sábado, 1 de dezembro de 2018

Confrontos violentos em Paris já causaram 89 feridos e 183 detenções

Pelo menos 80 pessoas, incluindo 16 polícias, ficaram feridos nos violentos protestos ocorridos hoje em Paris, que provocaram também 183 detenções de ativistas do movimento "coletes amarelos", indica a Associated Press (AP).
Resultado de imagem para Confrontos violentos em Paris já causaram 89 feridos e 183 detenções
Os protestos relacionados com a elevada carga fiscal e a subida do custo de vida motivou uma série de distúrbios violentos nas ruas da capital francesa com a polícia a responder aos manifestantes com canhões de água e gás lacrimogéneo.
Tratou-se do terceiro fim de semana consecutivo de confrontos e distúrbios em Paris, com sinais de violência que contrastam com outras manifestações do género em outras regiões de França que se desenrolaram sem grandes sobressaltos.
Os confrontos iniciaram-se perto do Arco do Triunfo e prosseguiram durante a tarde em várias ruas e avenidas da capital gaulesa, muitas delas frequentadas por turistas.
Os manifestantes chegaram a construir barricadas no meio das ruas, atearam fogos, atiraram pedras à polícia e 'graffitaram´ o Arco do Triunfo. Os ativistas do movimento "coletes amarelos" incendiaram ainda diversas viaturas e baldes do lixo.
Alguns dos manifestantes removeram as barreiras que protegiam a Tumba do Soldado Desconhecido da Primeira Grande Guerra Mundial junto ao Arco do Triunfo, permanecendo junto da chama eterna antes de a polícia os ter dispersado.
Com um spray de tinta escreveram no Arco do Triunfo: "Coletes amarelos triunfarão".
Além do descontentamento com os impostos e o custo de vida, os manifestantes declaram-se insatisfeitos com a liderança do Presidente francês, Emmanuel Macron, alegando que o seu Governo não se preocupa com as classes sociais mais desfavorecidas.
A onda de descontentamento começou com a taxa dos produtos petrolíferos, mas rapidamente passou a envolver outras queixas relacionadas com o custo de vida. Alguns dos manifestantes parecem ter sido seduzidos por movimentos extremistas, quer de extrema-direita, quer de extrema esquerda.
O primeiro-ministro francês, Edouard Philippe, afirmou que os manifestantes atacaram a polícia com uma violência inaudita, obrigando as forças policiais a realizar dezenas de detenções.
A presidente da Câmara Municipal de Paris, Anne Hidalgo, partilhou hoje a sua "indignação" e "profunda tristeza" pelo sucedido, afirmando que a violência "não é aceitável".
Os manifestantes em Paris foram estimados em 5.500, tendo a nível nacional sido contabilizados cerca de 75 mil.
Hoje, bem cedo, centenas de manifestantes, de forma pacífica, circularam junto aos Campos Elíseos exibindo um enorme pano onde se lia: "Macron, para de nos tomares por estúpidos".
O acesso aos Campos Elíseos foi fechado à circulação rodoviária, tendo sido montada uma apertada fiscalização, com inspeção aos sacos das pessoas. As estações de Metro em redor foram também encerradas por razões de segurança.
"É difícil chegar ao final do mês. As pessoas trabalham e pagam uma série de taxas e impostos elevados", criticou Rabah Mendez, um manifestante que veio dos subúrbios de Paris para se manifestar de forma pacífica.
Por seu lado, Hedwige Lebrun, residente em Paris, queixou-se de que o poder de compra das pessoas encolhe a cada dia que passa. "São taxas, taxas e taxas", disse, lembrando que o Governo manda "apertar o cinto, mas, pelo contrário, gasta como quer o dinheiro" dos contribuintes.
Desde que se iniciou o movimento "coletes amarelos" em 17 de Novembro, duas pessoas morreram e centenas ficaram feridas na sequência dos protestos.
Lusa

Ao novo governo: oportuno conselho de um intelectual católico

Bolsonaro presidente
♦  Fernando Oliveira Diniz
“Francamente, ou o Governo começa por exercer energia contra os chefes comunistas endinheirados ou então ele deve desistir de qualquer obra saneadora. […]
Dentre os agitadores comunistas, os mais culpados e mais perigosos são os plutocratas e os altos burocratas.
O que dizer-se de um homem que, colocado pela Providencia no pináculo da organização social, armado de prestígio, de influência, de cultura para amparar as classes menos favorecidas e proteger as instituições e a sociedade, investe contra a Igreja de que deveria ser ao mesmo tempo filho e defensor; contra a Pátria, de que deveria ser firmíssimo protetor; contra a civilização, a cuja guarda foi colocado pelo próprio Deus? Se vier de cima o exemplo da indisciplina, da revolta, do crime, o que se dirá do pobre operariado?
Que juízo merece um professor público, munido pela Providência de inteligência e preparo para ser um luzeiro das gerações novas, e que se serve das armas que Deus lhe deu para guiar para o crime, para a anarquia, para a depravação completa e inexorável aquelas almas preciosas pelas quais deveria zelar como por tesouros inestimáveis?”
Este é o oportuno conselho dado por um grande líder e intelectual católico, o qual, nessa lista, omitiu o papel devastador dos maus eclesiásticos que hoje ocupam até mesmo os supremos degraus da Hierarquia eclesiástica.
Essa omissão se explica inteiramente: observação acima foi formulada há exatos 83 anos, numa época em que nem se cogitava em Concílio Vaticano II, nem em “Teologia da Libertação”, nem em infiltração da mentalidade comunista e anarquista nos meios católicos.
Quem formulou esse pensamento de tal clarividência? Plinio Corrêa de Oliveira, que na ocasião tinha apenas 27 anos, e cujas palavras se aplicam inteiramente ao Brasil de hoje, e que pode ser aproveitado pelo novo governo que está por tomar as rédeas da nação.
Onde foi publicado? No semanário “O Legionário” de 22-12-1935, então órgão oficioso da Arquidiocese de São Paulo. A íntegra do artigo, que tem como título Ratos e ídolos, está disponível no endereço:

Hora de Fecho: "Passamos pelo amor como o Alfa por apeadeiros"

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Amores envelhecidos, adiados, por concretizar. Há mais de 10 anos que Inês Meneses e Júlio Machado Vaz falam na rádio sobre o amor. O programa transformou-se em livro e o livro nesta entrevista.
Trouxeram milhares à rua e protagonizaram confrontos com a polícia — que se repetem este sábado, em Paris. Le Pen e Mélenchon querem ser a voz desta "França esquecida" que ameaça fazer tremer Macron.
Manifestantes falam em "guerra civil", o Governo diz que está "chocado" com a violência "raramente vista". São 5500 pessoas nas ruas, carros incendiados e montras vandalizadas.
O fundador de uma das tribos políticas mais bem sucedidas dos EUA teve uma história de vida que dava um filme de Hollywood. Conheça ao pormenor o seu percurso.
O presidente da ANPC considerou que as operações estão encerradas e diz que é "praticamente impossível" haver mais vítimas. Mourato Nunes ressalva, no entanto, que "garantias absolutas não existem".
Os três homens estavam a pescar num molhe junto à base militar de São Jacinto, quando foram surpreendidos por uma onda. O alerta foi dado por um quarto pescador que não foi arrastado.
O The Wall Street Journal divulgou este sábado informações de um relatório da secreta norte-americana que fala em mensagens presumivelmente comprometedoras ligadas à morte do jornalista exilado
O Governo indiano vai colocar limites ao peso das mochilas de acordo com a idade das crianças e quer que os professores peçam aos alunos para fazerem os trabalhos de casa na escola.
Em excertos de um livro que será publicado brevemente, o papa Francisco é citado a dizer que "nas nossas sociedades até parece que a homossexualidade está na moda".
Os dez vocábulos candidatos a "Palavra do Ano" foram revelados este sábado. A seleção volta a resumir o ano que passou, em Portugal e também no mundo. Iniciativa da Porto Editora vai na 10ª edição.
Esqueça as bolas e as estrelas ou, pelo menos, junte-lhes alguns elementos inesperados. Nos enfeites de Natal também há tendências. A comida está no topo, mas também há flamingos e unicórnios. 
Opinião

Alberto Gonçalves
Nos “media” tradicionais sobram somente a cegueira, que os impede de perceber as causas da sua agonia, e a obediência, que os leva a apoiar os esforços para aplicar rédea curta à devassidão da "net".
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
Muito antes da sociedade civil permitir que as mulheres exercessem cargos de chefia, já a Igreja lhes reconhecia o direito de gerirem instituições religiosas.
José Milhazes
Se a Rússia continuar a humilhar o país vizinho com operações como aquela que ocorreu no Estreito de Kertch, Kiev pode mesmo optar por uma solução para a qual possui capacidade recursos e tecnologia.
Fernando Leal da Costa
Como diria Graham Greene a propósito da alteração na AR da política de vacinação, agora que os deputados tiveram uma ideia, “eles são perigosos porque têm uma ideia, não sabem qual, mas têm uma ideia”
Luis Teixeira
Não interessa para o caso a razão que possam ter, ou não, os enfermeiros. A estratégia que escolheram é malévola e inaugura em Portugal um estilo perigosíssimo de fazer greve.
MAGG

Marta Cerqueira
Ana Rita e Ana Filipa são irmãs e abriram um espaço de brunch onde os rolls são reis. Há doces, salgados e muitos chás para acompanhar.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

O Natal em Cantanhede transforma-se em Magia


A Magia do Natal
1 DEZEMBRO a 29 DEZEMBRO
01 DEZEMBRO 20H00
Inauguração da Iluminação de Natal
Antiga Estação, Cantanhede
09 DEZEMBRO 16H00
Encontro de Coros
Igreja Matriz de Válega, Ovar
15 DEZEMBRO 16H00
Encontro de Coros
Igreja de S. Salvador do Mundo, Bombarral
16 DEZEMBRO 10H30
Inauguração do Presépio de Priscos
Freguesia de Priscos, Braga
22 DEZEMBRO 21H00
Concerto de Natal
Igreja Matriz de S. Silvestre, Coimbra
23 DEZEMBRO 15H00
Animação de Natal | Cantanhede
Largo da Antiga Estação / Largo Cândido dos Reis
Praça Marquês de Marialva
29 DEZEMBRO 15H00
Concerto de Natal
Salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede
Participação da Filarmónica Marialva

Prémio em Bioética João Lobo Antunes

Candidaturas à primeira edição abrem em 1 de janeiro de 2019. 
As candidaturas à primeira edição do Prémio em Bioética João Lobo Antunes estarão abertas no período de 1 a 31 de janeiro de 2019.
Permaneça atento ao site da Secretaria-Geral do Ministério da Saúde, no qual serão disponibilizadas informações, na última semana de dezembro, sobre os procedimentos a adotar por quem pretende concorrer.
O galardão visa dinamizar a apresentação de estudos e trabalhos de investigação, originais e inovadores, em temas de ética, nos domínios da medicina, saúde pública, saúde em geral, biologia e ciências da vida. Distingue o Professor Doutor João Lobo Antunes, personalidade que se destacou na área da ética, nos domínios da saúde, ciências da vida e investigação em biologia.
Ao prémio podem concorrer, na qualidade de primeiro autor, jovens com idade até 35 anos, nacionais ou estrangeiros, individualmente ou em coautoria. Cada concorrente apenas poderá subscrever um trabalho, independentemente da qualidade de autoria ou coautoria.
O prémio, pecuniário e anual, consiste na atribuição de 10 mil euros ao estudo ou trabalho de investigação que, reunindo os critérios exigidos no regulamento, melhor contribua, pela sua relevância, pertinência, originalidade e grau de inovação, para o avanço da disciplina da Bioética, nas suas diversas vertentes.
O prémio e as menções honrosas, caso tenham sido atribuídas, e respetivos diplomas, serão entregues em cerimónia pública a realizar no ano subsequente ao da realização do procedimento, por ocasião da celebração do Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril.
A Secretaria-Geral do Ministério da Saúde reserva-se no direito de divulgar, pelos meios que considere mais adequados, os trabalhos e estudos de investigação candidatos ao prémio.

Para saber mais, consulte:

Saúde – Gabinete do Ministro
Cria o Prémio em Bioética João Lobo Antunes e aprova o respetivo Regulamento

Visite:

Secretaria-Geral do Ministério da Saúde –  http://www.sg.min-saude.pt/

Projeto INCLUIR

Infarmed e Universidade Nova estabelecem parceria para capacitar doentes.
O Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde a Escola Nacional de Saúde Pública da Universidade Nova de Lisboa (ENSP-NOVA) estabeleceram uma parceira, no âmbito do Projeto INCLUIR, que prevê a realização de ações de formação dirigidas às associações de doentes.
O objetivo é capacitar os doentes e seus representantes para promover o seu envolvimento em processos do Infarmed, como a avaliação de tecnologias de saúde, a notificação de efeitos adversos associados à utilização de medicamentos, as roturas de stock, os medicamentos falsificados e a recolha de experiências sobre a utilização de medicamentos ou produtos de saúde.
O Projeto INCLUIR surgiu da vontade de estruturar o relacionamento do Infarmed com as pessoas com doença e as entidades que as representam. Tem como objetivos promover uma maior proximidade e regularidade neste relacionamento, numa lógica de benefício mútuo, possibilitar que as entidades representantes de pessoas com doença possam construir posições mais informadas sobre os processos do Infarmed e que este Instituto possa incluir nas suas atividades a perspetiva da pessoa com doença, a sua experiência, necessidades e preferências, bem como as dos seus cuidadores e familiares.

Para saber mais, consulte:

Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP > www.infarmed.pt

Suporte Básico de Vida

CHTS_SBV
Hospital de Guimarães certificado como entidade formadora.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) certificou o Hospital Senhora da Oliveira de Guimarães como entidade formadora em Suporte Básico de Vida (SBV) e Suporte Avançado de Vida (SAV).
Esta certificação significa, na prática, que o Hospital de Guimarães passa a adotar a metodologia formativa do INEM em Suporte Básico de Vida e Suporte Avançado de Vida, garantido desta forma formação de acordo com as normas internacionais preconizadas para a prática de SBV e SAV.
O objetivo é que os formandos aprendam a identificar as situações potencialmente fatais, perceber a importância das compressões torácicas e ainda atuar até a chegada de ajuda diferenciada.
É amplamente reconhecido pela comunidade científica que uma rápida intervenção em caso de paragem cardiorrespiratória (PCR) é garantia de uma melhor hipótese de sobrevivência.
A PCR é um acontecimento súbito, constituindo-se como uma das principais causas de morte na Europa e nos Estados Unidos da América. Afeta entre 55-113 pessoas /100 mil habitantes, estimando-se entre 350 mil e 700 mil indivíduos afetados por ano, só na Europa.
Desta forma é fundamental a intervenção rápida de quem presencia uma PCR, com base em procedimentos específicos e devidamente enquadrados pela designada Cadeia de Sobrevivência. Esta cadeia interliga os diferentes elos, que se assumem como vitais, para o sucesso da reanimação: ligar 112, Reanimar, Desfibrilhar e Estabilizar.

Doença bipolar

PiquiatrasCHUC651
Descoberta portuguesa identifica quem pode desenvolver a patologia.
Médicos psiquiatras do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC) descobriram que os níveis de ácido úrico no sangue de doentes com depressão poderão identificar quem está em risco de desenvolver doença bipolar.
Uma investigação portuguesa, publicada recentemente na revista científica internacional Bipolar Disorders mostrou que doentes internados por depressão com níveis altos de ácido úrico no sangue apresentam maior risco de progressão para uma outra doença psiquiátrica, a chamada doença bipolar.
Segundo os autores do estudo – Pedro Oliveira, Vítor Santos, Manuel Coroa, Joana Ribeiro e Nuno Madeira -, médicos psiquiatras do CHUC e investigadores no Instituto de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, «não existia até então nenhum exame acessível no dia-a-dia capaz de identificar indivíduos em risco de desenvolver doença bipolar».
Pedro Oliveira refere também que «este achado inovador, apesar de necessitar de maior investigação, poderá revolucionar a abordagem e tratamento dos doentes deprimidos permitindo, além de uma melhor resposta ao tratamento, a identificação de formas iniciais de doença bipolar, intervindo numa fase mais precoce e minimizando o impacto da doença na vida do doente».
A doença bipolar é caracterizada não só por episódios persistentes de tristeza, semelhantes ao que acontecem na depressão, mas também por fases de euforia e energia aumentada, os chamados episódios maníacos. O diagnóstico desta doença é frequentemente tardio, sendo frequente que, durante bastantes anos, os doentes sejam considerados como tendo apenas depressão.
Um em cada quatro portugueses sofrerá de depressão ao longo da sua vida. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, a depressão já é a principal causa de incapacidade no mundo. Esta doença é, na maioria dos casos, tratável com recurso a antidepressivos. No entanto, em certas formas de depressão, como em indivíduos com doença bipolar, o tratamento com antidepressivos é pouco eficaz e poderá agravar o prognóstico da doença.

Diagnóstico de microrganismos

Hospital de Évora tem sistema para identificar bactérias e vírus.
O Hospital do Espírito Santo de Évora (HESE) já está equipado com um sistema de diagnóstico laboratorial de microrganismos único no país, ao nível das unidades hospitalares públicas, que permite acelerar a identificação de bactérias e vírus.
De acordo com a unidade hospitalar, trata-se de «uma solução única e inovadora implementada, até à data, exclusivamente neste hospital», no que respeita ao setor público.
O sistema consiste em «novas ferramentas de diagnóstico in vitro [em ambiente controlado, no laboratório] que permitem uma maior rapidez na identificação de microrganismos, em particular bactérias».
Esta solução integra, no total, «três equipamentos», explicou a Diretora do Serviço de Patologia Clínica do HESE, Filomena Baptista Caldeira. «Neste momento, há mais um hospital que já tem algum destes equipamentos, mas os três juntos somos o único», disse, referindo que o sistema foi fornecido por uma empresa, «contra consumo dos reagentes», pelo que envolve «muito pouco gasto» por parte da unidade.
Uma das ferramentas é um sistema de biologia molecular multiplex, que deteta o ADN «de várias bactérias e vírus» ao mesmo tempo, enquanto outra faz com que seja «mais rápido» obter uma «hemocultura positiva», isto é, «deteta mais rapidamente o crescimento dos microrganismos», salientou.
A terceira ferramenta é uma outra técnica que permite igualmente acelerar a identificação dos microrganismos no sangue, «depois das colónias já crescidas», quando não se recorre ao sistema de biologia molecular multiplex, acrescentou.
Com esta solução torna-se possível identificar bactérias e vírus num prazo de aproximadamente 24 horas, quando, normalmente, este processo requer, pelo menos, o dobro desse tempo.
«Com a identificação mais rápida e maior precisão, torna-se também mais rápido diagnosticar patologias e, por isso, adequar a terapêutica às necessidades concretas do doente, com vista a um tratamento mais eficaz», defendeu a Diretora da Patologia Clínica.
Filomena Baptista Caldeira precisou que o médico, munido destes resultados, pode prescrever um antibiótico «mais dirigido», ou seja, mais específico para determinada bactéria ou vírus, «em vez de dar um de muito largo espetro e que dá para muitos microrganismos».
Como os equipamentos revelam «algumas das resistências aos antibióticos» por parte dos microrganismos detetados, isso permite ao médico adequar a «prescrição do antibiótico».
Fonte: Lusa

Cuidados paliativos domiciliários

Equipa-UDCP651
«Humanizar» apresentada à comunidade do Barreiro e Montijo.
A Unidade Domiciliária de Cuidados Paliativos (UDCP) «Humanizar», um projeto inovador com uma equipa que agrega elementos dos cuidados de saúde primários – Agrupamento de centros de Saúde Arco Ribeirinho (ACES) – e dos cuidados hospitalares – Centro Hospitalar Barreiro Montijo (CHBM) –, apresentou o seu trabalho à comunidade. A «Humanizar» iniciou atividade em 1 de março de 2018 e até ao momento acompanhou 29 doentes.
A UDCP surgiu como projeto inserido no Programa de Incentivo à Integração de Cuidados e à Valorização dos Percursos dos Utentes no Serviço Nacional de Saúde (SNS) e tem por finalidade a prestação de cuidados paliativos na comunidade, de forma a garantir aos doentes com necessidades paliativas a permanência no seu ambiente comunitário e familiar, promovendo o conforto, a dignidade e a humanização dos cuidados.
Os cuidados são garantidos por uma equipa multidisciplinar e multiprofissional constituída por elementos do ACES Arco Ribeirinho e do Centro Hospitalar Barreiro Montijo, incorporando os protocolos de boas práticas cientificamente estabelecidos.
A «Humanizar» funciona todos os dias úteis entre as 8 e as 16 horas, apoiando os doentes no seu domicílio, nas unidades de internamento da rede e na interface com os restantes cuidados, prestando apoio e aconselhamento diferenciado às unidades de cuidados de saúde primários, às unidades e equipas de cuidados continuados integrados e a outras instituições da Rede Social Solidária.
Com a implementação deste Projeto pretende-se aumentar o acesso a cuidados paliativos, melhorar o controlo sintomático através de um acompanhamento continuado e integrado dos doentes, apoiar psicológica e espiritualmente os doentes e os cuidadores/famílias, melhorar a qualidade de vida dos doentes e apoiar os doentes e os cuidadores/famílias durante o processo de morte e luto.
Além dos benefícios clínicos, pretende-se também reduzir o tempo de internamento hospitalar, diminuir o número de recorrências ao Serviço de Urgência, bem como o número de exames complementares de diagnóstico.
A reunião de apresentação, promovida pelo Conselho de Administração do CHBM e Direção Executiva do ACES Arco Ribeirinho, realizou-se no auditório do Hospital de Nossa Senhora do Rosário – Barreiro e contou com a presença de diversas entidades dos concelhos do Barreiro, Moita, Montijo e Alcochete, nomeadamente autarquias, misericórdias, unidades da Rede Nacional de Cuidados Continuados Integrados e Ligas de Amigos.

Doentes crónicos no domicílio

maos dadas idosos
Projeto da ULSLA reduz idas de doentes crónicos às urgências.
Um projeto pioneiro da Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA), que monitoriza um conjunto de doentes crónicos no seu domicílio, conseguiu reduzir em cerca de 70% a afluência às urgências hospitalares.
«O objetivo é a estabilização clínica do doente, mantendo-o em casa, porque estamos a falar de pessoas com quatro ou cinco doenças crónicas, que circulam nos vários níveis de cuidados médicos», explica Adelaide Belo, médica coordenadora do programa.
O «Programa de Gestão de Caso para Doentes Crónicos com Multimorbilidade» apoia 80 pacientes com doenças crónicas, entre os 52 os 80 anos, nos concelhos de Santiago do Cacém, Sines (Setúbal) e Odemira (Beja) e permitiu reduzir também os internamentos e as consultas médicas.
Para melhorar a qualidade de vida destes doentes e reorganizar os serviços, foram criadas equipas compostas por médicos de medicina geral e familiar, medicina interna, enfermeiros e assistentes sociais, que, em conjunto, gerem «a situação global» dos pacientes com visitas frequentes aos seus domicílios.
«Temos um paciente, de 80 anos, com nove doenças crónicas, que, num ano, foi 18 vezes ao serviço de urgência, esteve cinco vezes internado, fez 12 consultas com o médico de família e tem na sua lista à volta de 400 análises ao sangue e 200 aos rins. Não houve falta de assistência, mas não é esta a resposta que ele precisa», exemplifica a responsável.
Projeto arrancou em 2017 e permitiu poupança de 2.558 euros por doente/ano
De acordo com Adelaide Belo, numa primeira fase do projeto, que arrancou em 2017, foi necessário criar compromissos e insistir na aprendizagem dos doentes e seus cuidadores que tiveram de ser capacitados e que precisavam de algo organizado.
«Aprenderam a tomar a medicação, perceberam que uma doença crónica não tem cura e quais os sinais de alerta para, quando se acende a ‘luz vermelha’, saberem ligar para o gestor de caso, que, no nosso programa, é o enfermeiro, o elo de ligação entre as equipas e os pacientes», acrescentou.
O trabalho realizado permitiu «reduzir em 50% o internamento» de 45 doentes, monitorizados ao longo de seis meses.
Segundo Adelaide Belo, «os que não conseguem evitar o internamento nunca chegam tão descompensados», em resultado do trabalho que é desenvolvido pelas equipas junto dos doentes e cuidadores nos seus domicílios”.
“Foi possível reduzir em 66% as idas ao serviço de urgência do Hospital do Litoral Alentejano, em Santiago do Cacém, mais de 70% ao Serviço de Urgência Básica (SUB) de Odemira e metade do internamento», relatou.
A coordenadora do programa indicou que também foi reduzido o número de consultas ao médico de família (-50%) e de consultas hospitalares (-20%), em comparação com os 365 dias antes de terem entrado no projeto.
O programa, que permitiu ainda uma poupança de 2.558 euros por doente/ano, vai apostar, em 2019, na telemonitorização com o objetivo de alavancar o número de doentes crónicos da região que podem vir a beneficiar.
Para que tal aconteça, Adelaide Belo disse que são necessários «mais enfermeiros», o «reforço» das equipas e o alargamento do programa aos concelhos de Grândola e Alcácer do Sal, também no litoral alentejano.
Fonte: Lusa

Melhoria dos cuidados de saúde

Plano estratégico do CHL prevê reforço de valências médicas.
O Centro Hospitalar de Leiria (CHL) apresentou o projeto estratégico 2018-2022, que defende o reforço de recursos humanos e de valências médicas para assegurar o acesso atempado aos cuidados de toda a população na sua área de influência, o que implica colocar em ação medidas como o reforço do internamento, da área ambulatória e dos serviços de apoio.
Aposta no crescimento, modernização, diversificação, maior integração na região e na rede de cuidados de saúde, e diferenciação, são algumas das linhas definidas pelo CHL no documento.
«Com este documento, de forma sistematizada, detalhamos o caminho percorrido e o desenvolvimento futuro que a comunidade que servimos necessita, e que nos cumpre assegurar de forma organizada, estruturada e integrada nas redes de cuidados de saúde», explica o Presidente do Conselho de Administração do CHL, Helder Roque. «Queremos criar uma dinâmica de planeamento de desenvolvimento estratégico, que concretize um novo ciclo para o CHL, na medida em que, sendo o futuro cada vez mais presente, é necessário identificar e prosseguir, claramente, as orientações e objetivos estratégicos que devem orientar as nossas ações», sublinha.
O Projeto Estratégico 2018-2022 baseia-se num trabalho aprofundado sobre a envolvente, das necessidades dos utentes, e da própria evolução do CHL, para avançar com os objetivos futuros e as linhas que orientarão a atuação do Centro Hospitalar nos próximos anos. O documento surge da importância do planeamento numa instituição de saúde com clara vocação regional, que integra os hospitais de Alcobaça, Leiria e Pombal e que serve uma vasta região (565,09 Km2), com uma população significativa (400.000 habitantes), em que se combina uma parte de utentes muito idosa e outra muito jovem e laboriosa, e em que é absolutamente crítico garantir o desenvolvimento sustentável, a todos os níveis.
O CHL apresenta oito eixos estratégicos fundamentais que nortearão a sua atuação entre 2018 e 2022, e que refletem a visão renovada e atualizada para esta instituição. O CHL como unidade hospitalar de referência de toda a população da sua área de influência é o primeiro desses eixos, que implica colocar em ação medidas como o reforço do internamento, da área ambulatória e dos serviços de apoio.

Projetos de Investigação

inteligenciaartificial_650
INEM recebe financiamento na área da inteligência artificial.
O Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), em parceira com o Instituto Superior Técnico e com o Instituto de Engenharia de Sistemas e Computadores – Investigação e Desenvolvimento (INESC ID), concorreu com o projeto Data2Help ao financiamento atribuído pelo Governo a projetos de investigação nas áreas da Inteligência Artificial e Ciência dos Dados.
Estes projetos, que juntarão no seu desenvolvimento entidades científicas e entidades da Administração Pública, têm o objetivo de unir o conhecimento e capacidade de investigação e pesquisa à execução prática.
O projeto Data2Help do INEM pretende criar novas ferramentas para otimizar a alocação de recursos e assim melhorar a qualidade e tempo de resposta às emergências médicas em Portugal Continental. Tendo em conta o largo repositório de dados integrados, pretende-se que estes sirvam para criar algoritmos avançados de análise de dados de apoio ao planeamento e decisão para uma maior e melhor otimização dos serviços de emergência médica.
O Governo atribuiu cerca de 3,8 milhões de euros a 15 projetos de investigação nas áreas da inteligência artificial e ciência dos dados para aplicação na Administração Pública com o objetivo de promover o conhecimento em prol da inovação e modernização dos serviços públicos portugueses.
Estes projetos serão desenvolvidos em áreas diversas como a saúde, educação, cultura, mobilidade e gestão do território e são financiados pela Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), no âmbito do programa INCoDe.2030 – Iniciativa Nacional Competências Digitais e.2030, que visa o reforço das competências digitais de toda a sociedade portuguesa e está integrado no Plano Nacional de Reformas.

Para saber mais, consulte:

ERS | Resultados SINAS@Hospitais

medico segura processo nos bracos
Maioria dos hospitais obteve classificação de excelência clínica.
A Entidade Reguladora da Saúde (ERS) divulgou os resultados referentes à primeira avaliação anual de 2018, no âmbito do módulo SINAS@Hospitais do Sistema Nacional de Avaliação em Saúde (SINAS), que relevam que nove em cada dez hospitais, dos 124 avaliados pela ERS, obtiveram classificação de excelência clínica, cumprindo todos os critérios para a prestação de cuidados de saúde de qualidade.
De acordo com aquela entidade, dos 159  estabelecimentos atualmente abrangidos pelo SINAS@Hospitais, 124 (78%) obtiveram classificação de excelência clínica, dos quais 112 (90%) conseguiram a atribuição da estrela correspondente ao primeiro nível de avaliação.
O SINAS é um sistema que afere a qualidade global dos estabelecimentos prestadores de cuidados de saúde, neste caso das unidades com internamento.
Os dados divulgados dizem respeito exclusivamente à dimensão Excelência Clínica, dado tratar-se da única que é atualizada duas vezes por ano, sendo as restantes (segurança do doente, adequação e conforto das instalações, focalização no utente e satisfação do utente) atualizadas no final do ano, e reportam-se a episódios de internamento com alta compreendida entre 1 de julho de 2016 e 30 de junho de 2017.
Na Excelência Clínica são avaliadas as áreas de Angiologia e Cirurgia Vascular (cirurgia de vascularização arterial), Cardiologia (enfarte agudo do miocárdio), Cirurgia de Ambulatório, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia do Cólon, Cuidados Intensivos, Cuidados Transversais, Neurologia (Acidente Vascular Cerebral), Obstetrícia, Ortopedia e Pediatria.
Os prestadores que cumprem todos os requisitos de qualidade acedem a um segundo nível de avaliação, no qual é calculado um rating individual, com diferentes níveis de classificação.
A avaliação da ERS verificou um aumento do número de prestadores que obtiveram um nível de qualidade III nas áreas de Cirurgia do Cólon (67%) e Pediatria – Cuidados Neonatais (200%), relativamente à última avaliação efetuada referente a 2016 e publicada em janeiro de 2018.
Verificou ainda uma melhoria em alguns indicadores das áreas de Pediatria, Obstetrícia, Acidente Vascular Cerebral, Cirurgia de Ambulatório, Unidade de Cuidados Intensivos e Cuidados Transversais.
Ao longo dos anos, a ERS verificou um aumento gradual do desempenho médio em alguns dos indicadores avaliados, alguns dos quais a atingirem 90% e 100% em diferentes áreas como a Ortopedia, Ginecologia, Cirurgia do Cólon, Cirurgia de Revascularização do Miocárdio, Cirurgia Cardíaca, Cirurgia de Ambulatório, Enfarte Agudo do Miocárdio, AVC, Obstetrícia, Cuidados Intensivos e Avaliação da Dor.
A ERS ressalva que a metodologia utilizada no SINAS distingue-se de um ranking, já que este ordenaria as instituições de acordo com uma variável quantitativa, mas sim a consideração da integração dos prestadores em grupos de hospitais que obtiveram as melhores avaliações, em cada uma das áreas.
Com o intuito de motivar a melhoria contínua, a ERS valida a informação submetida pelos prestadores através de auditorias periódicas e aleatórias.

Para saber mais, consulte:

Entidade Reguladora da Saúde – SINAS

Consulta Aberta no Médio Tejo

Abrantes com valência disponível a partir de 30 de outubro.
A Consulta Aberta, modalidade que o Centro Hospitalar do Médio Tejo (CHMT) implementou desde 2016, tem o seu início a 30 de outubro, na Unidade Hospitalar de Abrantes.
Uma antecipação face aos anos anteriores, uma vez que estão em curso obras com o objetivo de garantir condições de segurança e qualidade clínica a utentes e profissionais do Serviço de Observação da Urgência Médico-Cirúrgica.
A Consulta Aberta vai funcionar durante o período das obras, todos os dias úteis, das 18h30 às 22 horas, no espaço da Consulta Externa, na Unidade Hospitalar de Abrantes.
Após a conclusão desta fase de intervenção, a Consulta Aberta funcionará, como nos anos anteriores, às segundas, terças, quintas e sextas.
A Consulta Aberta foi criada com o objetivo de descongestionar a Urgência Médico-Cirúrgica, permitindo que a equipa de saúde fique mais liberta para o atendimento dos casos emergentes e urgentes.
Esta valência destina-se a doentes não urgentes, que podem optar por esta modalidade ao invés do Serviço da Urgência Médico-cirúrgica.
Na Unidade Hospitalar de Torres Novas, a Consulta Aberta tem início previsto no dia 12 de novembro.
Na Unidade Hospitalar de Tomar está ainda a ser equacionada a abertura da Consulta Aberta, pois o Serviço de Urgência tem reforço de mais um médico na equipa permanente.
Na Consulta Aberta disponibilizada pelo CHMT, os doentes são avaliados em consulta de enfermagem e em consulta médica, tendo acesso igualmente aos meios de diagnóstico que o médico entenda serem necessários, tal qual como no Serviço de Urgência.
A Consulta Aberta é um complemento ao Plano de Contingência à Gripe que se manterá em funcionamento durante a sua vigência é dirigida a todos os utentes da área geográfica de referência do Centro Hospitalar do Médio Tejo.

CHTS | 19 médicos especialistas


estetoscopio e receitas na mesa
Novos especialistas reforçam resposta a população de 520 mil utentes. 
O Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa (CHTS) organizou na manhã desta segunda-feira, dia 5 de novembro de 2018, uma sessão de acolhimento a 19 novos médicos especialistas  que vão reforçar a capacidade assistencial do Centro Hospitalar à população de 520.000 utentes,  distribuídos por 12 concelhos de 4 distritos.
Os novos médicos iniciam funções nas especialidades de:
  • Otorrinolaringologia;
  • Medicina interna;
  • Anestesiologia;
  • Cardiologia;
  • Endocrinologia;
  • Ortopedia;
  • Pneumologia;
  • Psiquiatria;
  • Cirurgia geral;
  • Pediatria;
  • Infeciologia;
  • Ginecologia/obstetrícia.
Carlos Alberto, presidente do Conselho de Administração do CHTS, salienta que «apesar de ainda continuarmos carenciados em várias especialidades, importa referir o esforço que a tutela tem feito em reconhecer a importância do CHTS no plano nacional, promovendo a abertura de vagas de novos médicos em número superior ao habitual».
Com a entrada dos novos especialistas espera-se um aumento na capacidade de resposta nas urgências e o combate às listas de espera de consulta de especialidade e de cirurgia, acrescenta o responsável.

Visite:

Centro Hospitalar do Tâmega e Sousa  – http://www.chts.min-saude.pt/