quinta-feira, 6 de junho de 2019

Sul | Lusíadas Saúde tem novos diretores no Algarve

O grupo Lusíadas Saúde está a desenvolver um processo de reestruturação das unidades que possuiu no Algarve, que passou pela contratação de três novos profissionais, que passam a assegurar as direções geral, clínica e de enfermagem.
 À frente da direção-geral foi colocado André Pinto, de 37 anos de idade. É licenciado em Ciências Farmacêuticas, pela Universidade de Coimbra, e tem uma pós-graduação em Gestão de Serviços de Saúde, pelo ISCTE e conta com mais de 10 anos de experiência na área de gestão, tendo passado por várias empresas nacionais e internacionais.
O neurocirurgião Gonçalo Neto d’Almeida assume a direção clínica de todas as unidades da região. Este médico conta com quase 20 anos de experiência e foi condecorado pela administração norte-americana pelo apoio médico e cirúrgico prestado aos elementos das Forças Especiais feridos no Afeganistão, em 2011. Colabora com a Lusíadas Saúde há 10 anos, sendo ainda docente universitário e promotor de diversas ações de formação clínica reconhecidas a nível internacional.
A direção de enfermagem das unidades Lusíadas Saúde no Algarve passa a estar a cargo de Nádia Barbosa. Com 33 anos de idade e 11 de prática de enfermagem, Nádia Barbosa está neste momento a concluir um Master Executive em Gestão Empresarial.
Em comunicado, o CEO da Lusíadas Saúde, Vasco Antunes Pereira, diz que este processo de reestruturação “assenta nos quatro pilares estratégicos da empresa: excelência clínica, melhor experiência para o cliente, desenvolvimento do capital humano e eficiência e sustentabilidade.”

Sul | Turismo algarvio teve quebra ligeira em maio

As unidades de alojamento algarvias tiveram, em maio, uma taxa de ocupação global média/quarto de 69,8%, 1,8% abaixo do valor homólogo de 2018, informa a Associação dos Hotéis e Empreendimentos Turísticos do Algarve (IEFP).
Os mercados que mais contribuíram para a descida verificada foram o alemão (-29,6%), e o holandês (‑29,3%). Em sentido contrário andou o mercado britânico, que apresentou uma subida de +6,0%.
O volume de vendas manteve-se inalterado face ao ano anterior.
Pelas contas da AHETA, desde o início do ano a taxa de ocupação quarto regista uma subida média de 1,1% e o volume de vendas um aumento de 3,5%.

Lagos | Autarcas e empresários de Lagos estiveram reunidos para preparar a época turística

Com os objetivos de preparar a época turística que se avizinha e fortalecer a relação de proximidade com as empresas do setor, a Câmara de Lagos promoveu uma reunião que juntou autarcas, representantes das forças de segurança, da Saúde (ACES Barlavento/Centro de Saúde de Lagos) e da ALGAR e muitos dos empresários com negócios de alojamento turístico, restauração e bebidas e animação turística que operam no concelho.
No decorrer da sessão, o Município apresentou o trabalho que tem levado a cabo em diferentes frentes para que a época turística corra da melhor forma. A par disso, o Executivo quis também ouvir os empresários, perceber as suas expetativas e preocupações, para, em diálogo e num espírito de parceria, ser mais fácil minimizar as dificuldades e o impacto da chamada “pegada turística”.
Paulo Jorge Reis, Vereador com a área da Proteção Civil e Comandante dos Bombeiros Voluntários de Lagos, apresentou o trabalho feito no âmbito da prevenção dos fogos, que remonta a 2006, data em que se iniciaram as ações de conservação do espaço rural no âmbito do Plano Florestal da Associação de Municípios Terras do Infante e criaram as equipas de Sapadores, então constituídas apenas por três efetivos em cada município.
Hoje existem quatro equipas (duas em Aljezur, uma em Lagos e uma em Vila do Bispo), cada uma delas dotadas de cinco vigilantes. O autarca deu a conhecer os recursos de viaturas e maquinaria afetos a esta atividade, utilizados nos trabalhos de prevenção estrutural realizados durante o inverno (manutenção de faixas), a que se segue a prevenção operacional (consistindo em vigilância ativa) com início a 1 de junho, concluindo que “naquilo que é a prevenção o trabalho de casa foi feito, esperando-se agora que as condições meteorológicas também ajudem”. 
A gestão do centro histórico, a ocupação indevida da via pública, a circulação e estacionamento automóvel abusivos, a regulação da animação de rua, a limpeza das praias, as acessibilidades viárias, o tratamento dos espaços verdes, o estado das rotundas situadas nos principais acessos à cidade, a manutenção dos passeios e espaço público, a Taxa Turística, o licenciamento e a fiscalização das unidades de Alojamento Local, a recolha de resíduos sólidos e de recicláveis e a limpeza urbana, foram os temas que mais suscitaram o debate, com o Município a informar sobre as medidas que tomou ou irá implementar para melhorar o nível de desempenho nestas áreas.
A este propósito, a presidente da autarquia, Joaquina Matos, recordou que só recentemente, com a retoma da economia e a recuperação financeira do Município, foi possível perspetivar novamente a realização de obras há muito necessárias como a Reabilitação da Estrada Municipal entre as Quatro-Estradas e a Vila da Luz, cujo lançamento da empreitada foi agora publicado em Diário da República, o arranjo da Estrada da Meia Praia e a requalificação das Ruínas dos Balneários Romanos da Luz, mas também de outras obras que, não contribuindo diretamente para a atratividade turística do concelho, consomem importantes recursos financeiros, como sejam a construção da nova Escola EB1 + JI da Luz.
No que respeita às verbas resultantes da implementação da Taxa Turística, a presidente informou que serão destinadas a intervenções que contribuam para minimizar a pegada turística, estando a ser discutida em 2019 para entrar em vigor, em termos de cobrança, em 2020.
Em resposta às críticas feitas sobre a falta de manutenção do espaço público, Luis Bandarra recordou que o Município tomou a decisão de não permitir a aplicação de herbicidas, em benefício da saúde dos cidadãos e do ambiente, o que torna mais difícil controlar as ervas infestantes. O vereador deu ainda conta de outras ações que foram realizadas ou estão previstas em matéria de higiene urbana e proteção ambiental, como sejam: o reforço de papeleiras no centro histórico; o reforço com uma viatura do serviço de recolha de resíduos verdes (restos de jardins); a campanha de sensibilização sobre os resíduos que será feita porta-a-porta no centro histórico, na 2.ª quinzena de junho; e a campanha de sensibilização ambiental “O mar começa aqui”.
As forças de segurança anunciaram, também, as medidas que estão previstas na época alta, com a PSP a informar que existirá um reforço de meios através da vinda do corpo de intervenção já a partir de 15 de junho. A GNR, por seu turno, vai também ver reforçado o seu dispositivo com patrulhas montadas e o acolhimento de estagiários.
Relativamente à Polícia Marítima o dispositivo para a época balnear será semelhante ao dos anos anteriores, estando previsto um esforço acrescido de fiscalização na zona dos passeios marítimo-turísticos e uma sensibilização para a cooperação entre os operadores privados, de modo a garantir que haja espaço para todos e evitar acidentes.

Lagos | Turismo sustentável em debate

O Auditório dos Paços do Concelho séc. XXI, em Lagos, vai receber, esta quinta-feira, 6 de junho, pelas 14 horas, um workshop que tem como objetivos disseminar o projeto Triangle, sensibilizar os stakeholders para o turismo sustentável, alertar para os riscos das alterações climáticas e os seus impactos no turismo, explicar e desmistificar o conceito de turismo sustentável, demonstrar a viabilidade da implementação de boas práticas nas PMEs e fomentar a colaboração entre atores públicos e privados a todos os níveis.
A iniciativa, organizada pela Câmara Municipal de Lagos e pela Universidade do Algarve, integra-se no âmbito projeto Europeu Erasmus + TRIANGLE e é destinada a empresários, gestores e trabalhadores de empresas do setor turístico, entidades públicas e ONG’s, professores, investigadores e estudantes.
A abertura dos trabalhos será feita por Joaquina Matos, presidente da Câmara Municipal de Lagos, por Ana Freitas, Vice-Reitora da Universidade do Algarve, por João Fernandes, presidente da Região de Turismo do Algarve e por Adão Flores, professor da Universidade do Algarve responsável pelo projeto.
“A sustentabilidade no turismo e certificação, moda ou necessidade?” dá o mote ao primeiro painel, moderado por Adão Flores, em que participam Duarte Padinha (Região de Turismo do Algarve), Luís Duarte (Chefe de Divisão do Ambiente da CML), Margarida Santos (professora da Escola Superior de Gestão, Hotelaria e Turismo da UALG) e Luís Ledo (Empresário Local).
No segundo painel, subordinado ao tema “Câmara Municipal de Lagos, Da Teoria à Prática, Casos de Sucesso e Boas Práticas” serão apresentados três casos de estudo, designadamente sobre os Hotéis Vila Galé, sobre o grupo Sonel Hotels e sobre a importância dos processos de certificação para o Município de Lagos.

Faro recebe encontro de bloggers e influenciadores

Faro recebe, no próximo dia 22, o LINK, primeiro encontro de Criadores de Conteúdos – Bloggers e Influenciadores.
O certame conta com uma manhã de Conferências no EVA Senses Hotel (Grupo AP Hotels & Resorts), momentos de Networking entre participantes, um Workshop de Fotografia, e uma Masterclass de Maquilhagem. A tarde será passada num Passeio Fotográfico pela cidade de Faro, com prémios a concurso em diversas categorias. A chave de ouro fica guardada para o final do dia – uma Sunset Pool Party no rooftop do Hotel, inserida no Festival de Rooftops “Açoteia”.
Através deste programa, a organização pretende fazer a ligação entre os profissionais que trabalham em marketing de conteúdo: “LINK é precisamente o conceito deste evento: criar ligações entre os bloggers ou influenciadores digitais, que desenvolvem comunidades de milhares de seguidores que confiam nas suas opiniões e recomendações, e as marcas com as quais podem colaborar, impactando as suas audiências” diz Samanta Duarte, responsável pela iniciativa.
A organização conta ainda com a experiência de Rita Sampaio, responsável pela criação de eventos como a SHARE Algarve ou o TEDxFaro, e Martim Mariano, ex-jornalista da SIC/Expresso e especialista em storytelling e redes sociais, que passou pelo ClickSummit e integra agora a agência internacional BBDO, sediada em Nova Iorque.
O LINK traz pela primeira vez ao Algarve uma conferência dedicada ao marketing de influência, com nomes relevantes da blogosfera, casos de Sofia Castro Fernandes, que só na sua página Facebook conta com meio milhão de seguidores, ou Janine Medeira, blogger algarvia que diariamente comunica com uma audiência de 250 mil seguidores no Facebook.
No painel de oradores estão também constam nomes como Carolina Afonso (Diretora de Marketing da Konica Minolta e autora do livro “Ser Blogger” – também ela algarvia de gema).
Os bilhetes estão disponíveis em
 www.linkbloggersmeeting.com.

Águeda | Rede de sensores ambientais de Águeda reconhecida internacionalmente


Uma rede de oito estações com 19 sensores ambientais torna Águeda um Laboratório Vivo para a ciência ao serviço do cidadão, em iniciativa inovadora na Região.


Os princípios da sustentabilidade têm orientado as opções adotadas pela Câmara Municipal de Águeda, preocupação que coloca o município no roteiro das boas práticas a nível europeu. Esta postura reflete-se na implementação de iniciativas inovadoras e projetos piloto, que visam a melhoria da qualidade de vida dos seus habitantes. O Município de Águeda afirma-se, desta forma na vanguarda das Smart Human Cities, colocando a tecnologia e a ciência ao serviço do cidadão, bem como da melhoria da qualidade de vida no espaço do território aguedense.
Foi em 2018 finalizada a instalação de uma rede de 19 sensores ambientais distribuídos por 8 estações, que proporcionam informação acerca da qualidade do ar do território de uma forma abrangente, transcendendo o espaço urbano. Uma plataforma de uso intuitivo é a interface que permite aos utilizadores aceder às leituras em tempo real, consultar históricos ou efetuar o download dos cerca de 90 parâmetros meteorológicos, de qualidade do ar pressão sonora em ambiente urbano, disponíveis para monitorização.
Esta medida pioneira, cruza com outros projetos já desenvolvidos e implementados pelo município, entre os quais ganha destaque o Clair City, projeto europeu fundamentado na informação e educação cidadã, focando a temática da qualidade do ar e o seu reflexo na qualidade de vida do cidadão.
O sr. Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, Edson Santos, afirmou que “este projeto diferenciador revela o compromisso do atual Executivo Municipal com o cidadão, entendendo a inovação e o progresso, não apenas como meio ao serviço das políticas públicas, mas como uma ferramenta para a transformação do município num laboratório vivo onde o conhecimento e o empreendedorismo local e regional encontram expressão, e se traduzem na melhoria das condições e qualidade de vida dos munícipes, fim último da nossa ação municipal.”

O caso da rede de Sensores Ambientais foi destacado e selecionado como uma boa prática pela Green destinations, organização internacional que foca os valores da sustentabilidade no âmbito do turismo.

TUDO A POSTOS PARA O INÍCIO DA ÉPOCA BALNEAR NO CONCELHO DE TORRES VEDRAS…


A época balnear está prestes a ter início no Concelho de Torres Vedras…

Sobre essa temática foi realizada no dia 4 de junho, no apoio de praia da Praia Azul, uma conferência de imprensa.

Na ocasião o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras afirmou que esta era também uma forma de dar início à Quinzena do Ambiente, iniciativa com que esta entidade comemora o Dia Mundial do Ambiente, tendo frisado a importância do Concelho de Torres Vedras contar com um importante ativo como é a sua bela zona costeira, a qual se pretende valorizar.

Carlos Bernardes referiu também nesta conferência que o prémio de melhor concessionário de praia do Concelho de Torres Vedras em 2018 foi atribuído ao concessionário da Praia da Física, tendo nesse concurso obtido os 2.º e 3.º lugares os concessionários da Praia de Santa Cruz-Centro (Búzio e Medusa, respetivamente). Também distinguidas, mas pelo Programa Bandeira Azul, foram as praias de Santa Rita-Norte, Santa Helena, Mirante e Navio, por terem obtido o referido galardão ao longo de 10 anos consecutivos. Outro aspeto referido nesta conferência de imprensa foi a transferência de competências no domínio da gestão de praias marítimas para as autarquias, tendo sido revelado que a Câmara Municipal de Torres Vedras já efetuou vários procedimentos nesse âmbito (principalmente a análise e licenciamento de operadores de surf, de eventos desportivos e recreativos, de sessões fotográficas, de frentes de praia, de operadores marítimo-turísticos, entre outros).
asda
Também como novidade, foi anunciado que nas praias de Santa Cruz-Centro e da Física está a ser implementado o normativo internacional ISO 13009:2015, pelo que estas serão as primeiras em Portugal a ser distinguidas pelo mesmo. Esta certificação decorre de uma candidatura financiada pelo ecoMar, a qual pretende contribuir para a segurança nas praias e sustentabilidade nas mesmas, numa perspetiva de monitorização e melhoria contínua.

Também relativamente à próxima época balnear, Carlos Bernardes anunciou que terão continuidade os projetos de monitorização da qualidade microbiológica das areias (nas praias de Santa Rita-Norte, Santa Cruz-Centro, Navio e Azul) e da qualidade das águas interiores nas fozes dos rios Alcabrichel e Sizandro, para além da monitorização da qualidade das águas de banhos.

No que se refere a ações na área da inclusividade, o presidente da Câmara Municipal de Torres Vedras referiu a continuação do projeto “Coloradd” (projeto pioneiro em Portugal que pretende auxiliar os daltónicos a identificar as cores devidamente), bem como a colocação de pavimento tátil nos acessos à entrada acessível das nove praias do Concelho de Torres Vedras que têm hasteado o galardão do projeto “Praia Acessivel, Praia para Todos!”, com a particularidade de ser de cor verde (pensado para os ambliopes).

No dia 15 de junho terá início a época balnear no Concelho de Torres Vedras, com a cerimónia de inauguração das obras de reconversão da orla costeira da Praia Azul. Carlos Bernardes revelou ainda a este propósito que a intervenção na zona costeira do Concelho de Torres Vedras prosseguirá para sul, com a execução de ações no âmbito do Plano de Pormenor da Foz do Sizandro, a melhoria do porto de pesca da Assenta, a requalificação do antigo posto da guarda fiscal da Assenta, entre outros projetos. Por outro lado ainda, a publicação do novo Programa de Ordenamento da Orla Costeira Alcobaça-Cabo Espichel permitirá a atribuição de novas concessões de praia.

Nesta conferência de imprensa esteve também presente o capitão do Porto de Peniche, Toledo Cristo, que salientou a transferência de algumas das competências da entidade que dirige para as câmaras municipais da região, o que permite à mesma focar-se ainda mais na questão da segurança das vidas humanas. 

Já o comandante do Destacamento Territorial de Torres Vedras da Guarda Nacional Republicana, Paulo Póvoa, revelou que de 10 de junho a 30 de setembro será levado a cabo na zona de Santa Cruz o programa “Turismo Seguro”, o qual, numa primeira fase, consistirá em ações de sensibilização, a que se seguirá o patrulhamento, o que inclui também a vigilância noturna de forma a se evitar desacatos e a fiscalizar o cumprimento dos respetivos horários pelos estabelecimentos de diversão noturna.
asda
Presentes nesta conferência de imprensa estiveram também presidentes de juntas de freguesia do litoral do Concelho de Torres Vedras. Enquanto o presidente da Junta da Freguesia da Silveira, Luís Pedro Silva, realçou a importância que terá o futuro passadiço que ligará a Praia Azul à Praia da Foz do Sizandro, Nuno Cosme, presidente da Junta da Freguesia da União das Freguesias de A dos Cunhados e Maceira, convidou a experimentar o acesso pedonal que está a ser construído entre a Maceira e Porto Novo.

Por fim, usou da palavra o comandante da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Torres Vedras, Fernando Barão, que revelou que em cada época balnear registam-se 400 a 500 ocorrências na zona costeira do Concelho de Torres Vedras, tendo realçado a iniciativa pioneira da Câmara Municipal de Torres Vedras de utilizar praticantes de parapente para vigiar as praias torrienses.

LEIRIA | Festival de Teatro Juvenil termina hoje celebração dos 25 anos


Resultado de imagem para Teatro Miguel Franco
A 25.ª edição do Festival de Teatro Juvenil encerra hoje a sua programação, às 21:30, no Teatro Miguel Franco, com a atuação do Grupo de Teatro Infantil e Juvenil “Os Miúdos da Serra”, de Alqueidão da Serra, com uma peça com o mesmo nome. 

Ao longo de mais de um mês, subiram ao palco cerca de 360 crianças e jovens entre os 10 e os 18 anos, de 15 escolas públicas e privadas do concelho, de três estabelecimentos de ensinos dos municípios de Batalha, Marinha Grande e Ourém e de três grupos de teatro. 

Para a vereadora da Educação da Câmara Municipal, Anabela Graça, “mantém-se a aposta clara e concertada no teatro enquanto expressão artística, promovendo a divulgação do trabalho criativo dos jovens e das escolas, bem como a formação de um público crítico e participativo”. 

As 20 peças de teatro apresentadas foram vistas por mais 3.300 pessoas, numa iniciativa integrada no Projeto Educativo Municipal.

Ciclismo | Prova decorre de 20 a 23 de junho, Vouzela acolhe final da 3ª etapa do Grande Prémio ABIMOTA 2019


A 40.ª edição do Grande Prémio ABIMOTA vai realizar-se entre 20 e 23 de junho, e este ano tem passagem garantida pelo concelho de Vouzela. 

A corrida terá quatro etapas, começando em Lisboa, com um contrarrelógio por equipas de 7,8 quilómetros, a disputar no Campo Grande, na tarde de 20 de junho. No segundo dia, a caravana irá percorrer 170,3 quilómetros, numa viagem entre Ourém e Mortágua. A terceira etapa liga Almeida a Vouzela, ao longo de 185,3 quilómetros. A prova entra no concelho em Vasconha, pelas 16h30, seguindo por Crescido, Laje, Fataunços, Calvos e entrando por Vouzela pela rotunda da Volta Escura. A etapa terminará junto à Câmara Municipal de Vouzela, pelas 16h50. 

Já em Anadia, os ciclistas partem para a quarta e última etapa, numa extensão de 174 quilómetros, terminando a prova em Águeda. 

Ao todo disputam a prova 15 equipas portuguesas e três equipas espanholas: Rádio Popular/Boavista, Miranda/Mortágua, W52/FC Porto, JORBI/Team José Maria Nicolau, Aviludo/Louletano/Uli, Sporting CP/Tavira, ACDC Trofa/Trofense, JV Perfis/Gondomar Cultural, EFAPEL, UD Oliveirense/INOUTBUILD, Crédito Agrícola/Jorbi/Almodôvar, SICASAL/Constantinos, LA Alumínios/LA Sport, Vito-Feirense- PNB, e Fortunna/Maia, com as cores nacionais, e Kuota/Construcciones Paulino, Baque Team e Supermercados Froiz, de Espanha.

Norte | Gerês recebe um sunset onde os convidados podem chegar de barco

São esperadas cerca de 4000 pessoas no "Match - Gerês Sunset”, um dos momentos incontornáveis desta vila do Norte de Portugal e um dos locais mais bonitos do nosso país. A próxima edição deste evento único na Europa, acontece já no dia 15 de junho, entre as 15.00h e as 24.00h, na praia fluvial do Rio Caldo.
O recinto é composto por três zonas distintas, sendo elas uma área superior relvada, uma parte inferior com areia e a incontornável zona do rio. Nesta edição serão montadas duas cabines, uma na areia, para ser utilizada principalmente durante o dia, e uma outra, na relva, para quando anoitecer.
O facto de conseguir chegar de barco torna este um dos eventos mais distintos do país, onde os convidados têm a possibilidade de mergulhar no límpido e transparente Rio Caldo, apanhado sol ao mesmo tempo que ouvem a sua música favorita. Na última edição, em 2018, juntaram-se cerca de 60 embarcações, provenientes de várias marinas de Portuguesas e Espanholas, tais como Lisboa, Leiria, Viana do Castelo ou Vigo. Para esta edição foi estabelecido um limite máximo de apenas 40 barcos.
Este evento começou com um desafio lançado por uma grupo de vários amigos, proprietários de barcos da Marina do Gerês, que pretendiam um tipo de animação diferente. Em apenas 5 anos, uma festa que anteriormente juntava cerca de 150 a 200 pessoas irá chegar às 4000, nesta edição.
A animação estará garantida com uma piscina entre os barcos, aluguer de motas de águas, flyboards, pinturas de glitter, food trucks e música para todos os gostos - House, R&B, Hip Hop, Funk, Reggaeton. A organização promete ainda muito champanhe, bebidas premium, cidras, mojitos, caipirinhas, e dois espaços de comida com fruta, gelados e hambúrgueres em bolo do caco, entre muitas outras opções.
Os bilhetes estão à venda online e vão dos €7,50 para uma entrada com oferta de uma bebida de cápsula, até aos €600, que compram uma cama, com direito a entrada e bar exclusivos, WC privativo, serviço personalizado e ainda 8 bilhetes VIP e 2 garrafas premium. O bilhete para um barco custa €100 e incluí €100 consumíveis.
Para aqueles que querem explorar a região, a organização do evento disponibiliza várias atividades e experiências em parceria com entidades locais, tais como casas de férias, alojamento em turismo rural e bungalows, passeios de Jipe, passeios de Citroen 2cv, passeios pedestres e canyoning, mota de água, passeios de barco e desportos aquáticos. Estas e outras informações podem ser consultadas no website do evento, em https://matchgeressunset.pt/
O evento terá duas regras principais. Vestir roupa branca e não estragar o Parque Natural da Peneda-Gerês. Serão disponibilizados copos reutilizáveis e não serão usadas palhas. Além disso, a organização garante que o recinto ficará “completamente limpo” e todos os equipamentos e estruturas serão desmontados até à manhã do dia seguinte. “O ambiente merece e nós queremos preservar o Gerês ao máximo e respeitar o que é de todos”.
O “Match - Gerês Sunset” é organizado pela família Duarte - João, Eduardo e Joaquim Duarte - proprietários do restaurante L'Kodac, em Leça da Palmeira, e a dupla de Djs The End - Flávio e Telmo Duarte.

10 Junho em Belém: Encontro Nacional de Combatentes

O Encontro Nacional de Combatentes é uma cerimónia realizada anualmente, no dia 10 de Junho, com a finalidade de celebrar o Dia de Portugal e homenagear os Combatentes que, no cumprimento do Dever, caíram no campo da Honra ao serviço de Portugal, em qualquer época da sua História e em qualquer parcela do seu território. Complementarmente, pretende-se contribuir para fortalecer o espírito patriótico dos portugueses que se preocupam e lutam diariamente por um futuro mais promissor para Portugal.
A Comissão Executiva para a Homenagem aos Combatentes é uma organização não governamental, nascida da sociedade civil e constituída especificamente para levar a efeito o programa da cerimónia, com a elevação e a dignidade que os seus objetivos exigem: Celebrar a Pátria e honrar os seus Combatentes.
As cerimónias, precedidas de Missa solene por intenção de Portugal e de sufrágio pelos Combatentes, a celebrar na Igreja de Santa Maria de Belém (Mosteiro dos Jerónimos), decorrem junto do Monumento aos Combatentes do Ultramar, situado em frente do Forte do Bom Sucesso (Belém).
Enviamos em anexo o programa das cerimónias, que tem integrado a evocação de personalidades ou Instituições, individuais ou coletivas, que se tenham notabilizado pelos extraordinários serviços prestados ao País e aos seus Combatentes, particularmente durante a guerra do Ultramar (1961/74). Este ano realizar-se-á uma justíssima homenagem ao Serviço Postal Militar e a todos os que o serviram, relevando publicamente o seu elevado contributo para melhorar o moral e o bem-estar dos Combatentes e das suas famílias. 

Castelo de Paiva | Dia assinalado com Festa no Parque das Tílias - UNIÃO DE FREGUESIAS DE SOBRADO E BAIRROS VAI INAUGURAR NOVA SEDE E ESPAÇO DO CIDADÃO

Resultado de imagem para União de Freguesias de Sobrado e Bairros
União de Freguesias de Sobrado e Bairros vai estar em festa no feriado do 10 de Junho, promovendo a Festa da Freguesia, num dia em que vai proceder à abertura do novo espaço da sede na zona urbana da vila, depois do reaproveitamento das instalações da EB1 de Sobrado, na Rua Emídio Navarroe à inauguração do Espaço do Cidadão,em Bairros, na sede da junta em S. Lourenço.

     A cerimónia da abertura do novo espaço da Junta de Freguesia, em Sobrado, está agendada para as 9h30, e a abertura do Espaço do Cidadão, em Bairros, marcada para as11 horas, cerimónias que vão contar com a presença do presidente da Câmara Municipal, Gonçalo Rocha, do presidente da Assembleia Municipal, Gouveia Coelho,e do presidente da União de Freguesias de Sobrado e Bairros, José Antonio Vilela, entre outros autarcas, entidades e dirigentes associativos.
     Tendo em conta a parceria estratégica estabelecida entre a AMA – Agência para a Modernização Administrativa, I.P., a Câmara Municipal de Castelo de Paiva e aUnião de Freguesia de Sobrado e Bairros, a nova loja do Espaço do Cidadão consiste na prestação de um atendimento digital assistido ao cidadão na relação com a Administração Pública, de forma a simplificar os procedimentos administrativos e reduzir a tradicional burocracia, aumentando assim a qualidade dos serviços públicos numa nova era digital, sendo que este Espaço do Cidadão é um balcão de atendimento do tipo balcão único que agrega a prestação de mais de 150 serviços de 17 entidades do Estado, com a presença de um Mediador de Atendimento Digital.
Resultado de imagem para União de Freguesias de Sobrado e Bairros
     Com a abertura deste balcão de atendimento público, o quarto em Castelo de Paiva,que fica instalado no espaço da sede da Junta de Freguesia, em S, Lourenço, será possível revalidar a carta de condução ou alterar a morada, marcar consultas no SNS, pedir certidões de registo predial, preencher a declaração do IRS via Internet, pedir subsídios de doença ou até simplesmente comprar bilhetes para espectáculos ou museus.
     Recordando o sucesso que tem caracterizado o primeiro Espaço do Cidadão, instalado na zona do Couto Mineiro, apresentando-o como um bom exemplo de modernização administrativa, Gonçalo Rocha destaca também os projectos deSardoura e S. Martinho, bem como a Loja do Cidadão que ficará instalada na sede do concelho, tendo já financiamento assegurado para requalificar o espaço do tribunal judicial que vai receber este serviço publico.
                Na opinião do edil paivense Gonçalo Rocha, e seguindo uma política local de descentralização que tem vindo a ser implementada, o objectivo destes espaços e, mais tarde a Loja do Cidadão, que deverá ficar localizada nas instalações do Palácio da Justiça, enquadrados na reforma da Administração Pública, será potenciar uma organização territorial mais racional e próxima, ao mesmo tempo, conseguir economias de escala, reduzir custos e melhorar o atendimento, garantindo um serviço de proximidade, uma opinião também partilhada pelo presidente da Junta de Freguesia,José António Vilela, que realça a importância da amplitude da nova sede em Sobrado, e do interesse do Espaço do Cidadão, como uma mais valia para a freguesia e para esta zona do concelho.
     Depois das cerimonias da manhã, da parte da tarde, no frondoso Parque das Tílias,em Sobrado, a União de Freguesias de Sobrado e Bairros, promove uma grande festa aberta a toda a população, com a tipicidade de arraial popular, destacando-se a homenagem a Santo António, com mercado de velharias, animação musical e baile popular, jogos tradicionais, e um lanche convívio com sardinha assada, porco no espeto e caldo verde.  
    

Carlos Oliveira

Marinha Grande | Magia das Grandes Canções da Disney no Teatro Stephens


“Grandes Canções da Disney” é o concerto multimédia que sobe ao palco da Casa da Cultura Teatro Stephens, sábado, dia 15 de junho, pelas 16 horas.

Neste concerto que articula a projeção de filmes com a banda sonora, tocada ao vivo, pelos músicos do Ensemble Vox Angelis, é apresentada a história da Disney e de dez dos seus filmes emblemáticos, que além de nos transmitirem valores éticos e pedagógicos, nos contam histórias de amor, de conflito e de grande amizade, que acabam sempre com todos “felizes para sempre”.

“Grandes Canções da Disney” fará o público viajar através de um fantástico mundo em que a música e a imagem irão fazer os mais velhos recuar até à sua infância e partilhar com os mais novos a magia intemporal do universo Disney, transversal a todas as idades, desde os mais pequenos aos seus avós, pelo que, este será um espetáculo para assistir em família.

Com a atuação de Pedro Nunes, cantor solista, e de Daniel Sanches, ao piano, “Grandes Canções da Disney” tem a duração de cerca de uma hora.

Os bilhetes custam 3 euros e podem ser adquiridos na bilheteira do Teatro Stephens,de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

ACT com balcão de atendimento no concelho de Góis


Resultado de imagem para concelho de Góis
No âmbito do protocolo celebrado entre a Câmara Municipal de Góis e a ACT – Autoridade para as Condições de Trabalho, Góis vai dispor de um serviço de atendimento mensal, descentralizado e mais próximo dos cidadãos.

A partir de julho, na primeira terça-feira de cada mês, entre as 10h00 e as 13h00, nas instalações da Câmara Municipal, poderá ter acesso a este serviço central, sem se deslocar à sua delegação situada em Coimbra.

A ACT é um serviço público, destinado a Empregados e Empregadores, com a missão de promover o desenvolvimento e a implantação de sistemas e metodologias de inovação, de prevenção e de controlo inspectivo, com vista à melhoria das condições de trabalho.

Neste espaço, poderá esclarecer as suas dúvidas sobre contratos de trabalho, faltas, feriados, horários de trabalho, trabalho noturno e suplementar, trabalho por turnos ou a tempo parcial, fiscalização das condições de trabalho, saúde e higiene no local de trabalho, renovação de CAP (certificado de aptidão profissional), comunicação prévia de estaleiro de construção, entre outras questões. 

O atendimento descentralizado da ACT em Góis, abre portas ao público no dia 11 de junho.

Évora | A Organização das Cidades Património Mundial apoia a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027



A Organização das Cidades Património Mundial apoia a candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura 2027

​Na sequência da proposta apresentada pelo Presidente da Câmara Municipal de Évora, Carlos Pinto de Sá, a Assembleia-Geral da OCPM, que decorreu ontem dia 5 de junho, em Cracóvia, aprovou por unanimidade o apoio à candidatura de Évora a Capital Europeia da Cultura em 2027.

Intervindo na Assembleia Geral, Carlos Pinto de Sá afirmou que a candidatura de Évora pretende ter “uma forte dimensão europeia” e convidou as cidades europeias a colaborarem ou mesmo estabelecer parcerias com Évora. Afirmou, ainda, que a candidatura quer incluir “uma dimensão humanista e multicultural que aborde os problemas do nosso tempo” e convidou as cidades de outros continentes a cooperarem com Évora.

No final da Assembleia Geral, o autarca manifestou-se muito satisfeito com esta declaração de apoio da OCPM, frisando que significa o reconhecimento do papel de Évora e um importante contributo para a candidatura de Évora a Capital Europeia de Cultura.

Sublinha-se que Évora tem um longo historial de participação ativa na OCPM tendo sido membro fundador.

A Organização das Cidades Património Mundial é uma organização sem fins lucrativos, fundada em 1993, em Fez (Marrocos) e promove a defesa dos interesses das cidades e sítios património mundial no que respeita à salvaguarda do seu legado histórico e patrimonial. Conta neste momento com mais de 300 cidades e sítios classificados Património Mundial da UNESCO.

Santarém | Feira Nacional de Agricultura começa sábado

Resultado de imagem para Feira Nacional de Agricultura começa sábado
A 56ª Feira Nacional de Agricultura / 66ª Feira do Ribatejo que este ano tem como tema central a “Vinha e o Vinho” abre portas sábado, 8 de junho, e prolonga-se até 16 de junho no Centro Nacional de Exposições, em Santarém.
O vinho é hoje um produto sofisticado, que envolve tecnologia na sua elaboração e adquiriu hoje um papel central na gastronomia moderna. É um produto complexo que requer cada vez mais conhecimento e a escolha desta temática é uma oportunidade para proporcionar ao consumidor várias experiências nesta área como a forma de beber, o copo a utilizar, o prato mais indicado, a temperatura do vinho, entre outras.
Por outro lado, é uma forma de realçar o dinamismo do sector que tem grande importância económica.
 O Gosto do Vinho
Além de seminários dedicados ao tema da feira, decorrem várias iniciativas como Cursos de Iniciação à Prova de Vinhos, Provas Temáticas de Vinhos do Porto, Madeira e Moscatel de Setúbal (Org. Associação Portuguesa de Enologia), Masterclass de Vinhos Casta Negra Mole (Org. CVR Algarve), Masterclass de Fernão Pires (CVR Tejo) e Masterclass de Vinhos Velhos (CVR Trás – os – Montes).
Seminários e Colóquios
 Várias representações de associações de agricultores internacionais vindas de Espanha, França, Grécia, Itália, diretores gerais de agricultura da Comissão Europeia, especialistas do setor, dirigentes associativos, entre outros, participam no conjunto de seminários e colóquios técnicos, denominados “Conversas de Agricultura”.
Atividades Equestres em destaque na Feira Nacional de Agricultura
Nos dias 8 e 15 de junho, o Grande Ringue - uma das zonas mais nobres do evento – vai ser palco de um inovador Espetáculo Equestre “O Cavalo na História”, que foi especialmente preparado para esta edição da FNA, e que retrata a evolução do cavalo ao longo os tempos na vida civil, no campo, na guerra e no toureio. Também neste dia, realce para a Entrega de prémios do 26º Concurso Nacional Oficial das Coudelarias Portuguesas e 9º Concurso Nacional da Égua Afilhada da Raça Lusitana.
Durante nove dias, outras iniciativas equestres vão estar no centro da ação da Feira Nacional de Agricultura e ocupar um lugar de relevo no evento ao serem realizadas no Grande Ringue.
Exposição de Maquinaria Agrícola
A exposição de Maquinaria na Feira Nacional de Agricultura é um dos principais sectores do evento que atrai não só os profissionais da área para conhecer as novidades do mercado, mas também muitos outros visitantes impressionados com a dimensão desta exposição que conta com as principais marcas do mercado.

Esta é uma área em que a tecnologia e a inovação estão sempre presentes, uma evidência clara de um sector pujante, moderno e apetecível.

Exposição Institucional e Equipamentos
A Feira Nacional de Agricultura também é um espaço reservado a várias organizações do sector como associações, cooperativas agrícolas, instituições e equipamentos, como é o caso da nave B.  Neste espaço os visitantes podem conhecer organizações do sector e empresas de referência neste mercado.
Salão Prazer de Provar
O Salão Prazer de Provar reúne no mesmo espaço vários produtos de grande qualidade como azeites, queijos, enchidos, méis, compotas, frutas, entre outros bens alimentares. Paralelamente decorrem ações de “Cozinha ao Vivo” com mostras e degustações de produtos ou harmonizações entre Vinhos/Azeites, entre outras atividades, uma forma do consumidor tomar conhecimento e experimentar produtos já confeccionados nem sempre de fácil acesso.

Nesta área, destaque para a zona dedicada ao programa “Portugal Sou Eu”, iniciativa promovida pelo Ministério da Economia e que visa a dinamização e valorização dos produtos portugueses, e na qual irão constar diversas empresas promovendo os seus artigos nacionais.

Mostra Agro – Pecuária
Estará em exposição uma mostra alargada de diferentes raças autóctones bovinas, nacionais e internacionais, assim como dezenas de equinos, representando as principais coudelarias nacionais, suínos de raça bísara e raça alentejana, caprinos e ovinos. Destaca-se também uma grande exposição de galinhas poedeiras, mostra que contará com mais de 500 exemplares e permitirá aos visitantes observar o comportamento destes animais ao ar livre.
Dia do Município de Santarém
O dia 13 de junho, quinta-feira, é dedicado ao Município de Santarém que vai promover várias atividades ao longo do dia na Feira Nacional de Agricultura.
Dia do Município de Almeirim
Um dia antes, 12 de junho, o dia é dedicado ao Município de Almeirim que este ano  também tem uma participação mais ativa na Feira através de várias iniciativas relacionadas com o concelho de Almeirim.
Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém
Paralelamente à FNA 19, o público também poderá visitar a Fersant – Feira Empresarial da Região de Santarém, promovida pelo Nersant – Associação Empresarial da Região de Santarém -, uma iniciativa que visa promover uma rede de contactos com o tecido empresarial da região.
Gastronomia
Os visitantes da Feira Nacional de Agricultura poderão saborear os melhores produtos portugueses ao longo de nove dias.

No Salão Prazer de Provar, os produtos vencedores dos Concursos Nacionais permitirão ao público escolher e apreciar algumas iguarias que não se encontram tão facilmente no mercado.
Diversos restaurantes de carnes de raças autóctones e tasquinhas regionais promovidas por associações e coletividades do concelho de Santarém também participam na feira e o evento conta ainda com a participação de expositores que irão colocar à disposição do público queijos, enchidos, doces tradicionais, entre outros.

Atividades Lúdicas
Durante a Feira, vão realizar-se vários concertos. No dia de abertura, 8 de junho (sábado), actua José Cid, no dia 9 de junho (domingo), é a vez do grupo “Capitão Fausto”, enquanto que a 13 de Junho (quinta-feira) as atenções viram-se para “Conan Osíris”. No dia 14 de junho (sexta-feira) realce para o concerto de Mariza e no dia 15 (sábado) o destaque vai para David Antunes e convidados Samantha Fox e Toy.
Garraiada da E.S.A.S
No sábado, 15 de junho, decorre a Tradicional Garraiada da Escola Superior Agrária de Santarém, uma organização dos Antigos Alunos desta instituição que promete muita animação e o envolvimento do público.
Animação Tradicional
Os visitantes também podem usufruir de espaços dedicados a iniciativas da região como largadas de toiros, desfiles e provas de campinos, atividades equestres, demonstrações de escolas de toureio, treino de forcados, provas de velocidade, perícia e condução de cabrestos, exibições de folclore e música tradicional e popular.

Compromisso Ambiental na FNA 19
Copos reutilizáveis
Durante os nove dias de feira, o compromisso com o meio – ambiente e a reciclagem estarão sempre em primeiro plano.  Com o objetivo de reduzir a pegada ecológica e o consumo de plástico, a FNA 19 aposta em copos reutilizáveis por 1 € apenas (sem retorno).
FNA 19 e Resitejo
Continuando a colaboração de anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura e a Resitejo voltam a colaborar para que o evento seja cada vez mais amigo do ambiente. Neste âmbito, estarão instaladas no recinto várias baterias para a reciclagem de Papel, Vidro, Plásticos e Embalagens de Metal.
Autocarro Elétrico na FNA 19
Durante a FNA 19, um dos veículos que prestam o serviço de transporte gratuito para a feira será um autocarro elétrico, o que permitirá uma maior poupança de energia.
Transportes
Na edição deste ano, a Feira Nacional de Agricultura e a CP estabeleceram para este evento uma parceria que permitirá aos visitantes do certame viajar de comboio com bilhetes mais baratos.
Neste âmbito, a CP – Comboios de Portugal proporcionará aos visitantes da Feira 30% de desconto, em viagens de ida e volta, em qualquer classe, entre os dias 7 e 17 de junho de 2019, nos comboios Intercidades, Regionais e Inter-regionais. O desconto é válido para viagens com destino/origem a estação de Santarém, não sendo cumulativo com outros descontos ou promoções em vigor.
Tal como em anos anteriores, a Feira Nacional de Agricultura, em colaboração com a Rodoviária do Tejo, irá colocar ao serviço dos visitantes do evento um serviço de autocarro gratuito para que os visitantes possam deslocar-se com mais facilidade.
A Feira Nacional de Agricultura/Feira do Ribatejo apresenta-se, assim, como um espaço privilegiado de contactos e negócios, além de constituir uma oportunidade para o lançamento e divulgação de novos produtos, para a promoção de novos serviços e ainda para a partilha de conhecimentos.


___________________




Comunicado | Proposta do PSD/CDS para atribuição de medalha de honra à Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos

O Litoral Centro recebeu com pedido de publicação o texto que se segue (NR):

Para cabal esclarecimento e reposição da verdade relativamente a acusações graves tornadas públicas pelo PSD de Figueiró dos Vinhos, enviamos para divulgação, a nota de imprensa da Comissão Política Concelhia do Partido Socialista de Figueiró dos Vinhos relativo ao assunto mencionado em epígrafe.

A Presidente da CPC,
Marta Brás

COMISSÃO POLITICA CONCELHIA
DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS



Nota à Imprensa

Vereador do PSD/CDS, Luís Filipe Silva, utiliza Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos para fazer política, cometendo duas irregularidades

No passado dia 29 de maio, o vereador Luís Filipe Silva, eleito pelo PSD/CDS apresentou na reunião da Câmara Municipal de Figueiró dos Vinhos uma proposta de atribuição da medalha de honra do Concelho à Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos.
Neste procedimento o Vereador Filipe Silva incorreu em duas graves irregularidades que têm que ser denunciadas, em primeiro lugar para a REPOSIÇÃO DA VERDADE e, em segundo lugar, pelo respeito e dignidade que nos merece a Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos, assim como toda e qualquer Associação do nosso Concelho, independentemente do tempo da sua existência e domínio de atuação.
Este lamentável episódio resume-se à apresentação da proposta acima referida, e enferma de duas graves, e não inocentes, irregularidades:
1.ª – A proposta foi apresentada no Período Antes da Ordem do Dia, em total incumprimento, quer do Regimento da Câmara Municipal, quer do Código do Procedimento Administrativo, não tendo sido respeitado, nomeadamente, o estipulado no artigo 28.º do referido Regimento.
Com efeito:
  • O vereador Filipe Silva não solicitou ao Presidente da Câmara a inclusão da proposta na ordem de trabalhos, com a antecedência mínima de cinco dias úteis;
  • O vereador Filipe Silva não permitiu que os restantes vereadores da Câmara Municipal, tivessem conhecimento da proposta de deliberação, com os dois dias de antecedência a que estava obrigado;
  • O vereador Filipe Silva insistiu para que a referida proposta fosse votada, querendo que os restantes membros da Câmara Municipal incorressem, juntamente consigo, na irregularidade de deliberar sobre um assunto que não constava na Ordem de Trabalhos.
2.ª – A atribuição da Medalha de Honra proposta pelo vereador Filipe Silva, não tem enquadramento no Regulamento Municipal para a Concessão de Medalhas do Município de Figueiró dos Vinhos, até porque, foi já reconhecido pela Câmara Municipal o mérito e relevância das qualidades e virtudes e reconhecido o respeito e consideração públicas a várias Associações Concelhias, pelas suas obras ou ações no campo cultural, artístico, científico, técnico, profissional, desportivo, filantrópico, etc., materializada na atribuição a essas mesmas Associações, da Medalha de Mérito do Concelho, conforme listagem anexa, onde se inclui a Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos, no escrupuloso cumprimento do Regulamento Municipal.
Pelo exposto resta-nos questionar: Qual a intenção do vereador eleito pelo PSD/CDS, Luís Filipe Silva, para propor esta distinção para uma Associação, preterindo todas as restantes que, de idêntica forma e com idêntica relevância, mérito e distinção, não foram alvo deste reconhecimento por parte deste vereador?
A acusação do vereador da coligação PSD/CDS, tem até contornos de caricato, na verdade para além dos atropelos ao Regimento de funcionamento da Câmara Municipal e do Regulamento de Concessão de Medalhas, o vereador expõe-se ao ridículo, pois acha-se no direito de colocar em causa um Presidente que dedicou 32 anos da sua vida à Associação Desportiva, 10 dos quais como presidente da Direção.
A melhor homenagem que se pode atribuir a uma qualquer instituição, não é com certeza atribuindo-lhe medalhas, talvez no dia em que o Vereador se dedicar a uma instituição 32 anos, perceba isso.
É preciso um desplante e uma desfaçatez vergonhosa da parte do vereador Filipe Silva para vir agora para a “praça pública” ousar dizer o que disse sobre este assunto que, por vergonha alheia nos escusamos a repetir!

Figueiró dos Vinhos, 5 de junho de 2019
A Comissão Política Concelhia do Partido Socialista

___________________________

MEDALHAS ATRIBUÍDAS PELA CÂMARA MUNICIPAL DE FIGUEIRÓ DOS VINHOS A ASSOCIAÇÕES CONCELHIAS 

DESDE 1988 A 2018


ATRIBUÍDA MEDALHA DE
MÉRITO    
Associação Desportiva de Figueiró dos Vinhos
(CM 29-04-1999)    
Sociedade Musical de Instrução e Recreio Figueiroense
(CM 13-06-2001)    
Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Figueiró dos Vinhos
(CM 13-06-2001)    
Santa Casa da Misericórdia de Figueiró dos Vinhos
(CM 13-06-2002)    
Comissão de Melhoramentos da Freguesia de Aguda
(CM 11-06-2004)    
Comissão de Melhoramentos e Apoio Social da Freguesia de Arega
(CM 11-06-2004)