quarta-feira, 14 de fevereiro de 2018

APAV lança nova campanha sobre violência no namoro

Resultado de imagem para APAV lança nova campanha sobre violência no namoro

A Associação Portuguesa de Apoio à Vítima (APAV) apresenta esta quarta-feira uma nova campanha de sensibilização sobre violência no namoro, uma data em que se assinalada o dia dos namorados. A nova campanha, dirigida a um público jovem, tem um particular enfoque nas novas tecnologias, tendo como mensagem principal “Dá o clique, fala com a APAV”.

A campanha resulta de uma parceria com o Instituto Superior Novas Profissões (INP), tendo sido desenvolvida por um grupo de alunos do Curso Técnico Superior Profissional de Comunicação Digital.

“A violência no namoro acontece quando, no contexto das relações de namoro, um dos parceiros (ou mesmo ambos) recorre à violência com o objetivo de se colocar numa posição de poder e controlo”, refere a APAV.

A Associação de Apoio à Vítima explica ainda que “este tipo de violência pode assumir diferentes formas: verbal, psicológica, física e/ou sexual”.

A APAV está disponível para apoiar através da Linha de Apoio à Vítima (116 006, chamada gratuita), Messenger (Facebook), vídeochamada (user Skype: apav_lav) e através da rede nacional de Gabinetes de Apoio à Vítima.

Mais de metade dos jovens inquiridos num estudo da União de Mulheres Alternativa e Resposta (UMAR) já sofreu atos de violência no namoro e mais de dois terços aceitam como normal algum dos comportamentos violentos na intimidade.

O inquérito nacional da UMAR 2018 sobre violência no namoro, que envolveu cerca de 4.600 jovens, com uma média de idades de 15 anos, alerta para as "elevadas taxas de vitimação e, sobretudo, de legitimação da violência".

"É preocupante" verificar que 68,5% dos jovens (3.186) consideram como natural pelo menos um comportamento violento na intimidade e que 56% dizem já ter sofrido atos de vitimação, indica o inquérito o mesmo inquérito.

O estudo revela que 18% foram vítimas de violência psicológica, 16% de perseguições, 12% de violência através das redes sociais, 11% de situações de controlo, 7% de violência sexual e 6% de violência física por parte de um companheiro ou companheira.

Na violência psicológica, os insultos são os atos de violência com maior prevalência (29%), seguido de humilhar e rebaixar a vítima (15%) e de ameaças (11%).
A violência física "continua a ter uma prevalência preocupante", tendo em conta a idade dos jovens, com 6% a contarem que foram vítimas de comportamentos físicos abusivos.

A UMAR verificou uma "ligeira subida" da legitimação e da vitimação da violência, comparando os dados com o inquérito do ano anterior, o que indica a "urgência de uma intervenção com os/as jovens, o mais precoce e continuadamente possível", para prevenir "a violência sob todas as formas".

RTP
MARÇO
Dias 7, 14, 21 e 28 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 3, 10, 17, 24 e 31 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

ABRIL
Dias 4, 11, 18 e 25 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 7, 14, 21 e 28 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

MAIO
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 5, 12, 19 e 26 das 9 horas às 19:30 horas (Sábados)

JUNHO
Dias 6, 13, 20 e 27 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 2, 9, 16, 23 e 30 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

                                                                                
Estão criadas as condições para os aveirenses aderirem à dádiva, como ainda os que vivem nos arredores de Aveiro. As oportunidades ajustam-se, assim haja vontade.

J. Carlos

LANIX y su exitosa campaña “Momento de Grandeza” es el reconocimiento que le otorga a todos los mexicanos



por Yesica Flores
• La vida está llena de conexiones que nos ayudan a alcanzar nuestros sueños, LANIX te acompaña día a día en lo que tu vida necesita.
Los instantes gloriosos e irrepetibles se convierten en acontecimientos que quedan grabados para siempre en nuestra mente y corazón… Esto es para LANIX un Momento de Grandeza, cuyo objetivo es conectar a México con el mundo.
LANIX, la marca mexicana líder en telefonía y cómputo presenta en su campaña Momentos de Grandeza, cápsulas memorables expuestas en redes sociales, en donde mexicanos extraordinarios de todas las latitudes del país, de todos los credos, oficios, profesiones, desnudan el alma para describirnos en sus propias palabras, su suceso irrepetible, el momento justo cuando a través de su dedicación y constancia, alcanzan lo que parecía inalcanzable: la gráfica descripción emocional de su Momento de Grandeza.
Momentos de Grandeza es una campaña viral, que ha tenido un impacto sorprendente, por su inclusión, sensibilidad, empatía y la diversidad de personajes que han aparecido y continúan presentándose a partir del 2º. Semestre del 2017 y a lo largo de este 2018.

Aquí LANIX reconoce a actrices como Martha Higareda que ha debutado en Hollywood, o al joven Jhony Corzo que a los 18 años se coronó como el 1er mexicano campeón de surf; así como la científica Tessy López quien ha sido capaz de alterar los átomos para salvar millones de vidas con la cura contra el pie Diabético y la atleta Lupita González que además de ganar medallas, conquista los corazones mientras muestra su íntimo entrenamiento en un solitaria y fría carretera del Centro Ceremonial Otomí. Estos casos son solo unos cuántos de millones de mexicanos más que ocurren a diario en cada rincón de nuestro país.
La viralización de esta campaña rebasa los 8.5 millones de visitas:

O matemático que criou o algoritmo do Google

Massimo Marchiori criou o famoso algoritmo do Google e cedeu-o a Larry Page e Sergey Brin para criar uma das empresas de tecnologia mais poderosas do mundo.

O mundo da ciência e da tecnologia assemelha-se às vezes a uma grande feira de vaidades. A busca pela medalha, pelo prémio, pelo reconhecimento, ou todos juntos, a glória de passar para a história como um daqueles seres humanos que contribuíram para o avanço da humanidade, levam a esquecimentos injustos e afastam para segundo plano muitos génios anónimos. Vivemos rodeados de “coisas” que tornam a vida mais simples e que foram criadas graças ao engenho de pessoas, cujo nome não conhecemos. Todos sabemos quem foram Tomas Alva Edison, Alexander Graham Bell, Guillermo Marconi ou Isaac Peral. Mas poucos sabem quem foi o engenheiro que descobriu que as ondas usadas pelos radares poderiam ser usadas para cozinhar pipocas. Embora a maioria de nós aproveite a sua ideia todos os dias para aquecer o leite num micro-ondas.
Massimo Marchiori é uma dessas pessoas. O seu nome é completamente desconhecido para a maioria mas, no entanto, é possível que alguns dos que estão a ler isto agora tenham chegado a esta página graças a ele. Porque Marchiori é o matemático que criou o famoso algoritmo do Google. Da sua cabeça saiu o segredo que levou a empresa a tornar-se numa das empresas de tecnologia mais poderosas do mundo. O curioso é que Marchiori, depois de apresentar a sua ideia numa conferência internacional, cedeu-a a Larry Page e Sergey Brin para a desenvolverem. Numa época em que todos os jovens relacionados com a tecnologia, mesmo tangencialmente, procuram tornar-se milionários e entrar nesse clube de elite em que se converteram os gurus da internet, Marchiori escolheu continuar a investigar. E não se arrepende: "ganhar dinheiro para uma determinada empresa e aumentar a minha conta bancária não é o que quero fazer na vida".
O italiano que, depois de passar alguns anos no MIT, vive e trabalha perto de Veneza, insiste que o seu objetivo sempre foi fazer algo para melhorar a vida das pessoas e que isso não pode ser alcançado por uma empresa direcionada ao lucro. E assegura que é por isso que não inveja os fundadores do Google, já que só precisa de "um lugar para dormir e tempo para pensar". Essa liberdade é o que o faz observar o desenvolvimento da Internet com a distância analítica dos verdadeiros cientistas e considera que chegou o momento de mudar a maneira como nos relacionamos com a rede: "até agora, os motores de busca são como o oráculo de Delfos: metemos as palavras-chave e esperamos obter o resultado".Marchiori trabalha num tipo de motor de busca que dialogue, que inclua uma dimensão social e em que a inteligência artificial que está por trás nos permita interagir com a Internet de forma mais natural. O objetivo, em suma, é tornar a tecnologia num espaço mais humano: "aqueles que entendem como se faz a boa tecnologia sabem que, no final, o que é preciso é haver um coração por trás", diz Marchiori.
José L. Álvarez Cedena / Future

Morreu aos 83 anos o marido da rainha da Dinamarca

O príncipe Henrique da Dinamarca, marido da rainha Margarida, morreu na terça-feira, aos 83 anos, na sequência de uma infeção respiratória, anunciou a Casa Real deste país escandinavo.

Resultado de imagem para Morreu aos 83 anos o marido da rainha da Dinamarca

“Sua Alteza Real, o Príncipe Henrique, morreu na terça-feira, 13 de fevereiro, às 23:18 no Castelo de Fredensborg”, uma residência real localizada a cerca de quarenta quilómetros de Copenhaga, anunciou em comunicado a Casa Real dinamarquesa.
O príncipe-consorte, de origem francesa, tinha sido obrigado a interromper as férias no Egito para regressar a Copenhaga, onde foi internado, a 28 de janeiro, com uma infeção respiratória. Após vários exames foi descoberto que tinha um tumor benigno no pulmão esquerdo.
Henrique nasceu em Talence, perto de Bordéus e foi batizado com o nome Henri Marie Jean André de Laborde de Monpezat.
Filho de um empresário com negócios na Ásia, estudou Direito e Ciência Política, na Sorbonne, em Paris. Em 1963, depois de ter servido o exército francês na Guerra da Argélia, foi trabalhar como secretário da embaixada francesa em Londres, onde esteve até 1967.
No mesmo ano casou-se com a herdeira ao trono dinamarquês na escola naval de Copenhaga, que viria a tornar-se rainha em 1972. Deixa dois filhos, o príncipe herdeiro Frederico e o príncipe Joaquim.
Lusa

En San Valentín todo se trata de los amigos


por Yesica Flores
¡Cupido está por llegar! San Valentín no se trata únicamente de celebrar con la pareja, de hecho, 58% de las personas celebra San Valentín con amigos, familia y compañeros de trabajo.
Reparte amor y muéstrales a tus amigos, junto con Facebook que “ les das tu corazón” este día de San Valentín.
Algunos recibirán un recordatorio antes de que el gran día llegue. El 14 de febrero ponte festivo con cartas, filtros entre otras cosas; para celebrar con tus mejores amigos y familia sin necesidad de utilizar resistol y tijeras. ¡No necesitas ni siquiera caramelos!
• Ponte creativo y envía postales personalizadas: este 14 de febrero, para celebrar el amor y la conexión, se podrá elegir postales con diseños personalizados o subir una foto y ponerle un marco especial para repartir amor. Todas las opciones pueden ser compartidas a cualquier persona/relación, después de todo, ¡la mayoría de las personas que celebran, están desafiando las tradiciones románticas!
• Demuestra tu amor con la cámara y en vivo: para ayudarte a demostrar todo tu amor, literalmente, del 10 al 17 de febrero podrás probar toda la variedad de filtros, marcos y stickers.
• Crea una nota de amor súper especial: deja que tu nota hable por ti. Escoge entre la variedad de fondos especiales de día de San Valentín para hacer de tus publicaciones extra lindas. ¡Estos fondos ya están disponibles!
• Compra cerca de ti y encuentra detalles únicos: Marketplace es una excelente opción para comprar cerca de donde te encuentras y encontrar detalles únicos para tu enamorada/o. Desde joyería personalizada, hasta cartas hechas a mano; Marketplace tiene cientos de opciones divididas en categorías y los podrás buscar por el precio y el lugar que prefieras. Perfecto para quien siempre compra el regalo en el último minuto, comprando cerca de donde te encuentres ¡no tendrás que esperar el envío!

No importa cómo planees celebrar este día, reparte amor a tus seres queridos con estas herramientas que estamos seguros que sacará tu lado amoroso.

Taxify, la aplicación de transporte líder en Europa, inicia servicio en Monterrey



por Yesica Flores
• Taxify inicia servicio en Monterrey con mil conductores registrados en su plataforma y con más de 10 mil usuarios que han descargado su aplicación.
• Durante el periodo de lanzamiento, los usuarios podrán aprovechar un descuento del 50% en todos los viajes y las tarifas dinámicas serán suspendidas. Este descuento no afectará a los conductores pues serán compensados por Taxify para que siempre ganen más.
• Taxify cobra menores comisiones que el competidor más grande del mercado, lo que se traduce en viajes más económicos para los usuarios y mayores ganancias para los conductores.
• Taxify opera en 23 países, cuenta con más de 5 millones de clientes y tiene una alianza estratégica con Didi Chuxing

Taxify, la aplicación de transporte de mayor crecimiento en el mundo, inicia servicio hoy en Monterrey, con mil conductores registrados en su plataforma, preparados para realizar viajes a cualquier parte de esta ciudad.
Para celebrar este hecho, Taxify suspende las tarifas dinámicas y ofrece un descuento de 50% a todos los usuarios a partir de hoy y hasta el 25 de febrero.
Taxify cobra a los conductores únicamente el 15% de comisión, que es casi la mitad del porcentaje que otras plataformas de transporte cobran a sus conductores. Este hecho permite a Taxify ofrecer precios más bajos a los usuarios y mayores ganancias a los conductores.
Markus Villig, fundador y CEO de Taxify, dijo: “Monterrey es un mercado grande y con necesidades crecientes en el transporte, por lo que estamos muy emocionados de lanzar nuestra plataforma en esta ciudad. Taxify se basa en un modelo justo y transparente, lo que nos ha permitido que tengamos ya registrados a más de mil conductores. Estamos construyendo una nueva comunidad, al ofrecer calidad y servicio a los usuarios de nuestra aplicación”.
César Lozada, gerente de Taxify Monterrey, comenta: “Los conductores pueden ganar más cuando utilizan nuestra plataforma en comparación con la de otros competidores. Taxify logra esto al tomar una menor parte del costo del viaje y ofrecerles premios de lealtad. Nuestro enfoque como empresa ha sido brindar mayores ingresos por viaje, ya que estamos convencidos que al tener conductores contentos, también tenemos usuarios contentos”.
La aplicación Taxify está disponible para los sistemas operativos iOS y Android.

Luís Filipe Vieira ouvido no DIAP, em Lisboa

Luís Filipe Vieira entrou nas instalações do DIAP, em Lisboa, por volta das 14h, acompanhado pelo advogado, apurou a SIC Notícias.
O presidente do Benfica estará a ser ouvido como testemunha num processo relacionado com um jogo que decorreu no norte do país.
Expresso

Quercus promove “Plantações Uma Árvore pela Floresta Inverno 2018”

A Quercus e os CTT informam que vão ocorrer plantações no Parque Nacional da Peneda-Gerês, Serra de Montemuro, Parques Naturais do Tejo Internacional, Alvão, Serra da Estrela, e acções de reflorestação de floresta autóctone nas áreas ardidas do centro do País, Arganil, Oliveira do Hospital e Castanheira de Pera.
Todos os que se registaram no website com o código do seu kit “Uma Árvore pela Floresta” podem contribuir no terreno e participar como voluntários nas seguintes datas e nas seguintes plantações:
15 Fevereiro, Parque Nacional da Peneda-Gerês;
18 Fevereiro, Arganil/Oliveira do Hospital;
22 Fevereiro, Parque Natural do Alvão;
26 Fevereiro, Serra de Montemuro;
28 Fevereiro, Parque Natural da Serra da Estrela;
17 Março, Parque Nacional da Peneda-Gerês e Arganil/Oliveira do Hospital.

Para participar numa ou mais acções, deverá enviar um email paravoluntarios@quercus.pt, indicando o seu nome completo e número do Cartão de Cidadão/Bilhete de Identidade, identificando claramente o local e a data da plantação.
O transporte para os locais é da responsabilidade dos voluntários, sendo a Quercus e os CTT responsáveis pela organização das acções no terreno.

“Operação Carnaval 2018” da GNR com mais acidentes e mortes e menos feridos

Sete mortos, 13 feridos graves e 292 ligeiros é o balanço da "Operação Carnaval 2018" da Guarda Nacional Republicana. São mais acidentes e mais mortes do que no ano passado. Na operação Carnaval de 2017, não tinham sido registadas vítimas mortais.
Um aumento significativo para o qual a GNR ainda não encontrou explicação. Os acidentes vão agora analisados para apurar as causas dos acidentes.
No entanto, a GNR realça os comportamentos de risco dos condutores. Em quatro dias, a GNR inspecionou 27 mil condutores e levantou sete mil autos. Houve 350 detenções. Destas, 257 foram detidos por excesso de álcool. Foram registados ainda 302 situações em que condutores não usavam cinto de segurança ou sistema de retenção de crianças e 242 pessoas que usavam o telemóvel durante a condução.
A tendência de redução do número de mortos nas estradas nos últimos anos tem-se vindo a inverter.
Quanto aos feridos, na operação deste ano a GNR registou menos três feridos graves e menos quatro feridos ligeiros do que na de 2017.
Quanto a acidentes, houve mais 81 na "Operação Carnaval 2018", com um total de 962.
A "Operação Carnaval 2018" conmeçou na sexta-feira, 9 de fevereiro, e previa mais patrulhamento e fiscalização rodoviária, com especial incidência junto aos locais dos festejos carnavalescos.
Durante todo o período da operação, militares dos comandos territoriais e da Unidade Nacional de Trânsito desenvolveram várias ações de fiscalização para prevenir a sinistralidade rodoviária.
A condução sob a influência do álcool e de substâncias psicotrópica, a falta de habilitação para conduzir, o excesso de velocidade e a incorreta ou não utilização do cinto de segurança e/ou cadeirinhas para crianças serão as matérias a que a GNR esteve particularmente atenta.
Além destas ações, de âmbito rodoviário, foram mobilizados recursos no sentido de garantir a segurança dos locais associados às festividades do Carnaval, que decorreram por todo o país.
RTP c/ Lusa

Economia portuguesa cresceu 2,7% em 2017, o ritmo mais rápido desde 2000

Desde o início do século que Portugal não via um crescimento do produto interno bruto (PIB) tão robusto. Os dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística ficam acima da estimativa do Governo.
A economia portuguesa cresceu 2,7% em 2017, impulsionada pela procura interna, segundo dados publicados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE). O valor compara com os 1,4% de 2016 e fica acima da estimativa do Governo, que apontavam para um aumento de 2,6%.
Desde 2000, ano em que o produto interno bruto (PIB) aumentou 3,8%, que a economia portuguesa não crescia a um ritmo tão rápido.
“Esta evolução resultou do aumento do contributo da procura interna, refletindo principalmente a aceleração do investimento, uma vez que a procura externa líquida apresentou um contributo idêntico ao registado em 2016”, explicou o relatório do INE.
No último trimestre de 2017, o PIB português expandiu 2,4%, em comparação com o período homólogo e 0,6% na comparação em cadeia, depois de ter crescido 2,5% em termos homólogos e 0,5%, em cadeia, no terceiro trimestre.
“O contributo positivo da procura interna para a variação homóloga do PIB diminuiu, em resultado do abrandamento do investimento e do consumo privado. Em sentido oposto, o contributo da procura externa líquida foi positivo (no trimestre anterior tinha sido negativo), refletindo a aceleração em volume das Exportações de Bens e Serviços e a desaceleração das Importações de Bens e Serviços”, acrescentou o INE.
O crescimento da economia no ano passado ficou acima da projeção tanto do Governo como do Fundo Monetário Internacional (FMI). Apesar de o Governo estar menos confiante nos números oficiais, António Costa já tinha dado a entender que a estimativa do Executivo poderia já não estar correta. No Fórum Económico Mundial, em Davos, no final de janeiro, o primeiro-ministro afirmou que “a economia portuguesa cresceu mais do que o otimismo do Governo previa que se crescesse em 2017”.
A Comissão Europeia – instituição que estava mais confiante sobre o ano passado – projeta que a economia portuguesa cresça 2,2% em 2018 e 1,9% em 2019, devido a uma “moderação no comércio externo no horizonte temporal” e para o consumo interno, “cujo contributo para o crescimento poderá cair após uma forte performance em 2017”.
Lusa

Hospital do Porto abre inquérito a “selvática agressão” a quatro profissionais

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, abriu um inquérito interno para esclarecer “todas as circunstâncias” da agressão “selvática” a quatro profissionais do Serviço de Urgência, registada na noite de terça-feira, anunciou hoje o conselho de administração.
Em comunicado enviado à Lusa, o conselho de administração do CHSJ refere ainda que comunicou os factos às autoridades competentes e manifesta “toda a solidariedade” para com os profissionais envolvidos.
O caso registou-se pouco depois das 23:00 de terça-feira e relaciona-se com a entrada de um doente que se fazia acompanhar por “um número indeterminado” de pessoas.
Na sequência de uma alegada demora de atendimento do doente, foram agredidos dois enfermeiros, um auxiliar e um segurança.
O CHSJ diz que o doente “foi triado de acordo com os procedimentos normais e cumprindo todos os tempos previstos”.
“Repentinamente, o doente e acompanhantes referidos agrediram selvaticamente quatro profissionais do Serviço de Urgência”, acrescenta.
Segundo fonte da PSP, um dos enfermeiros necessitou de ficar internado.
O agente da PSP em serviço no posto policial do hospital tentou fazer detenções e chegou mesmo a concretizar disparos de intimidação, para o ar, mas não evitou a fuga dos envolvidos, que chegaram mesmo a tentar atropelá-lo.
Com a chegada de reforços, a PSP acabou por dispersar os agressores.
Lusa

Hora de Fecho: Em direto/ Recursos: "Todos os meus ministros se queixam"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
No dia em que o INE revelou que a economia registou o maior crescimento desde 2000, Costa reconheceu que todos os ministros se queixam de falta de recursos. O debate aqueceu com Hugo Soares, do PSD.
O suspeito levou as autoridades ao local onde enterrou o cadáver. As escavações estão agora a decorrer. Foi encontrado sangue no seu carro. Há uma conferência de imprensa dentro de minutos.
O presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira, está esta quarta-feira a ser ouvido na 15.ª secção do Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) de Lisboa, avança a SIC Notícias.
Depois dos suinicultores da zona do rio Lis falharem a construção da estação de tratamento de efluentes, Ministério do Ambiente pediu solução pública. Mas diz que vai cobrar tarifas aos produtores.
O Andante, bilhete de transportes do Porto, será desmaterializado em abril. Passageiros podem ter conta mensal em app para andar nos meios aderentes: "Desafio" já foi lançado em Lisboa, diz ministro.
Três pessoas ficaram feridas esta quarta-feira na sequência de um tiroteio no exterior da sede da Agência de Segurança Nacional (NSA) dos Estados Unidos.
O chefe da diplomacia britânica, Boris Johnson, defendeu as vantagens do Brexit sobre imigração e comércio — e garantiu que as despedidas de solteiro de britânicos pela Europa não vão acabar.
Os telescópios viram o Tesla Roadster da SpaceX pela última vez esta manhã. Só o voltamos a ver no final do século, já massacrado pela radiação cósmica. Este é o percurso que vai fazer à volta do Sol.
Homem de 29 anos foi acusado em França de abusar sexualmente de uma menina de 11 anos e não de a violar por não haver "violência ou coerção". Defesa alega que, com quase 12 anos, "já não é criança".
A Igreja Católica retirou São Valentim do calendário dos santos em 1969, que até então era celebrado a 14 de fevereiro. Ainda assim, o santo padroeiro dos namorados continua a celebrar-se.
Das artes para a engenharia, acabou por se apaixonar pela cosmetologia. Inês Rebelo é defensora do "menos é mais" na pele, tornou-se especialista facial e adotou o estrangeirismo: eis a facialista. 
Opinião

Maria João Avillez
Se amanhã fosse almoçar com o Presidente da República a uma esplanada faria um livro a seguir, além do bónus do divertimento, coisa raríssima entre nós. Mas a pátria não é isso.

Miguel Pinheiro
Se o facto de um cardeal pregar sobre sexo é algo tão terrível, tão castrador e tão absurdo, então porque é que todas as grandes religiões - todas - o fazem? Porque será?

Maria João Marques
Estamos a regressar a um tempo em que a nudez é pecaminosa e uma transgressão, cuja exibição deve ser punida? Já não vemos a arte como, entre outras, uma forma de prestar tributo à beleza humana?

Luís Aguiar-Conraria
Esta crónica sem moral se calhar até é imoral. Mas é a minha forma de dizer que sexo faz bem. Faz bem ao corpo e ao espírito. Não fazer sexo faz mal.

Rui Ramos
O verdadeiro contexto da discussão sobre as instruções do Patriarca para os católicos recasados é a discórdia que, noutras paragens, já pôs gente a reconhecer sintomas de "cisma" na igreja.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Alegado raptor de Maëlys levou polícia ao local onde terá cometido crime

Nordahl Lelandais terá confessado homicídio, escreve a imprensa francesa
Nordahl Lelandais, o homem de 34 anos que está detido em França e acusado do sequestro e homicídio de Maëlys Araújo, uma menina lusodescendente de nove anos, terá conduzido esta quarta-feira a polícia ao local onde cometeu o crime. De acordo com as últimas informações avançadas pela imprensa francesa, o suspeito terá enterrado o corpo de Maëlys no bosque.
Segundo o jornal Le Dauphine Liberé, Lelandais decidiu falar aos detetives depois de ter sido confrontado com vestígios de sangue encontrados na mala do próprio carro, e que foram identificados como pertencendo a Maëlys Araújo. Até aqui, o suspeito sempre negara as acusações, mas a polícia sabia que no dia após o desaparecimento da criança tinha passado duas horas a limpar meticulosamente o automóvel, um Audi A3. Ainda assim, as perícias permitiram descobrir vestígios ínfimos de sangue, que foram depois analisados.
Lelandais pediu então aos agentes, esta quarta-feira, que o acompanhassem a Pont-de-Beauvoisin, onde se realizou o casamento para o qual tanto o suspeito como a criança lusodescendente foram convidados, em agosto passado - desde então, Maëlys nunca mais foi vista.
O suspeito foi retirado esta manhã da prisão de Saint-Quentin-Fallavier, Isère, e conduzido ao Palácio da Justiça de Grenoble. Foi ouvido a seu pedido e conduziu depois os agentes, juízes de instrução e o procurador de Grenoble a uma zona de escavações nas imediações de Pont-de-Beauvoisin, em Saint-Franc, alegando não se recordar exatamente do local onde depositara o corpo da criança, escreve o Dauphine, que cita fonte próxima da investigação para dizer que Lelandais fez uma confissão. "Foi feito um avanço muito significativo no inquérito, um elemento fulcral", informou a mesma fonte.
Para a tarde desta quarta-feira está marcada uma conferência de imprensa do Ministério Público, que deverá dar mais explicações sobre as diligências efetuadas.
Cerca de vinte agentes do instituto de investigação criminal e da guarda nacional francesa foram destacados para o local, tendo sido igualmente mobilizadas equipas com cães para deteção de pistas.
DN

Custo do trabalho com subida média de 2,5% em 2017, maior na administração pública

O índice de custo do trabalho teve uma subida média de 2,5% em 2017 face ao ano anterior, pelos acréscimos de 2,4% nos custos salariais e de 2,7% nos outros custos.
O índice de custo do trabalho teve uma subida média de 2,5% em 2017 face ao ano anterior, pelos acréscimos de 2,4% nos custos salariais e de 2,7% nos outros custos, com destaque para a administração pública.
De acordo com dados divulgados esta quarta-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE), esta evolução deveu-se também ao “acréscimo de 2,2% do custo médio por trabalhador e ao decréscimo de 0,5% do número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador”.
Em 2016, o índice de custo do trabalho tinha tido uma subida de 1,4%, devido aos aumentos de 1,6% nos custos salariais e de 0,6% nos outros custos, segundo o INE.
Nesse ano, o custo médio por trabalhador cresceu 1,6% e o número de horas efetivamente trabalhadas por trabalhador subiu 0,1%.
Referindo-se às diferentes atividades económicas, o INE indica que houve um maior aumento do índice de custo do trabalho, na ordem de 3,6%, nas secções O a S — que incluem a administração pública.
Só no mês de dezembro, o índice de custo do trabalho nas atividades que incluem a administração pública registou uma subida homóloga de 10,7%, resultado da variação dos custos salariais (mais 10,6%) e dos outros custos (mais 10,8%).
“Estes acréscimos devem-se, sobretudo, ao pagamento de metade do subsídio de Natal em novembro de 2017 na administração pública, o que não ocorreu em novembro de 2016 (quando este subsídio estava a ser pago em duodécimos)”, justifica o INE.
Ao todo, no quarto trimestre de 2017, o índice de custo do trabalho ajustado de dias úteis registou um acréscimo homólogo de 4,7%.
No trimestre anterior houve um decréscimo homólogo de 0,9%.
Lusa

Algarve teve 19 milhões de dormidas em 2017


O Algarve registou 19 milhões de dormidas de turistas em 2017, um aumento de 5,3% em comparação com o ano anterior, de acordo com os resultados preliminares hoje divulgados pelo Instituto Nacional de Estatísticas (INE).

A região concentrou 33,1% do total das dormidas no país, seguindo-se Lisboa com 24,9%. Isso significa que estes dois principais destinos turísticos respondem por mais de metade das dormidas (58%).

A nível nacional, o aumento foi geral, tendo, em termos percentuais, sido as regiões dos Açores (15,8%) e Centro (14,5%) a apresentar os maiores crescimentos anuais.

Face a 2016, houve um acréscimo de 3,9 milhões de dormidas, que beneficiaram essencialmente a Área Metropolitana de Lisboa (1,1 milhões de dormidas adicionais), o Algarve (mais 963,1 mil dormidas) e a zona Centro
(acréscimo de 716,8 mil dormidas).

Os estabelecimentos hoteleiros registaram um total de 20,6 milhões de hóspedes e 57,5 milhões de dormidas, a que corresponderam aumentos anuais de 8,9% e 7,4%, respectivamente (+9,2% e +9,6% em 2016). O mercado interno contribuiu com 15,9 milhões de dormidas (+4,1%) e os mercados externos com 41,6 milhões de dormidas (+8,6%). Os mercados externos representaram 72,4% das dormidas totais (71,5% em 2016).

Em 2017, os proveitos totais aumentaram 16,6% e os de aposento 18,3%, resultados que reflectem uma desaceleração dos proveitos totais e uma relativa estabilização dos de aposento face a 2016 (+17,3% e +18,2%, respectivamente).

Fonte: O Algarve Económico

Carnaval de Loulé atraiu milhares de foliões


O Carnaval de Loulé voltou, este ano, a assumir-se como um dos maiores e mais atractivos do país.

Ao longo de três dias (11, 12 e 13 de Fevereiro) a Avenida José da Costa Mealha foi palco de outros tantos desfiles de 14 carros alegóricos e cerca de 500 figurantes, 10 grupos de animação, 5 escolas de samba.

O mais antigo corso organizado do País teve como mote “Carnaval Summit de Loulé”, uma paródia às inovações tecnológicas e à cimeira que decorreu em Lisboa. Se em Novembro a capital do país foi invadida por empreendedores que participaram na Web Summit, nos últimos três dias foi a vez da cidade algarvia de Loulé ser tomada de assalto por milhares de foliões mascarados de nerds da tecnologia, de emojis ou de outros elementos ligados ao tema.

A influência do Brasil, fruto também da importante comunidade brasileira que reside no Concelho de Loulé, voltou a ser uma das notas deste corso sobretudo pela participação de grupos de bailarinas (e bailarinos) com o samba no pé que, através da dança, mostram também a verdadeira essência da folia carnavalesca.

Em cima dos carros, os tripulantes voltaram a ser figuras bem conhecidas do público: Ronaldo e a mãe Dona Dolores, presenças habituais deste desfile, desta vez acompanhados pelo rival do português, o argentino Lionel Messi, e por Vladimir Putin, Presidente da Rússia, país que este ano recebe o Mundial de Futebol; o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, num carro dos bombeiros, em jeito de homenagem aos soldados da paz que combateram as chamas que fustigaram o país em 2017; António Costa, os apoiantes governamentais e a oposição num “Cruzeiro Summit”; os presidentes dos três principais clubes portugueses, com Luís Filipe Vieira a tentar proteger a Central de Emails da Águia dos caçadores Bruno de Carvalho e Pinto da Costa; Angela Merkhel e Mário Centeno, numa dança muito animada a dar força à economia europeia; ou Donald Trump junto a um dos seus grandes sonhos desde que é o líder dos Estados Unidos: a construção de um muro junto à fronteira com o México.

E as colectividades, clubes e associações de Loulé quiseram mostrar a força desta tradição, com vários elementos a contagiarem o público com a sua animação a pé ou em cima dos imponentes carros alegóricos. Foi no meio de um desses grupos que dois atores da novela da SIC “Paixão”, que está a ser rodada em Loulé e noutras partes do Algarve – Inês Aires Pereira (“Camila Silva”) e Tiago Teotónio Pereira (“Luís Vaz”) – celebraram também a folia carnavalesca.

Fonte: O Algarve Económico

Porto | Hospital de São João abre inquérito a "selvática agressão" a quatro funcionários


Grupo que acompanhava doente no hospital agrediu enfermeiros, um auxiliar e um segurança do hospital, tendo depois tentado atropelar um agente da PSP

O Centro Hospitalar de São João (CHSJ), no Porto, abriu um inquérito interno para esclarecer "todas as circunstâncias" da agressão "selvática" a quatro profissionais do Serviço de Urgência, registada na noite de terça-feira, anunciou hoje o conselho de administração.

Em comunicado enviado à Lusa, o conselho de administração do CHSJ refere ainda que comunicou os factos às autoridades competentes e manifesta "toda a solidariedade" para com os profissionais envolvidos.

O caso registou-se pouco depois das 23:00 de terça-feira e relaciona-se com a entrada de um doente que se fazia acompanhar por "um número indeterminado" de pessoas.

Na sequência de uma alegada demora de atendimento do doente, foram agredidos dois enfermeiros, um auxiliar e um segurança.

O CHSJ diz que o doente "foi triado de acordo com os procedimentos normais e cumprindo todos os tempos previstos".

"Repentinamente, o doente e acompanhantes referidos agrediram selvaticamente quatro profissionais do Serviço de Urgência", acrescenta.

Segundo fonte da PSP, um dos enfermeiros necessitou de ficar internado.

O agente da PSP em serviço no posto policial do hospital tentou fazer detenções e chegou mesmo a concretizar disparos de intimidação, para o ar, mas não evitou a fuga dos envolvidos, que chegaram mesmo a tentar atropelá-lo.

Com a chegada de reforços, a PSP acabou por dispersar os agressores.

Fonte: DN

20 Anos de Manobras – Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa

Numa nota enviada à nossa redação o Grupo de Manobras dos Bombeiros Voluntários de Paço de Sousa assinalou no passado sábado, 20 Anos de existência.
Num jantar que decorreu no Nosso Salão Nobre, estiveram presentes como convidados, o Presidente da Câmara, Dr. Antonino de Sousa, o Vereador da Proteção Civil, Dr. Rodrigo Lopes, o Comandante Municipal, Eng. Paulo Bessa, assim como os Bombeiros do quadro activo, patrocinadores e amigos.
Nos pequenos discursos dos representantes presentes, foi relembrado o primeiro passo para a criação deste grupo á 20 anos, assim como as vitórias, o trabalho desenvolvido e as representações das equipas.
O Presidente da Câmara congratulou o Grupo de Manobras com a oferta do Brasão da Cidade.
No final foram oferecidas medalhas a assinalar os 20 anos aos presentes.