccardo.

Gonçalo Gouveia/ Técnico
Pela APImprensa

Estrelas do surf nacional vão competir no Allianz Ericeira Pro envergando licras com nomes de desportistas portugueses

Já começou a contagem decrescente para o Allianz Ericeira Pro, 3ª etapa da Liga MEO Surf, que se inicia amanhã a partir das 6h30 da manhã e decorre até à próxima segunda-feira na Praia de Ribeira D’Ilhas, na Ericeira. A elite do surf nacional está de volta à Reserva Mundial de Surf para dar sequência à luta pelos títulos nacionais masculinos e femininos da 1ª divisão do Português.
Com o início da prova no Dia de Portugal, a Associação Nacional de Surfistas decidiu homenagear alguns dos maiores atletas portugueses, criando licras de competição com os seus nomes que serão usadas ao longo de toda a competição.
Desportistas Portugueses – Lista de Homenageados
Surf: Frederico Morais, Teresa Bonvalot, Tiago Pires, Yolanda Hopkins, Nuno Vitorino e Marta Paço
Atletismo: Carlos Lopes, Fernanda Ribeiro, Pedro Pichardo, Rosa Mota, Nelson Évora, Patrícia Mamona e Lenine Cunha
Automobilismo: António Félix da Costa e Armindo Araújo
Basquetebol: Neemias Queta
Canoagem: Fernando Pimenta
Futebol: Cristiano Ronaldo, Eusébio, Vítor Baía, Luís Figo e Jéssica Silva
Judo: Telma Monteiro
Motociclismo: Miguel Oliveira
Skate: Gustavo Ribeiro
Ténis: João Sousa
Francisco Rodrigues, Presidente da ANSurfistas
“É com muito orgulho que escolhemos o Dia de Portugal para homenagear alguns dos nossos melhores embaixadores. O desporto português tem prestigiado bastante nas nossas cores pelo mundo fora, pelo que este é o momento ideal para os melhores surfistas portugueses os honrarem. Prestamos assim o nosso reconhecimento, mas também o mais profundo agradecimento. A lista de personalidades é vasta, não esquecendo aqueles que, nas ondas, já defenderam as cores de Portugal na elite do surf mundial e nas competições olímpicas.”
As longas direitas de Ribeira D’Ilhas serão palco da ação de alto nível ao longo de três dias fazendo antever um bom espetáculo com boas manobras e baterias disputadas até ao último segundo.

Francisco Morgado, Diretor de Prova da Liga MEO Surf
“Vamos iniciar a competição ainda com o rasto da depressão Óscar a sentir-se em Ribeira D’Ilhas, a qual trouxe de volta as ondas à costa portuguesa, depois de muitos dias de “flat” [mar sem ondas]. Por seu turno, ao longo do fim de semana e 2ªfeira, está prevista a chegada de uma nova ondulação. Vai ser uma competição com condições de mar típicas do verão português que agora se aproxima.”

O Allianz Ericeira Pro é, igualmente, a segunda etapa da Allianz Triple Crown e também irá trazer de volta a distinção do melhor surfista júnior em competição, designadamente através do Waikiki Junior Award. Além disso os atletas vão poder disputar os prémios paralelos como o Joaquim Chaves Saúde Best Wave (melhor onda da etapa), o Bom Petisco Girls Score (melhor pontuação exclusivamente dedicada às senhoras), a Go Chill Expression Session (melhores manobras tanto no masculino como no feminino), o Waversby Round (melhor performance desportiva no round 3) e ainda os prémios reservados aos melhores surfistas locais da Ericeira.

Agenda do Allianz Ericeira Pro (sujeito a alterações)
1º dia – Sábado, 10 de Junho (Dia de Portugal)
06H30 – Call primeiro dia para Trials e Round 1 Masculino
Round 1 Feminino (por confirmar)

2º dia – Domingo, 11 de Junho
07h00 – Call do segundo dia de competição (por confirmar)
16h00 – Sunset Party DJ Zé Ferreira – Corona & Somersby

3º dia – Segunda-feira, 12 de Junho
07h00 – Call terceiro dia de competição (por confirmar)
10h00 – Palestra e limpeza de praia da Jerónimo Martins com crianças das escolas do concelho de Mafra
14h00 – Go Chill Expression feminina e masculina (por confirmar)
16h00 – Finais do Allianz Ericeira Pro (por confirmar)
17h00 – Entrega de prémios do Allianz Ericeira Pro Pro (por confirmar)

Fantasy Surfer – Façam as V/ escolhas em fantasy.ansurfistas.com
Prémio vencedor da etapa: Relógio Rip Curl Search GPS 2
Prazo de constituição das equipas: hora do Call do primeiro dia de prova

A nível televisivo, o Allianz Ericeira Pro poderá ser acompanhado em direto na Sport TV, assim como nos restantes meios oficiais: facebook do MEO, app do MEO – disponível na posição 810 da grelha de canais MEO, e em www.ansurfistas.com e redes sociais em @ansurfistas.

A Liga MEO Surf 2023 é uma organização da Associação Nacional de Surfistas e da Fire!, com o patrocínio do MEO, Allianz Seguros, Joaquim Chaves Saúde, Bom Petisco, Go Chill, Corona, Somersby, Waikiki, Rip Curl, o parceiro de sustentabilidade Jerónimo Martins, o apoio local da Câmara Municipal de Mafra e o apoio técnico da Federação Portuguesa de Surf.
Mais informações em www.ansurfistas.com.
Fotos: Cartaz e licras de competição.

SECÇÃO DE NATAÇÃO DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA APRESENTOU PROJECTO DE RENDIMENTO DESPORTIVO PARA 2023/2028


Paulo Ferreira Coordenador Técnico da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, reuniu recentemente no auditório do Museu da Pedra, na cidade de Cantanhede, com os encarregados de educação dos nadadores da Sociedade Columbófila, para lhes apresentar o projecto de Rendimento Desportivo, para o período 2023/2028, estando acompanhado por Patricia Neves, Coach da Secção e Vice-Presidente da Associação da cidade de Cantanhede.
Tendo em conta que o alto rendimento, é reconhecido como um importante fator de desenvolvimento desportivo, gerando impacto no plano social, gerando igualmente, o interesse e entusiasmo pelo desporto, contribuindo desta forma para a generalização da prática desportiva, a Secção de Natação procura, através do projecto apresentado, proporcionar aos seus nadadores um projecto “dual”, que lhes ofereça a possibilidade de poderem conciliar as carreiras desportivas e académicas.

Para além de assegurar esta importante componente, esta proposta de trabalho de médio prazo, pretende igualmente proporcionar aos atletas condições de excelência, para que possam desenvolver as suas competências no sentido de alcançar o elevado potencial desportivo, que lhes permita integrar no futuro o lote de nadadores convocados para as selecções nacionais da Federação Portuguesa de Natação e sobretudo proporcionar-lhes mais tempo para a família.

No plano mais colectivo os responsáveis pela Secção de Natação pretendem também, desenvolver um projecto que igualmente sustentabilize o crescimento da Secção, num futuro próximo.

Aproveitando a presença dos encarregados de educação, Patricia Neves, abordou de forma detalhada o tema, “Do trabalho dos músculos que não se veem”

COLUMBÓFILIA: José Rossa Ribeiro venceu concurso de Requena e continua a comandar a classificação geral de concorrentes e Nuno & Filho volta a assumir a liderança do troféu Crédito Agrícola


Com a realização da solta de Requena, decorreu a décima quarta prova do Campeonato 2023 da Secção de Columbofilia da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, que nesta prova contou com a participação de 18 equipas.
Integrando o calendário oficial da Associação Columbófila do Distrito de Coimbra, este concurso, na especialidade de Fundo, foi ganho por José Rossa Ribeiro, que assim continua a assumir a liderança da Classificação Geral de Concorrentes, conforme se pode aferir nas seguintes tabelas:

Prova – Requena – (Fundo)
1º lugar – José Rossa Ribeiro – 138; 2º - Emanuel Ventura - 123; 3º - XRB & BEA - 114; 4º - Lusitano Espinhal & Irmão - 111; 5º - Nelson Rainho – 102; 6º - Paulo Santos - 102; 7º - Humberto Carvalho – 99; 8º - Manuel Barreto - 97; 9º - Marco Ferreira - 97; 10º - António Santos – 97.

Classificação Geral de Concorrentes
1º lugar – José Rossa Ribeiro – 4206 pontos; 2º - Nuno & Filho - 4031; 3º - Humberto Carvalho - 3990; 4º - Nelson Rainho - 3825; 5º - Lusitano Espinhal & Irmão - 3741; 6º - Paulo Santos - 3559; 7º - Gonçalo Paião – 3545; 8º - Jorge Monteiro – 3540; 9º - Manuel Barreto - 3417; 10º - José Rossa Ribeiro/B – 3381; 11º - António Santos - 3298; 12º - XRB & BEA - 3042; 13º - Marco Ferreira - 2730; 14º - Asas de Lemede - 2678; 15º - Cesar Rainho - 2660; 16º - Matias & Vila Nova - 2660; 17º - Vitor Ferreira - 2402; 18º - Manuel Frade - 2290; 19º - Avelino Soares - 2245; 20º - Euclides Pimenta – 2139; 21º - José Santos - 2136; 22º – Cidálio Salvador - 2133; 23º - Fábio Cruz - 2036; 24º - Lucas Santos - 1740; 25º - Emanuel Ventura - 1365; 26º - Manuel dos Santos - 955; 27º - António Sargaço – 873; 28º– Fernando Cruz - 795; 29º - Avelino Soares/B – 705; 30º - Carlos Pereira – 555.

Troféu Crédito Agrícola
1º lugar – Nuno & Filho – 1020 pontos; 2º - José Rossa Ribeiro - 901; 3º - Nuno & Filho - 893.

SECÇÃO DE BASQUETEBOL DA SOCIEDADE COLUMBÓFILA JÁ PREPARA A ÉPOCA 2023/2024


A convite da Federação Portuguesa de Basquetebol, realizou-se recentemente, uma reunião de trabalho, via zoom, na qual participaram, os representantes dos clubes que vão disputar na época desportiva 2023/2024, o Campeonato Nacional da 1ª divisão Feminina, bem como as Associações distritais da modalidade.
Para além de João André Costa, Coordenador Técnico e Ana Rodrigues, Team Manager da Secção de Basquetebol, participaram igualmente nesta reunião on line, Lurdes Silva, Presidente da Direcção Geral e Jacinto Silva, igualmente director da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense.

Para além de terem a oportunidade de expressar as suas preocupações os directores dos clubes presentes, abordaram com Manuel Fernandes, Presidente da Direcção daquela Federação desportiva, questões relacionadas com as arbitragens, comunicação, programa valorizar, todos eles inseridos na preparação da nova época desportiva.

Embora de forma provisória, esteve igualmente em destaque a apresentação do calendário de jogos e as equipas que irão integrar as zonas norte e sul, ficando a equipa feminina da Sociedade Columbófila integrada na zona norte, competindo com as equipas do CPN 22, Maia Basket, S. Coimbrões, Olivais F. C., A. D. Vagos e com o Clip – Porto.

14 turmas de Viseu Dão Lafões entre as vencedoras de competição de literacia financeira


A nível municipal, 14 turmas do 1.º ao 3.º ciclo foram premiadas na Comunidade Intermunicipal (CIM) Viseu Dão Lafões. Três delas sagraram-se também vencedoras, a nível nacional, no Concurso Final do “No Poupar Está o Ganho”, projeto de educação financeira que foi implementado ao longo de todo o ano letivo.
Cada turma apresentou a concurso, como projeto final, um trabalho que representasse, através de vídeo, artes performativas ou trabalhos manuais, os conhecimentos adquiridos ao longo do ano escolar.

Entre os três vencedores nacionais da CIM Viseu Dão Lafões, destacou-se o 9.º A da Escola Básica de Santa Cruz da Trapa, em São Pedro do Sul, que alcançou o 1.º lugar entre todas as turmas do 3.º ciclo que entraram na competição. Com o trabalho “Literacia financeira - uma decisão à maneira”, a turma contou a história da D. Lara, vencedora do Euromilhões que precisa de decidir se poupa, gasta ou investe o seu dinheiro.

Logo a seguir, no 2.º lugar do 3.º ciclo, ficou o 7.º D da Escola Básica de Carregal do Sal. “Comer bem, comer saudável” foi o mote do projeto que levou os alunos a angariar dinheiro para confecionar um almoço para toda a turma, cuja preparação envolveu uma ida ao supermercado, marcada pela poupança, na hora de escolher os produtos.

Por último, o trabalho “Provérbios”, criado pelo 5.º B da Escola Básica n.º 2 de Castro Daire, alcançou o 3.º lugar do 2.º ciclo. Os alunos realizaram entrevistas e ilustrações dedicadas a provérbios populares sobre poupança.

Estas três turmas foram também vencedoras municipais, sendo premiadas pelo melhor trabalho realizado no seu concelho e no seu ciclo de ensino. A elas, juntaram-se outras 11 turmas, também vencedoras municipais:

4.º ano da Escola Básica de Mezio, Castro Daire
4.º A da Escola Básica de Nelas
3.º C da Escola Básica de Sátão
3.º A da Escola Básica de Tondela
3.º C da Escola Básica de Fragosela de Cima, Viseu
6.º B da Escola Básica de Carregal do Sal
5.º D da Escola Básica de Santa Comba Dão
5.º D da Escola Básica de Caramulo, Tondela
6.º A da Escola Básica n.º 3 de Mundão, Viseu
8.º D da Escola Secundária Frei Rosa Viterbo, Sátão
9.º A da Escola Básica de Vouzela

O Concurso Final, que decorreu na passada quarta-feira (dia 07 de junho) na cidade do Porto, é o maior momento de competição interturmas do “No Poupar Está o Ganho”, projeto de educação financeira que, durante o ano letivo 2022/2023, envolveu 18 mil alunos de 920 turmas de norte a sul do país, passando pelas ilhas.

Nas palavras do Secretário Executivo da CIM Viseu Dão Lafões, Nuno Martinho, "Os resultados obtidos pelas nossas turmas e a adesão que esta competição teve, no nosso território, são um indicador claro do sucesso que este projeto tem junto das nossas escolas. Estão de parabéns todos os alunos e professores que se envolveram neste desafio.".

"Mais do que conquistar bons resultados em competições, o objetivo da CIM é que esta iniciativa de literacia financeira dê ferramentas aos alunos e, em consequência, ao seu agregado familiar, para que consigam fazer uma boa gestão dos seus orçamentos".

O programa, criado pela Fundação Dr. António Cupertino de Miranda (Porto), conta já com 13 edições, tendo impactado mais de 60 mil alunos de 60 municípios. A cada ano letivo, as turmas e professores participantes têm acesso, através de uma plataforma digital, a todos os recursos pedagógicos necessários à implementação de atividades promotoras da literacia financeira.

A CIM Viseu Dão Lafões é parceira, desde 2021, do “No Poupar Está o Ganho”, que pretende fomentar hábitos de poupança e uma relação saudável com o dinheiro, contribuindo para a formação de cidadãos e futuros consumidores mais conscientes e responsáveis.

Miguel Fernandes
Gabinete de Comunicação CIM Viseu Dão Lafões

Garantiu a promoção à 1.ª Divisão Nacional Equipa feminina de basquetebol da Columbófila Cantanhedense recebida nos Paços do Concelho

 
A equipa sénior feminina de basquetebol da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense (ASSSCC) foi recebida pela presidente da Câmara Municipal de Cantanhede e restante Executivo Municipal, nos Paços do Concelho.
Numa sessão onde também marcaram presença o vice-presidente da autarquia, Pedro Cardoso, e os vereadores Fernando Pais Alves, Adérito Machado, Célia Simões, Sérgio Negrão e José Santos, Helena Teodósio felicitou as jogadoras, treinadores e dirigentes pela brilhante época desportiva, que culminou com a subida à 1.ª Divisão Nacional.
“O basquetebol é uma das inúmeras modalidades em que a Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense se afirma não apenas no contexto regional, mas também nacional”, referiu a autarca, congratulando-se com “o notável percurso da equipa, recompensado com a justa promoção à 1.ª Divisão Nacional”. “Não só dignificaram o nome de uma associação eclética, mas também o do Município de Cantanhede”, considerou.
Na ocasião, a presidente da Direção da ASSSCC, Lurdes Silva, deu a conhecer o percurso das jovens atletas na Secção de Basquetebol, destacando o trabalho do treinador João Costa e da dirigente Ana Rodrigues.
Antes de agradecer o apoio do Município à instituição que lidera, Lurdes Silva deixa a garantia de que tudo vai ser feito para dignificar não apenas a Associação, mas sobretudo o concelho de Cantanhede.
Na sessão intervieram ainda os vereadores Adérito Machado, Sérgio Negrão e Célia Simões, que se congratularam com os resultados alcançados, expressando votos de sucesso para a Secção de Basquetebol num futuro próximo.