sexta-feira, 3 de fevereiro de 2023

Acidentes de trabalho causaram a morte de 124 trabalhadores em 2022

 Do total de acidentes reportados pela ACT, 49 ocorreram no setor da construção, 18 no das indústrias transformadoras e 16 na agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca.
Autoridade para as Condições do Trabalho (ACT) contabilizou no ano passado 124 acidentes de trabalho com vítimas mortais, menos 20 do que os ocorridos em 2021.
Os dados disponíveis no página da internet da ACT referem-se a acidentes de trabalho com vítimas mortais objeto de inquérito no âmbito da ação inspetiva levada a cabo pela autoridade.
Do total de acidentes com vítimas mortais registados no ano passado, 49 ocorreram no setor da construção, 18 no das indústrias transformadoras e 16 na agricultura, produção animal, caça, floresta e pesca.
A maioria dos acidentes (101) sucedeu nas instalações das empresas. Segundos a ACT, a generalidade (32) dos acidentes com vítimas mortais ocorreu em estaleiros, pedreiras, minas a céu aberto e construção.
Das 124 vítimas mortais registadas, 90 eram cidadãos nacionais, a maioria (101) homens nas faixas etárias dos 55 aos 64 anos (39) e dos 45 aos 54 (32).
Segundo os dados da ACT, Lisboa foi o distrito onde ocorreram mais acidentes com vítimas mortais (25), seguido do Porto (18), Beja (12) e Aveiro e Leiria (10).
Em 2023 e até 1 de fevereiro, foram já registados três acidentes com vítimas mortais nas instalações das empresas nos distritos de Aveiro, Beja e Braga.
Quanto a acidentes de trabalho com vítimas que ficaram em estado grave, em 2022, a ACT contabilizou 427, menos 186 do que em 2021 (613)
A maioria das vítimas (353) foram homens, na faixa etária entre os 45 e os 54 anos, sendo a generalidade dos ferimentos (202) causados por fraturas e em acidentes em edifícios, construções e superfícies acima do solo.
Lisboa, com 126, foi o distrito onde se registaram mais acidentes com vítimas graves, seguido do Porto (96) e Braga (49).

Fonte: Lusa

CONFERÊNCIA LARANJA XXI INTEGRA PROGRAMA DA 7.ª MOSTRA SILVES CAPITAL DA LARANJA

 A “Conferência Laranja XXI”, volta a ter lugar no Auditório da FISSUL a partir das 14h30, do dia 10 de fevereiro. Integrada na 7.ª Mostra Silves Capital da Laranja, reunirá diversos especialistas a refletir sobre temas relacionados com a citricultura.
Presentes na sessão de abertura estarão Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves; Paulo Águas, Reitor da Universidade do Algarve; José Apolinário, Presidente da CCDR Algarve; Pedro Valadas Monteiro, Diretor Regional de Agricultura e Pescas do Algarve; João Fernandes, Presidente da Região Turismo do Algarve e Pedro Coelho, Diretor da ARHAlg.
Relembra-se que é o grande objetivo da mostra “Silves Capital da Laranja”, destacar a citricultura que se faz no concelho de Silves, os seus produtores e os assuntos que interessam para a melhoria deste sector na atualidade.

Carnaval na Praça promete animação e folia

Na edição deste ano do Carnaval na Praça, Alvaiázere volta a ser o palco de muita alegria e cor, com o Desfile de Carnaval 2023, agendado para o dia 19 de fevereiro, a partir das 15h00, organizado pela Câmara Municipal em colaboração com as Juntas de Freguesia, como forma de dinamização da oferta cultural do concelho. 
Com temática livre, o Desfile de Carnaval realiza-se na sede do concelho, e é aberto a toda a população, podendo participar nas seguintes categorias: Entrudos, Foliões e Carros Alegóricos, individual ou em grupo, segmentados nas faixas etárias de: crianças até aos 12 anos (inclusive) e jovens a adultos a partir dos 12 anos, com um total de 7 categorias. No final, serão atribuídos prémios para os respetivos 1.º, 2º e 3º. Lugares, de cada uma destas categorias após apreciação de um Júri composto por cinco elementos. 
O percurso tem início no Parque Multiusos, seguindo para a Rua Professor José Maria Castelão, atravessando ainda as ruas do Mercado, Vera Cruz, José Augusto Martins Rangel, Santa Maria Madalena e termina na Praça Cesário Neves, onde os participantes deverão fazer uma coreografia com o máximo de cinco minutos, a qual será apreciada pelo conjunto de elementos do Júri. 
Após o desfile, a folia continua na Praça Cesário Neves, a partir das 16h00, com o concerto do artista Miguel Azevedo, um fenómeno de música popular portuguesa e ex-concorrente do Big Brother Famosos, com a participação de Zé Águas & Fred e com muita animação circense de andas e modelagem de balões. 
Para a participação no desfile, os interessados têm de efetuar inscrição até ao dia 14 de fevereiro, nas respetivas Juntas de Freguesia e na Biblioteca Municipal, dentro dos seus horários de funcionamento e através do preenchimento da ficha criada para o efeito. 
A Câmara Municipal de Alvaiázere convida toda comunidade a participar nesta iniciativa apelando à reativação da “Tradição do Entrudo” que nos liga ao passado, preservando assim o que nos torna diferentes.

Oito migrantes “morreram de frio” a bordo de embarcação precária ao largo de Itália

 As vítimas são cinco homens e três mulheres. De acordo com os sobreviventes, uma das mulheres que morreu, lançou ao mar o filho - um bebé de quatro meses - que também tinha morrido "de frio". Um outro homem atirou-se ao mar para recuperar o corpo do bebé, mas afogou-se.
Os cadáveres de oito pessoas, entre os quais o de uma mulher que se encontrava grávida, foram encontrados esta madrugada pela Guarda Costeira italiana a bordo de uma embarcação precária ao largo da ilha de Lampedusa com 42 sobreviventes.
Cinco homens e três mulheres "morreram de frio", de acordo com os depoimentos dos sobreviventes que informaram as autoridades que poucas horas antes, uma das mulheres que morreu, lançou ao mar o filho - um bebé de quatro meses - que também tinha morrido "de frio"Um outro homem atirou-se ao mar para recuperar o corpo do bebé mas afogou-se, de acordo com os mesmos testemunhos.
Os dois, o bebé e o homem que se lançou ao mar, estão considerados como "desaparecidos" pelas autoridades italianas.
Os sobreviventes que se encontravam molhados e em situação de hipotermia foram transferidos para um navio patrulha que os levou para Lampedusa e encontram-se neste momento no centro de Contrada Imbriacola.
Os sobreviventes informaram as autoridades italianas que a embarcação precária partiu do porto de Sfax, na Tunísia, no passado sábado.
A Procuradoria italiana de Agrigento iniciou uma investigação sobre "cumplicidade a imigração ilegal e morte".
Nas próximas horas, os sobreviventes devem prestar depoimentos formais às autoridades judiciais italianas.
Segundo fontes policiais, os ocupantes da embarcação são originários do Mali, Costa do Marfim, Guiné Equatorial, Burquina Faso e Níger, entre os quais 10 mulheres (duas mulheres estão grávidas), e um menor.
A barcaça já tinha sido avistada na quinta-feira de manhã por uma traineira tunisina que pediu ajuda através da rádio às autoridades marítimas de Malta, onde se encontrava na altura.
Após o pedido de ajuda emitido às autoridades de Malta foi enviado uma patrulha italiana para a zona onde estava a embarcação com os oito mortos a bordo.
Poucas horas antes do resgate desta barcaça, a Guarda Costeira de Itália socorreu uma outra embarcação precária com 75 pessoas a bordo procedentes dos Camarões, Costa do Marfim, Gana, Guiné Equatorial e Senegal.

Fonte:Lusa
Foto: DN

Exposição de fotografia pela lente de Pedro Miguel Mota. “Sardas” patente na Biblioteca Municipal de Cantanhede

Está patente ao público, na Biblioteca Municipal de Cantanhede, até ao próximo dia 28 de fevereiro, a exposição “Sardas”, da autoria do fotógrafo Pedro Miguel Mota. Constituída por dez painéis informativos, a mostra apresenta registos fotográficos de modelos femininos complementados com várias informações relacionadas com a saúde cutânea, particularmente de pessoas que sofrem de problemas de pigmentação na pele e que desenvolvem efélides, vulgarmente designadas como sardas.

Ao visitar a exposição é possível conhecer algumas curiosidades históricas sobre esta particularidade epidérmica, acompanhadas por alguns testemunhos de pessoas sardentas e quais os cuidados que uma pele com estas características exige, concluindo com algumas expressões populares acerca desta especificidade cutânea.

Pedro Miguel Oliveira Mota nasceu na Mealhada, em 1989. Fez o percurso académico no concelho da Mealhada, formando-se em 2009 como Técnico de Informática e Gestão, na Escola Profissional Vasconcellos Lebre (EPVL). O seu espírito curioso e sempre ávido de conhecimento, levou-o a inscrever-se, em 2014, no Curso Profissional Técnico de Logística (2015), proporcionado pelo Centro de Emprego. Aqui adquiriu conhecimentos que viriam a ser fundamentais para o seu trabalho na fotografia.

Em 2016, cada vez mais apaixonado pelo mundo da fotografia, Pedro Miguel Mota aprendeu técnicas de posicionamento humano, fundamentais para as sessões fotográficas com modelos que frequentemente realizava, inscrevendo-se num workshop de Modelo Fotográfico. Nesse ano pôde investir na aquisição de equipamento de melhor qualidade para os seus trabalhos de fotografia e iniciou três projetos, em paralelo, na rede social facebook: o Pedro Miguel Fotografias, página de portfólio, o Pedro Miguel Projectos, onde realizava trabalhos com temas relacionados com o seu gosto pessoal e, a partir de 2018, o que hoje ainda se mantém no ativo, a página Pedro Miguel Tradições e Folclore.

A exposição “Sardas”, financiada pelo Município da Mealhada e pelo seu autor, teve como principal objetivo a vontade de mostrar, através da fotografia a preto e branco, a beleza das pessoas que possuem sardas e, simultaneamente, elucidar, de forma simples, em que consistem as sardas. Com a exposição, Pedro Miguel Mota associa o gosto pela fotografia à vontade de alertar as comunidades para os cuidados a ter com a pele, de forma a prevenir doenças cutâneas, em particular o cancro da pele, que todos os anos apresenta milhares de novos casos, em Portugal. “Sardas” esteve em exposição, em junho de 2021, em Barcouço, Mealhada e de fevereiro a abril de 2022, no Cine-Teatro Messias, também na Mealhada.

Territórios do Interior vão ser a prioridade na promoção turística nacional


Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, apresentou em Viseu a Agenda para o Turismo no Interior.
Nuno Fazenda, Secretário de Estado do Turismo, Comércio e Serviços, anunciou ontem, em Viseu, o objetivo de promover os territórios do Interior a nível do turismo, discriminando-os de forma positiva em relação ao litoral. As declarações foram feitas numa sessão pública sobre a Agenda para o Turismo no Interior, que decorreu no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.
"A coesão territorial é uma prioridade deste Governo e, nesse sentido, os territórios do Interior devem ser uma prioridade na promoção turística", afirmou o governante, acrescentando que "o Interior tem produtos turísticos únicos que devem ser valorizados".
Para concretizar esta intenção, o Secretário de Estado exemplificou com medidas que discriminam positivamente os territórios do Interior. São os casos do programa Consolidar + Turismo, que prevê mais apoios para empresas do Interior; do Portugal Events, que vai diferenciar positivamente os eventos que decorram em destinos afastados do litoral; e da valoração adicional das produções internacionais que escolham filmar em territórios de baixa densidade, ao abrigo da Portugal Film Commission. Nuno Fazenda anunciou ainda que o Governo pretende apresentar a Agenda para o Turismo no Interior em abril.
A sessão em Viseu integrou o Roteiro da Agenda para o Turismo no Interior, que o governante está a realizar pelo interior do país entre 31 de janeiro e 3 de fevereiro, com o objetivo de ouvir e debater com os atores locais os desafios, as potencialidades e as prioridades do turismo no interior.
Além de Nuno Fazenda, os discursos de abertura da sessão estiveram a cargo de Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, Leonor Barata, Vereadora do Turismo e Cultura da Câmara Municipal de Viseu, e José dos Santos Costa, Presidente do Instituto Politécnico de Viseu.

Na ocasião, Pedro Machado salientou a preocupação em combater a sazonalidade, a litoralização e a reduzida estadia média, assim como o despovoamento, problemas que afetam a atividade turística no Interior. Para fazer face a estas dificuldades, Pedro Machado defendeu que devem ser destacados os grandes trunfos do Interior do país. "O Interior de Portugal é o luxo do século XXI, uma vez que oferece tempo, silêncio e segurança. Se passarmos esta mensagem aos mercados internacionais, nomeadamente os mercados emergentes, seremos capazes de atrair mais turistas a estes territórios", disse.

Seguiu-se um primeiro painel, intitulado “O Turismo no Interior e no Centro – Redes e Conhecimento”. Moderado por Filipe Silva, Vogal do Conselho Diretivo do Turismo de Portugal, o painel teve intervenções de Jorge Brandão, Vogal Executivo do Programa Centro 2020, Carlos Ascensão, Presidente das Aldeias Históricas de Portugal, e Paulo Fernandes, Presidente da ADXTUR – Agência para o Desenvolvimento Turístico das Aldeias do Xisto.

Com moderação de Jorge Loureiro, Vice-Presidente da AHRESP, o segundo painel da sessão teve como tema “O Turismo no Interior e no Centro – As Empresas”. Os oradores foram João Cotta (Presidente da AIRV - Associação Empresarial da Região de Viseu), Ana Berliner (Casa da Cisterna), Maria Manuel Silva (Casas da Lapa, Nature & SPA Hotel), Gualter Mirandez (Presidente da Associação Comercial do Distrito de Viseu) e Fernando Daniel Nunes (Administrador da Visabeira).

Antes do Secretário de Estado encerrar a sessão, houve ainda um animado debate com empresários e forças vivas da região.

Refira-se que, no âmbito do Roteiro da Agenda para o Turismo no Interior, Nuno Fazenda visitou, também ontem, a Casa das Fidalgas, em Santar, Nelas, e o Grande Hotel Lisboa, nas Termas de São Pedro do Sul.
Sobre o Turismo Centro de Portugal:
O Turismo Centro de Portugal é a entidade que estrutura e promove o turismo na Região Centro do país. Esta é a maior e mais diversificada área turística nacional, abrangendo 100 municípios, e tem registado um intenso crescimento da procura interna e externa. É a região a escolher para quem pretende experiências diversificadas, pois concilia locais Património da Humanidade com a melhor costa de surf da Europa, termas e spas idílicos, locais de culto de importância mundial e as mais belas aldeias.

Adriana Rodrigues



WSL World Tour - Teresa Bonvalot alcança 9.º lugar em Pipeline

  • Foto: Teresa Bonvalot (Crédito: DR/Instagram Teresa Bonvalot)
  • Havai (03/02/2023) – Teresa Bonvalot alcançou, esta quinta-feira, o 9.º lugar na primeira etapa do ano do Circuito Mundial da World Surf League, que se está a disputar na famosa onda de Pipeline, no North Shore da ilha de Oahu, no Havai. A surfista portuguesa conseguiu chegar aos oitavos-de-final da prova inaugural da temporada, sendo eliminada nessa fase, após uma prestação honrosa.

    A prova não começou da melhor forma para Teresa, que averbou uma derrota na ronda inaugural, onde teve pela frente duas ex-vice-campeões mundiais, a brasileira Tatiana Weston-Webb e a norte-americana Caroline Marks. A campeã nacional somou apenas 2,04 pontos, naquele que foi o primeiro heat da prova feminina e que serviu de adaptação às condições.

    Com ondas longe do potencial de Pipeline e que não ofereciam muitas oportunidades de tubo às melhores surfistas do Mundo, Teresa Bonvalot viu-se obrigada a competir na repescagem, onde acabou por mostrar-se a um nível mais alto. A surfista portuguesa venceu a segunda bateria da ronda 2, com 6,34 pontos, deixando a australiana Isabell Nichols na 2.ª posição e ajudando a eliminar a norte-americana e cabeça-de-série Courtney Conlogue – nesta fase também a campeã mundial Stephanie Gilmore já tinha ficado pelo caminho.

    Com acesso garantido aos oitavos-de-final, Teresa regressou à água pela terceira vez apenas 40 minutos após a repescagem, tendo pela frente novamente Tatiana Weston-Webb. Com um sistema de heats sobrepostos já em vigor, Bonvalot até começou a disputa por cima da adversária. Contudo, Weston-Webb fez valer a experiência, que a levou ao vice-título mundial em 2021 e ao 4.º posto no ano passado, tendo vencido a disputa com 9,10 pontos contra 5.

    Apesar da derrota que impediu a passagem aos quartos-de-final, Teresa Bonvalot deixou Pipeline com 2610 pontos para o ranking, começando a temporada à frente, por exemplo, de Stephanie Gilmore. A beneficiar do estatuto de suplente do Tour, Teresa vai entrar novamente em ação na segunda prova da temporada, em Sunset Beach, também no Havai, entre 12 e 23 de Fevereiro.

    Depois do Havai o circuito segue para Portugal, onde chega no início de Março. Apesar de não ter garantida ainda a presença na prova de Peniche, existem possibilidades de Teresa Bonvalot conseguir novamente uma vaga, o que a colocaria em boa posição de discutir os primeiros lugares do ranking, num circuito que a meio da temporada irá sofrer um corte. As 10 primeiras surfistas do ranking irão seguir para a segunda metade da época na disputa do título mundial, além de carimbarem automaticamente a qualificação para o World Tour de 2024.

    Em jogo estão ainda oito vagas para os Jogos Olímpicos de Paris’2024, estando a campeã nacional bem lançada para garantir um desses lugares.

    Mais informações em www.ansurfistas.com e em www.worldsurfleague.com

    Proença-a-Nova | São Pedro do Esteval prepara-se para receber dois novos investimentos

     

    A freguesia de São Pedro do Esteval vai receber dois importantes investimentos empresariais que irão potenciar a criação de postos de trabalho e a criação de riqueza no território. De acordo com João Lobo, presidente da Câmara Municipal de Proença-a-Nova, “estes investimentos que são uma consequência da atração que temos realizado ao longo dos últimos anos e que nas condições da área de expansão do Pepa e da Área de Acolhimento Empresarial do Vale Porco são objetivamente investimentos de capacitação do Município para continuar a atrair empresas. Também ao nível da economia social, quer em Proença-a-Nova quer em Sobreira Formosa se irão realizar investimentos distintos para novas valências nestas áreas”.

    Numa freguesia em que o tecido empresarial é constituído por pequenas empresas, onde domina o sector primário e em que “nos tempos que correm, investir no interior do País representa um desafio, ao invés de ser um obstáculo, a Freguesia de São Pedro do Esteval prepara-se para criar as condições que permitirão inverter esse ciclo”, afirma Paulo Cardoso, presidente da Junta de Freguesia de São Pedro do Esteval.

    Atualmente estão na calha dois investimentos de grande dimensão para esta freguesia: a instalação de uma unidade de produção da Lusiaves, cujos Pedidos de Informação Prévia (PIP) estão já aprovados junto das entidades competentes, e a instalação de uma unidade de produção de energia solar.

    A nova unidade de produção da Lusiaves contempla uma área total de 37 hectares, com 16 pavilhões de produção, mais 3 de apoio e que significará a criação de 40 postos de trabalho. No que respeita à produção de energia solar, a empresa Solitudo-Energias Renováveis, Unipessoal, Lda, pretende instalar várias unidades de produção, nomeadamente no Vale da Estrada (Lameira d’Ordem), no Vale do Pereiro (Palhota) e na Marinha/Cassabão (São Pedro do Esteval). Na localidade de Padrão, situada a sul da Freguesia, está também em fase de projeto o Parque fotovoltaico da EDP – Pracana/Padrão, com uma área de aproximadamente 80 hectares e que beneficiará vários proprietários com terrenos nas encostas do Rio Ocreza.

    Hoje, a Freguesia de São Pedro do Esteval apresenta-se como um ponto de interesse para captar investimento, resultado da sua localização geográfica e proximidade das principais vias de comunicação com o litoral (IC8 e A23) e com a vizinha Espanha.

    A reunião de Câmara descentralizada do dia 16 de janeiro realizou-se em São Pedro do Esteval, com o Executivo Municipal a visitar alguns dos locais destes investimentos, bem como as obras de ampliação do atual edifício da Junta de Freguesia que irá receber o polo da Biblioteca Municipal.

    Proença-a-Nova | Aldeias de Cunqueiros e Sesmos reconvertem áreas florestais em agrícolas

     

    As aldeias de Cunqueiros e dos Sesmos, ambas na União de Freguesias de Sobreira Formosa e Alvito da Beira, vão ser as próximas localidades a reconverter as áreas florestais existentes na faixa de gestão de combustível de cem metros em redor do aglomerado populacional em áreas agrícolas. O executivo municipal aprovou, em reunião de Câmara de 16 de janeiro, os presentes projetos no âmbito do Regulamento Municipal de Apoio à Reconversão de Áreas Florestais em Áreas Agrícolas nas Faixas de Gestão de Combustível em redor dos Aglomerados Populacionais. O objetivo é tornar as aldeias mais seguras na eventualidade da ocorrência de incêndios rurais, permitindo que os proprietários de terrenos nesta faixa os possam rentabilizar, recorrendo, por exemplo, a árvores de fruto.

    De acordo com o disposto no Regulamento, o primeiro passo para a implementação do projeto é a identificação de todos os proprietários das parcelas a intervencionar, realizando o cadastro nas situações em que o mesmo ainda não esteja feito. Entre os seus deveres, encontra-se a manutenção das propriedades geridas durante um período de cinco anos. Da parte do Município, será garantida a mobilização mecânica do solo nas propriedades florestais que se encontram dentro da faixa de gestão combustível de proteção ao aglomerado populacional, por forma a converter estas em área agrícola; e a oferta das árvores ou espécies agrícolas identificadas pelo proprietário. O número de árvores a plantar por hectare (compasso) será de acordo com a espécie, respeitando os guias práticos de agricultura.

    Estes dois projetos juntam-se a outros que têm sido desenvolvidos no concelho, nomeadamente nas aldeias de Mó - a primeira a beneficiar dos apoios deste regulamento -, Fórneas, Vale de Água, Galisteu, Giesteiras, Sobrainho dos Gaios, Corgas e Malhadal: nestas situações, os projetos foram apoiados pela iniciativa governamental “Condomínio de Aldeia” que comunga dos mesmos princípios do Regulamento Municipal.

    Onde vão estar os radares da PSP em fevereiro

    A PSP revelou, esta sexta-feira, que irá efetuar ações de fiscalização rodoviária, através da utilização de radares, ao longo de fevereiro nos seguintes locais:

    BRAGA
    8 – 10H00 Av. António Macedo – Braga
    14 – 14H00 Circular de Barcelos – Barcelos
    14 – 15H00 Av. Frei Bartolomeu dos Mártires – Braga
    20 – 8H30 Circular Urbana de Guimarães – Guimarães
    23 – 9H00 Variante EN 14 – Vila Nova de Famalicão
    28 – 14H00 Circular de Barcelos – Barcelos

    VIANA DO CASTELO
    5 – 13H30 Estrada da Papanata – Viana do Castelo
    11 – 20H30 Av. do Meio – Viana do Castelo
    17 – 9H30 Rua Agostinho José Taveira – Ponte de Lima
    21 – 20H30 Av. Capitão Gaspar de Castro – Viana do Castelo
    27 – 10H30 Av. 25 de Abril – Viana do Castelo

    AÇORES
    7 – 14H00 Av. 25 de Abril – Cidade da Horta – Ilha do Faial
    9 – 7H45 Eixo Sul – Livramento – São Miguel
    10 – 7H45 Eixo Sul – S. Roque – São Miguel
    11 – 15H45 Eixo Sul – S. Roque – São Miguel
    11 – 8H00 Estrada 25 de Abril, Freguesia de Santa Cruz – Praia da Vitória
    12 – 15H45 Eixo Sul – Rosário – São Miguel
    13 – 8H00 Estrada Longitudinal, Valverde, Concelho da Madalena – Ilha do Pico
    16 – 14H00 Rua do Farrobo, Freguesia dos Flamengos – Ilha do Faial
    21 – 8H00 ER Caminho da Cidade, Freguesia de Porto Judeu – Angra do Heroísmo
    22 – 8H00 ER Terreiro das Covas, Freguesia da Ribeirinha – Angra do Heroísmo
    24 – 17H00 ER 1, freguesia das Bandeiras, Concelho da Madalena – Ilha do Pico

    AVEIRO
    3 – 10H00 Av. 32 – Espinho
    6 – 8H00 Av. da Universidade – Aveiro
    14 – 8H00 Av. Europa – Aveiro
    14 – 10H00 Rua Dr. Manuel Laranjeira – Santa Maria da Feira
    16 – 10H00 Av. Dr. Renato Araújo – São João da Madeira
    17 – 8H00 Av. Europa – Aveiro
    23 – 8H00 Av. Europa – Aveiro
    27 – 8H00 Av. Europa – Aveiro

    BRAGANÇA
    6 – 8H00 EN 15 – Mirandela
    15 – 8H00 Av. Abade de Baçal – Bragança
    16 – 8H00 Av. Olímpio Guedes de Andrade – Mirandela
    27 – 8H00 Av. das Cantarias – Bragança

    CASTELO BRANCO
    9 – 8H30 Alameda Pêro da Covilhã – Covilhã
    14 – 9H30 Av. Dia de Portugal – Castelo Branco
    23 – 8H30 Alameda Europa – Covilhã

    COIMBRA
    3 – 8H30 Av. 12 Julho – Gala – Figueira da Foz
    13 – 8H30 Av. Dr. Mário Soares – Figueira da Foz
    11 – 9H00 EN 341 – Coimbra
    17 – 9H30 Av. Inês de Castro – Coimbra
    23 – 8H30 Av. Dr. Francisco Sá Carneiro – Figueira da Foz
    25 – 9H30 Ponte Rainha Santa Isabel – Coimbra

    ÉVORA
    3 – 10H00 EN 18 – Estremoz
    7 – 14H00 EN 18 Bairro do Frei Aleixo – Évora
    14 – 15H00 Av. Rainha Santa Isabel – Estremoz
    22 – 14H00 Av. D. Manuel Trindade Salgueiro – Évora
    27 – 15H00 EN 18 – Estremoz
    28 – 9H30 EN 114 Av. Túlio Espanca – Évora

    FARO
    6 – 16H00 Av. V6 – Portimão
    6 – 9H30 Av. Heróis de 1808 – Olhão
    6 – 14H00 Rua Dr. Gordinho Moreira – Faro
    10 – 9H00 Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
    14 – 9H00 Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
    16 – 9H00 Av. Dr. Gordinho Moreira – Faro
    24 – 9H00 Av. de Castro Marim – Vila Real de Santo António
    24 – 9H00 Av. V6 – Portimão
    28 – 10H00 Av. Fonte Coberta – Lagos

    LEIRIA
    3 – 9H00 Estrada da Nazaré – Marinha Grande
    8 – 9H30 VCI (sentido descendente) – Alcobaça
    17 – 9H00 Av. da Comunidade Europeia – Leiria
    28 – 14H00 Av. Nogent-Sur-Marne – Nazaré

    LISBOA
    7 – 8H30 Av. Ivens (Lisboa/Cascais)
    7 – 13H30 EN 249-3 (Norte/Sul) – Porto Salvo
    8 – 14H00 IC 19
    9 – 8H00 Estrada dos Salgados – Amadora
    10 – 8H30 EN 10 (Sobralinho/Alhandra) – Alhandra
    14 – 14H00 IP 7 – Lisboa
    15 – 9H00 Av. Professor Doutor Armando dos Santos Ferreira – Loures
    15 – 14H00 Rua Pedro Álvares Cabral – Pontinha
    17 – 14H00 IC 2
    22 – 9H00 Av. Marginal – Cascais
    27 – 8H00 Av. Capitães de Abril – Mem Martins
    28 – 9H00 A2 – Praça da Portagem da Ponte 25 de Abril

    MADEIRA
    7 – 8H00 VR 1 – Câmara de Lobos
    7 – 17H00 Túnel da Cruz – Faial – Concelho de Santana
    9 – 8H00 ER 116 – Levada dos Ilhéus – Concelho do Funchal
    17 – 14H00 VE 1 – Maiata – Porto da Cruz – Concelho de Machico
    20 – 16H00 Rua 5 de Outubro – Concelho do Funchal
    27 – 8H00 VR 1 (Oeste/Este) – Quinta Grande – Concelho de Câmara de Lobos

    PORTALEGRE
    7 – 8H00 Av. da Extremadura Espanhola – Portalegre
    13 – 16H00 Av. do Dia de Portugal – Elvas
    13 – 8H00 Av. de Badajoz – Portalegre
    23 – 15H00 Av. da Extremadura Espanhola – Portalegre
    28 – 9H00 EN 372 – Elvas

    PORTO
    3 – 8H00 Cruzamento da Av. Fernão de Magalhães com a Rua Rodrigues Semide – Porto
    8 – 8H00 Cruzamento da Estrada da Circunvalação com a Rua 14 de Agosto – Porto
    10 – 13H00 VRI (Norte/Sul) – Matosinhos
    14 – 8H00 Av. Eng Duarte Pacheco – Ermesinde
    15 – 13H00 Av. Marechal Gomes da Costa, 1300 – Porto
    20 – 8H00 Rua LuÍs de Camões, 1211 – Valbom
    21 – 13H00 EN 14 (Maia/Porto)
    23 – 13H00 Via Eng. Edgar Cardoso (S/N) – Gaia
    28 – 8H00 A28 (Porto/Matosinhos)
    27 – 13H00 Estrada Dom Miguel 435 – Gondomar

    SANTARÉM
    3 – 8H00 EN 110 – Carvalhos de Figueiredo – Tomar
    7 – 8H30 Caminho Municipal 1398 – Cartaxo
    14 – 8H00 Rua Eng. Ferreira Mesquita – Entroncamento
    15 – 8H00 Rua Bombeiros Voluntários – Ourém
    22 – 14H00 Nicho Rodrigues – Torres Novas
    28 – 8H00 Av. Aljubarrota – Abrantes

    SETÚBAL
    6 – 8H30 EN 10 – Setúbal
    8 – 8H30 EN 10 – Palhais – Barreiro
    15 – 15H00 Av. Arsenal do Alfeite (Almada/Corroios) – Almada
    17 – 9H30 Circular Externa – Montijo
    17 – 10H30 Av. do Mar – Corroios – Seixal

    VILA REAL
    3 – 14H00 Av. da Unesco – Vila Real
    8 – 9H00 R. D. António de Medeiros – Chaves
    11 – 14H00 Av. Doutor Mário Soares – Chaves
    24 – 9H00 Av. Bracara Augusta – Chaves
    28 – 9H00 Av. Osnabruck – Vila Real

    VISEU
    3 – 7H30 Av. Defensores do Douro – Lamego
    5 – 8H00 Av. D. Afonso Henriques – Viseu
    13 – 10H00 Av. D. Egas Moniz- Lamego
    13 – 8H00 Av. da Europa – Viseu
    20 – 14H00 Av. D. Egas Moniz- Lamego
    21 – 8H00 Estrada de Nelas – Viseu
    28 – 14H00 Av. D. Egas Moniz- Lamego

    Instalação artística com paisagem cénica de árvores dentro de barcos exposta junto ao Centro Náutico de Monsaraz

     O projeto que venceu o concurso Archi’Nature 2022, assinado pelo artista Ivo Andrade, já está exposto no Lago Alqueva. A instalação artística intitulada “Itinerários pelo entendimento do que nos rodeia” vai ser inaugurada no dia 5 de fevereiro, pelas 11h, junto ao Centro Náutico de Monsaraz.
     
    No concurso promovido pelo Município de Reguengos de Monsaraz, Ivo Andrade propôs abordar a sensibilização para a importância da árvore no equilíbrio dos ecossistemas, criando uma paisagem cénica de árvores dentro de três barcos junto às margens do lago. As jovens árvores de espécies autóctones e adaptadas ao clima da região vão permanecer nos barcos próximo do Centro Náutico de Monsaraz até serem plantadas no local definitivo.
    Neste projeto europeu, o júri composto pelos parceiros do Festival Archi’Nature, por um representante da autarquia e outro de uma associação local, escolheu o projeto de Ivo Andrade que foi premiado com 1.500 euros para cobrir custos associados à participação e realização da obra. Ivo Andrade é um artista que realiza exposições desde 2006 e incorpora no seu trabalho o uso de diferentes disciplinas e materiais, desde fotografia, desenho, pintura, vídeo, instalação e projetos site-specific, trabalhando temas como os dispositivos de mediação do real, vacuidade e condição humana, mas também questões ligadas aos ecossistemas e modos de vida sincronizados com a natureza e os seus ciclos.
    O concurso Archi'Nature 2022 é cofinanciado pelo Programa Erasmus + da União Europeia e visa valorizar o território e os seus recursos naturais e paisagísticos através da arte, promover a utilização de materiais ecológicos na criação de obras de arte e reconhecer e premiar a criatividade.




     Carlos Manuel Barão
     
     

    Gala GOTY - Planeta Sinclair Awards transmitida para todo o mundo. Museu LOAD acolheu “óscares” dos jogos ZX Spectrum

     

    O Museu LOAD ZX, em Cantanhede, foi palco da Gala GOTY - Planeta Sinclair Awards, evento que celebrou os jogos lançados para o ZX Spectrum em 2022. O evento, que nas edições de 2020 e 2021 decorreu em formato online devido à pandemia, é uma organização do blogue Planeta Sinclair, em cooperação, desde 2020, com o Museu LOAD ZX.
    Esta edição dos prémios GOTY – cuja sigla significa Game Of The Year – foi a primeira realizado presencialmente, e teve transmissão para todo o mundo através do Youtube.
    Na edição deste ano foram votados 130 jogos de diversos países, nomeadamente Portugal, Brasil, Rússia, Espanha, Reino Unido, Austrália, Argentina, entre outros.

    A Zosya (vencedora do Goty de 2021 com o Travel Through Time) apresentou a concurso três jogos – Rubinho Cucaracha, D. Quixote 16k e Drift 2K22 -, tendo todos integrado a lista final, acabando o jogo “Rubinho Cucaracha” por sagrar-se o grande vencedor. Destaque também para os jogos Ringo (do coletivo Retrosouls) e Loxley (de Ariel Ruiz), que além de ficarem respetivamente em 3.º e 2.º lugares na categoria GOTY, venceram cada um duas categorias.
    Ao intervir na sessão de encerramento, o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, destacou, uma vez mais “a dinâmica de afirmação do Museu LOAD ZX no contexto nacional e internacional”, fruto do trabalho de “uma equipa extraordinária liderada por João Diogo Ramos" e do “suporte inquestionável do Município de Cantanhede".
    O papel e a importância do mentor e coordenador do projeto tem sido determinante para o êxito alcançado, sendo se sublinhar a criatividade, a paixão, o profissionalismo, a capacidade de iniciativa e de organização, energia, a motivação e a mobilização”, destacou o autarca, convicto de que em 2023, “o Museu LOAD ZX vai prosseguir no trilho da afirmação e internacionalização”.
    João Diogo Ramos, host do evento em representação do Museu LOAD ZX e da organização, congratulou-se com a concretização de mais um importante passo na projeção do trabalho do Museu, mas também do Planeta Sinclair.
    Estes são os óscares do ZX Spectrum e isto foi só o princípio do que queremos fazer”, garantiu.
    Por fim, e em jeito de balanço, André Luna Leão, fundador do Planeta Sinclair, congratulou-se com a dinâmica do evento, que trouxe até Cantanhede cerca de uma centena de pessoas.
    Sobre a transmissão internacional do GOTY, destacou a presença e salutar convívio dos criadores de jogos de todo o mundo, realçando que a transmissão já conta com cerca de um milhar de visualizações.

    VENCEDORES POR CATEGORIA

    GOTY
    Rubinho Cucaracha

    Gráfico
    Rubinho Cucaracha

    Ecrã de carregamento
    Drift! 2K22

    Som
    Ringo

    Quebra-cabeças
    Tenebra

    Aventura e RPG
    Loxley

    Plataformas
    Ringo

    Ação Arcade
    Rubinho Cucaracha

    Aventura de texto
    Donum

    Basic
    Loxley

    Luso-Brasileiro
    TCQ

    Origem espanhola
    Bufonada


    Marinha Grande | WORKSHOP DE FORMAÇÃO PARA ASSOCIAÇÕES


    Tendo como base o Plano de capacitação do tecido associativo do Município da Marinha Grande, realiza-se um workshop de Formação, no dia 6 de fevereiro de 2023, das 18h00 às 19h30, no Edifício da Resinagem.

    Vão ser abordados os seguintes assuntos:
    - Apresentação Projetos do Instituto Português da Juventude, por Célia Caseiro ( Delegação IPDJ – Leiria);
    - Reativação do Projeto “ Percursos Pedestres”;
    - Relatórios RMAA e RMAIS 2022, com apresentação de modelo e respetivo preenchimento na Plataforma do Associativismo;
    - Revisão dos Regulamentos RMAA | RMAIS e RMAFD.

    15 de fevereiro de 2023| 14h30 às 16h45. Embalagens sustentáveis para o setor dos produtos hortofrutícolas em webinar


    “Embalagem Primária Sustentável no Subsetor dos Produtos Hortofrutícolas” é o próximo tema em foco no contexto do ciclo de webinares que o projeto S4agro se encontra a dinamizar no corrente mês de fevereiro. O webinar realiza-se no próximo dia 15, das 14h30 às 16h45, numa coorganização do Politécnico de Coimbra e seus parceiros do projeto.

    Dirigido às empresas do subsetor dos produtos hortofrutícolas, o webinar conta, na qualidade de oradores, com a participação de Joana Faria, da FSC Portugal, de Marcelo Castanheira, Diretor de Marketing da Pack 4 Embalagem, Lda., de Pedro Cartaxo, Diretor Geral da Triponto Serviços Comerciais, Lda., de João Redondo, Diretor Comercial do Sul de Portugal da DS Smith Packaging e de Carolina Pereira, Diretora de I&D da Novarroz – Produtos Alimentares, S.A.. O debate é moderado por Pedro Dinis Gaspar, da Universidade da Beira Interior.

    A sessão de abertura e de encerramento, bem como a apresentação do projeto S4agro está a cargo de João Gândara, professor da Escola Superior Agrária de Coimbra, que coordena o projeto no IPC.

    As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas através do link: forms.gle/csGtnnLbC2psapln9.

    O último deste ciclo de webinares ocorre no dia 22 de fevereiro e subordina-se ao tema “Embalagem Primária Sustentável no Subsetor dos Produtos Lácteos”.

    Todas as informações sobre o projeto S4agro em http://s4agro.pt.

    Castelo de Paiva | CÂMARA MUNICIPAL INVESTE MAIS DE 697 MIL EUROS NA REABILITAÇÃO DA REDE VIÁRIA DO CONCELHO

     A Câmara Municipal de Castelo de Paiva, liderada por José Rocha, deliberou na sua última reunião ordinária de Janeiro, aprovar a autorização de abertura do Concurso Público para a reabilitação de vários arruamentos pelo território municipal, contemplando intervenções em todas as freguesias, num investimento superior a 697 mil euros.   
           
    edil de Castelo de Paiva reforça a vontade do executivo em permanência  de investir nesta área, de forma a garantir uma rede viária interna com melhor funcionalidade, potenciando uma melhor mobilidade e qualidade de vida a todos os Paivenses.

    Pretende-se com estas empreitadas  a reabilitação de vários arruamentos no território municipal, ao nível do abastecimento de água, pavimentação, águas pluviais e saneamento, por forma a dotá-los de novas infraestruturas e melhores condições de circulação.

    As empreitadas estão repartidas em seis lotes, correspondentes às freguesias existentes, sendo que na área geográfica da União de Freguesias de Raiva, Pedorido e Paraíso, vão ser contempladas intervenções em Rua das Lages (Almansôr), Travessa das Cavadas, Rua Dr. Anastácio Vasconcelos, e Rua do Ponsouro, enquanto na freguesia de Santa Maria de Sardoura será intervencionada a Rua do Pinheiro.

    A autarquia vai promover ainda a reabilitação do acesso da Urbanização do Vale da Mota, na freguesia de Real, bem como beneficiar as Ruas de Soalheira e Rua de Crava, em S. Martinho de Sardoura, sendo também contemplado neste rol de intervenções, o Caminho do Reguengo, na freguesia de Fornos, e a Rua Dr. Manuel Oliveira (no território da União de Freguesias de Sobrado e Bairros.

    Reforçando a vontade de continuar a investir, perspetivam-se  para breve  novas empreitadas, sempre como uma aposta por todas as freguesias do Concelho.
    O anúncio do procedimento está disponível emhttps://dre.pt/dre/detalhe/doc/1400-2023-206800923

    Carlos Oliveira

    MUNICÍPIO DE SILVES ENTREGA PRÉMIOS MILAGE APRENDER +

     No dia 01 de fevereiro de 2023 foram entregues pelo Município de Silves os prémios aos melhores classificados no ano letivo 2021/2022, no âmbito do Projeto MILAGE APRENDER+© Matemática. A cerimónia decorreu no Salão Nobre da Câmara Municipal de Silves e contou com a presença de Rosa Palma, Presidente da Câmara Municipal de Silves, Paulo Águas, Magnifico Reitor da Universidade do Algarve, Professor Mauro Figueiredo, responsável pelo Projeto, Nuno Garção, da Direção do Agrupamento de Escolas de Silves e vários docentes dos Agrupamentos de Escolas de Silves e Silves Sul.
    Os vencedores de cada Agrupamento de Escolas receberam como prémio de primeiro classificado um iPad, 64 Gb, Wifi, Cinzento Sideral. O segundo classificado recebeu um Tablet LENOVO M10 HD X306F. O terceiro classificado recebeu um Tablet LENOVO M10 HD X306F. Foram ainda entregues aos dez primeiros classificados, Sweatshirts personalizadas alusivas ao projeto que foi financiado pelo Município de Silves.   
    Este prémio visa potenciar a promoção do desenvolvimento qualitativo do sistema educativo, através da implementação de práticas pedagógicas inovadoras e de aprendizagem móvel, ao serviço das aprendizagens dos alunos, fomentando, uma cultura de responsabilidade e o sucesso escolar.
    O desenvolvimento da plataforma MILAGE APRENDER+ é apoiado pelo programa ERASMUS+, da União Europeia, projetos LEARN+ e INCOLLAB.

     

     

    Marinha Grande | CÂMARA REQUALIFICA BLOCOS DE HABITAÇÃO SOCIAL

    A Câmara Municipal da Marinha Grande está a requalificar as coberturas dos blocos de habitação social 1 a 8 da Praceta da Liberdade, no lugar de Casal de Malta, através de um investimento superior a 240 mil euros.
    Esta intervenção urbanística visa promover a reabilitação energética do edificado, com boas práticas que atenuem o impacto ambiental (pelo menor consumo e dependência energética) e promovam a redução de custos de manutenção associados à sua gestão, mediante a conceção de revestimento e isolamento térmico, a assegurar na totalidade das coberturas em requalificação.
    Está a ser feita a remoção integral de revestimento original das coberturas dos prédios, para substituição por painel e chapa dupla metálica. Está também a ser colocado isolamento térmico reforçado no teto e as fachadas dos edifícios estão a ser alvo de pintura.
    A empreitada é co-financiada pelo contrato de auxílio financiado no âmbito do Fundo de Emergência Municipal, celebrado entre o Município da Marinha Grande, a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a DGAL - Direção Geral das Autarquias Locais.

    Aveiro | Reunião de Câmara – 02 de fevereiro de 2023

     Apresentamos por este meio informação sobre as principais deliberações da Reunião do Executivo da Câmara Municipal de Aveiro (CMA), realizada ontem, quinta-feira, dia 02 de fevereiro de 2023, nos Paços do Concelho.
    No PAOD, Período Antes da Ordem do Dia
    O Presidente Ribau Esteves deu nota do início do processo de elaboração dos Planos de Ação, que são conjuntos de projetos que cada Comunidade Intermunicipal e os seus Municípios associados querem executar com o financiamento dos Fundos Comunitários dos Programas Regionais do Portugal 2030, convidando os Autarcas, os Partidos Políticos, as Forças Vivas e os Cidadãos, a apresentarem contributos para este importante trabalho, que tem nos meses de fevereiro e março de 2023 um tempo de capital importância, estando já em desenvolvimento várias tarefas, informando da importante reunião que sobre esta matéria se realiza amanhã, entre os Presidentes de Câmara da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro e a Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro e a Equipa Gestora do Programa Regional Centro 2030.
       
    1. Revisão do PP do Centro/ zona da Fonte Nova em discussão pública
    O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de revisão do Plano de Pormenor (PP) do Centro (zona da Fonte Nova), que integra a ponderação dos pareceres das oito entidades consultadas.
    Segue-se agora e de acordo com o compromisso assumido com os Cidadãos e cumprindo as regras do procedimento, o período de discussão pública do Plano de Pormenor, durante 20 dias seguidos (incluindo sábados, domingos e feriados), sendo o período de tempo exato anunciado proximamente. Os interessados poderão consultar os documentos da revisão do PP do Centro, no período a definir, de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 16h30 no Gabinete de Apoio Integrado, no Centro de Congressos de Aveiro, e de terça-feira a domingo, das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 18h00, no Museu da Cidade de Aveiro, bem como no site oficial da Câmara Municipal de Aveiro, em: www.cm-aveiro.pt/ .
    A revisão do PP do Centro apresentou-se com um elevado grau de complexidade, por incorporar a necessária ponderação de várias disfunções a tratar, quer no que respeita aos espaços privados quer no que respeita aos espaços públicos, no quadro da vigência do novo PDM.
    O território do Plano assume-se como fundamental para a definição e reforço da centralidade de Aveiro. A proposta de revisão do PP do Centro procura assegurar a consolidação urbana desta área, proporcionando à Cidade um espaço qualificado e dotado de múltiplos usos e funções.
    Neste processo foi essencial a introdução de uma abordagem integrada da componente afeta aos valores ambientais e patrimoniais, associada ao Barreio da Fonte Nova e no contexto da valorização ambiental e das adaptações às alterações climáticas.
    No trabalho de revisão definiram-se vários objetivos programáticos, nomeadamente com a promoção da articulação desta revisão com a estrutura urbana existente, a atenção à qualidade ambiental, a valorização e redefinição do espaço público, a definição dos critérios de localização dos usos habitacionais (com algumas alterações de forma muito substanciais) e das atividades turísticas, comerciais e de serviços, e a preservação dos valores patrimoniais, como são disso exemplo o Barreiro e a antiga Capela de São Tomás de Aquino (séc. XIX).
    É possível adiantar que esta revisão define já a implementação do Centro Interpretativo de História Natural de Aveiro, a construir num espaço verde único, que abraça e integra o antigo Barreio da Fábrica Jerónimo Pereira Campos e que irá permitir, não só, perpetuar a história das antigas fábricas de cerâmica como, também, dar a conhecer a particularidade biológica, geológica, geomorfológica, paleontológica e de registo fóssil. Para que esta operação seja possível a CMA optou por retirar a capacidade construtiva de dois lotes de terreno de sua propriedade e para os quais o atual PP define 16.000 m2 de construção.

    2. Hasta Pública para alienação de vários imóveis
    O Executivo Municipal deliberou aprovar a proposta de alienação de vários imóveis, mediante recurso a procedimento por hasta pública, pelo valor base global de 5.728.625€, divido por 32 lotes (ver tabela 1).
    Verificando-se o dinamismo do investimento imobiliário no Município de Aveiro, nomeadamente para áreas destinadas ao comércio e à habitação, e sendo particularmente evidente a necessidade de aumentar a oferta de habitação também como forma de regular o crescimento dos preços que se tem vindo a verificar nos últimos anos, a Câmara Municipal de Aveiro (CMA) considera oportuna a venda de vários dos seus imóveis por forma a dar contributo para o aumento da oferta e o reequilíbrio do mercado, a promoção da economia local e a renovação urbana da Cidade, com mais investimento privado.

     

    Lote

    Designação

    Localização

    Área

    Base de Licitação

    1

    Lote 21

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    445,48  m2

    34.000,00€

    2

    Lote 22

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    247,60  m2

    28.700,00€

    3

    Lote 23

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    236,73 m2

    28.400,00€

    4

    Lote 24

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    226,57 m2

    28.100,00€

    5

    Lote 29

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    283,33 m2

    30.800,00€

    6

    Lote 30

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    374,78 m2

    33.300,00€

    7

    Lote 31

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    294,55 m2

    31.100,00€

    8

    Lote 32

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    273,80 m2

    30.500,00€

    9

    Lote 33

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    253,14 m2

    29.900,00€

    10

    Lote 34

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    332,50 m2

    32.100,00€

    11

    Lote 35

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    288,66 m2

    30.900,00€

    12

    Lote 36

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    174,97 m2

    27.700,00€

    13

    Lote 37

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    162,50 m2

    27.400,00€

    14

    Lote 38

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    162,50 m2

    27.400,00€

    15

    Lote 39

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    287,80 m2

    30.900,00€

    16

    Lote 40

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    405,10 m2

    34.200,00€

    17

    Lote 41

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    341,09 m2

    30.600,00€

    18

    Lote 42

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    193,23 m2

    25.800,00€

    19

    Lote 43

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    236,06 m2

    26.900,00€

    20

    Lote 44

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    268,50 m2

    27.700,00€

    21

    Lote 45

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    297,54 m2

    28.500,00€

    22

    Lote 46

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    505,82 m2

    39.600,00€

    23

    Lote 47

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    157,73 m2

    24.900,00€

    24

    Lote 48

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    176,34 m2

    25.400,00€

    25

    Lote 49

    Para construção

    Loteamento Envolvente à Capela Nova das Quintãs

    344,92 m2

    34.800,00€

    26

    2 Terrenos Contíguos para Construção Industrial

    Zona Industrial de Mamodeiro

    4.650,00 m2

    92.400,00€

    27

    Terreno

    Rotunda do Glicínias

    140,00 m2

    304.000,00€

    28

    Casa de Habitação

    Bairro da Misericórdia, n.º 40 - Aveiro

    162,00 m2

    110.000,00€

    29

    Terreno para Garagem

    Praceta dos Bons Vizinhos - Cacia

    17,50 m2

    2.625,00€

    30

    Fração Habitacional (T3)

    Urbanização da Quinta do Canha, 11.º andar SW, Fração ZZ - Aradas

    106 m2

    120.000,00€

    31

    Terreno para Construção

    Avenida Vasco Branco - Aveiro

    3.093 m2

    1.405.000,00€

    32

    Terreno para Construção

     

    Rua Padre Fernão de Oliveira (junto ao Hospital) - Aveiro

    7.445 m2

    2.945.000,00€

    Tabela 1 - Locais e valores da hasta pública para alienação de vários imóveis
     
    Cessado o PAM, consolidada a recuperação financeira e a capacitação organizacional da CMA, esta operação integra-se no âmbito do desenvolvimento de um elevado nível de investimento em projetos, obras, eventos e ações de múltiplas tipologias para o ano de 2023, assumindo a CMA a ambição do desenvolvimento e do crescimento, no quadro do aproveitamento dos Fundos Comunitários do Portugal 2020, do Programa de Recuperação e Resiliência (PRR), do REACT-EU e do Portugal 2030, que necessitam de liquidez e capacidade financeira, que nos permita garantir desde já as melhores oportunidades para o Município.
    O processo segue para autorização prévia da Assembleia Municipal.
     

    3. Adjudicada a requalificação e ampliação da Escola Básica das Barrocas
    Tal como divulgado esta quarta-feira, em comunicação enviada à imprensa, o Executivo Municipal deliberou adjudicar a empreitada de requalificação e ampliação da Escola Básica das Barrocas, à empresa Nível 20 – Estudos, Projetos e Obras Lda, num novo investimento da Câmara Municipal de Aveiro de 2.139.736,67€.
     
    4. Alteração à data da próxima Reunião de Câmara de fevereiro
    Considerando a participação do Presidente da Câmara Municipal de Aveiro, Ribau Esteves, numa importante Reunião da Comissão dos Fundos Comunitários do Comité das Regiões – COTER, a ter lugar no próximo dia 16 de fevereiro, em Bruxelas, o Executivo Municipal deliberou alterar a data da segunda Reunião de Câmara do mês de fevereiro.
    Assim, a segunda Reunião prevista para o dia 16, terá antes lugar no dia 15 de fevereiro, pelas 16h30, nos Paços do Concelho, mantendo o seu carácter privado.