sexta-feira, 17 de março de 2023

Marta Prates vai apresentar a Missão Mais pelos Jovens do concelho de Reguengos de Monsaraz

 Marta Prates, Presidente da Câmara Municipal de Reguengos de Monsaraz, vai apresentar no dia 22 de março, às 18h, a Missão Mais pelos Jovens, com a estratégia municipal de apoio aos jovens do concelho. A autarca vai explicar na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz o compromisso da gestão autárquica, que visa a execução de políticas e ações para os cidadãos.
Marta Prates considera que “a desertificação do interior, com o abandono dos jovens das suas raízes, é um dos maiores problemas demográficos e de perda identitária deste século em Portugal. A falta de perspetivas de um futuro risonho tem tornado o fluxo migratório para o litoral uma constante difícil de travar e a atual conjuntura económica, fruto da guerra na Europa, vem aumentar as dificuldades para os jovens no seu começo de vida ativa profissional, académica e familiar”.
 
A autarca afirma que “a estratégia de apoios a apresentar irá, de modo racional, ser impactante no dia a dia de muitos casais e indivíduos jovens que hoje, cada vez mais, sentem dificuldades de realizar os seus projetos de vida em Reguengos de Monsaraz. Temos a obrigação de os apoiar e de os incentivar a progredirem na sua terra, nas suas raízes, tornando este território muito mais atrativo e seguro”.
 
 Carlos Manuel Barão
 

INTERRUPÇÃO DE FORNECIMENTO DE ÁGUA NO DIA 20 DE MARÇO NA RUA ALEXANDRE HERCULANO, FONTAINHAS E RESTANTES RUAS LOCALIZADAS A POENTE (OESTE) DA RUA ALMEIDA GARRETT ENTRE AS 09H00 E AS 12H00

 A Câmara Municipal de Silves informa que, devido à necessidade de execução de trabalhos no âmbito da “Empreitada de Renovação e Requalificação Urbana na Vila de Pêra”, o fornecimento de água será interrompido na Rua Alexandre Herculano, Fontainhas e restantes ruas localizadas a poente (oeste) da Rua Almeida Garrett, na união de freguesias de Alcantarilha e Pêra, entre as 09h00 e as 12h00.
Serão tomadas todas as diligências para que os trabalhos decorram de forma célere e eficiente, pelo que a autarquia agradece a melhor compreensão dos munícipes e utentes do sistema pelos transtornos causados.
Para esclarecimento de qualquer dúvida ou obtenção de informações adicionais a Câmara Municipal disponibiliza o seguinte contacto telefónico do Piquete de Águas: 282 440 860.

Câmara de Águeda apoia atividade da d’Orfeu para o quadriénio 2023/2026

 Protocolo plurianual foi assinado esta semana e tem como objetivo apoiar a atividade da associação cultural até 2026
A Câmara Municipal de Águeda e a d’Orfeu – Associação Cultural assinaram, esta semana, um protocolo de cooperação plurianual para apoiar as atividades desta coletividade cultural no quadriénio até 2026.
“Afirmar, cada vez mais, Águeda como um concelho produtor de arte e cultura é uma das áreas prioritárias da ação municipal, seja através da promoção de atividades e iniciativas culturais por todo o concelho, nos diferentes equipamentos culturais, numa lógica de descentralização da cultura, seja pelas parcerias e relação de proximidade que estabelecemos com as coletividades e agentes culturais”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, salientando que o protocolo com a d’Orfeu liga-se precisamente a esta propósito.
Promover, dinamizar e difundir a cultura, nas suas várias expressões, é um investimento que o Município de Águeda assume e que é evidente pelos apoios regulares às coletividades culturais do concelho, nomeadamente no que respeita à formação artística.
O apoio concedido pelo Município à d’Orfeu vai ter uma aplicação nas atividades a realizar até 2026, reconhece a dinâmica cultural da associação que tem um cartaz expressivo de atividades que atraem milhares de pessoas todos os anos e o papel que desempenha no panorama cultural no concelho, região e país. A atividade cultural que a d’Orfeu desenvolve tem expressão no Estatuto de Utilidade Pública e no apoio que goza junto do Estado, através do Ministério da Cultura, organismo que lhe atribuiu ainda o estatuto de “Superior Interesse Cultural”.
“A d’Orfeu é um parceiro relevante para a implementação desta política de afirmação cultural que extravasa o âmbito local ou regional”, refere ainda Edson Santos, sublinhando que o Município pretende “continuar esta ligação ao trabalho desenvolvido por esta estrutura associativa que, a par de uma reconhecida capacidade profissional ao nível da produção cultura, pratica o modelo associativo de sem fins lucrativos”.
A parceira que agora é reafirmada com este protocolo, demonstra em mais-valias no que respeita à criação, desenvolvimento e fidelização de público cultural em Águeda, para além de promover boas práticas culturais junto do movimento associativo e que são apontadas como referência.
É de manifesto interesse municipal apoiar a regularidade das atividades culturais que a d’Orfeu assume em Águeda e a partir de Águeda, potenciando, dessa forma, o reforço dos impactos culturais e da projeção que as suas iniciativas têm e que promovem o concelho cá e além-fronteiras”, salientou Edson Santos, frisando que a dinâmica do protocolo estabelecido com a associação assenta em três pilares: formação, projetos comunitários e criação artística.
De entre as atividades que a d’Orfeu – que irá receber um subsídio anual de 60 mil euros em cada um dos quatro anos do protocolo – irá realizar contam-se as coproduções com o Município de Águeda, como o Festival Gesto Orelhudo (22.ª, 23.ª, 24.ª e 25.ª edições); o Festival i! artes para público infantil e familiar” (14.ª, 15.ª, 16.ª e 17.ª edições); do Festim – Festival Internacional de Músicas do Mundo; do OuTonalidades – circuito português de música ao vivo (27.ª, 28.ª, 29.º e 30.ª); e do Congresso de Bastidores, evento formativo/profissional, que, a partir de 2024, inclui showcases do OuTonalidades.
A d’Orfeu, que irá associar a marca “Águeda” a toda a criação artística e de itinerância dos seus espetáculos, bem como a todas as suas ações de mobilidade internacional, irá também, no âmbito do protocolo estabelecido, desenvolver o projeto comunitário OCA, que engloba várias sessões semanais de formação e que irá resultar num espetáculo anual na cidade.
Paralelamente, a d’Orfeu irá acolher e dinamizar várias atividades de formação e desenvolvimento de públicos em comunidade, bem como irá colaborar no planeamento da programação das residências artísticas em períodos específicos, durante o ano.
 
*Foto: Momento da assinatura de protocolo

Câmara de Águeda atribui mais de 587 mil euros às associações desportivas do concelho

 Apoios referem-se à comparticipação municipal para as atividades que as várias estruturas associativas vão realizar durante a época 2022/2023
A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, ontem, em reunião de Executivo, mais de 587 mil euros (587.477,45 euros) a associações e coletividades do concelho e ainda 39.017,78€ a atletas individuais (atividades e mérito desportivo) para a época 2022/2023.
“O Município reconhece o papel que as diferentes associações e coletividades desportivas têm tanto na promoção e dinamização do desporto, como na formação desportiva, proporcionando aos jovens do concelho a oportunidade de praticarem alguma modalidade, seja de uma forma amadora ou mesmo competitivamente”, declarou Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara de Águeda, salientando que os valores atribuídos, para além do apoio à atividade regular das estruturas associativas por todo o concelho, procuram contribuir para um aumento do número de praticantes de desporto.
A promoção de políticas desportivas e de incentivo à prática de atividade física é uma “aposta sustentada e estratégia do Município”, através de várias medidas que não só “demonstram uma dinâmica desportiva em várias modalidades e em todo o concelho”, como são um referencial de boas práticas. Iniciativas como o “Troféu Terras de Águeda”, “Caminhar pela Natureza” ou “Pedal in Águeda” são exemplos de atividades promovidas pelo Município de Águeda, que mobilizam os cidadãos em torno da prática de atividade física.
Entre as políticas desportivas que são desenvolvidas para aumentar a consciência da importância da prática da atividade física como elemento de saúde contam-se o Desporto Escolar (procurando captar os jovens cada vez mais cedo para a atividade desportiva, combatendo problemas como a obesidade infantil); o Desporto Feminino (com um grande número de praticantes federadas em várias modalidades); e o Desporto Adaptado (em várias modalidades), uma ferramenta de integração e inclusão e que torna Águeda cada vez mais uma referência nessa área.
De recordar a este propósito que, ainda este ano, a Câmara de Águeda foi distinguida entre as autarquias que fazem parte dos Municípios Amigos do Desporto (MAD), pelo Programa Municipal de Desporto para Todos, voltando a ser destacada “pelas políticas de promoção e dinamização desportiva promovidas junto dos vários públicos, independente das suas características físicas, (in)capacidades ou idade”.
Os apoios concedidos, para além de incentivar a atividade regular das coletividades e dos atletas individuais e de resultar de um trabalho de proximidade e de parceria estratégica com as várias associações e clubes, reconhece o mérito desportivo dos atletas, associações desportivas ou clubes que, pela particular distinção dos resultados desportivos obtidos em cada ano, tenham conferido um especial contributo ao desenvolvimento do desporto no Município.
De salientar ainda o apoio extraordinário concedido para as iniciativas que se enquadram numa estratégica de desenvolvimento desportivo e turístico do concelho e que permitem incentivar as diferentes modalidades desportivas em Águeda, bem como a captação de visitantes ao concelho ao longo de todo o ano.
Assim, os incentivos concedidos resultam de um Programa de Apoio, ao qual foram submetidas candidaturas por parte de 31 associações desportivas de todo o concelho, que apresentaram 173 pedidos a diversas tipologias de apoios. Destes, foram aprovados os seguintes:
- 51 referentes à execução do plano de atividades;
- 2 para a execução do plano de atividades no âmbito do Desporto Adaptado;
- 23 para aquisição de material ou equipamento desportivo;
- 13 para a organização de atividades de caráter pontual (incluindo apoios extraordinários para organização de iniciativas de especial relevância para o Concelho);
- 10 para a participação em atividades de caráter pontual dentro ou fora do território continental;
- 22 para apoio a deslocações no âmbito da participação em provas ou iniciativas desportivas em território nacional;
- 4 para apoio social na área desportiva;
- 6 para a aquisição de viaturas;
- 5 apoios de Mérito Desportivo coletivo;
- 6 para apoio à execução de obras de conservação ou construção.
 
Acresce a estes incentivos, no total de 587.477,45 euros, o concedido a 31 atletas que, de forma individual, se candidataram a este Programa de Apoio Desportivo, no valor de 39.017,78 euros, o que reflete um investimento municipal, na época desportiva de 2022/2023, de 626.495,23 euros.
Refira-se que deste montante já foram transferidos 52.626 euros para as coletividades em outubro de 2022, respeitantes aos adiantamentos de verba solicitados no início da época e 80.000 euros referem-se ao valor já atribuído à ACTIB – Águeda Action Club para a realização do Mundial de Motocross 2023 e cujo protocolo foi assinado esta semana.

 

Escola Superior Agrária de Coimbra promove curso de multiplicação de plantas

 A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) promove, no próximo dia 1 de abril, o curso de curta duração “Aprender a Multiplicar Plantas Aromáticas, Medicinais e Condimentares”.
Destinada ao público em geral, esta formação tem uma duração total de 8 horas, distribuídas de igual forma pelas componentes teórica e prática. Filipe Melo é o formador.
O formulário de inscrição e informação detalhada sobre o curso estão disponíveis em https://www.esac.pt/index.php/estudar/cursos/cursos-de-curta-duracao/devendo os interessados enviar a sua a ficha de inscrição, devidamente preenchida, para candidaturas@esac.pt, até 27 de março.

 

SILVES CELEBRA DIA MUNDIAL DA POESIA

 No âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia, a Câmara Municipal de Silves promove uma programação especial.
Para além das várias iniciativas, a Biblioteca Municipal de Silves e a Casa-Museu João de Deus convidam-no a conhecer a vasta coleção de edições de poesia.

Programação
 
Dia 22 de março
Encontro com o escritor Pedro Freitas ‘O Poeta da Cidade’
Hora: 10h20
Local: Auditório da Escola Secundária de Silves
Público-alvo: Alunos do 12º ano de escolaridade
 
Dia 22 de março
Espetáculo performativo poético-musical “Metafisicamente D’Outro Mundo”, por ‘O Poeta da Cidade’ e Wake Up Sleep
Hora: 15h30
Local: Teatro Mascarenhas Gregório
Público-alvo: Alunos dos 10º e 11º anos de escolaridade
 
Dia 25 de março
Espetáculo “Maré Alta”, por Sónia Pereira e Carlos Boita
Hora: 21h00
Local: Biblioteca Municipal de Silves
Público-alvo: Público em geral
Entrada livre

Celorico da Beira |21 de março Dia Mundial da Árvore e Dia Mundial da Água

 

O município de Celorico da Beira vai comemorar, no próximo dia 21 de março, o Dia Mundial da Água e o Dia Mundial da Árvore (22 de março), em parceria com o Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira (Programa Eco escolas e do Clube de Ciência Viva), Bombeiros Voluntários de Celorico da Beira, Estrela Geopark Mundial, Cervas e a Deslumbrestrela – Animar com Arte.

 

Com o intuito de enfocar a importância vital da água e da árvore para a Vida Humana e a sobrevivência do planeta Terra, vão ser levadas a efeito no Estádio Municipal, diversas atividades lúdico-pedagógicas subordinadas às temáticas ambientais, direcionadas para as crianças do jardim-de-infância e 1º ciclo.

À semelhança dos anos anteriores, as crianças vão poder desfrutar de um dia inesquecível com muita animação, alegria, brincadeira, jogos e almoço convívio. Assim, de forma prazenteira e divertida, as crianças vão dar as boas vindas à primavera e, sobretudo, aprender a respeitar, a valorizar, a defender, a racionalizar os recursos naturais, essenciais à vida, e a amar a mãe natureza.

O município de Celorico da Beira tem vindo a apostar, ao longo dos anos, em ações de sensibilização instigadoras da consciencialização da importância de uma cidadania ambiental responsável, logo na infância, como forma de se enraizar atitudes e comportamentos pró-ambientalistas nos celoricenses, de hoje e de amanhã, impulsionadores da sustentabilidade do meio ambiente e da sobrevivência da Humanidade.



Detido suspeito de abusar irmã e sobrinha em Sintra

Homem, de 24 anos, é suspeito de ter praticado centenas de crimes de abuso sexual entre 2021 e 2023. As vítimas tinham quatro e seis anos de idade quando começaram a ser abusadas.
A Policia Judiciária (PJ) deteve um homem, 24 anos, suspeito de ter praticado centenas de crimes de abuso sexual de duas meninas, suas familiares.
Segundo o comunicado da PJ, "a investigação permitiu apurar a existência de fortes indícios da prática, pelo arguido, de centenas de crimes de abuso sexual de crianças, na sua forma agravada, sobre duas meninas, suas familiares".
Os abusos terão começado em 2021, quando as vítimas, irmã e sobrinha do agressor, tinham quatro e seis anos. De acordo com a nota da PJ, os atos criminosos ter-se-ão prolongado até este ano e foram praticados na comarca de Sintra.
"As menores, de tenra idade, sofreram atos sexuais de especial relevo, dos quais resultaram marcas indeléveis, pericialmente atestadas", acrescenta o comunicado.
O homem já foi ouvido em primeiro interrogatório judicial e ficou em prisão preventiva.

Cristina Nascimento / RR

CANTANHEDE | Novo Pólo do Núcleo Museológico do Hospital Colónia Rovisco Pais dedicado à investigação

 Dia 20 de março de 2023, decorrerá no Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais, na Tocha, a cerimónia de abertura da Biblioteca Científica do antigo Hospital Colónia Rovisco Pais (HCRP), que contará com a presença de Takahiro Nanri, Diretor Executivo da Sasakawa Health Foundation (Japão), instituição que tem apoiado, desde 2017, a Salvaguarda e Revitalização do Património da antiga aldeia terapêutica e que está de visita ao Núcleo Museológico.
A cerimónia, agendada para as 15 horas, contará ainda com a presença de Suzana Menezes, Diretora Regional de Cultura do Centro e de Helena Teodósio, Presidente da Câmara Municipal de Cantanhede.
O HCRP, também conhecido por Leprosaria Nacional foi inaugurado em 1947 e materializou uma resposta qualificada do Estado português na assistência aos doentes com hanseníase. Era uma autêntica aldeia terapêutica, com capacidade para cerca de 1.000 doentes internos e foi até 1976 o epicentro da Luta contra a Hanseníase em Portugal, acompanhando, através dos serviços médico-sociais internos e externos os cerca de 2.800 doentes conhecidos.
Adotando como lema “Caritas atque Sciencia”, o HCRP incluía na sua missão o estudo da doença de Hansen, sustentado na prática clínica e laboratorial, na participação em congressos e em ensaios clínicos, na publicação de artigos científicos e na gestão de uma Biblioteca Científica indispensável para a atividade clínica informada, numa época em que se verificava uma significativa evolução no diagnóstico e terapêutica, nos modelos de assistência clínica, social e de profilaxia. A análise detalhada da história da assistência clínica desta instituição tem revelado como esse conhecimento foi sendo posto em prática em benefício dos seus utentes. A dinâmica científica que caracterizou a época e a atuação do HCRP refletiu-se bastante na Rovisco Pais: Revista Portuguesa da Doença de Hansen, publicada entre 1962 e 1981 e na sua Biblioteca, que funcionou como um centro de partilha e produção de ciência, enriquecendo com as obras produzidas pelo corpo clínico do HCRP, com aquisições e ofertas dos leprólogos que estagiavam ou visitavam o Hospital ou enviadas de outros países.
A Biblioteca Científica abre agora novamente ao público depois do seu acervo ter sido higienizado, organizado e reacondicionado em novas instalações, requalificadas para o efeito e de ter sido feita a disponibilização online, de algumas das principais publicações do Hospital, entre elas a revista Rovisco Pais e o jornal de doentes, Luz através da Hemeroteca Digital [no website hansen-stories.pt].
O acervo da Biblioteca Científica do antigo HCRP permite conhecer a evolução da Assistência e das Ciências da Saúde, um pouco por todo o mundo, desde o final do século XIX. Passará a estar disponível para consulta mediante agendamento prévio ou através de empréstimo interbibliotecas.  Espera-se que possa ser ampliado através de campanhas de permuta ou recolha de publicações nas áreas da História da Saúde e da Hanseníase. 
Com a abertura da Biblioteca Científica cria-se um novo pólo do Núcleo Museológico no Conventinho, edifício cuja origem remonta ao século XVII, quando, pertencia ao Mosteiro de Santa Cruz de Coimbra, integrando uma reserva senhorial cujo rendimento terá sido aplicado na construção do claustro, conhecido como Jardim da Manga (Coimbra).
A abertura deste novo espaço vocacionado para a investigação na área da História das Ciências da Saúde, é entendida como um meio de acrescentar valor ao Núcleo Museológico e aumentar as suas potencialidades no âmbito das rotas de turismo científico, agora ainda mais facilitadas com a disponibilização de um sistema de áudio-guias bilingues.
O Núcleo Museológico, que abriu em setembro de 2021 é o único espaço museológico inteiramente dedicado à hanseníase em Portugal e tem sido uma das faces mais visíveis do trabalho de salvaguarda do património desenvolvido nos últimos anos pelo Centro de Medicina de Reabilitação da Região Centro – Rovisco Pais. As suas iniciativas têm promovido a aproximação das pessoas ao património permitindo a redescoberta desta aldeia terapêutica modelar e pioneira na sua modalidade de internamento seletivo e de assistência em ambulatório logo desde 1947.
Ao assumir a responsabilidade social de preservar o legado que recebera em 1996, e ao congregar esforços na preservação e valorização do património cultural material e imaterial do antigo Hospital Colónia, o CMRRC-RP pretende garantir a sua disponibilização às gerações vindouras, cumprindo o objetivo basilar no domínio da gestão do património cultural, subjacente ao princípio de que o património é de todos. Com esta linha de valores, e porque se assinalam 150º aniversário da identificação do bacilo causador da doença, pelo cientista norueguês Gerhard Hansen, uma descoberta que mudou a história desta doença milenar, que ainda não está erradicada no Mundo, se entendeu ser importante perpetuar o conhecimento adquirido, agora também através da Biblioteca.

SESSÕES ESGOTADAS » JAZZ NAS ADEGAS SILVES COM STRING REED TRIO

 As duas sessões do JAZZ NAS ADEGAS agendadas para os dias 24 e 25 de março, na Quinta do Rogel em Alcantarilha, com a atuação de STRING REED TRIO, encontram-se esgotadas.
Os String Reed Trio, são um projeto sediado em Huelva (Espanha) constituído por três músicos da região que foram buscar as suas influências ao Swing dos anos 50 do século passado.
Na sua atuação vamos ouvir temas de artistas como Duke Ellington, Count Basie, Benny Godman, entre outros, onde a improvisação se converte no protagonista absolutamente necessário.
Um espetáculo imperdível com Antonio López_contrabaixo; Damián Fernández_clarinete, saxofone soprano e Rafa López_guitarras Selmer e Archtop.
As restantes sessões da 6ª Edição do Jazz nas Adegas, terão lugar nos seguintes dias/locais e com os seguintes artistas:
 
14.abril.23  21h00 | 15.abr.23  17h00
Quinta João Clara           
Nuno Carpinteiro                           
 
28.abr.23  21h00 | 29.abr.23 21h00         
Barranco Longo               
Las Guitarras Locas        
 
12.mai.23  21h00 | 13.mai.23  17h00
Paxá Wines       
Analog Music Project                   
 
26.mai.23  21h00 | 27.mai.23  17h00
Convento do Paraíso    
Manouche Station
 
O evento organizado pela Câmara Municipal de Silves, conta com a parceria dos Produtores de Vinhos de Silves aderentes, do Agrupamento de Escolas Silves Sul e da Associação Barmen Algarve.
Dinamizar culturalmente os locais onde se produzem os Vinhos de Silves, numa simbiose entre o vinho, o seu produtor e a música, levando o público a vivenciar um evento marcante e diferenciador, são os principais objetivos desta iniciativa promovida pelo Município de Silves através deste conceito de reconhecido sucesso que marca a oferta cultural de qualidade na época baixa de procura turística pelo Algarve.
 

TORRES VEDRAS | APRESENTAÇÃO DO CATÁLOGO EXPOSIÇÃO TEMPORÁRIA CENTRO DE ARTES E CRIATIVIDADE

 No dia 21 de março, às 21h00, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras irá apresentar o catálogo da exposição temporária A “Mascarada Política” – O Carnaval na obra de Rafael Bordalo Pinheiro (1870-1905). 
No dia em que também se assinala a data de nascimento de Rafael Bordalo Pinheiro, o Centro de Artes e Criatividade de Torres Vedras apresenta o catálogo da exposição temporária patente no espaço cultural, com curadoria de Álvaro Costa de Matos.  
O livro reúne o resultado duma investigação inédita sobre o impacto e as representações do Carnaval na obra gráfica de Rafael Bordalo Pinheiro (1846-1905), o pai da moderna caricatura portuguesa. Através da sua leitura, percebemos que o genial caricaturista tratou o Carnaval como cena do quotidiano, objeto de reportagem gráfica nos jornais que publicou ao longo da sua vida, para fazer sátira política e desenhar alegorias e decorações para os carros alegóricos dos clubes carnavalescos ou para os teatros de Lisboa nos “bailes de terça-feira gorda”. Bordalo Pinheiro abordou também o tema para se envolver na polémica causada pela imposição do Carnaval “Civilizado”, com ritos e propósitos distintos do Carnaval popular. E criticou a tentativa de aburguesamento do Entrudo com alusão política e verve, dando à estampa alguns dos melhores desenhos carnavalescos saídos do seu lápis.
Dada a efemeridade da exposição, este catálogo é também uma forma de perpetuar o mergulho que demos no universo fascinante de Bordalo Pinheiro, entre a pompa de toque dandy e o delírio carnavalesco.
 
Para mais informações: cac.comunicacao@cm-tvedras.pt | 261 067 603 | 261 067 601


Filme da Turismo Centro de Portugal premiado no Japão


    "Centro de Portugal, um Destino e Tanto" conquistou "Silver Award" no 5.º Festival Mundial de Filmes de Turismo do Japão.
    "Centro de Portugal, Um Destino e Tanto", filme promocional da Turismo Centro de Portugal, foi premiado pelo júri internacional do 5.º Festival Mundial de Filmes de Turismo do Japão, que decorreu na cidade de Shiga.

    O filme da região Centro de Portugal conquistou um “Silver Award”, equivalente a um segundo lugar, na categoria Região Turística.

    "Centro de Portugal, Um Destino e Tanto" foi produzido para a Turismo Centro de Portugal pela Lobby Films and Advertising, no âmbito da campanha promocional com o mesmo nome, lançada em junho de 2022. Pode ver o filme nesta ligação: https://youtu.be/J-Ag4aak7J8.

    “Este prémio conquistado pelo ‘Centro de Portugal, Um Destino e Tanto’, num destino tão longínquo como o Japão, é uma evidência de que a notoriedade do Centro de Portugal é cada vez mais abrangente, chegando a mercados de longa distância. Temos expetativas elevadas em relação ao mercado asiático, que estava a crescer no Centro de Portugal antes da pandemia e que acreditamos que seja cada vez mais importante para a região nos próximos anos”, destaca Pedro Machado, presidente da Turismo Centro de Portugal.

    “Com este filme promocional, apresentamos o Centro de Portugal como um destino diversificado, que oferece experiências para todos os gostos e para todos os perfis de turistas. Os números positivos de visitantes em 2022 demonstram que este é o caminho certo”, acrescenta.

    O Festival Mundial de Filmes de Turismo do Japão é, desde 2021, membro do Comité Internacional de Festivais de Filmes de Turismo (CIFFT) e integra o Circuito CIFFT, a maior competição de filmes publicitários e promocionais de turismo, que todos os anos determina quais são os melhores filmes do mundo nesta área.

    A 5.ª edição do festival japonês contou com a participação de 1418 filmes, representando mais de 100 países. O vencedor do prémio máximo foi um filme promocional da Indonésia. A cerimónia de entrega de prémios aconteceu no Santuário Izukanda, templo tradicional de Shiga, onde foram homenageados os melhores filmes em competição.

    Sobre o Turismo Centro de Portugal:
    O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

    Adriana Rodrigues
"Centro de Portugal, um Destino e Tanto" (imagem do filme)

Investimento ascende a 160 mil euros. Município de Cantanhede adquire nova pá carregadora

 

A Câmara Municipal de Cantanhede acaba de dar um importante passo no reforço da capacidade operacional dos equipamentos com a aquisição de uma nova pá carregadora de grande porte.

Segundo Helena Teodósio, presidente da Câmara Municipal esta aquisição “está integrada na estratégia adotada pela autarquia tendo em vista a renovação da frota de veículos e também das máquinas e equipamentos adstritos à Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias, dotando desta forma os serviços com capacidade para dar a resposta mais adequadas às necessidades”. Para a autarca trata-se de um “importante investimento face às necessidades da autarquia”, colocando assim, “os serviços da Câmara Municipal mais próximos do cidadão, de uma forma mais eficiente e segura, respeitando sempre o meio ambiente”, concluiu a autarca.

Com um custo de aquisição a rondar os 160.000 euros, este novo equipamento constitui-se como um importante reforço dos recursos técnicos colocados ao dispor da equipa de vias da Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias. De capacidade operativa superior a 15 Toneladas, a nova pá carregadora está equipada com um balde frontal capaz de movimentar de uma só vez 2,5 m3, cumprindo as mais recentes exigentes normas europeias a nível de emissões de CO2 para motores a combustão.

O novo veículo irá permitia a realização de trabalhos pesados e de elevada exigência em todo o concelho, conferindo uma capacidade operacional para auxiliar nas pavimentações de qualidade em muitos quilómetros de estrada a custos substancialmente mais baixos do que seriam com recurso a empreitadas.

A Divisão de Administração Direta e Apoio às Freguesias terá assim oportunidade de continuar a operar a requalificação, manutenção e beneficiação de caminhos vicinais/rurais, pavimentos que abrangem uma vasta extensão deste importante género de vias de comunicação. Recorde-se que apesar de integrarem as competências atribuídas às juntas de freguesia, a Câmara Municipal tem vindo a apoiar este género de trabalhos, quer financeiramente, quer através do fornecimento de material, que ainda através da cedência de máquinas e profissionais.


Sismo de magnitude 3.7 sentido no Algarve

O sismo foi sentido em Albufeira, Loulé, Faro, Lagoa, Portimão e Silves.
Um sismo de magnitude de 3.7 na escala de Richter foi registado às 03h35 desta sexta-feira nas estações da rede sísmica do continente.
O epicentro do sismo localizou-se a quatro quilómetros a nordeste de Albufeira, no Algarve, e não terá causado danos.
Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera, o abalo foi sobretudo sentido em Albufeira e Loulé e com menor intensidade nos concelhos de Faro, Lagoa, Portimão e Silves.
No Twitter, várias pessoas disseram ter sentido o sismo um pouco por todo o Algarve.

Investigação conclui que o consumo de pescada pode ter efeitos adversos para a saúde devido a valores elevados de mercúrio

 Serão os níveis de mercúrio presentes nos produtos da pesca adequados para garantir baixo risco para as populações que consomem muito peixe? Um novo estudo liderado por cientistas do Departamento de Ciências da Vida (DCV) da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) revela que os valores de mercúrio mais elevados foram determinados em espécies carnívoras (que se alimentam de animais mais pequenos), como a pescada, podendo ter efeitos adversos para a saúde humana devido à concentração de mercúrio.
Tendo em conta as porções diárias recomendadas na Roda dos Alimentos que definem uma alimentação completa e equilibrada, o estudo “Are mercury levels in fishery products appropriate to ensure low risk to high fish-consumption populations?” determinou a frequência semanal com que a população residente em Portugal pode consumir bacalhau, pescada e polvo cozido, bem como carapau e sardinha grelhados, de forma a prevenir efeitos adversos para a saúde, uma vez que algumas espécies marinhas podem conter elevadas concentrações de metilmercúrio.
O metilmercúrio, explica Elsa Teresa Rodrigues, coordenadora do estudo e investigadora do DCV e do Centre for Functional Ecology (CFE) é «uma forma química do mercúrio com potencial de bioacumulação nos tecidos biológicos e com elevada neurotoxicidade, tendo-se verificado neste estudo que a pescada (com mais de 1kg) cozida e consumida mais do que uma vez por semana, e carapau (de 35-40 cm) grelhado e consumido mais do que cinco vezes por semana, ultrapassa o valor de metilmercúrio aceite como seguro e estabelecido pela Agência Europeia para a Segurança Alimentar. Já bacalhau e polvo cozidos, assim como sardinha grelhada, quando adquiridos e cozinhados nas condições testadas, podem ser consumidos sem restrições», revela.
Para chegar a estes resultados, a equipa da FCTUC adquiriu os produtos frescos no mercado, à exceção do bacalhau da Noruega (salgado e seco), e simulou os métodos culinários tradicionais em laboratório. «A deteção e quantificação do mercúrio total e do metilmercúrio presente nas amostras cruas e cozinhadas foi feita por espectrometria de absorção atómica com combustão direta da amostra», descreve Elsa Teresa Rodrigues.
De acordo com os cientistas do DCV, «verificou-se que os tratamentos culinários testados resultaram sempre num aumento da concentração de mercúrio; e que em todas as situações testadas (amostras cruas e cozinhadas, mercúrio total e metilmercúrio), os níveis mais elevados foram determinados na pescada e no carapau».
«Além do conhecimento científico produzido, com este estudo contribuímos para um regime alimentar seguro e saudável da população residente em Portugal, uma vez que respondemos a um dos desafios societais associados ao setor alimentar: ajudar a escolha informada dos consumidores», conclui a equipa.
Desta investigação, financiada pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), além do DCV, fazem ainda parte da equipa cientistas da Universidade de Aveiro.
 
Universidade de Coimbra

O céu de março de 2023

Durante os primeiros crepúsculos do mês continuaremos a assistir ao ocaso conjunto dos planetas Vénus e Júpiter. A maior aproximação entre estes astros terá lugar no dia 2, altura em que Vénus passará a ser visto acima de Júpiter.
Na madrugada de dia 3 a Lua situar-se-á ao pé de Pólux, uma das cabeças da constelação dos Gémeos, voltando a faze-lo no penúltimo dia do mês. Pólux é uma estrela alaranjada que já consumiu todo o hidrogénio do seu núcleo, sendo assim a estrela gigante que se encontra mais próxima de nós (a 34 anos-luz de distância). Relativamente a esta estrela sabe-se também da existência de um exoplaneta orbitando ao seu redor.
Na madrugada de dia 6 iremos encontrar a Lua junto a Régulo, a estrela mais brilhante da constelação do Leão. Nesta mesma constelação terá lugar a Lua Cheia de dia 7.
A seu turno, a Lua atingirá a sua fase de quarto minguante na madrugada de dia 15. Neste mesmo dia o planeta Neptuno estará em conjunção. Mercúrio é outro planeta que por estes dias se encontra numa direção muito próxima da do Sol, só sendo observável quando se cruzar com Júpiter nos últimos dias do mês.
Continuando com o tema lunar, no final da madrugada de dia 19 a Lua irá nascer junto ao planeta Saturno.
Pelas vinte e uma horas e vinte e cinco minutos de dia 20 o nosso planeta volta a atingir um dos dois pontos da sua órbita em que o Sol fica alinhado com o no plano do equador terrestre, iluminando por igual ambos hemisférios (norte e sul) deste planeta. A esta efeméride chamamos de Equinócio da primavera pois a partir deste instante o Sol passa a ser visto acima do equador celeste (projeção do equador terrestre no firmamento) dando início à primavera no nosso país.
Ao contrário do que se possa supor, este não é o dia em que dia e noite têm igual duração, o que terá sucedido três dias antes. Isto é consequência da refração atmosférica, que nos faz ver o Sol ligeiramente acima da sua real posição, encurtando assim a duração das noites.
Dia 21 dar-se-á a Lua Nova, enquanto um dia depois a Lua já se terá aproximado do planeta Júpiter.
Dia 23 será um dia para recordar que por vezes a Defesa e a exploração do espaço caminham lado a lado. Neste dia assinalar-se-á o 40º aniversário do anúncio pelo presidente norte-americano Ronald Reagan da Iniciativa de Defesa Estratégica: projeto de construção de um sistema de armas espaciais de proteção contra ataques nucleares, também conhecido como “guerra das estrelas”.
Entre o dia 24 e o dia 28 a Lua terá passado da vizinhança de Vénus até junto de Marte e, na madrugada seguinte, irá ocorrer o quarto crescente, sendo uma boa ocasião para se observar o relevo Lunar.
Finalmente, a presença da Lua junto ao Sete-Estrelo, ajudar-nos-á a recordar que no dia seguinte (dia 26) entrará em vigor o horário de verão. Assim à uma hora da madrugada (hora continental) deste último domingo do mês deveremos adiantar os nossos relógios sessenta minutos.

Boas observações!
Fernando J.G. Pinheiro (CITEUC e FCTUC)

Universidade de Coimbra lança plataforma digital ligada às Ciências Planetárias

 Os departamentos de Física, Matemática e Ciências da Terra da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) acabam de lançar uma nova plataforma digital ligada à área das Ciências Planetárias. A geoplanet.space reúne informação sobre os requisitos, os conteúdos e as saídas profissionais (carreiras de investigação, na indústria e na academia) dos mestrados em Astrofísica e Ciências Planetárias nas universidades de Coimbra, Porto, Nantes (instituição coordenadora), Gabriele d’Annunzio em Chieti/Pescara e Pádua, parceiras do projeto estratégico Erasmus+ GeoPlaNet-SP (KA203).
Esta plataforma, um dos produtos intelectuais do projeto, promove os cursos de mestrado da FCTUC com ligação ao tema das Ciências Planetárias, junto de estudantes do 1º ciclo do ensino superior, mas também estudantes do ensino secundário. Um desses cursos, o Mestrado Conjunto Erasmus Mundus em Geociências Planetárias, criado no âmbito da colaboração entre as universidades acima referidas, tem início marcado para setembro de 2023. O primeiro semestre irá decorrer na Universidade de Coimbra com a colaboração da Universidade do Porto, o segundo em Chieti/Pescara, já o terceiro semestre será em Nantes e o estágio de mestrado numa das instituições do consórcio GeoPlaNet.
O projeto estratégico GeoPlanet-SP teve como principais objetivos estruturar e enriquecer a oferta formativa em Geociências Planetárias na Europa, através do reforço da cooperação entre parceiros, e de colaborações com empresas na área da indústria espacial.
Pretende-se, desta forma, criar condições favoráveis para o intercâmbio de boas práticas de ensino e divulgação das Ciências Planetárias, no seio de uma rede de excelência, e desenvolver atividades conjuntas e resultados intelectuais de interesse para os potenciais candidatos a mestrados nessa área. Por último, o projeto trouxe aos participantes a oportunidade de uma experiência europeia multicultural, que se considera valiosa para carreiras num setor intrinsecamente internacional.
Saiba mais sobre o projeto GeoPlaNet-SP aqui e sobre o Mestrado Erasmus Mundus GeoPlaNet-EMJM aqui.
 
Universidade de Coimbra

 

A crescente e alarmante mortalidade de aves por colisão com linhas elétricas

 Um jornal espanhol divulgou recentemente um estudo realizado pela organização não governamental de ambiente BirdLife segundo o qual, morrem todos os anos em Espanha cerca de 60 milhões de aves devido a atividades humanas, em especial por colisão com linhas elétricas, captura ilegal, eletrocussão e acidentes. Os dados usados neste estudo foram reunidos ao longo de uma década, e obtidos junto dos Centros de Recuperação de Vida Selvagem (CRVS) de toda a Espanha. O número não inclui aves mortas por causas naturais ou caçadas legalmente – cerca de 15 milhões por ano.
Ainda segundo o mesmo estudo, os números agravam todos os anos, e a trajetória de declínio levará a uma rápida extinção de várias espécies. Vale a pena detalhar alguns dados, pela sua oportunidade, pelo evidente paralelismo que se pode presumir com a situação portuguesa,  e pela gravidade do assunto que impõe uma procura de soluções. A colisão contra linhas elétricas surge como a principal causa de ingresso nos CRVS, correspondendo a 31% do total, a que se acrescenta 8% das eletrocussões. Entretanto, a captura ilegal de aves (que inclui o furto de ninhos e a manutenção ilegal de espécimes selvagens em cativeiro), representa mais de 17%. Os acidentes causam 8% da mortalidade, enquanto as colisões com turbinas eólicas não atingem os 4%, um número semelhante às que sucumbem devido ao veneno e ao abatimento ilegal (3%).
Uma das questões em destaque no artigo é a que todos colocamos: por que colidem tantas aves com estes cabos elétricos? Na realidade, basta que o obstáculo não seja muito visível. Os cabos não são sempre visíveis, em especial em dias de nevoeiro, num voo rápido. Segundo os autores, afetam aves grandes e pequenas. Uma prática usada para minimizar os acidentes tem sido a colocação de dispositivos em cabos, como espirais coloridas ou bandas refletoras, sendo que a orientação geral é – quando possível – evitar novas linhas em rotas de passagem de aves, especialmente perto de zonas húmidas, e enterrar as linhas elétricas. Quanto à incidência de turbinas eólicas, os autores do estudo afirmam que não causam grande mortalidade, mas transportam cada vez mais cabos elétricos.
Em conclusão, o estudo assegura que a mortalidade de aves vai aumentar, porque todos os anos há mais linhas, o que causará mais quedas e eletrocussões. Os autores incitam a administração a prestar atenção a um problema cuja mitigação é fundamental para o equilíbrio dos ecossistemas, designadamente com medidas como a perseguição à caça ilegal. A colaboração dos cidadãos também é importante, alertando e notificando as autoridades, e protegendo as aves.  A Agência Europeia de Ambiente publicou recentemente uma avaliação do estado de conservação das aves e tendências a curto prazo nas populações de aves na Europa, sendo evidente a brutal trajetória de declínio na maior parte dos grupos. O relatório assume que menos de metade de todas as espécies de aves têm um bom estatuto populacional na União Europeia. Temos que repensar o que construímos num tempo em que a pressão humana sobre os sistemas vivos era distinta, em que a biodiversidade e o funcionamento dos ecossistemas não eram uma preocupação, e preparar o futuro, fazendo o possível pela conservação da biodiversidade em qualquer contexto urbano ou rural, mesmo nas situações de proximidade e coexistência com as comunidades humanas.
 
Helena Freitas
(Professora da Universidade de Coimbra)

Investigadores criam “Fábula Periódica” para ensinar Química em realidade aumentada

 Investigadores desenvolveram um jogo educativo que usa tecnologias de realidade aumentada e interação tangível para ensinar ciência a crianças. Os responsáveis revelaram recentemente resultados de um estudo sobre a usabilidade e a eficiência do jogo para promover a aprendizagem de química e melhorar perceção das crianças em relação à área.
O estudo surge do facto de as crianças considerarem a química uma disciplina desafiante e complexa, o que pode resultar num reduzido aproveitamento escolar e num menor interesse em prosseguir carreiras em disciplinas STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática). “Fábula Periódica” apresenta às crianças temas de ciência apoiados por uma atividade exploratória utilizando cubos manipuláveis e uma realidade aumentada. O jogo pretende entreter as crianças enquanto as envolve com narrativas sobre os fundamentos da química e a Tabela Periódica.  “As crianças usam um smartphone para adquirir informações sobre um elemento químico específico, apontando a câmara do para a superfície dos cubos. Cada lado do cubo revela texto, áudio ou animações sobre propriedades específicas de alguns elementos químicos”, explica Sandra Câmara Olim, investigadora responsável.
Estes resultados foram apresentados em fevereiro numa conferência internacional, em Varsóvia.  Sandra Câmara Olim, investigadora no Instituto de Tecnologias Interativas, lidera o projeto orientado por Valentina Nisi, Professora do Instituto Superior Técnico. Os resultados quantitativos e qualitativos do estudo mostraram resultados positivos sobre a aprendizagem e envolvimento dos participantes. “As crianças retiveram mais informações sobre Química e a Tabela Periódica, o que lhes permitiu conseguirem uma pontuação mais elevada em testes de conhecimento. Além disso, os alunos mudaram sua perceção relativamente à disciplina. O que antes era um tema difícil e aborrecido, tornou-se interessante e útil”, conta a investigadora.
O estudo incentiva a comunidade científica a continuar a avaliar sistemas semelhantes como ferramentas para aproximar crianças das áreas STEM. A investigação touxe novos conhecimentos sobre o design e desenvolvimento de experiências baseadas em jogos de realidade aumentada usando uma abordagem multidisciplinar entre o conteúdo letivo, fatores humanos e tecnologias para promover o interesse das crianças em Química. “Aliar o nosso conhecimento tecnológico às competências pedagógicas dos professores, permitiu-nos desenvolver um jogo divertido e interativo que utiliza narrativas para criar uma ligação emocional com as crianças, melhorando assim o seu interesse pelo tema”, esclarece Sandra Câmara Olim.
As mecânicas de jogo da “Fábula Periódica” foram pensadas para motivar as crianças para aprenderem Química através da narrativa, interação física com cubos manipuláveis e realidade aumentada. O jogo consiste numa experiência de aprendizagem interativa, divertida e memorável para as crianças, que poderá resultar em melhor retenção de conhecimento e aumento do interesse pela área.
Ao utilizar cubos físicos, o jogo proporciona uma experiência tátil que permite às crianças manipular e explorar os elementos da tabela periódica de uma forma prática. A realidade aumentada melhora ainda mais a experiência, adicionando uma camada digital que sobrepõe informações e animações nos cubos físicos, tornando a experiência de aprendizagem mais envolvente e imersiva. As investigadoras planeiam continuar a avaliar o design e a eficácia do jogo, conduzindo estudos com mais participantes. Vão ainda explorar o impacto a longo prazo dos jogos baseados em realidade aumentada na perseverança dos alunos na educação científica.
A “Fábula Periódica” integra do projeto de doutoramento de Sandra Câmara Olim. Os pesquisadores acreditam que este estudo terá um impacto de longo prazo no design e desenvolvimento de jogos baseados em realidade aumentada para promover a educação STEM.
 
Vídeo demonstrativo: 
 
Daniel da Costa Ribeiro
Instituto de Tecnologias Interativas
Instituto superior Técnico

Astrónomos encontram elo perdido da água existente no Sistema Solar

 Com o auxílio do Atacama Large Millimeter/submillimeter Array (ALMA), os astrónomos detectaram vapor de água no disco de formação planetária situado em torno da estrela V883 Orionis. Esta água apresenta uma assinatura química que explica o percurso da água, desde as nuvens de gás onde se formam as estrelas até aos planetas, e apoia a ideia de que a água existente na Terra é ainda mais antiga do que o nosso Sol.
Podemos agora traçar as origens da água no nosso Sistema Solar para antes da formação do Sol,” diz John J. Tobin, astrónomo no Observatório Nacional de Astronomia Rádio, EUA, e autor principal do estudo publicado na revista Nature.
Esta descoberta foi feita ao estudar a composição da água em V883 Orionis, um disco de formação planetária situado a cerca de 1300 anos-luz de distância da Terra. Quando uma nuvem de gás e poeira colapsa para formar uma estrela no seu centro, forma-se igualmente um disco de material da nuvem em torno da estrela. Ao longo de vários milhões de anos, a matéria deste disco aglomera-se para formar cometas, asteroides e, eventualmente, planetas. Tobin e a sua equipa usaram o ALMA, do qual o ESO é um parceiro, para medir as assinaturas químicas da água e o seu percurso desde a nuvem de formação estelar até aos planetas.
A água é normalmente constituída por um átomo de oxigénio e dois átomos de hidrogénio. A equipa de Tobin estudou uma versão ligeiramente mais pesada da água onde um dos átomos de hidrogénio é substituído por um de deutério — um isótopo pesado do hidrogénio. Uma vez que a água simples e a água pesada se formam sob condições diferentes, o seu quociente pode ser usado para traçar quando e onde é que essa água se formou. Por exemplo, este quociente em alguns cometas do Sistema Solar mostrou ser semelhante ao da água na Terra, sugerindo que os cometas poderão ter trazido água para o nosso planeta.
A viagem da água desde as nuvens até às estrelas jovens e posteriormente dos cometas aos planetas já foi observada anteriormente, mas até agora faltava-nos o elo entre as jovens estrelas e os cometas. “V883 Orionis fornece-nos o elo que nos faltava,” diz Tobin. “A composição da água no disco é muito semelhante à dos cometas no nosso Sistema Solar, o que confirma a ideia de que a água nos sistemas planetários se formou há milhares de milhões de anos atrás, antes do Sol, no espaço interestelar e foi herdada tanto pelos cometas como pela Terra, relativamente inalterada.
Contudo, observar a água revelou-se bastante complicado. “A maioria da água existente nos discos de formação planetária encontra-se sob a forma de gelo e, consequentemente, normalmente escondida dos nossos olhos,” disse a co-autora Margot Leemker, estudante de doutoramento no Observatório de Leiden, nos Países Baixos. O vapor de água pode ser detectado graças à radiação emitida pelas moléculas ao rodar e vibrar, mas isso é mais complicado quando a água se encontra congelada, porque o movimento das moléculas é mais restrito. A água sob a forma de gás pode ser encontrada em direção ao centro dos discos, perto da estrela, onde a temperatura é mais elevada. No entanto, estas regiões mais internas encontram-se escondidas no disco propriamente dito, sendo também muito pequenas para poderem ser observadas com os nossos telescópios.
Felizmente, o disco de V883 Orionis mostrou ser, num estudo recente, invulgarmente quente. Uma enorme quantidade de energia emitida pela estrela aquece o disco “até uma temperatura em que a água já não se encontra sob a forma de gelo mas sim gás, o que nos permite detectá-la,” explica Tobin.
A equipa utilizou o ALMA, uma rede de telescópios no norte do Chile, para observar o vapor de água em V883 Orionis. Graças à sensibilidade e capacidade para observar pequenos detalhes do ALMA, foi possível não só detectar a água, mas também determinar a sua composição, para além de se conseguir mapear a sua distribuição no disco. A partir destas observações, descobriu-se que este disco contém, pelo menos, 1200 vezes a quantidade de água que existe em todos os oceanos da Terra.
No futuro, a equipa espera usar o Extremely Large Telescope do ESO e o seu instrumento de primeira geração, o METIS, que trabalhará no infravermelho médio, para resolver o vapor de água neste tipo de discos, fortalecendo assim o elo do percurso da água desde as nuvens de formação estelar até aos sistemas solares. “Um estudo assim dar-nos-á uma visão muito mais completa do gelo e gás nos discos de formação planetária,” conclui Leemker.
 
Observatório Europeu do Sul