sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Demis Roussos - vem valsa comigo

EUROPA | Chave do Euromilhões: Números do dia 09 de novembro de 2018

A sorte andou à roda esta noite, como é habitual à sexta-feira, e ditou a chave vencedora do Euromilhões. Neste dia 09 de novembro de 2018 está em jogo um jackpot de 29 milhões de euros, uma vez que o sorteio da passada terça-feira terminou sem totalistas. Veja os números e as estrelas que abrem o cofre da fortuna.

A chave do Euromilhões desta noite é formada pelos números 14, 17, 32, 37 e 49 e pelas estrelas 11 e 12.

Sorteio: 090/2018
Data: 09/11/2018

Números: 14, 17, 32, 37 e 49
Estrelas: 11 e 12

Esta chave, fornecida pelo PT Jornal na sequência da consulta de vários canais do concurso, não dispensa a confirmação da mesma e dos eventuais prémios nas plataformas oficiais.EUROPA
Chave do Euromilhões: Números do dia 09 de novembro de 2018

É de recordar que, em Portugal, os prémios de valor superior a 5000 euros ficam sujeitos a imposto de selo, à taxa legal de 20 por cento, nos termos da legislação em vigor.

Fonte: ptjornal

Máfia do Sangue. Juiz recusa passar e-mails apreendidos na Operação Marquês

O juiz Ivo Rosa, responsável pela fase de instrução do processo da Operação Marquês, recusou entregar ao Ministério Público (MP) os e-mails que tinham sido apreendidos a Paulo Lalanda e Castro, antigo patrão de José Sócrates que chegou a ser arguido neste caso. Esta correspondência serviria de prova no processo Máfia do Sangue.
Segundo o Correio da Manhã, Ivo Rosa considerou que se trata de uma prova evasiva dos direitos e liberdades individuais e questiona a qualidade em que as pessoas foram alvo de buscas: “três nem sequer eram suspeitos”, refere o juiz no despacho de abertura de instrução. Por isso, o juiz não permite que a correspondência eletrónica passe de um caso para o outro.
Recorde-se que o processo Máfia do Sangue teve origem no caso Marquês: o MP analisou todos os contratos celebrados pela Octapharma, empresa de Lalanda que contratou José Sócrates, celebrados entre 1999 e 2005. O objetivo era perceber a relação com o antigo primeiro-ministro, que, antes de ter sido detido, tinha uma avença com a empresa. Alguns destes contratos levaram a que o MP abrisse uma nova investigação, que culminou na detenção do antigo presidente da ARS de Lisboa e Vale do Tejo. Luís Cunha Ribeiro é suspeito de ter montado um esquema com a farmacêutica de Lalanda de Castro, esquema esse que faz com que a Octapharma controlasse todo o fornecimento de plasma ao Serviço Nacional de Saúde.
No despacho, Ivo Rosa tece ainda algumas considerações em relação a Carlos Alexandre: o juiz de instrução diz que o seu colega, responsável pela fase de investigação, deveria ter restituído a correspondência eletrónica apreendida aos quatros indivíduos envolvidos, depois de verificar que esta não era relevante para o caso.
Fonte:ionline

Universidade de Coimbra debaterá “Orçamentos sensíveis ao género”

Resultado de imagem para Universidade de Coimbra
A Sessão InformAtiva “Orçamentos sensíveis ao género” assume particular relevância numa altura em que está à discussão o Orçamento de Estado e nela participam como oradoras Lina Coelho - Professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora no núcleo de estudos em Ciência, Economia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (CES) e Alexandra Silva - Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, que vão debater o que são, como funcionam e quais os elementos relevantes dos orçamentos sensíveis ao género.
Sessão InformAtiva
ORÇAMENTOS SENSÍVEIS AO GÉNERO
Local: Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra - Sala Keynes
Data: 12 novembro de 2018 das 14:15 às 16:00 horas
PROGRAMA
Lina Coelho | Professora auxiliar na Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra e Investigadora no núcleo de estudos em Ciência, Economia e Sociedade do Centro de Estudos Sociais (CES)
Alexandra Silva |Presidente da Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres
OBJETIVOS DA SESSÃO
• Desmistificar a “neutralidade dos orçamentos em termos de género”;
• Compreender o impacto dos orçamentos na vida das mulheres e dos homens;
• Conhecer como funcionam os orçamentos sensíveis ao género;
• Identificar os elementos relevantes dos orçamentos sensíveis ao Género.

CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS
• Os orçamentos têm género
• O que são orçamentos sensíveis ao género
• Como funcionam os orçamentos sensíveis ao género
• Elementos relevantes para os orçamentos sensíveis ao género

Metodologia: métodos expositivos e ativos
Recursos técnico-pedagógicos: PpDM (2018) A importância dos orçamentos sensíveis ao género, Lisboa: Publicações PpDM

COIMBRA Arqueólogos em guerra com a Câmara por causa de “um camião de transportes de bebidas”


O presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia (STARQ), Regis Barbosa, qualificou como “absurdas” as declarações do presidente da Câmara de Coimbra, no sentido de as autarquias deixarem de ser obrigadas a contratar arqueólogos, para projetos de obras.
O autarca de Coimbra, Manuel Machado, sugeriu uma alteração legislativa para se pôr fim à obrigatoriedade de as câmaras contratarem arqueólogos, para que não atrasem, criem obstáculos às obras públicas nem aumentem os seus custos, numa sessão pública, no passado dia 26 de outubro, mas só esta semana as declarações suscitaram a indignação de arqueólogos e outros profissionais do setor, nas redes sociais, nomeadamente, num fórum Archport, de arqueólogos.
Manuel Machado, que também é presidente da Associação Nacional dos Municípios Portugueses (ANMP), na cerimónia de consignação da empreitada de estabilização e requalificação da margem direita do rio Mondego, falou em “custos de contexto” que poderiam vir a ser anulados, neste tipo de obras, e deu a contratação de arqueólogos, como exemplo desses custos.
Apesar de estes custos serem “compreensíveis em determinados contextos”, “seria bom que a legislação portuguesa nos desobrigasse destas obrigações”, afirma Manuel Machado, no vídeo partilhado pelos arqueólogos.
O presidente da Câmara de Coimbra lembrou na sessão que, para as obras de estabilização e requalificação da margem direita do Mondego, teve de “contratar arqueólogos” e que, terminado o seu trabalho, “a coisa mais antiga” que estes descobriram foi o que restava de um camião de transporte de bebidas.
Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Arqueologia, em declarações à agência Lusa, Manuel Machado “vê o património como um encargo, e não como ele deve ser entendido: um valor para as populações”.
O dirigente sindical afirmou que o autarca desconhece a legislação sobre o património cultural, e advertiu que “as obras públicas colocam muitas vezes a descoberto um bem arqueológico, que, de outra forma, ficava salvaguardo”.
Regis Barbosa afirmou-se “muito preocupado” com as declarações do autarca, referindo que a classe pondera uma tomada de posição pública e uma resposta a Manuel Machado.
Um vídeo com as declarações de Manuel Machado, na cerimónia, foi partilhado por investigadores e professores nas redes socias, nomeadamente no Facebook, e chegou ao fórum Archport, de profissionais da arqueologia e da museologia.
Veja o vídeo da polémica:

Hora de Fecho: Deputada diz que registou Silvano sem querer

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Emília Cerqueira, do PSD, admitiu que usou password de José Silvano mas "inadvertidamente": "cometi o pecado capital de o fazer para trabalhar", disse, insinuando que denúncia veio do interior do PSD.
Silvano faltou, mas apareceu registado. Ninguém sabe como nem porquê. Meras "questiúnculas". Ferro põe ordem. Silvano explica duas vezes. Rio fala em iogurtes, e em alemão. Eis a novela explicada.
O radicalismo explora hoje o chamado “populismo” como um espantalho para eliminar a esquerda moderada. A lógica é esta: se Trump é um Hitler, o seu inimigo tem de ser Estaline.
O antigo chairman da PT, Henrique Granadeiro, foi quem arrolou mais testemunhas, entre eles o 6º homem mais rico do mundo. Sócrates chamou o ex-ministro Teixeira dos Santos e outros ex-governantes.
A investigação que envolve a Octapharma foi aberta na senda da Operação Marquês, mas Ivo Rosa entende que os mails não podem passar de um processo para o outro por violarem direitos dos visados.
Duarte Xavier, o português que teve relações sexuais com quatro homens fingindo ser uma mulher, foi condenado a 15 anos de prisão por um tribunal inglês.
A carteira de cerca de 9.000 imóveis que o Novo Banco vendeu aos americanos Anchorage Capital Group vai ser gerida por duas entidades: a Finsolutia, de Nuno Espírito Santo Silva, e a Hipoges.
Pinto da Costa foi ouvido esta sexta-feira nas instalações do Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), no âmbito de um inquérito com origem numa queixa apresentada pelo Benfica.
De Paula Amorim a Vasco de Mello, do presidente do Novo Banco ao da Galp, sem esquecer as líderes das Fundações Gulbenkian e Champalimaud. O grupo vai seguir as mesmas regras que o Clube Bilderberg.
A Câmara de Lisboa decidiu adiar, por duas semanas, a venda dos terrenos de Entrecampos. A decisão surge depois do Ministério Público ter questionado a legalidade urbanística do projeto.
Chuva forte e rajadas vento até 100 km/hora a partir das 12h00 desta sexta até às 6h00 de sábado. A previsão do agravamento do estado do tempo levou a Proteção Civil a lançar a um alerta à população. 
Opinião

Rui Ramos
O radicalismo explora hoje o chamado “populismo” como um espantalho para eliminar a esquerda moderada. A lógica é esta: se Trump é um Hitler, o seu inimigo tem de ser Estaline.
Luís Campos e Cunha
Salazar não era revolucionário como o fascismo, era conservador. Era mesmo avesso ao progresso industrial, era reacionário, via a felicidade do povo na ruralidade: cada família com a sua junta de bois
Miguel Pinheiro
Quando ganhou a Câmara do Porto, em 2001, Rio foi implacável com falhas éticas. Agora, reduz tudo a "questiúnculas". O que mudou? Talvez seja altura de lhe recordar uma frase célebre de Sá Carneiro.
Mário Amorim Lopes
E o regime assim se foi mantendo. Ao mesmo tempo que se tentava marginalizar qualquer brecha de direita, os outros, os moderados, escreviam odes a Chavez e Maduro e denunciavam a ascensão dos radicais
Paulo Tunhas
No seu entusiasmo negativo contra Trump, Bolsonaro e outros, Sousa Tavares supõe-lhes uma miraculosa coordenação e um desígnio comum planeado com uma extravagante antecedência.
MAGG

Catarina da Eira Ballestero
Bebé de 12 dias morreu com uma infeção do vírus da herpes causada por um beijo. Um pediatra alerta para os perigos deste contacto.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa


Deputada do PSD Emília Cerqueira assume registo falso de José Silvano

A deputada social-democrata Emília Cerqueira assumiu hoje ter, "inadvertidamente", sido a autora do registo falso do seu colega e secretário-geral do PSD, José Silvano, no sistema informático de presenças em reuniões plenárias do parlamento.

Em conferência de imprensa, meia hora atrasada na Assembleia da República, a jurista eleita pelo círculo de Viana do Castelo referiu ter acesso à palavra-passe pessoal ("password") de Silvano e de outros deputados e vice-versa, para terem acesso a documentos e ficheiros de trabalho guardados nos respetivos computadores.
"Tenho a 'password' de alguns colegas de quem sou muito próxima, tal como eles têm a minha. Faz parte da vida de muitas organizações", afirmou, negando qualquer pedido por parte de Silvano para o fazer o seu registo quando estava ausente, especificamente nos dias 18 e 24 de outubro.
O deputado e secretário-geral do PSD, José Silvano, protagonizara na quinta-feira a primeira declaração pública sobre as falsas presenças em reuniões plenárias, seis dias após o jornal semanário Expresso ter noticiado o caso, mas sem responder a perguntas dos jornalistas, acrescentando querer que a Procuradoria-Geral da República, que já anunciou estar a analisar o caso, investigue o sucedido.
O deputado garantiu não ter autorizado ninguém a utilizar a sua "password" - pessoal e intransmissível - para registo de deputados no hemiciclo do parlamento, permanecendo por explicar como foi assinalada a sua presença em plenário em duas datas em que esteve ausente.
José Silvano ascendeu ao cargo de secretário-geral do PSD em março deste ano após demissão de Feliciano Barreiras Duarte, também alvo ele de notícias sobre irregularidades no percurso académico e na morada para efeitos de cálculo de abonos das deslocações como deputado.
Lusa

COMISSÃO PARLAMENTAR DE SAÚDE

O Bloco de Esquerda entregou, até agora, as seguintes propostas de alteração ao Orçamento do Estado, Área da Saúde. Até ao dia 16 de novembro o Bloco de Esquerda entregará ainda outras propostas de alteração no sentido de reforçar o Serviço Nacional de Saúde:

Fim das Parcerias Público-Privadas na Saúde; (ver aqui)
Altera o regime da carreira especial de Técnico Superior de Diagnóstico e Terapêutica, contabilizando o tempo de serviço na carreira anterior para reposicionamento remuneratório na atual carreira; (ver aqui)
Isenção de taxas moderadoras para atendimentos urgentes e atos complementares decorrentes de atendimentos a vítimas de violência doméstica, vítimas de violência sexual e vítimas especialmente vulneráveis, conforme definido pelo Estatuto da Vítima; (veraqui)
Isenção de taxas moderadoras para doentes crónicos; (ver aqui)
Alargamento da não cativação de verbas a Organismos e Entidades Públicas de Saúde; (ver aqui)
Contratação de Técnicos de Saúde Ambiental para Centros Hospitalares; (ver aqui)
Contratação de 40 nutricionistas para os Cuidados de Saúde Primários; (ver aqui)
Construção dos novos hospitais de Barcelos, Póvoa de Varzim e Algarve, ampliação do Hospital de Beja, conclusão do novo edifício do Hospital de Gaia e construção da Ala Pediátrica do Centro Hospitalar de São João, E.P.E. (ver aqui)

PERGUNTAS AO GOVERNO
Encerramento da Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) e o Serviço de Atendimento a Situações Urgentes (SASU) de Soares dos Reis, em Vila Nova de Gaia; (ver aqui)
Falta de médicos de família na UCSP Nova Esperança, em Paços de Ferreira; (ver aqui)
Processo de descongelamento de carreiras dos Técnicos Superiores de Diagnóstico e Terapêutica com Contrato Individual de Trabalho; (ver aqui)
Ultrapassado o prazo legal para a regulamentação da utilização de medicamentos, preparações e substâncias à base da planta da canábis para fins medicinais; (ver aqui)
Precariedade no Hospital da Luz, em Vila Nova de Gaia; (ver aqui)
Processo de descongelamento de carreiras para enfermeiros em Contrato Individual de Trabalho no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, EPE; (ver aqui)
Processo de descongelamento de carreiras para enfermeiros em Contrato Individual de Trabalho no Centro Hospitalar Baixo Vouga, EPE; (ver aqui)
Processo de descongelamento de carreiras para enfermeiros em CIT Contrato Individual de Trabalho no Centro Hospitalar Tondela Viseu; (ver aqui)
Processo de descongelamento de carreiras para enfermeiros na Unidade Local de Saúde de Matosinhos, EPE; (ver aqui)
Condições nas prestações de cuidados de saúde nas unidades de saúde do Agrupamento de Centros de Saúde Dão Lafões; (ver aqui)
Reabertura das Urgências do Hospital de Nossa Senhora da Conceição, em Valongo; (ver aqui)
Não pagamento das horas extraordinárias aos médicos do Centro Hospital Lisboa Norte; (ver aqui)
RESPOSTAS DO GOVERNO
Disponibilização e comparticipação de fármaco para doentes com Atrofia Muscular Espinhal; (ver aqui)

VÍDEOS
       
Moisés Ferreira: "Temos um compromisso intransigente com o serviço nacional de saúde"

       
Moisés Ferreira: Respeitar o direito de progressão na carreira dos profissionais de saúde"

       
Moisés Ferreira: "Aumentar o investimento no SNS e valorizar os seus profissionais"

Trump fecha fronteira com o México a partir de sábado

Presidente norte-americano já assinou a ordem para que as fronteiras sejam encerradas.
A partir deste sábado, os migrantes deixam de poder entrar nos Estados Unidos, pela fronteira sul do país, com o México. A informação é avançada por fonte oficial da administração norte-americana.
Donald Trump assinou a ordem, mas as crianças que viajam sozinhas não estão incluídas.
A medida, segundo a Reuters, é válida por 90 dias.

Inês André de Figueiredo / TSF

Município de Carregal do Sal | Newletter 9 nov' 18



A Câmara Municipal de Carregal do Sal vai inaugurar as obras de reabilitação realizadas na Extensão de Saúde de Cabanas de Viriato, no dia 16 de novembro, às 10h30.
A empreitada foi adjudicada à empresa Vilda Construção Civil S.A. e incluiu obras de melhoramentos de infraestruturas nomeadamente climatização e renovação de ar, telecomunicações, elétricas e da rede de águas e esgotos. No edifício foram realizadas intervenções ao nível da cobertura, fachadas, pavimentos, caixilharias e carpintarias.
 Com um investimento que rondou os 170 mil €uros, os 270m2 da Extensão de Saúde foram intervencionados e o edifício dispõe agora de 2 gabinetes médicos, secretaria, sala de espera, sala de enfermagem, sala de tratamentos, instalações sanitárias, sala de pessoal e esp
aços para arrecadação/armazenamento de materiais diversos (terapêutico e consumíveis).
"Renascer Carregal" em Beijós,
a 25 de novembro
Depois de Fiais da Telha, Beijós.
Dando continuidade à iniciativa “Renascer Carregal”, e numa parceria Câmara Municipal de Carregal do Sal / Junta de Freguesia de Beijós, será reflorestado o Baldio de Beijós.
A iniciativa realiza-se no dia 25 de novembro, a partir das 9h30 e, no caso de Beijós conta também com o apoio das empresas Viveiros Valter e Viveiros F & J Batista L.da e da International House Viseu.
Os munícipes e demais interessados são convidados, uma vez mais, a arregaçar mangas e a plantarem diversas espécies autóctones contribuindo, desta forma, para uma nova forma de ocupar o nosso solo agroflorestal.
No próximo dia 25 de novembro, esperamos por si, na sede da Junta de Freguesia de Beijós para, todos juntos, fazermos “Renascer Carregal” e reflorestarmos o Concelho!
Apoio ao Restabelecimento do Potencial Produtivo
Freguesia de Carregal do Sal
Candidaturas até 15 de dezembro
Na sequência do reconhecimento oficial da depressão associada ao furacão Leslie como “fenómeno climático adverso”, o Governo decidiu acionar a medida de apoio 6.2.2. “Restabelecimento do Potencial Produtivo” do PDR2020 e aplicá-la às freguesias mais atingidas pelo fenómeno.
Entre estas considerou a Freguesia de Carregal do Sal.
Assim, os proprietários de explorações agrícolas localizadas na área desta freguesia, danificadas pelo fenómeno “Leslie”, e cujos danos ultrapassem 30 % do seu potencial agrícola, deverão formalizar o pedido de apoio através de candidatura em formulário eletrónico disponível nos seguintes portais:
- Portugal 2020, em www.portugal2020.pt,

- PDR 2020, em 2020, em www.pdr-2020.pt.
Os pedidos de apoio devem ser submetidos até ao dia 15 de dezembro de 2018.
SUGESTÕES FIM DE SEMANA
Desporto