segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

GNR Aveiro / Mozelos – Pai e filho detidos por posse de arma ilegal e violência doméstica

Resultado de imagem para GNR Aveiro / Mozelos – Pai e filho detidos por posse de arma ilegal e violência doméstica
Militares do Núcleo de Investigação e Apoio a Vítimas Específicas de São João da Madeira, apoiados por militares dos Núcleos de Investigação Criminal de Oliveira de Azeméis e Santa Maria da Feira detiveram, no dia 7 de Janeiro, na localidade de Mozelos - Santa Maria da Feira, um suspeito de 70 anos por posse ilegal de arma e o filho de 42 anos por violência doméstica.
Esta ação envolveu duas buscas domiciliárias no âmbito de um processo de violência doméstica e culminou com a apreensão de:
  • Uma pistola de 6,35mm,
  • Uma espingarda de ar comprimido;
  • Diversas munições de vários calibres;
  • Uma moca em madeira;
  • Uma catana;
  • Uma mira telescópica.
Os detidos foram constituídos arguidos e sujeitos a termo de identidade e residência.

Conversa com Inês Pedrosa marca arranque do novo ciclo de programação da Biblioteca Municipal

A escritora Inês Pedrosa vai estar em Albergaria-a-Velha para promover a mais recente obra “Desnorte”, na tarde de 14 de janeiro, pelas 16h30, dando início ao novo ciclo de programação da Biblioteca Municipal. A autora, que já conta com 23 títulos publicados, apresenta agora um livro de contos, que aborda temas como o amor, a literatura, a esperança ou a autodescoberta, e conta com ilustrações originais de Gilson Lopes.

Atividades em família, exposições, conferências e iniciativas de promoção da leitura marcam o primeiro trimestre de 2017, que inclui o regresso da “Divercook Kids”, das “Leituras em Movimento”, do encontro “Para Além de Princesas e Dragões”.

 As sessões de nutrição saudável “Divercook Kids” voltam à Biblioteca Municipal nas manhãs de 21 de janeiro e 18 de março, trazendo receitas fáceis e saborosas que podem ser feitas por pais e filhos. A primeira sessão tem como tema “Cozinhar: mas só com 1 tacho!” e em março serão abordados os lanches e merendas saudáveis. Outra atividade de partilha em família é “Leituras em Movimento” onde, através do Yoga, se promove uma nova relação parental. Estão agendadas duas ações, a primeira a 18 de fevereiro e, a segunda, a 11 de março. Para as famílias com crianças pequenas, continuam as horas de conto encenadas “Aos Sábados, Conto Contigo!”, nos primeiros sábados de cada mês.

A quarta edição do encontro “Para além de Princesas e Dragões” tem lugar a 3 e 4 de março, sendo o tema deste ano “Valor(es) da(s) Leitura(s). A Filosofia para crianças e jovens, a Biblioterapia e a prática do Mindfulness são alguns dos assuntos que serão abordados por autores, mediadores da leitura e investigadores. O evento conta com a parceria da Rede de Bibliotecas de Albergaria-a-Velha e o preço de inscrição é de 10 euros. Este ano o encontro é aberto ao público, ainda que continue como formação certificada para professores.

 Para o público adulto a Biblioteca Municipal recebe, a 16 de fevereiro, a primeira conferência do novo ciclo “Encontros com (a) Educação”. O tema da sessão de estreia é “Parentalidade Consciente – como educar uma criança verdadeiramente feliz” e visa orientar os participantes na procura do equilíbrio nas relações familiares, evitando o stress, a ansiedade e o conflito.

No ciclo “Encontros com Letras”, a escritora Albergariense Laura Alho regressa à Biblioteca Municipal a 11 de fevereiro para promover o seu último livro “Anjos Negros”, um romance policial que coloca o leitor no meio da trama e o incita à reflexão. Na promoção da leitura, destaca-se ainda o arranque das tertúlias “Em Roda do Conto”. Na primeira terça-feira de cada mês, os leitores são convidados a participar numa conversa animada à volta dos livros, que fomenta a partilha de novos conhecimentos. Para os mais jovens, continua o “Conto a Conto, Eu Me Encontro”, sessões mensais de discussão, na primeira quarta-feira do mês.

  No âmbito do Risorius – 5.º Festival de Humor e Arte de Albergaria-a-Velha, estará patente na Biblioteca Municipal, entre 27 de janeiro e 28 de fevereiro, a exposição “Posto de Trabalho”, de Valter Vinagre. Após a inauguração, que tem lugar às 18h00 do dia 27, o fotógrafo dinamizará a oficina “O Que Queremos Ver Quando Olhamos”, que propõe uma reflexão sobre os seus trabalhos fotográficos mais recentes. A participação é gratuita, mas as inscrições limitadas. Nos primeiros meses de 2017 estarão ainda patentes as exposições “Encontros”, com obras de arte e fotografia dos alunos da Universidade Sénior (7 a 26 de janeiro), e “Histórias da Ajudaris 2016”, uma mostra de ilustração (1 a 23 de março).

O ciclo de programação do primeiro trimestre irá encerrar com o projeto “Elos”. De 6 de março a 1 de abril, a Biblioteca Municipal promoverá um conjunto de atividades para todas as idades, em que a paixão pela leitura se alia a outras áreas do saber. Apresentações de livros, encontros com escritores, oficinas de escrita e de leitura e cerimónias temáticas são algumas das atividades que vão criar “Elos” com os leitores.

Cientistas acham océanos de agua no manto terrestre, mas “verdes” espalham pánico de desertificacao da Terra


 
Cientistas acham oceanos de agua no manto terrestre, mas “verdes” espalham pânico de desertificação da Terra
Luis Dufaur (*)
 
 
O prof. Steve Jacobsen trabalhando no Departamento de Ciências Terrestres 
e Planetárias da Northwestern University.


Pesquisadores de Northwestern University Illinois descobriram que as camadas superficiais do planeta Terra encerram numerosos oceanos de água. Um dos mais profundos se encontra a mais de mil quilômetros de profundidade, segundo noticiou “Atlantico”.http://www.atlantico.fr/atlantico-light/chercheurs-ont-decouvert-eau-profondeur-1000-km-terre-2892210.html
“Se esse oceano não se encontrasse nessa profundidade nós ficaríamos submersos, explicou Steve Jacobsen da Northwestern University, num artigo publicado pela revista Lithos.
“Isso implica a presencia de uma reserva de água no planeta muito maior do que se pensava antes”, sublinhou.
Infográfico de 'O Globo' na época da descoberta. 
O jornal lamentou a falta de participação de cientistas brasileiros


A presença dessa água em grandes profundidades foi denunciada por um diamante que foi ejetado por um vulcão perto do rio São Luíz em Juina, no estado de Mato Grosso, na divisa com Rondônia.
Os pesquisadores estudaram com microscópio infravermelho as imperfeições do diamante e identificaram uma prova inequívoca provocada por essas águas, segundo Steve Jacobsen.
Na hora de analisar a profundidade na qual teria se formado dito diamante a composição dos materiais pedia temperaturas e pressões muito elevadas, características da parte mais profunda do manto terrestre, camada da Terra, localizada entre a crosta e núcleo terrestres, com profundidades que vão de 30 km abaixo da crosta até 2.900 km e onde as temperaturas podem atingir os 2.000º.

O estudo agora publicado.
A composição do mineral levou os pesquisadores a estipular que foi gerado num profundidade de por volta de 1.000 kms. 
Nele os cientistas identificaram “a assinatura da água” que só poderia estar nessa profundidade. Por isso eles acreditam ter a prova de que o ciclo da água da terr é bem maior do que se conhecia até agora e vai até essa profundidade do manto terrestre.
Segundo Steve Jacobsen a descoberta traz dados “sobre a origem da água no planeta e sugere que essa água já existia no momento em que a terra foi formada”.
“Ignoramos como a água foi ter numa tal profundidade. Ela teria podia chegar até o manto há dezenas de milhões de anos por causa do movimento das placas tectônicas primitiva”, disse o cientista. 
Steve Jacobsen acha que esses oceanos submersos explicam por que a Terra é o único planeta conhecido que possui placas tectônicas. A água se introduz no manto pela crosta oceânica e “favorece o amolecimento das rochas e assim ajuda aos movimentos das placas tectônicas agindo como lubrificante”, concluiu. 

          ( * ) Luis Dufaur é escritor, jornalista, conferencista de política internacional e colaborador da ABIM
 

A Casa da Cultura Teatro Stephens exibe a peça de teatro “Sombras do Absurdo”



A Casa da Cultura Teatro Stephens exibe a peça de teatro “Sombras do Absurdo”,  numa adaptação de obras de Karl Valentin, apresentada pelo Grupo de Teatro do Sport Operário Marinhense, no dia 28 de janeiro (sábado), pelas 21h30.

A peça aborda o facto “da nossa vida quotidiana ser uma história totalmente absurda. Esta é a proposta colocada por Karl Valentin ao longo dos seus textos e é essa também a proposta em conta nos diversos caminhos desta viagem”.

Segundo a sinopse da peça, “levando variadas situações para um universo quase que paralelo, entramos em cena, no espaço que gosto de baptizar como "o sótão da avó". O desafio ao espectador é simples: no meio da confusão temos sombras de histórias, representadas pelos objectos que se vão amontoando, no meio destas há sempre uma que nos encanta. Qual será aquela que o irá encantar?”

“Propondo aos atores que se deixassem embalar por este mundo, num curto espaço de tempo criamos personagens que tocam as pontas do expressionismo, respeitando o texto pontuado de sátira e bom humor, criando uma barafunda dentro daquilo que é o absurdo”, refere Francisca Passos Vella na sinopse da peça.

Ficha Artística e Técnica |
Encenação – Francisca Passos Vella
Intérpretes - Adriana Vieira, Diana Carpinteiro, Ermelinda Silva, Fátima Bonifácio, Isabel Ferreira, Ivo Bento,  Jorge Elói,  Jorge Pina, José Simão, Nuno Tavares, Sandra Correia, Telma Filipe
Assistência de Encenação - Sandra Martinho
Produção Executiva - Fátima Bonifácio / Isabel Ferreira
Desenho de Luz - Francisca Passos Vella e Guto Silveira
Cenografia/ Figurinos - Fátima Bonifácio, Francisca Passos Vella, Isabel Ferreira
Caracterização - Francisca Passos Vella
Cartaz - José Nobre
Secretariado - Ana Pedro
Apoio Geral - Natália Rosa
Classificação Etária | M/12
Preço | 5 euros


Reservas: teatro.stephens@cm-mgrande.pt ou telefone 244573377.
Bilheteira: Teatro Stephens, de terça-feira a domingo, das 10h00 às 13h00 e das 14h00 às 18h00, nos dias de espetáculos das 18h00 às 22h00.

Intriga, amor, violência, ciúme, paixão e tragédia. Que segredos esconde a língua portuguesa?


Consegue imaginar Camões à bulha nas ruas de Lisboa? Ou a ligação entre Gil Vicente e uma coleccionadora de livros? E o que pode advir da relação entre uma lisboeta com sal na pele e um brasileiro azarado? Marco Neves, autor de Doze Segredos da Língua Portuguesa, propõe uma viagem pela imaginação que nos leva às origens da forma como hoje falamos no seu novo livro, A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa, que chega às livrarias a 18 de Janeiro. A sessão de lançamento decorre nesse mesmo dia, às 18h30, na Bertrand Picoas Plaza, em Lisboa, com apresentação do jornalista Nuno Pacheco.

Com jovialidade e encanto, o autor usa uma linguagem simples e acessível e mostra que, sendo uma língua de afectos, a origem do português esconde muito mais do que se possa imaginar. Entre intrigas e paixões, conheça a história surpreendente da nossa língua, contada como um romance. Aceite o desafio de Marco Neves e embarque na aventura da descoberta das raí­zes da língua portuguesa na companhia da família Contreiras e, entre factos reais e muita imagina­ção, conheça a nossa língua pela perspectiva, tanto da gente comum como de grandes escritores.

Acompanhe uma celta e um romano aos beijos, um amigo de Afonso Henriques à procura de mou­ras encantadas, Gil Vicente a perseguir um homem perigoso pelas ruas de Lisboa, uma coleccionadora de livros a fugir numa carroça para Amesterdão, Camões ao murro por causa duma dama da corte e muitas outras aventuras de que é feita esta história da língua portuguesa, recheada de deliciosas sur­presas e um toque de humor.


A Incrível História Secreta da Língua Portuguesa
Marco Neves
15x23
216 páginas
16,50 €
Não Ficção/Língua Portuguesa
Nas livrarias a 18 de Janeiro
Guerra e Paz Editores

R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal



Técnico Higiene e Segurança No Trabalho (M/F)

Acuinova - Actividades Piscícolas, S.A. - Grupo Nueva Pescanova

Descrição da Empresa

A maior unidade aquícola de produção de Pregado, situada no concelho de Mira, procura reforçar a sua equipa:


Descrição da Função

Reportando ao Chefe de Departamento de Recursos Humanos, terá como responsabilidades desenvolver as atividades de prevenção e proteção contra os riscos profissionais no âmbito dos serviços de segurança e saúde no trabalho e assegurar o cumprimento do Regime Jurídico e respetivo Regulamento Técnico da Segurança contra Incêndio em Edifícios.


Perfil do Candidato

• Formação superior preferencialmente nas áreas de Engenharia ou Segurança no Trabalho;
• Certificado de Aptidão Profissional de Técnico Superior de Higiene e Segurança no Trabalho;
• Experiência profissional mínima de 3 anos em funções similares;
• Serão valorizadas experiências prévias na área de coordenação e segurança em ambientes industriais;
• Valorizam-se competências técnicas na área de Segurança Laboral, Primeiros Socorros e Segurança Contra Incêndio em Edifícios;
• Elevado sentido de responsabilidade e de organização;
• Forte sentido crítico e capacidade analítica;
• Capacidade para tomar decisões e resolver problemas;
• Orientação para resultados e objetivos;
• Dinamismo e autonomia;
• Elevada resiliência emocional e capacidade de adaptação à mudança;
• Bom relacionamento interpessoal;
• Domínio de ferramentas informáticas na ótica do utilizador;
• Residência ou disponibilidade para residir no Concelho de Mira ou limítrofes;
• Disponibilidade imediata.


Oferta

Oportunidade de integrar uma multinacional e de formação facilitadora de crescimento pessoal e profissional.


Contato

As candidaturas deverão ser enviadas através do site Expresso Emprego com a referência RS/RH/01/2017.

João Moura vai apresentar à Câmara de Cantanhede voto de pesar pelo falecimento de Mário Soares

Resultado de imagem para presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João MouraO presidente da Câmara Municipal de Cantanhede, João Moura vai submeter à votação do executivo camarário, na reunião ordinária do próximo dia 17 de Janeiro “um sentido e profundo voto de pesar pelo falecimento do Dr. Mário Soares, referência maior da democracia portuguesa, a quem Portugal e os portugueses muito devem, quer pela sua intervenção absolutamente decisiva na consolidação do regime democrático e na afirmação dos direitos de cidadania, quer pela sua ação política marcante”.
João Moura salienta “o papel de Mário Soares enquanto combatente pela liberdade e pelos valores da democracia na luta contra o regime do Estado Novo, bem como a coragem e firmeza que evidenciou em defesa desses valores no conturbado período de convulsão social e politica que se seguiu ao 25 de abril de 1974, razão pela qual é apontado, muito justamente, como o maior resistente no combate pela afirmação do pluralismo democrático nesse período.
O líder do executivo camarário cantanhedense enfatiza ainda “o exemplo de vida do Dr. Mário Soares como destacado homem de cultura, cuja mundividência e visão estratégica contribuíram decisivamente para a valorização e elevação da ação política em Portugal”. A este propósito, João Moura lembra a sua atuação como primeiro-ministro em momentos chave da história recente do país, com destaque para a determinação com que enfrentou difíceis situações de crise económica e social e para a perseverança com que conduziu o processo que culminou com a adesão do país à então Comunidade Económica Europeia, sem esquecer o seu papel como Presidente da República, com um desempenho devidamente valorizado pelos portugueses”.

Claudio Ranieri eleito melhor treinador do mundo

FIFA distingue o treinador do Leicester.Resultado de imagem para Claudio Ranieri eleito melhor treinador do mundo
Claudio Ranieri foi eleito o melhor treinador do Mundo para a FIFA, batendo a concorrência de Fernando Santos (Portugal) e Zinedine Zidane (Real Madrid). O técnico guiou o Leicester a um inédito e surpreendente título inglês, acabando por conquistar assim o galardão.
O italiano junta-se assim a José Mourinho, Pep Guardiola, Del Bosque, Jupp Heynckes, Joachim Löw e Luis Enrique como os técnicos que já venceram este prémio, criado em 2010.
record

Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo

Resultado de imagem para Cristiano Ronaldo é o melhor do mundo
É o galardão que sela mais um grande ano para Cristiano Ronaldo. Em Zurique, na Gala da FIFA, o craque português foi coroado como o melhor jogador do mundo em 2016.
Cristiano Ronaldo, que já tinha vencido a Bola de Ouro da revista France Football, venceu esta segunda-feira o seu quarto troféu de melhor jogador do mundo. Em 2016, Ronaldo conquistou a Liga dos Campeões e o Mundial de clubes pelo Real Madrid, ergueu também a taça de Campeão Europeu pela seleção portuguesa.
Ainda antes do anúncio deste prémio, Aurélio Santos, o líder da formação sportinguista quando o clube de Alvalade contratou Ronaldo, lembrava que, apesar da contratação "milionária", na altura, não era possível imaginar onde iria chegar um jovem cujo passe foi comprado por "cinco mil contos".
O argentino Lionel Messi (FC Barcelona), que tem cinco prémios, e o francês Antoine Griezmann (Atlético de Madrid), eram os adversários do português.
Os votos para o prémio FIFA foram efetuados por representantes de órgãos de comunicação social, selecionadores nacionais, capitães das seleções e adeptos. Os quatro têm um peso igual no resultado final (25% cada).
Cristiano Ronaldo faz também parte do 'onze' do ano.
TSF

Aplausos e comoção na despedida. Velório de Soares aberto ao público

Cortejo fúnebre de Mário Soares passou por locais emblemáticos da cidade de Lisboa, marcantes na construção da sua carreira política. Acompanhámos ao minuto.

14h05 - Sala dos Azulejos aberta ao público. Quem queira prestar uma última homenagem a Mário Soares pode fazê-lo até à meia-noite e entre as 8 horas e as 11 horas de amanhã. Corpo do antigo Presidente da República está em câmara ardente nos claustros do Mosteiro dos Jerónimos.

13h35 - Marcelo Rebelo de Sousa, Ferro Rodrigues e Maria Manuel Leitão Marques tocam simbolicamente nas coroas de flores depositadas junto à urna. Aos gestos solenes seguem-se os cumprimentos à família de Mário Soares e a saída do Mosteiro dos Jerónimos.
13h34 - Presidente da República, presidente da Assembleia da República e ministra da Presidência entram na Sala dos Azulejos e colocam-se junto à urna de Mário Soares.
Faz-se silêncio na sala onde estão também João Soares, Isabel Soares e os netos do antigo chefe de Estado. São depositadas coroas de flores enviadas por várias instituições.
13h28 - Começa a formar-se fila junto ao Mosteiro dos Jerónimos por aqueles que querem prestar uma última homenagem a Mário Soares. Por enquanto, ainda não é permitida a entrada de populares na Sala dos Azulejos.
13h15 - Urna com os restos mortais de Mário Soares é depositada na Sala dos Azulejo do Mosteiro dos Jerónimos. Insígnias são colocadas ao lado do caixão. É nesta sala que o corpo de Soares permanecerá até às 14 horas de amanhã, terça-feira.
13h12 - Marcha fúnebre. Corpo de Mário Soares entra no Mosteiro dos Jerónimos. Seguem-no o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e a ministra da Presidência, juntamente com outras personalidades políticas e familiares do histórico socialista. Acompanha-o uma delegação do Partido Socialista composta por Carlos César, Miranda Calha e Manuel Alegre.
Notícias ao Minuto
13h09 - Caixão transportado em ombros por seis militares da GNR para o interior do mosteiro. Insígnias acompanham a urna.
13h06 - Armão com o corpo de Mário Soares chega à Praça do Império, em frente ao Mosteiro dos Jerónimos.
12h47 - O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, chega ao Mosteiro dos Jerónimos, cumprimenta e é cumprimentado pela Guarda de Honra. Ouve-se o hino nacional, interpretado pela Banda Sinfónica da Guarda Nacional Republicana.
12h38 - Estandarte Nacional e Banda da Guarda Nacional Republicana estão a postos para a chegada da urna com o corpo de Mário Soares. Uma vez levado para a Sala dos Azulejos, ali permanecerá em câmara ardente aberta ao público até às 11 horas de amanhã, terça-feira. Estarão à disposição livros de condolências no Museu Nacional de Arqueologia, ao lado do mosteiro.
Notícias ao Minuto
12h19 - Chegou ao Mosteiro dos Jerónimos a ministra da Presidência, Maria Manuel Leitão Marques, que está em representação do primeiro-ministro. António Costa está de visita oficial à Índia. O filho e a mulher estão em Belém a acompanhar o cortejo fúnebre.
É no Mosteiro dos Jerónimos que aguarda também o presidente da Assembleia da República, Ferro Rodrigues. A chegada da urna está prevista para as 13 horas.
12h10 - Armão da GNR percorre a Avenida 24 de Julho e aproxima-se de Belém, onde está situado o Mosteiro dos Jerónimos. A urna será depositada no claustro daquele monumento, onde foi assinado – também por Mário Soares, em 1985 – o tratado de adesão de Portugal à CEE. Viria a produzir efeitos a partir de 1 de janeiro de 1986.
Emiliana, que integra um pequeno grupo de pessoas que desfilou a Avenida 24 de Julho, disse à Lusa que tem vindo a acompanhar o cortejo fúnebre. "É uma coisa muito triste para mim, muito, muito sentimental", afirmou.
Helena Oliveira é outras das pessas que quis homenagear Mário Soares e que, para caracterizar o seu estado de alma, foi repetindo ao longo do percurso: "Este é um mau dia". "Gostava muito dele. Estou aqui com imenso pesar também pela família", justificou à Lusa.
Notícias ao Minuto
11h50 - Cortejo passa pela Rua do Ouro, onde Mário Soares teve o seu primeiro escritório de advogado, e dá a volta ao Terreiro do Paço. Fernando Medina destaca, em declarações aos jornalistas, a forma heróica com Mário Soares se "bateu pelos valores que sempre defendeu: liberdade, democracia e justiça social".
11h41 - Armão parte em direção à Praça do Comércio, escoltado por 30 motos e 84 cavalos da Escolta de Honra da GNR. Ouvem-se palavras de emoção como 'Adeus, camarada'.
11h40 - Netos de Mário Soares entregam as insígnias que o avô recebeu em vida a militares da GNR. Fernando Medina coloca um cravo junto ao caixão. A assistir estão cerca de 200 de populares, que se mantêm em silêncio durante a ocasião.
Notícias ao Minuto
11h37 - Caixão envolto na bandeira de Portugal é transportado por militares para o armão de tração animal da GNR, que o levará até ao Mosteiro dos Jerónimos. Momento comovente marcado por aplausos dos populares.
11h35 - Carro fúnebre chega à Praça do Município. Ouvem-se aplausos, no local onde está o presidente e vereadores da Câmara Municipal de Lisboa. São cumprimentados por João Soares, filho de Mário Soares.
Notícias ao Minuto
11h25 - Carro funerário aproxima-se do Marquês de Pombal, um dos locais onde Soares foi contestado e aplaudido e onde também ele se manifestou em 1974. Na Praça do Município, o armão da GNR está a postos para receber a urna com o corpo de Mário Soares. Centenas de pessoas esperam no local, onde está já o Presidente da Câmara de Lisboa, Fernando Medina.
11h18 - Centenas de pessoas assistem à passagem do carro funerário que transporta Mário Soares. De destacar os semblantes carregados daqueles que admiram o percurso e conquistas do político português.
Luís Sobral é uma das pessoas que aguarda a passagem do cortejo fúnebre de Mário Soares e promete ainda ir ao Mosteiro dos Jerónimos. "Tinha uma grande admiração por ele. Era um grande estadista e fiz questão de estar presente", afirmou à Lusa.
Outra popular, que também planeia ir aos Jerónimos, disse também que "é dever de todos os portugueses acompanharem o cortejo" assistir a este cortejo. 
11h07 - Pausa no Colégio Moderno, fundado pelo pai de Mário Soares. Alunos saíram à rua para prestar homenagem. Ouve-se um prolongado aplauso e João e Isabel Soares saem do carro para agradecer. Cortejo acompanhado por motos da Escolta de Honra da GNR.
Notícias ao Minuto
11h06 - Inicia-se o cortejo. Corpo de Soares segue em direção à Câmara Municipal de Lisboa. Passará por ruas da cidade que marcaram a sua carreira política. Ouvem-se expressões como "Soares é fixe".
11h00 - Chega o carro funerário que transporta a urna de Mário Soares. Recebida com aplausos. Na carrinha onde seguirão os filhos de Mário Soares, irão também um segurança que o acompanhou durante 30 anos, uma empregada reformada de Mário Soares e Maria Barroso e a atual empregada.
Notícias ao Minuto
10h59 - Os alunos do Colégio Moderno, fundado pelo pai de Mário Soares, saem à rua para prestar uma homenagem ao histórico socialista. A instituição fica situada a escassos metros da casa de Mário Soares, no Campo Grande.
10h30 - Começam a reunir-se junto à casa de Mário Soares populares e personalidades políticas. Também os filhos do histórico socialista, João e Isabel Soares, e o sobrinho Eduardo Barroso estão junto à residência, onde têm vindo a ser depositadas flores desde o dia da sua morte.
Várias rosas vermelhas, cor-de-rosa e brancas, além de cravos, estão depositadas junto à porta do prédio, com várias inscrições, como "Obrigada Mário - foste muito fixe", "Coragem, Liberdade, Democracia - Obrigado por tudo" e "Descansa em paz - Deus sabe que Soares é fixe".
Notícias ao Minuto
Cumpre-se hoje o primeiro de três dias de luto pela morte de Mário Soares. O antigo Presidente da República terá o primeiro funeral com honras de Estado desde o 25 de Abril de 1974.
O cortejo fúnebre inicia-se pelas 11 horas, no número 2 a Rua Dr. João Soares, a que o pai do fundador do Partido Socialista deu nome. É na residência de Mário Soares, no Campo Grande, que a família do “construtor da liberdade de democracia” – como tem sido chamado – se reunirá para lhe prestar uma última homenagem.
O corpo de Mário Soares percorrerá então as ruas centrais da capital até chegar à Câmara Municipal de Lisboa. Na Praça do Município, onde foi proclamada a República, o corpo passará de um carro funerário para um armão de tração animal da GNR, o mesmo que foi usado para a transladação de Sophia de Mello Breyner Andresen e Eusébio.
Dois dos cinco netos de Mário Soares (Inês e Jonas Soares) entregarão à GNR as insígnias que o avô recebeu em vida e que serão transportadas pela Guarda Nacional Republicana até ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém.
É neste emblemático monumento, mais precisamente na Sala dos Azulejos do Claustro, que o corpo de Soares ficará em câmara ardente até ao final de manhã de terça-feira. O funeral inicia-se pelas 15h30.
Fonte: noticiasaominuto

Ázere (Tábua): Os Verdes exigem a requalificação ambiental das antigas minas de urânio

Resultado de imagem para Antiga Mina de Urânio em Ázere
Na passada sexta-feira, dia 06 de Janeiro, o Partido Ecologista Os Verdes esteve em Ázere e Tábua em contacto com a população e com estudantes da escola secundária local, colocando também vários cartazes, alertando para os riscos ambientais e de saúde pública que representa a Antiga Mina de Urânio em Ázere que já deveria ter sofrido uma requalificação ambiental pela Empresa de Desenvolvimento Mineiro (EDM).
Em julho de 2016, Os Verdes visitaram o espaço das antigas minas de urânio tendo na altura, face ao caráter radioativo do minério explorado, questionado o Ministério do Ambiente e posteriormente o Ministério da Economia (setembro). Após mais de duas décadas da desativação destas minas, só depois da intervenção – em junho – do eleito da CDU (PCP-PEV) na Assembleia Municipal de Tábua e da visita e perguntas do PEV é que o Governo passou a considerar a requalificação ambiental da antiga mina uma prioridade.
Em resposta à pergunta do PEV, apresentada ao Ministério da Economia, foi referido que as Antigas Minas de Urânio de Ázere (Tábua) iriam ser objeto de uma candidatura ao programa Operacional Sustentabilidade Eficiência no Uso dos Recursos (POSEUR), no âmbito do Aviso Convite, que terá ocorrido no passado mês de dezembro.
Os Verdes esperam que a candidatura a apresentar ao POSEUR, com vista à requalificação ambiental da mina, não sirva apenas para ornamentar esta necessidade com pompa e circunstância, por ser ano eleitoral, mas que seja antes uma forma de resolver efetivamente um problema ambiental e de saúde pública que perdura há quase três décadas sendo transversal aos sucessivos governos e executivos municipais.

Cantanhede: Portuguese Brass e Coro da Academia de Música realizaram Concerto de Ano Novo

Foi um espetáculo de assinalável expressão cultural e artística aquele a que assistiram cerca de 300 pessoas na tarde de 7 de Janeiro, no salão dos Bombeiros Voluntários de Cantanhede. Protagonizado pelo Portuguese Brass e pelo Coro Juvenil da Academia de Música de Cantanhede, o Concerto de Ano Novo, todo ele num registo próprio da quadra natalícia, foi marcado por dinâmica muito ovacionada, desde os melodiosos temas instrumentais do decateto de metais, às peças de conjunto com o Coro Juvenil da Academia de Música, passando pela singularidade da interpretação do tema que incluiu a narração de Nuno Jacinto.
No decurso do espetáculo, o público cumpriu um minuto de silêncio em memória de Mário Soares, a pedido da vice-presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, que na ocasião invocou o “o dever de homenagear a figura tutelar da consolidação do regime democrático em Portugal. Perante a fatalidade do seu falecimento, há gestos simbólicos que se impõem e esta é uma boa oportunidade de assinalarmos o percurso de um político marcante da história portuguesa contemporânea”.
Perante uma assistência que incluía os vereadores Pedro Cardoso, Júlio de Oliveira e Carlos Ordens, a presidente da Junta da União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça, Aidil Machado, e representantes de várias outras entidades do concelho, Helena Teodósio sublinhou o facto de “o Município de Cantanhede assinalar mais uma vez a chegada do novo ano com um concerto de qualidade. Neste caso temos o privilégio de com a participação de uma formação instrumental de grande prestígio, o ensemble Portuguese Brass, e do Coro Juvenil da Escola de Música da Fundação Pires Negrão, cuja atividade no ensino musical desempenha uma função educativa, cultural e social merece ser reconhecida e saudada”.
A autarca agradeceu ainda “à direção dos Bombeiros Voluntários a recetividade com que acolhe as iniciativas do Município de Cantanhede e à União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça a disponibilidade para apoiar eventos tão significativos como este do Concerto de Ano Novo”.
O ensemble Portuguese Brass nasceu do entusiasmo de dez músicos nacionais que se reuniram pela primeira vez em 2010, formando um decateto de metais bastante eclético do ponto de vista instrumental e que está vocacionado para interpretar temas variados de diferentes géneros musicais. O repertório inclui obras originais compostas especificamente para a sua formação, bem como arranjos de música clássica, jazz e popular, permitindo uma grande versatilidade para ajustar os programas interpretativos a diferentes situações e públicos.
O Coro da Academia de Música de Cantanhede foi constituído no âmbito da atividade deste estabelecimento de ensino particular e cooperativo que, desde 2001, tem vindo a ministrar o ensino artístico especializado em música no concelho de Cantanhede. A formação de canto coral que vai participar no Concerto de Ano Novo integra os alunos da Classe de Conjunto que ao longo de cada ano letivo adquirem formação musical de grupo, com particular enfoque na expressão vocal.

Freitas do Amaral não vai participar nas cerimónias fúnebres a Mário Soares por problemas de saúde

Resultado de imagem para Freitas do Amaral não vai participar nas cerimónias fúnebres a Mário Soares por problemas de saúde
O ex-líder do CDS Diogo Freitas do Amaral está impedido de participar nas cerimónias fúnebres do antigo presidente da República Mário Soares, devido a ter sido submetido a “uma intervenção urgente na coluna dorsal”, informou o seu gabinete.
Freitas do Amaral teve de ser submetido a “uma intervenção urgente na coluna dorsal, no fim de semana passado, pelo que está em casa em repouso completo o que o impede de sair de casa e participar nas cerimónias fúnebres de hoje e de amanhã [terça-feira], respeitantes ao Dr. Mário Soares, o que muito lamenta”, lê-se na nota do gabinete de Freitas do Amaral enviada à Lusa.
Fundador do CDS, Freitas do Amaral foi candidato derrotado por Mário Soares nas presidenciais de 1986, mas de quem se tornou amigo.
A 14 de dezembro de 2016, um dia depois de Mário Soares ter sido internado no hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa, onde viria a falecer no sábado passado, Freitas do Amaral recordou a amizade com o antigo Presidente da República e sublinhou a "admiração pelo muito que fez" por Portugal, mostrando-se triste com a situação de saúde "muito crítica".
"Sempre me tratou muito bem, desde 1974, quando tantas outras pessoas mais próximas me evitavam e algumas me chamavam fascista, ele acreditou sempre em mim e isso é uma coisa que eu nunca esqueci, apesar de termos tido as nossas divergências e até um confronto eleitoral, mas a amizade é muito superior a tudo isso. Não é só amizade, é admiração também pelo muito que ele fez pelo nosso país", disse.
O Governo português decretou três dias de luto nacional, até quarta-feira pela morte de Mário Soares, aos 92 anos.
O corpo do antigo Presidente da República está em câmara ardente no Mosteiro dos Jerónimos desde as 13:10 de hoje, depois de ter sido saudado por milhares de pessoas à passagem do cortejo fúnebre pelas principais ruas da capital com escolta a cavalo da GNR.
O funeral realiza-se na terça-feira, pelas 15:30, no Cemitério dos Prazeres, em Lisboa, após passagem do cortejo fúnebre pelo Palácio de Belém, Assembleia da República, Fundação Mário Soares e sede do PS, no Largo do Rato.
Nascido a 07 de dezembro de 1924, em Lisboa, Mário Alberto Nobre Lopes Soares, advogado, combateu a ditadura do Estado Novo e foi fundador e primeiro líder do PS.
Após a revolução do 25 de Abril de 1974, regressou do exílio em França e foi ministro dos Negócios Estrangeiros e primeiro-ministro entre 1976 e 1978 e entre 1983 e 1985, tendo pedido a adesão de Portugal à então Comunidade Económica Europeia (CEE), em 1977, e assinado o respetivo tratado, em 1985.
Em 1986, ganhou as eleições presidenciais e foi Presidente da República durante dois mandatos, até 1996.
Lusa / Sapo

Hora de Fecho: A campanha que parou o país (contada por Soares)

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Em 1986, Mário Soares enfrentou Freitas do Amaral na campanha mais entusiasmante da democracia. O socialista começou com 8% e acabou Presidente. E contou tudo num livro de Maria João Avillez.
O corpo de Mário Soares já está nos Jerónimos. Depois das homenagens oficiais, agora é tempo para a despedida. Populares e figuras de todas as áreas fazem o último adeus. Funeral é amanhã às 13h00.
Da saída da sua casa do Campo Grande, até à passagem do caixão para o armão da GNR frente aos Paços do Conselho para o percurso final até aos Jerónimos, entre palmas e rosas amarelas.
Em 1975, na fase mais perigosa da revolução, Soares enfrentou Cunhal na RTP e denunciou as tentações totalitárias do PCP. Miguel Pinheiro lembra um debate inesquecível. "Olhe que não"? Olhe que sim.
Quatro medicamentos foram suspensos pela Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, devido a irregularidades que os tornam incompatíveis ao consumo.
"La La Land” foi o grande vencedor da noite ao bater o recorde de filme com mais prémios de sempre na história dos Globos de Ouro. Já "The Crown" arrecadou o galardão de melhor série dramática.
Meryl Streep teceu duras críticas a Donald Trump durante a cerimónia dos Globos de Ouro. Trump respondeu, no Twitter, dizendo que Streep é das atrizes mais sobrevalorizadas de Hollywood.
Alguns dos galardoados na noite dos Globos de Ouro utilizaram os seus momentos no púlpito para apelar à união e à tolerância mas só Meryl Streep disparou duras e diretas criticas a Donald Trump
Das lantejoulas douradas de Blake Lively aos bordados prateados de Emma Stone, os tons metálicos iluminaram os longos vestidos da 74º edição dos Globos de Ouro. Para o bem e para o mal.
A festa dos Globos de Ouro foi marcada por vários estilos. Em fotogaleria, destacamos as rachas vertiginosas, os decotes até (quase) ao umbigo e os cortes que mostram a barriga. 
Opinião

Helena Matos
Enquanto os jornalistas e as elites se despedem daquele que é definido como pai do regime, a grande questão é mesmo essa: será que Portugal vai procurar um novo pai? E para quê?

João Carlos Espada
Mário Soares tornou habitual a liberdade entre nós. Já não uma causa de combate ou uma promessa de perfeição, mas — simplesmente — um modo de vida habitual que aprendemos a usufruir tranquilamente. 

Alexandre Homem Cristo
Os portugueses não gostam de chatices. E, no final do dia, talvez lhes seja mais apetecível ter um governo pior que assegure a paz, em vez de um governo melhor que só tenha de enfrentar guerras.

José Manuel Fernandes
Não há forma de imaginar o Portugal livre e democrático sem o associar aos combates mais importantes de Mário Soares. É isso que lhe devemos, e é imenso. E é por essas lutas que a História o celebrará

João Marques de Almeida
A “nacionalização” do Novo Banco seria uma transferência de recursos dos portugueses para os bancos - o Estado ficaria com a parte má. É preciso um grande descaramento e uma grande falta de vergonha.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa