quinta-feira, 28 de março de 2024

Évora | 60 anos da descoberta do Cromeleque dos Almendres e da Anta Grande do Zambujeiro celebrados com exposição no Palácio de D. Manuel


Do “Cabeço da Anta” ao “Alto das Pedras Talhas” – RETRATOS DE UMA DESCOBERTA pode ser visitada até 27 de outubro
Foi no dia 27 de março de 1964, fez ontem precisamente 60 anos, que foram identificados dois dos mais importantes monumentos megalíticos de Portugal, o Cromeleque dos Almendres e a Anta Grande do Zambujeiro. A Câmara Municipal de Évora assinala a data com uma grande exposição construída a partir do espólio documental e fotográfico do arqueólogo Henrique Leonor de Pina (1930- 2018), doado pela sua família à Autarquia.
Na abertura, o Presidente da Câmara de Évora, Carlos Pinto de Sá, acompanhado por Raquel Caniço, sobrinha de Henrique Leonor Pina, e por Gustavo Val-Flores, técnico municipal responsável pela curadoria desta mostra, destacou a necessidade de continuarmos a preservar e valorizar este valioso património megalítico. Na presença
de António Galopim de Carvalho, geólogo e amigo pessoal de Leonor Pina, o Autarca eborense agradeceu a todos os que participaram na “aventura” que permitiu descobrir e dar a conhecer estes monumentos de grande importância para histórica para a região.
A exposição, que pode ser apreciada na sala de exposições temporárias do Palácio de D. Manuel, é feita de imagens e de palavras, mas, antes de mais, de memórias e de legado. Memórias de populares anónimos que, com o seu ancestral conhecimento do território, nos deixaram uma herança patrimonial singular, e, de um legado de uma figura ímpar, protagonista de um momento especial na história da arqueologia portuguesa.
Henrique Leonor de Pina é uma das figuras que contribuiu, decisivamente, para dar expressão mundial ao megalitismo eborense. A sequência de trabalhos que realizou, durante a década de 60 do século XX, conduziu à identificação de inúmeros monumentos, destacando-se os Cromeleques dos Almendres e da Portela de Mogos, ou a Anta Grande do Zambujeiro.
O território de Évora alberga uma das maiores concentrações de monumentos megalíticos na Europa, a par da Bretanha Francesa ou do Sudoeste de Inglaterra. Para esta riqueza parecem ter contribuído vários fatores, como a localização geográfica da região – no único ponto de confluência das três grandes bacias hidrográficas do sul de
Portugal (Tejo, Sado e Guadiana) – e a abundância natural de matéria prima para a sua construção.
Esta mostra pode ser visitada até outubro, de terça-feira a domingo, entre as 09h00 e as 12h30 e as 14h00 e as 18h00. Em breve será divulgado um programa educativo alargado, incluindo visitas orientadas, oficinas de arqueologia experimental e ciclos de conferências sobre a temática do património megalítico eborense. 
Mais informações sobre estas atividades paralelas podem ser obtidas através dos contactos 266 777 116 e servicoeducativo.cide@cm-evora.pt .

Cantanhede | A propósito do Dia Mundial do Teatro. Biblioteca Municipal recebeu a peça T’ULISSES em chinelos e meias brancas com raquetes

Cantanhede assinalou ontem, dia 27 de março, o Dia Mundial do Teatro com a apresentação da peça T’ULISSES em chinelos e meias brancas com raquetes, pela Companhia Atrapalharte. Integrada no projeto Tardes Comunitárias, a iniciativa decorreu no auditório da Biblioteca Municipal e contou com a presença de cerca de uma centena de pessoas, na sua grande maioria participantes neste projeto da Câmara Municipal.

A partir da adaptação da versão escrita por Maria Alberta Menéres do livro Ulisses, obra que integra o Plano Nacional de Leitura (PNL), a Atrapalharte encenou a peça T’ULISSES em chinelos e meias brancas com raquetes, espetáculo épico e bem-humorado, ao qual o grupo emprestou um cunho inconfundível e que proporciono momentos de grande alegria, animação e entusiasmo junto dos espectadores.
Ulisses narra a epopeia do guerreiro com o mesmo nome, que vivia na ilha grega em Ítaca, com a esposa, Penélope e o filho, Telémaco. O rapto da bela rainha grega, Helena, pelo príncipe Páris, desencadeou uma guerra entre os povos, obrigando Ulisses a ir combater contra os troianos. Volvidos muitos anos, depois de muitas e fantásticas aventuras, Ulisses regressa a casa, reencontrando, finalmente, esposa e filho, que nunca tinham desistidos de o reencontrar.
De salientar que, para além dos participantes habituais, esta sessão das Tardes Comunitárias contou também com a presença de grupos de utentes da Associação Cívica dos Amigos da Pocariça (ACAP) e do Centro de Convívio professora Maria Emília, de Vila Nova.

Sobre a Atrapalharte
A Atrapalharte é uma companhia especializada em teatro pedagógico, baseando as peças em obras recomendadas pelo Plano Nacional de Leitura e integrantes da Metas Curriculares dos diferentes graus de ensino, básico e secundário. A Atrapalharte leva o teatro às escolas com o intuito de auxiliar os professores e alunos na análise as obras, fomentando hábitos de leitura nos mais novos e permitindo o acesso ao Teatro a públicos que de outra forma não o teriam.

Sobre o projeto Tardes Comunitárias
Com o principal objetivo de promover a participação ativa e saudável da população com idade igual ou superior a 55 anos e, desta forma, melhorar a qualidade de vida (bem-estar físico, social e mental) desta franja populacional, o Município de Cantanhede pretende, também, facultar o acesso a atividades dinamizadas pelos diferentes serviços, designadamente os serviços de Ação Social, Cultura, Desporto, Proteção Civil e Turismo. O projeto pretende, ainda, fomentar a participação social e cívica e a troca de experiências, proporcionando a partilha de ideias, conhecimentos e momentos de convívio e estimular o gosto por uma constante atualização de saberes.
Assim, às quartas-feiras, entre as 14h30 e as 17h30, irão decorrer ações diversas, desde exercícios de ginástica ou de outros desportos, a debates em torno de matérias como a saúde e segurança, literatura, artes plásticas, turismo e proteção civil. O mote para estas ações pode ser feito a partir da análise de documentos ou da projeção de filmes. Estão, ainda, previstas atividades como visitas guiadas, debates literários ou convívio social atrativo.
Os interessados podem comparecer livremente à primeira Acão do projeto, na qual devem formalizar a sua inscrição, sendo ainda possível fazê-lo na Casa Francisco Pinto, na Rua António José de Almeida nº 3, em Cantanhede, ou através do número 231 410 123 ou do email tardescomunitarias@cm-cantanhede.pt .

*Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo


Castelo de Paiva | COMPANHIA DE TEATRO JANGADA APRESENTOU NA BIBLIOTECA O ESPECTÁCULO DE MARIONETAS “ A TERRA DA IGUALDADE “

O Auditório Municipal de Castelo de Paiva acolheu ontem de tarde o Espectáculo de Marionetas “ A Terra da Igualdade “, uma produção da companhia Jangada Teatro, que versou o tema relacionado com as questões da igualdade, da violência de género e da violência doméstica.
Esta iniciativa cultural inclui na sua acção elementos identificativos dos 11 concelhos que integram a CIM do Tâmega e Sousa, sendo que, este espetáculo teatral, que inicia o seu périplo pela região até ao final do mês de Abril, enquadra-se no trabalho que a Unidas Rede Intermunicipal de Apoio à Vítima do Douro, Tâmega e Sousa tem vindo a desenvolver de prevenção e capacitação da comunidade escolar na área da violência doméstica e de género, estando em linha com a Estratégia Nacional para a Igualdade e a Não Discriminação 2030, designadamente com o Plano de Acção Para a Igualdade entre Homens e Mulheres
Esta peça de marionetas está a ser apresentada nos 11 municípios que integram a CIM do Tâmega e Sousa, num total de 38 sessões, terá como espectadores os alunos primeiro ciclo do ensino básico, bem como os respetivos professores, procurando sensibilizá-los para esta temática, mas em Castelo de Paiva, a segunda apresentação, ontem realizada, contemplou as IPSS do concelho, com valências ao nível dos idosos e deficiência, num total de mais de 160 participantes.
Marcaram presença na iniciativa a Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Pedorido; Associação de Combatentes do Ultramar Português; Centro Social de Real; Centro Social de Sta. Maria de Sardoura; Centro de Atividades e Capacitação para a Inclusão – Santa Casa da Misericórdia de Castelo de Paiva e a APPACDM de Castelo de Paiva.
A peça de teatro de marionetas foi passada para livro, da autoria de Susana Morais e ilustrações de Fedra Santos, uma publicação que Vanessa Pereira, adjunta da presidência, teve o gosto de oferecer, no final da sessão, a cada uma das IPSS presentes nesta iniciativa cultural.
Na descrição sintética da peça, com excelentes Interpretações de Ana Pessoa e Bernardo Santo Tirso, registamos  uma série de personagens que sairam dos seus lugares de origem para procurar a terra da igualdade. Perdidos na sua busca interior, todos acabam por ir parar ao “atelier” de um pintor famoso. No seu percurso, acabam por perceber que só eles podem criar a terra que tanto almejam, mas para isso terão de destruir o preconceito que cada um criou no seu interior.

*Carlos Oliveira
Gabinete de Imprensa e Relações Públicas

Fotorreportagem | Intervenção ascendeu a 1,7 milhões de euros. REQUALIFICAÇÃO DO MERCADO MUNICIPAL DE S. B. DE MESSINES FOI INAUGURADA ESTA MANHÃ

 
Foi em clima de festa que decorreu esta manhã, dia 28 de março, a inauguração da requalificação do Mercado Municipal de São Bartolomeu de Messines, com o descerramento da placa inaugural pela Presidente da Câmara Municipal de Silves, Rosa Palma; do Vogal Executivo da Comissão Diretiva do Algarve 2030, Aquiles Marreiros; e da Presidente da Junta de Freguesia local, Carla Benedito. Esta requalificação teve início em abril 2022 e representa um investimento superior a 1,7 milhões de euros, cofinanciados pelo CRESC Algarve 2020 em 680 mil de euros e com financiamento do Banco Europeu de Investimento.
Note-se que a obra contemplou uma intervenção de grande envergadura nas instalações existentes, nomeadamente no que respeita à requalificação integral dos espaços interiores e exteriores do edifício, a renovação integral das infraestruturas (redes de abastecimento de água e saneamento, instalações elétricas, telecomunicações e rede viária envolvente), reorganização funcional do espaço com relocalização das bancadas de venda, requalificação do pavimento, do telhado, das esplanadas, bem como a pedonalização e requalificação da rua Dr. José Ventura Duarte e da Rua José Rodrigues Martins, possibilitando apenas o acesso automóvel para cargas e descargas e o reforço da dinâmica do comércio local na envolvente.
Esta intervenção teve, ainda, em consideração a salvaguarda da traça arquitetónica do edifício e o respeito pela memória do mercado, em simultâneo com a introdução de elementos contemporâneos, respondendo às exigências legais nos campos da higiene, segurança, mobilidade e à necessidade de modernização das condições de trabalho, adicionando novas valências; tendo resultado nesta requalificação que vem, assim, modernizar este espaço sem nunca deixar de ter presente a sua tradição e a sua importância na economia local.
De referir que o Mercado Municipal de S. B. de Messines integra a Rede Regional de Mercados Locais, projeto que visa o desenvolvimento de ações de dinamização direcionadas à revitalização do comércio, produtos e produtores locais e ao reforço da identificação dos consumidores com as produções locais e regionais e com a importância do consumir local.









Águeda | Mais de 650 mil euros apoiam associativismo desportivo do concelho

Valor atribuído a 35 associações e 29 atletas em nome individual no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo do Município
“Este investimento, mais do que um esforço financeiro, é um contributo para valorizar e apoiar todo o trabalho que as várias associações, nas diferentes modalidades, fazem em prol da promoção do Desporto no nosso concelho e da formação das camadas mais jovens”, disse Edson Santos, Vice-Presidente da Câmara Municipal de Águeda, anteontem, na assinatura dos contratos no âmbito do Programa de Apoio ao Associativismo Desportivo, que juntou atletas e clubes no Salão Nobre do Município.
Ao todo, o apoio traduz-se em 659.392,41 euros, atribuídos a 35 associações de todo o concelho e 29 atletas individuais.
Para o Vereador do Desporto, com a atribuição destes apoios, a Câmara Municipal procura “ir ao encontro das pretensões dos clubes e responder às necessidades que têm, seja na melhoria de equipamentos ou infraestruturas desportivas, seja no desenvolvimento da sua atividade regular”. Um trabalho “intenso e muito empenhado”, cujos resultados estão à vista e que posicionam Águeda num patamar de destaque em termos de dinamismo desportivo, tanto regional como nacional e até internacional.
A este investimento soma-se os que o Município faz com a realização de grandes eventos desportivos, nomeadamente o Mundial de Motocross (agendado para 4 e 5 de maio próximo) e a Volta a Portugal em Bicicleta, entre outros, que cativam “uma outra cultura desportiva para o concelho”.
Na sessão de assinatura destes apoios financeiros, Edson Santos reconheceu as dificuldades que muitas associações enfrentam com as exigências federativas, em concreto no que respeita à certificação dos clubes. “Para terem acesso a financiamentos, nomeadamente para as atividades, os clubes têm de estar certificados, mas depois não há apoios para ajudar os clubes a cumprir os requisitos necessários para obter a certificação. Está tudo ao contrário; temos apoiado na medida do possível”, declarou o Vice-Presidente da Câmara Municipal, num apelo às federações das várias modalidades para que ajudem os clubes neste processo.
Vasco Oliveira, Vereador com o pelouro do urbanismo, presente nesta cerimónia, salientou que o apoio atribuído “é um reconhecimento por todo o trabalho que tem sido feito pelas associações e clubes na promoção do desporto no concelho”, mostrando a sua disponibilidade para ajudar no que for necessário para enfrentar os desafios que têm nesta e noutras áreas.
Os apoios que o Município atribui anualmente ao associativismo concelhio é fruto de uma “estratégia, uma aposta forte e sustentada” na promoção de uma cultura desportiva no Concelho, no incentivo à prática de atividade física, nos vários escalões etários e modalidades, e numa “parceria estreita” com as associações.
O resultado desta dinâmica desportiva no concelho é visível com muitos clubes e atletas que se têm destacado a nível local, regional, nacional e internacional e que vai, de uma forma simbólica e atenta, ser reconhecido com a realização de uma Gala do Desporto, promovida pelo Município de Águeda e que está agendada para o próximo dia 9 de abril.

*Gabinete de Comunicação e Imagem
Ana Sofia Pinheiro


 

MARINHA GRANDE CELEBRA 50 ANOS DO 25 DE ABRIL COM 50 EVENTOS

 

A Marinha Grande celebra o 50.º aniversário do 25 de Abril de 1974 com um vasto programa de atividades que incluem concertos, teatro, poesia, desporto, atividades infantis, decoração do espaço público, tertúlias e exposições, cuja participação é gratuita.

O programa organizado pelo Município da Marinha Grande, em parceria com as juntas de freguesia e as associações do concelho, pretende envolver a comunidade e assinalar esta efeméride de grande significado para o concelho e para o País.
São cerca de 50 os eventos que assinalam os 50 anos da revolução do 25 de Abril de 1974, na Marinha Grande. O ponto alto das comemorações acontece na noite de 24 de abril, na Praça Stephens, com um espetáculo de vídeo mapping, fogo de artifício e a atuação da Brigada Victor Jara e do DJ Pedro Duarte, e no dia 25 de abril, no Parque da Cerca, com a Feira de Artes Criativ(a)rte.

PROGRAMA
Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril
De 1 de abril a 31 de maio de 2024

1 de abril a 31 de maio. 09h00 – 17h00
Arquivo Municipal
Exposição “Documentos de abril” - Exposição documental sobre o 25 de Abril na Marinha Grande.

7 de abril . 16h00
Teatro Stephens
Espetáculo Comemorativo dos 50 anos do 25 de Abril
O espetáculo celebra 50 anos de liberdade, numa jornada musical emotiva e envolvida em canções de resistência e esperança. Revisitam-se canções icónicas que se tornaram hinos, mas também as que refletem as transformações sociais, políticas e culturais que se seguiram à revolução.
Com os artistas: Maiseu; Miguel Calhaz; Teatro do Botão; Vira Vadio; Cais da saudade
Organização: Município da Marinha Grande e ACR da Comeira

12 de abril .
Auditório do Edifício da Resinagem
Apresentação de peças de Teatro pelo Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente
18h30 . Peça “18 de Janeiro de 1934”, pela Escola Básica de Casal de Malta
A 18 de janeiro de 1934, fez-se história na Marinha Grande. Uma revolta aconteceu e apesar de abafada pelo regime, perpetuou no tempo e na memória. Investigando, procurando, conhecendo e aprendendo, os alunos da CM1 e da CM5, retratam estes acontecimentos, encarnando as personagens que foram nascendo, cheias de simbolismo e significado. Relembram também artistas da terra, como Joaquim e Guilherme Correia, que, em pequenos, assistiram a tudo isto.
O 18 de janeiro de 1934 tornou-se assim presente na vida e na memória, daqueles que um dia serão os adultos na nossa terra.

FICHA TÉCNICA
Texto Original e Cenografia: Alunos da CM1 e CM5; Prof. Patrícia Pinho e Prof. Sílvia Silva
Encenação: Prof. Patrícia Pinho e Prof. Sílvia Silva
Interpretação: Turma 1 - 1.º ano -Ariana Mendes; Filipa Derelo; Francisco Gaspar; Frederico Nazaré e Inês; Geovana Miranda; LaraSuordem; Laura Pascoalinho; Maria João Barreto; Mateus Carvalho; Mateus Seco; Naísa Duarte; Pedro Sousa; Pietro Silva; Sofia Inácio; Sofia Cardoso; Tomás Bernardo; Ustym Kmet; Vasco Ventura; Yasmin Tavares. Turma 5 - 3.º ano - Ana Matilde Pereira; André Oliveira; Carlota Monteiro; Carolina Graça; Daniel Magalhães; Dinis Cardeira; Diogo Lourenço; Eva Maia; Inês Rodrigues; Isabella Lima; Lia Catarino; Martim Pais; Mateus Correia; Pedro Santos; Rafael Ventura; Rodrigo Martins; Santiago Beja; Tomás Nunes; Valentim Catarino; Vasco Roldão; Veronika Derkach.

19h00 . Peça de teatro “90 anos do 18 de janeiro de 1934 – Conta-me como foi…”, pela Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte
A peça de teatro levada a cena pelos alunos do Clube de História do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente - “– Conta-me como foi…” - retrata, de forma singela, os acontecimentos decorridos na Marinha Grande no dia 18 de janeiro de 1934. Nas três primeiras décadas do século XX, a Marinha Grande viveu, em períodos alternados, uma grave situação de crise económica e social. Houve períodos de falta de trabalho, fome e doença que levaram ao descontentamento do seu operariado. A presença de um forte associativismo entre a comunidade marinhense, em particular junto do operariado vidreiro, terá sido determinante na consciencialização dos valores sociais em causa e no surgimento das várias associações de classe operária. A greve geral de 18 de janeiro de 1934 foi o primeiro grande desafio colocado a Salazar após a entrada em vigor da Constituição de 1933 e das leis laborais do novo regime Estatuto do Trabalho Nacional que dissolveram os sindicatos e proibiam expressamente as greves. Quando em finais de 1933 se iniciaram os preparativos da insurreição e greve geral nacional do dia 18 de janeiro de 1934, o Centro Industrial Vidreiro da Marinha Grande não ficou de fora em articulação com as organizações sindicais nacionais.
Ao longo de nove cenas, os atores transportam os espectadores para diferentes cenários de luta pelos direitos dos trabalhadores, de insurreição contra o poder instituído e também de apresentação das dificuldades que caracterizavam o quotidiano das famílias marinhenses na época.
Simultaneamente traduz uma homenagem, no momento em que se celebram 90 anos do acontecimento, a todos os que pereceram, sofreram ou participaram neste acontecimento histórico, permitindo assim, dar a conhecer às gerações presentes momentos estruturantes da História Local.

Ficha técnica
Dramaturgia: Paula Lopes e Hermínia Lima
Encenação: Paula Lopes e Hermínia Lima
Cenografia: Turmas do 10º E e 11.º E do Curso de Artes Visuais
Interpretação: Maria Biscaia; Carolina Pina; Maria Índio; João Jordão; Guilherme Neves; Martim Tojeira; Tomás Oliveira; Irina Silva; Leonor Chen; Leonor Ramos; Catarina Borges; Ema Sarreira; Cássia Esperança; Amanda Lima; Maria Baridó; Raphael Amancio; Solange Coimbra; Valentina Sobreira; Oriana Rodrigues; Ivon Reis.
Ator convidado: David Romano.
Voz Off: Cesário Silva
Narração: Lara Vieira; Santiago Pedrosa
Som: João Figueiredo.
Luz: Patrícia Bernardo.
Apoios: Grupo de História do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Poente; Clube de Teatro “CalaBoca”; Clube de Música “Projeto Calazans Got Talent”.

12 de abril . 21h30
Foyer do Teatro Stephens
Poesia ao Serão
Para celebrar a Poesia de Intervenção, a tertúlia Poesia ao Serão, da ACR Comeira, vem ao Foyer do Teatro Stephens declamar Abril a partir dos maiores nomes da Literatura Portuguesa. Aos tertulianos da Poesia ao Serão juntar-se-ão alunos da Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte e alunos das Oficinas do Teatro do Botão para leituras encenadas.
Organização: Município da Marinha Grande e ACR da Comeira
Apoios: CEPAE, Teatro do Botão, Escola Secundária Eng.º Acácio Calazans Duarte.

22 de abril a 1 de maio
“Abril sai à Rua”
Espaços públicos do concelho (Marinha Grande/Moita/Vieira de Leiria)
O projeto pretende dar visibilidade aos “Manifestos” concebidos pela comunidade escolar e sénior do concelho. Consiste na decoração do espaço público exterior, através da criação de manifesto de tema livre, elaborados de forma individual ou coletiva, utilizando uma linguagem verbal e/ou não verbal, curta e de fácil compreensão, procurando apelar, sensibilizar e persuadir quem os vai ler, envolvendo a comunidade escolar, bem como outras entidades do concelho, num exercício conjunto de Liberdade, um direito fundamental e um bem inestimável para todos.

24 de abril
18h30 . Centro Tradicional da Marinha Grande
Atuação da Marching Band da Marinha Grande
Atuação itinerante com Marching Band da Marinha Grande que circulará pelas ruas do centro tradicional.

19h40 às 21h30 . Praça Stephens
34ª Milha de Cristal
A Milha Urbana mais antiga de Portugal traz à Marinha Grande a elite do atletismo. Apadrinhada pelo atleta olímpico Domingos Castro, esta prova proporciona a todos um grande espetáculo de atletismo com a proximidade e o calor do público como é habitual neste evento. Com partida e chegada junto à Praça Stephens, em frente à Câmara Municipal.
Organização: Câmara Municipal da Marinha Grande, Junta de Freguesia da Marinha Grande e Clube de Atletismo da Marinha Grande.
Apoio técnico: Associação Distrital de Atletismo de Leiria (ADAL)

21h45 . Praça Stephens
Concerto comemorativo do 25 de Abril, com Brigada Victor Jara
Pioneiros na valorização e divulgação da música tradicional desde 1975, o coletivo Brigada Victor Jara é uma referência incontornável da música portuguesa pelo seu importante legado patrimonial e memória cultural do nosso cancioneiro.

23h15 . Praça Stephens
Espetáculo de Video Mapping
Espetáculo emocionante que transporta a audiência de volta ao contexto político e social da época, proporcionando uma compreensão íntima dos eventos que culminaram na busca pela liberdade. Uma ode à história, à cultura e à resiliência do povo português, capturando a essência da celebração dos 50 anos do 25 de abril de 1974, de uma forma única e memorável.

23h35 . Praça Stephens
Atuação do Grupo de Percussão Tocándar
Projeto pedagógico e artístico marinhense que faz a fusão entre bombos, caixas, timbalões, djembés, didgeridos, espanta espíritos, estruturas metálicas, bidões, caretos, cabeçudos, gigantones, tamborileiros e gaiteiros, onde convivem ambientes rítmicos tradicionais e contemporâneos, impregnados de energia juvenil.

23h45 . Praça Stephens
Música “Grândola-Vila Morena”

23h55 . Praça Stephens
Hino Nacional “A Portuguesa”

25 DE ABRIL

00h00 . Praça Stephens
Discurso do Presidente da Câmara Municipal da Marinha Grande, Aurélio Ferreira, proferido da varanda dos Paços do Concelho

00h10 . Praça Stephens
Espetáculo Piromusical
Espetáculo artístico que combina o lançamento de fogo de artificio com acompanhamento musical.

00h15 . Praça Stephens
Dj Pedro Duarte
“Pedro Duarte, um dos nomes contornáveis do universo da música feita por outros e uma das caras mais conhecidas do prédio onde mora, é um DJ com conhecimentos muito abrangentes em diversas áreas musicais, que vão desde o Rock até a música eletrónica entremeada com easy listening e uma pitada de música popular brasileira. Não sendo muito bom tecnicamente e não tocar em vinil, mesmo assim é o maior da Marinha Grande.”

11h00 . Teatro Stephens
Sessão da Assembleia Municipal Evocativa do 25 De Abril

14h00 . Parque da Cerca - Anfiteatro junto ao lago
Projeto “PINTAR ABRIL” - Projeto artístico e colaborativo de artistas plásticos marinhenses
Refletindo sobre a temática da liberdade, no ano em que a Revolução do 25 de Abril de 1974 cumpre 50 anos, visam com este ato interventivo marcar a efeméride sobre forma de arte pública aplicada a um equipamento urbano num dos Parques mais emblemáticos da cidade. A intervenção será realizada nas paredes e nos degraus do Anfiteatro do Parque da Cerca. Os artistas plásticos marinhenses envolvidos são: Marinela Fazendeiro, Tatiana Gaspar e Vânia Colaço.

CRIATIV(A)RTE
14h00 às 19h00 - 18ª EDIÇÃO DA CRIATIV(A)RTE
Parque da Cerca

A Câmara Municipal da Marinha Grande vai promover a 18.ª edição da CRIATIV(A)RTE, uma feira dedicada às artes, de carácter informal, sem quaisquer fins lucrativos, aberta à comunidade, onde qualquer pessoa ou entidade pode participar, desde que se enquadre no espírito e princípios da mesma, e que conta, também, com a colaboração das Associações do concelho na dinamização da mesma.

Um evento único com o objetivo de criar na cidade da Marinha Grande um espaço para partilha de saberes, usos e costumes, e de proporcionar o encontro de pessoas, através das artes, da cultura e do desporto, pretendendo, simultaneamente, promover o comércio local e a atração de visitantes à cidade da Marinha Grande, com a dinamização de diversas atividades e muita animação.

ATIVIDADES DE PALCO
14h00 - Abertura da Criativ(a)rte

Início do projeto “PINTAR ABRIL” - Projeto artístico e colaborativo de artistas plásticos marinhenses

14h30 - Atuação do grupo de Dança Criativa da Projectos de Vida Sénior
Dinamizada por elementos que frequentam a Universidade Sénior, em parceria com a Escola Rosales Ballet, acompanhados pela professora Annabel Rosales.
Para este grupo, a dança não tem idade, nem limites. A dança faz bem ao corpo, à mente e à alma e eles são a prova disso mesmo.
Org: Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande
15h00 – Atuação da Escola de Artes e Movimento do Sport Operário Marinhense
Apresentação de várias coreografias de Dança, Contemporânea, Girlie e Hip-Hop Kids e Teen e de um Workshop de Danças do Mundo, por alunos que frequentam a escola.
Org: Sport Operário Marinhense
15h30 – Atuação do Coro da Tertúlia dos Anos de Ouro
Coro que integra alunos da Tertúlia dos Anos de Ouro
Org: Associação ADESER II - IPSS
16h00 – Espetáculo infantil - "CANTIGAS DE ABRIL DA CAROLINA”
Um espetáculo de canções alusivas ao 25 de abril, direcionado ao público infantil, mas extensível a todas as idades. Uma excelente forma de celebrar os 50 anos do 25 de Abril, com muito ritmo e animação. “Vamos cantar a liberdade, e aprender sobre um dos momentos mais altos na história de Portugal.”
Org: Câmara Municipal da Marinha Grande
17h00 – Aula de Zumba
Demonstração de uma aula de Zumba pela professora Filipa Carvalho. Aberta ao público em geral.
Org: Sociedade de Instrução e Recreio 1º de Maio
17h30 – Atuação do Grupo de Cavaquinhos - Musicordem
Grupo de cavaquinhos marinhense, constituído por 20 executantes e vozes, um bandolim, uma viola-baixo e um bombo popular, que tocam e cantam música tradicional portuguesa, orientados pelo Maestro Bruno Santos.
Org: Grupo de Cavaquinhos Musicordem/Sociedade de Beneficência e Recreio 1º de janeiro
18h00 – Atuação do Rancho Folclórico de Picassinos
Uma atuação que pretende mostrar e divulgar os costumes e tradições da Marinha Grande, através das canções e dos trajes dos dançarinos.
Org: Sociedade de Instrução e Recreio 1º de Maio
18h30 - Atuação musical do grupo “Cantores Sem Idade” da Projectos de Vida Sénior
Grupo que integra elementos que frequentam a Universidade Sénior, acompanhados pelo músico Sílvio Pereira, trazendo um registo de música popular portuguesa a palco.
Org: Projectos de Vida, Cooperativa Social, Cultural e Lúdica Sénior da Marinha Grande

19h00 - Encerramento da Criativ(a)rte

ATIVIDADES DE ANIMAÇÃO
A não perder!
Entre as 14h00 às 19h00

- Voo Cativo em Balão de Ar Quente – uma excelente forma de celebrar os 50 anos do 25 de abril e de sentir a Liberdade. Uma experiência inesquecível para toda a família!
(A atividade só se realiza se estiverem reunidas as condições climatéricas necessárias à sua execução em segurança)

- Pinturas faciais e Tatuagens Glitter – as quatro Bonecas das Pinturas estão à tua espera. Escolhe a tua pintura favorita e junta-lhe o brilho que quiseres!
- Animação Itinerante com o “Falso Fotógrafo da Liberdade” – uma divertida animação onde a liberdade será a palavra de ordem! Que fotografia sairá daqui? Uma recordação vais levar!
- Música itinerante com uma Dixie Band – tocam e cantam músicas conhecidas de todo o público, incluindo os célebres temas de Abril.
- Equipamentos infantis – insufláveis mega divertidos para saltar e brincar até a energia acabar!
- Jogos de Tabuleiro “Em Grande” – convida os amigos e a família e vem jogar “Em Grande”.

Atividades de participação livre e gratuita.

ATIVIDADES DESPORTIVAS E DE LAZER

ATLETISMO A BRINCAR
Demonstração das atividades dinamizadas pelo clube.
Org: Clube de Atletismo da Marinha Grande
“BRINCAR NA RUA” - JOGOS TRADICIONAIS
Atividade que visa proporcionar às crianças e jovens atividade física ao ar livre, de forma lúdica. “Brincar na Rua”: Viver e reviver os jogos tradicionais do tempo dos pais e avós.
Org: Clube de Atletismo Mónica Rosa
JUDO
Demonstração de Judo Infantil e de competição com tapetes e trampolim, por professores e alunos do Judo Clube. Aulas abertas à participação do público.
Org: Judo Clube da Marinha Grande
VOLEIBOL JOVEM
Demonstração da atividade e realização de jogos de voleibol para famílias e público em geral.
XADREZ
Demonstração da atividade e dinamização de Jogo de Xadrez XL.
Org: Sport Operário Marinhense
FUTEBOL DE RUA
Demonstração e realização de jogos de futebol durante toda a tarde, como divulgação desta atividade.
Atividade lúdica de futebol - Jogos recreativos dos 5 aos 10 anos
Org: Grupo Desportivo "Os Vidreiros"
PATINAGEM DE VELOCIDADE
Demonstração de patinagem de velocidade, com percursos de destreza, por alunos da Associação Inline. Aberta à participação de crianças e jovens que queiram experimentar.
Org: Associação de Patinagem Inline da Marinha Grande
BATISMOS A CAVALO
Possibilidade de experienciar uma volta a cavalo, orientada por profissionais da área.
Org: Associação Equestre Cavalo Dourado
WORKSHOP DE PERCUSSÃO
Dinamização de workshop de percussão com oportunidade de experimentar os instrumentos.
Organização: Associação Tocándar

Apoio: Junta de Freguesia da Marinha Grande
26 de abril . 10h30 . Parque da Cerca e Praça Stephens
Todos à Manif.
Atividade realizada no âmbito do PNA-Plano Nacional das Artes, com o apoio do Município, envolvendo alunos dos três agrupamentos de escolas do concelho. As crianças e jovens irão representar a realização de uma manifestação com cartazes e faixas efetuadas por eles.

27 de abril . 11h00 e 16h45
Arquivo Municipal
Arquivo Fora de Horas
Visita orientada à exposição “Documentos de Abril”

15h00 às 19h00
Biblioteca Municipal, Jardim Stephens e zona envolvente
Quarteirão Cultural
Iniciativa do município dirigida às famílias, que podem ali usufruir de circo contemporâneo, música e ações nos edifícios contíguos, como visitas orientadas e oficinas, música, teatro, ateliers, visitas, leituras e exposições.
Artistas convidados: Bia Maria, Daniela Antunes, Marionetas da Feira, Os Jogos do Hélder, Companhia Break a Leg, Teatro do Botão.

3 de maio . 21h00
Sport Operário Marinhense
Tertúlia D de Abril: a moda
A moda reflete a identidade individual e coletiva, logo os valores vigentes, as preocupações da sociedade, os constrangimentos sociais e culturais podem ser percebidos nos códigos de vestuário. A ditadura do Estado Novo aplicava regras muito claras e normas de conduta social muito estritas que a chegada da Democracia libertou.
Com a participação de Mário Garcia, figurinista de teatro (a confirmar)
Organização: Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Escola Secundária Pinhal do Rei

25 de maio . 21h30
Museu Joaquim Correia
Tertúlia D de Abril: objetos com história
O Município da Marinha Grande, através do Museu Joaquim Correia, convida a comunidade concelhia da Marinha Grande a participar na tertúlia D de Abril: objetos com História, trazendo os seus objetos pessoais do tempo da ditadura, para juntos celebrarmos os 50 anos do 25 de Abril. Nesta tertúlia, os proprietários dos objetos contarão as histórias e as memórias a eles associadas numa relação com o antes e o depois da ditadura.
Exemplos de objetos que os marinhenses poderão trazer e sobre os quais poderão falar: carta de velocípedes, autorização de fumador, uniforme de escola, livros, discos ou desenhos censurados, consentimento de casamento a menores de 21 anos, autorização de saída do país a mulheres, declaração de impedimento de casamento de enfermeiras, telefonistas ou hospedeiras da TAP, autorização para casamento de professoras, cadernos de economia doméstica, registo de prisão pela PIDE, etc....).

Público: geral
Participação: gratuita e livre

Marinha Grande | MONÓLOGO DE PAULO AZEVEDO EXIBIDO NO TEATRO STEPHENS

 O Teatro Stephens, na Marinha Grande, apresenta no dia 6 de abril, pelas 17h00, a emocionante peça “O Tamanho das Coisas”, que tem como único protagonista, o conhecido ator Paulo Azevedo, que nasceu sem braços e pernas e vem construindo a passos largos uma carreira singular no teatro e na televisão.
Este é um monólogo criado à medida para o ator. “O Tamanho das Coisas” investiga a vida de um homem que está continuamente a mudar de dimensão; ora a crescer até se tornar um gigante a sapatear por entre cidades liliputianas, ora a encolher até uma escala microscópica, quando a menor racha no chão passa a ser um abismo intransponível. 

Como no império imaginário descrito por Jorge Luís Borges, em que os cartógrafos criaram um mapa do tamanho exato do império, a coincidir em todos os pontos. Um mapa que não serve à orientação, mas com lagos, vales e florestas onde os viajantes poderiam se perder para sempre. 

A entrada é gratuita, sujeita à lotação da sala, devendo os bilhetes ser levantados no Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 14h00 às 17h30.

*Gabinete de Comunicação e Imagem

Agrária de Coimbra leciona microcredenciação em Iniciação à Equitação Terapêutica


A Escola Superior Agrária do Politécnico de Coimbra (ESAC-IPC) irá lecionar, nos próximos dias 5 e 6 de abril, uma microcredenciação em Iniciação à Equitação Terapêutica.
De cariz teórico-prática, esta microcredenciação tem por objetivo fornecer conhecimentos básicos em Ecocardiografia em Equitação Terapêutica, conferindo um ECTS e meio. Destina-se especialmente a profissionais e estudantes das áreas da saúde e da educação e admitirá um máximo de 16 formandos.

Aos estudantes, mediante comprovativo da sua condição, é conferido 30% de desconto no valor da inscrição.
As candidaturas para frequência desta formação decorrem até amanhã, dia 29 de março, e devem ser efetuadas na plataforma inforestudante.ipc.pt.

Para mais informações, os interessados devem consultar https://www.esac.pt/index.php/estudar/cursos/microcredenciacoes/.

*Isabel Silva

Exposição “A revolução e o que ela trouxe” na Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz

O Município de Reguengos de Monsaraz inicia as comemorações dos 50 anos do 25 de Abril com a exposição “A revolução e o que ela trouxe”, da Ephemera – Biblioteca e Arquivo de José Pacheco Pereira. A mostra vai ser inaugurada no dia 2 de abril, pelas 18h, com a presença de José Pacheco Pereira, estará patente até 28 de abril no Auditório António Marcelino da Biblioteca Municipal de Reguengos de Monsaraz e poderá ser visitada de segunda-feira a sábado das 10h às 12h30 e entre as 14h e as 17h30.

Em exposição vão estar materiais do arquivo Ephemera sobre o 25 de Abril de 1974 e os tempos que se lhe seguiram, pretendendo retratar os dias da revolução, os seus protagonistas, os símbolos, a democratização da política e o exercício de direitos inerentes à liberdade. Para a mostra foram selecionados jornais diários desde o dia da Revolução dos Cravos até aos dez dias seguintes, incluindo um com a orgulhosa menção de que “Este jornal não foi visado por qualquer comissão de censura”, assim como jornais publicados posteriormente por várias forças políticas.

Desta forma, pretende-se dar uma imagem da profundidade e vivacidade da revolução e dos dias que se lhe seguiram, com várias edições diárias e notícias constantes. A opção pela exposição de jornais de diversas organizações políticas tem também como objetivo demonstrar a participação cívica, pela via da formação de novos partidos e pela legalização de outros.

“A revolução e o que ela trouxe” exibe, entre outros, o primeiro “Avante!” publicado em liberdade e o “Povo Livre”, editado pelo PPD, o primeiro partido formalmente constituído após a revolução. Os cartazes escolhidos retratam a diversidade das formas de manifestação, numa ilustração da iconografia dessa época, como o cravo, a pomba, a chaimite, os soldados e o povo.

Alguns dos cartazes sobre a dinamização cultural, que se vieram a tornar famosos também pelo seu valor estético, ilustram, com a autoria de João Abel Manta, esse processo que o Movimento das Forças Armadas levou a cabo. A realização de manifestações após a revolução, fossem de regozijo e alegria ou de reivindicação, ocorreram por todo o país e na mostra estão expostos dois panos originais utilizados em manifestações no Porto, que revelam o ambiente então vivido.

O arquivo Ephemera dedica-se ao salvamento, preservação e divulgação pública de espólios, acervos, livros, manuscritos, documentos, papéis, panfletos e objetos portugueses e estrangeiros relacionados com a memória da história social, cultural, sindical e política contemporânea, tendo publicadas na internet cerca de 20 mil pastas de material disponível. O arquivo acolhe investigadores e projetos de investigação dos seus acervos e espólios, organiza e participa em exposições públicas com os seus fundos e cede documentação e imagens para livros e artigos publicados em Portugal e no estrangeiro.


*Carlos Manuel Barão
Técnico Superior de Comunicação Social

Cantanhede | Quatro dezenas de crianças e bebés foram apoiados em 2023. Banco de Leite em Cantanhede faz balanço positivo

 
Os representantes das entidades envolvidas na dinamização do Banco do Leite de Cantanhede reuniram-se na segunda-feira, 25 de março, na Casa Francisco Pinto, para avaliar os resultados alcançados em 2023, os quais foram considerados positivos.
Lançada em 2013, a iniciativa foi lançada pelo Lions Clube de Cantanhede, em parceria com a Câmara Municipal, as entidades parceiras do Conselho Local de Ação Social de Cantanhede e os padrinhos. A ação visa contribuir para a melhoria das condições de vida das crianças dos 0 aos 6 anos, de famílias vulneráveis, oferecendo-lhe o leite essencial à sua alimentação, recorrendo para isso a dádivas da comunidade e empresas locais, através do apadrinhamento.
A distribuição do leite às famílias tem o apoio logístico do Banco de Recursos Colmeia, local onde são acondicionados os donativos e onde as famílias se dirigem para a sua recolha.
Em 2023, o Banco de Leite apoiou cerca de quatro dezenas de crianças, incluindo oito bebés, com 4.434 litros de leite pasteurizado, 86 embalagens de leite em pó, papas, artigos de puericultura e 416 iogurtes.
O Lions Clube de Cantanhede reforça a quantidade de leite entregue, caso os agregados tenham na sua composição outras crianças com idade superior a 6 anos.
Os resultados obtidos foram fruto da colaboração de 17 padrinhos, que incluíam farmácias, empresas, bancos, associações e cidadãos anónimos.
No mês de dezembro, a organização preparou uma festa de Natal para as famílias beneficiadas pelo projeto, durante a qual foram distribuídos 48 presentes para as crianças e entregues 29 cabazes.
Apesar do Banco de Leite apoiar crianças dos 0 aos 6 anos receberam presentes todas as crianças do agregado familiar até aos 12 anos inclusive.
Os padrinhos contribuíram com um total de 2.840 euros em dinheiro, enquanto que as farmácias colaboraram em género no valor de 2.510 euros.
Em 2023, todas as ações de apoio ao Banco de Leite totalizaram um montante global de 5.380 euros.
“É notável ver que iniciativas como esta desempenham um papel decisivo no apoio às crianças e bebés necessitados do concelho. Esta assistência por parte dos padrinhos é fundamental para garantir a continuidade e sustentabilidade desta resposta social”, afirmou a vereadora com o pelouro da Ação Social, Célia Simões.
Além desta resposta social, foram desenvolvidos diferentes eventos para angariar donativos a fim de apoiar durante mais tempo estas crianças e famílias.
Graças ao apadrinhamento e à organização de eventos, o Banco de Leite está preparado para estender o seu apoio no próximo ano.

*Carla Cruz Silva 
Divisão de Comunicação, Imagem, Protocolo e Turismo