segunda-feira, 13 de maio de 2019

Marinha Grande | Bailarinas vencedoras de concurso internacional recebidas na Câmara




A presidente da Câmara Municipal, Cidália Ferreira, e a vereadora da cultura, Célia Guerra, receberam as alunas e os diretores da Escola Rans Ballet, sediada na Marinha Grande, que participaram recentemente no Concurso Internacional de Ballet, em Espanha.

A receção ocorreu no dia 8 de maio, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, onde as autarcas felicitaram as alunas e enalteceram o trabalho desenvolvido naquela escola de ballet, tendo entregue a bandeira do Município, que havia sido transportada para Espanha, por ocasião do concurso.

A presidente da Câmara, Cidália Ferreira, salientou "a importância da dança no desenvolvimento humano, social e criativo dos nossos jovens” e congratulou “a Rans Ballet por levar longe o nome da Marinha Grande”.

Das 9 coreografias apresentadas a concurso, 6 foram premiadas da seguinte forma:

Kitry Duelo - Solo clássico -  Lara Alves, 10 anos  - 1º Lugar
Chapolino - Solo clássico Leonor Moleirinho, 6 anos  - 2º Lugar
Kitry 3º Acto - Solo Cássico - Lara Alves, 10 anos - 3º Lugar
Dressing UP - Trio - Leonor Moleirinhonho, Mariana Pereira (5 anos) e Luíza Camargo (6 anos) - 1º Lugar
Quimeras - Trio Contemporâneo - Lara Alves ( 10 anos), Farzuna Haitova (10 anos), Laura Silva (9 anos) - 2º lugar
Agapy - Trio Neo clássico - 3º lugar

A aluna Lara Alves ganhou ainda o prémio de melhor bailarina do concurso, que contou com a participação de cerca de 500 bailarinos de vários países.

Sociedade | Inscrições para a Colónia de Férias Afonso Lopes Vieira




De 22 a 24 de maio, das 09h00 às 16h00, no Arquivo Municipal da Marinha Grande, a Câmara Municipal vai ter abertas as inscrições para a participação de crianças e jovens nos Campos de Férias, que decorrem na Colónia Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, entre 1 de julho e 24 de agosto.

À semelhança dos anos anteriores, é colocado o limite de duas inscrições por pessoa, exceto em caso de irmãos, sendo acrescido de mais uma pessoa. O valor de cada inscrição é de 15 euros, podendo existir isenções nos termos do respetivo Regulamento, como é o caso das crianças e jovens com comprovada carência socioeconómica.

Os Campos de Férias dirigem-se a crianças e jovens do concelho da Marinha Grande com idades compreendidas entre 8 e 14 anos. Decorrem no verão, em regime residencial, com alojamento, alimentação e um programa de atividades diversificado.

O objetivo é promover a ocupação saudável dos tempos livres dos jovens, permitir o desempenho de atividades que proporcionem o convívio e o espírito de grupo, proporcionar o contacto com algumas atividades lúdicas e desportivas menos habituais e potenciar a capacidade de participação dos jovens.

Cada turno tem um máximo de 26 participantes. É disponibilizado aos participantes de cada turno alojamento em camaratas; alimentação; realização de atividades, com total acompanhamento de monitores; transporte de ida e volta da sede do concelho; e seguro de acidentes pessoais.

A inscrição das crianças e jovens participantes deve ser feita através do preenchimento de formulário próprio (disponível para download em www.cm-mgrande.pt) junto dos serviços no Arquivo Municipal, acompanhado dos documentos seguintes:

Das crianças / jovens
a) Fotocópia do bilhete de identidade ou cartão do cidadão;
b) Boletim de vacinas devidamente atualizado;
c) Fotocópia de cartão de utente do Serviço Nacional de Saúde.

Do encarregado de educação
a) Fotocópia de cartão do cidadão ou bilhete de identidade;
b) Fotocópia do Número de Identificação Fiscal.

A participação de crianças e jovens nas atividades do Campo de Férias só tem lugar se devidamente autorizada pelo respetivo representante legal.

Os turnos dos campos de férias são os seguintes:

1 | 01 a 06 de julho | Iniciados | (8 - 9 - 10 - 11 ANOS)
2 | 08 a 13 de julho | ESPECIAL APPACDM
3 | 15 a 20 de julho | JUVENIS  (12 - 13 - 14 ANOS)
4 | 22 a 27 de julho | INICIADOS  (8 - 9 - 10 - 11 ANOS)
5 | 29 de julho a 03 de agosto | JUVENIS  (12 - 13 - 14 ANOS)
6 | 05 a 10 de agosto | INICIADOS | (8 - 9 - 10 - 11 ANOS)
7 | 12 a 17 de agosto | JUVENIS  (12 - 13 - 14 ANOS)
8 | 19 a 24 de agosto | INICIADOS  (8 - 9 - 10 - 11 ANOS).

Marinha Grande realiza Expocriança



O Parque Municipal de Exposições da Marinha Grande recebe a Expocriança, nos dias 25 e 26 de maio, com o apoio da Câmara Municipal.

O certame, organizado pela Made In Eventos, pretende afirmar-se como uma mostra de equipamentos, bens e serviços dedicados à infância, que passam pela moda, puericultura, fotografia e vídeo, brinquedos, empresas para organização de eventos infantis, entre outros.

Outra forte componente da Expocriança é a exibição de espetáculos culturais infantis, atuação de escolas de dança locais e diversas atividades de animação para os visitantes mais novos, com insufláveis e pinturas faciais.

A Expocriança pretende, deste modo, dar visibilidade ao comércio e serviços locais e proporcionar diversão às crianças e famílias. Além disso, tem subjacente a componente solidária, uma vez que vai apoiar a Associação Protetora dos Animais da Marinha Grande.

Horário da Expocriança:
Parque Municipal de Exposições
25 de maio, das 15h00 às 22h00
26 de maio, das 15h00 às 20h00.

Pampilhosa da Serra assinala Dia Internacional dos Museus




O Município de Pampilhosa da Serra, através do Museu Municipal, associa-se, uma vez mais, às comemorações do Dia Internacional dos Museus que se celebra, anualmente, a 18 de maio. 

Para o efeito, a efeméride que este ano assenta no tema “Os Museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”, será assinalada com um programa que para além da possibilidade de visita às exposições do Museu em horário alargado – até às 24h - contempla ainda outras iniciativas. 

Neste dia, pelas 21h00, será apresentado na capela da Misericórdia, o livro Contos e Poemas de Natal, de José Ramos Mendes. O ex-pároco e professor, natural de Sobral Valado, em Pampilhosa da Serra, preparou, ainda em vida, uma coletânea de contos de Natal da sua autoria agora reunidos em livro. Recorde-se que José Ramos Mendes foi também secretário do concelho económico de Pampilhosa da Serra e serviu a comunidade em variadas instituições civis do concelho, destacando-se o facto de ter sido presidente da Assembleia Municipal. 

Mais tarde, pelas 22h00, terá lugar na Praça Barão de Louredo, junto ao Museu Municipal, um concerto conjunto do Quarteto de Cordas da Orquestra Clássica do Centro, com o acordeonista Jorge Caeiro. A atuação insere-se no âmbito do programa Coimbra Região de Cultura, dinamizado pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra. 

É de salientar que o Dia Internacional dos Museus, foi criado em 1977 pelo Conselho Internacional de Museus (ICOM), com o objetivo de promover, junto da sociedade, uma reflexão sobre o papel dos Museus no seu desenvolvimento. Deste modo, o Município de Pampilhosa da Serra não quer deixar de se associar a esta iniciativa, aproveitando a ocasião para cimentar o papel do Museu Municipal como meio difusor e de preservação do vasto património cultural concelhio. 

Flávio Neves Salgado

Marinha Grande | Museus em festa!

Resultado de imagem para Museus em festa
SAPO Lifestyle

Os museus da Marinha Grande vão estar em festa e de portas abertas gratuitamente, para celebrar o Dia Internacional dos Museus, no próximo fim-de-semana, estando convidada toda a população.

As comemorações deste ano têm como tema “Os museus como Centros Culturais: o futuro da tradição”. Os objetivos desta iniciativa visam a divulgação dos museus, sobretudo pensando no público infanto-juvenil do concelho, enquanto local de aprendizagem, experimentação, diversão e diversificação dos seus conhecimentos, fomentando desde cedo o conhecimento do património histórico e cultural do local onde vivem, nomeadamente da área do vidro.

Este ano as atividades dinamizadas para o público escolar consistem na realização de visitas guiadas à exposição temporária do Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro, intitulada “Transparência Ecológica - do trópico ao glaciar”.

O programa das comemorações do Dia Internacional dos Museus é o seguinte:

18 e 19 de maio - entradas gratuitas no Museu do Vidro

18 de maio . sábado
15h00 . Oficina de video animação "A minha vida dava um vídeo", dinamizado por Margarida Rodrigues
Sinopse: Materiais que podes utilizar com resultados que nem imaginas... Como é que será que eles ganham vida? Vem esse mistério ouvir, que ele ainda está por descobrir!
Local: Serviços Educativos do Museu do Vidro.
Duração: 2h00m.
Público alvo: crianças e jovens dos 6 aos 16 anos.
Atividade limitada a 10 participantes, sujeita a inscrição prévia.

16h00 . Concerto para bebés “Quântico ma non roppo”
Local: Casa da Cultura Teatro Stephens
Preço: 7,5€ (adulto+bebé palco) 5€ (plateia)
Bilheteira:
Teatro Stephens, de terça-feira a domingo: das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00.

18h00. Inauguração da exposição temporária "Transparência ecológica - do trópico ao glaciar",  da artista Teresa Almeida, no Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro.

Noite dos Museus:
Abertura do Museu do Vidro, Núcleo de Arte Contemporânea e Coleção Visitável do Futuro Museu da Indústria de Moldes em horário alargado até às 20h00 e das 21h00 às 24h00

19 de maio . domingo
10h30 . Ateliê "Gravar com tinta", dinamizado por Margarida Rodrigues
Sinopse: Que figura pode surgir na tua gravura? Um triângulo ou uma árvore? Um desenho ao contrário? Que extraordinário! Nesta oficina podes descobrir as respostas a estas perguntas e muito mais.

Local: Serviços Educativos do Museu do Vidro.
Duração: 1h30m.
Público alvo: crianças dos 4 aos 6 anos.
Atividade limitada a 10 participantes, sujeita a inscrição prévia.

15h30 . Visita guiada à exposição “Aromas em vidro”, seguida da apresentação “História da perfumaria portuguesa, 1850-1970”, ambas realizadas por Afonso Oliveira, colecionador de frascos de perfume.

De 20 a 29 de maio 
Visitas à exposição "Transparência ecológica - do trópico ao glaciar"
Sessões às 09h30, 10h30, 14h00 e 15h00
Local: Núcleo de Arte Contemporânea do Museu do Vidro
Visita à exposição temporária, em que de seguida as crianças realizarão um desenho acerca da exposição e sua temática.
Publico alvo: crianças dos 3 aos 10 anos, a frequentar o ensino pré-escolar e 1.º ciclo do ensino básico do concelho.

Vouzela Festival das Sopas de Vouzela realiza-se a 17 de maio - Iniciativa assinala décima edição


Vouzela vai receber, no dia 17 de maio, a décima edição do Festival das Sopas, promovida pela Escola Profissional de Vouzela, com o apoio do Município de Vouzela. 
Aquele que é o maior evento do género na região, e que registou mais de 4000 visitantes no ano passado, tem como principais objetivos promover o estabelecimento de ensino, em particular os cursos de hotelaria e restauração, bem como divulgar turisticamente o concelho de Vouzela. 
A organização espera que este ano possam ser apresentadas cerca de 70 sopas, numa diversidade que vai desde legumes, feijão, canja, caldo verde à incontornável sopa seca de Alcofra. 
O evento terá lugar na Alameda D. Duarte de Almeida, a partir das 20h e contará com a presença musical da Sociedade Musical Cultura e Recreio de Paços de Vilharigues.

Palestra "O que é o Mercado do Carbono?" | 15Maio2019 | Anfiteatro do Departamento de Química (Sala 15.1.59) - Universidade de Aveiro | 15H00


O Colégio de Engenharia Química e Biológica da Ordem dos Engenheiros da Região Centro, em parceria com a Delegação Distrital de Aveiro da Ordem dos Engenheiros e com o Núcleo de Estudantes de Engenharia Química da Universidade de Aveiro, vai levar a cabo no próximo dia 15/05/2019, uma palestra subordinada ao tema "O que é o Mercado do Carbono?", a qual visa uma abordagem sobre as regras comunitárias e nacionais, aplicáveis às áreas da energia e indústria, abrangidas pelo Comércio Europeu de Licenças de Emissão (CELE), que é hoje, à escala europeia, o principal instrumento de política de mitigação das emissões de gases com efeito de estufa.

A aplicação do regime CELE teve início em 2005, tendo a Comissão Europeia  estabelecido um período experimental, de aprendizagem para o período subsequente: 2008-2012, que coincidiu com o período de cumprimento do Protocolo de Quioto. No período 2013 - 2020 com a publicação da nova Diretiva CELE - Diretiva 2009/29/CE, incluída no Pacote Clima Energia, verificou-se um alargamento do âmbito, com a introdução de novos gases e novos sectores, da redução da quantidade de licenças de emissão atribuídas a título gratuito e a criação de um mecanismo de leilão para a compra de licenças de emissão.

Esta temática terá como Oradora: Eng.ª Helena Pereira – Engenheira de Ambiente pela U.A./ Pós - Graduação em Gestão da Segurança, Higiene e Saúde no Trabalho/ Pós - Graduação em Gestão da Qualidade e Segurança Alimentar/ Pós - Graduação em Ética e Responsabilidade Social/ Consultora/ Auditora da APCER/ Verificadora EMAS/ Verificadora CELE/ Verificadora SEVESO.
Programa da Palestra:
Dia 15/05/2019 – 15:00 h
Local: Anfiteatro do Departamento de Química (Sala 15.1.59) – Universidade de Aveiro
A entrada é gratuita, mas sujeita a inscrição prévia, devendo as inscrições ser efetuadas através do SIGOE ou para o endereço aveiro@centro.oep.pt.
Para qualquer esclarecimento, o contacto telefónico é o seguinte: 234 386 701
Informa-se que, a pedido dos interessados, serão disponibilizados certificados de participação, que o deverão requerer no ato de inscrição.”

Mais de 70 voluntários já tiveram formação Freguesias de Cantanhede vão ter brigadas de primeira intervenção de combate a incêndios rurais



Mais de 70 pessoas participaram na ação de formação realizada no quartel dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, em 11 de maio, tendo em vista a constituição das equipas de voluntários de primeira intervenção de combate a incêndios rurais nas freguesias de Febres, Covões e Camarneira, Cadima, Ançã, Outil e Portunhos Sanguinheira, Vilamar e Corticeiro e Ourentã.

Ministrada pelo Coordenador Municipal da Proteção Civil, Hugo Oliveira, e pelo 2.º Comandante dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede, Nuno Nascimento, a ação incidiu sobre diversas matérias relacionadas com os incêndios florestais, designadamente os fatores que afetam e contribuem para a sua ocorrência e desenvolvimento, os métodos de extinção e táticas de combate, as situações de perigo e regras básicas de segurança e ainda uma parte prática de manuseamento e utilização dos Kits de Primeira Intervenção. Estes dispositivos de combate a incêndios em fase precoce, recorde-se, foram oferecidos pela Câmara Municipal de Cantanhede às juntas de freguesia que manifestaram interesse em possuí-los para colaborarem ativamente e desenvolvendo os esforços necessários à constituição de equipas de voluntários para operarem, dinamizarem e desenvolverem a primeira intervenção de combate a incêndios, bem como outras ações, como a sinalização de situações de perigo na via pública e o corte de árvores pendentes e tombadas sobre as estradas, de modo a assegurar a atividade de Proteção Civil tal como previsto e definido na sua Lei de Bases.

A este propósito, o vereador Adérito Machado agradeceu às juntas de freguesia “a disponibilidade e o interesse em colaborarem com a Câmara Municipal na implementação deste projeto conjunto” e manifestou “o mais vivo reconhecimento aos voluntários presentes pelo seu envolvimento ativo num processo que seguramente trará benefícios para as populações, quer em termos de prevenção quer ao nível do combate aos incêndios”.

O autarca referiu ainda que “às freguesias, pela sua proximidade aos cidadãos, está reservado um papel fundamental na mobilização das comunidades e na consolidação de uma cultura de segurança, até pelo grande conhecimento que têm do território. Este projeto é apenas o primeiro passo de um conjunto de políticas e ações estão a ser levadas a cabo pelo Município de Cantanhede para acautelar a preservação dos recursos naturais e a segurança da população, prevenindo riscos, através da criação das Unidades Locais de Proteção Civil”, salientou.

Castelo de Paiva | Sopa Seca com favo de mel está seleccionada para a 2ª fase - IGUARIA DO MUNICÍPIO PAIVENSE ESTÁ APURADA PARA AS SETE MARAVILHAS DOCE DE PORTUGAL


Município de Castelo de Paiva concorreu recentemente ao concurso “ As sete maravilhas Doce de Portugal “ e viu ser nomeados na primeira fase, todos os doces que apresentou na competição, sendo que, a Sopa Seca com Favo de Mel, classificado na categoria Doce Inovação, já está seleccionado para a 2ª fase do concurso, situando-se entre os sete doces nomeados do distrito de Aveiro.

Todos os doces submetidos pela edilidade a este concurso foram reinvenções de antigas receitas, juntando a tradição à inovação, procurando sempre melhorar e perpetuar o que de bom tem o concelho, também neste domínio, sendo que o doce escolhifo pelo grande júri foiuma parceria com o Douro 41 Hotel & Spa, localizado na Raiva.

Recorde-se que os doces propostos pelo município paivense foram a “ Cavaca com pêra bêbada e gelado de canela “,  “ Coulant de abóbora “, “ Gelado de vinho verde “, “ Pêra cozida com crumble e massa folhada “ e “ Sopa Seca com favo de mel “, e nesta aventura pela doçaria local, a autarquia contou com a preciosa colaboração do Douro 41 Hotel and Spae com a Gelati Regionali que de boa vontade se juntaram a esta iniciativa, representando o município de Castelo de Paiva.

Depois de, na fase inicial, serem nomeados todos os doces paivenses com que foram apresentados ao concurso 7 Maravilhas Doces de Portugal, foi com grande satisfação que se confirmou que o concelho teve dois doces indicados para a próxima fase, nos 21 doces seleccionados do distrito de Aveiro, sendo que, os doces escolhidos pelo júri foram a Sopa Seca com Favo e Gelado de Mel e o Gelado de Vinho Verde, ambos da categoria Doce Inovação.

Sopa Seca com Favo e Gelado de Mel, o doce agora distinguido para a 2ª Fase do concurso, é uma recriação da famosa Sopa Seca tão típica do nosso concelho, e que em muito nos representa, sendo que esta inspiração nasceu pelas mãos do chefe Ricardo Lourenço, do Restaurante Raiva - (Douro41 Hotel & Spa) onde esta sobremesa pode ser apreciada todos os dias.

A vereadora do turismo da autarquia paivense Paula Melo já evidenciou agrado por ter sido possível participar e a candidatura ser avaliada de forma positiva, bem como pela selecção deste doce para a fase seguinte deste certame nacional, mostrando-se optimista relativamente a um bom resultado, acreditando que esta criação da doçaria de Castelo de Paiva vai ser valorizada na categoria em que foi integrada.   

Carlos Oliveira

Castelo de Paiva | Três dias com muita animação musical - SABARIZ/PARAÍSO VAI PROMOVER XVI PROVA DE VINHOS E PETISCOS


Com organização a cargo da Associação Cultural de Sabarizrealiza-se na freguesia de S. Pedro do Paraíso, a XVI Mostra de Vinhos e Petiscos, um certame popular que regista sempre boa adesão de visitantes e que volta a contar com o apoio da CM de Castelo de Paiva e da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

Tal como no ano passado, a organização adicionou mais um dia ao certame, sendo que, já na Sexta Feira à noite, dia 17 de Maio, a partir das 18 horas, há animação de rua com as concertinas dos “ Amantes do Rio Douro “, e depois acontece a abertura do Restaurante Sabores da Aldeia que vai privilegiar pratos de carne arouquesa, seguindo-se às 21h30, uma actuação da banda “ LMC “ que fará a sua estreia nesta iniciativa que promete animar a noite neste primeiro dia.
A abertura oficial está agendada para Sábado, dia 18, e a partir das 14h30, está agendada uma Palestra sobre Vinhos, seguida de prova, com abertura das tasquinhas e do restauranteSabores da Aldeia e a actuação do Grupo de Concertinas  “ Os Amigos de Compostela “, iniciando-se a noite com uma actuação do Grupo “ Os Amigos de Melres “, seguindo-se à noite, a partir das 22h00, um baile popular com o Duo AndiMarc e a presença do DJ Bruno Falcão até à 1h da madrugada.
No Domingo, o certame reabre às 12h30 horas para jornadas gastronómicas com abertura de tasquinhas e restaurante, com destaque para a habitual exibição de Grupos de ConcertinasCantares de Escariz, destacando-se durante a tarde, animação de rua com Cantares à Desgarrada, sendo que, o resto da tarde será preenchida com a actuação do Joãozinho dos Minhotos Marotos,  com bailarico popular, estando o encerramento da mostra prevista para as 22 horas.
A abertura marcada para o inicio da tarde de Sábado, vai contar com os responsáveis daAC de Sabariz, do presidente da edilidade paivense Gonçalo Rocha e elementos do Executivo Municipal e do presidente Joaquim Martins, da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso.

Carlos Oliveira

Bibliomóvel apresentada no Congresso Nacional de Leitura da Colômbia



A Bibliomóvel – Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova participou no 14º Congresso Nacional de Leitura da Colômbia, iniciativa integrada no programa da Feira Internacional do Livro de Bogotá (FILBO) que decorreu entre os dias 25 e 27 de abril. Organizado pela Fundalectura/IBBY, o Congresso incidiu na temática "Lecturas Y Escrituras en Transito", tendo a Bibliomóvel sido apresentada no painel “Ruralidade-Periferia”. No dia 25 de abril, Nuno Marçal, bibliotecário itinerante, falou sobre a sua experiência ao volante da Bibliomóvel, naquela que é uma biblioteca que tenta ser (+) Próxima, (++) Humana e (+++) Útil. “Foram dias intensos de troca de saberes e sentires em torno do papel social das Bibliotecas que vai muito para além dos livros e das leituras e na qual a Bibliomóvel de Proença-a-Nova tem tido um papel de destaque”, salienta Nuno Marçal. 

Para além do Congresso Nacional de Leitura, a Bibliomóvel marcou presença em outras iniciativas em Bogotá no dia 29 de abril: foi apresentada na Universidade dos Andes, após convite endereçado no âmbito da Cátedra Fernando Pessoa, ministrada pelo Professor Jeronimo Pizarro, e que decorreu perante alunos e professores; e ainda na Colsubsidio, um fundo de pensões para assalariados colombianos com uma vasta obra social onde se incluem Bibliotecas e Bibliotecas Itinerantes. Para além de conhecer alguns dos seus equipamentos culturais, Nuno Marçal falou sobre a Bibliomóvel aos funcionários responsáveis pelo funcionamento da rede de Bibliotecas Colsubsidio. 

Para além destes eventos internacionais, a experiência da Biblioteca Itinerante de Proença-a-Nova também é partilhada dentro de portas. No dia 9 de março, a Bibliomóvel participou no BICUL - Seminário Biblioteca, Inclusão, Cidadania, Universalidade e Leitura que decorreu em Alenquer. “As comunicações e os projetos apresentados abordaram o papel importante das Bibliotecas como espaços públicos (talvez os únicos) por excelência de abrigo e defensores da Interculturalidade e da super diversidade, elementos que caracterizam as sociedades atuais e que têm tido alguma dificuldade em gerir e albergar essas diferenças”, recorda Nuno Marçal. Os projetos apresentados incluíram aqueles que têm o foco nas comunidades migrantes e nómadas, nos alunos com necessidades educativas especiais, nas literacias e competências digitais. A Bibliomóvel foi apresentada no painel dedicado ao tema: “A inclusão no tereno: partilha de projetos”.

Marca Proença-a-Nova Origem apresentada na Academia Time Out Market



A marca Proença-a-Nova Origem esteve presente na Academia do Time Out Market, no Mercado da Ribeira, em Lisboa, a 9 de maio, levando até à capital os sabores genuínos made in Proença-a-Nova. O objetivo desta ação foi divulgar os produtos da marca junto de jornalistas, bloggers, chefs de cozinha e lojas gourmet, mas também potenciar todo o território, convidando todos os participantes nesta iniciativa a viajarem até ao concelho de Proença-a-Nova, comprovando ao vivo a autenticidade e qualidade dos mesmos ou a comprá-los através da loja online em http://www.proencanovaorigem.pt

O mel e as compotas, o azeite, o vinho, o pão, o bolo finto, o queijo, o plangaio, o maranho e a tigelada estarão em destaque, mas também serão dados a conhecer os restantes produtos que estarão expostos no local. Este evento terá um momento de degustação com vinho, queijo, bolo finto e pão, seguido de um workshop dinamizado pelo Chef Miguel Mesquita que convidou os presentes a fazer um prato de plangaio com esmagada de batata doce e um prato de maranho acompanhado com salada de espinafres, cebola caramelizada, laranja e amêndoas tostadas. No final, todos terão a oportunidade de provar a tigelada de Proença-a-Nova, a rainha da doçaria do concelho e finalista distrital das 7 Maravilhas dos Doces®. 

Esta ação de promoção da marca está em linha com aquelas que já têm vindo a ser realizadas, quer através da presença dos produtos nas principais feiras de turismo internacionais e nacionais, quer através da degustação e venda de produtos com a Food Truck da Marca Proença-a-Nova Origem, que mais recentemente marcou presença no Palácio Baldaya, em Benfica.

Descantar, desgarrar e desafiar: o FestCordel está de regresso

Depois do sucesso da 1.ª edição, o FestCordel - Festival Internacional do Verso Popular está de volta aos concelhos de Estarreja, Oliveira de Azeméis e Murtosa. Até domingo, 19 de maio, a arte da palavra é homenageada na voz de poetas de cordel e repentistas de Portugal, Brasil e Galiza recordando os últimos grandes poetas populares portugueses da nossa região: Margarida Rei, Marques Sardinha e José Joaquim Monteiro.

A apresentação do FESTCORDEL, que pretende enaltecer o verso popular, uma arte do povo, cultura genuína da nossa gente e de todos quantos partilham a língua portuguesa pelo mundo, aconteceu na sexta-feira, dia 10 de maio, no Auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, em Cesar, Oliveira de Azeméis.

Isabel Simões Pinto, Vereadora da Cultura da Câmara Municipal de Estarreja, explica que pretende-se “dar continuidade a este projeto de forma a sensibilizar as escolas, as universidades e o público em geral, para esta tradição perdida, da qual tivemos exímios executantes de norte a sul do país, alguns dos quais, como o “nosso” Marques Sardinha, viveram entre nós e encantaram o nosso povo que ainda recorda os seus nomes.”

O FestCordel passa por Estarreja hoje e no domingo, dia 19. Hoje com várias sessões durante a manhã na Escola Secundária de Estarreja, e à tarde, no Cine-Teatro de Estarreja, dirigidas ao público sénior. No dia 19 de maio, às 16h00, decorrerá o espetáculo final, de encerramento do Festival, no Cine-Teatro de Estarreja, com a presença dos poetas e repentistas populares do Brasil como Pinto Branco, Geraldo Amâncio, Marreco e Guilherme Nobre e os portugueses Augusto Canário e Cândido Miranda.

Em 2018, este evento intermunicipal contou com várias sessões dinamizadas por poetas repentistas, portugueses e brasileiros, dirigidas a públicos escolares (escolas), a público sénior (IPSS) e ao público em geral, e revelou-se de forte impacto e interesse cultural para o Município de Estarreja, em particular, bem como para os demais municípios.

O FESTCORDEL – Festival Internacional do Verso Popular é um projeto proposto e coordenado pelo Professor António Abreu Freire, profundo conhecedor da literatura popular, com produção do Cine-Clube de Avanca, e tem por objetivo restaurar em Portugal uma das tradições culturais mais antigas e genuínas da língua portuguesa, juntando, numa exibição de arte da palavra, alguns dos maiores poetas e repentistas populares da atualidade, de Portugal, Espanha, Brasil e Marrocos. Hoje, a Literatura de Cordel é património cultural da nação brasileira e está em processo de ser reconhecida como património imaterial da humanidade.

Programação de 10 a 19 de maio:
OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Apresentação do FestCordel 2019

10 MAIO | 21h30 | Auditório Padre Joaquim Vieira Cavadas, Cesar

Repentistas: Pinto Branco (Brasil); Geraldo Amâncio (Brasil); Guilherme Nobre (Brasil); Marreco (Brasil); Augusto Canário (Portugal); Cândido Miranda (Portugal).

XXIII Mercado à Moda Antiga

18 MAIO | 15h30 | Largo da República, Oliveira de Azeméis
Repentistas: Pinto Branco (Brasil); Geraldo Amâncio (Brasil); Guilherme Nobre (Brasil); Marreco (Brasil); Augusto Canário (Portugal); Cândido Miranda (Portugal).

MURTOSA
18 MAIO | 21h30 | Junta de Freguesia do Bunheiro, Bunheiro

Repentistas: Pinto Branco (Brasil); Geraldo Amâncio (Brasil); Guilherme Nobre (Brasil); Marreco (Brasil); Augusto Canário (Portugal); Cândido Miranda (Portugal).

ESTARREJA
Espetáculo geral

19 MAIO | 16h00 | Cine-Teatro de Estarreja

Repentistas: Pinto Branco (Brasil); Geraldo Amâncio (Brasil); Guilherme Nobre (Brasil); Marreco (Brasil); Augusto Canário (Portugal); Cândido Miranda (Portugal).


DOCES DA COVILHÃ DISPUTAM PRÉMIO "7 MARAVILHAS”



O concurso “7 Maravilhas – Doces de Portugal”, promovido pela RTP, divulgou os doces, selecionados por um painel de especialistas, que vão agora disputar o voto do público, num programa que será emitido pela RTP nos meses de julho e agosto. 

As Cavacas - da Padaria Dias - e o Fidalgo de Cherovia - da Padaria da Ramalha - são os doces selecionados, candidatos a colocar a Covilhã na rota da doçaria nacional, provando a capacidade destas confeitarias para inovar e reinventar tradições.

LIVROS ESTÃO NA RUA DE 17 A 26 DE MAIO


A Câmara Municipal de Évora traz de novo o “Livros à Rua”, ao Largo Marquês de Marialva, conhecido como Largo da Sé, de 17 a 26 de maio. Este ano com uma programação literária bem diversificada e acompanhada de uma programação cultural ímpar.

A feira do livro, a atividade central da iniciativa, e que tem como protagonistas as livrarias e livreiros da cidade, está aberta das 12h00 às 20h00, de segunda a sexta-feira e das 10h00 às 20h00, nos fins de semana. Entre os escritores que irão apresentar novas obras estão: João Pedro Marques, João Tordo, José Fanha, Luis Pastor, Fernando Venâncio, José Pedro Castanheira e Feliciano de Mira.

Uma maratona de leitura; oficinas de poesia e de ilustração, realizadas pela escola itinerante “Emocionário”, entre outras, promovidas pelo Arquivo Distrital de Évora; sessões de contos, com contadores de histórias como o brasileiro Oswaldo Filipe ou a portuguesa Elsa Serra; estas são algumas das propostas literárias do programa da iniciativa em 2019.

Em paralelo, ao longo dos dez dias em que decorre, há espetáculos diários, no palco do Livros à Rua, às 18h00, junto à Sé. “Sorriso” é a majestosa produção do Teatro Só escolhida para o dia 17, seguindo-se, entre outras, atuações como as do “Projeto Bug”, as do grupo “Al Fanfare”, as do “La Banda de Otro” e as da formação teatral “Toca e Mexe”. Nos dias 25 e 26 o “Coletivo Somos”, de André Nunes e Pedro Santos, convida toda a população a integrar uma oficina de percussão, que culmina num espetáculo no dia 26, às 18h00, que irá explorar os sons dos livros e do papel.

As noites dos fins de semana do “Livros à Rua” também oferecem um recheado programa cultural, na Igreja de São Vicente, às 21h. Este espaço recebe, entre outros, artistas como o músico Eduardo Ramos, o cantor Cícero, o Duo Lundú, o grupo Grafonola Voadora & Napoleão Mira ou a pianista Patrizia Giliberti e o ator Manuel Coelho que interpretam um concerto poético.



A Biblioteca Pública de Évora, a Associação É Neste País e a Fundação Eugénio de Almeida são parceiros da Câmara Municipal de Évora na promoção do Livros à Rua, cujo programa completo está disponível em www.cm-evora.pt e facebook.com/livrosarua.

Movimento pede a hoteleiros que recusem parque de estacionamento em Aveiro

Resultado de imagem para Movimento pede a hoteleiros que recusem parque de estacionamento em Aveiro
O Movimento Juntos pelo Rossio divulgou ontem uma carta aberta a hoteleiros e investidores, pedindo-lhes que recusem a construção de um parque de estacionamento subterrâneo que provocará “danos irreversíveis” no jardim do Rossio de Aveiro.
Na carta, os representantes do movimento alertam que a construção do parque de estacionamento, que poderá servir novos hotéis de cinco estrelas que se instalem no centro da cidade, vai destruir o jardim, descaracterizando a zona e retirando valor ao turismo, por destruir as zonas de interesse que poderiam atrair visitantes.
“Desejamos que o turismo em Aveiro respeite a tradição das gentes e a vida de Bairro sob pena de quando quiserem visitar Aveiro, Aveiro já não ser Aveiro, e ser qualquer outra coisa transgénica e modificada ao sabor dos interesses privados. Também aí perderão os hotéis que já nada terão para oferecer aos seus clientes e o seu investimento atual de nada servirá. Perderemos todos”, lê-se na carta.
Segundo a missiva, divulgada na data em que se assinala o dia da cidade de Aveiro, “uma nova ameaça paira sobre um espaço privilegiado de receção aos turistas desta cidade” e “o Jardim do Rossio pode ser destruído”.
“No seu lugar a Câmara Municipal de Aveiro pretende criar um gigantesco buraco de lodo com resolução por tempo indeterminado, dada a complexidade, morosidade e impacto da construção de um parque de estacionamento em cave previsto para aquele local”, lê-se no documento.
A carta acrescenta ainda que à obra pode ficar associada a “destruição parcial das marinhas, incluindo a tão conhecida Marinha da Troncalhada, que é hoje um Ecomuseu”.
“Estes danos irreversíveis poderão verificar-se caso a Câmara Municipal de Aveiro avance com a construção da nova ponte sobre a eclusa, e seus acessos, cuja previsão aponta para um custo de mais de um milhão de euros a serem pagos por todos nós”, refere a carta aberta.
O texto lembra referências do executivo camarário a enaltecer o investimento por parte de hotéis de cinco estrelas e a “mais-valia que seria ter estacionamento à porta dos restaurantes, hotéis e alojamentos do centro”, questionando se a construção prevista do parque de estacionamento poderá ser uma “encomenda de privados”.
“Senhores investidores, serão bem-vindos sempre e quando assegurarem o respeito pelo património cultural, ambiental e social desta cidade e não contribuírem ou pactuarem com a destruição dos espaços que nos são queridos e cuja história vai muito além da vossa chegada recente. As cidades fazem-se de gente e de vivências, de espaços verdes e de partilha, não de ‘bunkers’ de cimento. Contamos convosco para dizer não ao estacionamento do Rossio e para estarem ao lado da população nesta causa”, afirma-se no texto.
Os autores da carta aberta defendem que essa posição deixa a Câmara Municipal, atualmente presidida por Ribau Esteves, “liberta de pressões externas para assumir definitivamente que desistir deste projeto será a melhor decisão para a cidade”.
Lusa

IVA da eletricidade e do gás natural na potência mais baixa desce a partir de 1 de julho

Resultado de imagem para IVA da eletricidade e do gás natural na potência mais baixa desce a partir de 1 de julho
Observador
A descida do IVA da eletricidade e gás natural na potência mais baixa foi hoje publicada em decreto-lei, baixando a taxa de 23% para 6% a partir de 01 de Julho.
“A componente fixa de um dos elementos do preço devido pelos fornecimentos de eletricidade e de gás natural passa a ser tributada em sede de IVA pela taxa reduzida de 6 % no Continente e de 4 % e 5 %, respetivamente, nas Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira”, lê-se no diploma hoje publicado em Diário da República.
Mas a redução da taxa de IVA aplica-se apenas aos consumidores que, em relação à eletricidade, tenham uma potência contratada que não ultrapasse 3,45 kVA e que, no gás natural, tenham consumos em baixa pressão que não ultrapassem os 10.000 m3 anuais.
O Governo, no diploma, defende que esta redução do imposto de valor acrescentado (IVA) nos fornecimentos de eletricidade e gás natural vai, sobretudo, proteger “um número significativo” de consumidores finais, reduzindo o peso dos impostos no preço final destes fornecimentos e incentivando, em simultâneo, a eficiência energética e promovendo a proteção ambiental.
O decreto-lei, que entra em vigor dentro de 48 dias, no primeiro dia de Julho, determina ainda que o novo regime também produz efeitos em 01 de julho quanto às operações, realizadas a partir dessa data de transmissão de bens de caráter continuado resultantes de contratos que deem lugar a pagamentos sucessivos.
Esta redução da taxa de IVA estava prevista no Orçamento do Estado para 2019 e obteve ‘luz verde’ do Comité do IVA da Comissão Europeia.
Segundo o Ministério das Finanças, esta redução de imposto, em conjunto com a injeção de 190 milhões de euros no défice tarifário, vai beneficiar mais de três milhões de contratos – cerca de metade do total – “atingindo níveis de poupança anuais para estes consumos na ordem dos 6%”.
Os cálculos da consultora Deloitte indicam que a redução mensal na fatura da eletricidade e gás do agregado familiar não vai chegar aos dois euros.
Em outubro de 2011, ainda sob intervenção da ‘troika’, a taxa de IVA da energia elétrica e gás natural foi alterada, de 6%, para 23%.
Lusa

Ilha das Berlengas pela primeira vez com limite diário de 550 visitantes

Resultado de imagem para Ilha das Berlengas pela primeira vez com limite diário de 550 visitantes

O Ministério do Ambiente enviou para publicação em Diário da República a portaria que estabelece, pela primeira vez, um limite diário de 550 visitantes em simultâneo na ilha das Berlengas, disseram à Lusa operadores e fonte ministerial.
Fonte oficial do Ministério do Ambiente disse à agência Lusa que a tutela enviou a portaria para publicação em Diário da República, para que possa entrar em vigor em meados deste mês.
A proposta de portaria, que esteve até meados de abril em consulta pública e a que a Lusa teve acesso, apontava para 500 visitantes diários em permanência, mas a tutela aumentou esse limite para 550, disseram à Lusa alguns dos operadores das embarcações marítimo-turísticas de Peniche, que transportam os turistas para a ilha, no distrito de Leiria.
A possibilidade de definir um limite de visitantes está previsto no regulamento do Plano de Ordenamento da Reserva Natural das Berlengas, que está em vigor desde 2008, tendo em conta a “fragilidade dos ecossistemas insulares e atendendo às condições específicas do arquipélago”.
Contudo, nunca chegou a ser fixada uma capacidade máxima
Na última assembleia municipal, o presidente da Câmara, o independente Henrique Bertino, disse que “era a favor que se estabeleça um limite de carga humana, por questões de segurança”.
A Associação de Operadores Marítimo-Turísticos de Peniche, que representa metade das 24 embarcações existentes, também concorda com a fixação de um limite.
“Houve embarcações que chegavam a fazer nove viagens por dia às Berlengas”, justificou à Lusa o seu presidente José Manuel Fernandes, adiantando que as novas regras vão permitir “prestar um melhor serviço e melhor preservar” aquela reserva natural.
“Concordo que haja um limite. Haver 1200 pessoas na ilha é insustentável, porque não conseguem estender uma toalha na praia ou ir ao restaurante” por falta de espaço, além da poluição marítima causada pelas embarcações, corroborou à Lusa Sérgio Ferreira, proprietário do novo catamarã, com capacidade para 90 passageiros, que passou este ano a operar.
Para o excesso de visitantes contribuiu o facto de, em alternativa à não emissão de novas licenças, alguns operadores adquiriram licenças na Nazaré, São Martinho do Porto (Alcobaça) e Ericeira (Mafra), onde existiam embarcações autorizadas a fazer passeios às Berlengas, motivo pelo qual o número de barcos triplicou nos últimos 10 anos.
Todavia, apesar de concordarem com um limite de visitantes nas Berlengas, tanto o presidente daassociação como Sérgio Ferreira e um outro operador – Júlio Laranjeira, consideram que o número de turistas por dia podia ser maior.
Os operadores das marítimo-turísticas apontam antes para um número entre os 570 e os 600 visitantes em simultâneo, fazendo contas ao número de turistas que as 24 embarcações transportam nas duas viagens diárias a que estão autorizadas.
Com uma capacidade máxima de 550, haverá turistas e barcos a ficarem em terra, avisaram, mas não vai colocar em causa a sustentabilidade financeira das empresas.
Um estudo da Universidade Nova de Lisboa, concluiu que visitam anualmente a ilha da Berlenga mais de 65.650 pessoas, das quais 43.250 na época alta (meses de verão).
O arquipélago foi classificado em 2011 como Reserva Mundial da Biosfera pela UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura), tem estatuto de reserva natural desde 1981 e foi classificado como Zona de Proteção Especial para as Aves Selvagens em 1999.
Lusa

Coimbra | Investigadores da FCTUC estudam acidentes com explosivos ocorridos em Portugal nos últimos 20 anos


Professor José Carlos Góis

Identificar as causas e consequências dos acidentes com engenhos explosivos registados nos últimos 20 anos em Portugal é o objetivo do estudo que uma equipa da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) está a realizar, por solicitação da Polícia de Segurança Pública (PSP), no âmbito do projeto “Mais segurança, menos acidentes”.

Para a realização do estudo, sob coordenação científica do professor José Carlos Góis, a equipa recorre à informação disponível no arquivo do Departamento de Armas e Explosivos (DAE) da PSP. «Estamos a tratar e analisar essa informação, de forma confidencial, para determinar, por exemplo, o número mensal e anual de acidentes, feridos (ligeiros e graves) e mortos; o lugar, freguesia e concelho onde ocorreram os acidentes; a causa provável, o tipo e dimensão dos danos; as entidades envolvidas no socorro, prestação de cuidados médicos e análise do acidente. Em suma, estamos a estudar um conjunto de dados que nos permitam extrair conclusões úteis para o futuro», explica o coordenador científico.

Os investigadores vão ainda recolher e analisar notícias divulgadas em órgãos de comunicação social e procurar obter informações junto de corporações de bombeiros e da Autoridade para as Condições de Trabalho que possibilitem interpretar melhor esse tipo de acidentes.

Deste estudo, que ficará concluído até ao final do ano em curso, resultará a apresentação de «um conjunto de medidas de prevenção a adotar em situações de fabrico ou de emprego de produtos explosivos ou artigos pirotécnicos, bem como um modelo único de registo deste tipo de acidentes assente numa plataforma online, por forma a uniformizar os procedimentos das diversas entidades intervenientes no processo», refere José Carlos Góis.

Nesse sentido, o relatório produzido pela equipa da FCTUC será amplamente discutido com um grupo alargado de profissionais que atuam neste tipo de acidentes, nomeadamente bombeiros, PSP, GNR e INEM, entre outros.

As conclusões do estudo serão também uma contribuição para a reformulação do regime jurídico dos Produtos Explosivos e Substâncias Perigosas, que está em curso, que visa reunir a legislação que «atualmente se encontra dispersa por vários diplomas», conclui o especialista da FCTUC.

Atualmente, em Portugal existem 3 fábricas que produzem explosivos para aplicação em pedreiras e em obras, e 40 empresas (oficinas) de pirotecnia, na sua maioria de dimensão familiar.

Cristina Pinto