sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Motorista que trabalha com Uber atacada com dejectos de animais

Resultado de imagem para Motorista que trabalha com Uber atacada com dejectos de animais
Incidente aconteceu esta quinta-feira à tarde junto à estação de Campanhã, no Porto.
Uma motorista que trabalha com a Uber foi atacada no interior da viatura que conduz com dejectos de animais ao fim da tarde desta quinta-feira perto da estação de Campanhã, no Porto. O autor do ataque fugiu e não chegou a ser identificado pela polícia, mas a vítima acredita que foi um taxista ou alguém a mando de um destes profissionais.
A motorista Patrícia Madureira, de 42 anos, ficou com “estrume líquido” na cabeça, nos braços e no vestido que usava, como é possível ver nas fotos que partilhou no Facebook. “Já tomei mais de 20 banhos, fui cortar o cabelo a pente um e continuo com um cheiro nauseabundo”, queixa-se a condutora ao PÚBLICO, lamentando a humilhação a que foi sujeita.
A vítima, que chamou a polícia que registou a ocorrência, dirigiu-se esta sexta-feira a uma esquadra para apresentar uma queixa de agressão contra desconhecidos. Foi convocada para se apresentar no Instituto de Medicina Legal, já que não se conhece o teor da substância que a atingiu nem os eventuais efeitos nocivos para a sua saúde. A PSP do Porto confirma, através do seu porta-voz, António Veiga, que recebeu uma queixa deste teor na 4ª. esquadra e adianta que não tem conhecimento de situações idênticas.
O veículo que conduzia, um carro eléctrico que funciona integrado no serviço Uber Green, ficou com dejectos espalhados pelo interior, essencialmente no tablier, nos estofos da frente e no tecto. O proprietário da empresa, parceira da Uber, também apresentou uma participação na PSP por causa dos danos na viatura, confirmou Vítor Pessegueiro, dono da Honras e Cortesias. O empresário considera que a polícia devia ter um papel mais activo na defesa destes condutores essencialmente nas zonas onde tem ocorrido os principais problemas no Porto: as estações de Campanhã e de São Bento e na zona da Batalha. Foi neste último local, que no final de Julho um outro carro da empresa foi danificado ao pontapé por um grupo de quatro ou cinco homens, que o empresário acredita serem taxistas. “Os clientes iam dentro do carro. A parte lateral esquerda da viatura vai ser toda substituída”, explica.
Vítor Pessegueiro já teve um motorista agredido, carros apedrejados e vidros partidos. As ameaças e os insultos são um problema diário. Garante que não é a primeira vez que há ataques com dejectos de animais, mas até agora apenas terão atingido o exterior das viaturas.
Patrícia Madureira conta que tudo começou com um pedido para ir buscar clientes à Rua da Estação, uma via que dá acesso à Estação de Campanhã, um local que normalmente evita devido aos problemas que já ocorreram. “Como o pedido não era para a estação, achei que não havia problema. Onde estava não via os taxistas [que estavam na postura] e eles também não me viam”, explica.
Foi quando os clientes, três jovens estrangeiros que estavam sentados no chão com as respectivas mochilas, se preparavam para entrar no carro que um homem lhe atirou com “um tipo de estrume líquido” que trazia numa embalagem de plástico. Antes, o mesmo já a advertira que não ia fazer “esta corrida”, uma expressão própria dos taxistas. “Ele fugiu para a postura da estação e só saiu de lá quando viu chegar o carro-patrulha da polícia”, afirma.
Desde o início do ano passado, foram reportados às autoridades pelo menos 71 casos de agressões a condutores que trabalham com a multinacional norte-americana Uber em Lisboa e no Porto, uma contabilidade feita pelo PÚBLICO em finais de Abril a propósito do arranque de uma semana de luta dos taxistas contra a actividade da Uber em Portugal. A própria multinacional contabilizou entre Janeiro do ano passado e Fevereiro deste ano 43 inquéritos-crime por agressões ocorridas apenas no Porto. A estes somam-se, 28 queixas contabilizadas pela PSP em Lisboa até final de Fevereiro passado. Destas, 22 denúncias “por ameaças e agressões a condutores e danos” nas viaturas disponíveis através da plataforma digital ocorreram no ano passado e seis casos já este ano.
Público
Litoral Centro – Comunicação e Imagem
faça a sua subscrição gratuita
_________________________
INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

JOEL BURGESS ESTARÁ PRESENTE EN EL FESTIVAL PIXELATL 2016



by Yesica Flores
El World Director de Ubisoft
El World Director de Ubisoft Toronto dará una conferencia magna
el próximo 8 de septiembre en el marco del evento.
Ciudad de México, 2 de septiembre de 2016 — El día de hoy, Ubisoft® anuncia que Joel Burgess, World Director de Ubisoft Toronto; visitará nuestro país este mes como parte de los invitados especiales de la quinta edición del Festival Pixelatl –evento enfocado a la animación, videojuegos y cómics– que se llevará a cabo del 6 al 11 de septiembre en Cuernavaca, Morelos.
Joel Burgess cuenta con más de 13 años de experiencia en la industria de los videojuegos, especializándose en diseño de niveles de títulos como Fallout y The Elder Scrolls. Además de su trabajo en Ubisoft Toronto, Burgess fue el cofundador del grupo de diseño de niveles en Bethesda Studios y se encuentra a cargo de los talleres de diseño de niveles en las convenciones Games Developer Conference de San Francisco y China.
“He sido tremendamente afortunado en mi carrera, ya que he tenido la oportunidad de trabajar en proyectos increíbles junto con algunos de los desarrolladores más brillantes y talentosos imaginables”, comenta Burgess sobre su trayectoria. “Recientemente tuve la inquietud de cambiar las cosas y ponerme en una situación nueva en la que podré asumir nuevos retos, además de aprender y adaptarme como desarrollador. Cuando supe de la oportunidad en Ubisoft Toronto, me pareció la forma ideal para ponerme a prueba y crecer”, agrega.
En el marco del festival, Joel Burgess dará una conferencia magna titulada "Creating Game Narrative Through World Design", la cual se enfocará en el trabajo del diseñador de videojuegos como complemento de la narrativa.
“Mi conferencia tiene fuertes lazos con la animación y el cine, permitiéndome a mi y a otros desarrolladores compartir nuestras experiencias con la comunidad mexicana de animación y desarrollo de videojuegos”, explica Burgess. “Participar en Pixelatl llega en un momento muy interesante para mi. Esta visita a México representa una oportunidad para retomar algunas ideas que he estado explorando y darles un enfoque diferente, además de replantearme los valores que mi equipo y yo ponemos en práctica en nuestras actividades diarias en Ubisoft”, concluye.
La plática se llevará a cabo el 8 de septiembre a las 13:30 horas en el escenario principal del Hotel Las Mañanitas en Cuernavaca, Morelos. Después de su participación como ponente, Burgess realizará una firma de autógrafos el 9 de septiembre en el booth de Ubisoft en el área de Expositores del Festival.
Para conocer más información sobre el Festival Pixelatl, por favor visita:http://elfestival.mx/.
Para conocer lo más reciente acerca de los juegos de Ubisoft, por favor visita:https://www.ubisoft.com/es-MX/.
Acerca de Ubisoft
Ubisoft es un publisher líder creador y distribuidor de entretenimiento y servicios interactivos, con una rica cartera de marcas de renombre mundial, incluyendo Assassin’s Creed, Just Dance, la serie de Tom Clancy’s, Rayman, Far Cry y Watch Dogs. Los equipos, estudios y oficinas de negocios en toda la red mundial de Ubisoft están comprometidos a ofrecer experiencias de juego originales y memorables en todas las plataformas populares, incluyendo consolas, teléfonos móviles, tablets y PCs. Para el año fiscal 2014-15, Ubisoft generó ventas de € 1.464 millones de euros. Para conocer más, visita http://www.ubisoftgroup.com.
© 2016 Ubisoft Entertainment. Todos los Derechos Reservados. Ubisoft y el logo de Ubisoft son propiedad de Ubisoft Entertainment en los Estados Unidos y/u otros países.

Yesica Flores | septiembre 2, 2016 a las 12:13 pm | Etiquetas: FESTIVAL PIXELATL 2016

Hora de Fecho: Crónica (interativa) da queda de Dilma

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
O sabor da vitória nas urnas em 2014 durou menos de dois meses. A sua queda, antes mesmo da metade do mandato, só não era inevitável porque aprovar um impeachment parecia difícil. Mas aconteceu.
O ministro dos Negócios Estrangeiros, Augusto Santos Silva, disse que Portugal estará reunido com Governo iraquiano dentro de duas semanas em Nova Iorque, para acelerar levantamento da imunidade.
É precoce falar em indemnização, mas a defesa de Rúben Cavaco acredita que ambas as partes vão chegar a acordo. Ainda assim, cenário de acordo não trava o processo de investigação criminal.
Vários utilizadores do novo Galaxy Note 7, da Samsung, colocaram vídeos nas redes sociais a mostrar que o aparelho se incendiara ao carregar. A empresa vai entregar telemóveis de substituição.
O PS rejeita a ideia de que está em “falência”, mas reconhece que tem vivido da “solidariedade” e do “trabalho generoso dos seus militantes” e dirigentes para responder aos compromissos financeiros.
O Partido Socialista, com um passivo de 21 milhões de euros, tem pedido a alguns dirigentes que paguem as despesas locais e assumam esses pagamentos como "donativos", noticia o JN.
Sociais-democratas devem ficar fora da apresentação de propostas para o Orçamento de 2017. Passos recomenda a Costa: "Tire o cavalinho da chuva".
A caminho das Berlengas, o primeiro-ministro respondeu a Passo acusando-o de "um enorme vazio de ideias relativamente ao futuro". E compara-o a um "condutor de um comboio fantasma".
Os cortes salariais para funcionários na mobilidade permanecem enquanto a atual lei não for revogada. Governo quer recolocar em funções 500 trabalhadores até à nova lei.
Durante uma intervenção na Escola de Quadros do CDS-PP, António Filipe Pimentel avisou que existe um "problema grave" no Museu Nacional de Arte Antiga. "Aquilo vai partir e vai partir em muito pouco."
Shinichi Mochizuki dedicou 20 anos da sua vida a tentar descodificar um dos problemas matemáticos mais difíceis do mundo. Mas nem os melhores matemáticos do mundo conseguiram perceber o seu trabalho. 
Opinião

Rui Ramos
No Brasil, importa menos o que aconteceu, do que o modo como aconteceu. Dilma não foi derrubada na rua, por soldados ou manifestantes. Caiu onde devia, no Senado. É a diferença que faz a democracia.

Paulo Ferreira
Vamos supor que um governo português recebia o “bónus” fiscal de 13 mil milhões que Bruxelas quer obrigar a Apple a dar à Irlanda. Recusava, preocupado com a imagem no país? Ou gastava à tripa forra?

Miguel Tamen
Dar conselhos requer essencialmente vontade de pôr o próximo no seu lugar; para quem os dá, o lugar natural do próximo é o lugar de quem não sabe que nada sabe.

Helena Garrido
A economia portuguesa está de novo a afundar. A evolução do investimento tem de ser a maior preocupação. Um problema que o investimento público não resolve.

Rita Coelho do Vale
Temos que deixar de ter surpresas à la PT ou à la CGD. E para que estas surpresas acabem, temos que começar a penalizar todos aqueles gestores que tomam as más decisões.

Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Imunidade de filhos do embaixador: Portugal pede resposta urgente

Resultado de imagem para Imunidade de filhos do embaixador: Portugal pede resposta urgente
O Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) solicitou urgência na resposta das autoridades iraquianas ao pedido de levantamento da imunidade diplomática dos filhos do embaixador do Iraque em Portugal envolvidos em incidentes em Ponte de Sor.

"Na sequência do pedido do levantamento da imunidade diplomática apresentado no passado dia 25 de agosto, foram já realizadas diligências junto do Ministério dos Negócios Estrangeiros em Bagdad e junto da Embaixada do Iraque em Lisboa, solicitando urgência na obtenção de uma resposta por parte das autoridades iraquianas", informou o Ministério dos Negócios Estrangeiros português.

Alem disso, o ministério tutelado por Augusto Santos Silva adianta que já tem agendada uma reunião entre os Ministros dos Negócios Estrangeiros de Portugal e do Iraque a realizar em Nova Iorque no decurso da semana ministerial da Assembleia Geral das Nações Unidas, entre os dias 19 e 23 de setembro.

No dia 17 de agosto, Rúben Cavaco, de 15 anos, foi agredido em Ponte de Sor, no distrito de Portalegre, pelos filhos do embaixador do Iraque em Portugal, gémeos de 17 anos.

O jovem alentejano sofreu múltiplas fraturas, tendo sido transferido no mesmo dia do centro de saúde local para o Hospital de Santa Maria, em Lisboa, onde ainda se encontra internado, tendo chegado a estar em coma induzido.

Os dois rapazes suspeitos da agressão são filhos do embaixador iraquiano em Portugal, Saad Mohammed Ali, e têm imunidade diplomática, ao abrigo da Convenção de Viena.


Lusa

Comentário: somos na verdade um País de acolhimento e de brandos costumes. Querem mais? vão pedir ao totta...

J. Carlos

Segundo colégio fecha em menos de uma semana

Em menos de uma semana, mais um colégio com contrato de associação vai fechar portas.
Resultado de imagem para Segundo colégio fecha em menos de uma semana
O diretor do Instituto de São Tiago, em Proença-a-Nova, comunicou esta quinta-feira ao presidente da Câmara, João Lobo, que o colégio, atualmente com cerca de 60 alunos, não vai abrir portas. A decisão deverá ser hoje comunicada a pais, professores e funcionários.
O colégio foi um dos visados nos cortes do financiamento de turmas de início de ciclo decididas pelo Governo em maio. De acordo com João Lobo, até ao ano passado, o colégio tinha uma turma financiada por cada ano, entre o 5.º e o 12.º anos, e este ano letivo teria apenas financiamento para uma.
O colégio é maioritariamente frequentado por alunos de Proença, mas também recebe estudantes dos concelhos vizinhos, como a Sertã e Oleiros. Ao JN, o autarca garantiu que haverá lugar para todos na escola pública.
O primeiro caso de encerramento foi conhecido esta semana. A cooperativa de ensino Ancorensis, de Vila Praia de Âncora, já não abre portas este ano letivo e vai despedir os 67 trabalhadores, uma medida que merece o repúdio "veemente"da União de Sindicatos de Viana do Castelo e do Sindicato dos Trabalhadores de Comércio e Serviços. Argumentam que o fecho "inverte totalmente a decisão", comunicada em julho, de que o colégio daria início ao ano letivo com 11 turmas. Depois de uma reunião com os responsáveis da escola, os sindicatos marcaram para terça-feira um plenário.
Alguns pais foram ontem à cooperativa de ensino para tratar do processos de transferência dos filhos e foram vários os funcionários e professores que se apresentaram ao primeiro dia de serviço.
Elisabete Dourado, funcionária da tesouraria há 22 anos, lamentava duplamente o encerramento. "Fiquei revoltada. Esta decisão já deveria ter sido tomada em Julho e não agora. Tenho um filho no 8.º ano, que estudava aqui, e agora vai para uma escola que eu não quero", disse.

Fonte:JN

Comentário: temos pena. Quem quer privado deve suportar os custos, nunca deve ser o dinheiro dos contribuintes a suportar o que é considerado à luz da lei como privado. Já agora é o que faltava...

J. Carlos

360º - O ex-espião que agora quer vender serviços de informações ao Estado

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia
O Partido Socialista tem um passivo de 21 milhões de euros e está a pedir a dirigentes que usem o seu próprio dinheiro para pagar despesas como, por exemplo, a conta da água e da luz. A notícia é do JN.

Foi o primeiro jogo depois do Euro e acabou numa goleada. Portugal bateu Gibraltar por 5-0, com dois golos de Nani, num encontro que só conta para treino. Segue-se, na terça-feira, o primeiro jogo de apuramento para o Mundial de 2018, contra a Suíça.

As autoridades neozelandesas retiraram durante a madrugada o alerta de tsunami que tinha sido emitido depois do sismo de 7,1 na escala de Richter que abalou o país ao começo da noite. Não houve feridos nem grandes estragos.


Informação relevante
O antigo espião que deixou o Serviço de Informações Estratégicas de Defesa (SIED) para formar uma empresa de "intelligence" quer vender serviços ao Estadoportuguês. Ruben Ribeiro (que também gosta de se apresentar como "Mike R.") gostava que a IntellCorp funcionasse como as empresas de segurança que trabalharam no Iraque ao serviço da administração americana. É uma história tipicamente portuguesa, que o Luís Rosa, o Pedro Rainho e o Vítor Matos contam aqui.

Já ontem, o Bloco de Esquerda reagiu a esta polémica. O deputado José Manuel Pureza enviou uma longa pergunta (na realidade, são quatro) ao Governo sobre a notícia divulgada originariamente pelo DN: "Tem o Governo conhecimento da situação atrás relatada? Pode confirmá-la? Não considera o Governo que o desempenho das funções atrás enunciadas na empresa IntellCorp por parte dos 'ex-espiões' do SIED e do SIS configura um caso flagrante de manifesta incompatibilidade com as finalidades ou o funcionamento do Sistema de Informações da República Portuguesa ou com a segurança e interesses nacionais? Em caso afirmativo, que medidas vai acionar o Governo para garantir o cumprimento da lei em matéria de ‘período de nojo’?”.

O CDS abriu ontem à noite a sua Escola de Quadros.Sentado ao lado do comissário europeu Carlos Moedas (já vai perceber porque é que esse detalhe é importante), o eurodeputadoNuno Melo aproveitou para atacar o Governo: "Se hoje não há sanções não é por mérito ou esforço de António Costa, que em seis meses tem feito tudo para justificar as sanções. É porque os partidos no PPE e o comissário Carlos Moedas se bateram contra as sanções". Já Carlos Moedas, falou para os centristas à noite, mas já tinha estado de manhã na Universidade de Verão do PSD e ao começo da tarde em São Bento, com o primeiro-ministro.

Marcelo Rebelo de Sousa mantém-se optimista em relação à economia portuguesa - até ver. Disse estar confiante de que o défice chegará aos 2,5% até ao final do ano. Mas (há sempre um mas) é preciso esperar para tirar consequências: “Só no final do ano é que nós, em rigor, poderemos saber se este caminho teve o sucesso que o Governo esperava ou não”.

Sem preocupações com partidos, Marcelo inaugurou ontem a primeira Festa do Livro, no Palácio de Belém. A iniciativa, que dura até domingo, pretende vender apenas livros portugueses e chamou muita gente. O Presidente foi visitar os vários stands e quem se cruzava com ele provava, de forma involuntária, que o objectivo politico foi bem-sucedido. Uma pessoa comentou: "É um homem do povo". Outra, com ainda maior poder de síntese, disse: "É um querido".

O Forum para a Competitividade, liderado pelo empresário Pedro Ferraz da Costa, afirma que "a descida do IVA na restauração foi um erro muito caro". A medida do Governo não terá trazido benefícios para os consumidores, por um lado, e, por outro, não terá sido capaz de gerar mais emprego no sector.

Houve um recuo de 58,4% no número de reformas antecipadas dos trabalhadores do Estado. Este número é explicado por uma penalização de 21,3% no valor das pensões no ano passado. Os dados foram avançados pela Caixa Geral de Aposentações no seu relatório e contas de 2015.

A família de Ruben Cavaco pode estar disposta a chegar a um acordo financeiro com os dois filhos do embaixador iraquiano. Ao jornal i (sem link disponível), fonte próxima da família afirmou: "De que nos serve que sejam presos?".

Uma explosão no Centro Espacial Kennedy, no Cabo Canaveral, destruiu um foguetão da SpaceX, de Elon Musk. A aeronave deveria colocar este sábado no espaço um satélite que estaria ao serviço de uma parceria que envolve o Facebook.

E aí vamos nós outra vez... Mariano Rajoy regressa hoje ao parlamento espanhol para tentar novamente formar governo. Tudo indica que será chumbado, o que colocará o país numa linha recta para as terceiras eleições em poucos meses.

Na Venezuela, o problema é o contrário: grave, é haver governo. Ontem, cerca de um milhão de pessoas manifestaram-se contra o Presidente Nicolás Maduro. "A Venezuela está com fome", gritaram.

Em França, é o fim da "selva de Calais". O bairro de lata onde estão alojados entre 7 mil e 10 mil migrantes, vai ser desmantelado pelo governo. Quem lá vive será colocado em novos alojamentos.

Dilma Rousseff não desiste e interpôs um recurso a pedir a repetição do julgamento do impeachment. A defesa da ex-Presidente argumenta que a decisão que a afastou do poder éinconstitucional.

Já hoje de manhã, no Observador, Rui Ramos escreve sobre o tema, no artigo "Brasil: o que é uma democracia?": "No Brasil, importa menos o que aconteceu, do que o modo como aconteceu. Dilma não foi derrubada na rua, por soldados ou manifestantes. Caiu onde devia, no Senado. É a diferença que faz a democracia".


Os nossos Especiais

Será que ser bilingue mantém o cérebro em forma? Vários estudos indicam que sim, mas, a ser verdade, o que perde quem fala apenas um idioma? Como explica este texto da Mosaic Science, "o bilinguismo pode ajudar as nossas cabeças a trabalhar melhor e até mais tarde, pela velhice dentro, o que pode vir a ter um enorme impacto na forma como ensinamos os nossos filhos, assim como na nossa relação com os idosos". 


Notícias surpreendentes

O Instagram anunciou uma novidade: dentro de semanas, passará a ser possível fazer zoom em vídeos e fotos já publicados. Ao fazê-lo, a publicação passará a ocupar todo o ecrã.

No Instagram, de facto, as fotos ganham vida. E até se transformam em livros. Um editor da Penguin juntou as suas imagens preferidas daquela rede social e vai lançar agora Life on Instagram. Vale a pena ver, aqui.

Começa hoje a Feira do Livro do Porto. A iniciativa tem tido uma vida atribulada. Agora, não é organizada pela Associação Portuguesa de Editores e Livreiros (APEL), mas sim pela Câmara Municipal do Porto. O que mudou? A Sara Otto Coelho explica.

Também hoje é o primeiro dia da Festa do Avante! A Rita Garcia foi procurar as melhores histórias do festival de música do PCP. Descobriu Zé Pedro (que ficaria conhecido nos Xutos & Pontapés) a trabalhar na primeira edição, em 1976, a troco de uma sanduíche e de uma imperial; e também Rui Veloso, que quando lá tocou nos anos 80 fotografou Álvaro Cunhal nos bastidores (o líder comunista não gostou).

Este vai ser mais um dia de muitas notícias no Observador. Vamos estar atentos ao que se passa em Portugal, em Espanha (com o debate no Parlamento) e no resto do mundo. Passe por cá.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa