A prova rainha do ciclismo nacional passará pelo concelho de Pombal na etapa inaugural, onde estará montada uma meta volante. A primeira etapa da volta terá os ciclistas a percorrer os territórios da Comunidade Intermunicipal da Região de Leiria.
A Cidade de Pombal será palco de uma meta volante da primeira etapa da 81ª Volta a Portugal em Bicicleta, no próximo dia 01 de agosto, numa etapa que terá a distância de 174,7km, e cuja partida será dada em Miranda do Corvo, estando a chegada instalada na cidade de Leiria.
A entrada da prova no concelho de Pombal será feita pelo IC8, na zona do Castelo, seguindo até à entrada na cidade, pela N237, em direção à Rua de Ansião. A prova entra depois na Av. Heróis do Ultramar, passando pelo Rotunda do Bombeiro, em direção ao Largo do Cardal, onde estará instalada a meta volante. A corrida prossegue pela cidade em direção ao IC2, continuando, no concelho de Pombal, naquela estrada até à Freguesia de Meirinhas.
A 81ª Volta a Portugal Santander decorrerá este ano de 31 de julho a 11 de agosto e contará com cerca de 160 ciclistas nas estradas do país. A prova desenrolar-se-á em 11 dias de competição, sendo que o dia 31 de julho ficará reservado para o Prólogo de apresentação das equipas, decorrendo nos dez dias seguintes as etapas de competição.