sexta-feira, 21 de julho de 2023

Barcelos | IPCA: Projeto 50+10: a missão foi inovar e não ficou por cumprir Um ano depois de ser implementado, o balanço é positivo

 Do balanço realizado com estudantes, docentes e parceiros que implementaram, pela primeira vez,  o modelo “IPCA (50+10) Concept for Future Skills”, resulta uma certeza: o projeto é capaz de dar resposta aos desafios que o Ensino Superior enfrenta para diversificar e melhorar aprendizagens, importa agora aperfeiçoá-lo.
O IPCA lançou, neste ano letivo, o projeto “IPCA (50+10) Concept for Future Skills”, um modelo para o ensino-aprendizagem baseado nas chamadas future skills. Com o objetivo de promover o desenvolvimento de competências que capacitem os estudantes para lidar com problemas reais e complexos, capazes de levar a transformações e melhorias sociais, o 50+10 assenta no lançamento de um desafio, que os estudantes enfrentam trabalhando em equipa, explorando, entrando em contacto com a comunidade e colaborando com parceiros.
Aos desafios lançados – prevenir o desperdício alimentar, criar ofertas de turismo inovador, divulgar a cultura local, ideias de negócio promotoras do desenvolvimento sustentável, tecnologias para monitorização em desporto, entre outros - os estudantes responderam com espírito de equipa entre pesquisas, entrevistas, muita discussão, criatividade, exploração, partilha e variadas ideias. Para a apresentação dos trabalhos, as equipas foram ainda desafiadas a recorrer a formatos apelativos e criativos, tais como pitch, mostra interativa e exposição artística. No segundo semestre os estudantes enfrentaram novos desafios, entre eles o de trabalhar com parceiros e equipas diferentes.
No momento de balanço, a comunicação e colaboração com diferentes colegas de turma, o trabalho em equipa, a oportunidade de contatar com entidades do mundo profissional, explorar e apresentar publicamente ideias criativas e inovadoras foram os aspetos positivos mais realçados por estudantes e docentes. Para os representantes das entidades parceiras, sobressai a relevância e inovação de muitas das ideias apresentadas, bem como a capacidade de comunicação em público e fundamentação do trabalho demonstrado pelas equipas. Entre os aspetos a melhorar destacam-se a gestão do tempo, divisão de tarefas e a autonomia. O projeto 50+10 demonstrou, assim, ser capaz de dar resposta aos desafios que o Ensino Superior enfrenta para diversificar e melhorar aprendizagens, importando agora aperfeiçoá-lo.
O 50+10 foi implementado, pela primeira vez, no ano letivo 22-23, nos cursos de licenciatura de Finanças, de Gestão de Atividades Turísticas (GAT - diurno e pós-laboral), de Gestão Hoteleira (GH), da Escola Superior de Hotelaria e Turismo; de Engenharia Informática Médica (EIM) da Escola Superior de Tecnologia; de Design Audiovisual da Escola Superior de Design; dos CTeSP´s de Industrialização e Fabrico Inteligente (IFI), de Apoio à Gestão (AG), de Gestão de Seguros (GS) e de Inovação Alimentar e Artes Culinárias (IAAC), neste último caso, em colaboração com o CTeSP de Turismo, Natureza e Aventura (TNA) da Escola Técnica Superior Profissional (ETeSP).
Além dos envolvidos do IPCA esta fase piloto contou ainda com parcerias externas ao IPCA, tais como: Câmara Municipal de Esposende, Biblioteca Municipal de Barcelos, Sonae MC, Centro de Empresas BPI,  Agência Abreu, Bosch Car Multimedia, Certicem, Lda, Hotel Meliá Braga, entre outros.
Ana Teixeira

Cantanhede | Dos ATL dos Centros Social e Polivalente da Freguesia de Sepins e de Ourentã. Alunos visitaram exposição patente na Biblioteca Municipal

Nos passados dias 18 e 19 de julho, mais de duas dezenas de crianças, acompanhadas pelas respetivas técnicas de animação, dos Centros Social e Polivalente da Freguesia de Sepins e de Ourentã, realizaram visitas guiadas à exposição Cores Vivas, de Maria P. Pinto, que se encontra em exibição na Biblioteca Municipal de Cantanhede.
As sessões tiveram início com a leitura do conto “A galinha ruiva”, de Pílar Martinez, desenvolvida por uma técnica da Instituição, ao que se seguiram as visitas guiadas à exposição patente neste espaço municipal.
Os participantes apreciaram as obras da jovem artista, Maria P. Pinto, expostas nesta valência, durante os meses de julho e agosto, ficando assim despertos para alguns aspetos artísticos relacionados com a pintura.
O objetivo da atividade foi, simultaneamente, proporcionar aos participantes um relaxante momento de leitura e facultar-lhes uma atividade artística e incentivar neles o gosto pela pintura.
Recorde-se que a exposição Cores Vivas, de Maria P. Pinto, apresenta um conjunto de trabalhos desta jovem artista, que integra criações produzidas na sua fase inicial, de exploração das técnicas de desenho e pintura, até obras recentes, desenvolvidas após as suas aulas de pintura. Em exposição estão pinturas com recurso a várias técnicas, com temas que transcendem os limites da imaginação e nos transportam para um mundo de cores, formas e sentimentos.


Um fim-de-semana repleto de actividades desportivas  Sexta edição do evento “ Rios Ibéricos realiza-se em Castelo de Paiva e Penafiel

 

Duatlo e Triatlo vão ter grande adesão  | WALK ASTIC NIGHT” realiza-se hoje

O fim-de-semana vai ser repleto de emoção e exercício físico em Castelo de Paiva. A partir de hoje e até Domingo, dia 23, o Largo do Conde e Entre-os-Rios, serão palco de uma série de eventos desportivos que prometem animar a região e envolver atletas de todas as idades. Uma organização em cada momento, do Município de Castelo de Paiva, Município de Penafiel, Federação de Triatlo de Portugal, Centro Sol Nascente e da Just Begin.

Esta grande jornada desportiva começa hoje, pelas 22:00h, com a WALK “ASTIC” NIGHT, uma caminhada nocturna que vai levar os participantes a desfrutar de várias sensações ao mesmo tempo, prometendo proporcionar momentos de entretenimento inesquecíveis. A cada paragem ao longo do percurso, os participantes serão surpreendidos com eventos especiais com néon, fumo e espuma, criando uma atmosfera única e envolvente. Ainda está a tempo de fazer a sua inscrição para esta actividade.

No Sábado, durante a tarde, no Largo do Conde, em Castelo de Paiva será o cenário da prova RIOS IBÉRICOS DUATLO JOVEM, uma competição que combina a corrida e o ciclismo. Esta é uma excelente oportunidade para os jovens atletas mostrarem as suas habilidades e determinação. A participação neste Duatlo experiência está aberta a qualquer pessoa com idades entre os 6 e os 100 anos … permitindo aos adultos experimentarem com os jovens em distâncias pequenas.

Já no Domingo, pelas 09:00 em Entre-os-Rios, Penafiel, e com final no Largo do Conde, será o ponto alto do fim-de-semana, com a TAÇA DE PORTUGAL DE TRIATLO, em distância Olímpica. O evento contará com a presença já confirmada de atletas dos Clubes: SL Benfica, CD Escola Santana, Ilha da Madeira, CT Almada, Vasco da Gama AC Sines, entre outros, prometendo uma competição renhida e momentos de grande emoção. Os triatletas irão demonstrar toda a sua força, resistência e habilidades numa das modalidades desportivas mais encantadoras. Realizar-se-á também duas provas promoções de Triatlo e Duatlo com distância Sprint e em Estafetas, para os atletas que preferirem distâncias menores.

Todos os intervenientes nesta organização, reconhecem a importância do desporto na promoção da saúde e do bem-estar da população, e juntos, vão proporcionar um fim-de-semana imperdível para os amantes do desporto, residentes e visitantes de outras regiões de Portugal.

Todas as informações mais pormenorizadas sobre o fim-de-semana desportivo, incluindo horários, locais e inscrições, podem ser encontradas nas páginas referidas pela organização.

Carlos Oliveira

Marinha Grande | INSCRIÇÕES ABERTAS PARA O NEON RUN TOUR 2023 PRAIA DA VIEIRA

 A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, vai receber uma onda de luzes, som, atividade desportiva e muita diversão, no dia 26 de agosto, a partir das 21h00, no Largo dos Pescadores, na corrida noturna NEON RUN TOUR 2023.
O evento é organizado pelo Município da Marinha Grande, em parceria com a Neon Run Portugal, e consiste numa corrida / caminhada de 4 km, por entre luzes, som e a companhia de muitos participantes, numa nova forma de fazer desporto, com o conceito de entretenimento.
Trata-se de uma prova noturna que procura juntar animação, desporto e lazer num circuito por voltas, onde cada faz paragens quando entender! Por entre cenários, o participante é portador da sua própria luz! É um NEON que vibra, corre, dança, caminha… mas sobretudo diverte-se!
O programa Neon Run Tour Praia da Vieira é o seguinte:
26 de agosto
NEON RUN TOUR 2023
Largo dos Pescadores - Praia da Vieira
20h00 – Abertura do Recinto
21h00 – Aquecimento Neon e Animação com Dj
21h30 – Inicio Neon Run
23h00 – Inicio After party
00h00 - Encerramento



As inscrições devem ser feitas através do link

Câmara arrecada mais 2,5 milhões de euros com a hasta pública de alienação de imóveis municipais

 Decorreu esta manhã, no Centro de Congressos de Aveiro a hasta pública, para alienação de vários imóveis propriedade da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), e que resultou na venda de um dos dois lotes a concurso, o terreno para construção na Rua Padre Fernão de Oliveira, junto ao Hospital de Aveiro, adquirido pela empresa Coordenada Decisiva, Lda., pelo valor de 2.495.00,00€ (ver tabela 1).
No que respeita ao lote que não atraiu investidores para compra, correspondente a 25 terrenos para construção na envolvente à Capela Nova das Quintãs, a Câmara de Aveiro vai agora proceder a uma nova análise, com o objetivo de tomar uma decisão sobre a matéria nas próximas semanas.
Câmara arrecada 4,7 milhões de euros em quatro meses
Recordamos que a 20 de março, a CMA tinha realizado uma primeira hasta pública, para alienação de vários imóveis e que resultou, na altura, na venda de seis lotes, que totalizaram uma receita global de 2.272.025€.
Entre março e julho do presente ano de 2023, e somando os valores das duas hastas públicas, a Câmara de Aveiro arrecadou um total de 4.767.024€ na alienação de imóveis próprios, dando um importante contributo para a manutenção da estabilidade financeira da autarquia, o aumento da oferta e o reequilíbrio do mercado, a promoção da economia local e a renovação urbana da Cidade, com mais investimento privado.

Lote
Designação
Localização
Área
Base de Licitação
Valor de Venda
1
Lote 21
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
445,48 m2
749.600,00€
---
Lote 22
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
247,60 m2
Lote 23
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
236,73 m2
Lote 24
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
226,57 m2
Lote 29
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
283,33 m2
Lote 30
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
374,78 m2
Lote 31
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
294,55 m2
Lote 32
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
273,80 m2
Lote 33
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
253,14 m2
Lote 34
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
332,50 m2
Lote 35
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
288,66 m2
Lote 36
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
174,97 m2
Lote 37
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
162,50 m2
Lote 38
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
162,50 m2
Lote 39
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
287,80 m2
Lote 40
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
405,10 m2
Lote 41
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
341,09 m2
Lote 42
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
193,23 m2
Lote 43
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
236,06 m2
Lote 44
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
268,50 m2
Lote 45
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
297,54 m2
Lote 46
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
505,82 m2
Lote 47
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
157,73 m2
Lote 48
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
176,34 m2
Lote 49
Para construção
Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs
344,92 m2
2
Terreno para Construção
Rua Padre Fernão de Oliveira (junto ao Hospital) - Aveiro
7.445 m2
2.475.000,00€
2.495.000,00€
Tabela 1 – Locais, valores base e valores de venda da hasta pública para alienação de vários imóveis, realizada a 21 de julho, no Centro de Congressos de Aveiro

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Nota de Pesar - Joaquim Machado

 Com profunda tristeza, partilhamos nota de pesar pela morte do nosso camarada Joaquim Machado.
Joaquim Machado foi um dos fundadores do Bloco de Esquerda em Coimbra, tendo integrado em diversos mandatos a Comissão de Direitos. Integrou igualmente as candidaturas do Bloco a eleições autárquicas em Coimbra e a eleições legislativas por este círculo.

Já com uma saúde muito debilitada e retirado da sua atividade profissional no mundo livreiro, Joaquim Machado fez questão de continuar a seguir com atenção a atividade do Bloco de Esquerda, quer em iniciativas locais em Coimbra quer nos processos de preparação das convenções nacionais.

Neste momento de pesar, o Bloco de Esquerda recorda a memória de Joaquim Machado, ciente de que o reforço do nosso trabalho militante será a melhor homenagem que lhe poderemos prestar.

A Comissão Coordenadora Concelhia de Coimbra
A Comissão Coordenadora Distrital de Coimbra
Bloco de Esquerda

Marinha Grande | SARDINHADA E ANIMAÇÃO NA FESTA POPULAR NA PRAIA DA VIEIRA

 A Praia da Vieira, no concelho da Marinha Grande, recebe a Festa Popular, nos dias 29 e 30 de julho, com sardinhada, tasquinhas, espetáculos e muita animação para toda a família, que decorrem no Largo dos Pescadores.
A organização da Festa Popular está a cargo da Câmara Municipal da Marinha Grande, com o apoio da Junta de Freguesia de Vieira de Leiria e das associações: Biblioteca de Instrução Popular; Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria; Centro Recreativo e Cultural Juventude do Casal de Anja; Clube Caça e Pesca de Vieira de Leiria; e Industrial Desportivo Vieirense.

O programa é o seguinte:

29 e 30 de julho
FESTA POPULAR
Largo dos Pescadores - PRAIA DA VIEIRA

29 de julho
11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00 - Animação Infantil com Insuflável
12h00 - Abertura da gastronomia
13h00 – Animação de Rua com “Bandinha Amigos da Música”
Grupo composto por 9 músicos, cuja sua formação musical tem como origem as Bandas Filarmónicas. Tal como o nome indica, o grupo é composto por Amigos da Música, executantes de instrumentos musicais, na área sopros e percussão, constituindo assim uma Bandinha, tendo por formação os seguintes instrumentos: 2 trombetas, 1 clarinete, 1 sax-alto, 1 bombardino, 1 trombone, 1 baixo, 1 caixa, 1 bombo e pratos.
O repertório conta com amplos estilos musicais, sobretudo de origem Popular Portuguesa, que vão do tradicional ao ligeiro - com garantia de Animação e Boa-disposição.
15h00 - Fanfarra dos Bombeiros Voluntários de Vieira de Leiria
16h00 às 18h00 - Animação de rua com Andas
16h00 – Animação de Rua com “Bandinha Amigos da Música”
19h00 – Animação Musical com Nelson Marto
21h30 – Banda TXP – Tributo a Xutos & Pontapés
TXP Band – Tributo a Xutos & Pontapés, é um grupo musical com origem na Marinha Grande, composto por 5 elementos e tem como objectivo homenagear exclusivamente a música que nos foi, e continua a ser presenteada pelos Xutos & Pontapés.
Formação da Banda: Rivelino Santos – Voz, Daniel Melo – Guitarra e voz, João Lopes – Bateria,
Miguel Mendes – Baixo, Samuel Pereira – Guitarra e voz
00h00 – DJ RushKaya
RUSHKAYA é DJ/Produtor iniciando sua carreira em 2009. Ao longo destes tempos já passou por vários bares, discotecas, festivais e outros eventos de referência nacional.
Por onde passou deixou sua marca e o seu trabalho é reconhecido e valorizado por muitos. Atuações reconhecidas pela sua energia, interação vocal com público e Set’s criativos. O seu estilo musical baseia-se sobretudo na música electrónica. Atualizado-se as tendências actuais nacionais e internacionais.
A nível de produção já lançou várias músicas em grandes editoras nacionais e internacionais.

30 de julho
Passagem - Vieira de Leiria
9h00 - 1.º Trail N.a S.a d’Ajuda
Organização: Comissão de Festas da Passagem

Largo dos Pescadores
11h00 – Abertura da gastronomia
11h00 às 13h00 e das 16h00 às 19h00 - Animação Infantil com Insuflável
11h00 – Concerto Infantojuvenil - Associação de Promoção Social – Jardim dos Pequeninos
13h00 e 16h00 – Animação de Rua com os Desbundixie
Desbundixie é um projeto que tenta reviver o estilo jazzístico denominado Dixieland, buscando inspiração nas sonoridades nascidas em Nova Orleães no princípio do séc. XX para os dias de hoje.
É também uma viagem pela história do jazz e da sua génese, sendo uma vertente importante para a compreensão deste estilo.
Composto na sua base por sete elementos (Manuel Sousa – trompete, Flávio Cardoso - clarinete, César Cardoso - saxofone tenor, Ricardo Carreira - trombone, Pedro Santos - banjo tenor, Daniel Marques - tuba, João Maneta - bateria), este projecto apresenta temas escritos de época, orquestrados por estes músicos. Deste modo é feita uma abordagem ao estilo Dixieland, com uma linguagem específica da banda, marcada pelo improviso e pela irreverência que a caracteriza.
Este projeto visa proporcionar ao público um concerto alegre, divertido, bem-disposto, de forma a colocar o jazz no contexto onde foi criado, como sendo uma musica essencialmente popular e aberta a todas as classes sociais.
Desbundixie é muito mais que um nome, e um modo especial de viver a música. É imagem de marca desta banda, que quer, sobretudo, animar-se e animar quem a ouve.
16h00 às 18h00 - Animação de rua com Andas
18h00 – Zumba com Filipa Carvalho
20h00 – Animação musical com Vando Barros & Cristiana Costa
Projeto acústico que conta com a voz Cristiana Costa cantora portuguesa que junto com Vando Barros guitarrista e vocalista juntam uma mistura cultural, com um repertório bastante interessante e atual - desde a música portuguesa, inglesa e brasileira.
21h30 - StarSeven
A Banda StarSeven é um projeto iniciado em 2022, constituído por 7 elementos em palco - 5 músicos e duas bailarinas.
Sediada nas Caldas da Rainha com músicos experientes e versáteis, apresentam os singles com rigor e empenho, apostando sempre na qualidade musical e coreográfica, sem esquecer o mais importante - animação e entretenimento.
Tudo começa com "Dança o Funaná", o primeiro single, ao qual ninguém fica indiferente, repleto de ritmo que convida a dançar e espalha alegria. "O Meu Corpo é Teu" é a segunda aposta, que arrebata corações com todo o seu romantismo e sensualidade. Um trabalho de pessoas, para pessoas que promete dinamismo, alegria, dança e espetáculo e garante a satisfação do público.


Marinha Grande | PLANO MUNICIPAL DE EMERGÊNCIA EM CONSULTA PÚBLICA

 
O Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil da Marinha Grande (PMEPCMG) encontra-se em consulta pública, até ao dia 30 de julho de 2023.
O PMEPCMG é um importante instrumento de planeamento de emergência. Este plano dispõe sobre o seu próprio enquadramento, a organização da resposta em emergência, as áreas de intervenção de cada agente e clarifica a organização e a estrutura do Sistema Municipal de Proteção Civil, caracteriza o concelho da Marinha Grande e os seus respetivos riscos. Por último, o plano inventaria meios e recursos, disponibiliza contactos, expõe modelos de documentos, a lista de controlo das atualizações, o registo de exercícios e a distribuição do mesmo.

Assim, o PMEPCMG, é um plano geral que define e clarifica as missões e responsabilidades no domínio da Proteção Civil, com vista a possibilitar uma unidade de direção e controlo, para a coordenação das ações a desenvolver e gestão de meios e recursos mobilizáveis, na iminência de ou face a uma situação de acidente grave ou catástrofe, visando prevenir riscos e vulnerabilidades, atuar em fase de emergência e garantir a reabilitação, com reforço do grau de resiliência dos agentes e da população da Marinha Grande.

O documento está disponível para consulta no sítio da internet da Câmara Municipal (https://www.cm-mgrande.pt/pages/1252) e no Centro Municipal de Operações de Socorro, sito na Rua do Matadouro, na Marinha Grande, todos os dias úteis, no horário de funcionamento, das 09h00 até às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

Os interessados poderão apresentar as suas observações, sugestões ou pedidos de esclarecimento, até ao termo do período referido, mediante requerimento devidamente identificado, dirigido ao Presidente da Câmara Municipal, por via postal, para o endereço: Praça Guilherme Stephens, 2430-522 Marinha Grande, ou através do endereço de correio eletrónico geral@cm-mgrande.pt.

Aveiro | Reunião de Câmara – 20 de julho de 2023

 Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada hoje, quinta-feira, dia 20 de julho de 2023, nos Paços do Concelho.
1.Câmara aposta no reforço da oferta de transportes públicos da AveiroBus
O Executivo Municipal tomou conhecimento da intenção da Câmara Municipal de Aveiro (CMA) de reforçar e reestruturar a oferta de transporte público rodoviário da AveiroBus, depois de apresentados estudos da CMA, da empresa Tis.pt e da ETAC/Transdev, para dar resposta ao crescimento do número de habitantes e turistas, ao desenvolvimento económico, social e urbano do Município e da Cidade de Aveiro
A proposta de reforço da oferta assenta essencialmente no aumento da frequência das carreiras diurnas, o aumento dos horários noturnos, a criação de uma nova linha urbana para cobrir novas zonas da Cidade e do Município, bem como o aumento da periodicidade de circulação ao fim de semana.
Destaque para o aumento de 33% no número de carreiras diurnas no horário de inverno (de 246 para 283), de 42% no número de carreiras diurnas no horário de verão (de 208 para 296) e de 39% no número de carreiras ao fim de semana (de 168 para 234).
Para estes números contribui de forma relevante a proposta de criação de uma nova linha urbana circular ao centro da Cidade de Aveiro, com partida e términus na Estação da CP, em circuitos de 30 minutos, que inclui a passagem pelo Cais de São Roque, Universidade de Aveiro, Centro de Congressos de Aveiro e zona urbana da Forca-Vouga.
Para esta decisão de ponderação do reforço da oferta da AveiroBus contribuiu ainda decisivamente o crescimento do setor turístico, o acolhimento de imigrantes, o aumento de estudantes universitários, o aumento do número de clientes das superfícies comerciais, a que se junta o envelhecimento global da população e a diversificação dos horários de trabalho.
O processo está em fase final de negociação financeira entre a CMA e o seu Concessionário Transdev / ETAC / Aveirobus, seguindo-se a aprovação e formalização da adenda ao contrato de concessão e o visto do Tribunal de Contas, a que se seguirá a implementação física das alterações.

Redução dos tarifários da rede AveiroBus
Na mesma Reunião, o Executivo Municipal deliberou aprovar um novo tarifário para os transportes públicos municipais (rodoviários e fluvial), com financiamento pelo Programa de Apoio à Redução Tarifária (PART), do qual se destaca a redução dos preços dos passes mensais da AveiroBus e a redução dos preços dos bilhetes pré-comprados de dez viagens.
Esta atualização dos tarifários da rede AveiroBus, com uma redução de preços relevante, tem por base o reforço das verbas do PART para 2023 no valor de 611.412,83€ (dos quais, 412.208,99€ financiados pelo Fundo Ambiental e 82.441,80€ pela CMA e ainda 116.762,04€ para o congelamento de passes, sendo esta verba financiada a 100% pelo mesmo Fundo), com reafectação dos valores do PART aos diferentes títulos do tarifários, assim como se justifica agora pela entrada em funcionamento, no dia 1 de agosto de 2023, da BusWay, a nova concessão da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA), evitando a criação de disparidades nos preços das duas redes para circuitos e títulos iguais ou similares, o que acontece apenas no Município de Aveiro.
Recordamos que desde 2019, ano de início do PART, que em Aveiro as tarifas se mantinham inalteradas, mesmo considerando o aumento da inflação refletida no índice de preços ao consumidor, que em 2022 atingiu os 10%. Nas tarifas com comparticipação através do PART, os aumentos acabaram absorvidos pelo Programa, enquanto que nas restantes tarifas, a CMA foi assumindo esses aumentos pela sua receita própria.
Deste modo a CMA, além de aprovar a atualização da tabela base de preços dos serviços Aveirobus, aprovou a redução suplementar de todos os passes mensais da AveiroBus, redução adicional nos custos dos bilhetes pré-comprados de dez viagens, mantendo as bonificações nas tarifas fluviais direcionadas aos residentes de São Jacinto e reduzindo ainda a tarifa de bordo do modo rodoviário. Em sentido inverso, serão atualizados para os valores reais (congelados desde a Pandemia) algumas tarifas, essencialmente de carácter mais turístico e singular.

Alguns exemplos de redução de valores
De forma global, o tarifário base tem uma atualização com subida dos seus valores, sendo que o preço a pagar pelos utilizadores, nomeadamente os regulares, tem redução, algumas delas de valor muito expressivo.
A título de exemplo, o passe social da Zona 1, baixa de 19,50€ para 15,00€, uma redução de 23% (4,50€), sendo o valor do tarifário base de 32,35€.
Também o bilhete pré-comprado de dez viagens, cujo tarifário base (sem apoio PART) é de 10,10€, baixa dos atuais 8,00€ para 7,00€, uma redução de 14% (1,00€).
As únicas tarifas que serão revistas em alta, correspondem ao transporte fluvial de cariz singular, ida e volta e bilhetes de dez viagens. A título de exemplo, o bilhete de ida e volta fluvial, aumenta 0,55€, de 3,35€ para 3,90€, a tarifa de viatura ligeira, aumenta de 6,20€ para 7,20€, enquanto que o título de transporte do mesmo cariz, para caravanas, aumenta de 12,55€ para 14,55€. Os utilizadores regulares do transporte fluvial, vão ter o passe com o novo valor de 15,00€, reduzindo 4,50€ aos 19,50€ que pagam atualmente (-23%).

Com estas medidas de gestão do tarifário da rede Aveirobus, que entram em vigor a 1 de agosto de 2023, em especial com a redução de preços para os utilizadores mais regulares, é reforçada a aposta no aumento dos utilizadores da rede e numa gestão com elevado investimento da CMA, que conta também com investimento relevante do Governo, pelo PART, garantindo elevado nível de qualidade e acessibilidade ao serviço público de transportes.

2.Adjudicada reabilitação das ligações Esgueira – Azurva e Alagoas – Santa Joana
O Executivo Municipal deliberou adjudicar a empreitada de reabilitação das ligações Azurva – Esgueira e Alagoas – Santa Joana, à empresa Manuel Francisco de Almeida S.A., pelo valor de 1.734.389,63€ e um prazo de execução de um ano.
Esta obra respeita a vias com uma extensão total de 7,1 km, visando a reabilitação da ligação Esgueira - Azurva o troço da antiga EN 230 entre a Rua D. Sancho I e a Rua da Areosa, enquanto que na ligação Alagoas – Santa Joana serão recuperadas a Rua de São Brás, Rua do Solposto, Rua do Barreiro, Rua 1.º de Maio, Rua da Boavista e a Rotunda junto à sede da Associação Industrial do Distrito de Aveiro (AIDA).
Tratando-se vias com elevado tráfego urbano e intermunicipal, é fundamental reabilitar e construir novas zonas pedonais, renovar a pavimentação e a sinalização existente, por forma a garantir mais e melhor segurança para condutores, peões e habitantes com servidão direta a estes arruamentos.

3. Plano Municipal para a Igualdade
O Executivo Municipal deliberou aprovar o Plano Municipal para a Igualdade do Município de Aveiro e submetê-lo a discussão pública para recolha de contributos de 21 de julho a 18 de agosto de 2023.
A Câmara Municipal de Aveiro (CMA) entende que a igualdade de oportunidades entre homens e mulheres é um direito fundamental de e para todos e que a eliminação de desigualdades é um objetivo prioritário.
Nesta lógica de igualdade foi preparada o denominado Plano Municipal para a Igualdade, que teve por base o Diagnóstico Social e o Plano de Desenvolvimento do Município de Aveiro 2022-2024, elaborado pela CMA e pela sua Rede Social, que se constitui como um instrumento, que se pretende dinâmico, refletindo a realidade social do Município e servindo de suporte ao desenvolvimento social local, através da identificação de necessidades, deteção de problemas e definição de linhas orientadores de intervenção social.
Posteriormente o processo será enviado para deliberação em sede de Assembleia Municipal.

4.Descentralização na Ação Social: Revisão dos Protocolos de Cooperação
Decorrido um ano desde a concretização da transferência de competências no domínio da Ação Social no Município de Aveiro, constata-se a necessidade de revisão dos Protocolos assinados a 27 de junho de 2022, tendo em vista o reajuste das equipas técnicas afetas aos serviços contratualizados e respetivo quadro financeiro, cumprindo os rácios fixados no acordo ANMP / Governo e no novo diploma legal regulamentador.
Deste modo, o Executivo Municipal deliberou aprovar as novas minutas de Protocolos a celebrar com as IPSS’s, com vigência de 30 meses, fazendo os mesmos cessar os Protocolos anteriormente outorgados e com produção de efeitos retroativos a 01 de julho de 2023 e até 31 de dezembro de 2025.
Foi também aprovado, nomear como coordenadora do Serviço de Atendimento, de Acompanhamento Social e do Núcleo Local de Inserção, a Técnica Superior, Adriana de Oliveira Simões.

5.Um ano de Descentralização na Ação Social
No quadro da descentralização de competências no domínio da Ação Social, que a Câmara Municipal de Aveiro começou a executar formal e substancialmente no passado dia 01 de julho de 2022, o Executivo Municipal deliberou ratificar os apoios atribuídos no âmbito dos subsídios de caráter eventual emergentes e não emergentes respeitantes ao mês de junho.
Com um ano de execução das novas competências nesta importante área da Ação Social, a Câmara Municipal de Aveiro prossegue o relevante trabalho de descentralização, sendo que continuamos a dar nota positiva ao realizado até ao momento.

6. Aquisição de terreno para ampliação do Cemitério de Aradas

O Executivo Municipal deliberou aprovar a aquisição de um terreno com a área de 1.880 m2, pelo valor de 130.000€, tendo em vista a concretização do projeto de ampliação do Cemitério de Aradas, encontrando-se em elaboração um anteprojeto de arquitetura para desenvolver o referido alargamento.

7.Hasta Pública para atividades de restauração e bebidas no Festival Dunas de São Jacinto
No âmbito da edição 2023 do Festival Dunas de São Jacinto, que se realiza de 25 a 27 de agosto, pretende-se promover a criação de uma área para instalação de sete espaços de venda para as atividades de restauração ou de bebidas.
Assim, o Executivo Municipal deliberou ratificar o respetivo procedimento de hasta pública, por licitação verbal, que se irá realizar no dia 18 de agosto, pelas 10h00, no Gabinete 5, do Centro de Congressos de Aveiro.
Os interessados, pessoas individuais ou coletivas, podem concorrer, apresentando os documentos necessários no Gabinete de Atendimento Integrado (GAI), no Centro de Congressos de Aveiro ou através do endereço de correio eletrónico geral@cm-aveiro.pt, até às 16h00 do dia 08 de agosto de 2023.

8.Canais de Denúncia do Município de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar o procedimento a adotar na gestão, tratamento e seguimento das denúncias apresentadas através dos “Canais de Denúncias do Município de Aveiro”.
Os “Canais de Denúncia do Município de Aveiro” visam cumprir a Diretiva do Parlamento e do Conselho Europeu, de 23 de outubro de 2019, relativa à proteção das pessoas que denunciam violações do direito da União, estando as Autarquias Locais obrigadas a ativar e dispor dos respetivos meios de denúncia, devidamente enquadrados e previstos na Lei n.93/2021, de 20 de dezembro.
Os “Canais de Denúncia do Município de Aveiro” vão consistir numa plataforma acessível através do website da Câmara Municipal de Aveiro, que permitirá receber, incluindo de forma anónima, as denúncias apresentadas relativas ás infrações previstas na supra referida Lei 93/2021.

9.Câmara apoia atividade de Canoagem e encontro de Confrarias da Região de Aveiro
O Executivo Municipal deliberou aprovar a atribuição à Associação de Canoagem do Centro, de um apoio pontual no montante de 750€, para organização do Campeonato de Canoagem Nelo 510 Ria Cup, a realizar na Ria de Aveiro, no dia 26 de agosto, inserido na programação do Festival Dunas de São Jacinto e passagem junto à Frente-Ria de São Jacinto.
Do mesmo modo, o Executivo Municipal deliberou aprovar a atribuição à Confraria de Ovos Moles de Aveiro, de um apoio pontual no montante de 4.530€, para apoio à concretização do evento ConfraRia, um encontro de Confrarias da Região de Aveiro, que se realizou de 30 de junho a 02 de julho, no Mercado Manuel Firmino, em Aveiro.

10.Serviços de limpeza em Edifícios Municipais adjudicados por 782 mil euros

O Executivo Municipal deliberou adjudicar a prestação de serviços de limpeza em Edifícios Municipais, para o período de dois anos (2023/2025), pelo valor de 782.454,90€, à empresa New Services, Sociedade Unipessoal, Lda..

Esta serviço reveste-se de particular importância de forma a garantir a boa gestão, higiene e salubridade dos diversos espaços municipais cada vez mais requisitados e ao serviço dos Cidadãos, Empresas e Visitantes. Esta é uma tarefa que a Câmara Municipal de Aveiro não tem condições para assegurar, com a devida qualidade e rigor, através dos seus próprios meios, tendo em conta a redução significativa, nos últimos anos, do número de assistentes operacionais, resultado das inúmeras saídas por aposentações, entre outras.

Simão Santana
[Adjunto do Presidente | Deputy of the Mayor]

Imagem: Litoral Centro

MUNICÍPIO DE SILVES PROMOVE CICLO DE TEATRO AO AR LIVRE EM ALGOZ

 A Freguesia de Algoz acolhe no próximo dia 25 de julho, pelas 21h30, a peça de teatro “À Babuja”, nas instalações do Sport Algoz e Benfica.
A iniciativa promovida pelo Município de Silves, conta com o apoio da União de Freguesias de Algoz e Tunes e do Sport Algoz e Benfica.
Contamos com a vossa presença!
Entrada: Livre
Classificação etária: M/6
+ Info: Sector de Cultura do Município de Silves | tel. 282 440 856 (ext. 2745) | email: cultura@cm-silves.pt | www.cm-silves.pt
 
+ SOBRE “À BABUJA”
Este podia ser apenas um projeto à beira-mar, como o próprio nome indica. A ideia, no entanto, é guardar isso como ponto de partida, mas ser muito mais: um projeto itinerante, apelativo para muitos públicos, de um grande rigor plástico, e que dê a conhecer alguns tesouros regionais.
É um espetáculo divertido, inspirado no clássico de Cervantes, ‘Dom Quixote de la Mancha’. Entramos no imaginário deste herói “algarvio”, onde as bóias se transformam em armadura, os guarda-sóis em moinhos de vento e a carrinha em cavalo. Nesta aventura, dançamos corridinho nas dunas, estacionamos o burro no restaurante e procuramos o pé de donzela da Dulcineia. O espetáculo consiste numa criação de raiz pensado para toda a família, com uma forte componente musical, e nele será explorada uma linguagem física, onomatopaica e clownesca. É um espetáculo universalmente compreensível pela sua linguagem física, musical e visual.

Marinha Grande | PROJETO DE MUSICOTERAPIA TENTA ALIVIAR SOFRIMENTO DE DOENTES TERMINAIS

 O Município da Marinha Grande alia-se à Sociedade Artística e Musical dos Pousos (SAMP) e à Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) da Marinha Grande, na concretização do projeto “Aqui Contigo”, que pretende proporcionar aos doentes em fim de vida, seus familiares e cuidadores, momentos de conforto e bem-estar, de modo a aliviar o sofrimento nesta fase dolorosa da vida, através da terapia pela Música e pelo Som.   
Neste contexto, musicoterapeutas pretendem, juntamente com os familiares e cuidadores, ser facilitadores do acompanhamento neste momento de dor, ajudando e preparando para o processo de luto, criando a história sonora de cada pessoa, transformando um momento íntimo e solitário num momento de união e comunhão, que alivia o sofrimento e proporciona conforto nos momentos finais da sua vida, ajudando a pessoa a libertar-se espiritualmente. 
O projeto consiste numa intervenção semanal (manhã ou tarde), sendo que em cada um dos períodos são visitados em média três doentes/famílias. A gestão dos doentes que integram o “Aqui Contigo” é efetuada pela UCC e comunicada à Câmara Municipal da Marinha Grande. 
O Projeto “Aqui Contigo” nasceu em 2015, pelas mãos da SAMP. O foco principal deste programa reside na dimensão emocional e familiar, onde se procura, por um lado, dar dignidade ao paciente no fim da vida e, por outro, cuidar dos que auxiliam no processo de perda e de luto, tantas vezes longo e penoso.  A dignidade é um importante constructo, particularmente no leito da morte, onde se pode prestar um apoio único e singular a quem está a morrer, mas também aos seus cuidadores e família. Numa sociedade que tende a abandonar e esquecer muitas vezes quem está a morrer, é necessário criar contextos que enriqueçam esta experiência preciosa e única para a pessoa e o seu círculo de relações mais próximo.  
A intervenção do Projeto “Aqui Contigo” continua ainda alguns dias após a morte, através da realização de um encontro com a família que acompanhou mais de perto a pessoa falecida, para um momento de partilha da experiência vivida.


Marinha Grande | BIBLIOTECA MUNICIPAL DINAMIZA ATIVIDADES EM AGOSTO

 A Biblioteca Municipal da Marinha Grande convida as famílias a uma visita às suas instalações a participar nas várias atividades que dinamiza no âmbito das férias escolares, com o objetivo de incentivar hábitos de leitura e o contacto com os livros.
Nos dias 3, 10, 17, 24 e 31 de agosto, às 15h30, a Sala infanto-juvenil recebe a iniciativa “Histórias às 5.ªs. No mês de agosto continua a ser marcado encontro com a leitura, sempre com  histórias diferentes, às quintas-feiras, porque a biblioteca é um lugar mágico, de livros e histórias, e um lugar onde se podem fazer bons amigos. A atividade é dinamizada por técnicos da Biblioteca Municipal. As sessões destinam-se a crianças dos 3 aos 12 anos e têm a duração de 50 minutos.

Nos dias 1, 8, 22 e 29 de agosto, às 15h30, estão programadas visitas guiadas a todos os espaços da Biblioteca, acompanhadas por uma breve explicação dos serviços prestados, regras de utilização, forma de organização e interpretação da respetiva funcionalidade, para maior aproximação à comunidade e captação de mais utilizadores. A iniciativa destina-se a todas as faixas etárias e tem a duração de 45 minutos.

Estas iniciativas são gratuitas, sujeitas a marcação prévia pelo telefone 244573322 ou para o email: biblioteca.municipal@cm-mgrande.pt.

Marinha Grande | SERVIÇOS MUNICIPAIS DE EDUCAÇÃO ONLINE


O Município da Marinha Grande disponibilizou, no passado dia 15 de julho, uma plataforma de gestão municipal integrada no site e APP do sistema GIAE - Gestão Integrada de Administração Escolar, que permite agilizar e desmaterializar os procedimentos relacionados com os serviços prestados na área da educação.

A nova ferramenta possibilita a estreita articulação e uniformização de procedimentos entre o Município e os Agrupamentos de Escolas, criando condições facilitadoras de acesso à informação e à comunicação.

Está disponível a todos os encarregados de educação, desde a educação pré-escolar até ao ensino secundário, permitindo agilizar os processos de candidatura e desmaterializar os procedimentos relacionados com os serviços prestados na área da Ação Social Escolar, serviço de refeições, transporte escolar, AAAF - Atividades de Animação e Apoio à Família, CAF - Componente de Apoio à Família e AEC - Atividades de Enriquecimento Curricular, decorrendo as respetivas candidaturas entre 15 de julho e 15 de agosto de 2023, via on-line.

A plataforma dá a possibilidade de gerir e monitorizar de forma mais eficiente os complementos socioeducativos e as medidas de apoio às famílias disponibilizadas pelo Município, abrangendo um universo total de cerca de 5400 crianças / alunos.

Para mais informações sobre o modo de funcionamento da plataforma GIAE deve ser consultado o endereço https://www.cm-mgrande.pt/p/giae

Também no âmbito da educação, o Município da Marinha Grande, em colaboração com os Agrupamentos de Escolas, elaborou um conjunto de normas de funcionamento e gestão de apoios e complementos socioeducativos, agregando num único documento todas as valências e apoios disponibilizados aos alunos e às famílias, que pode ser consultado no endereço  https://www.cm-mgrande.pt/p/apoioseducativos