terça-feira, 25 de dezembro de 2018

Colheita de sangue dia 26 de Dezembro das 15 horas às 19:30 horas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



Sessões de colheitas de sangue a realizar no mês Dezembro e Janeiro de 2019

O Posto Fixo fica localizado no Mercado Municipal de Santiago, 1º. Piso em Aveiro, Rua de Ovar, Coordenadas GPS: N 40.62659 - W -8.65133.


Sara Carvalho escreveu: "Doar sangue é mais do que ajudar, é simplesmente doar uma vida a uma pessoa que precisa. Eu já fiz a minha parte mais uma vez". VOCÊ PODE FAZER TODA A DIFERENÇA!
Os interessados em aderir à dádiva devem fazer-se acompanhar do Cartão de Cidadão para facilitar a inscrição ou do Cartão de Nacional de Dador de sangue.
Não se deve dar sangue em jejum, convém tomar o pequeno-almoço normalmente, com exclusão de bebidas alcoólicas.
Atenção: Após tomar o almoço convém ter em conta o período de tempo para digestão, nunca inferior a 2:30 Horas. Na região de Aveiro só não adere à dádiva de sangue quem não pode ou não quer…
Lembramos que o Mercado Municipal de Santiago dispõe de excelentes para estacionamento das viaturas, como ainda um Parque de Estacionamento Subterrâneo onde podem deixar as viaturas. Ali os dadores não correm o risco de serem multados. Estão reunidas as melhores condições para trazerem os carros.
“Solidários, seremos união. Separados seremos pontos de vista. Juntos, alcançaremos a realização de nossos propósitos” como escreveu Bezerra de Menezes. Mais, entendam que juntos somos mais fortes!

O propósito da ADASCA é fazer tudo o que está ao seu alcance para que a adesão à dádiva de sangue em Aveiro aumente, nunca somos de mais para fazer face às necessidades de sangue nos hospitais.

Estatuto do Dador de Sangue
Diário da República, 1.ª série — N.º 165 — 27 de agosto de 2012, Lei n.º 37/2012 de 27 de Agosto, Estatuto do Dador de Sangue.
Artigo 7.º
Ausência das atividades profissionais
1 — O dador está autorizado a ausentar -se da sua atividade profissional pelo tempo necessário à dádiva de sangue.
2 — Para efeitos do número anterior, a ausência do dador é justificada pelo organismo público responsável.
3 — O dador considera -se convocado desde que decorrido o intervalo mínimo fixado entre as dádivas.
4 — O médico pode determinar, em cada dádiva, o alargamento do período até à retoma da atividade normal, quando a situação clínica assim o exija, desde que devidamente justificado.
5 — O disposto no presente artigo não implica a perda de quaisquer direitos ou regalias do dador.


Mapa para 2019 pode ser consultado no Site: www.adasca.pt

Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA


Hora de Fecho: Brinquedo novo? As 21 apps que vai querer instalar /premium

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Recebeu (ou deu a si próprio) um dispositivo móvel como prenda de Natal? Um iPad? Um iPhone? Um smartphone ou tablet Android? Conheça a nova edição das 21 aplicações sugeridas pelo Observador.
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que no último trimestre, ultrapassada a pressão da crise, cresceu a sensação de "corrida contra o tempo", que antecipou o período pré-eleitoral.
Um tiroteio num bairro em Elvas, distrito de Portalegre, provocou um morto durante a madrugada, disse fonte policial à agência Lusa.
As autoridades indonésias elevaram para 420 o número de mortos na sequência do tsunami que atingiu no sábado a Indonésia, onde continuam as operações de resgate para encontrar 128 desaparecidos.
D. Manuel Clemente lembrou que Jesus nasceu numa manjedoura por não ter lugar na hospedaria. "Nas sociedades que integramos continua a não haver 'hospedaria' para todos", relembrou.
O papa Francisco criticou duramente a "voracidade consumista" dos Homens, pedindo que façam uma reflexão espiritual sobre o significado das suas vidas e apelando à partilha com os que nada têm.
Um juiz federal dos Estados Unidos ordenou à Coreia do Norte que pague uma indemnização de 500 milhões de dólares pela morte dum jovem norte-americano detido no país asiático.
Procuradores no estado de Massachusetts decidiram avançar com acusação contra ator. Em causa está alegado incidente sexual com um jovem de 18 anos em 2016. Spacey responde a acusações no Youtube. 
Opinião

Laurinda Alves
Mesmo para qualquer crente as dúvidas que estes grandes mistérios levantam são torrenciais e legítimas, mas ajuda perceber que a fé coabitará sempre com a dúvida. Se há dúvida, é sinal de que é fé.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A virgindade de Maria não é uma ideia que, depois, se transformou num facto, mas um acontecimento que, mais tarde, se tornou objecto de reflexão.
João Duarte Bleck
Uma vez que a afirmação foi pública e magoou muitos crentes de boa e sã fé católica, não ficava mal ao Senhor D. Manuel Linda cumprir o dever de se retractar e pedir publicamente perdão pela ofensa.
Ricardo Gonçalves Cerqueira
Desde julho de 2017 mais de 120 pessoas morreram pois o Estado falhou. “É preciso apurar as responsabilidades”. Há ano e meio que nos acenam com essa ilusão mas até hoje só vimos uma mão cheia de nada
Alexandre Homem Cristo
Há cada vez mais evidências dos erros do governo e deixou de ser plausível a responsabilização de terceiros. A culpa já não é do Passos. A partir de 2019, tudo muda: a culpa agora é do Costa.
MAGG

Catarina da Eira Ballestero
Uma viajante profissional partilha os seus conselhos para se livrar dos efeitos negativos das mudanças acentuadas de fuso horário.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa

SOLIDARIEDADE | Emigrante oferece 1200 presentes a crianças internadas

Há 36 anos que no dia 25 de dezembro, Gilberto Mota veste o fato de Pai Natal e distribui presentes entre as crianças e idosos que passam esta época internados num hospital.

Emigrante em França, começou a fazer isto sozinho, mas há alguns anos que conta com o apoio da família e dos amigos. Este ano vai distribuir 1200 presentes.
Em 1981 acompanhou os últimos dias de vida do filho mais velho, num hospital, durante o período de Natal. Viu muitos rostos tristes nas camas vizinhas, comprou presentes para oferecer e desde então, Gilberto Mota, emigrante em França e empresário, decidiu que ia fazer tudo o que pudesse para tornar mais leves os dias de quem está internado e assumiu o papel de Pai Natal.
"Pusemos as caixas dos correios na pediatria de Coimbra e Leiria. Os meninos escreveram ao Pai Natal, temos as cartas e dá-mos tudo o que pediram. Desde a máquina fotográfica, ao telefone, iPad, tudo... O nosso objetivo é que cada menino tenha o que escreveu na carta."
Há 36 anos que passa o dia 25 de dezembro a realizar desejos nos hospitais. "Há muitas cartas que pedem saúde, há cartas muito emocionantes e que doem".
Este ano vai distribuir 1200 presentes por todas as crianças e idosos internados no Hospital Pediátrico de Coimbra, no Centro Hospitalar de Leiria e no Hospital Distrital de Pombal.
"Fiz isto durante anos sozinho, agora tenho grupos de amigos que ajudam e permitem que em vez de visitar um hospital, possa visitar quatro ou cinco"
Todos recebem uma prenda: este ano também vão ser distribuídos 300 kg de bombons e 150 kg de tangerinas, a pensar nos diabéticos. Para este emigrante de 57 anos, o dinheiro que gasta é irrelevante, comparado com o que ganha.
"O maior valor que podemos distribuir é o tempo e o amor. Temos crianças, bebés que passam o Natal no hospital com doenças gravíssimas e isso é que é custoso. O que fazemos é uma gota de água no oceano".
Habituado a realizar sonhos, o pai Natal Gilberto Mota também tem um pedido.
"Gostaria que daqui a 10 anos todos os hospitais pediátricos de Portugal tivessem o Pai Natal".
Dia 25 de dezembro, Gilberto Mota começa a distribuir presentes às 8h30, no Hospital Pediátrico de Coimbra. Ao meio dia regressa ao Pombal e às 16h distribui as últimas prendas no Centro Hospitalar de Leiria.
TSF

NATAL | "O Homem tornou-se ávido e ganancioso." Papa critica o consumismo no Natal

Líder da igreja católica pediu aos fiéis que pensem sobre a partilha que deve existir nesta época.

O papa Francisco criticou esta segunda-feira duramente a "voracidade consumista" dos Homens, pedindo que façam uma reflexão espiritual sobre o significado das suas vidas e apelando à partilha com os que nada têm.
"O Homem tornou-se ávido e ganancioso. Ter, acumular coisas, parece ser para muitas pessoas o sentido da vida", disse o chefe da Igreja Católica na homilia do Natal, falando para cerca de 10 mil fiéis reunidos, como todos os anos, na Basílica de São Pedro, em Roma.
Francisco acrescentou que "uma voracidade insaciável atravessa a história humana" até aos paradoxos atuais, com uns a banquetearem-se e muitos outros não terem pão para viver.
Na missa da véspera de Natal, que comemora o nascimento de Jesus da Nazaré, colocado numa manjedoura, o papa pediu que se ultrapasse o egoísmo e que não se caia no consumismo, afirmando depois: "O pequeno corpo do Menino de Belém lança um novo modelo de vida: não devorar nem agarrar mas partilhar e dar".
Instando as pessoas a questionarem-se sobre se realmente precisam de tantas coisas ou se podem prescindir do que é supérfluo e ter uma vida mais simples, o papa pediu também que as pessoas se interrogassem se no Natal compartilham o seu pão com aqueles que não têm.
O papa Francisco, que acabou de completar 82 anos, enviará a sua sexta mensagem de Natal 'Urbi et orbi' na terça-feira, perante os fiéis reunidos na Praça de São Pedro.
Fonte: TSF

Minions For Christmas!!!

Os Minions e a LojaParaCrianças.pt deseja a todos os seus Clientes e amigos um excelente Natal & Feliz Ano Novo!


Prémio Rodrigues Lapa distingue melhores alunos de Anadia

Os melhores alunos das escolas do concelho de Anadia, no ano letivo 2017-2018, foram distinguidos, no passado dia 19 de Dezembro, pelo Município de Anadia, com a atribuição do Prémio Escolar Professor Doutor Rodrigues Lapa, em cerimónia que decorreu no Cineteatro Anadia.
Resultado de imagem para Prémio Rodrigues Lapa distingue melhores alunos de Anadia
Criado em 1996 pela Comissão das Comemorações do Centenário do Nascimento do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, este prémio mantém o duplo objetivo de homenagear o filólogo anadiense e de distinguir os alunos das escolas de Anadia com melhor aproveitamento escolar no final do 2º e do 3º ciclos do ensino básico, do ensino secundário e do ensino profissional.
Na ocasião, a presidente da Câmara Municipal de Anadia, Maria Teresa Cardoso, felicitou os alunos premiados pela “dedicação, trabalho e os bons resultados”, que “nos enchem de orgulho”, estendendo as felicitações a todos aqueles que os têm acompanhado neste percurso e que contribuíram para esta caminhada de sucesso.
Deixou ainda uma palavra de agradecimento ao Lions Clube da Bairrada, que novamente marca presença nesta cerimónia, para distinguir o mérito num domínio a que Rodrigues Lapa dedicou particular atenção: a Língua Portuguesa.
A autarca salientou que “este ilustre anadiense, conhecido além-fronteiras, colocou, ao longo da sua vida, as suas competências e o seu saber ao serviço de causas cívicas e do avanço do conhecimento nas áreas da filologia, da literatura e da linguística. E, apesar de, por motivos políticos, cedo ter visto cessar a sua carreira de professor universitário em Portugal, nunca deixou de ter um especial apreço pelo ensino, nunca dele se desvinculando e pugnando sempre pela sua modernização no nosso país”.
Maria Teresa Cardoso frisou ainda que ao “evocar” Rodrigues Lapa e “ao consagrar os alunos das nossas escolas”, este prémio acaba também “por reconhecer a ação de outros intervenientes neste contexto”, nomeadamente os professores que, com o seu trabalho, “nem sempre muito visível”, ensinam e ajudam a educar e a formar cidadãos, que “motivam e inspiram os seus alunos, e que neles descobrem outras competências e talentos que não necessariamente aqueles que são objeto de avaliação”. E, ainda, aqueles que, “sem deixarem de ser professores, são também amigos” e, nalguns casos, “confidentes e conselheiros”.
A autarca referiu-se ao mais recente projeto, “Analfabetismo Zero”, que está já em atividade e que é direcionado aqueles que, por motivos diversos, “não tiveram acesso às primeiras letras”.
À semelhança das edições anteriores, o evento contou com a entrega do “Prémio Lions Clube da Bairrada / Prof. Doutor Rodrigues Lapa”, instituído pelo clube bairradino para galardoar os alunos dos estabelecimentos de ensino secundário de Anadia e de Oliveira de Bairro que, no 12º ano, se destacaram no domínio da Língua Portuguesa.
Para além da entrega dos prémios e menções honrosas aos alunos, o Município atribuiu ainda aos estabelecimentos de ensino do concelho um Certificado de Distinção. A cerimónia contou ainda com mais dois momentos: a apresentação de dois filmes, um sobre a vida e obra do Professor Doutor Manuel Rodrigues Lapa, e outro da autoria de Francisco Power que foi apresentado na Gala Anadia 2020, bem como a canção “Anadia Acredita” que Gonçalo Tavares escreveu e compôs para a Candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto.
A cerimónia terminaria com um momento musical protagonizado por dois elementos da Associação Recreativa e Cultural de Espinhel.
GALARDOADOS:
COLÉGIO NOSSA SENHORA DA ASSUNÇÃO
2º ciclo
1º Prémio ex aequo: Mafalda Macedo Silva e João Francisco Cardoso Fontes
Menções Honrosas: Francisca Pereira Ribeiro de Campos Mamede e João Reis de Oliveira
3º ciclo
1º Prémio: Rita Figueiredo Torres Queiroz Fernandes
Menções Honrosas: Inês Ferreira Gomes Carmo e Margarida de Almeida e Rodrigues
Ensino Secundário
1º Prémio: Joana da Silva Rosa Leiria
Menções Honrosas: Mariana Vilar Portela Seabra e Matilde Cardoso Tavares
SALESIANOS DE MOGOFORES
2º ciclo
1º Prémio: Carina Filipa Coelho Moutinho
Menções Honrosas: David Miguel Coutinho Castel-Branco Power e Maria Luís Maia Seco
3º ciclo
1º Prémio: Inês Marques Cerca
Menções Honrosas: Constança Martins Rocha e Rafael Augusto Matayoshi Matos
ESCOLA BÁSICA Nº2 DE VILARINHO DO BAIRRO
2º ciclo
1º Prémio: Mara Sofia dos Santos Blanco
Menções Honrosas: Leonor Almeida Ferreira e Alexandre George Soares
3º ciclo
1º Prémio: Joana Cardoso Cruz
Menções Honrosas: Francisca Mota Santos e Henrique Silva Jesus
ESCOLA BÁSICA E SECUNDÁRIA DE ANADIA
2º ciclo
1º Prémio: Anna Shevchenko
Menções Honrosas: Matilde Marques Cruz e Maria Alves Fernandes

Natal com teatro em Cantanhede


Novo balanço aponta para 420 mortos no tsunami da Indonésia

As autoridades indonésias elevaram hoje para 420 o número de mortos na sequência do tsunami que atingiu no sábado a Indonésia, onde continuam em marcha as operações de resgate para encontrar 128 desaparecidos.
Resultado de imagem para Novo balanço aponta para 420 mortos no tsunami da Indonésia
O último balanço das autoridades apontava para 373 mortos e 1.459 feridos. Milhares de pessoas ficaram sem casa.
O tsunami ocorreu no sábado à noite, no Estreito de Sunda, entre as ilhas de Java e Sumatra. Os cientistas acreditam que foi provocado pelo deslizamento submarino de terra, causado pela erupção do vulcão Anak Krakatau.
Como não houve um terramoto antes, não originou alertas. Por outro lado, as autoridades confundiram inicialmente o tsunami com uma maré crescente e chegaram a apelar à população para não entrar em pânico.
"Foi um erro, sentimos muito", escreveu na rede social Twitter o porta-voz da Agência Nacional de Gestão de Desastres, Sutopo Purwo Nugroho.
A Associação Médica Indonésia deu conta de que está a enviar mais médicos e equipamentos para o terreno e que muitos dos feridos precisam de tratamento especializado nas áreas de ortopedia e neurocirurgia.
A mesma entidade revelou que a maioria dos pacientes reside na Indonésia.
Este foi o segundo tsunami a atingir a Indonésia este ano, mas o que atingiu a ilha de Celebes em 28 de setembro, em que morreram mais de 1.200 pessoas, foi acompanhado de um forte terramoto.
A Indonésia é o quarto país em número de habitantes e também um dos mais castigados por desastres naturais.
A localização geográfica da Indonésia, no Anel de Fogo do Pacífico, e o número de vulcões ativos no país, mais de cem, tornam a nação propensa a grande atividade sísmica.
O pior tsunami na Indonésia aconteceu em 26 de dezembro de 2004 no norte de Samatra e causou cerca de 230 mil mortes numa dezena de países banhados pelo Oceano Índico, dos quais 168 mil em território indonésio.
Lusa
Foto: Roland / AFP

Multibanco atinge recorde de transações. Mais de 280 por segundo

Pico foi atingido por volta do meio-dia de ontem com quase 300 transações por segundo
Resultado de imagem para Multibanco atinge recorde de transações. Mais de 280 por segundo
Foram mais de 280 operações instantâneas efetuadas por segundo na rede multibanco. De acordo com a SIBS, a entidade gestora, o pico foi atingido por volta das 12 horas do dia 24, com 281,5 transações por segundo nas Caixas Automáticas e Terminais de Pagamento Automático, ou seja, lojas e caixas. Nunca antes tinha sido atingida tal cifra.
Aliás, durante a manhã de domingo já tinha sido também atingido um valor recorde, mas não se aproximando daquele que foi conseguido ontem. Há dois dias número de transações por segundo foi de 245, mas longe das 281 desta segunda-feira.
Já durante o mês de Dezembro do ano passado, a rede multibanco atingiu vários recordes, mas o pico foi atingido um dia mais cedo, a 23. "O pico instantâneo da Rede Multibanco foi registado neste mesmo dia às 12h11m17s, com 263 operações processadas num segundo", referiu a gestora da rede em comunicado.
O presidente da Associação dos Comerciantes do Porto, Joel Almeida, já tinha admitido este mês ao Dinheiro Vivo que este pudesse ser "provavelmente o melhor Natal dos últimos anos", em termos de transações.
As compras de Natal e Ano Novo feitas com pagamentos eletrónicos, totalizaram, o ano passado, 4,5 mil milhões de euros, 12,5% mais do que em 2016. Se acrescentarmos os levantamentos nas caixas automáticas, o valor ultrapassou os 7,6 mil milhões de euros em 2017. A época representa um crescimento de 10 a 20%, principalmente para o comércio tradicional: as vendas de vestuário, calçado e bebidas disparam nesta época do ano e, no caso dos brinquedos, representa mesmo 80% das vendas de todo o ano.
Dinheiro Vivo

Formandos do CEARTE produzem exposição de Cerâmica e Vidro

A exposição marca a transição entre o términus da formação teórica em oficina/laboratório e o início da formação prática em contexto de trabalho, e distingue-se, segundo Luís Rocha, Diretor do CEARTE, pela “elevada qualidade e contemporaneidade, dignas de profissionais do setor”.
A turma do Curso de Especialização Tecnológica (CET) de Técnico Especialista em Ofícios de Arte - Cerâmica e Vidro, que teve início em maio deste ano no Centro de Formação Profissional para a Artesanato e Património (CEARTE), preparou uma exposição de produtos desenvolvidos pelos formandos, patente até ao fim de janeiro nesta instituição.
A exposição marca a transição entre o términus da formação teórica em oficina/laboratório e o início da formação prática em contexto de trabalho, e distingue-se, segundo Luís Rocha, Diretor do CEARTE, pela “elevada qualidade e contemporaneidade, dignas de profissionais do setor”.
Os formandos preparam-se agora para estagiar durante 450 horas (de janeiro a abril) em empresas e ateliers de referência no setor, entre os quais, Atelier João Carqueijeiro (Matosinhos), Olaria Isabel Lacerda de Cernache (Coimbra), Olaria António Manuel Antunes (Condeixa-a-Nova), Olaria Sandra Duarte, Arte e Design - Fusão de Vidro (Espinho), Atelier Mena&Companhia (Figueira da Foz), Atelier Linhas da Terra (Caldas da Rainha), Cerâmicas Ferrão (Aradas), Cerâmica Estrela de Conímbriga (Condeixa-a-Nova) e Atelier de Cerâmica - José Fraga (Vila Nova de Gaia).
O curso de Técnico Especialista em Ofícios de Arte - Cerâmica e Vidro do CEARTE é, nos tempos atuais, uma especialização de grande relevância e oportunidade pois, para além de responder às necessidades específicas das empresas artesanais do setor da cerâmica e do vidro, permitirá aos formandos desempenhar atividades altamente qua­lificadas em áreas tradicionais, mas com forte conteúdo inovador e criativo. Para além disso, garante a possibilidade de ingressar em curso superior da Escola Superior de Artes e Design das Caldas da Rainha, que reconhece e equivalência a 25 créditos nas suas licenciaturas.
O curso caracteriza-se pelas excelentes condições técnicas (oficinas, equipamentos, laboratórios, formadores) e pelo programa aprofundado, com disciplinas que abordam temas como Empreendedorismo, Imagem, Marca, Promoção, e Embalagem.
Os formandos que concluem este curso são “agentes do artesanato”: podem ajudar a criar um verdadeiro setor das artes do fogo na região Centro, constituindo um importante instrumento de inovação territorial gerador de emprego, de competitividade e de sustentabilidade económica.

Bom Natal - “Brinquedo” novo? As melhores 21 apps para iPhone e Android que vai querer instalar

Logo Observador

360º

As principais notícias do dia
Bom dia!
Recebeu (ou deu a si próprio) um dispositivo móvel como prenda de Natal? Um iPad? Um iPhone? Um smartphone ou tablet Android? Conheça a nova edição das 21 aplicações sugeridas pelo Observador.
Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, diz que no último trimestre, ultrapassada a pressão da crise, cresceu a sensação de "corrida contra o tempo", que antecipou o período pré-eleitoral.
Um tiroteio num bairro em Elvas, distrito de Portalegre, provocou um morto durante a madrugada, disse fonte policial à agência Lusa.
As autoridades indonésias elevaram para 420 o número de mortos na sequência do tsunami que atingiu no sábado a Indonésia, onde continuam as operações de resgate para encontrar 128 desaparecidos.
D. Manuel Clemente lembrou que Jesus nasceu numa manjedoura por não ter lugar na hospedaria. "Nas sociedades que integramos continua a não haver 'hospedaria' para todos", relembrou.
O papa Francisco criticou duramente a "voracidade consumista" dos Homens, pedindo que façam uma reflexão espiritual sobre o significado das suas vidas e apelando à partilha com os que nada têm.
Um juiz federal dos Estados Unidos ordenou à Coreia do Norte que pague uma indemnização de 500 milhões de dólares pela morte dum jovem norte-americano detido no país asiático.
Governo proíbe lojas de animais de venderem cães e gatos com menos de seis meses de idade. Medida de defesa do bem-estar animal tem como objetivo reduzir criação de animais com fins exploratórios.
Nasceu há 125 anos e ainda hoje Xi Jinping e a liderança chinesa usam a sua figura tutelar para manter o poder. Mao passou de líder revolucionário a ícone fluorescente. Ensaio de Maria João Marques
Procuradores no estado de Massachusetts decidiram avançar com acusação contra ator. Em causa está alegado incidente sexual com um jovem de 18 anos em 2016. Spacey responde a acusações no Youtube. 
Opinião

Laurinda Alves
Mesmo para qualquer crente as dúvidas que estes grandes mistérios levantam são torrenciais e legítimas, mas ajuda perceber que a fé coabitará sempre com a dúvida. Se há dúvida, é sinal de que é fé.
P. Gonçalo Portocarrero de Almada
A virgindade de Maria não é uma ideia que, depois, se transformou num facto, mas um acontecimento que, mais tarde, se tornou objecto de reflexão.
João Duarte Bleck
Uma vez que a afirmação foi pública e magoou muitos crentes de boa e sã fé católica, não ficava mal ao Senhor D. Manuel Linda cumprir o dever de se retractar e pedir publicamente perdão pela ofensa.
Ricardo Gonçalves Cerqueira
Desde julho de 2017 mais de 120 pessoas morreram pois o Estado falhou. “É preciso apurar as responsabilidades”. Há ano e meio que nos acenam com essa ilusão mas até hoje só vimos uma mão cheia de nada
Alexandre Homem Cristo
Há cada vez mais evidências dos erros do governo e deixou de ser plausível a responsabilização de terceiros. A culpa já não é do Passos. A partir de 2019, tudo muda: a culpa agora é do Costa.
MAGG

Fábio Martins
Estreia já no próximo ano e os novos episódios têm momentos muito arrepiantes, sendo ainda mais negros do que os anteriores. 

Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
ObservadorEleito melhor jornal generalista 2018
©2018 Observador On Time, S.A.
Rua João Saraiva, n. 7, Lisboa